• Nenhum resultado encontrado

FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Vice-Presidente Administradora Editor Design e composição;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Presidente Vice-Presidente Administradora Editor Design e composição;"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

2

FICHA TÉCNICA

Instituto Nacional de Estatística

Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas 2015

Presidente

Osvaldo Monteiro dos Reis Borges

Vice-Presidente

Celso Hermíno Soares Ribeiro

Administradora Goreth de Carvalho

Editor

Instituto Nacional de Estatística Av. Cidade de Lisboa, nº 18, Cx. Postal 116, Praia

Tel.: +238 261 38 27 * Fax: +238 261 16 56 * Email: inecv@ine.gov.cv

Design e composição;

Divisão de Difusão, Instituto Nacional de Estatística

© Copyright 2013

Instituto Nacional de Estatística

Apoio ao utilizador: Divisão de difusão Av. Cidade de Lisboa, nº 18,

Cx. Postal 116, Praia

Tel.: +238 261 38 27 * Fax: +238 261 16 56 * Email: difusao.ine@ine.gov.cv

(4)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 3

SINAIS CONVENCIONAIS

- Resultado Nulo … Dado confidencial N.º Número # Efectivo % Percentagem

Nota. Por questões de arredondamento, os totais podem não corresponder à soma das parcelas.

SIGLAS E ABREVIATURAS

CAE Rev.1 Classificação das Actividades Económicas, primeira revisão

COOP Sociedades Cooperativas

DP Despesa com o Pessoal

Empr. Empresas

ENI Empresas em Nome Individual

EP Empresas Públicas

FJR Forma Jurídica

Fornec. E Serv. Ext. Fornecimentos e Serviços de Externos

FSE Fornecimento e Serviço Externos

IAE Inquérito Anual às Empresas

NPS Número Pessoas ao Serviço

Outras Indefinidas

Prestaç. de Serv. Prestação de Serviço

PS Prestação de Serviço

SARL Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada

SPQ Sociedade por Quota

Vendas Mercad. Vendas de Mercadorias

(5)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 4

INFORMAÇÃO DISPONÍVEL E NÃO PUBLICADA

A informação estatística divulgada nesta publicação corresponde a um resumo dos resultados preliminares, sobre as empresas de todos os ramos de actividade referente ao Inquérito Anual às Empresas de 2015. Este inquérito permite fornecer informação estatística, com maior desagregação quanto às variáveis inquiridas e publicadas, de acordo com as necessidades específicas de cada utilizador.

Os resultados poderão ser fornecidos aos utilizadores, mediante pedido específico para o efeito, em suporte papel ou electrónico, a nível da Ilha, Forma Jurídica, Organização da Contabilidade e Actividade Económica Principal a dois dígitos.

Por último, deve salientar-se que toda a divulgação dos dados submete-se às normas que regem o Sistema Estatístico Nacional – SEN, Lei 35/VII/2009 de 02 de Março, das quais se destaca o respeito pelo segredo estatístico, que garante a salvaguarda dos dados individuais dos respondentes.

(6)

___________________________________________________________________________________________________

Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 5

INDICE

NOTA INTRODUTÓRIA ... 6 QUADRO INSTITUCIONAL ... 7 EQUIPA TÉCNICA ... 7 EQUIPA DE TERRENO ... 8 NOTAS METODOLÓGICAS ... 9

ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULATADOS ... 17

SÍNTESE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS ... 18

(7)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 6

NOTA INTRODUTÓRIA

As estatísticas empresariais, são a principal fonte de informação para as contas nacionais, o que justifica, em grande medida, a necessidade de realização anual dos Inquéritos Anuais às Empresas.

O resultado do Inquérito Anual às Empresas (IAE), ora disponibilizado, refere-se ao ano económico 2015 e corresponde à décima primeira publicação dos dados de empresas, realizada pelo Instituto Nacional de Estatística.

A amostra para o IAE 2015 foi extraída do Ficheiro de Unidades Estatísticas (FUE), actualizado das fontes administrativas e dos diversos inquéritos às empresas realizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Os trabalhos de amostragem, recolha, digitação, tratamento e análise dos dados estiveram sob a coordenação do Serviço de Estatísticas Empresariais, do Departamento das Estatísticas Económicas e Empresariais (DEE).

A necessidade de actualização do FUE, lista a partir da qual é constituída a base de amostragem para a selecção da amostra dos IAE, e de outros inquéritos conjunturais e/ou estruturais realizados junto das empresas, são a razão principal que justifica a pertinência da realização pelo INE, dos Inquéritos Anuais às Empresas.

O Inquérito Anual às Empresas de 2015 é de âmbito nacional, de natureza económica e financeira e constitui a fonte de informação estatística das empresas, tendo como objectivo conhecer a sua estrutura, evolução da actividade empresarial bem como produzir informação de base para a elaboração das contas nacionais, para outros usuários e ainda servir de suporte na concepção de medidas de planeamento e tomada de decisão sobre o sector empresarial Caboverdiano.

Assim, para disponibilizar informações às Contas Nacionais, aos operadores económicos e demais utilizadores e também para a actualização do Ficheiro de Unidades Estatísticos (FUE), o INE realizou o Inquérito Anual às Empresas 2015, cujos aspectos metodológicos são de seguida apresentados.

Agradecemos de forma especial às 4.418 empresas que colaboraram connosco, tornando viável o projeto, elevando assim a taxa de resposta acima dos 90%. Igualmente, agradecemos a Direção Geral de Contribuições e Impostos, pelo continuado apoio que vem dispensando ao INE.

Os Agradecimentos estendem-se, também, às associações representativas da classe empresarial, designadamente as Associações Comerciais e as Câmaras de Comércio.

(8)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 7

QUADRO INSTITUCIONAL

O Inquérito Anual às Empresas 2015 foi realizado pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde durante o segundo semestre do ano 2016. Para o Inquérito Anual às Empresas 2015 foi criada uma Célula de Execução, sediada no Departamento das Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços, integrando técnicos do Serviço de Estatísticas das Empresas e de outros serviços do INE envolvidos na produção de estatísticas económicas.

A Célula de Execução teve a responsabilidade de conceber, organizar e executar o Inquérito Anual às Empresas 2015 e dispunha de cinco (05) Unidades orgânicas, a saber:

 Metodologia, Operações de Recolha, Tratamento e Análise;

 Informática;

 Difusão e Sensibilização;

 Apoio Jurídico e,

 Administrativa e Financeira.

EQUIPA TÉCNICA

O Inquérito Anual às Empresas 2015 contou com uma equipa técnica composta pela coordenação geral, coordenação técnica, coordenação das operações de recolha no terreno e serviços de apoio, a saber:

 2 Coordenadores Gerais (Presidente e Vice-Presidente do CA do INE);

 1 Coordenador Técnico e das Operações de Terreno (Coordenador do Serviço das Estatísticas Empresariais);

 3 Técnicos da Unidade de Metodologia, Operações de Recolha, Tratamento e Análise;  2 Técnicos da Unidade Informática;

 3 Técnicos da Unidade de Sensibilização e Difusão;  1 Técnico de Apoio Jurídico e,

(9)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 8

EQUIPA DE TERRENO

O Inquérito Anual às Empresas 2015 contou com uma equipa de terreno de 89 agentes; dos quais, 68 agentes inquiridores e 11 agentes supervisores recrutados, e mais 10 técnicos do INE que reforçaram a equipa de supervisão, de acordo com a seguinte repartição dos agentes de terreno por ilhas.

Ilha Agentes de Terreno Totais

Inquiridores Supervisores Santo Antão 5 2 7 São Vicente 13 3 16 São Nicolau 3 1 4 Sal 10 2 12 Boa Vista 3 1 4 Maio 1 - 1 Santiago 28 10 38 Fogo 4 2 6 Brava 1 0 1 Cabo Verde 68 21 89

A Formação dos inquiridores e supervisores teve duração de uma semana e aconteceu em 4 pôlos a saber:

1. O pôlo de São Vicente para os agentes de S. Vicente e Santo Antão; 2. O pôlo de Sal para os agentes do Sal, Boavista e São Nicolau;

3. O pôlo de Praia para os agentes de toda a ilha de Santiago e do Maio; 4. O pôlo de Fogo para os agentes do Fogo e da Brava.

(10)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 9

NOTAS METODOLÓGICAS

Descrevem-se seguidamente os principais objectivos e aspectos metodológicos do Inquérito Anual às Empresas referente ao ano económico de 2015.

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECIFICOS

O Inquérito Anual às Empresas 2015 visou actualizar o Ficheiro de Unidades Estatísticas e os indicadores característicos do tecido e da actividade empresarial em Cabo Verde e, em específico:

 Disponibilizar informação estatística detalhada e de qualidade para as Contas Nacionais;

 Fornecer informação detalhada para a atualização do Ficheiro de Unidades Estatísticas;

 Analisar o desenvolvimento regional e nacional das empresas;

 Disponibilizar aos utilizadores, estatísticas detalhadas sobre a actividade empresarial e,

 Actualizar o manancial dos indicadores sobre a actividade empresarial, bem como fornecer elementos para a elaboração de uma central de balanços.

ÂMBITO E COBERTURA

De observação

Foram observadas as empresas activas em 2015, existentes em Cabo Verde de acordo com o Ficheiro de Unidades Estatísticas do INE.

Geográfico

Ao nível geográfico o Inquérito Anual às Empresas 2015 teve cobertura nacional, sendo assegurada a representatividade ao nível de todas as Ilhas.

(11)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 10

De Actividade

O Inquérito Anual às Empresas 2015 abrangeu as unidades económicas que caem no âmbito das seguintes secções da CAE CV-Rev.1:

 A - Agricultura, produção animal, caça e silvicultura, Excepto avicultura;  B - Indústrias extractivas;

 C - Indústrias transformadoras;

 D - Produção e distribuição de electricidade, de gás e de água;

 E - Captação, tratamento e distribuição de água, saneamento, gestão de residuos e despoluição;

 F - Construção;

 G - Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos;  H - Transportes e armazenagem;

 I - Alojamento e restauração (restaurantes e similares);  J - Actividades de informação e de comunicação;  K - Actividades financeiras e de seguros;

 L - Actividades imobiliárias;

 M - Actividades de consultoria científica e técnicas esimilares;  P – Educação;

 Q - Saúde humana e acção social;

 R - Actividades artisticas, de espectáculos, desportivas e recreativas;  S - Outras actividades de serviços.

MÉTODO E O PERÍODO DE RECOLHA

A recolha foi feita através do método de entrevista directa. O período de recolha no terreno foi em Julho e Agosto de 2015, mas o trabalho de controlo de cobertura, tendo em conta que, era preciso garantir a exaustividade do inquérito junto das empresas com contabilidade organizada, prolongou-se até o Novembro de 2015.

(12)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 11

TIPO DE INQUIRIÇÃO

O Inquérito Anual às Empresas de 2015 foi realizado por amostragem e de forma exaustiva, de acordo com os seguintes parâmetros:

Exaustiva

 Empresas com contabilidade organizada;  Empresas com mais de 20 pessoas ao serviço;  Empresas que tenham escalão de forma jurídica 3.

Amostragem

 Empresas sem contabilidade organizada;

 Empresas com menos de 21 pessoas empregadas;

 Empresas que tenham escalão de forma jurídica diferente de 3.

VARIÁVEIS DE ESTRATIFICAÇÃO

Para efeitos de selecção da amostra do IAE 2015, o universo de referência foi estratificado pelo cruzamento das seguintes variáveis:

 Localização geográfica;

 Tipo de Organização de Contabilidade;  Forma Jurídica;

 Actividade Económica;

(13)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 12

DIMENSÃO DA AMOSTRA E SUA REPARTIÇÃO

A dimensão da amostra para o Inquérito Anual às Empresas 2015 foi de 4.418 empresas obtida segundo a fórmula que se segue:

  2 2 1 2

)

ˆ

(

t h h L h h h h

s

N

z

X

b

s

N

N

n

Onde: o

h

– Índice do estrato; o

n

– Dimensão da amostra;

o

s

h – Desvio - padrão da variável de estudo no estrato h;

o

n

h – Dimensão da amostra no estrato h; o

N

h– Dimensão do universo do estrato h; o

N

– Dimensão do universo global;

o

z

– Normal reduzida correspondente ao nível de confiança pré-estabelecido; o

b

– Margem de erro admitido;

o

t – Estimativa do valor total da variável do estudo.

Repartição da amostra

A repartição da amostra pelos estratos não exaustivos foi efectuada através da repartição “Óptima de Neyman” e a variável de distribuição ou de estudo considerada foi o “Número de Pessoas Empregadas ”.

n

S

N

S

N

n

h H h h h h h h

 

1

(14)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 13

Selecção da amostra

A selecção da amostra foi realizada de modo independente em cada estrato, por um processo de selecção aleatória dentro de cada estrato de acordo com a probabilidade

P

hde selecção dentro do estrato. Onde:

 

0;1   h h h N n P

PRINCIPAIS ESTIMADORES

Total da variável X no estrato h:

   

h i nh i hi h n i i hi h h h

x

P

x

n

N

t

1 1

1

ˆ

Total da variável X, por agregação dos Lestratos:



    

h L h n i i hi h L h h h

x

P

t

t

1 1 1

1

ˆ

ˆ

Média da variável X no estrato h:

h n i hi h

n

x

x

h

1

ˆ

Variância da variável X no estrato h:

1

)

(

ˆ

2 2

h h h h

n

x

x

S

i

Variância do total da variável X no universo:

            L h h h h h h L h h L h h est n S N N n t V t V t V 1 2 2 1 1 1 ) ˆ ( ) ˆ ( ) ˆ (

Variância da variável X no universo:

          L h L h h h h h h n S N N N n N t X V 1 1 2 2 2 1 ) ˆ ( ) ( ˆ

(15)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 14

VARIÁVEIS DE OBSERVAÇÃO

O questionário utilizado na recolha envolve variáveis visando a obtenção das informações sobre:  Identificação e Localização;

 Situação perante a actividade e o comércio externo;  Ano de início de actividade e de constituição;  Tipo de organização da contabilidade;

 Personalidade jurídica;

 Montante e distribuição do capital social;

 Actividades económicas principal e secundárias;  Pessoas Empregadas;

 Pessoas empregadas com acesso às TIC;

 Nacionalidade do responsável máximo da empresa;

 Caracterização dos accionistas ou proprietários da empresa e,  Mapas contabilísticos das empresas com contabilidade organizada.

CONCEITOS BÁSICOS

Amostra

É todo o conjunto não vazio e com menor número de elementos do que o universo. Neste caso, corresponde ao conjunto das 4.418 empresas seleccionadas para o IAE 2015.

Amostragem

É a parte de estatística que estuda os métodos de seleccionar amostras representativas da população e o modo de extrapolar os resultados recolhidos para a população (universo).

Base de Amostragem

É uma listagem com a identificação das empresas que entram no processo de amostragem. Qualquer empresa constante desta listagem possui a probabilidade conhecida e não nula de ser seleccionada para a amostra.

(16)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 15

Amostragem Aleatória Estratificada

A estratificação consiste em decompor a população em grupos homogéneos chamados de Estratos, em que cada unidade pertence a um e um só estrato e extrair uma amostra aleatória independente em cada estrato. A amostra estratificada é constituída pelos elementos seleccionados nos diversos estratos.

Empresa

É uma entidade correspondendo a uma unidade jurídica ou ao mais pequeno agrupamento de unidades jurídicas ou institucionais, dotada de autonomia de organização e de decisão na afectação de recursos às suas actividades de produção, exercendo uma ou várias actividades, num ou vários locais e que sejam fixas, visíveis, registadas ou não.

Actividade Económica

Combinação de factores produtivos (mão de obra, matérias primas, equipamento, etc.), com vista à produção de bens e serviços para terceiros.

Actividade Económica Principal

Entende-se a actividade que representa a maior importância no conjunto das actividades exercidas pela actividade económica. A determinação da actividade económica é feita com base nos seguintes critérios:

1. Volume de Negócios 2. Pessoal Empregado 3. Produção

Actividade Económica Secundária

Corresponde a uma actividade produtora de bens ou serviços para terceiros diferente da actividade principal. As actividades - principal e secundária - são, em geral, exercidas com o apoio de diversas actividades auxiliares (ex. contabilidade, serviços administrativos, reparação, armazenagem, etc.).

(17)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 16

Número de trabalhadores da Empresa

Entende-se o número de pessoas que, no período em referência, participaram efectivamente na actividade da empresa, independentemente do vínculo que tenham, quer recebam ou não um salário.

Inclui: Pessoas temporariamente ausentes em 2015, para férias, maternidade, conflitos de trabalho, formação profissional, doenças e acidentes de trabalho de duração igual ou inferior a um mês. Inclui ainda os trabalhadores de outras empresas que se encontram a trabalhar na empresa sendo aí directamente remunerados.

Não inclui: Trabalhadores a cumprir o serviço militar, em regime de licença sem vencimento, em desempenho de funções públicas (vereadores, deputados, …), ausentes por doença ou acidente de trabalho de duração superior a um mês. Não inclui trabalhadores com vínculo à empresa e deslocados para outras empresas, sendo remunerados por essas mesmas empresas.

Pessoal Remunerado

Entende-se o pessoal que participa efectivamente na actividade da empresa /estabelecimento, recebendo por este facto uma soma fixa pré-determinada, em dinheiro ou em géneros.

Pessoal não remunerado

Entende-se o pessoal que participa efectivamente na actividade da empresa sem receberem uma remuneração regular, isto é, uma soma fixa a troco do seu trabalho.

Empresa em Nome Individual

Todo o património do empresário em nome individual responde pelo cumprimento das suas obrigações sociais, quer se trate de valores afectos ao exercício de actividade ou não. Como tal a responsabilidade do empresário em nome individual é ilimitada.

Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada

Nestas sociedades, os sócios estão isentos de responsabilidade pessoal: nunca respondem como tal, perante os credores da sociedade, que só se podem pagar pelos bens sociais.

(18)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 17

Sociedade por Quotas

São sociedades comerceia que se caracterizam pela divisão do capital em quotas, pela responsabilidade social face a terceiros e pela responsabilidade solidária de todos os sócios pelas prestações devidas à sociedade por algum ou alguns de outros associados, por força da não realização integral das suas quotas.

Sociedade Unipessoal Por Quota

As sociedades por quotas unipessoais caracterizam-se pela existência de uma só cota pertencente ao sócio único. Pelas dívidas contraídas no exercício da actividade da sociedade, respondem apenas os bens sociais.

Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada

Uma companhia ou Sociedade Anónima tem o capital dividido em acções subscritas ou adquiridas.

Empresa Pública

Organismo colocado sob tutela do Estado que detêm a sua prioridade maioritária e integral, e cuja actividade é orientada para a produção de bens e serviços destinados a venda a um preço que tende, pelo menos, a cobrir o seu custo.

Estabelecimento

Corresponde a uma empresa ou parte de uma empresa (fabrica, armazém, loja, oficina etc.) situada num local topograficamente identificado. Nesse local ou a partir dele exercem-se actividades económicas para as quais uma ou mais pessoas trabalham por conta de uma mesma empresa.

ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULATADOS

Em 2015, o setor empresarial Cabo-verdiano era constituído por 9.403 empresas ativas (218 empresas ativas a mais do que em 2014), representando um aumento de 2,4 % face a 2014.

O setor empresarial ocupava 53.839 pessoas (1.315 pessoas empregadas a mais do que em 2014), representando um aumento de 2,5 % face a 2014. Para este aumento, destaca-se o

(19)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 18

contributo do setor de Hotelaria e Restauração que apresentou uma evolução positiva para o número de pessoas empregadas pelo setor empresarial de 5,2 % (529 pessoas a mais do que em 2014).

O volume de negócios gerado para o total da economia ultrapassou os 251 milhões de contos (7.936.840 contos a mais do que em 2014), crescendo 3,3 % face a 2014. Para este aumento, destaca-se o contributo do setor de Hotelaria e Restauração que apresentou uma evolução positiva para o volume de negócios, gerando pouco mais de 33 milhões de contos em 2015 (11.306.082 contos a mais do que no ano económico de 2014).

O Comércio foi a atividade que concentrou o maior número de empresas (46,7 %) e de pessoas empregadas (22,8 %), sendo também este setor que mais contribuiu para o volume de negócios (36,6 %).

A Hotelaria e Restauração foi segunda a atividade que concentrou o maior número de empresas (15,3 %) e de pessoas empregadas (20,0 %), sendo também este setor o segundo que mais contribuiu para o volume de negócios (13,2 %).

A assimetria entre as Ilhas é visível nas estatísticas empresariais, onde há uma grande concentração da actividade empresarial nas Ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista. Isto é, cerca de 78,4 % do total de empresas activas em 2015 estão nessas 4 Ilhas, ocupando 91,8 % do total de pessoas empregadas e acumulando 97,2 % do volume de negócio gerado para o total da economia Cabo-Verdiana.

O efetivo das empresas com contabilidade organizada aumentou 0,4 % (33 empresas activas a mais do que em 2014) o que demostra tendência para uma maior organização do tecido empresarial Cabo-verdiano.

As empresas em sociedades aumentaram 1,5 % (134 empresas activas a mais do que em 2014), o que pode significar uma redução da informalização do tecido empresarial.

SÍNTESE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS

Síntese dos principais resultados por ilhas

O quadro 1 a seguir indica uma nítida concentração de empresas nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista que somam 78,4 % do efectivo total de empresas activas em 2015. O efectivo total de empresas activas na ilha de Santiago representou cerca de 44,8 % do total nesse mesmo ano, valor superior ao registado no ano anterior em 0,3 pontos percentuais (p.p.).

(20)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 19

Quadro 1: Evolução do Efectivo de Empresas Activas de 2011 a 2015, por Ilha

Ilhas Número de Empresas Activas

2011 2012 2013 2014 2015 Santo Antão 608 804 757 767 768 São Vicente 1 719 1 807 1 790 1 812 1 807 São Nicolau 313 328 359 339 351 Sal 932 910 914 934 944 Boavista 303 373 389 416 405 Maio 215 211 147 146 232 Santiago 4 056 4 062 3 988 4 088 4 215 Fogo 665 553 578 572 538 Brava 146 129 127 110 144 Total 8 957 9 177 9 049 9 185 9 403

Fonte: INE, IAE 2015

O quadro 2 abaixo indica uma nítida concentração de pessoas empregadas nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boavista que somam 91,8 % do total de pessoas empregadas, em 2015. O efectivo total de pessoas empregadas observado na ilha de Santiago representou cerca de 44,2 % do total nesse mesmo ano, valor inferior ao registado no ano anterior em 1,2 p.p.

Quadro 2: Evolução do Efectivo de Pessoas Empregadas, de 2011 a 2015, por Ilhas

Ilha Número de Pessoas Empregadas

2011 2012 2013 2014 2015 Santo Antão 1 749 1 833 1 763 1 741 1 732 São Vicente 12 334 12 249 12 218 12 083 12 011 São Nicolau 924 712 706 679 717 Sal 8 100 7 508 8 436 9 516 10 182 Boavista 2 376 1 965 2 119 2 798 3 426 Maio 627 458 361 336 408 Santiago 25 474 25 011 23 779 23 863 23 802 Fogo 1 518 1 411 1 364 1 284 1 316 Brava 292 264 229 224 245 Total 53 394 51 411 50 975 52 524 53 839

Fonte: INE, IAE 2015

O quadro 3, a seguir, mostra ainda uma nítida concentração do volume de negócios nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boavista que somam 97,2 % do volume de negócio gerado para o total da economia Cabo-Verdiana, em 2015. O montante total do volume de negócio gerado nas ilhas do Sal e Boa Vista representou cerca de 23,2 % do total da economia Cabo-Verdiana, em 2015, valor superior ao registado no ano anterior em 5,0 p.p.

(21)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 20

Quadro 3: Evolução do Volume de Negócio, de 2011 a 2015, em contos, por Ilha Ilha Montante de Volume de Negócios, em contos

2011 2012 2013 2014 2015 Santo Antão 3 554 731 3 372 647 3 287 725 3 540 996 3 598 274 São Vicente 72 299 088 72 145 477 68 699 798 72 019 338 68 620 435 São Nicolau 1 254 638 1 183 046 1 079 816 1 011 573 970 768 Sal 36 055 677 38 909 672 48 408 390 36 967 683 51 010 135 Boavista 6 849 095 7 687 565 6 507 396 6 874 815 7 411 709 Maio 946 027 688 405 546 411 377 991 348 986 Santiago 135 017 860 124 430 521 121 753 460 120 915 260 117 791 800 Fogo 2 111 431 2 078 905 1 992 484 1 981 337 1 872 062 Brava 351 993 325 569 323 688 326 062 327 727 Total 258 440 540 250 821 807 252 599 167 244 015 055 251 951 895

Fonte: INE, IAE 2015

O gráfico 1 abaixo ilustra melhor a assimetria entre as Ilhas, destacando a concentração da actividade empresarial Cabo-Verdiana nas Ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista. Como já foi referido, cerca de 78,4 % do total de empresas activas em 2015 estão nessas Ilhas e, em contrapartida, no conjunto das 5 demais ilhas estão as restantes 21,6 %. Estas últimas são responsaveis por 8,2 % de pessoas empregadas e por apenas, 2,8 % do total do volume de negócios em 2015.

Gráfico 1: Distribuição (em %) do volume de negócios em 2015, por Ilha e por ordem decrescente

Síntese dos principais resultados por setores de atividade económica

Da análise do quadro 4, a seguir, conclui-se que, o sector do Comércio, à semelhança dos anos anteriores, é aquele em que se concentra maior número de unidades empresariais (46,7 %), seguido das actividades de Hotelaria e Restauração (15,3 %) e das Indústrias transformadoras (10,3 %).

(22)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 21

Quadro 4: Evolução do Efectivo de Empresas Activas de 2011 a 2015, por Setores de atividade económica

Sectores de actividade económica Número de Empresas Activas 2011 2012 2013 2014 2015 A - Agricultura, Produção Animal, Caça, Floresta e Pesca 24 25 23 26 30

B - Indústria Extractiva 13 12 13 15 14

C - Indústria Transformadora 772 982 925 945 964

D - Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio 6 11 11 11 17 E - Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Saneamento 12 22 20 21 23

F – Construção 302 275 265 257 269

G - Comércio por Grosso e a Retalho, Reparação de Veículos Automóveis 4 502 4 368 4 281 4 329 4 395

H - Transportes e Armazenagem 101 117 119 125 138

I - Hotelaria e Restauração 1 275 1 340 1 334 1 386 1 439

J - Actividades de Informação e Comunicação 183 196 186 176 184

K - Actividades Financeiras e de Seguros 40 37 37 36 34

L - Actividades Imobiliárias 272 231 241 253 245

M - Actividades de Consultoria, Científicas, Técnicas e Similares 430 374 420 389 405 N - Actividades Administrativas e dos Serviços de Apoio 247 239 244 258 265

P – Educação 103 150 149 154 150

Q - Saúde Humana e Acção Social 145 138 128 134 155

R - Actividades Artísticas, de Espetáculos, Desportivas e Recreativas 69 91 85 88 93

S - Outras Actividades de Serviços 462 569 568 582 583

Cabo Verde 8 957 9 177 9 049 9 185 9 403

Fonte: INE, IAE 2015

Relativamente a pessoas empregadas nas empresas, o sector do Comércio, é também aquele em que se concentra maior volume de pessoas empregadas (22,8 %), seguido das actividades de Hotelaria e Restauração (20,0 %) e das Indústrias transformadora (13,0 %).

O efectivo total de pessoas empregadas observado no setor de Hotelaria e Restauração representou cerca de 20,0 % do total nesse mesmo ano, valor superior ao registado no ano anterior em 0,7 p.p.

(23)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 22

Quadro 5: Evolução do Efectivo de Pessoas Empregadas, por Setores de atividade económica

Sectores de actividade económica Número de Pessoas Empregadas 2011 2012 2013 2014 2015 A - Agricultura, Produção Animal, Caça, Floresta e Pesca 272 213 183 283 354

B - Indústria Extractiva 116 107 106 109 103

C - Indústria Transformadora 6 554 6 685 6 750 7 031 6 992

D - Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio 742 800 877 794 852 E - Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Saneamento 274 345 389 332 343

F – Construção 6 153 4 637 3 750 3 575 3 888

G - Comércio por Grosso e a Retalho, Reparação de Veículos 14 351 12 852 12 253 11 926 12 262

H - Transportes e Armazenagem 3 983 3 807 3 645 4 023 4 124

I - Hotelaria e Restauração 7 997 8 162 9 118 10 228 10 757

J - Actividades de Informação e Comunicação 1 758 1 886 1 950 1 857 1 846 K - Actividades Financeiras e de Seguros 1 369 1 455 1 510 1 487 1 536

L - Actividades Imobiliárias 963 766 918 775 791

M - Actividades de Consultoria, Científicas, Técnicas e Similares 1 416 1 219 1 261 1 385 1 431 N - Actividades Administrativas e dos Serviços de Apoio 4 284 4 471 4 444 4 731 4 882

P – Educação 1 182 1 912 1 763 1 897 1 498

Q - Saúde Humana e Acção Social 592 586 530 581 684

R - Actividades Artísticas, de Espetáculos, Desportivas e Recreativas 398 476 473 436 507

S - Outras Actividades de Serviços 990 1 032 1 055 1 074 989

Cabo Verde 53 394 51 411 50 975 52 524 53 839

Fonte: INE, IAE 2015

De acordo com o quadro 6, a seguir, observa-se que, o sector do Comércio foi ainda aquele que gerou maior volume de negócio (36,6 %), seguido do sector de Hotelaria e Restauração (13,2 %), das Indústrias Transformadoras (8,0 %) e da Construção com 7,6 % do volume de negócio gerado para o total da economia Cabo-Verdiana, em 2015.

O montante de volume de negócio observado no setor de Hotelaria e Restauração para o total da economia Cabo-Verdiana representou cerca de 13,2 %, nesse mesmo ano, valor superior ao registado no ano anterior em 4,2 p.p.

(24)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 23

Quadro 6: Evolução do Montante de Volume de Negócio de 2011 a 2015, em Contos, por Setor de Atividade Económica

Sectores de actividade económica Montante de Volume de Negócio, em Contos

2011 2012 2013 2014 2015

A - Agricultura, Produção Animal, Caça, Floresta e Pesca 2 667 560 2 962 332 2 992 732 4 037 680 4 574 278

B - Indústria Extractiva 429 762 294 353 183 710 229 440 278 761

C - Indústria Transformadora 19 448 711 19 414 350 19 193 165 19 383 735 20 051 408 D - Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio 7 593 623 9 457 657 9 542 032 11 138 569 10 856 081 E - Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Saneamento 1 854 883 2 230 430 2 528 791 2 311 397 2 184 882

F – Construção 35 164 965 29 337 479 25 325 741 23 084 902 19 222 610

G - Comércio por Grosso e a Retalho, Reparação de Veículos 103 227 605 97 506 712 93 843 060 96 136 940 92 178 900 H - Transportes e Armazenagem 17 657 260 17 396 843 17 417 794 17 620 311 18 669 825 I - Alojamento e Restauração 16 902 752 23 268 815 33 923 715 21 972 195 33 278 278 J - Actividades de Informação e Comunicação 11 557 044 12 644 605 12 695 190 12 790 408 11 326 343 K - Actividades Financeiras e de Seguros 18 184 770 16 103 293 18 454 416 18 659 898 18 368 425

L - Actividades Imobiliárias 11 910 376 9 381 479 4 173 982 3 745 272 7 026 783

M - Actividades de Consultoria, Científicas, Técnicas e Similares 2 447 761 2 089 244 2 145 512 2 844 001 3 171 228 N - Actividades Administrativas e dos Serviços de Apoio 6 032 468 5 126 108 6 868 071 6 601 406 7 294 262

P – Educação 1 162 358 1 402 853 1 373 522 1 321 298 1 308 648

Q - Saúde Humana e Acção Social 840 478 822 554 805 658 912 731 939 092

R - Actividades Artísticas, de Espetáculos, Desportivas e Recreativas 673 054 588 189 502 078 548 168 549 133

S - Outras Actividades de Serviços 685 109 794 513 629 998 676 705 672 959

Cabo Verde 258 440 540 250 821 807 252 599 167 244 015 055 251 951 895

Fonte: INE, IAE 2015

Síntese dos principais resultados por tipos de organização de contabilidade

O número de empresas com contabilidade organizada cresceu 1,0 % (33 empresas activas a mais do que em 2014) e o efectivo de empresas sem contabilidade também cresceu na ordem dos 3,1 % (185 empresas activas a mais do que em 2014).

As empresas com contabilidade organizada representam 34,4 % do total das empresas activas em 2014 contra 65,6 % para as empresas sem contabilidade organizada.

Quadro 7: Evolução das Empresas Activas em Cabo Verde de 2011 a 2015, por tipo organização de contabilidade

Tipo de Contabilidade Número de Empresas Activas

2011 2012 2013 2014 2015

Com Contabilidade Organizada 3 197 3 067 3 125 3 206 3 239 Sem Contabilidade Organizada 5 760 6 110 5 924 5 979 6 164

Cabo Verde 8 957 9 177 9 049 9 185 9 403

(25)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 24

Nesse mesmo ano, o número de pessoas empregadas aumentou 3,8 % nas empresas com contabilidade (1.391 pessoas a mais do que em 2014) e decresceu 2,2 % nas empresas sem contabilidade organizada (252 pessoas empregadas a menos do que em 2014).

As empresas com contabilidade organizada representam 79,5 % do total dos empregados em 2015 contra 20,5 % para as empresas sem contabilidade organizada.

Quadro 8: Evolução do efectivo de pessoas empregadas nas empresas em Cabo Verde, de 2011 a 2015, por tipo de organização de contabilidade

Tipo de Contabilidade Número de Pessoas Empregadas

2011 2012 2013 2014 2015

Com Contabilidade Organizada 40 632 39 647 39 857 41 247 42 814 Sem Contabilidade Organizada 12 762 11 764 11 118 11 277 11 025

Cabo Verde 53 394 51 411 50 975 52 524 53 839

Fonte: INE, IAE 2015

Ainda de acordo com o quadro 9, que se segue, em 2015, o volume de negócio aumentou 2,9 % nas empresas com contabilidade organizada (6.739.012 contos a mais do que no ano económico de 2014) e 13,9 % nas empresas sem contabilidade organizada (1.197.828 contos a mais do que no ano económico de 2014).

As empresas com contabilidade organizada representam 96,1 % do volume de negócio gerado para o total da economia Cabo-Verdiana, em 2015, contra 3,9 % para as empresas sem contabilidade organizada.

Quadro 9: Evolução do Montante de Volume de Negócio das Empresas de 2011 a 2015, por tipo de organização de contabilidade, em Contos

Tipo de Contabilidade Montante de Volume de Negócios, em contos

2011 2012 2013 2014 2015

Com Contabilidade Organizada 247 759 957 240 922 514 243 533 086 235 405 987 242 144 999 Sem Contabilidade Organizada 10 680 583 9 899 293 9 066 081 8 609 069 9 806 896 Cabo Verde 258 440 540 250 821 807 252 599 167 244 015 055 251 951 895

Fonte: INE, IAE 2015

Síntese dos principais resultados por classes de forma jurídica

Em 2015, o número de empresas individuais cresceu 1,2 % (84 empresas a mais do que em 2014), o número das sociedades por quotas também cresceu 8,3 % (160 empresas a mais do que em 2014), enquanto o número das sociedades anónimas diminuiu 6,0 % (26 empresas a menos do que em 2014).

(26)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 25

As empresas individuais representam 73,5 % do total das empresas activas em 2015, contra 22,2% para as sociedades por quotas e somente 4,3 % para as sociedades anónimas.

Quadro 10: Evolução do número de empresas ativas, em Cabo Verde, de 2011 a 2015, por classes de forma jurídica

Classes de forma jurídica Número de Empresas Activas

2011 2012 2013 2014 2015

Empresas Individuais 6 699 6 884 6 750 6 829 6 913

Sociedades Por Quotas 1 898 1 899 1 915 1 926 2 086

Sociedades Anónimas 360 394 384 430 404

Cabo Verde 8 957 9 177 9 049 9 185 9 403

Fonte: INE, IAE 2015

Em 2015, o número de pessoas empregadas diminuiu 3,1 % nas empresas individuais (484 pessoas a menos do que em 2014), aumentou 8,7 % nas sociedades por quotas (1.734 pessoas a mais do que em 2014) e 0,4 % nas sociedades anónimas (65 pessoas a mais do que em 2014). As empresas individuais representam 28,5 % do total dos empregados em 2015 contra 40,2 % para as sociedades por quotas e 31,3 % para as sociedades anónimas.

Quadro 11: Evolução do número de empresas ativas, em Cabo Verde, de 2011 a 2015, por classes de forma jurídica

Classes de forma jurídica Número de Pessoas Empregadas

2011 2012 2013 2014 2015

Empresas Individuais 19 062 15 850 15 349 15 847 15 363

Sociedades Por Quotas 18 763 19 346 19 206 19 894 21 627

Sociedades Anónimas 15 569 16 215 16 420 16 783 16 848

Cabo Verde 53 394 51 411 50 975 52 524 53 839

Fonte: INE, IAE 2015

Finalmente, ainda em 2015, o volume de negócio aumentou 4,9 % nas empresas individuais (1.150.822 contos a mais do que no ano económico de 2014), 4,7 % nas sociedades por quotas (3.284.737 contos a mais do que no ano económico de 2014) e 2,3 % nas sociedades anónimas (3.501.280 contos a mais do que no ano económico de 2014).

As empresas individuais representam 9,7% do volume de negócio gerado para o total da economia Cabo-Verdiana, contra 28,9 % para as sociedades por quotas e 61,4 % para as sociedades anónimas de responsabilidade limitada, em 2015.

(27)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 26

Quadro 12: Evolução do Montante de Volume de Negócio, de 2011 a 2015, por classes de forma jurídica, em contos

Classes de forma jurídica Montante de Volume de Negócios, em contos

2011 2012 2013 2014 2015

Empresas Individuais 30 730 353 25 009 996 22 327 726 23 347 086 24 497 908 Sociedades Por Quotas 71 970 389 72 431 477 70 136 645 69 446 287 72 731 024 Sociedades Anónimas 155 739 797 153 380 334 160 134 796 151 221 683 154 722 963 Cabo Verde 258 440 540 250 821 807 252 599 167 244 015 055 251 951 895

(28)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 27

QUADROS ANEXOS

Quadro 13: Número de Empresas Activas, em 2015, por Divisões da CAE-CV, Rév.1, por ordem decrescente

Divisões da CAE-CV, Rév.1 N.º de Empresas %

Cabo Verde 9.403 100,00

47 - Comércio a Retalho, Excepto de Veículos Automóveis e Motociclos 3.849 40,93

56 - Restaurantes e Estabelecimentos de Bebidas 1.214 12,91

96 - 0utras Actividades dos Serviços Pessoais 504 5,36

46 - Comércio por Grosso, Excepto de Veículos Automóveis e Motociclos 274 2,91 45 - Comércio, Manutenção e Reparação de Veículos Automóveis 272 2,89

68 - Actividades Imobiliárias 245 2,61

31 - Fabricação de Mobiliário e de Colchões 235 2,50

55 – Hotelaria 225 2,39

41 - Construção Civil 196 2,08

69 - Actividades Jurídicas e de Contabilidade 191 2,03

10 - Indústrias Alimentares 179 1,90

86 - Actividade de Saúde Humana 155 1,65

85 – Educação 150 1,60

25 - Fabricação de Produtos Metálicos, Excepto Máquinas e Equipamentos 120 1,28

61 – Telecomunicações 116 1,23

16 - Indústria da Madeira, Excepto Mobiliário, da Cortiça e Obras 115 1,22 79 - Agências de Viagem, Operadores Turísticos e Outras Actividades 106 1,13 71 - Actividades de Arquitectura, de Engenharia e Técnicas 103 1,10

11 - Indústrias das Bebidas 97 1,03

52 - Armazenagem e Actividades Auxiliares dos Transportes 91 0,97

14 - Indústria do Vestuário 83 0,88

77 - Actividades de Aluguer 83 0,88

95 - Reparação de Computadores e de Bens de Uso Pessoal e Doméstico 79 0,84 93 - Actividades Desportivas, de Diversão e Recreativas 78 0,83

43 - Actividades Especializadas de Construção 61 0,65

70 - Actividades das Sedes Sociais e de Consultoria para a Gestão 50 0,53

18 - Impressão e Reprodução de Suportes Gravados 47 0,50

74 - Outras Actividades de Consultoria Científicas, Técnicas e Outras 37 0,39 23 - Fabricação de Outros Produtos Minerais não Metálicos 36 0,38 62 - Consultoria e Programação Informática e Actividades Relacionadas 31 0,33 49 - Transportes Terrestres e Transportes por Oleodutos ou Gasodutos 28 0,30 64 - Intermediação Financeira, Excepto Seguros e Fundos de Pensões 27 0,29 81 - Actividades Relacionadas com Edificios, Plantação e Manutenção 27 0,29

80 - Actividades de Investigação e Segurança 24 0,26

33 - Reparação, Manutenção e Instalação de Máquinas e Equipamento 22 0,23 82 - Actividades de Serviços Administrativos e de Apoio às Empresas 22 0,23 01 - Agricultura, Produção Animal, Caça e Actividades dos Serviços 20 0,21 73 - Publicidade, Estudos de Mercado e Sondagens de Opinião 20 0,21 35 - Electricidade, Gás, Vapor, Agua Quente e Fria e Ar Frio 17 0,18

(29)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 28

36 - Captação, Tratamento e Distribuição de Agua 13 0,14

58 - Actividades de Edição 13 0,14

42 - Engenharia Civil 12 0,13

50 - Transportes por água 11 0,12

60 - Actividades de Rádio e de Televisão 11 0,12

92 - Lotarias e Outros Jogos de Aposta 11 0,12

03 - Pesca e Aquacultura 10 0,11

20 - Fabricação de Produtos Químicos e de Fibras Sintéticas 10 0,11

38 - Recolha, Tratamento e Eliminação de Residuos 9 0,10

32 - Indústrias Transformadoras 8 0,09

63 - Actividades dos Serviços de Informação 7 0,07

59 - Actividades Cinematográficas, de Video e Produção de Programas 6 0,06

51 - Transportes Aéreos 5 0,05

66 - Actividades Auxiliares de Serviços Financeiros e dos Seguros 4 0,04

75 - Actividades Veterinárias 4 0,04

90 - Actividades de Teatro, de Música e outras Actividades Artísticas 4 0,04

27 - Fabricação de Equipamento Eléctrico 3 0,03

53 - Actividades Postais e dos Correios 3 0,03

65 - Seguros, Re-seguros e Fundos de Pensões, Excepto Segurança Social 3 0,03

78 - Actividades de Emprego 3 0,03

17 - Indústria da Pasta, Papel, Cartão e seus Artigos 2 0,02 26 - Fabricação de Equipamentos Informáticos, Equipamentos p/ Construção 2 0,02

12 - Indústrias do Tabaco 1 0,01

15 - Indústria do Couro e dos Produtos do Couro e Indústria do calçado 1 0,01 21 - Fabricação de Produtos Farmacéuticos de Base e de Preparação 1 0,01 22 - Fabricação de Artigos de Borracha e de Materiais Plásticos 1 0,01

24 - Indústrias Metalúrgicas de Base 1 0,01

37 - Recolha, Drenagem e Tratamento de Aguas Residuais 1 0,01

(30)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 29

Quadro 14: Número de Pessoas Empregadas, em 2015, por Divisões da CAE-CV, Rév.1, por ordem decrescente

Ramos de Actividade Económica NPS %

Cabo Verde 53.839 100,00

47 - Comércio a Retalho, Excepto de Veículos Automóveis e Motociclos 8.773 16,29

55 - Hotelaria 7.401 13,75

56 - Restaurantes e Estabelecimentos de Bebidas 3.356 6,23

41 - Construção Civil 2.790 5,18

80 - Actividades de Investigação e Segurança 2.475 4,60

10 - Indústrias Alimentares 2.445 4,54

46 - Comércio por Grosso, Excepto de Veículos Automóveis e Motociclos 2.445 4,54 52 - Armazenagem e Actividades Auxiliares dos Transportes 2.406 4,47

85 - Educação 1.498 2,78

64 - Intermediação Financeira, Excepto Seguros e Fundos de Pensões 1.314 2,44 45 - Comércio, Manutenção e Reparação de Veículos Automóveis 1.044 1,94

61 - Telecomunicações 1.029 1,91

81 - Actividades Relacionadas com Edificios, Plantação e Manutenção 959 1,78 35 - Electricidade, Gás, Vapor, Agua Quente e Fria e Ar Frio 852 1,58

96 - 0utras Actividades dos Serviços Pessoais 845 1,57

43 - Actividades Especializadas de Construção 793 1,47

68 - Actividades Imobiliárias 791 1,47

51 - Transportes Aéreos 765 1,42

11 - Indústrias das Bebidas 744 1,38

69 - Actividades Jurídicas e de Contabilidade 701 1,30

86 - Actividade de Saúde Humana 684 1,27

79 - Agências de Viagem, Operadores Turísticos e Outras Actividades 647 1,20 25 - Fabricação de Produtos Metálicos, Excepto Máquinas e Equipamentos 628 1,17

31 - Fabricação de Mobiliário e de Colchões 529 0,98

14 - Indústria do Vestuário 495 0,92

49 - Transportes Terrestres e Transportes por Oleodutos ou Gasodutos 477 0,89 93 - Actividades Desportivas, de Diversão e Recreativas 463 0,86 23 - Fabricação de Outros Produtos Minerais não Metálicos 445 0,83

60 - Actividades de Rádio e de Televisão 442 0,82

77 - Actividades de Aluguer 406 0,75

16 - Indústria da Madeira, Excepto Mobiliário, da Cortiça e Obras 404 0,75 71 - Actividades de Arquitectura, de Engenharia e Técnicas 336 0,62 33 - Reparação, Manutenção e Instalação de Máquinas e Equipamento 327 0,61

42 - Engenharia Civil 305 0,57

36 - Captação, Tratamento e Distribuição de Agua 303 0,56

78 - Actividades de Emprego 291 0,54

18 - Impressão e Reprodução de Suportes Gravados 287 0,53

01 - Agricultura, Produção Animal, Caça e Actividades dos Serviços 283 0,53

50 - Transportes por água 269 0,50

15 - Indústria do Couro e dos Produtos do Couro e Indústria do calçado … …

53 - Actividades Postais e dos Correios 207 0,38

20 - Fabricação de Produtos Químicos e de Fibras Sintéticas 201 0,37 65 - Seguros, Re-seguros e Fundos de Pensões, Excepto Segurança Social 170 0,32

(31)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 30

95 - Reparação de Computadores e de Bens de Uso Pessoal e Doméstico 143 0,27 62 - Consultoria e Programação Informática e Actividades Relacionadas 142 0,26 74 - Outras Actividades de Consultoria Científicas, Técnicas e Outras 133 0,25 70 - Actividades das Sedes Sociais e de Consultoria para a Gestão 125 0,23 73 - Publicidade, Estudos de Mercado e Sondagens de Opinião 124 0,23

58 - Actividades de Edição 122 0,23

82 - Actividades de Serviços Administrativos e de Apoio às Empresas 104 0,19

08 - Outras Industrias Extractivas 103 0,19

03 - Pesca e Aquacultura 71 0,13

63 - Actividades dos Serviços de Informação 67 0,12

21 - Fabricação de Produtos Farmacéuticos de Base e de Preparação … … 22 - Fabricação de Artigos de Borracha e de Materiais Plásticos … … 66 - Actividades Auxiliares de Serviços Financeiros e dos Seguros 52 0,10 59 - Actividades Cinematográficas, de Video e Produção de Programas 44 0,08

12 - Indústrias do Tabaco … …

38 - Recolha, Tratamento e Eliminação de Residuos 37 0,07

90 - Actividades de Teatro, de Música e outras Actividades Artísticas 30 0,06

24 - Indústrias Metalúrgicas de Base … …

32 - Indústrias Transformadoras 25 0,05

26 - Fabricação de Equipamentos Informáticos, Equipamentos para Construção … …

92 - Lotarias e Outros Jogos de Aposta 14 0,03

75 - Actividades Veterinárias 12 0,02

17 - Indústria da Pasta, Papel, Cartão e seus Artigos … …

27 - Fabricação de Equipamento Eléctrico 10 0,02

37 - Recolha, Drenagem e Tratamento de Aguas Residuais … …

(32)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 31

Quadro 14: Montante de Volume de Negócios, em 2015, por Divisões da CAE-CV, Rév.1, por ordem decrescente

Ramos de Actividade Económica VVN, em contos %

Cabo Verde 251 951 895 100,00

46 - Comércio por Grosso, Excepto de Veículos Automóveis e Motociclos 53 481 468 21,23 47 - Comércio a Retalho, Excepto de Veículos Automóveis e Motociclos 35 284 648 14,00

55 - Hotelaria 29 944 656 11,89

64 - Intermediação Financeira, Excepto Seguros e Fundos de Pensões 15 567 222 6,18

41 - Construção Civil 14 804 782 5,88

35 - Electricidade, Gás, Vapor, Agua Quente e Fria e Ar Frio 10 856 081 4,31 52 - Armazenagem e Actividades Auxiliares dos Transportes 10 504 395 4,17

61 - Telecomunicações 10 023 236 3,98

10 - Indústrias Alimentares 8 602 635 3,41

68 - Actividades Imobiliárias 7 026 783 2,79

51 - Transportes Aéreos 6 028 253 2,39

11 - Indústrias das Bebidas 3 991 238 1,58

03 - Pesca e Aquacultura 3 926 066 1,56

79 - Agências de Viagem, Operadores Turísticos e Outras Actividades 3 822 436 1,52

42 - Engenharia Civil 3 488 924 1,38

45 - Comércio, Manutenção e Reparação de Veículos Automóveis 3 412 783 1,35 56 - Restaurantes e Estabelecimentos de Bebidas 3 333 621 1,32 65 - Seguros, Re-seguros e Fundos de Pensões, Excepto Segurança Social 2 166 732 0,86 36 - Captação, Tratamento e Distribuição de Agua 2 077 901 0,82 71 - Actividades de Arquitectura, de Engenharia e Técnicas 1 393 665 0,55

85 - Educação 1 308 648 0,52

20 - Fabricação de Produtos Químicos e de Fibras Sintéticas 1 204 601 0,48

80 - Actividades de Investigação e Segurança 1 074 709 0,43

25 - Fabricação de Produtos Metálicos, Excepto Máquinas e Equipamentos 1 054 873 0,42

50 - Transportes por água 946 699 0,38

86 - Actividade de Saúde Humana 939 092 0,37

43 - Actividades Especializadas de Construção 928 905 0,37

49 - Transportes Terrestres e Transportes por Oleodutos ou Gasodutos 916 473 0,36

69 - Actividades Jurídicas e de Contabilidade 900 414 0,36

23 - Fabricação de Outros Produtos Minerais não Metálicos 878 365 0,35

77 - Actividades de Aluguer 821 796 0,33

12 - Indústrias do Tabaco … …

81 - Actividades Relacionadas com Edificios, Plantação e Manutenção 720 812 0,29 01 - Agricultura, Produção Animal, Caça e Actividades dos Serviços 648 212 0,26

60 - Actividades de Rádio e de Televisão 637 376 0,25

66 - Actividades Auxiliares de Serviços Financeiros e dos Seguros 634 471 0,25

31 - Fabricação de Mobiliário e de Colchões 580 590 0,23

96 - 0utras Actividades dos Serviços Pessoais 576 845 0,23

18 - Impressão e Reprodução de Suportes Gravados 527 679 0,21 33 - Reparação, Manutenção e Instalação de Máquinas e Equipamento 513 887 0,20 93 - Actividades Desportivas, de Diversão e Recreativas 496 172 0,20

14 - Indústria do Vestuário 494 825 0,20

(33)

___________________________________________________________________________________________________ Estatísticas de Empresas – Inquérito Anual às Empresas, 2015 32

62 - Consultoria e Programação Informática e Actividades Relacionadas 427 816 0,17 82 - Actividades de Serviços Administrativos e de Apoio às Empresas 416 523 0,17 15 - Indústria do Couro e dos Produtos do Couro e Indústria do calçado … … 21 - Fabricação de Produtos Farmacéuticos de Base e de Preparação … … 70 - Actividades das Sedes Sociais e de Consultoria para a Gestão 296 282 0,12 73 - Publicidade, Estudos de Mercado e Sondagens de Opinião 292 450 0,12 16 - Indústria da Madeira, Excepto Mobiliário, da Cortiça e Obras 291 771 0,12 74 - Outras Actividades de Consultoria Científicas, Técnicas e Outras 279 071 0,11

08 - Outras Industrias Extractivas 278 761 0,11

53 - Actividades Postais e dos Correios 274 004 0,11

58 - Actividades de Edição 158 196 0,06

22 - Fabricação de Artigos de Borracha e de Materiais Plásticos … …

24 - Indústrias Metalúrgicas de Base … …

38 - Recolha, Tratamento e Eliminação de Residuos 103 742 0,04 95 - Reparação de Computadores e de Bens de Uso Pessoal e Doméstico 96 113 0,04 59 - Actividades Cinematográficas, de Video e Produção de Programas 52 644 0,02 90 - Actividades de Teatro, de Música e outras Actividades Artísticas 45 654 0,02

27 - Fabricação de Equipamento Eléctrico 37 627 0,01

63 - Actividades dos Serviços de Informação 27 075 0,01

26 - Fabricação de Equipamentos Informáticos, Equipamentos para Construção … …

75 - Actividades Veterinárias 9 347 0,00

32 - Indústrias Transformadoras 9 096 0,00

92 - Lotarias e Outros Jogos de Aposta 7 306 0,00

17 - Indústria da Pasta, Papel, Cartão e seus Artigos … …

37 - Recolha, Drenagem e Tratamento de Aguas Residuais … …

Referências

Documentos relacionados

A Administração da Seguradora é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações financeiras intermediárias de acordo com as práticas contábeis

20 As autoras Siqueira e Zimmer (2006) referem-se à tendência que há em caracterizar a leitura como meio de integração de informações, dando ênfase às estratégias

[r]

No Transtorno do Comer Compulsivo também não há preocupação mórbida e irracional com o peso e a forma do corpo, assim como acontece na Bulimia e na Anorexia.. Estes pacientes são na

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Este gráfico mostra ainda que os casamentos entre os cônjuges de naturalidade mista (ou seja a mulher é natural de Cabo Verde e o homem é natural de outro país) são