Share "RELATÓRIO ANUAL SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Nome do Grupo: Programa Solo na Escola Ano de Criação: 2006"

RELATÓRIO ANUAL SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Nome do Grupo: Programa Solo na Escola Sigla: PSNE Ano de Criação: 2006

Professor (es) Responsável (eis): Prof. Dr. Antonio Azevedo Departamento:LSO Contato do professor (e-mail institucional e telefone):

aazevedo@usp.br (019) 3417 2149

Contatos do Grupo (e-mail institucional e telefone):

aazevedo@usp.br (019) 3417 2149

Contato de dois alunos responsáveis (e-mail e telefone):

Caroline Andreato caroline.andreato@usp.br (019) 98498424 Caio Furlan caio.furlan@usp.br (019) 984095758 Área do Conhecimento: 5.01.0100-5 Ciência do Solo Áreas Temáticas: ( ) 1. Comunicação ( ) 2. Cultura

( ) 3. Direitos Humanos e Justiça ( x ) 4. Educação ( x ) 5. Meio Ambiente ( ) 6. Saúde ( ) 7. Tecnologia e Produção ( ) 8. Trabalho Linhas de Extensão:

17. 2006 – Espaços de ciência 32. 2006 – Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem 40. 2006 – Questões ambientais

Contextualização do Grupo (Sobre o que se trata/ Objetivos):

O Programa Solo na Escola tem como principal objetivo disseminar entre alunos e professores de todos os níveis de ensino conhecimento acerca do solo como recurso natural, buscando através disso promover a conscientização sobre a necessidade de preservação e manejo sustentável deste recurso.

Para efetivação deste objetivo o projeto se estrutura na organização das visitas monitoradas em nossa estação SNE, onde atendemos alunos e professores da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior; uma segunda frente de trabalho do projeto inclui a produção e manutenção das demonstrações didáticas sobre formação, evolução e preservação de solo; a terceira frente de trabalho do projeto inclui a divulgação dos trabalhos realizados e orientações para a reprodução das demonstrações elaboradas na estação SNE, atualmente a terceira frente de trabalho desenvolve-se através do blog do programa <http://solonaescola.blogspot.com.br/, cuja manutenção é realizada por alunos participantes do programa.

Atividades que foram desenvolvidas no ano de 2015

A Estação Solo na Escola recebendo visitas das escolas apenas no primeiro semestre de 2015, tendo em vista que no decorrer deste ano as atividades do Programa Solo na Escola se voltaram para a comemoração do ano internacional do Solo, definido pela ONU.

Para tanto, o material das demonstrações foi transferido da Estação Solo na Escola para o Museu Luiz de Queiroz onde foram organizados afim de compor a exposição ‘Sem Solo Sem Vida’, cujo período de atividades foi de 01 de setembro de 2015 até 02 de novembro de 2015.

A exposição tinha como objetivo chamar atenção para o papel do solo na existência humana, visando a divulgação de possibilidades diversas de uso sustentável do recurso para visitantes de variadas faixas etárias. A exposição foi organizada em 4 ambientes: “Solo e a evolução da vida”, cuja organização buscava esclarecer os visitantes sobre as dinâmicas vegetais para obtenção de nutrientes do solo; “Utilização e Preservação do Solo”, ambiente organizado de maneira a recriar a estrutura do solo para a transmissão de vídeos sobre a importância econômica e social do solo, promovendo diálogo sobre as relações entre consumismo, poluição, desgaste e renovação do solo; “Tecnologias para o solo”, ambiente destinado a apresentação das tecnologias de preservação e utilização sustentável do solo; “Como o solo funciona”, que consistia na parte mais prática da exposição, neste ambiente foi montado todo o aparato utilizado na estação demonstrativa do programa solo na escola. Com demonstrações que pontuavam questões como erosão, presença de metais no solo, acidez, polaridade, entre outros.

A exposição ‘Sem Solo Sem Vida’ foi amplamente divulgada, sendo visitada por aproximadamente 600 pessoas durante o período de atividades.

Em virtude da realização da exposição, as visitas das escolas no período de 2015 não foram realizadas na Estação Solo na Escola, possibilitando a segunda frente de trabalho no período, destinada à re-organização e revitalização da estação para as atividades de 2016.

As atividades desenvolvidas na reorganização da estação se concentraram nas ações organizativas para manutenção das demonstrações, troca de materiais plásticos por estruturas de vidro – buscando maior resistência e durabilidade das demonstrações, limpeza da Estação, depósito e re-organização dos materiais em circuito temático para melhor organização didática das visitas, seguindo em nossas demonstrações a seqüência de apresentação dos conteúdos para os alunos na Proposta Curricular do Estado de São Paulo

A terceira ação desenvolvida no decorrer do ano de 2015 se deu no planejamento do curso de extensão Solo na Escola, voltado aos alunos de graduação da ESALQ cujo principal objetivo era a capacitação e preparação pedagógica dos estudantes voluntários para a monitoria das visitas das escolas no período de 2016, o curso foi elaborado ao longo do segundo semestre de 2015 para efetivação no primeiro semestre letivo de 2016, com previsão para segunda edição no segundo semestre do mesmo ano.

Apontamos como positiva a elaboração da exposição Sem Solo Sem Vida, cuja alto índice de visitas ampliou a visibilidade de nosso projeto dentre as escolas da região. Pontuamos também que as atividades realizadas no decorrer de 2015, embora voltadas à re-organização e modificações internas do PSNE foram essenciais para a melhor fluidez dos trabalhos no período de 2016, pontuamos também que tal modificação se reflete na nova organização de nosso blog e cronograma de visitas, que possibilitou a visibilidade e contato com escolas não apenas da região de Piracicaba, mas de diversas localidades do Estado de São Paulo.

Projetos/Atividades de Extensão em andamento: Visitas Monitoradas:

As visitas ocorrem atualmente na Estação Solo na Escola e a monitoria é realizada pelos alunos voluntários do programa. Iniciamos nosso cronograma de visitas em 16/05/2016, até a presente data já recebemos 90 alunos de ensino fundamental e temos previsão para visitas de mais 30 alunos de ensino superior; 120 alunos de ensino técnico e 35 alunos de ensino fundamental. O cronograma de visitas é organizado de acordo com o período letivo dos alunos da ESALQ.

Organização de novas demonstrações e materiais didáticos:

Constitui-se num trabalho contínuo buscando a ampliação e constante renovação dos materiais disponíveis na Estação Solo na Escola, durante o período já foram organizadas as novas versões do Rochário, Caixa de Pedogênese e Estante da Coleção de Solos; ainda estão em andamento as novas versões da demonstração Solo Como Filtro e Compactação de Solo; temos ainda previsões para a reconstrução das demonstrações de escoamento superficial e desenvolvimento de novos materiais. O trabalho de organização das demonstrações tem sido acompanhado da elaboração, atualmente em blog, dos guias de desenvolvimento do material para reprodução por professores, trabalho que buscamos ampliar ao longo do segundo semestre de 2016.

Curso de Extensão Solo Na Escola

O curso foi desenvolvido com objetivo de capacitação dos estudantes voluntários do programa, buscando melhorar as concepções pedagógicas e o domínio dos conteúdos de Solos trabalhados na monitoria das visitas. Na primeira versão do curso, realizada no primeiro semestre de 2016 o planejamento foi concentrado no estudo

das demonstrações e revisão dos conteúdos envolvidos em cada um dos momentos de visitação. A segunda versão do curso, cujas matrículas serão realizadas em julho de 2016 está atualmente em planejamento.

Demais estudantes e técnicos participantes do grupo:

Nome Curso/Categoria Contato

Alexys Boim Doutoranda/LSO agfboim@usp.br

Lethicia Magno Estudante / Agronomia lethiciamagno@hotmail.com

Joana Frankin Estudante / Agronomia joana.frankin@usp.br

Mariana Prudenciatto Mestranda em Educação/

UNESP – Rio Claro

mariprudenciatto@gmail.com

Ilustrações (fotos, tabelas, etc)

1. 2. 3.

6. Descrição das Imagens do Relatório de Extensão SNE.

1. Exposição ‘Sem Solo Sem Vida’ como parte da Virada

Científica da ESALQ em 2015.

2. Demonstração de Compactação do Solo em estágio inicial

3. Nova coleção de solos da Estação SNE

4. Visita Monitorada

5. Visita Monitorada