• Nenhum resultado encontrado

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE

01 A 20)

1) Como pode ser definida uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI):

a) Área crítica destinada à internação de pacientes que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, com materiais específicos e tecnologias necessárias para a terapia.

b) Área específica destinada à internação somente de pacientes crônicos que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias necessárias para a terapia.

c) Área crítica destinada à internação de pacientes graves que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e terapia.

d) Área destinada à internação de pacientes que requerem materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e terapia. 2) De acordo com a Resolução para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, podemos afirmar que:

I - Evento adverso: qualquer ocorrência esperada e indesejável, com associação ao uso de produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária, sem necessariamente possuir uma relação causal com a intervenção.

II - Microrganismos multirresistentes são sempre bactérias, resistentes a um ou mais classes de agentes antimicrobianos

III - Paciente grave é todo paciente com comprometimento de um ou mais dos principais sistemas fisiológicos e que necessita de assistência contínua

IV - As manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos em uso ou de reserva devem ser realizadas de acordo com periodicidade estabelecida pelo fabricante ou pelo serviço de engenharia clínica da instituição.

a) I e III estão corretas; b) I, II e III estão corretas; c) II e IV estão corretas; d) III e IV estão corretas;

3) Com relação a Unidade de Terapia Intensiva -Adulto (UTI-A) podemos afirmar que:

a) UTI destinada à assistência de pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, podendo admitir pacientes de 15 a 17 anos, se definido nas normas da instituição.

b) UTI destinada à assistência de pacientes com idade superior a 18 anos, não podendo ser de idade menor. c) UTI destinada à assistência de pacientes a partir de 15 anos.

d) UTI destinada à assistência de pacientes adultos crônicos.

4) Em relação à Unidade de Terapia Intensiva Especializada:

a) UTI destinada a médicos de diferentes especialidades, como cardiopatas, neurológicos, cirúrgicos, entre outras.

b) UTI destinada à assistência de diversas especialidades de acordo com o contrato na instituição.

c) UTI destinada à assistência a pacientes selecionados por tipo de doença ou intervenção, como cardiopatas, neurológicos, cirúrgicos, entre outras. d) UTI destinada exclusivamente à assistência a pacientes, como cardiopatas ou cirúrgicos.

5) As Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátricas e Neonatais devem ocupar salas distintas e exclusivas. Sobre elas, podemos afirmar o seguinte:

A. Caso essas unidades sejam contíguas, os ambientes de apoio podem ser compartilhados entre si.

B. Caso essas unidades sejam contíguas, os ambientes devem ser individuais por UTI.

C. Nas UTI Pediátricas Mistas deve haver uma separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

D. Nas UTI Pediátricas Mistas não há necessidade de uma separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

São corretas as seguintes alternativas: a) A e B

b) A e C c) B e C d) B e D

6) Das questões abaixo, coloque V para VERDADEIRO e F para FALSO:

(2)

( ) Os evento adverso (EA) ou queixas técnicas envolvendo a utilização dos produtos para saúde, deve ser notificadas para o fabricante do produto e retirados de uso

( ) Educação continuada em estabelecimento de saúde: processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente, no âmbito institucional ou fora dele.

( ) Humanização da atenção à saúde: desvaloriza a dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de atenção e de gestão da saúde, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, religião, cultura, orientação sexual e às populações específicas.

( ) Norma preceito, regra; aquilo que se estabelece como base a ser seguida.

a) F, V, V e F b) F, F, V e V c) V, V, F e V d) F, V, F e V

7) A RDC nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva com relação aos recursos humanos está INCORRETA afirmar:

a) A equipe multiprofissional deve estar legalmente habilitada, a qual deve ser dimensionada, quantitativa e qualitativamente, de acordo com o perfil assistencial, a demanda da unidade e a legislação vigente.

b) Deve ser designado um Responsável Técnico médico, um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador da equipe de fisioterapia, assim como seus respectivos substitutos.

c) Devem ser garantidos, por meios próprios ou terceirizados, os seguintes serviços à beira do leito: assistência nutricional; terapia nutricional (enteral e parenteral); assistência farmacêutica; assistência fonoaudiológica; assistência psicológica; assistência odontológica; assistência social.

d) Atuação exclusiva na unidade de: 01 (um) para cada 10 leitos de Médico diarista/rotineiro, com título de especialista em Medicina Intensiva, habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica e título de especialista em Pediatria para respectivamente atuação, UTI adulto, UTI pediátrica e UTI Neonatal.

8) O hospital em que a UTI está inserida deve dispor em sua própria estrutura, um conjunto mínimo de serviços diagnósticos e terapêuticos. Assinale a alternativa que representa corretamente esses serviços.

a) Centro cirúrgico; serviço de tomografia; serviço de

b) Centro cirúrgico; serviço de endoscopia e Ultrassom; serviço de ecodopplercardiografia.

c) Centro cirúrgico; serviço radiológico convencional; serviço de ecodopplercardiografia.

d) Centro cirúrgico; serviço de hemodinâmica; Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

9) Como é classificada uma Queixa técnica em uma Unidade de Terapia Intensiva?

a) Qualquer notificação com alteração somente de produtos relacionados a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.

b) Qualquer notificação de suspeita de alteração ou irregularidade de um produto ou empresa relacionada, e que poderá ou não causar dano à saúde apenas individual.

c) Qualquer notificação de suspeita de alteração ou irregularidade de um produto ou empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.

d) Qualquer notificação de suspeita de alteração ou irregularidade de um produto ou empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, que não cause dano à saúde individual e coletiva.

10) O Sistema que permite auxiliar na identificação de pacientes graves por meio de indicadores e índices de gravidade calculados a partir de dados colhidos dos pacientes recebe a denominação de: a) Sistema de Classificação da Gravidade da Doença b) Sistema de Indicadores e Gravidade da Doença c) Sistema de Classificação de Indicadores de Severidade da Doença

d) Sistema de Classificação de Severidade da Doença.

11) Relacione as colunas e assinale a alternativa CORRETA:

(A) Gerenciamento de risco (B) Área crítica

(C) Índice de gravidade

(D) Sistema de Classificação de Necessidades de Cuidados de Enfermagem

(3)

(E) Risco

(C) Valor que reflete o grau de disfunção orgânica de um paciente

(A) Decisões relativas aos riscos ou a ação para a redução das consequências ou probabilidade de ocorrência

(E) Combinação da probabilidade de ocorrência de um dano e a gravidade de tal dano

(B) Área na qual existe risco aumentado para desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência à saúde, seja pela execução de processos envolvendo artigos críticos ou material biológico, pela realização de procedimentos invasivos ou pela presença de pacientes com susceptibilidade aumentada aos agentes infecciosos ou portadores de microrganismos de importância epidemiológica (D) Índice de carga de trabalho que auxilia a avaliação quantitativa e qualitativa dos recursos humanos de enfermagem necessários para o cuidado a) E, A, C, B e D

b) A, D ,C, B e E c) C, A, E, B e D d) C, E, A, B e D

12) Qual a melhor definição para o trabalho da Educação continuada em um estabelecimento de saúde:

a) Processo de avaliação de informações adquiridas pelo trabalhador no âmbito institucional.

b) Processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente, no âmbito institucional ou fora dele.

c) Processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente no âmbito hospitalar.

d) Processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente, fora do ambiente de trabalho. 13) A equipe da UTI deve participar de um programa de educação continuada, contemplando, no mínimo:

a) Normas e rotinas desenvolvidas na unidade; Incorporação de novas tecnologias; Segurança de pacientes e Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

b) Normas e rotinas técnicas desenvolvidas na unidade; Incorporação de novas tecnologias; Gerenciamento dos riscos associados às atividades desenvolvidas no hospital e segurança de pacientes. c) Normas e rotinas técnicas desenvolvidas na unidade; Incorporação de novas tecnologias; Gerenciamento dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas na unidade e segurança de pacientes e profissionais e Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

d) Normas da unidade; Incorporação de novas tecnologias; Gerenciamento dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas na unidade e segurança de pacientes e profissionais e Controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

14) Leia o texto a seguir e responda a questão: Tempo em UTI neonatal pode prejudicar comportamento de bebês

O bebê nasceu antes do esperado. É preciso ir imediatamente para a UTI neonatal, pois só assim ele sobreviverá. Como o pulmão ainda não está completamente formado, em minutos ele é entubado. O equipamento indica que o coração bate forte, mas ainda é preciso uma série de procedimentos, alguns dolorosos, para que ele ganhe peso e sobreviva. A cena é muito comum, ainda mais no Brasil que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é o 10º País com a maior taxa de nascimento prematuro. Mas a cena revela também a existência de um paradoxo: ao mesmo tempo que a UTI neonatal é altamente estressante para o bebê, é somente nesse ambiente e com o apoio da equipe multiprofissional especializada em recém-nascidos que ele pode sobreviver. (Noticias Portal R7 - SAÚDE 09/11/2017)

Como poderíamos classificar uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal?

a) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 30 dias

b) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 60 dias

c) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 180 dias

d) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 28 dias

15) Com relação as questões abaixo assinale a alternativa CORRETA:

(4)

I - As assistências farmacêutica, psicológica, fonoaudiológica, social, odontológica, nutricional, de terapia nutricional enteral e parenteral e de terapia ocupacional devem estar integradas às demais atividades assistenciais prestadas ao paciente, sendo discutidas conjuntamente pela equipe multiprofissional II - A evolução do estado clínico, as intercorrências e os cuidados prestados devem ser registrados pelas equipes médica, de enfermagem e de fisioterapia no prontuário do paciente, em cada turno, e atendendo as regulamentações dos respectivos conselhos de classe profissional e normas institucionais

III - O paciente consciente não deve ser informado quanto aos procedimentos a que será submetido e sobre os cuidados requeridos para execução dos mesmos

a) I e II b) I e III c) II e III

d) Todas estão corretas

16) Em relação ao Transporte Intra e Inter -hospitalar, assinale a resposta INCORRETA: a) Todo paciente grave deve ser transportado com o acompanhamento contínuo, no mínimo, de um médico e de um enfermeiro, ambos com habilidade comprovada para o atendimento de urgência e emergência.

b) Em caso de transporte intra-hospitalar para realização de algum procedimento diagnóstico ou terapêutico, os dados do prontuário ficam disponíveis para consulta dos profissionais do hospital de origem. c) Em caso de transporte inter-hospitalar de paciente grave, devem ser seguidos os requisitos constantes na Portaria GM/MS n. 2048, de 05 de novembro de 2002.

d) Em caso de transferência inter-hospitalar por alta da UTI, o paciente deverá ser acompanhado de um relatório de transferência, o qual será entregue no local de destino do paciente.

17) O estabelecimento de saúde deve buscar a redução e minimização da ocorrência dos eventos adversos relacionados aos:

a) Procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; produtos para saúde, incluindo equipamentos; uso de sangue e

hemocomponentes; saneantes;

outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

b) Procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; equipamentos de saúde; saneantes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

c) Procedimentos de tratamento do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; produtos para saúde, incluindo equipamentos; uso de sangue e hemocomponentes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade d) Procedimentos de prevenção, tratamento e reabilitação do paciente; produtos para saúde, equipamentos; uso de sangue e hemocomponentes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

18) De acordo com a Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde podemos afirmar que:

I- Devem ser cumpridas as medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) definidas pelo Programa de Controle de Infecção do hospital.

II- Somente a CCIH é responsável pela vigilância epidemiológica das IRAS e o monitoramento de microrganismos multirresistentes na unidade.

III- A CCIH não divulga os resultados da vigilância das infecções e perfil de sensibilidade dos microrganismos à equipe multiprofissional da UTI, visando melhorar a avaliação periódica das medidas de prevenção e controle das IRAS.

IV- As ações de prevenção e controle de IRAS devem ser baseadas na avaliação dos indicadores da unidade.

a) I e III estão corretas b) I, II e III estão corretas c) I e IV estão corretas d) Todas estão corretas

19) Devem ser assegurados, por todos os profissionais que atuam na UTI, os seguintes itens exceto:

a) preservação da identidade e da privacidade do paciente, assegurando um ambiente de respeito e dignidade;

b) fornecimento de orientações aos familiares e aos pacientes, quando couber, em linguagem clara, sobre o estado de saúde e a assistência a ser prestada apenas na alta;

(5)

d) incentivo à participação da família na atenção ao paciente, quando pertinente.

20) Á Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Mista (UTIPm) é:

a) UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos numa mesma sala.

b) UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos no mesmo ambiente de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

c) UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos numa mesma sala, porém havendo separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

d) UTI destinada à assistência a pacientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal de ambos os sexos.

e) Nenhuma das alternativas.

FISIOTERAPIA (QUESTÕES DE 21 A 30)

21) A ventilação mecânica (VM) substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea, sendo indicada na insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I - A VM proporciona melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório.

II - A VM proporciona melhora das trocas gasosas e aumento do trabalho respiratório.

III - A VM pode ser utilizada de forma não invasiva por meio de uma máscara facial.

IV - A VM pode ser utilizada de forma invasiva por meio de um tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia.

V - A VM não pode ser utilizada de forma não invasiva.

a) As alternativas II, III e IV estão corretas. b) As alternativas II, IV e V estão corretas. c) As alternativas I, III e IV estão corretas. d) As alternativas I, IV e V estão corretas.

1) 22) A ventilação mecânica na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) tem como objetivo: a) Promover repouso da musculatura respiratória.

b) Promover a melhora dos distúrbios agudos da troca gasosa.

c) Redução da hiperinsuflação pulmonar. d) Todas as alternativas estão corretas.

2) 23) A terapia de expansão pulmonar tem por objetivo principal incrementar o volume pulmonar através do aumento do gradiente de pressão transpulmonar, seja por redução da pressão pleural ou por aumento na pressão intra-alveolar. A redução da pressão pleural ocorre a partir da contração muscular inspiratória, através de exercícios respiratórios e espirometria de incentivo.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Quanto mais potente for a contração muscular, maior será o gradiente de pressão transpulmonar gerado e maior será o volume de gás mobilizado. b) Quanto mais potente for a contração muscular, menor será o gradiente de pressão transpulmonar gerado e menor será o volume de gás mobilizado. c) Quanto mais deficiente for a contração muscular, maior será o gradiente de pressão transpulmonar gerado e maior será o volume de gás mobilizado. d) Quanto mais deficiente for a contração muscular, maior será o gradiente de pressão transpulmonar gerado e o volume de gás mobilizado permanece constante.

24) O treinamento muscular respiratório deve ser aplicado em pacientes sujeitos a fraqueza muscular e como coadjuvante de pacientes em falha de desmame.

Assinale a alternativa CORRETA:

O treinamento dos músculos respiratórios pode ser realizado através de:

a) Dispositivos que possuem um sistema de molas ou orifícios, que impõe uma carga resistiva contra a inspiração.

b) Dispositivos que possuem um sistema de molas ou orifícios, que não imponham nenhuma carga resistiva contra a inspiração.

c) Corrente Russa.

d) Neuroestimulação elétrica transcutânea.

25) Em relação a regulagem inicial do ventilador invasivo. Assinale a alternativa INCORRETA.

(6)

a) Utilizar a fração inspirada de oxigênio (FiO2) necessária para manter a saturação periférica de oxigênio (SpO2) entre 87 a 90%.

b) A frequência respiratória (f) inicial deve ser regulada entre 12 e 16rpm.

c) Regular o fluxo inspiratório ou tempo inspiratório visando manter inicialmente relação inspiração:expiração (I:E) em 1:2 a 1:3.

d) Usar pressão positiva expiratória final (PEEP) de 3 a 5 cmH2O inicialmente, salvo em situações de doenças como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

26) A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) encontra-se como um dos efeitos adversos mais temíveis no ambiente de terapia intensiva. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os pacientes com PAV devem ser ventilados utilizando-se estratégia ventilatória protetora com volume corrente (VC) igual à 6mL/kg/peso predito. b) Regular frequência respiratória (f) visando manter pressão parcial de gás carbônico (PaCO2) entre 25 e 35 mmHg e pressão positiva expiratória final (PEEP) suficiente para garantir uma adequada troca gasosa. c) A cabeceira do leito deve ser mantida elevada, com angulação entre 30 a 45º.

d) Colocar e monitorizar a pressão do balonete do tubo endotraqueal em pelo menos 25cmH2O.

27) Quais são os modos ventilatórios mais utilizados no suporte não-invasivo?

a) Ventilação mandatória intermitente sincronizada (SMIV) e ventilação com pressão positiva bifásica (BIPAP).

b) Ventilação com pressão de suporte (PSV) e ventilação mandatória intermitente sincronizada (SMIV).

c) Ventilação com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) e ventilação mandatória intermitente sincronizada (SMIV).

d) Ventilação com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) e ventilação com pressão positiva bifásica (BIPAP).

28) A assincronia paciente-ventilador é a incoordenação entre os esforços e as necessidades ventilatórias do paciente em relação

ao que é ofertado pelo ventilador. São eventos frequentes, presentes em 10 a 80% de todos os ciclos e que se associam ao prolongamento da ventilação mecânica e da internação na Unidade de Terapia Intensiva. A assincronia paciente-ventilador é classificada em:

a) Assincronias de disparo, pressão e ciclagem. b) Assincronias de pressão, volume e fluxo. c) Assincronias de disparo, fluxo e ciclagem. d) Assincronias de volume, pressão e ciclagem. 29) No teste de autonomia respiratória (teste de respiração espontânea-TRE), o paciente deve ser colocado em tubo em T ou PSV de 5 a 7cmH2O du-rante 30 a 120 minutos. Dudu-rante o TRE, o paciente deve ser monitorizado para sinais de insucesso. Os sinais de intolerância ao teste de respiração espontânea são:

I - Frequência respiratória > 35rpm. II - Saturação arterial de O2 > 92% III - Frequência cardíaca > 140bpm

IV - Pressão arterial sistólica >180mmHg ou < 90mmHg.

V - Sinais ou sintomas de agitação, sudorese, altera-ção do nível de consciência.

a) As alternativas I, II, III e IV estão corretas. b) As alternativas I, II, III e V estão corretas. c) As alternativas I, III, IV e V estão corretas. d) As alternativas II, III, IV e V estão corretas.

30) A sobrevida dos pacientes criticamente enfer-mos tem aumentado em consequência da evolu-ção tecnológica, científica e da interaevolu-ção

(7)

multidis-ciplinar. Contudo, a incidência de complicações decorrentes dos efeitos deletérios da imobilidade na unidade de terapia intensiva (UTI), contribui para o declínio funcional, aumento dos custos as-sistenciais, redução da qualidade de vida e sobre-vida pós-alta. Além do imobilismo, que causa atro-fia muscular por desuso, a fraqueza muscular ad-quirida na UTI, pode ser causada pela miopatia ou _______________do doente crítico. Como alternati-va de prevenção e tratamento dessas doenças neuromusculares a fisioterapia tem sido defendida através de programas de mobilização precoce no paciente crítico. Assinale a alternativa CORRETA que preencha a lacuna.

a) Polimiosite b) Polimiastenia c) Polineuropatia d) Poliomielite

Referências

Documentos relacionados

clitaxel, Oxaliplatina, Cisplatina e Carboplatina foi es- tabelecida como critérios de inclusão, devido ao elevado número de estudos encontrados que envolviam esses quimioterápicos

Dragagem de aprofundamento da cota de 11,0/12,0m para 14,0m (canal interno/externo) com alargamento do canal de acesso para adequar as instalações do porto de Itajaí ao porte da

Com o aumento dos reprocessamentos também podemos verificar um aumento no índice de fluidez, este aumento pode demonstrar uma degradação do material, porém não impossibilitando

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

O presente estudo controlado randomizado comparando duas abordagens para reconstruir o osso vestibular em conjunto com implantes imediatos na presença de

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de