• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: desaerador, água de alimentação, oxigênio dissolvido, medidor portátil de oxigênio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: desaerador, água de alimentação, oxigênio dissolvido, medidor portátil de oxigênio."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O SEU DESAERADOR TEM A PERFORMANCE ESPERADA?

Antonio Sergio B. Neves1, Francisco A. Passos2

Abstract

The dissolved oxygen is the most important corrosion control parameter in the boiler feedwater. The deaerator is a responsible equipment in order to maintain the dissolved oxygen level < 0,007 mg/l O2 or 7 ppb. In this case the effective control of dissolved oxygen only can

be attained with a continous analyzers installed in boiler feedwater. These analyzers are expensive equipments and need expert’s maintainance so there are little Industrial Utilities and even Power Stations where we can find such equipments that are working perfectly. The grable samples analyzed with laboratory kits are extremely delicates, take so many times and have low reliability. An alternative solution for this kind of problem is a continous portable oxygen analyer that was successfully used in three cases described in this paper.

Resumo

O oxigênio dissolvido constitui o principal parâmetro de controle da corrosão, no circuito de água de alimentação de caldeira(1). O desaerador, por sua vez, é o equipamento responsável pela manutenção do nível de oxigênio dissolvido, dentro dos padrões exigidos de < 0,007 mg/l O2 ou 7 ppb. O controle eficaz deste parâmetro só pode ser alcançado por meio de

analisadores contínuos, instalados no circuito de água de alimentação. Como são medidores relativamente caros e exigem manutenção especializada, poucos setores de Utilidades Industriais, e mesmo Usinas Termelétricas, possuem tais analisadores instalados ou funcionando corretamente. As análises instantâneas, feitas com kits de laboratório, são extremamente delicadas, bastante demoradas e de baixa confiabilidade. Uma solução alternativa para este problema é a utilização de um medidor contínuo portátil que foi empregado, com sucesso, nos três casos descritos neste trabalho.

Palavras-chave: desaerador, água de alimentação, oxigênio dissolvido, medidor portátil de

oxigênio.

Introdução

O teor de oxigênio dissolvido, presente na água de alimentação da caldeira, é um parâmetro de controle da corrosão que consta das recomendações do ASME(2) e que deve ser mantido < 0,007 mg/l O2 ou 7 ppb, para qualquer classe de pressão da caldeira.

Este nível de oxigênio é conseguido pela ação do desaerador térmico, instalado no circuito de alimentação da caldeira, complementado pela adição de um següestrante de oxigênio feita, normalmente, no reservatório do desaerador.

(2)

A fim de controlar este baixo nível de oxigênio nós utilizamos um medidor contínuo portátil, o Intap4000e da Mettler-Toledo, instalado após um resfriador de amostra, na saída do desaerador.

A Figura 1 mostra o medidor utilizado nas medições realizadas no campo.

Com este arranjo nós avaliamos a performance de três distintos desaeradores instalados, dois em Unidades Industriais e um, numa Usina Termelétrica.

Início do Trabalho 1.Caso Nº 1

1.1.Descrição do equipamento

O trabalho foi realizado num desaerador do tipo lavador(3) (“scrubber”), com capacidade para 17,5 m³/h , pressão de operação 0,2 bar e que alimenta uma caldeira de recuperação para 16 t/h de vapor na pressão de 20 bar, instalada numa unidade de produção de ácido nítrico. O desaerador é alimentado, 60 % com retorno de condensado e 40 % com água de reposição abrandada.

Um seqüestrante de oxigênio, a carbohidrazida é injetada no reservatório inferior do desaerador, a fim de complementar a desaeração da água de alimentação da caldeira. O residual de carbohidrazida, mantido na saída do desaerador é da ordem de 2,5 mg/l.

A Figura 2 mostra o arranjo de um desaerador do tipo lavador (“scrubber”).

1.2.Realização do ensaio.

O medidor portátil de oxigênio foi instalado na saída do desaerador, recebendo uma amostra resfriada de água de alimentação. As leituras foram coletadas em intervalos de três minutos e armazenadas na memória do aparelho.

O ensaio foi divido em duas partes, sendo a primeira realizada com o desaerador operando em condições normais de funcionamento e tendo a adição de carbohidrazida(4). A segunda parte foi realizada com o desaerador operando sem a adição da carbohidrazida, a fim de obtermos a performance isolada do equipamento.

Constatamos, durante o levantamento dos dados que, após cerca de trinta minutos, as leituras de oxigênio dissolvido, indicadas pelo medidor, tinham atingido a estabilização.

O Gráfico I mostra o comportamento do oxigênio dissolvido ao longo da primeira parte do ensaio, ou seja, com a adição do seqüestrante, carbohidrazida no reservatório do desaerador. O Gráfico II mostra também o comportamento do oxigênio dissolvido ao longo da segunda parte do ensaio, ou seja, sem a adição da carbohidrazida.

1.3.Conclusões.

1.3.1.Os valores de oxigênio dissolvido, na saída do desaerador, foram os mesmos, com ou sem a adição do seqüestrante de oxigênio, a carbohidrazida.

1.3.2.A performance do desaerador, ensaio feito sem a adição da carbohidrazida, mostrou um nível de oxigênio de 20 ppb, acima do valor recomendado de 7 ppb.

1.3.3.A carbohidrazida, como seqüestrante de oxigênio, não teve o desempenho esperado de abaixar o nível de oxigênio, na saída do desaerador, para 7ppb, mesmo com o residual elevado de 2,5 mg/l.

(3)

2.Caso Nº2.

2.1.Descrição do equipamento

O trabalho foi realizado num desaerador do tipo bandeja, com capacidade para 400 m³/h , pressão de operação 14 bar e que alimenta uma caldeira para 400 t/h de vapor na pressão de 70 bar, instalada numa Usina Termelétrica.

O desaerador é alimentado, 95 % com retorno de condensado e 5 % com água de reposição desmineralizada.

Um seqüestrante de oxigênio, a hidrazina catalisada(4) é injetada no reservatório inferior do desaerador, a fim de complementar a desaeração da água de alimentação da caldeira. O residual de hidrazina, mantido na saída do desaerador é da ordem de 0,200 mg/l.

A Figura 3 mostra o arranjo de um desaerador do tipo bandeja.

2.2.Realização do ensaio.

O medidor portátil de oxigênio foi instalado na saída do desaerador, recebendo uma amostra resfriada de água de alimentação. As leituras foram coletadas em intervalos de três minutos e armazenadas na memória do aparelho.

Nas condições do ensaio, a caldeira operava com 60 % da carga nominal e o desaerdor na pressão de 11,3 bar.

O Gráfico III mostra o comportamento do oxigênio dissolvido, na saída do desaerador, após a estabilização da leitura que atingiu o valor de 15 ppb.

Como este valor estava bem acima do limite desejado de 7 ppb, decidimos abrir um pouco mais o respiro do desaerador, na tentativa de alcançar o objetivo. Percebemos, numa primeira tentativa, com a válvula do respiro aberta uma volta, que o nível de oxigênio atingiu 8 ppb. Numa segunda tentativa, com a válvula do respiro aberta duas voltas, o nível de oxigênio atingiu 3 ppb, valor este dentro das especificações para água de alimentação de caldeira que é < 7 ppb.

2.3.Conclusões.

2.3.1.Os valores de oxigênio dissolvido, na saída do desaerador, com o respiro bastante fechado, ficaram elevados em 15 ppb.

2.3.2.Com a regulagem da válvula do respiro, o nível de oxigênio dissolvido alcançou o valor de 3 ppb, bem abaixo do valor recomendado de 7ppb.

3.Caso Nº3

3.1.Descrição do equipamento

O trabalho foi realizado num desaerador do tipo lavador (“scrubber”), com capacidade para 10 m³/h, pressão de operação 0,5 bar e que alimenta uma caldeira para 10 t/h de vapor, na pressão de 15 bar, instalada numa fábrica de ração animal.

O desaerador é alimentado, 20 % com retorno de condensado e 80 % com água de reposição desmineralizada.

Um seqüestrante de oxigênio, o sulfito de sódio catalisado(4) é injetado no reservatório inferior do desaerador, a fim de complementar a desaeração da água de alimentação da caldeira.

(4)

3.2.Realização do ensaio.

O medidor portátil de oxigênio foi instalado na saída do desaerador, recebendo uma amostra resfriada de água de alimentação. As leituras foram coletadas em intervalos de três minutos e armazenadas na memória do aparelho.

O ensaio foi divido em duas partes, sendo a primeira realizada com o desaerador operando na faixa de temperatura entre 81 e 86 °C e sem a adição do seqüestrante, sulfito de sódio catalisado. A segunda parte foi realizada nas mesmas condições operacionais e com a adição do sulfito de sódio catalisado.

O Gráfico IV mostra o comportamento do oxigênio dissolvido ao longo da primeira parte do ensaio, ou seja, sem a adição do sulfito de sódio.

O Gráfico V mostra também o comportamento do oxigênio dissolvido ao longo da segunda parte do ensaio, ou seja, com a adição do sulfito de sódio.

3.3.Conclusões.

3.3.1.Os valores de oxigênio dissolvido, na saída do desaerador, sem sulfito de sódio, ficaram elevados, da ordem de 2,000 mg/l O2 ou 2000 ppb, em função da baixa temperatura de

operação do equipamento.

3.3.2.A adição do sulfito de sódio catalisado conseguiu reduzir o nível de oxigênio dissolvido, na saída do desaerador, para valores da ordem de 1 a 2 ppb, bem abaixo do limite recomendado de 7 ppb.

4.Referências bibliográficas.

(1) THE AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINEERS. ASME Boiler and Pressure Vessel Code; Recommended Guidelines for the Care of Power Boilers-Section VII. New York, 2001.

(2) THE AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINEERS. Consensus on Operating Practices for the Control of Feedwater and Boiler Water Chemistry in Modern Industrial Boilers. New York, 1994.

(3) PRATT, Jack B., Hollander Orin. Does your deaerator really work. International Water Conference, Paper Nº 03-46. Pittsburgh, PA, Engineers’ Society of Western Pennsylvania, October, 2003.

(4) NACE INTERNATIONAL . Oxygen Scavenger in Steam Generating Systems and in Oil Production. Publication 3A194, Houston, Texas, August 1994.

(5)

Figura 1 – medidor portátil de oxigênio dissolvido utilizado no campo Respiro Pulverizadores Entrada água Entrada vapor Saída água Mistura vapor

(6)

Entrada água Pulverizadores Respiro Bandejas Entrada vapor Saída água

Figura 3 – desaerador do tipo bandeja

Teores de Oxigênio Dissolvido

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Leituras ppb

Gráfico I – Teores de oxigênio dissolvido com adição de Carbohidrazida.

Teores de Oxigênio Dissolvido

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Leituras ppb

Gráfico II – Teores de oxigênio dissolvido sem adição de Carbohidrazida.

(7)

Teores de Oxigênio Dissolvido 0 10 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 7 0 8 0 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 0 2 1 2 2 2 3 2 4 Leituras ppb

Gráfico III- Teores de oxigênio dissolvido com regulagem na abertura do respiro

Gráfico IV – Teores de oxigênio dissolvido sem adição de Teores de Oxigênio Dissolvido

0 500 1000 1500 2000 2500 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 Leituras ppb

Sulfito de Sódio Catalisado

Teores de Oxigênio Dissolvido

0 2 0 4 0 6 0 8 0 10 0 12 0 14 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 11 Leituras ppb

Gráfico V – Teores de oxigênio dissolvido com adição de Sulfito de Sódio Catalisado

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Toma-se como exemplo um dos grupos do escalão montante do aproveitamento do Baixo Sabor é estudado o comportamento estrutural deste, usando o Método dos Elementos Finitos,

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

a) Realizar entrevistas com duas empresas importadoras, sendo uma de equipamentos médico-hospitalares, para identificação de requisitos para desenvolvimento de um protótipo de

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: No prazo de até 15 dias a contar da assinatura deste protocolo, será criado grupo de trabalho no âmbito da Secretaria Municipal de Educação

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre