• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 02/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 02/2020"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES – 02/2020

PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE INGRESSO NO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA – MESTRADO PROFISSIONAL

1 Abertura

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação torna públicas as condições que regem o Processo Seletivo para fins de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa), na modalidade Projeto de Cooperação entre Instituições - PCI - (Minter), a ser desenvolvido com a Associação Educacional e Cultural Mandacaru, em Simão Dias, SE, e em Caxias do Sul, RS, a partir do mês de fevereiro de 2021.

2 Inscrições

2.1. Período e local

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line de 15 de agosto a 09 de novembro de 2020, disponível na página do processo seletivo do Programa.

2.2. Taxa

O valor da taxa de inscrição para o processo seletivo do Programa é R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

2.3. Documentação

Os documentos necessários para inscrição no processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática são:

a) requerimento de inscrição devidamente preenchido em formulário on-line (link disponível na página do PPGECiMa);

(2)

b) curriculum vitae (CV) cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq;

c) cópia do diploma e histórico escolar de graduação (dispensados para egressos da UCS);

d) cópia do RG e CPF ou Carteira de Habilitação;

e) cópia de certidão de nascimento, casamento ou divórcio; f) uma foto 3x4;

NOTAS:

a) os documentos comprobatórios devem ser carregados no sistema ao preencher o formulário on-line;

b) não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta. Dados constantes do CV Lattes sem a devida comprovação não serão considerados.

c) contatos da Coordenação do Curso na Associação Educacional e Cultural Mandacaru – AECM:

Telefone: 75 3281 3022 WhatsApp: 75 988549787

E-mail: aecmandacaru@yahoo.com.br

Responsável Local: Décio Oliveira dos Santos

3 Vagas

Serão ofertadas 22 (vinte e duas) vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do Programa:

Linha de Pesquisa 1 – Fundamentos e estratégias educacionais no ensino de Ciências e Matemática,

Linha de Pesquisa 2 – Tecnologias, recursos e materiais didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

4 Seleção

O processo de seleção para ingresso no PPGECiMa será composto de duas etapas:

1ª. Etapa: Entrevista

A entrevista será realizada por videoconferência no dia 19 de novembro de 2020, com cada candidato(a) individualmente. Os horários e links das entrevistas serão publicados no site do PPGECiMa no dia 16 de novembro de 2020.

(3)

No momento da entrevista, o(a) candidato(a) deverá estar com o questionário, que está no anexo 1 deste documento, respondido e disponível em formato digital para ser compartilhado com a Comissão de Seleção.

2ª Etapa: Análise do currículo vitae

Esta etapa consiste na análise do currículo vitae do candidato, cadastrado na Plataforma Lattes, pela Comissão de Seleção. Os seguintes itens serão avaliados no currículo:

- titulação (peso 30%) - publicações (peso 35%)

- experiência profissional (peso 35%)

5 Seleção dos Candidatos

5.1 O processo de seleção será coordenado por uma Comissão de Seleção, constituída de professores do Programa, indicados pelo Colegiado do Programa.

5.2 A seleção dos candidatos considerados aptos a ingressar no Programa far-se-á por ordem de classificação, observada a pontuação final obtida nas etapas de avaliação e o número de vagas. A pontuação final, para efeitos de classificação, será composta da seguinte forma: 7,0 pontos (sete pontos) para a entrevista e 3,0 pontos (três pontos) para a análise do currículo.

5.3 Em havendo desistências, serão chamados os candidatos subsequentes, por ordem de classificação, até completar o número de vagas.

6 Divulgação dos Resultados

6.1 A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados será feita no dia 25 de novembro de 2020, na página do PPGECiMa.

7 Data e Local da Matrícula

A matrícula será efetuada de forma on-line, de acordo com orientações a serem divulgadas com os resultados do processo seletivo.

(4)

8 Cronograma EVENTO DATA Inscrição on-line https://www.ucs.br/site/pos-graduacao/ formacao-stricto-sensu/ensino-de-ciencias-e-matematica/ 15 de agosto a 09 de novembro de 2020

Divulgação dos horários das entrevistas 16 de novembro de 2020 1ª Etapa – Entrevista (por videoconferência) 19 de novembro de 2020 2ª Etapa – Análise Curricular (pela comissão

de seleção) 20 a 24 de novembro de 2020

Resultado final e homologação 25 de novembro de 2020

Matrículas Orientações divulgadas com o resultado doprocesso seletivo

Aula Inaugural 23 a 26 de fevereiro de 2021

9 Validade do Processo Seletivo

O processo seletivo, objeto do presente Edital, é válido somente para o ingresso da turma do Curso de Mestrado Profissional Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática com a Associação Educacional e Cultural Mandacaru, que terá início a partir de fevereiro de 2021.

Caxias do Sul, 14 de agosto de 2020.

Prof. Dr. Juliano Rodrigues Gimenez Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(5)

ANEXO I

QUESTIONÁRIO PARA APRESENTAR NO ATO DA ENTREVISTA DO CANDIDATO As questões contidas neste questionário devem ser respondidas pelo candidato previamente à entrevista do processo seletivo.

O documento contendo as respostas deve estar no formato digital para ser compartilhado com a Comissão de Seleção no ato da entrevista do processo seletivo, que será realizada por videoconferência.

Questionário

Nome do(a) candidato(a):__________________________________________________

1. O mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática está em estreita relação com os processos de ensino e de aprendizagem, investiga questões inquietantes da docência, buscando superar dificuldades e gerar novos olhares e fazeres em prol da educação. Nesse sentindo, apresente uma situação do contexto educacional onde você atua ou gostaria de atuar, seja essa uma dificuldade que gostaria de ultrapassar, interesse em temas a aprofundar ou em materiais didáticos a produzir.

2. Você poderia constituir uma proposta de pesquisa ou citar alguma temática que poderia ser desenvolvida no curso de Mestrado Profissional?

Referências

Documentos relacionados

Para fins de demonstrações contábeis, para as contingências classificadas com risco de perda provável, são constituídas provisões; para as contingências cujo risco

2- É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na página http://www.ufpel.edu.br/prppg/admin/uploads/docs/649546bc30.doc, no qual o(a)

Essa voz cáustica, que parece obcecada em meter o autor de ponta-cabeça num balde (ou, pior, na Boca do Inferno, em Cascais, local de suicídio recente), dá a entender que Fernando

cnpjEmp Sim VARCHAR (14) Deverá ser informado o CNPJ da loja a ser consultado timestamp Sim BIGINT Último Timestamp consultado.. data_inicial Não DATE Informar a data

Para criar este método, foi utilizado uma ontologia de mesmo domínio dos documentos, que permitiu o uso dos termos formais da ontologia, juntamente com seus

De natureza qualitativa, a presente pesquisa, do tipo explorató- ria e bibliográfica (GIL, 2008), inspirada em aspectos do “Estado da Arte” (TEIXEIRA; MEGID NETO, 2012),

Tendo em vista a grande população portadora da DRC, seu contínuo aumento na sociedade, os reflexos da doença na saúde bucal e a importância da atuação do odontólogo no tratamento

O arquivo PublicOfferingInvestmentIntentionCancellationResponse é enviado pela B3 ao Agente de Custódia para informar situação da solicitação de cancelamento de