• Nenhum resultado encontrado

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA: ALGUMAS AÇÕES E PROPOSTAS Iniciation to teaching Chemistry: some actions and proposals

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA: ALGUMAS AÇÕES E PROPOSTAS Iniciation to teaching Chemistry: some actions and proposals"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar

“Recursos Didáticos e Tecnologias de Ensino”

1

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA: ALGUMAS AÇÕES E

PROPOSTAS

Iniciation to teaching Chemistry: some actions and proposals

TAYONARA DA CRUZ NACIMENTO 1

ADNILDE DE JESUS GAMA2

AGNES GARDÊNIA PASSOS BISPO 3

ALINE NUNES SANTOS 4

ANGÉLICA TAVARES DOS SANTOS 5

EDINÉIA TAVARES LOPES 6

ÉLVIA SHAYNAN DA CONCEIÇÃO COSTA 7

LAÍS COSTA MENESES 8

MARIA CAMILA DE LIMA BRITO 9

Resumo

Neste trabalho busca-se relatar as experiências desenvolvidas no âmbito dos subprojetos Licenciatura em Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), desenvolvido no Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Esses subprojetos têm como objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica em Itabaiana e região, incentivar a formação de professores e valorizar o magistério. São relatadas ações de divulgação científica, de formação docente e de investigação. São as seguintes ações: Atividades do Ano Internacional da Química, oficinas e experimentos realizados em algumas escolas públicas, Seminário de Iniciação à Docência em Ciências e Química, atividades de pesquisas e o evento VI, Oficinas de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.

Palavras-chave: formação docente; ensino de Química.

1 Apoio: PIBID/CAPES e PRODOCÊNCIA/CAPES

2Universidade Federal de Sergipe tayonaranascimento@hotmail.com 3Universidade Federal de Sergipe adn8ufs@yahoo.com.br

(2)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática. Abstract

In this work, I tried to tell the experiences I have gone through during the Teaching Chemistry of the subproject Chemistry Scholarship Institutional Teaching Program (PIBID) as well as the Program to Consolidate Teaching (PRODOCÊNCIA), which are developed at Professor Alberto Carvalho Campus of Federal University of Sergipe. These subprojects aim at contributing to the improvement of the quality of the Basic Education in Itabaiana and surroundings, encourage the graduation of teachers and

value their teaching experiences. The divulgation of Science, teachers’ graduation and

investigation actions are established. The actions are: Activities of the Chemistry International Year, workshops and experiments carried out at some public schools, Seminar on the Beginning of Teaching Science and Chemistry, research activities and the VI Science, Mathematics and Environment Education Workshop.

Key-words: teachers’ graduation, teaching Chemistry.

Introdução

A preocupação com a formação inicial e continuada dos professores é assunto frequente em salas de aula de cursos de licenciatura e em eventos que tratem do tema educação. Atualmente vários estudos e projetos têm voltado sua atenção para o tema formação docente. Tais estudos e pesquisas evidenciam a importância e complexidade desse tema. Segundo Maldaner (2006):

A preocupação com a formação de educadores profissionais, isto é, pessoas que não aceitam separar o pensar e o agir na educação, também não é prioridade nas grandes universidades públicas brasileiras, sendo relegada, muitas vezes, a uma atividade periférica e afastada das pesquisas e outras preocupações dos departamentos e/ou institutos dentro delas. (MALDANER, 2006, p.23)

Dentre esses projetos desenvolvidos pelas universidades brasileiras, destacamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), ambos ligados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

(3)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

professores nos cursos de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Sergipe, e estimular a integração da Universidade Federal de Sergipe com a Educação Básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública. Para tal finalidade, foram desenvolvidas ações a partir das demandas apresentadas pelos professores, coordenação, direção e alunos dos colégios envolvidos. As ações desenvolvidas foram: monitoria, reuniões de estudo, realização de oficinas temáticas, em colégios da rede pública de municípios vizinhos, entre outras.

Assim este trabalho tem o objetivo de relatar algumas atividades desenvolvidas junto aos subprojetos de Licenciatura em Química do PIBID e PRODOCÊNCIA no segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012.

1. Atividades Desenvolvidas: formação docente, divulgação científica e

ação nas escolas

1.1 VI OCMEA

O evento VI Oficinas de Ciências, Matemática e Educação Ambiental (OCMEA) foi realizada nos dias 19 e 20 de outubro de 2011, junto a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, atendendo 2.055 alunos das escolas públicas por meio de 100 oficinas ofertadas por diversos núcleos. A equipe dos subprojetos Licenciatura PIBID, PRODOCÊNCIA e do Projeto Tecendo (Rel) Ações entre o Campus Alberto Carvalho e a Educação Básica na Região de Itabaiana, foram responsáveis pela realização deste evento. Nesta edição contou-se com a publicação do Livro de Resumo da OCMEA, que contemplou uma síntese dos objetivos e metodologias de cada oficina, constando também datas, horários e local de realização. Este livro foi distribuído às escolas participantes da VI OCMEA, com o intuito de contribuir para a divulgação dos trabalhos realizados.

(4)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática. alunos e professores da Educação Básica.

1.2Ano Internacional da Química (AIQ)

Nas atividades comemorativas do Ano Internacional da Química (AIQ) buscou-se destacar os inúmeros benefícios da química para a humanidade, tendo como meta promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis, buscando fazer uma reflexão sobre o papel da química na criação de um mundo sustentável. Assim, realizamos no dia 20 de outubro diversas atividades experimentais, tendo “Água” como tema gerador. Tivemos como participantes dessas atividades os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública do município de Ribeirópolis e os alunos quilombolase indígenas de Porto da Folha.

1.3 I Seminário de Iniciação Docência em Química do PIBID, PIIC e PRODOCÊNCIA

Realizamos no mês de dezembro o I Seminário de Iniciação a Docência em Ciências e Química onde foram discutidos e socializados diversos temas estudados pelos acadêmicos, e também suas atividades de pesquisa. No Seminário estiveram presentes os alunos dos subprojetos PIBID, PRODOCÊNCIA, PIBIX e PIIC. Na ocasião trocamos experiências e discussões a respeito de algumas leituras que servirão para a fundamentação teórica dos nossos trabalhos e para a nossa formação profissional.

Após cada apresentação, foram discutidos os temas, que abordaram as ideias do ser professor, influencia ou não na escolha do curso de licenciatura em Química e na atuação da docência (MALDANER, 2006 e 1999; QUADRO, 2005; LOPES, 2008) e sobre metodologias de pesquisa (LÜDKE, 1986).

1.4 Oficinas e atividades experimentais realizadas em Colégios Públicos de outros municípios

(5)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática. possibilidades de construção de conceitos.

As atividades experimentais foram realizadas no dia 03 de dezembro de 2011, no período noturno, no Colégio Municipal Josué Passos na cidade de Ribeirópolis. O Encontro foi realizado com realização de experimentos por parte dos alunos do 9º Ano da escola e da equipe do PIBID/PRODOCÊNCIA da área de Química do Campus de Itabaiana. Estas atividades foram importantes para o PIBID/PRODOCÊNCIA, pois nos colocou em contato com alunos da educação básica, e a partir do diálogo estabelecido possibilitou construir conceitos químicos, no contexto desses experimentos. Dessa maneira, essas atividades auxiliaram para nossa formação como docentes em química.

As oficinas foram realizadas no Colégio Estadual Abdias Bezerra nos períodos matutino e vespertino, no dia 15/12/12, durante o I Encontro Científico do Colégio. As oficinas desenvolvidas têm se constituído como estratégia que valoriza a construção de conhecimentos de forma participativa, questionadora e, sobretudo baseada na realidade local.

A nossa participação nessas oficinas foi importante, por conta da grande interação com os alunos, que se mostraram interessados e participativos. A nossa avaliação da oficina foi boa, já que ela contribui com a nossa formação, a partir da troca de experiências entre bolsistas e alunos. Com o planejamento e aplicação da oficina, podemos perceber como esta contribuiu para nossa formação, aproximando-nos aos alunos da Educação Básica, melhorando assim o nosso aprendizado como acadêmico e futuros professores.

2. Atividades no contexto atual

As atividades estão sendo realizadas em dois colégios estaduais: Murilo Braga e Eduardo Silveira, localizados no município de Itabaiana. Foram realizadas reuniões nos dois colégios, entre os integrantes do projeto PIBID, professores e equipe diretiva, onde apresentamos nossa proposta de ação.

(6)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

às propostas apresentadas. Por sua vez, os professores de química colocaram o desafio de continuidade do diálogo, e da parceria que possibilitem a conquista para a participação mais efetiva no projeto.

Em seguida fizemos um mapeamento da estrutura física escolar. Identificamos os perfiis dos professores e alunos, buscando adequar as ações proposta pelo programa às desses colégios. Esses dados serão apresentados em trabalhos posteriores. Aguardamos o retorno dos colégios às suas atividades que estão paralisadas devido à greve.

3. Atividades investigativas

3.1 Trabalhos de Conclusão de Curso

Estão sendo realizadas por acadêmicos bolsistas do subprojeto PIBID/UFS/Química e do Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica (PIIC) algumas investigações que tratam da identidade docente, das ideias acerca do ser professor, do papel do plano de ensino no estágio supervisionado e sobre o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental (séries iniciais e nono ano).

O projeto “Opiniões dos/as Acadêmicos/as do Curso de Licenciatura Plena em Química-UFS/ITA acerca de sua formação” tem como objetivo geral refletir sobre as visões dos acadêmicos do CLPQ-UFS-ITA acerca de sua formação profissional. Neste projeto é registrada a preocupação com as expectativas dos/as acadêmicos/as dos sexto e sétimo anos em relação ao curso.

O segundo projeto foca a atenção na preparação das aulas durante o estágio, tem como objetivo realizar um estudo sobre o papel do Plano de Aula nas atividades de estágio dos/as alunos/as do CLPQ-UFS-ITA. A terceira investigação tem foco no nono Ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo compreender como tem ocorrido o ensino das Ciências Naturais no nono ano do Ensino Fundamental em algumas escolas de Itabaiana. Essa investigação problematiza a realidade do ensino de Ciências no nono ano, e tem como preocupação os aspectos pedagógicos e formativos do/a professor/a das escolas investigadas.

(7)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Dando continuidade aos estudos realizados, está sendo desenvolvido outro trabalho com o objetivo de conhecer as representações acerca de aspectos ligados às ideias do

“ser professor/a” e da docência dos/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura Plena em

Química do Campus Prof. Alberto Carvalho.

A respeito da preocupação com o ensino de Química no contexto do Ensino

Fundamental, são desenvolvidas as seguintes investigações: “O ensino das Ciências

Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental em algumas escolas públicas de

Sergipe” e “O ensino das Ciências Naturais no nono ano do Ensino Fundamental em

algumas escolas públicas de Itabaiana”.

A primeira investigação acerca do ensino de Química no Ensino Fundamental, foi desenvolvida, inicialmente, junto às atividades PET-CONEXÃO DE SABERES –

PEDAGOGIA e, atualmente, é desenvolvida junto ao projeto Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica da UFS (PIIC). E tem o objetivo de investigar como ocorre o ensino das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental em três escolas públicas de povoados de Sergipe.

Considerações finais

As atividades desenvolvidas até o presente momento nos proporcionaram um contato direto com professores e alunos do Ensino Médio, e também com a equipe diretiva dos colégios participantes dos subprojetos.

O contato com a escola é muito importante paraos licenciandos, já que ele proporciona um conhecimento do nosso futuro ambiente de trabalho, permitindo-nos entrar em contato com os problemas, dificuldades e perspectivas colocadas pela instituição de ensino.

(8)

II Jornada de Debates de Ensino de Ciências e Educação Matemática.

As atividades desenvolvidas nos PIBID e PRODOCÊNCIA são de fundamental importância para nossa formação, pois nos proporcionam um contato direto com a escola, nosso futuro ambiente de trabalho, permitindo-nos entrar em contato com as dificuldades e perspectivas colocadas por estas atividades.

Referências

LOPES, E. T.; SILVA, G. M.; BRITO, A. S.; SANTANA, R. O. Reflexões acerca dos professores de memória e opção pelo curso dos acadêmicos de licenciatura em química e licenciatura em geografia. In: II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008, Aracaju. Anais do II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008. P. 1-12

LOPES, E. T. A construção identidade na docência em Química. In: GOMES, C. M. S.; ENNES, M. A. (Org.). Identidades: teoria e pratica. Aracaju: Editora-UFS, 2008, v. 1, p. 140-152.

LÜDKE, M. e ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química professor/pesquisador. 3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de Formação Continuada do Professor de Química. Revista Química Nova, vol. 22, n.2. São Paulo Mar./Abril. 1999. QUADROS, A. L. et Al. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade

como docentes: um encontro com nossa memória. Ensaio pesq. Educ. Ciência, Belo Horizonte, vol. 7, n. 1, ago. 2005

Referências

Documentos relacionados

Dias antes do novo plano de RJ da Avianca Brasil, o Elliott procurou a Azul, procurando uma garantia de US$ 90 milhões para o pagamento antecipado do fundo, o que não foi

Para transformar o espaço habitado de forma positiva se inicia um projeto desafiador e extremamente empolgante, com ajuda de pessoas interessadas que buscam

Os Chefes de Estado e de Governo decidem lançar a primeira fase da União Económica e Monetária com a plena liberalização da circulação de capitais em 1 de julho de 1990 O Tratado

Em dezembro de 2015, foi realizado o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família: uma abordagem ao processo de trabalho do ACS, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão

DATA DE APROVAÇÃO: 26/10/2015 Ver: 02 Pg.: 6/6 CONTROLE DE COPIA: ELABORADOR: Luiz Artur Krause. APROVADOR:

O papel multiuso, livre de ácidos e lignina, cumpre as mais altas exigências de resistência ao envelhecimento e é perfeito para impressões fine art de alta qualidade em preto

Conforme já mencionado o Processo de Segurança contra Incêndio e Pânico (PSCIP) e pânico nas edificações quando relacionado a uma compatibilização de projetos,

Visando corrigir a redutibilidade média do sinter produto mediante a variação de sua granulometria, foi considerada a relação entre os resultados de redutibilidade obtidos nas