• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 13 DE 27 DE ABRIL DE 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 13 DE 27 DE ABRIL DE 2020"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

​​​​​​​SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

EDITAL Nº 13 DE 27 DE ABRIL DE 2020

O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS IPORÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria nº 109, publicada no Diário Oficial da União de 17 de janeiro de 2020, considerando ainda a Lei n° 12.155, de 23 de dezembro de 2009, o Decreto n° 7.234 de 19/07/2010, publicado no Diário Oficial da União de 20/07/2010, o Decreto n° 7.416 de 30 de dezembro de 2010 e Resolução 15/2013 de 01 de março de 2013, Orientação Normativa no 03/2016, torna público o edital de fluxo contínuo para cadastro e submissão de projetos de ensino e concessão de bolsas para monitores.

1. OBJETIVO

1.1. Este edital tem por objetivo regulamentar a seleção, o cadastramento, o

acompanhamento e a conclusão de projetos de ensino para alunos regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, na modalidade presencial e em educação a distância, em conformidade com os interesses, as demandas e principalmente as atividades focadas na permanência e êxito dos discentes do IF Goiano - Campus Iporá.

2. DEFINIÇÕES

2.1. Ensino: O ensino compreende um conjunto de ações institucionais voltadas para a

construção e socialização dos conhecimentos acumulados e sistematizados pela humanidade ao longo dos séculos. Trata-se sempre de ações com bases e finalidades político-pedagógicas preestabelecidas coletivamente.

2.2. Projetos de Ensino: Para os fins deste edital, os projetos de ensino são planejamento

de atividades curriculares e/ou extracurriculares com prazo determinado, que têm como finalidade melhorar os processos de ensino e de aprendizagem da instituição, desenvolvidos em diversas áreas e cursos. São atividades que reforçam, complementam e/ou aprofundam o currículo desenvolvido em um curso específico ou em mais de um curso ofertado pela instituição. 2.3. Público Alvo: Os projetos de ensino têm como público alvo a comunidade interna do IF Goiano. Entende-se por comunidade interna do IF Goiano os discentes, pais ou responsáveis dos discentes e servidores docentes e técnicos administrativos de todos os campi. 2.4. Modalidades: Os projetos de ensino se dividem nas seguintes modalidades: 2.4.1. Grupos de estudo - atividades propostas com o objetivo de aprofundamento dos

estudos em determinada área, disciplina ou tema, sob a orientação de docente ou servidor técnico administrativo da instituição, com desenvolvimento regular das atividades previstas.

2.4.2. Cursos/minicursos/oficinas - atividades de complementação e/ou aprofundamento dos estudos, com carga horária total prevista, podendo ser desenvolvidos em um momento específico ou de forma contínua, obedecendo as seguintes cargas horárias:

I - Os minicursos e oficinas deverão estabelecer carga horária de 04 (quatro) a 10 (dez)

horas;

II - Os cursos deverão oferecer carga horária mínima de 10 horas.

2.4.3. Eventos - atividades desenvolvidas em forma de palestras, mesas-redondas,

(2)

2.4.4. Projetos Integradores - projetos interdisciplinares, envolvendo mais de uma

disciplina de um mesmo curso, preferencialmente disciplinas técnicas com disciplinas de formação básica, onde o objetivo é realizar atividades em sala de aula e extrassala de aula, que integrem conteúdos semelhantes, com a participação de dois ou mais professores.

2.4.5. Atividades de ensino disciplinares/interdisciplinares - atividades

desenvolvidas em sala de aula, laboratórios ou outros espaços internos e/ou externos à instituição.

Parágrafo Único: Para os cursos em período integral diurnos, as atividades do projeto

não poderão ser desenvolvidas em horários previamente destinados para disciplinas regulares, apenas em horários vagos ou em horários destinados à execução dos projetos. Para os cursos noturnos, o horário destinado às disciplinas regulares poderá ser utilizado, contanto que as respectivas aulas das disciplinas daqueles horários não sejam contabilizadas no sistema acadêmico.

3. DOS REQUISITOS

3.1. Para realizar a inscrição dos projetos de ensino previstos neste edital o Coordenador

proponente deverá observar os seguintes requisitos:

3.1.1. Pertencer ao quadro de servidores do IF Goiano - Campus Iporá;

3.1.2. Não apresentar nenhuma pendência relacionada a projetos desenvolvidos no

âmbito do Comitê de Ensino - COEN;

3.1.3. Não se encontrar licenciado ou afastado de suas funções; 3.1.4. Observar os prazos definidos neste edital;

3.1.5. Desenvolver projetos destinados à comunidade interna (discentes, docentes,

técnicos administrativos e pais/responsáveis dos discentes) do Instituto Federal Goiano -Campus Iporá.

3.1.6. Os projetos de ensino deverão prever prazo máximo de execução de 10 (dez)

meses, contando a partir do dia estabelecido como início do projeto no cronograma de atividades.

4. ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS ENVOLVIDOS NO PROJETO DE ENSINO 4.1. Compete ao Coordenador proponente:

4.1.1. Providenciar toda a documentação exigida para fins de inscrição;

4.1.2. Criar, dar tramitação de acordo com os prazos estabelecidos neste edital e

finalizar o processo referente à submissão do projeto de ensino junto ao COEN; 4.1.3. Coordenar as ações da equipe de trabalho; 4.1.4. Executar atividades inerentes ao projeto e demais atividades necessárias ao seu pleno funcionamento; 4.1.5. Prestar conta do acompanhamento da proposta quando solicitado; 4.1.6. Convocar e coordenar reuniões;

4.1.7. Elaborar e corrigir os relatórios previstos no Regulamento dos Projetos de

Ensino.

4.2. Compete ao Membro Participante:

4.2.1. Participar do planejamento do todo ou parte das atividades do projeto;

4.2.2. Participar do desenvolvimento de toda ou parte das atividades previstas no

cronograma do projeto. 4.3. Compete ao Membro Ouvinte durante a vigência das atividades: 4.3.1. Participar efetivamente das ações previstas pelo projeto, com frequência igual ou superior a 75 % (setenta e cinco por cento). 5. CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS PROJETOS DE ENSINO Lançamento do Edital 27 de abril de 2020. Prazo para questionamento do edital Até 48 horas úteis após o lançamento do edital. Prazo para submissão das propostas Da data de lançamento do edital até 30 (trinta) dias antes do fechamento do ano letivo.

(3)

6. DOS PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS

6.1. O Coordenador proponente deve preencher e assinar eletronicamente o formulário Projetos de ensino - Cadastro e Submissão de Projeto, encontrado no sistema

SEI/SUAP, com os dados referentes à proposta do projeto.

6.2. O Coordenador proponente deve criar um processo eletrônico no sistema SEI/SUAP e

anexar o formulário preenchido e assinado.

6.3. Caso haja candidatos a Monitor Bolsista, o Coordenador proponente deve preencher e

assinar eletronicamente o formulário Projetos de ensino - Inscrição de Monitor Bolsista, encontrado no sistema SEI/SUAP, como descrito no item 8.4, e anexá-lo ao processo. Este formulário é individual, e deve conter as comprovações necessárias, de acordo com o item 8.7.1.

6.4. O Presidente do COEN deve ser adicionado como interessado e o processo deve ser

encaminhado para o setor GE-IP. O Coordenador proponente deve, também, enviar um e-mail, informando o número do processo e o título do projeto, para o endereço eletrônico comite.ensino.ipora@ifgoiano.edu.br . 7. DA ANÁLISE E DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PROJETOS DE ENSINO 7.1. O COEN será a única instância responsável pela emissão de parecer técnico pedagógico, que poderá ser: 7.1.1. Aprovado: O projeto que atingir pontuação igual ou superior a 9,0 (nove) pontos, será aprovado, porém se tiver alguma observação por parte dos avaliadores do COEN, as mesmas deverão ser adequadas até a entrega do relatório final. 7.1.2. Aprovado, com ressalvas: Os projetos aprovados com ressalva, com nota entre

7,0 (sete) pontos e 8,9 (oitenta e nove) pontos deverão ser corrigidos, levando em consideração as sugestões dos avaliadores, e reenviados para serem reavaliados.

7.1.3. Reprovado: na hipótese de a proposta não configurar um projeto de ensino, não

ser viável financeiramente ou incoerente do ponto de vista político-pedagógico e não atingir a pontuação 7,0 (setenta) mínima.

7.2. As propostas inscritas serão analisadas e julgadas por membros do COEN ou por

avaliadores externos ao campus, nomeados pelo COEN ad hoc, segundo os critérios constantes no quadro abaixo: ITENS PONTUAÇÃO MÁXIMA 1 Enquadramento da proposta como projeto de ensino. Eliminatória 2 Justificativa/Relevância. 2 3 Clareza e consistência dos objetivos. 2 4 Clareza e consistência da metodologia. 2 5 Cronograma de Execução. 1 6 Adequação à modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa. 1 7 Adequação às normas da ABNT. 1 8 Viabilidade de execução (estrutural, financeira, temporal, pedagógica). 1 TOTAL 10 7.3. A pontuação da proposta de projeto de ensino será o resultado da média aritmética das

notas atribuídas por, ao menos, dois avaliadores designados pelo COEN. Cada avaliador atribuirá uma nota, de acordo com a tabela acima, expressa por P = Σ (N), onde: P = pontuação da proposta, N = nota atribuída a cada critério.

7.4. A análise e o julgamento dos projetos serão realizados em até 10 (dez) dias corridos,

(4)

7.5. Os projetos aprovados ou aprovados com ressalva poderão ser iniciados a partir da

data de encaminhamento, para o Coordenador, do processo eletrônico contendo o parecer.

7.6. Os projetos aprovados com ressalva terão até 10 (dez) dias corridos, contados a partir

do encaminhamento do processo eletrônico, para serem corrigidos e reenviados para serem reavaliados pelo COEN. Caso não cumpram o prazo, não serão certificadas as horas

anteriores ao envio da versão corrigida.

7.7. Os coordenadores dos projetos com parecer reprovado poderão entrar com recurso,

após o recebimento do parecer sobre o projeto, para solicitar reavaliação, de acordo com o item 10 deste edital. Caso o recurso seja deferido, o projeto será analisado e julgado por avaliadores diferentes dos que emitiram o primeiro parecer.

7.8. A análise e o julgamento dos projetos são atos exclusivos do COEN, que, em

consequência, reserva-se ao direito de desclassificar as propostas em desacordo com este edital ou ainda que se revelarem inexequíveis.

8. DA CONCESSÃO DE BOLSAS

8.1. Serão selecionados estudantes para atuarem como Monitores Bolsistas nos projetos

de ensino. Estes estudantes deverão realizar atividades relacionadas ao desenvolvimento dos projetos como Membros Participantes, não podendo ser incluídos como Membros Ouvintes do projeto.

8.2. A cada mês, serão concedidas 20 (vinte) bolsas de Nível Técnico e 8 (oito) bolsas de

Nível Superior.

8.2.1. As bolsas de Nível Técnico terão o valor de R$ 200,00 e o estudante bolsista

deverá cumprir uma carga horária de 40 horas mensais no projeto.

8.2.2. As bolsas de Nível Superior terão o valor de R$ 400,00 e o estudante bolsista

deverá cumprir uma carga horária de 80 horas mensais no projeto.

Parágrafo único: A concessão das bolsas estará sujeita à existência de dotação

orçamentária do Campus Iporá para este fim. 8.3. Cada proposta de projeto de ensino poderá concorrer a, no máximo, uma das seguintes possibilidades: a) 4 (quatro) bolsas de Nível Técnico; b) 2 (duas) bolsas de Nível Superior; c) 2 (duas) bolsas de Nível Técnico e 1 (uma) de Nível Superior. 8.4. O Coordenador proponente será responsável pela inscrição dos candidatos a Monitores

Bolsistas, que será realizada por meio da entrega, anexado ao processo eletrônico de submissão da proposta de projeto, do formulário Projetos de ensino - Inscrição de

Monitor Bolsista preenchido com os dados de cada candidato à bolsa e acompanhado das

comprovações necessárias, de acordo com o item 8.7.1.

8.5. As bolsas serão concedidas aos estudantes mais bem colocados em uma classificação,

atualizada mensalmente, que levará em conta a nota da proposta de projeto de ensino e a nota de rendimento escolar do estudante.

8.6. A nota atribuída a cada candidato a Monitor Bolsista será igual à soma da nota da

proposta de projeto de ensino, de acordo com o item 6.3, e da nota de rendimento do estudante. 8.7. A nota de rendimento do estudante será calculada de acordo com a tabela abaixo: ITENS PONTUAÇÃO MÁXIMA 1 Coeficiente de rendimento escolar (N1) 10 (peso 6) 2

Participação com certificação (anexado) em projetos de pesquisa, ensino e extensão e atividades de ensino nos últimos 2 (dois) anos a partir da publicação do edital (N2)

10 (peso 3)

3 Não ter recebido sanções disciplinares, consulta

realizada no sistema institucional (N3) 10 (peso 1)

MÉDIA PONDERADA DOS ITENS (N1x6+N2x3+N3x1)/10

8.7.1. No item 2 do quadro acima serão consideradas as horas certificadas. Será

(5)

ensino - Inscrição de Monitor Bolsista, até atingir o total de 10 pontos.

8.7.2. No item 3, o candidato que não tiver registrado nenhuma sanção disciplinar

(advertência verbal, advertência escrita e suspensão) contabilizará 10 pontos. O candidato que tiver registrado alguma sanção disciplinar terá sua pontuação diminuída de acordo com a seguinte Escala: -02 (dois pontos) para cada advertência verbal; -03 (três pontos) para cada advertência escrita e -05 (cinco pontos) para a suspensão.

8.8. Os estudantes que obtiverem o direito à bolsa receberão o benefício até a data prevista

para o término do projeto.

8.9. Novos estudantes só poderão receber bolsa caso existam bolsas ociosas em um

determinado mês, sempre obedecendo à classificação atualizada para aquele mês.

8.10. O prazo de vigência das bolsas será definido de acordo com o cronograma de execução

do projeto, informado por meio do Formulário de Cadastro e Submissão de Projetos de Ensino.

8.11. Os Monitores Bolsistas e os Coordenadores deverão entregar, até o dia 30 cada mês, o

Formulário Projetos de ensino - Frequência de Monitor Bolsista, encontrado no sistema SEI/SUAP, preenchido com a frequência do estudante bolsista e assinado. Caso não seja entregue, o estudante perderá o direito à bolsa.

8.12. O Coordenador proponente poderá solicitar o cancelamento ou substituição do Monitor

Bolsista por meio do formulário Projetos de ensino - Cancelamento e Substituição de

Monitor Bolsista, encontrado no sistema SEI/SUAP, informando as justificativas para o

cancelamento ou substituição.

8.12.1. O Coordenador proponente deverá anexar o formulário preenchido e assinado

eletronicamente ao processo eletrônico e encaminhar para o setor GE-IP.

8.12.2. A substituição do Monitor Bolsista por outro estudante não significa que este

receberá a bolsa automaticamente. O estudante selecionado pelo Coordenador proponente para substituir o Monitor Bolsista entrará na lista de classificação e participará do processo de seleção juntamente com os demais candidatos.

9. DO ACOMPANHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO

9.1. Ao final do projeto de ensino, o Coordenador proponente deverá apresentar o relatório

final, preenchendo e assinando eletronicamente o formulário Projetos de ensino

-Apresentação de Relatório Final de Projeto, encontrado no sistema SEI/SUAP, com as

atividades desenvolvidas durante o projeto.

9.2. Para fins de certificação, o Formulário de Apresentação de Relatório Final de Projeto de

Ensino deverá ser encaminhado ao setor GE-IP até a primeira semana letiva do semestre subsequente.

9.3. O formulário Projetos de ensino - Apresentação de Relatório Final de Projeto deverá: 9.3.1. Apresentar a avaliação geral da proposta, devendo conter obrigatoriamente

registros (fotos, documentos, frequência, entre outros) das atividades que foram desenvolvidas.

9.3.2. Relatar se os objetivos e as metas foram alcançados e se o cronograma foi

executado conforme o planejado.

9.3.3. Apresentar justificativas para quaisquer alterações realizadas no projeto em

relação à proposta aprovada pelo COEN.

9.3.4. Descrever os resultados alcançados e contribuições do projeto.

9.3.5. Especificar a carga horária e a modalidade de participação no projeto de cada um

dos membros.

9.4. Quando o projeto tiver seu cronograma de atividades previsto em mais de um semestre,

para fins de certificação e comprovação no Relatório de Atividades Docentes (RAD), o Coordenador proponente poderá apresentar relatório parcial, preenchendo e assinando eletronicamente o formulário Projetos de ensino - Apresentação de Relatório Parcial de Projeto. 9.4.1. A apresentação do relatório parcial é opcional. 9.4.2. Serão certificadas apenas as horas comprovadas no relatório parcial. 9.4.3. No certificado final de realização do projeto de ensino serão subtraídas as horas certificadas em caráter parcial. 9.5. O formulário Projetos de ensino - Apresentação de Relatório Parcial de Projeto deverá: 9.5.1. Apresentar a avaliação geral da proposta, devendo conter obrigatoriamente

(6)

registros (fotos, documentos, frequência, entre outros) das atividades que foram desenvolvidas.

9.5.2. Descrever os resultados parciais alcançados.

9.5.3. Especificar a carga horária e a modalidade de participação no projeto de cada um

dos membros.

9.6. Os relatórios final e parcial serão avaliados pelo COEN e terão parecer: aprovado,

aprovado com ressalvas ou reprovado.

9.6.1. Em caso de parecer aprovado com ressalvas o proponente terá um prazo

adicional de 10 (dez) dias para adequar o relatório conforme as sugestões do COEN. A não adequação ou a adequação insuficiente implicará em reprovação.

9.6.2. Em caso de parecer reprovado, o Coordenador poderá entrar com recurso, após

o recebimento do parecer sobre o relatório parcial ou final do projeto, para solicitar reavaliação, de acordo com o item 10 deste edital. Caso o recurso seja deferido, o relatório parcial ou final será analisado e julgado por avaliadores diferentes dos que emitiram o primeiro parecer.

9.7. Os relatórios parcial e final deverão ser anexados ao processo eletrônico e

encaminhados para o setor GE-IP.

9.8. Após aprovação do relatório parcial ou final, o Presidente do COEN encaminhará o

processo eletrônico para o setor SSGE-IP para a emissão dos certificados.

10. DOS RECURSOS

10.1. O proponente do Projeto de Ensino poderá recorrer do parecer elaborado pelo COEN,

sob as formas e condições estabelecidas a seguir:

10.1.1. O recurso deve ser interposto pelo(a) proponente através do formulário Projetos de ensino - Recurso, encontrado no sistema SEI/SUAP, preenchido e

assinado, em no máximo de 10 (dez) dias após o encaminhamento ao Coordenador do processo eletrônico com o parecer sobre a proposta de projeto submetida.

10.1.2. O Formulário de Recurso deverá ser anexado ao processo eletrônico e

encaminhado para o setor GE-IP.

10.1.3. Após o julgamento dos recursos eventualmente interpostos, o processo será

encaminhado para o Coordenador com a resposta aos recursos para ciência.

10.1.4. O COEN não se responsabiliza por documentos interpostos fora do prazo

estabelecido.

10.1.5. Não serão aceitos recursos sobre a resposta de um recurso anterior. 11. DAS ALTERAÇÕES DO PROJETO

11.1. Constituem-se em alterações a serem informadas: 11.1.1. Alteração de Coordenador.

11.1.2. Alterações na equipe de trabalho, tais como inclusões, exclusões ou

substituições de membros.

11.1.3. Alterações de carga horária ou de função dos integrantes do projeto, entre

outras julgadas pertinentes.

11.1.4. Cancelamento do projeto.

11.2. Os pedidos de alteração ou substituição em projetos de ensino deverão ser realizados

por meio do formulário Projetos de ensino - Alteração ou Substituição de Projeto, encontrado no sistema SEI/SUAP. O formulário preenchido e assinado eletronicamente pelo Coordenador proponente deve ser anexado ao processo eletrônico e encaminhado para o setor GE-IP.

11.3. O pedido de cancelamento do projeto de ensino deverá ser realizado por meio do

formulário Projetos de ensino - Cancelamento de Projeto, encontrado no sistema SEI/SUAP. O formulário preenchido e assinado eletronicamente pelo Coordenador proponente deverá ser anexado ao processo eletrônico e encaminhado para o setor GE-IP.

11.3.1. Para a certificação das horas executadas, o Coordenador proponente deverá

anexar ao processo eletrônico o formulário Projetos de ensino - Apresentação de

Relatório Parcial de Projeto, preenchido e assinado eletronicamente, explicitando os

(7)

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Os Membros Ouvintes poderão ser desligados ou substituídos a critério do

Coordenador proponente, sob justificativa apresentada ao COEN no formulário Projetos de

ensino - Apresentação de Relatório Final de Projeto.

12.2. A submissão de proposta implicará a tácita aceitação das condições estabelecidas neste

edital e das normas vigentes no âmbito do IF Goiano - Campus Iporá, das quais o Coordenador proponente não poderá alegar desconhecimento.

12.3. Propostas aprovadas que não forem executadas terão de ser justificadas pelo

Coordenador proponente. Para evitar pendências junto ao COEN, o Coordenador proponente deverá solicitar o cancelamento do projeto de ensino, de acordo com o item 11.3.

12.4. O COEN não se responsabiliza por documentação entregue incompleta ou fora do

prazo estipulado, sendo de total responsabilidade do Coordenador proponente a submissão e tramitação da proposta.

12.5. Propostas apresentadas com documentação incompleta ou fora do prazo serão

indeferidas após a conferência pelo COEN e encaminhadas para o Coordenador proponente.

12.6. Os casos omissos e situações não previstas neste edital, considerando o atual

momento, serão avaliados e resolvidos pelo COEN.

12.7. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos por meio do endereço

eletrônico comite.ensino.ipora@ifgoiano.edu.br . Iporá-GO, 27 de abril de 2020. Código Verificador: Código de Autenticação: Documento assinado eletronicamente por: Marcelo Medeiros Santana, DIRETOR GERAL - CD2 - DG-IP, em 27/04/2020 11:01:44.

Este documento foi emitido pelo SUAP em 27/04/2020. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suap.ifgoiano.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo: 134674 c63531ee46 INSTITUTO FEDERAL GOIANO Campus Iporá Avenida Oeste s/n, saída para Piranhas, None, IPORA / GO, CEP 76.200-000 (64) 3674-0400

Referências

Documentos relacionados

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

Este artigo de revisão bibliográfica objetivou discutir o percurso histórico da loucura e do crime para entender como se deu o processo de constituição da unidade de saúde

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan