• Nenhum resultado encontrado

Tecnologia e inovação em bibliotecas de universidades (Biblioteca IE como estudo de caso)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnologia e inovação em bibliotecas de universidades (Biblioteca IE como estudo de caso)"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1

Tecnologia e Inovação em Bibliotecas de Universidades (Biblioteca IE como estudo de caso)

Autores:

Real Zoco, Belén (Universidade IE e Escola de Administração IE). Dr. Marcos Recio, Juan Carlos (Complutense University of Madrid). Dra. Marcos Blázquez, Amada (Universidade IE e Escola de Administração IE).

(2)

2

Tabela de Conteúdo

O que é o Instituto de Empresa (Escola de Administração IE e Universidade IE)?

A biblioteca serve para ensinar e pesquisar na IE.

Link do Programa de Estudos Permanece Eletrônico (reserva de cursos);

• Integração do Catálogo da Biblioteca, utilizando a caixa de pesquisa em

aprendizado;

Habilidade de adicionar aplicativo “Pesquisa Biblioteca IE” (IE Search Library);

Link de Literatura Eletrônica Permanente (reserva de cursos);

• Acesso a tais livros eletrônicos é concedido para um número ilimitado de

usuários.

Aplicações práticas da Biblioteca IE.

• Lentes do Google.

• Realidade Aumentada.

• Reconhecimento de Gestos (Layar, Myo, etc.)

• Internet das Coisas.

(3)

3

O que é o Instituto de Empresa (Escola de Administração IE e Universidade IE)?

A IE é uma instituição internacional dedicada a formação da elite empresarial com foco global, espírito de empreendedorismo e abordagem humanística. A IE possui uma equipe com mais de 500 professores que atualmente ensinam alunos de mais de 90 países por meio dos cursos de bacharelado da Universidade IE, programas de pós-graduação, doutorado e treinamento executivo em Educação Executiva.

O papel da Biblioteca IE é ser intuitiva, moderna e um negócio empreendedor cujo principal objetivo é de prover suporte à IE ao prover acesso às informações necessárias, além de facilitar a preservação e disseminação da mesma.

A IE possui duas sedes: A Escola de Administração IE, localizada em Madrid e a Universidade IE localizada em Segovia, através das quais todos os serviços são oferecidos. Para a totalidade do gerenciamento de um sistema de escalonagem integrada na internet, a Biblioteca IE conta com software de geração baseado em nuvem (WorldShare Management Services). O catálogo contém mais de 250 milhões de registros de bibliotecas Norte Americanas proeminentes e outras instituições e também 76.2 milhões de registros de bibliotecas ao redor do mundo, localizadas em 170 países.

O Software WorldShare Management Library Services permite que a IE pertença a uma rede global dedicada a melhorar a relevância da biblioteca por meio da cooperação e da economia com serviços compartilhados. Os Registros do Catálogo da WorldCat cresce através da cooperação de bibliotecas. Além disso, também promove recursos e experiências de bibliotecas na internet, unificação do gerenciamento tanto do usuário como da equipe da biblioteca e finalmente determinando o futuro com bibliotecas focadas em pesquisa. Na última década, a cooperativa investiu mais de US$ 130 milhões no desenvolvimento de novas soluções para a mudança das necessidades de bibliotecas.

Para a Biblioteca IE, nós devemos enfatizar que a informação tecnológica assim como especificamente a informação virtual e desafios da biblioteca digital aplicada, são áreas de conhecimento que são extremamente importantes para a inovação e sucesso do

(4)

4

ensino e da pesquisa na nossa organização. Estas são consideradas como ferramentas e técnicas poderosas para o gerenciamento efetivo, relacionamento contínuo entre cliente e biblioteca e cliente potencial com aplicação direta e acompanhamento dos resultados.

A Biblioteca no Ensino e na Pesquisa da IE.

Durante esta fase, especificamente para professores e pesquisadores, eles implementaram os seguintes serviços com o objetivo de facilitar o acesso à informação, por meio de tecnologias inovadoras, enquanto a biblioteca estava sendo construída online no campus.

O link permanente do programa do curso (reserva de cursos) que habilita o gerenciamento eletrônico de todos os materiais incluídos na bibliografia do programa e outros documentos considerados relevantes para o desenvolvimento da matéria.

Integração do catálogo da biblioteca utilizando a caixa de pesquisa, na edição eletrônica do programa do curso, o que permite sublinhar e destacar a leitura obrigatória e recomendada da matéria.

Também, para alunos, professores e pesquisadores tendo implementado os seguintes serviços:

Habilidade do usuário de adicionar o aplicativo “Biblioteca de Pesquisa IE” na página de login no campus online, oferecendo a habilidade de realizar pesquisas simples ou avançadas no catálogo da biblioteca.

Literatura eletrônica (reserva de cursos) por Link Permanente que permite o gerenciamento eletrônico de todos os materiais selecionados, que incluí aqueles no curriculum da literatura e todos os materiais que você considerar relevante para o desenvolvimento do curso ou programa além daquilo que pertence a Comunidade IE.

A partir da página contendo os resultados obtidos quando você realiza a pesquisa no catálogo, abra o documento escolhido tipo livro eletrônico (ebook) ao clicar no link “View Now” (Ver Agora) em um resultado particular, você vai ver que o acesso a tal

(5)

5

ebook é concedido para um número ilimitado de usuários. Isso é possível graças a aquisição de licença tipo MUPO (Licença Perpétua de Múltiplos Usuários) para cada ebook, o que assegura que o professo e o aluno ao mesmo tempo podem realizar consulta simultaneamente, sublinhar, imprimir e anotar em seus cadernos em sala de aula.

Com tudo isso, é possível integrar a biblioteca na sala de aula física, no campus virtual, blog, rede social, em apresentações como Prezi e todos os canais de disseminação de informação existente hoje assim como no futuro por meio do permalink (cópia permanente para esta página) existente no catálogo da Biblioteca do IE.

Aplicações práticas da Biblioteca IE.

Aqui, nós iremos explicar algumas das aplicações práticas que estão sendo utilizadas na Biblioteca IE, em conjunto com novas tecnologias inovadoras em termos de acesso a informação.

Entre estas, nos tentaremos:

• Lentes do Google;

• Realidade Aumentada;

• Reconhecimento de Gestos (Layar, Myo, etc.).

• Internet das Coisas

• Tecnologia Inovadora e Ferramentas de Marketing digital.

Com relação as lentes Google Smart, que foram criadas pela empresa Mountain View, este é um dispositivo (de vestir) com o qual nós somos capazes de permanecer conectados a internet enquanto aproveitamos do mundo a nossa volta.

(6)

6

É basicamente composto por uma lente, refletida pelo vidro, que cria uma pequena tela na porção superior direita do nosso campo de visão e a partir da qual nós podemos ver documentos em virtualmente qualquer formato: texto, mapas, vídeos, elevações, plantas baixas, fotos, etc. Você também pode gravar vídeos e fotos com a câmera embutida.

As lentes do Google nos permitem consultar o catálogo da Biblioteca IE e ler o texto completo das informações encontradas.

As lentes inteligentes nos permitem ouvir e ver os arquivos recuperados de periódicos a livros eletrônicos assim como digitalizar, imprimir, enviar por e-mail, compartilhar, adicionar marcação, salvar, e graças à inteligência artificial traduzido em muitos idiomas em tempo real. Em suma, um mundo de possibilidades.

De acordo com Forrester, as Lentes do Google serão o próximo Iphone em termos de usabilidade e posse.

O reconhecimento de gestos pode ser alcançado por meio do Detector de Movimento Leap, um dispositivo com o qual o usuário pesquisa a biblioteca de uma forma completamente nova. Os controladores de movimento Leap detectam como você move naturalmente as suas mãos e deixa você utilizar o computador de uma forma completamente nova. Notas, tours, virar a página, alterar o tamanho dos elementos na tela ... fazer coisas que sempre foram consideradas impossíveis e que agora são possíveis.

Com relação a realidade aumentada (AR), esta é a tecnologia que permite uma visão digitalmente ampliada do mundo real assim como prover ao usuário a habilidade de conectar com o conteúdo mais significativo da vida cotidiana e portanto, a Biblioteca. Com a câmera e os sensores do smartphone ou tablete, a realidade ampliada (Realidade Ampliada) adiciona camadas de informação digital – vídeos, sons, fotos, mapas – diretamente sobre os objetos que nos cercam.

O aplicativo Layar <http://www.layar.com/products/app/> para iOS, Android, BlackBerry e Lente Google, foram download utilizando o Criador Layar (Self Layar

(7)

7

Creator) para construir campanhas interativas da biblioteca, tal como uma carta com os serviços da Biblioteca.

Outro exemplo é o bracelete Myo Thalmic <http://youtu.be/Ch0XBGOVnT0> que utiliza os músculos para falar, o bracelete Myo para ouvir. Isso permite que você utilize a atividade elétrica dos seus músculos para controlar o seu computador , telefone ou outra tecnologia digital, como a Biblioteca IE remotamente. Com o movimento da mão, irá transformar a forma com a qual você interage com o mundo digital.

Finalmente, a antecipação do que está em alta é a computação baseada em gestos e a Internet das coisas. Um exemplo disso são os dispositivos existentes de percepção

sensorial expandida como as Lentes Google <

https://support.google.com/websearch/topic/25275?hl=es&ref_topic=1733205> que está atualmente disponível para que dispositivos reconheçam qualquer objeto utilizando fotos tiradas com um telefone celular. Além disso, traz os resultados das buscas, informações relacionadas e desenvolvimentos que são esperados com grande valor agregado aos serviços das bibliotecas.

O Marketing Digital não é um novo tipo de marketing mas faz referência ao marketing convencional implementado por meio de novas ferramentas baseadas na tecnologia da informação.

É importante combinar estas novas abordagens ao marketing com os formatos e os métodos que tem efeito comprovado ao longo dos últimos anos. De fato, a utilização conjunta de ferramentas online e offline em uma única campanha de marketing cria uma impressão mais duradoura dos valores da marca e, apesar da internet ser um meio indispensável de comunicação, que traz um bom retorno sobre o investimento, seria um erro depender exclusivamente da internet para a realização de todo o marketing, comunicação e publicidade da Biblioteca IE. A chave é encontrar a combinação de formatos que pode ser chamada de “composição de marketing”.

Novas opções de marketing estão aparecendo constantemente, e estas incluem o uso de hashtag, aplicativos e twitter. A sua utilização, juntamente com a publicidade convencional, é de grande interesse quando objetivar usuários jovens e não tão jovens

(8)

8

da Biblioteca IE, uma vez que eles permitem que nos apresentemos publicidade e produtos e serviços tipo “utilize ou venda” na biblioteca mais rapidamente, de forma mais econômica e intuitiva, enquanto monitorar sua eficácia.

Nós podemos expandir a informação que já conhecemos sobre as ferramentas de marketing digital na Biblioteca IE ao considerar as ferramentas de marketing digital conforme aplicada nos 4Ps na composição de marketing tradicional de serviços.

Não existem dúvidas de que as bibliotecas de universidades líder enfrentam um número crescente de desafios. Os usuários não são mais consumidores passivos de mensagens de publicidade, mas estão cada vez mais interessados em receber maiores informações por um meio que os permita interagir. O marketing na internet atualmente possui o melhor retorno sobre o investimento (ROI) de todas as formas de promoção comercial mas para torna-lo ainda mais eficiente é essencial não perder o foco da estratégia de marketing geral e de desenvolver projetos de marketing digital que se unam perfeitamente com outras formas mais tradicionais de marketing.

Para alcançar este feito, é importante estar totalmente familiarizado com o ecossistema da publicidade online, todos os tipos de publicidade disponíveis na internet e, acima de tudo, todos os ativos e campanhas de marketing de internet otimizadas para se obter os melhores retornos. Um mercado digital não deve ser desenvolvido em isolamento mas a partir da sua própria concepção ser projetado para se combinar completamente com o marketing tradicional da Biblioteca IE, para que nos ajude a alcançar os objetivos gerais estabelecidos.

Vale a pena salientar que algumas ferramentas são mais adequadas do que outras para o marketing eficiente in áreas diferentes (por exemplo, um jogo de propaganda poderá ser utilizado na promoção e publicidade assim como seu uso primário de ferramenta de branding). Nem todas as opções são adequadas para todos os serviços e produtos disponíveis na Biblioteca IE, devido a natureza do mercado alguns são mais apropriados que outros para uso com o público alvo que utilize um determinado produto ou serviço.

Para se otimizar a composição de marketing, consideração deve ser dada quanto a adequabilidade das ferramentas de marketing digital dependente dos grupos alvo para os

(9)

9

quais tais ferramentas são desenvolvidas, o tipo de organização e o mercado ou setores dos grupos aplicáveis.

O marketing digital facilita a aparência da personalização, participação (permissão de

marketing), contato par-a-par (multidirecional) e previsões modeladas

(contextualização). Além disso, existe uma melhoria no retorno sobre investimento (ROI).

1. A personalização faz referência a projetar produtos e serviços feitos ou providos

sob medida para atender as necessidades dos usuários ou consumidores. É baseado na aceitação de sugestões dos consumidores, dando a estes a opção de escolher, valorizando sua participação. Na Biblioteca IE nós possuímos exemplos como o serviço de chat, atenção online imediata para sugestões quanto a aquisições, o desenvolvimento de novos produtos em linha com suas sugestões e contribuições, etc.

2. Participação (ou permissão de marketing) requer que os clientes se envolvam

com a composição do marketing. Os consumidores são os protagonistas centrais graças ao poder que a tecnologia lhes confere. A Biblioteca IE utiliza / tira proveito disto e convida o usuário a ser outro membro do projeto da biblioteca, compartilhando suas experiências com outros clientes em potencial e atuando como embaixadores para a marca da biblioteca da universidade. A chave é o desenvolvido das configurações apropriadas, criando comunidades e recompensando a participação.

Um exemplo é a presença da Biblioteca IE na comunidade do Twitter onde a interação com usuários acontece.

Outra é a utilização do Flickr e YouTube para apresentar vídeos, treinamentos e fotos da Biblioteca IE a partir do ponto de vista do cliente. O usuário cuja contribuição receber o maior número de votos pode ganhar uma câmera doada por uma das entidades participantes, por exemplo.

(10)

10

3. A publicidade par-a-par faz referência as opiniões e recomendações passadas de

um usuário a outro. Envolve a socialização das mensagens de marketing, estabelecimento de confiança, facilitando o compartilhamento de informações. Um exemplo é o catálogo online, quando os clientes utilizam o mesmo, eles podem ganhar etiquetas para registros individuais, dessa forma, recomendando o item a outros usuários.

4. As previsões que utilizam a modelagem contextual nos permite analisar o

comportamento online dos clientes e outras partes interessadas. A informação compilada automaticamente é analisada para que a estratégia de marketing que seja relevante ao respectivo comportamento possa ser desenvolvida. Essa características possui influência direta na forma como as decisões são tomadas e gerenciadas na Biblioteca IE.

O marketing digital aplicado a Biblioteca IE nos permite aprender com os clientes e considerar as preferências dos clientes, enquanto respeitamos sua privacidade. Amazon e o Google fornecem modelos bem sucedidos de marketing digital com os quais as bibliotecas digitais tem muito a aprender.

Um dos erros mais comuns nas discussões de marketing digital é de achar que o mesmo está restrito exclusivamente a publicidade digital, mas nada está mais longe da verdade do que isso. Banners, intersticial, marketing por e-mail e vídeos microspot, anúncios ricos, blogs, cupons eletrônicos, podcast, e comunidades virtuais e mercados virtuais são tão populares como outros formatos de publicidade que a biblioteca pode utilizar.

É importante salientar que estas ferramentas não são apenas úteis para a publicidade por meio dos canais eletrônicos nos diversos formatos; elas também podem ser utilizadas para atender as necessidades da Biblioteca IE em todas as áreas de marketing. Trata-se apenas de uma questão de identificar o mais adequado para cada biblioteca de acordo com o seu mercado, competidores, setor e estratégia. Ao fazer tal, elas podem então serem combinadas com as ferramentas tradicionais para o marketing de produtos e serviços a fim de desenvolver uma combinação de marketing que irá levar a uma melhoria do ROI para o plano de marketing.

(11)

11

As ferramentas de marketing digital da Biblioteca IE utilizadas nas seguintes áreas relacionadas a Biblioteca são utilizadas: produto e marca, preço, distribuição e vendas, publicidade, promoção e comunicação.

Também considera as ferramentas digitais que fornecem informações sobre o mercado no qual nós estamos competindo e os usuários alvos nos quais o plano de marketing é focado para gerar as leads para trazer novos clientes. As ferramentas de monitoramento também são examinadas, uma vez que as ferramentas disponíveis e as medidas tomadas são de pouca utilidade se sua eficácia não for mensurada, para que melhorias possam ser feitas quanto a escolha de ferramentas e com a forma com a qual as mesmas são utilizadas.

Elas incluem o seguinte: segmentação eletrônica ou análise online da demanda, monitoramento eletrônico da competição utilizando knowbots, pesquisa de marketing da internet, pesquisas eletrônicas, painéis online e grupo de foco, datamining eletrônico/ armazenamento, melhoria online de dados offline, geomarketing online e WRM ou estabelecimento de perfis a partir do histórico de busca.

As ferramentas de monitoramento WebMetrics / análise de registro (atividade do servidor), sistemas de suporte de decisões de marketing, medição de audiência eletrônica, gerenciamento de relação eletrônica com o cliente (e-CRM), monitoramento online do retorno do marketing, modelos eletrônicos para rastreamento e análise para utilização ou vendas, GRPs eletrônicos.

Abaixo nós detalhamos, do ponto de vista da estratégia de marketing, as ferramentas disponíveis para que o marketing digital alcance os objetivos de marketing baseado nas tecnologias de informação.

1. Com relação aos produtos: marketing viral, modelos eletrônicos para definição de produto, teste de produtos online, catálogos eletrônicos, marketing de sistema de busca (SEM), sites de avaliação (posicionamento do mercado em websites de comparação), configuração do website do produto, portfólios eletrônicos e aprendizado de marketing eletrônico.

(12)

12

2. As seguintes ferramentas digitais estão disponíveis para a geração da marca: patrocínio eletrônico, websites interativos 2.0, alianças digitais / troca, imagem corporativa digital, Canal Corporativo IPTV, gerenciamento de domínio, apresentações eletrônicas (canal da marca de compartilhamento de slides), blogs, marketing com jogos online (jogos eletrônicos e m-games8), registros temáticos no Wikipedia, e otimização em sites de busca (SEO).

3. Com relação aos preços: sistemas de orçamento aberto 24x7, esquemas de fidelidade online (utilizando pontos), gerenciamento eletrônico de sobra, preços dinâmicos (utilizando Twitter e outras utilidades), alinhamento geográfico de preços, e-skimming, modelos eletrônicos de preços, e leilões eletrônicos.

4. Na área de distribuição: rastreamento eletrônico, pesquisa centralizada, gerenciamento eletrônico de estoque, franquias eletrônicas, merchandising eletrônico, marketing de afiliados e intermediários de informação, intermediação eletrônica, mediação cibernética, automação eletrônica, integração online de todos os canais, serviços integrados para intermediários / clientes.

5. As ferramentas digitais para s vendas incluem as seguintes: portais de comércio eletrônico, mercado de internet local, shoppings virtuais de varejo, chat do usuário, vendas em tempo real, gerenciamento eletrônico de clientes, sistemas de busca semânticos, serviço eletrônico ao cliente, suporte ao cliente online e serviço pós vendas, marketing por telefone eletrônico / chamadas pela internet, vídeo conferência, modelos eletrônicos para formulação de ofertas, gerenciamento digital da força de vendas.

6. As seguintes ferramentas são utilizadas na área de promoção do produto: gerenciamento eletrônico do ponto de uso ou ponto de venda, ponto digital da propaganda de compra, modelos eletrônicos para a promoção de produtos, páginas de chegada, micro sites promocionais, pesquisas eletrônicas e competições eletrônicas, cupons eletrônicos (cupons eletrônicos e cupons “m”), salva telas, papéis de parede e cursores animados, cartões eletrônicos e podcasts.

7. Entre as ferramentas utilizadas para a publicidade, nós encontramos: banners e barras laterais, intersticial, camadas e flyers, pop-ups , pop-unders, microspots e m-videos,

(13)

13

advertorial, marketing contextualizado (rede de conteúdo), mensagens de texto, marketing por e-mail, transações eletrônicas, anúncios ricos em mídia, marketing de mídia de central online e offline, marketing de proximidade.

8. Ferramentas de marketing digital para comunicação incluem: websites de acionistas (comunicação interna para funcionários (intranet), acionistas (internet) e distribuidores (extranet)), SMO (Aplicativo do Facebook), relações públicas eletrônico, utilização de redes profissionais como Xing, Plaxo LinkedIn, comunidades virtuais de negócios, grupos de notícias e novidades, aplicativos, listas de distribuição / Marketing RSS, chat com personalidades, lançamento eletrônico (lançamento de novos produtos, empresas e divisões online), eventos na internet (eventos eletrônicos), notas de imprensa eletrônicas, notas de mídia, e salas de imprensa eletrônicas.

Os primeiros passo para o planejamento do marketing digital consiste em realizar estudos de clientes e de mercado de acordo com o modelo tradicional de marketing. No nosso caso, o estudo foca nos usuários da Biblioteca IE, que serão referenciados como clientes.

Conclusão

A implementação de todos estes aspectos detalhados anteriormente, nos sugere fortemente a seguir com a onda de inovação em adição a atender os desafios das bibliotecas digitais em termos de conhecimento, tecnologia e um aumento da informação virtual nas universidades que irá, consequentemente, permitir que os clientes continuem a tomar as melhores decisões.

(14)

14

Bibliografia

1. American Library Association (ALA). Web. Retrieved 7 Aug. 2014, from

<http://www.ala.org>.

2. BLÁZQUES, A & MARCOS RECIO JC 2013, "Digital Marketing Tools

Applied to the IE Library" Marketing Library and Information Services II. Berlin, Boston: de Gruyter Saur, 2013. 345-360. Web. Retrieved 4 Aug. 2014, from

<http://www.degruyter.com/view/books/9783110281040/9783110281040.345/9 783110281040.345.xml>.

3. Forrester, Web. Retrieved 6 Aug. 2014, from

<http://www.forrester.com/Google+Glass+What+Marketers+Need+To+Know/fu

lltext/-/E-RES97141?isTurnHighlighting=false&highlightTerm=google%20glass> .

4. Instituto de Empresa, Web. Retrieved 7 Aug. 2014, from <http://www.ie.edu> .

5. KOTLER, P & ANDREASEN, AR 2008, Strategic marketing for nonprofit

organizations, 7th ed. Pearson Prentice-Hall. London [etc.], 259-272. International Edition.

6. KOTLER, P 2006, Dirección de Marketing, 12ª ed. Pearson Prentice Hall: 329.

7. Online Computer Library Center (OCLC) 2012, “WorldShare: supporting

libraries through a shared, scalable infrastructure”, OCLC eNew: Newsletter for Europe, Middle East & Africa, (26). Web. Retrieved 2 Aug. 2014, from

<http://www.oclc.org/fr/fr/community/enews/default.htm>.

8. POTTER, N 2012, The library marketing toolkit, Londres: Facet Publishing.

(15)

15

9. Social Science Research Network (SSRN). Web. Retrieved 4 Aug. 2014, from

<http://www.ssrn.com>.

10.ZEITHAML, VA.; BITNER, MJ; GREMLER, DD 2006, Services marketing:

integrating customer focus across the firm, 4th ed. McGraw-Hill/Interamericana de España. Boston.

Referências

Documentos relacionados

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

Uma vez que o APBG foi descrito recentemente e, em virtude da dificuldade de diagnóstico principalmente em biópsias incisionais, este manuscrito tem por objetivo

Porém, as narrativas dos diários reflexivos selecionados para essa análise não somente trouxeram a voz do aluno de modo reflexivo para que o professor também possa pensar com

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

a) Realizar entrevistas com duas empresas importadoras, sendo uma de equipamentos médico-hospitalares, para identificação de requisitos para desenvolvimento de um protótipo de

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do