• Nenhum resultado encontrado

Ao dormir bem restabelecemos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ao dormir bem restabelecemos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Março de 2018. Informativo gratuito do Residencial Tivoli Park • Mensal • Edição 128

DESTAQUES

Dormir bem é

fundamental para

o rendimento

no trabalho

Pág. 02

Golpistas estão

de olho no seu

Imposto de Renda

Pág. 03

Dia mundial

da água

Pág. 08

(2)

02

Diretoria: Anderson Pereira Pardim (Diretor Presidente), Alaide Machado Barana (Tesoureira) e Silvio Mott Neto (Diretor Social). Conselho Fiscal e Consultivo: Sergio Jurado Berlanga, Pedro Nolasco dos Santos Neto, Antonio Henrique A. Andrade,

Valeria Fernandes Crispi e Marcio Roberto Moreno.

Contato ADM: (15) 3231.4439 Coordenação Geral: Telma Cerqueira

Tel. Comercial: (15) 2104.0018 • E-mail Comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br Jornalista: Joellen Pereira

E-mail Redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br Diagramação: Mayra Freitas

Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 300 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco

15

2104.0018

ExpEdiEntE

Aldeia da Mata • Alphaville I • Alphaville II • City Castelo Giverny • Golden Park • Granja Olga • Ibiti • Ibiti Royal Lago da Boa Vista • Mont Blanc • Portal de Itu • Portella Sunset • Tivoli Park • Villa dos Inglezes • Vivendas do Lago

A

o dormir bem restabelecemos

as energias gastas durante um dia agitado, consolidamos as memórias do dia anterior, or-ganizamos o pensamento e exercitamos a criatividade, além de prepararmos o cére-bro para as atividades do dia seguinte. O sono de qualidade é fundamental também para manter a produtividade. E quando se trata do trabalho, isso se torna ainda mais relevante, afinal realizar uma infinidade de tarefas com sono diminui o rendimento e pode levar o profissional a cometer erros ou, até mesmo, sofrer acidentes.

Segundo pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR), a mé-dia da jornada de trabalho de executivos tem sido de até 13 horas. Em comparação aos dados de 2010, essa jornada teve um aumento de três horas. Intensas cobranças,

a agenda corrida, a sobrecarga de trabalho, o gradativo acúmulo de funções e o acirramen-to da competitividade são alguns dos motivos que, consequentemente, afetam a hora de dor-mir e acordar.

A redução do tempo ou a privação de sono pro-duzem efeitos danosos ao organismo, incluindo prejuízos cognitivos, mau humor, cansaço, inca-pacidade de concentração, dificuldade para to-mada de decisões, aumento de irritabilidade e da liberação do principal hormônio relacionado ao estresse, o cortisol. Dormir pouco também aumenta o risco de doenças, porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder às ameaças com eficiência. Doenças como obe-sidade, diabetes e hipertensão podem ser de-sencadeadas pela falta de sono em longo prazo. Portanto, é preciso ficar atento. Dormir pouco ou de forma inadequada, com a postura errada por exemplo, além de interferir no rendimento

das atividades diárias, podem agravar pro-cessos como contraturas, osteoporose e má circulação. Para um descanso com mais qualidade é importante reavaliar alguns hábitos. Manter a posição correta é um dos cuidados que pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical e favorecer o tempo de sono. O ideal é manter a coluna sempre alinhada com o tronco, a fim de me-lhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Para dormir, a posição mais indicada é a de lado, sendo aconselhável sempre utilizar dois traves-seiros: um para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. O outro deve ser usado entre os joelhos, que deverão estar preferencialmente semiflexionados.

Carta ao Morador

(3)

03

N

um momento em que as pes-soas estão muito preocupadas em relação à declaração do Imposto de Renda, é preciso muito cuidado com a atuação de golpistas. O alerta é feito pelo presidente da Associa-ção Nacional de CertificaAssocia-ção Digital (ANCD), Julio Cosentino. “Hackers e cibercriminosos se aproveitam dessas situações para enviar emails com mensagens falsas, atribuídas inclusive à própria Receita Federal, sempre com o interesse de fazer novas vítimas e cap-tar dados das pessoas”, adverte Cosentino. O programa gerador da declaração do Im-posto de Renda para 2018 pela internet, explica o presidente da ANCD, deve ser acessado com todo o cuidado por parte do contribuinte. Além das usuais demandas que o processo exige, o período é bem atrativo para os hackers, que enviam falsos números de protocolo, links, notificações de débito. A prevenção, diz Cosentino, continua sendo a melhor alternativa. “Por meio do uso de um certificado digital, a declaração e toda

essa rotina de declarar se torna mais fácil e se-gura. Com ele é possível fazer a declaração e, se houver algum problema ou erro, é simples fazer as retificações necessárias diretamente no for-mulário da Receita.

Automaticamente a Receita vai aferindo e cal-culando o imposto ou restituição de cada con-tribuinte”.

De acordo com Julio Cosentino, é muito im-portante lembrar que essas oportunidades são sempre vistas por mentes maldosas como meio de promover golpes. Por isso, todo cuidado é pouco. É preciso entender que o certificado di-gital exerce o mesmo papel de uma identificação eletrônica para pessoas físicas e jurídicas. “Aos que ainda têm dúvida sobre a eficiência do certi-ficado digital, cabe destacar que com ele se pode usar a declaração pré-preenchida, se pode acom-panhar o processamento da declaração, verificar as informações sobre as fontes pagadoras – o que evita o problema de omissão de lançamento por esquecimento -, se pode acessar a declara-ção de anos anteriores, é possível corrigir a de-claração atual de forma online, tudo num

am-biente digital, seguro e totalmente válido de acordo com os padrões da Receita Federal”.

Cuidados que se deve ter:

Phishing e redes sociais: Por meio de men-sagens e emails falsos, além de anúncios com malware, os golpistas captam dados do contribuinte. Por isso, baixe sempre progra-mas diretamente no site da Receita Federal e utilize seu certificado digital.

Desconfie também de mensagens com-partilhadas e que quase sempre falam de vantagens em relação à restituição ou paga-mento menor de imposto.

É preciso também manter sempre atuali-zado um bom programa antivírus.

O mais importante: se tiver dúvidas, opte sempre por acessar dados oficiais. Consul-te a Receita Federal diretamenConsul-te e eviConsul-te ao máximo achar que é possível haver algum tipo de vantagem em relação aos demais contribuintes. As regras do Imposto de Ren-da são iguais para toRen-das as pessoas.

(4)

04

T

odos os domingos, a Associação Cultural Pintura Solidária reali-za oficinas de pintura no Parque Campolim. No local, o participan-te adquire a participan-tela que custa R$ 20, colore os desenhos, e leva para casa. “É uma forma de proporcionamos um momento praze-roso, alegre e criativo a todas as pessoas”, destaca a presidente da associação, Vera Lú-cia Petrocchi. As oficinas acontecem todos os domingos no parque, sempre das 9h às 13h e todo o trabalho é acompanhado por arte-educadores e voluntários.

Levando arte e cores para todos os lugares, a Pintura Solidária também oferece oficinas em condomínios, oficinas em festas de ani-versário, em empresas, escolas e também a venda de produtos e peças decorativas. A revitalização de fechadas, com pintura em muros e calçadas são mais alguns dos

Pintura Solidária leva cores

para todos os espaços

(5)

05

serviços realizados. Esse trabalho gera renda própria para manter o projeto que tem como objetivo primordial promover gratuitamente ações culturais e artísticas nas instituições de assistência social de Sorocaba e região, cola-borando com o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Pintura em telas nos condomínios

Como funciona? A equipe de arte-educadores vai até o seu condomínio com todo material necessário (pincéis, tintas atóxicas, painéis, te-las, etc) e monta o espaço para as atividades. A criança escolhe o desenho que quer pintar, co-lore seu próprio quadro e leva para casa a obra, feita com o acabamento e os traços marcantes da Pintura Solidária. Cada quadrinho custa ape-nas R$ 20,00. Para contratar a oficina é preciso ter no mínimo 20 participantes por turma, com duração de 2 horas cada oficina.

O valor arrecadado nessas oficinas é revertido na aquisição de telas e materiais de pintura, que beneficiará o atendimento nas entidades de assistência social. Dessa forma, a garotada faz uma atividade educativa e artística e você ainda ajuda uma entidade.

Além das oficinas de pintura, a Pintura Soli-dária tem outros projetos de leis de incenti-vo. Este ano o público terá acesso ao projeto

‘Cores do Brasil’, aprovado pelo Ministério da Cultura para promo-ver exposição de quadros sobre o folclore brasileiro em Sorocaba e diversas cidades da região a par-tir do final deste mês de março.

Sobre a Pintura

Criada em 2003, a ‘Associação Cul-tural Pintura Solidária - Vamos Colo-rir a Vida’, é uma organização não governa-mental, entidade jurídica de Direito privado e sem fins lucrativos. Tem por finalidade a popularização da Cultura, da arte e do as-sessoramento às organizações de Assistên-cia SoAssistên-cial, principalmente no desenvolvi-mento de projetos de Arte e Cultura. Mais informações pelo telefone (15) 3233-6518 / (15) 9 9692-4622. A associação fica na rua Salvador Correa, 675.

(6)

06

Destinados para bebês e crianças, a Cata-pulta Editores acaba de divulgar seus 5 lan-çamentos de livros infantis para este início de 2018. As opções são variadas e os livros são lúdicos e tem como objetivo estimular a coordenação motora, inteligência e curiosi-dade das crianças. Abaixo, confira cada um dos lançamentos, que já estão disponíveis nas maiores livrarias do país:

Coleção A Floresta

Coleção Os Pets

Coloridos e sensitivos, a coleção traz o som dos animais e da flo-resta assim que a criança passar o dedinho em cima de cada ima-gem. Indicado para crianças aci-ma de um ano, os livros trazem imagens texturizadas com a pela-gem e os sons de cada bicho para

tornar a experiência ainda mais enriquece-dora para os pequenos.

Dinoformas

Criado especialmente para bebês a partir de 1 ano, o livro “Dinoformas” tem como obje-tivo estimular o tato, a visão, a curiosidade e

a inteligência dos pequenos. O livro é composto por 14 páginas com imagens coloridas forma-das por impressões digitais, além de introduzir as formas básicas, como quadrados e círculos para as crianças.

Lanternas de Papel

Aprenda a construir sua própria lanterna de pa-pel para deixar seu quarto ainda mais colorido! O livro “Lanternas de Papel”, da Catapulta

Edi-tores, traz 21 opções de design para os pequenos escolherem e produzi-rem sua luminária. Junto ao material gráfico do li-vro, já está incluso todo o material necessário para produzir a lanterna, como: estruturas para a lanterna, papéis estam-pados, de seda, moldes e mais detalhes.

O Guia Mais Completo

da Natureza.

Mini-aventureiros, este livro é perfeito e cria-do para eles. Com este guia, vários detalhes

da natureza serão descobertos, capacitan-do, então, todos a partirem para uma nova viagem em condições divertidas. Além de trazer informações completas sobre a fau-na e a flora, o livro vem com um kit aven-tureiro composto por: bússola, termôme-tro, apito e lupa. Assim, as crianças vão estar preparadas para qualquer situação.

Minha Própria Horta

Chegou a hora de botar a mão na terra e começar a montar uma hortinha dentro de casa. Com o lançamento “Minha Própria Horta”, as crianças vão se divertir plantando seus próprios vegetais, além de criar, desde cedo, o hábito da boa alimentação e a cons-ciência de cuidar bem da natureza. O livro traz todas as dicas para ter uma horta com-pleta e o kit vem completo com: pá, avental, luva e rastelo.

Todos os livros citados podem ser encontra-dos nas grandes livrarias do país, como Sa-raiva, Livraria Cultura, FNAC, entre outras. Os preços variam de R$ 49,90 a R$ 79,90. Mais informações sobre cada lançamento, você encontra no site www.catapulta.net.

Lançamentos: 5 livros infantis para 2018

(7)

07

(8)

08

D

ia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Na-ções Unidas (ONU) para cons-cientizar sobre a importância de utilizar este recurso natural de maneira responsável. De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, diariamente o organismo humano neces-sita de aproximadamente 1 litro a cada 35 kgs, variando de acordo com o clima do dia e idade da pessoa. Segundo Cintya, a água tem o papel fundamental de transportar di-versos nutrientes necessários no corpo. “Compondo mais de 60% de nossos corpos, a água participa de praticamente todas as funções, auxiliando, ainda, na eliminação de toxinas e filtração renal. Isso melhora até mesmo a aparência da pele, diminuin-do a ocorrência de celulites e rugas, sem contar que beneficiam as fibras de colágeno que sustentam a pele e precisam de água

para se renovarem”, comenta a nutricionista. De tal forma, a ingestão de líquido no decor-rer do dia é imprescindível, tanto por meio de alimentos, quanto bebidas. “Os alimentos que mais contém água são legumes, frutas, leite e carnes. Porém, essa não deve ser a única forma de hidratação, também devendo ingeri-la em sua forma pura, sucos e água de coco”, orienta. Uma dúvida que as pessoas costumam ter é se a água com gás também é considerada sau-dável. A profissional explica que, assim como a mineral, a com gás é uma importante alia-da à hidratação. “A diferença entre as duas é o fato da água com gás ter adição de dióxido de carbono, o qual se consumido em grandes quantidades pode causar irritação gástrica”, esclarece. Mesmo quando estamos sem sede, é aconselhável beber água,“em condições nor-mais, a sede é um bom lembrete da necessida-de necessida-de bebê-la. Porém, em situações especiais, como transpiração excessiva ou clima quente, a sensação de sede pode não acompanhar a

necessidade”, comenta. Quando a ingestão de água é insuficiente, o organismo pode apresentar sintomas de desidratação, como boca e pele seca, olhos fundos, cansaço, dor de cabeça, tontura, entre outros. Em casos graves, pode até evoluir para queda de pressão arterial, perda de consciência, con-vulsão, coma, falência dos órgãos e morte. “O organismo não é capaz de armazenar água, por isso a quantidade de líquido no corpo precisa ser constantemente reposta. Lembrando que, depois do oxigênio, a falta de água é o que mais afeta o organismo, que só suporta ficar sem água até, no máximo, dois ou três dias”, alerta. De acordo com Cin-tya, a água só é limitada em caso de hipo-natremia – nível baixo de sódio no sangue, o qual é diluído ainda mais na presença de água em excesso – insuficiência renal ou car-díaca. Também durante as refeições o ideal é ingerir pouco líquido, pois, se consumirmos mais de um copo, pode dilatar o estômago.

DiA MuNDiAl DA ÁGuA

Nutricionista explica os principais benefícios da

água ao metabolismo e os riscos da desidratação

Referências

Documentos relacionados

Essas contribuições permitem verificar como os estudos apresentados no Tema III do 22º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental estão relacionados à hierarquia

5.9 O candidato que desejar concorrer por reserva de vaga para negro (preto/pardo), deverá declarar essa condição no Formulário de Inscrição e, caso aprovado, deverá comparecer

Na nossa amostra não se observaram reações adversas significativas a vacinas vivas atenuadas em portadores de SDG/SD22q11.2, incluindo em crianças com moderada linfo- pénia de

Colares (2004) desenvolveu um estudo no Distrito de Irrigação Morada Nova com o objetivo de avaliar as eficiências de aplicação e de uso da água em algumas

PARA LANTERNA

Sem esses dados, a Autoridade não pode completar a reavaliação da segurança do sorbato de cálcio como aditivo alimentar e, consequentemente, não se pode

O Senai DN poderá dispor do conteúdo submetido ao DESAFIO SENAI DE PROJETOS INTEGRADORES sem restrições, incluindo, mas não se limitando a, usar, editar,

PROTEC TRATAMENTO DE TRINCA PROTEC TAPA FURO E REPARO COMPLEMENTOS REPARO DE TRINCA E FURO Massas especiais para reparos e tratamento de superfícies. • Pintura posterior: base