• Nenhum resultado encontrado

Capacidade de infiltração no solo em área de pastagem degrada e sistema ilp no primeiro ano / Infiltration capacity in soil in degraded pasture area and ilp system in the first year

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Capacidade de infiltração no solo em área de pastagem degrada e sistema ilp no primeiro ano / Infiltration capacity in soil in degraded pasture area and ilp system in the first year"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Capacidade de infiltração no solo em área de pastagem degrada e sistema ilp

no primeiro ano

Infiltration capacity in soil in degraded pasture area and ilp system in the first

year

DOI:10.34117/bjdv6n2-057

Recebimento dos originais: 30/12/2019 Aceitação para publicação: 06/02/2020

Valesca Diniz Andrade

Discente em Agronomia pelo Instituto Federal Goiano

Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Iporá Endereço: Av. Oeste, 350, Bairro Santa Catarina, Iporá, Goiás, Brasil

e-mail: leska18@outlook.com

Uéliton Sousa Ferreira

Discente em Agronomia pelo Instituto Federal Goiano

Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Iporá Endereço : Rua José Bonifácio, Centro, Amorinópolis, Goiás, Brasil

E-mail: uelitonsousa.95@hotmail.com

Vanessa de Fátima Grah Ponciano

Doutora em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Iporá Endereço: Av. Oeste, 350, Bairro Santa Catarina, Iporá, Goiás, Brasil

e-mail: vanessa.grah@ifgoiano.edu.br

Isaac de Matos Ponciano

Doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Instituição: Faculdade de Iporá

Endereço: Av. Corumbaíba, 779, São Paulo da Cruz, Iporá, Goiás, Brasil e-mail: ponciano.i.m@gmail.com

RESUMO

Na região do Cerrado, sistemas de exploração agrícolas e pecuárias têm provocado impactos negativos, causando a degradação física do solo. Um importante parâmetro a ser monitorado em tais áreas é a infiltração da água no solo, pois é um importante indicativo das caraterísticas físicas do solo. Objetivou-se neste estudo determinar a VIB de uma área com pastagem degradada e uma área no primeiro ano de implantação de um sistema de integração lavoura-pecuária. Foram avaliados solos de duas áreas distintas: área de implantação de sistema agropastoril e área com pastagem degradada com vários anos de utilização sem nenhum manejo. A infiltração da água no solo foi determinada através do método do infiltrômetro de anel de carga constante e determinados os valores de velocidade de infiltração básica para as áreas dos solos em estudo. Ambas áreas de sistema ILP e de pastagem degradada obtiveram valores de VIB de 686 mm h-1 e 423 mm h-1, respectivamente, classificados como muito altos.

(2)

ABSTRACT

In the Cerrado region, agricultural and livestock farming systems have caused negative impacts, causing physical degradation of the soil. An important parameter to be monitored in such areas is the infiltration of water into the soil, as it is an important indicator of the physical characteristics of the soil. The objective of this study was to determine the VIB of an area with degraded pasture and an area in the first year of implantation of a crop-livestock integration system. Soils from two different areas were evaluated: area of implantation of agropastoral system and area with degraded pasture with several years of use without any management. The infiltration of water in the soil was determined using the constant-load ring infiltrometer method and the basic infiltration speed values for the soil areas under study were determined. Both areas of the ILP system and degraded pasture obtained VIB values of 686 mm h-1 and 423 mm h-1, respectively, classified as very high.

Keywords: VIB; Infiltration of water; Degraded pasture, low carbon agriculture.

1 INTRODUÇÃO

O Cerrado é uma Savana Úmida Neotropical localizada na região central do Brasil que abrange 204,7 milhões de hectares, fazendo desta a maior savana da América do Sul (SANO et al., 2010). Graças, principalmente, aos estudos para manejo de solos, à topografia propícia à agricultura mecanizada, precipitação média anual acima de 1000 mm e à existência de rede de estradas (JEPSON, 2005), esse rico Bioma se transformou, nas últimas décadas, na nova fronteira agrícola do país. Porém, o processo de desenvolvimento econômico na região do Cerrado Brasileiro intensificado pelo sistema de exploração agropastoril adotado, que substitui a vegetação nativa por pastagens sem técnicas apropriadas de manejo- ameaça o desenvolvimento sustentável agrícola dentro do Bioma Cerrado. Avaliar o impacto no solo, causado pelo uso de pastagens degradadas, é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de uso e gestão das terras, que possam promover a reversão do processo de degradação do solo.

A infiltração de água é o processo pelo qual ocorre a entrada vertical descendente de água no perfil do solo através da superfície (MOLINARI; VIEIRA, 2004). É um importante indicativo das caraterísticas físicas do solo (estrutura, porosidade, compactação) e tem utilidade para diversas áreas, principalmente para a agricultura. Segundo Libardi (2005), durante o processo de infiltração, estando o solo inicialmente seco, a capacidade de infiltração tende a decrescer com o tempo, atingindo um valor final, conhecido como capacidade de infiltração mínima ou velocidade de infiltração básica (VIB). O presente trabalho teve como objetivo determinar a VIB de uma área com pastagem degradada e uma área no primeiro ano de implantação de um sistema de integração lavoura pecuária.

2 MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi realizado na Fazenda Chão Vermelho, no município de Diorama-GO, em duas áreas: (I) área no primeiro ano de implantação de sistema agropastoril (lavoura-pecuária, utilizando a cultura do milho e braquiária) e (II) área com pastagem degradada com vários anos de utilização

(3)

sem nenhum manejo (Figura 1), o solo das duas áreas é classificado como Latossolo Vermelho Distroférrico (EMBRAPA, 2013).

Para determinação da velocidade de infiltração de água no solo, utilizou-se o infiltrômetro de anel de carga constante, o procedimento consiste em cravar no solo, até a profundidade de 15 cm, dois anéis concêntricos e medir periodicamente a lâmina infiltrada no anel menor até que a taxa de infiltração se torne constante, sendo atingida então a velocidade de infiltração básica (BERNARDO et al. 2008). Foram realizadas leituras da altura de água na coluna de carga constante nos instantes 0, 1, 3, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50, 60, 75, 90, 120, 150, 180, 210 min.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na figura 2 observam-se os resultados obtidos nos testes de infiltração para os dois manejos de solo. Na área de integração lavoura pecuária (milho e braquiária), no primeiro ano, apresentou uma VIB maior que a na área de pastagem degradada. Em estudo realizado por Cabral Filho et al. (2014) é observado que nas áreas onde não teve e/ou a interferência antrópica foi mínima, os valores da VIB foram altos que as demais áreas analisadas. Entretanto, Nunes et al. (2012) observa que solos com maior cobertura vegetal tendem a ter maior velocidade de infiltração, devido a fatores como presença de canais formados por raízes, presença de matéria orgânica e atividade microbiológica, desta forma a presença de raízes de gramíneas pode ter aumentado o valor da VIB no sistema ILP. Assim como o manejo inicial para a implantação do sistema pode ter contribuído com o aumento do micro e macroporosidade, além de ter reduzido a compactação com as práticas de aração e gradagem.

De acordo com Bernardo et.al (2008) a VIB para os dois manejos de solo é classificada muito alta, esses valores de VIB são comuns em Latossolos do Cerrado. Bono et al. (2012) encontrou um valor de velocidade de infiltração básica, para um Latossolo Vermelho no sudoeste de Goiás na grandeza de 888,3 mm h-1. Como sistema de integração lavoura pecuária está no primeiro ano de implantação, boa parte do aumento da capacidade de infiltração da água no solo, em comparação com a área de pastagem degrada, se deve ao fato do revolvimento do solo para o cultivo do milho e braquiária. A área de pastagem degradada apresentou a velocidade de infiltração básica menor que a área de ILP, devido a uma menor cobertura vegetal (deixando o solo mais suscetível ao impacto das gotas da chuva) e menor macroporosidade do solo, devido a compactação do solo proporcionada pelo trafego de animais (BRANDÃO et al., 2012).

4 CONCLUSÃO

A VIB encontrada para as duas áreas é classificada como muito alta, sendo que a área de integração lavoura pecuária apresentou uma velocidade de infiltração básica maior que a área de

(4)

pastagem degrada. Contudo, mais estudos devem ser feitos à medida que o sistema de ILP for se estabelecendo na Fazenda Chão Vermelho.

AGRADECIMENTOS

Ao IF Goiano campus Iporá pelo fornecimento da estrutura necessária para realização dos testes em campo e ao Sr. Ismar pela parceira com o IF Goiano disponibilizando o Sítio Chão Vermelho para estudos.

REFERÊNCIAS

BERNARDO, S.; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de irrigação. 8. ed. Atual. e Ampl. Viçosa: UFV, 2008. 625 p.

BONO, J.A.M.; MACEDO, M.C.M.; TORMENA, C.A.; NANNI, M.R.; GOMES, E.P.; MULLER, M.M.L. Infiltração de água no solo em um Latossolo vermelho da região sudoeste dos Cerrados com diferentes sistemas de uso e manejo. R. Bras.Ci. Solo, v. 36, p. 1845-1853, 2012.

BRANDÃO, V.S.; CECÍLIO, R.A.; PRUSKI, F.F.; SILVA, D.D. Infiltração as água no solo. Viçosa: Ed. UFV, 2006. 120 p.

CABRAL FILHO, F. R.; OLIVEIRA, R. C. de; CUNHA, F. N.; SANTOS, C. C. do; TEIXEIRA, M. B.; GOMES FILHO, R. R. Velocidade de infiltração de água em latossolo sob diferentes usos do solo. II INOVAGRI International Meeting: Fortaleza, 2014.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Sistema brasileiro de

classificação de solos. 3.ed. Brasília, 2013. 353p.

JEPSON, W. A disappearing biome? Reconsidering land cover change in the Brazilian savanna. The

Geographical Journal, v. 17, p. 99–111. 2005

LIBARDI, P.L. Dinâmica da água no solo. EDUSP: São Paulo, 2005. 335p.

MOLINARI, D. C.; VIEIRA, A. F. G. Considerações preliminares sobre a capacidade de infiltração de água no solo no Distrito Industrial II MANAUS (AM). V Simpósio Nacional de Geomorfologia

- I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia UFSM – RS, 2004.

NUNES, J. A. S.; SILVEIRA, M. H. D.; SILVA, T. J. A.; NUNES, P. C. M.; CARVALHO, K. S. Velocidade de infiltração pelo método do infiltrômetro de anéis concêntricos em latossolo vermelho de cerrado. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer: Goiânia - GO, 2012. v.8, n.15; p.1685.

SANO EE, ROSA R, BRITO JLS, FERREIRA LG. Land cover mapping of the tropical savanna region in Brazil. Environmental Monitoring and Assessment. v. 166, p. 113-124, 2010.

(5)

Figura 1 – Teste de capacidade de infiltração da água no solo com infiltrômetro de anel de carga constante, à esquerda na área com integração lavoura-pecuária e à direita na área com pastagem

degradada.

Figura 2 – Curvas de infiltração da água em solos com diferentes manejos, integração lavoura pecuária (ILP) e pastagem degradada (PD).

Imagem

Figura 2 – Curvas de infiltração da água em solos com diferentes manejos, integração lavoura  pecuária (ILP) e pastagem degradada (PD)

Referências

Documentos relacionados

a) Visões pragmáticas, tratam a ciência como uma mera ferramenta para descobrir algo, com 9,5% dos entrevistados. b) Visões elitistas, caracterizadas pela ideia

Tendo este trabalho como objectivo, ilustrar os vários aspectos da relação de Simone de Beauvoir com o nosso país, abordámos, com esse intuito, as visitas efectuadas por esta

Assim, existem gavetas destinadas aos cremes, géis e pomadas, outras destinadas aos enemas, supositórios e produtos de introdução vaginal, ainda as gavetas reservadas aos

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

No presente trabalho avaliou-se o efeito toxicológico (inibição da mobilidade) de formulações fungicidas à base de piraclostrobin e epoxiconazol, isoladamente e em

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

• ou 2 noites de hospedagem no Hotel Luna Salada, na categoria Deluxe com vista para o salar, em apartamento duplo com café da manhã e jantar. • 2 noites de hospedagem em San