• Nenhum resultado encontrado

PEÇA DE TEATRO A equipa das REEE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PEÇA DE TEATRO A equipa das REEE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PEÇA DE TEATRO “A equipa das REEE” Personagens: - Capitão Fluxo

- Depositrão - Grandão - Fresquinho - Antenas - Vapores - Luzinhas

CENA 1- Personagens: Capitão Fluxo, Depositrão Cenário: no espaço.

O Capitão Fluxo e o Depositrão passeiam alegremente pelo espaço.

Capitão Fluxo e Depositrão (cantando): Eu vou, eu vou visitar a Terra eu vou……….

Aproximam-se da Terra e nem se apercebem que vão ao encontro de um amontoado de detritos (eletrodomésticos).

Depositrão: Aiiiiiiiii! Mas afinal o que é isto? Acho que estou todo amolgado!

Capitão Fluxo: Mas isto é o Planeta Terra? Acho que fomos enganados. Na agência de viagens falaram-nos de um destino paradisíaco e o que encontramos é tudo menos um paraíso.

Depositrão: Acho que tenho de ir ao bate-chapa…

Capitão Fluxo: Onde é que estão as tão afamadas paisagens verdes, as lindas quedas de água transparentes e brilhantes e os imensos oceanos azuis…?

Depositrão (pensativo): Bem…Já estou a ver tudo… Não vai ser só necessário ir ao bate-chapa, vou ter de ir à pintura também.

Capitão Fluxo: Para lá com essas lamúrias. Tu tens noção que fomos enganados? Olha bem à tua volta e vê onde viemos parar.

(2)

Depositrão (aterrorizado): Aiii! Mas afinal o que é isto? Onde é que nós estamos? Tens a certeza que vieste pelo caminho certo? (furioso) Eu já te avisei que aquele GPS não está a funcionar bem. Por tua culpa tenho uma despesa acrescida.

CENA 2 Personagens: Capitão Fluxo, Depositrão, Vapores e Luzinhas (Aparece a Vapores, com uma música de fundo, como se estivesse a desfilar.)

Capitão Fluxo, Depositrão (em coro): Uau!

Depositrão: Afinal nem tudo está perdido. Ainda existem belezas por aqui!

Capitão Fluxo: Cala-te! Não digas parvoíces! Temos que fazer alguma coisa por este planeta. Primeiro, vamos tentar saber o que se passa!

Depositrão: Deixa que eu mesmo trato deste assunto. Sabes muito bem que eu tenho um jeitinho especial com as senhoras. Pssssssst! Psssssst! Menina podemos falar consigo? Vapores: Não tenho tempo agora. Tenho a minha agenda cheia. Como é que vocês acham que mantenho esta aparência fantástica? Às 10 horas tenho manicura, às 11 horas tenho cabeleireiro e ao meio dia vou almoçar com uma amiga. A minha assistente já aí vem. Falem com ela!

Luzinhas: (cansada) Já estou farta desta correria. Luzinhas, anda aqui…Luzinhas faz aquilo…Luzinhas isto…Luzinhas, Luzinhas sempre a Luzinhas.

Capitão Fluxo: Desculpe incomodá-la mas é que acabamos de chegar cá para passar férias. Viemos do Planeta Marte e queríamos saber se isto aqui é mesmo o Planeta Terra.

Luzinhas: Claro que sim! Este é o Planeta Terra. Mas em que planeta em que vocês vivem? Depositrão: Menina, se me permite, onde é que estão as lindas paisagens, os cursos de água límpida que davam o nome a este Planeta como sendo o Planeta Azul?

Luzinhas: Infelizmente, neste momento, o nosso Planeta está doente devido à ação humana. O que vocês veem é resultado de muitos, muitos anos de más práticas. O Homem tem vindo a poluir, estragar e destruir todas essas belezas naturais.

Capitão Fluxo: E vocês o que têm feito para ajudar a salvar o vosso Planeta? Pois parece que por aqui não estão muito preocupados com este amontoado de resíduos.

(3)

Luzinhas: Pois… À medida que vamos envelhecendo e deixando de funcionar o Homem deixa-nos junto aos outros resíduos.

Capitão Fluxo: Como é possível conseguirem viver num planeta assim? No Planeta Marte, tivemos um problema parecido com o vosso, mas eu e o Depositrão arregaçamos as mangas e pusemos o Planeta em ordem.

Vapores: Luzinhas, sua incompetente! Eu para aqui cheia de coisas para fazer e tu aí na conversa...

Depositrão: Não se zangue menina! Fica muito mais bonita com um sorriso. Luzinha: Calma, já lá vou, estava só aqui a responder às dúvidas destes turistas. Vapores: Turistas? De onde é que vocês vêm?

Depositrão: Nós vimos de Marte.

Vapores: Marte? Já ouvi falar desse país...

Depositrão: Se me permite corrigi-la Marte não é um país mas sim um planeta. Capitão Fluxo: E pelos visto bem mais bonito e organizado do que este.

Vapores: Ai Luzinhas, acabei de ter uma ideia brilhante. Luzinhas (sussurrando): Vai sobrar para mim!

Vapores: Trouxeste o teu telemóvel? Liga para a agência de viagens, marca passagens para Marte e desmarca todos os meus compromissos. Vamos emigrar para Marte!

Capitão Fluxo: Calma, muita calma. Há um problema para resolver e vou precisar da vossa ajuda.

Vapores: Se for para trabalhar não contem comigo!

Capitão Fluxo: Não diga parvoíces. Quer acabar os seus dias junto a uma lixeira qualquer? Esta é a hora para unir esforços e organizar um plano para acabar com todo este horror . Luzinhas: Se precisam de mim… Estou à vossa inteira disposição.

Vapores: Mas… Bem, vou ali e já venho.

Capitão Fluxo (pegando na Vapores pelo ar): Nem pense nisso!

O Depositrão e a Luzinhas saem de cena. E Capitão Fluxo leva a Vapores sobrevoar o Planeta Terra. (música de fundo)

(4)

Capitão Fluxo: Então está a gostar do que vê?

Vapores: Bem…podia ser mais agradável. Estas paisagens são horrorosas. Só vejo eletrodomésticos e resíduos por todo o lado. Além disso, você está a apertar-me muito. Bruto!

Capitão Fluxo: E o cheiro, agrada-lhe?

Vapores: Já nem sinto o meu perfume. Que pivete! Agora deixe-se de brincadeiras e ponha-me no chão! Prometo que o ajudo… Vá lá! Já me convenceu!

(Capitão Fluxo e Vapores aterram.)

Vapores (impaciente): Explique-me lá esse seu plano. Acho que não passa de um sonho impossível de realizar, mas…

Capitão Fluxo: Vai ver que não é impossível. Basta organizar e separar todos estes resíduos amontoados. Precisamos de arranjar recipientes próprios para os colocar para que, posteriormente, possam ser reutilizados e reciclados.

Vapores: Quer dizer que quando eu estiver menos bela posso ser reciclada? Uau! Fantástico! Sempre pensei que o destino seria acabar numa lixeira a degradar-me. Hum, acho que conheço alguém suficientemente louco para o ajudar.

(Vapores leva o Capitão Fluxo até ao seu amigo Grandão.) Vapores: Iuuu! Grandão, estás por aí?

Grandão: (aparece de repente) Estou aqui minha linda, atrás de ti. Vapores: Aiii! Quase que me fazias parar o motor!

Grandão: Que me queres?

Capitão Fluxo: Eu é que preciso da sua ajuda. Grandão: Quem é você e em que posso ser útil?

Vapores: Este é o Capitão Fluxo que veio de Marte e está disposto a ajudar-nos a recuperar a beleza do nosso planeta.

Grandão: Eu já não te tinha dito que isto estava feio e que tínhamos que fazer algo? Mas tu nunca me dás ouvidos. Foi preciso chegar um estrangeiro!

Vapores: Pois…

(5)

Capitão Fluxo: É simples, muito simples. Basta que me ajudes a distribuir pelo Planeta os depósitos necessários para separarmos os resíduos diferenciadamente. Principalmente, os eletrodomésticos que andam por aí espalhados a degradar-se.

Grandão: Onde vamos buscar esses depósitos?

Capitão Fluxo: Quanto a isso não há problema, pois em Marte temos uma fábrica que exporta Depositrões para outros Planetas. Basta ligar e dentro em breve estarão aqui. Grandão: Sim, já entendi, mas como é que vamos passar essa informação a todos os habitantes deste planeta?

Antenas: (aparecendo de repente) Informação, informação é comigo!

Grandão: Sempre à alerta, amigo! Ainda bem que apareceste! Temos uma missão para ti. Vais informar todos as pessoas que o lixo acumulado está a matar o nosso planeta e que é urgente agirmos. Racionalizar o lixo, separá-lo e tratá-lo está na ordem do dia.

Fresquinho: Atchim! De dia de noite, esta constipação não me deixa. Ah! Temos visitas? Permita que me apresente… Sou o Fresquinho. E sempre que esta constipação me permite gosto de ajudar.

Capitão Fluxo: Prazer, Capitão Fluxo! Tenho uma missão muito importante para si. Fala com o teu amigo Antenas e ajuda-o a divulgar a informação que lhe pedi.

Fresquinho: É para já.

O Capitão Fluxo, a Vapores e o Grandão saem de cena. O Antenas e o Fresquinho iniciam a sua missão.

CENA 4 Personagens: Antenas e Fresquinho.

(música de abertura do noticiário)

Antenas: Interrompemos a nossa emissão para informar aos telespetadores que a partir de hoje estão proibidos de abandonar eletrodomésticos na via pública. Agora deverão ser colocados nos Depositrões que estarão por todo o lado. Os infratores serão punidos.

Fresquinho: Mais informamos que a equipa das REEE inspecionará e a premiará as boas práticas.

(6)

Antenas: Estejam atentos à nossa grelha informativa. Estaremos sempre a atualizar as notícias.

CENA 5 Personagens: Capitão Fluxo, Vapores, Grandão, Antenas e Fresquinho. Capitão Fluxo, Grandão, Vapores, Antenas e Fresquinho reúnem-se.

Todos (em coro): Missão cumprida! Vapores: Mas o que vem a ser aquilo?

(música “Love is in the air”) Depositrão e Luzinhas aproximam-se.

Depositrão: Então amigo?! Vocês aí na conversa e com um problema para resolver… Capitão Fluxo: Mas em que Planeta é que tu andas? Problema resolvido! (irónico) E agradecemos a vossa ajuda! Eu e a minha equipa ensinamos aos habitantes deste planeta que os Resíduos de Equipamento Eléctrico e Eletrónico, em fim de vida, só têm um destino: o Depositrão!

Referências

Documentos relacionados

2º, com os times jogando entre si (três rodadas), em confronto direto,. Ao término dessa fase, as quatro equipes, passam a fase final do campeonato. Na fase semifinal, as equipes

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo deste trabalho foi conhecer a prevalência dos sinais e sintomas relacionados à Disfunção Temporomandibular em um grupo de alunos do curso de fisioterapia, verificando

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

In order to increase the shelf life and maintain the quality and stability of the biological compounds with antioxidant activity present in Castilla blackberry fruits, a

The molecule was mixed with the cationic lipid DOTAP (Figure 1) to form stable vesicles with small sizes due to the two polar heads and the long carbon chain present