• Nenhum resultado encontrado

MENSAGEM DO PRESIDENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MENSAGEM DO PRESIDENTE"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

PORTUGUÊS

2

Prezada família do futebol sul-americano:

Vivemos um momento extremamente difícil, não é necessário repeti-lo, mas hoje

também é um momento paradoxal. Por um lado, atravessamos um dos

momen-tos mais críticos da pandemia da COVID 19, mas ao mesmo tempo já podemos

ver uma luz no fim do túnel, com o intenso processo de vacinação em nosso

continente e no mundo.

Trata-se, portanto, de uma situação muito complexa, que exige nossa maior

con-centração e os mais estritos cuidados, visando manter a bola rolando na América

do Sul, sempre cuidando da saúde de todos. A experiência do ano passado nos

mostrou a enorme importância social e espiritual que nosso esporte tem nas

sociedades. O futebol foi e é um o bálsamo, foi e é uma injeção de ânimo

funda-mental para milhões de pessoas enfrentarem os desafios desta realidade

inespe-rada com maior integridade e otimismo.

O ano passado também nos confirmou que, em matéria de protocolos e medidas

sanitárias, estamos no caminho certo. No âmbito da CONMEBOL Libertadores,

CONMEBOL Sul-Americana e Eliminatórias para a Copa do Mundo, foram

reali-zados 38.000 testes de detecção do vírus entre setembro e janeiro, dos quais

99% tiveram resultado negativo. Mais recentemente, na CONMEBOL Libertadores

Feminina, foram realizados 2.792 exames, dos quais apenas nove foram positivos.

É um sucesso extraordinário, com níveis de eficácia na prevenção da doença

ain-da maiores do que os que mostram algumas vacinas. Não há razão para pensar

que essas estatísticas irão variar muito nas novas edições de nossos torneios,

desde que mantenhamos o cumprimento rigoroso das normas.

Gostaria de mencionar outro aspecto nada inferior. Em meio a uma pandemia

que pegou todo o planeta desprevenido, com economias em recessão e setores

inteiros devastados, a CONMEBOL distribuiu um valor recorde em prêmios em

2020. Esse esforço representou um fator chave para que o futebol sul-americano

possa superar à tempestade. Clubes e associações nunca foram tão cuidados.

MENSAGEM DO

(3)

PORTUGUÊS

3

E em 2021, a aposta é maior, porque temos a convicção de que o que o futebol

gera deve retornar ao futebol. Este ano, a CONMEBOL distribuirá cerca de USD

229,3 milhões em prêmios em todas as suas competições de clubes. É uma cifra

histórica, alcançada, devemos insistir, talvez na crise mais profunda que viveu

nosso esporte.

Com a alegria de poder fazer este anúncio, participamos hoje do sorteio da

CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana. Um trabalho

comple-xo e desafiador nos espera, mas no final da estrada a satisfação de um trabalho

bem feito também nos aguarda: entregar o melhor futebol do mundo a milhões

de sul-americanos.

Desejo boa sorte a todos os clubes que correm atrás da Glória Eterna e da Grande

Conquista. Que continuemos nos cuidando e cuidando do futebol, com unidade

e responsabilidade. Que sigamos acreditando sempre. Muito obrigado a todos.

Alejandro Domínguez

Presidente

(4)

PORTUGUÊS

4

Alcançamos um resultado negativo de 99,68% nos testes COVID-19 e 32.520 tes-tes realizados em jogadores, comissão técnica, oficiais da partida e árbitros nos 10 países e em 156 jogos correspondentes à CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sul-Americana e as Finais.

Não há melhor maneira de demonstrar a eficácia dos protocolos sanitários implan-tados pelo e para o futebol sul-americano do que deixar que os números demons-trem por si mesmos.

E vamos a eles:

O RETORNO SEGURO

DO FUTEBOL

SUL-AMERICANO

O ano de 2020 foi de grandes desafios e

superá-los envolveu desde a Comissão Médica, cuidando de cada detalhe, redo-brando esforços, promovendo a mais rígi-da disciplina, desenhando com criativirígi-dade protocolos de saúde nunca antes vistos no mundo do futebol, à conformação de uma Comissão COVID -19 de epidemiologistas especialistas para monitorar o avanço do vírus na América do Sul. Desde o início, a volta do futebol sul-americano priorizou a saúde de todos. E hoje, os números e o facto de termos sido a única Confederação do mundo que retomou suas competições sem alterar os formatos, mostram que a missão foi cumprida de forma mais do que satisfatória.

A BOLA VOLTOU A ROLAR E DE MANEIRA

MAIS SEGURA!

(5)

PORTUGUÊS 5

CONMEBOL Libertadores 2020

CONMEBOL Sul-Americana 2020

FINAIS ÚNICAS

92 partidas 60 partidas + de 4.000 Test RT-PCR (controlados en 5 días) + de 4.000 Testes RT-PCR (controlados em 5 dias) 1.511 Tests RT-PCR (controlados en 5 días) 1.511 Testes RT-PCR (controlados em 5 dias) CONMEBOL Libertadores 2020 16.681 Testes RT-PCR 10.328 Testes RT-PCR CONMEBOL Sul-Americana 2020

Desde a Nova Administração, a CONMEBOL vem batendo recordes e, com essas conquis-tas, a Comissão Médica não deixa dúvidas de que está ao nível desta equipe.

(6)

PORTUGUÊS

6

A CONMEBOL, como pioneira na implemen-tação do sistema tecnológico VAR, continua a apostar na formação dos nossos árbitros, em prol da justiça desportiva dentro do cam-po de jogo. É neste contexto que, desde 2021, lançamos o Seminário de Certificação VAR, que tem como objetivo a formação inicial de juízes na gestão da ferramenta tecnológica. Essas capacitações são ministradas a pe-dido das Associações Membro, que elegem seus colegiados representantes para que na CONMEBOL os instruamos, orientemos e ca-pacitemos de forma teórica e prática com o objetivo de receberem a certificação e homo-logação VAR - CONMEBOL ao final do curso. O mesmo foi desenvolvido no âmbito do pro-grama de “Assistência Integral à Arbitragem” (AIA) da CONMEBOL, que consiste em pres-tar apoio técnico e logístico às Associações Membro que necessitam capacitar e certificar seus árbitros na ferramenta VAR, bem como auxiliar na execução dos primeiros passos na implementação da tecnologia. Após este

primeiro impulso, as Associações Membro comprometem-se a continuar o processo de formação e implementação de forma indepen-dente, com apoio técnico através da Comissão de Arbitragem e da FIFA. Este programa tam-bém conta com o apoio do Departamento de Desenvolvimento da CONMEBOL.

A primeira edição do Seminário começou em março, com a participação de árbitros da Associação Paraguaia de Futebol (APF) e da Associação Uruguaia de Futebol (AUF). Foi composto tanto por oficinas teóricas virtuais, como por trabalhos práticos de campo e no Centro de Treinamento Tecnológico Arbitral (CETA) da CONMEBOL.

CERTIFICAÇÃO VAR

(7)

PORTUGUÊS

7

Os treinamentos presenciais realizados no CETA, um dos mais completos centros de des-envolvimento integral do mundo, levaram em consideração todos os cuidados e protoco-los da COVID-19. Os árbitros trabalharam nas cabines do VOR, com situações reais de jogo e desenvolveram exercícios de preparação física.

Diante do sucesso da primeira edição, a Federação Chilena de Futebol (FFCh) e a Federação Peruana de Futebol (FPF) também solicitaram a realização do seminário para seus árbitros. Com isso, demonstramos mais uma vez nosso compromisso com a profissio-nalização do nosso futebol, dando aos nossos representantes em campo as ferramentas necessárias para que sejamos reconhecidos como a Confederação que melhor utiliza o VAR, em benefício da justiça esportiva. Além disso, desta forma, mais árbitros da região po-derão ser indicados nos compromissos de eli-te de suas ligas e logo nos exigeneli-tes torneios da América do Sul.

(8)

PORTUGUÊS

8

CONTINUAMOS

AGREGANDO VALOR

ACREDITAR SEMPRE NOS IMPULSIONA

A CONTINUAR SOMANDO!

A equipe do Departamento Comercial e de Marketing tem trabalhado incansavelmente, com o firme compromisso de superar um ano de 2020 altamente atípico.

Os efeitos da pandemia da COVID-19 na eco-nomia e na sociedade levaram-nos a uma re-adaptação em todos os setores, e o futebol não foi exceção. No caso da CONMEBOL, a COVID-19 apresentou desafios técnicos e lo-gísticos sem precedentes.

Focados em continuar reinvestindo no fu-tebol, incorporamos novos

patrocinado-res e números que marcam novos recordes. Continuamos agregando valor aos nossos campeonatos e ao futebol sul-americano.

A CONMEBOL Libertadores e a CONMEBOL Sul-Americana agregam aliados e continuam crescendo

O maior evento esportivo da América do Sul, a CONMEBOL Libertadores, mais uma vez de-monstrou seu valor como marca e evento esportivo ao vender de todos os seus paco-tes comerciais. No caso da CONMEBOL Sul-Americana, MG Motor e PayRetailers unem-se à reconhecidas marcas globais que já acom-panham a CONMEBOL em suas competições e no desenvolvimento do futebol sul-ameri-cano. Ambas as marcas se tornaram patroci-nadoras oficiais da CONMEBOL Sul-Americana pelas próximas duas temporadas, até dezem-bro de 2022.

(9)

PORTUGUÊS

9

A CONMEBOL ganha terreno no Brasil com a SBT e a CONMEBOL TV

Em 2020, ano da pandemia, um dos grandes desafios ocorreu com a rescisão unilateral dos contratos pelos possuidores dos direitos te-levisivos (Globo TV-Brasil e DAZN). Sem hesi-tar, defendemos com firmeza os interesses da família do futebol sul-americano e imediata-mente adotamos medidas efetivas para abrir novas sociedades no mercado brasileiro. Em setembro do mesmo ano, a CONMEBOL assinou um acordo com uma das mais impor-tantes redes de TV Aberta do Brasil, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), para a cessão de

direitos de transmissão para o período de 2020 a 2022 da CONMEBOL Libertadores em território brasileiro.

Por outro lado, Claro e Sky, as maiores opera-doras de TV paga do Brasil, e que têm cerca de 12 milhões de clientes em todo o país, lançam o sinal TV CONMEBOL. As referidas e concei-tuadas marcas comercializam com exclusi-vidade, desde março de 2021, este produto, propriedade da Confederação Sul-Americana de Futebol no Brasil, produzido e programado pela Band Sports.

O acordo de distribuição será válido pelas próximas três temporadas, e os torcedores e apaixonados pelo nosso futebol terão aces-so e poderão desfrutar das melhores parti-das da CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sul-Americana, CONMEBOL Recopa e de todo o talento que se mostra nessas competições em território brasileiro.

Desde 2021, a CONMEBOL Sul-Americana está com um novo formato; aumentando em 50% as partidas a serem disputadas na competição e aumentando em 25% o valor a ser distribuído.

(10)

PORTUGUÊS

10

+27% DE AUDIÊNCIA: individual absoluta nos países de fala hispânica na América do Sul.

+ 65.7% de audiência no Facebook.

NÚMEROS QUE OFICIALIZA

NOVOS RECORDES

374.3

MILHÕES

PAÍSES

191

De pessoas na América do Sul disfrutaram e torceram como audiência na CONMEBOL

Libertadores 2020.

Recorde na transmissão da Final Única da Libertadores, que foi transmitida em 191 países, representando 99% da população, incluindo, aproximadamente, 7 bilhões de

(11)

PORTUGUÊS 11

EQUIPES

CLASIFICADOS

Uruguai

Bolívia

Guabirá Jorge Wilstermann

Paraguai

Independiente Emelec Melgar Metropolitanos

Argentina

Brasil

Lanús Ceará Sport Huancayo Newell’s Old Boys Corinthians River Plate Rosario Central Goianiense

Talleres Red Bull Bragantino Arsenal Athletico

Paranaense

Aucas 12 de octubre Aragua Bahia

Equador

Chile

Colômbia

Huachipato Deportes Tolima

La Equidad Palestino

(12)

PORTUGUÊS 12 Semana 11

IDA

16,17,18

DE MARÇO Semana 28

IDA

13,14,15

DE JULHO Semana 32

IDA

10,11,12

DE AGOSTO Semana 38

IDA

21,22,23

DE SETEMBRO Semana 14

VOLTA

6,7,8

DE ABRIL Semana 29

VOLTA

20,21,22

DE JULHO Semana 33

VOLTA

16,17,19

DE AGOSTO Semana 39

VOLTA

28,29,30

DE SETEMBRO Data 1 SEMANA 16

20,21,22

DE ABRIL Data 3 SEMANA 18

4, 5, 6

DE MAIO Data 5 SEMANA 20

18,19,20

DE MAIO Data 2 SEMANA 17

27, 28,29

DE ABRIL Data 4 SEMANA 19

11,12,13

DE MAIO Data 6 SEMANA 21

25,26,27

DE MAIO

CALENDARIO DA

COMPETIÇÃO 2021

FASE 1

OITAVAS DE FINAL

SEMIFINAL

QUARTAS DE FINAL

FINAL ÚNICA

FASES DE GRUPO Semana 44

6

DE NOVEMBRO

(13)

PORTUGUÊS

13

SISTEMA DE SORTEIO

FASE DE GRUPOS

CONMEBOL SUL-AMERICANA 2021

A. Para definir as cabeças de chave de cada

grupo, será utilizado o Ranking de Clubes da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021. As 8 ca-beças de chave serão as equipes classificadas nas 8 primeiras posições de acordo com o re-ferido ranking.

B. A segunda linha será composta pelas 8

equipes subsequentes do Ranking de Clubes da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021.

C. A terceira linha será composta pelas 8

equi-pes subsequentes do Ranking de Clubes da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021.

D. A quarta linha será composta por quatro

equipes provenientes da Fase 3 da CONMEBOL Libertadores (E1, E2, E3 e E4) mais as 4 equi-pes subsequentes do Ranking de Clubes da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021.

A FASE DO GRUPOS será disputada pelas equi-pes representantes da Argentina (6), do Brasil (6) e das 4 equipes perdedoras dos confrontos da Fase 3 da CONMEBOL Libertadores que se classificarão diretamente para essa fase, mais as 16 equipes classificadas da Primeira Fase da CONMEBOL Sul-Americana.

As 32 equipes (sendo 16 equipes classificadas diretamente e as 16 equipes classificadas da Primeira Fase), que se dividirão em 8 grupos de quatro clubes cada, irão competir na FASE DE GRUPOS.

A definição dos Potes para o sorteio que será realizado pela CONMEBOL seguirá os seguin-tes critérios:

(14)

PORTUGUÊS 14 LINHA A1, B1, C1, D1, E1, F1, G1, H1

Melhores posicionados no Ranking de CLUBES da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021 (as 8 primeiras posições, entre as equipes classificadas).

LINHA

A2, B2, C2, D2, E2, F2, G2, H2

Subsequentes melhores posicionados no Ranking de CLUBES da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021.

LINHA

A3, B3, C3, D3, E3, F3, G3, H3

Subsequentes melhores posicionados no Ranking de CLUBES da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021.

LINHA

A4, B4, C4, D4, E4, F4, G4, H4

E1, E2, E3 e E4 (eliminados da FASE 3) + subsequentes melhores posicionados no Ranking de CLUBES da CONMEBOL de 1º de fevereiro de 2021.

Na FASE DE GRUPOS, cada equipe jogará uma partida como local e uma partida como visi-tante contra cada uma das outras equipes do mesmo grupo.

O ganhador de cada grupo se classificará para a fase das OITAVAS DE FINAL.

(15)

PORTUGUÊS

15

Metodologia do Sorteio:

O Pote 1 será sorteado com as equipes que ocuparão a posição 1 dos grupos A ao H, que serão as cabeças de chave em cada um dos grupos.

Em seguida, prosseguirá o sorteio do Pote 2 (posição 2), que, por ordem de sorteio, com-pletará os grupos do A ao H respectivamente. Na sequência, as equipes serão sorteadas do Pote 3, que completarão a posição 3 de cada grupo na ordem de sorteio.

Por último, será sorteado o Pote 4 (po-sição 4), cujas equipes ocuparão a última linha em cada um dos grupos de A ao H, respectivamente.

Registra-se que dentro de um mesmo gru-po não gru-podem haver duas equipes do mesmo país, portanto, se forem sorteadas, passarão a ocupar o grupo seguinte e outra equipe será sorteada novamente para o grupo em questão.

EXCEÇÃO À REGRA: Quando as

equipes participantes do torneio vierem da FASE 3 da CONMEBOL LIBERTADORES, e sejam desconhe-cidas no momento do sorteio, será aceita a competição de dois clubes de um mesmo país no grupo.

(16)

PORTUGUÊS

16

Equipes participantes:

ARG Newell’s Old Boys (56)

ARG Talleres (178)

ARG Lanús (17)

ARG Rosario Central (43)

ARG Arsenal (65)

ARG Independiente (10)

BOL Guabirá

BOL Jorge Wilstermann

BRA Athletico Paranaense (24)

BRA Bragantino (sin ranking)

BRA Ceará (262)

BRA Corinthians (23)

BRA Atlético Goianiense (199)

BRA Bahia (67)

CHI Huachipato

CHI Palestino

COL Deportes Tolima

COL La Equidad

ECU Aucas

ECU Emelec

PAR 12 de Octubre

PAR River Plate

PER Melgar

PER Sport Huancayo

URU URUGUAY 1 (sin ranking)

URU URUGUAY 2 (sin ranking)

VEN Aragua (217)

VEN Metropolitanos (sin ranking)

E1 E2 E3 E4 POTE 1 POTE 2 Independiente ARG (10) Lanús ARG (17) Corinthians BRA (23) Ath. Paranaense BRA (24)

Emelec ECU (25) J. Wilstermann BOL (38) Rosario Central ARG (43) Newell`s Old Boys ARG (56)

Palestino CHI (62) Dep. Tolima COL (63)

Arsenal ARG (65) Bahia BRA (67) Melgar PER (71) La Equidad COL (99) Huachipato CHI (116) Sport Huancayo PER (122)

(17)

PORTUGUÊS 17 POTE 3 POTE 4 Guabirá BOL (172) Talleres ARG (178) 12 Octubre PAR (180) Aucas ECU (195) Atl. Goianiense BRA (199)

River Plate PAR (217) Aragua VEN (217)

Ceará BRA (262)

Bragantino BRA (sin ranking) Metropolitanos VEN (sin ranking)

URUGUAY 1 (sin ranking)

URUGUAY 2 (sin ranking) E1

E2 E3 E4

Uma vez finalizadas as partidas de volta da primeira fase da CONMEBOL Sul-Americana 2021, a CONMEBOL atualizará a circular com as equipes classificadas e a divisão dos potes.

(18)

PORTUGUÊS

18

PRÊMIOS POR FASE PARA CADA CLUBE POR PARTIDAS

COMO LOCAL

PRIMEIRA FASE

CLUBES ELIMINADOS

QUARTAS

FASE DE GRUPOS

OITAVAS

SEMIFINAIS

VICE-CAMPEÃO USD 2.000.000

USD 225.000*

USD 120.000

USD 600.000

USD 300.000

USD 500.000

USD 800.000

CAMPEÃO USD 4.000.000

(*) Além disso, as equipes finalistas receberão 25% da receita líquida da Final Única da CONMEBOL Sul-Americana 2021, caso a partida seja realizada com público.

(*) Não há viagem ao exterior Por partida como local

Por partida como local Por partido como local

Por partido como local Por partido como local

Que fiquem em 2º lugar em seu grupo

GERAR E REINVESTIR

(19)

PORTUGUÊS 19  





       





      





     





          



 

         ­€





 ‚ ƒ   







CONMEBOL APOIANDO O

RETORNO SEGURO DO FUTEBOL

TOTAL: USD 95,5 milhões

postos à disposição para o

retorno seguro do futebol

sul-americano.

(20)

PORTUGUÊS

20

PATROCINADORES

(21)

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Para tanto, organizamos o texto em três tópicos: 1 A morte na literatura infantil contemporânea, onde pretendemos traçar um breve painel das principais abordagens deste tema, a

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

3 Com o aparelho no modo DISCO, pressionar o botão USB/DISC para alternar entre USB/ DISCO/CARTÃO.. 4 Os comandos de reprodução são os

2/ Registra as operações especiais (com clientes e/ou com o Banco Central do Brasil) relativas a resgate interno de empréstimos externos, bem como suas reaplicações no

I - limite de crédito: até o valor suficiente para liquidação do saldo devedor das operações de que trata este artigo, apurado na forma dos incisos I, II e III do caput deste

Através do diagnostico também é feito o acompanhamento psicológico com os pais da criança e o agressor, tendo como intuito tanto em compreender o pai e, a

Os resultados obtidos indicam que no endividamento de CP das médias empresas existe uma relação positiva com as variáveis liquidez, benefícios fiscais para além da dívida,