• Nenhum resultado encontrado

Rede Interagencial de Informações para a Saúde RIPSA SEXTA REUNIÃO DA SECRETARIA TÉCNICA EM 2009 (ST-06/09) Celso Cardoso Silva Simões (IBGE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rede Interagencial de Informações para a Saúde RIPSA SEXTA REUNIÃO DA SECRETARIA TÉCNICA EM 2009 (ST-06/09) Celso Cardoso Silva Simões (IBGE)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SEXTA REUNIÃO DA SECRETARIA TÉCNICA EM 2009 (ST-06/09)

Data e hora: 01.07.2009, das 09 às 13 horas. Local:

DATASUS, por videoconferência: Brasília (sala 177-B do edifício anexo do Ministério da Saúde) e Rio de Janeiro (Rua México 128, sala 801 - 8º andar) Coordenação: Ernani Bento Bandarra (DATASUS/SE/MS)  bandarra@datasus.gov.br

Luis Gustavo Loyola dos Santos (DATASUS) gustavo.loyola@saude.gov.br

Participantes: Adriana Marques (OPAS) adriana@bra.ops-oms.org Ayrton Martinello (SPO/MS) ayrton@saude.gov.br Celso Cardoso Silva Simões (IBGE)  celso.simoes@ibge.gov.br

Helen Rigaud (OPAS) helen@bra.ops-oms.org

Jacques Levin (DATASUS/MS)  jlevin@datasus.gov.br João B. Risi Junior (OPAS) risi@bra.ops-oms.org Jose Gerardo Moya (OPAS) moyajose@bra.ops-oms.org Márcia Marinho (DATASUS)  marcia.marinho@datasus.gov.br Rejane Cruz (OPAS) cruzreja@bra.ops-oms.org Waldirlando Rosa Lemos (SGTES/MS) waldirlando@saude.gov.br Nilo Brêtas (CONASEMS) nilo@conasems.org.br Carla Domingues (SVS/MS) carla.domingues@saude.gov.br

Guilherme Franco Netto (CGVAM/SVS/MS) guilherme.netto@saude.gov.br Giselle Hentzy Moraes giselle.hm@gmail.com

Larissa Bastos bastolar@bra.ops-oms.org

Participantes no Rio de Janeiro

RELATÓRIO

1. Abertura dos trabalhos

A reunião foi realizada por videoconferência nas dependências do DATASUS, de modo a favorecer a participação dos membros da Secretaria Técnica sediados no Rio de Janeiro, indicados na relação acima. Ernani Bandarra coordenou os trabalhos, que foram acompanhados parcialmente pelo novo Diretor do DATASUS, Luis Gustavo Loyola dos Santos.

Aprovado pelos presentes o relatório da reunião de 3 de junho de 2009, que já havia incorporado contribuições à versão inicial, distribuída logo após o evento. O calendário de reuniões da Ripsa para 2009 foi atualizado.

Participaram como convidados, para apresentação de produtos específicos, Guilherme Franco Netto e Carla Domingues, ambos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

2. Planejamento Operacional de Produtos (POP-2009)

Ernani Bandarra conduziu a discussão dos 31 produtos constantes da planilha POP-2009 (Anexo 1), cujo conteúdo fora atualizado até o dia anterior à reunião. Segue-se uma síntese

(2)

das principais conclusões e recomendações, segundo as 7 (sete) metas definidas no Plano de Trabalho que integra o 5º Termo de Ajuste ao Termo de Cooperação nº 14, firmado em 2005 entre o Ministério da Saúde e a OPAS, para apoiar a atuação da Ripsa.

2.1. Apoio à produção, atualização e aperfeiçoamento do IDB

 Produto 1: Base de dados do IDB-2008

Jacques Levin apresentou versão atualizada do relatório ‘Situação do IDB’ (Anexo 2), com as pendências ainda remanescentes.

Conclusões da Secretaria Técnica: (i) as pendências relativas aos indicadores demográficos e de mortalidade haviam sido recentemente sanadas, por entendimento entre os CGI e a SVS, aguardando-se envio ao DATASUS; (ii) os dados de 2006 do indicador de recursos E.15 (concluintes de cursos de graduação em saúde) seriam fornecidos de pronto pela SGTES ao DATASUS; (iii) os indicadores de morbidade provenientes de estudos amostrais (D.17, D.19 e D.20) só poderão ser atualizados para o IDB-2009; (iv) a atualização dos indicadores de recursos referentes ao gasto com saúde (E.6.1, E.6.2, E.7 e E.8) e com saneamento (E.13 e E.14) será adiada para o IDB-2009, por dificuldades de liberação pelo IPEA; e (v) o indicador de recursos E.11 (valor pago por internação hospitalar SUS) terá nota técnica revista pela SAS/MS, com intermediação do coordenador do CGI.

 Produto 2: Tema do IDB

Carla Domingues apresentou à Secretaria Técnica proposta de mapa e de gráficos para ilustrar o tema das doenças emergentes no folheto do IDB-2008, após análise realizada na SVS/MS com participação de especialistas nas doenças selecionadas (dengue, aids e leishmaniose visceral). Os gráficos serão refeitos com a base de dados atualizada, devendo-se identificar outras opções específicas para a aids. Os textos correspondentes à introdução do folheto (resumido) e ao documento ampliado serão revisados em seguida pela SVS.

 Produto 3: Folheto do IDB-2008

Será realizado contato com Claudia Risso para preparar reunião com a CGDI/MS e a Editora/MS para programar a elaboração gráfica do folheto.

 Produto 4: IDB-2009

Estão sendo realizados entendimentos internos na SVS/MS para a criação do CGI “Fatores de risco’, coordenado pelo DASIS/SVS, por desmembramento do atual CGI de Morbidade. Com relação ao tema do IDB-2009, aguarda-se a apresentação final dos trabalhos do CTI ‘Saúde e Ambiente’, durante a 19ª OTI em 20-21 de outubro, para avaliar tal possibilidade.

2.2. Análise e desenvolvimento de conteúdos temáticos

 Produto 5: Indicadores de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR)

Aguarda-se contato da coordenadora do CTI-SSR, Suzana Cavenaghi, confirmando a realização da próxima reunião do Comitê. Está prevista a apresentação dos resultados finais na 19ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) da Ripsa, em 20-21 de outubro.

(3)

 Produto 6: Indicadores de Alimentação e Nutrição (IAN)

Aguarda-se a confirmação da reunião presencial do CTI, prevista para início do semestre, na qual serão apresentadas e discutidas as fichas técnicas dos indicadores. O produto final do CTI também deverá ser submetido à 19ª OTI, em 20-21 de outubro.

 Produto 7: Saúde e Ambiente (SA)

Guilherme Franco expôs as conclusões do trabalho realizado pelo CTI ‘Saúde e Ambiente’ de revisão dos indicadores para 2008, comparativamente aos publicados na versão 2007. A edição 2008 segue o modelo do ‘Guia básico para a construção de indicadores’ da área, construído no âmbito do CTI, que classifica os 47 indicadores segundo os critérios de ‘força motriz’, ‘pressão’, ‘situação’, ‘exposição’, ‘efeito’ e ‘ação’. Esse produto, com as fichas de qualificação correspondentes, será apresentado em oficina de trabalho a ser agendada pela coordenação do CGI. Na ocasião, será discutida a correlação dessa matriz de indicadores com a do IDB. Pretende-se que o “Guia básico para a construção de indicadores’ seja divulgado como uma publicação da série Ripsa.

 Produto 8: Informação de Base Populacional (IBP)

Jacques Levin informou estar concluída a versão TabNet para tabulação dos dados do suplemento saúde das PNAD 1998 e 2003. O próximo passo será trabalhar os dados da PNDS 2006 com a mesma perspectiva. Nesse sentido, a Secretaria Técnica recomendou que os critérios para tabulação de dados da pesquisa sejam definidos por grupo técnico indicado por Jacques Levin e Francisco Viacava.

 Produto 9: Informação para o Planejamento Nacional em Saúde (PNS)

Ayrton Martinello informou que a equipe técnica da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Saúde está consolidando informações para o documento do Plano Nacional de Saúde que será submetido do CTI-PNS, ainda este mês.

2.3. Padrões de representação da informação em saúde

 Produto 10: Padrões para regular o acesso à assistência (REG). Não foram prestadas informações adicionais sobre o desenvolvimento desse produto.

 Produto 11: Metodologia de gestão da qualidade de (dados e informações) dos sistemas de informação em saúde (GQ-SIS).

Claudia Risso informou por e-mail a criação de grupo de trabalho para elaborar uma metodologia de avaliação do CNES, a partir da aplicação da metodologia do Canadá. Este grupo se reuniu quatro vezes e levantou o modelo lógico do sistema, identificando processos e etapas para obtenção das informações, segundo atores e recursos necessários. Os representantes da ANS, SAS e DATASUS elaborarão um relatório condensado do resultado das reuniões já realizadas, que orientará a definição de questionário a ser aplicado regularmente, para verificar os possíveis "pontos de estrangulamento da informação", ou problemas relativos aos fatores determinantes da qualidade.

(4)

Na próxima reunião (20 e 21/7) será definida a abordagem para a nova etapa de discussões com base no modelo lógico, estando já agendadas reuniões nos dias 13 e 14/8 e nos dias 31/8 e 1/9. Espera-se ter em breve definido os indicadores essenciais e os campos que devem, preferencialmente, ter sua qualidade assegurada.

Participam regularmente das reuniões representantes de IBGE, ANS, ANVISA, Fiocruz, UFRJ, SAS, SVS e DATASUS. Não tem havido participação do CONASS e do CONASEMS, embora sempre convidados.

 Produto 12: Padrões de informática em saúde comuns com a ABNT

Esse tema passou à responsabilidade de Márcia Marinho (DATASUS), que coordena o Comitê da ABNT responsável por informática em saúde. Márcia prestou as seguintes informações na reunião: (i) iniciada consulta pública nacional para a Norma brasileira 27799 – Gestão da Segurança da Informação em Saúde – através do site da ABNT; (ii) está em fase final de estudo a Norma 22220 – Identificação de sujeitos à assistência à saúde – para ser encaminhada à consulta pública nacional; e (iii) iniciado o processo de organização do encontro do ISO-TC215, em maio de 2010, no Brasil.

 Produto 13: Padrões de Terminologia de Saúde (TS). Não foram prestadas informações adicionais sobre o desenvolvimento desse produto.

2.4. Metodologias de análise aplicadas ao processo decisório no SUS

 Produto 14: Informes de Situação e Tendências (IST): Não foram prestadas informações adicionais sobre o desenvolvimento desse produto.

 Produto 15: Análise dos indicadores básicos (IDB)

Está pendente a organização de reunião de coordenadores de CGI, para consolidar as análises segundo um roteiro comum, e para revisar a matriz de indicadores.

 Produto 16: Indicadores do Pacto pela Saúde

Aguarda-se posicionamento do DAD/MS na Secretaria Técnica da Ripsa para dar seqüência ao trabalho de compatibilização com os indicadores do IDB. Nilo Brêtas acrescentou que a Câmara Técnica da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) deverá analisar as propostas relativas aos indicadores do Pacto pela Saúde.

 Produto 17: Sala de Situação de Saúde

A Secretaria Técnica aguarda comunicação sobre o agendamento de reunião preparatória para criação do CTI ‘Sala de Situação’, da qual deverão participar Ernani Bandarra, Jacques Levin, José Rubens Costa Lima, Ayrton Martinello e José Moya.

2.5. Promoção do uso da metodologia de trabalho Ripsa

(5)

Nos dias 2 e 3, seguintes à reunião da Secretaria Técnica, seriam retomadas as atividades do Comitê Temático Interdisciplinar ‘Ripsa no Estado’, reunido na ENSP/Fiocruz. Há várias questões pendentes, e os assuntos pertinentes a esse produto serão tratados em detalhe na próxima reunião da Secretaria Técnica, em agosto.

 Produtos 19 e 20: Divulgação da Ripsa e Cooperação Internacional

Adriana Marques anunciou a retomada do plano de divulgação 2009-2010, a partir da próxima semana, e apresentou a nova profissional da OPAS, Larissa Bastos, que dará continuidade aos trabalhos a partir do final de agosto, em substituição à própria Adriana. Discutiu-se a participação da Ripsa no Congresso da Abrasco que se realizará em outubro, tendo sido levantados possíveis temas a serem abordados em painel específico sobre a experiência Ripsa: qualificação da informação, padrões de informação em saúde e

informes de situação e tendências. Com base nessas sugestões, será elaborada proposta

para ser submetida à organização do evento.

2.6. Ripsa na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-Ripsa)

 Produtos 21, 22, 25 e 26: Portal BVS-Ripsa

Rejane Cruz confirmou para 8 de julho a primeira reunião do Núcleo Executivo da BVS-RIPSA, estando representadas a Bireme (Claudia Guzzo), ICICT/Fiocruz (Ilma Noronha), DATASUS (Claudia Risso) e Opas (Eliane Santos e Rejane Cruz), para tratar da matriz de responsabilidades institucionais e da constituição do Comitê Consultivo do projeto.

A construção de diretório de participantes da Ripsa será assunto de reunião com a Bireme em 8 de julho. O programa DotProject utilizado pela Bireme para execução do projeto foi compartilhado com a Secretaria Técnica da Ripsa e talvez possa ser adaptado para acompanhamento do Planejamento Operacional de Produtos (POP) da Rede. Aguarda-se informação da Bireme sobre a conclusão da versão beta de recurso que possibilita a interoperação das fichas de qualificação dos indicadores com a literatura técnica correlata. Idem com relação à disponibilidade de versão atualizada da ‘comunidade virtual’, para teste nas instâncias da Ripsa.

 Produtos 23 e 24: Literatura científica e técnica, Catálogo de Sites

Segue seu curso a alimentação contínua da base, com nove novos documentos inseridos em junho, e a revisão dos descritores para disponibilização de links no Catálogo de Sites da Ripsa. Estão sendo atualizadas pela BIREME as fichas de qualificação dos indicadores.

2.7. Coordenação técnica e administrativa da Ripsa

 Produtos 29 e 30: 18ª e 19ª OTI

Encontra-se em elaboração o relatório final da 18ª OTI. Em julho serão iniciadas as medidas para convocação e organização da 19ª OTI, agendada para 21-22 de outubro.

(6)

 Produto 31: Apoio às instâncias operativas da Rede

Os processos administrativos de contratação de dois profissionais nacionais, para cumprir as funções de apoio técnico e de apoio administrativo à gestão do Termo de Cooperação nº 14, estão sendo finalizados na Opas.

--- Brasília, 8 de julho de 2009

Adriana Marques (OPAS) Ayrton Martinello (SPO/MS)

Celso Cardoso Silva Simões (IBGE) Ernani Bento Bandarra (SE/MS) Helen Rigaud (OPAS)

Ilma Horsth Noronha (ICICT/Fiocruz) Jacques Levin (Datasus/MS)

João B. Risi Junior (OPAS) José Gerardo Moya (OPAS)

Luis Gustavo Loyola dos Santos (DATASUS) Márcia Marinho (DATASUS)

Rejane Cruz (OPAS)

(7)

RELAÇÃO DE DESTINATÁRIOS DO RELATÓRIO

Membros da ST/Ripsa: Alfredo Schechtman (SCTIE/MS) alfredo.schechtman@saude.gov.br Adriana Marques (OPAS) adriana@bra.ops-oms.org

André Luis Bonifácio Carvalho (SGEP/MS) andre.bonifacio@saude.gov.br Ayrton Martinello (SPO/MS) ayrton@saude.gov.br

Celso Cardoso Silva Simões (IBGE) celso.simoes@ibge.gov.br Ceres Albuquerque (ANS/MS) ceres@ans.gov.br

Cláudia Risso de A. Lima (DATASUS/MS) crisso@datasus.gov.br Claudio Lúcio Brasil da Cunha (SAS/MS) claudio.brasil@saude.gov.br Cristina Guimarães (Fiocruz) cguima@icict.fiocruz.br

Daphne Rattner (SAS/MS) daphne.rattner@saude.gov.br Denise Mafra Gonçalves (SGTES/MS) denise.goncalves@saude.gov.br Ernani Bento Bandarra (Datasus/SE/MS) bandarra@datasus.gov.br Helen Rigaud (OPAS) helen@bra.ops-oms.org Ilara Hämmerli de Moraes (ENSP/Fiocruz) ilara@ensp.fiocruz.br Ilma Horsth Noronha (ICICT/Fiocruz) ilma@cict.fiocruz.br Jacques Levin (DATASUS/MS) jlevin@datasus.gov.br João B. Risi Junior (OPAS) risi@bra.ops-oms.org Jose Gerardo Moya (OPAS) moyajose@bra.ops-oms.org Katia Cristina de Oliveira (SGEP/MS) katia.cristina@saude.gov.br Lúcia de Fátima Queiroz (DAD/SE/MS) lucia.queiroz@saude.gov.br Luis Gustavo Loyola dos Santos (DATASUS) gustavo.loyola@saude.gov.br Luiz Antonio Pinto de Oliveira (IBGE) lantonio@ibge.gov.br Márcia Piovesan (ANS) marcia.piovesan@ans.gov.br Maria Cristina de A. Lobo (SCTIE/MS) maria.lobo@saude.gov.br Marcia Marinho (Datasus) marcia.marinho@datasus.gov.br Otaliba Libânio de Morais (SVS/MS) otaliba.morais@saude.gov.br Rejane Cruz (OPAS) cruzreja@bra.ops-oms.org Sady Carnot F. Filho ( SPO/MS) sady@saude.gov.br Vera Regina Barea (SVS/MS) vera.barea@saude.gov.br Waldirlando Rosa Lemos (SGTES/MS) waldirlando@saude.gov.br

Convidados ST/Ripsa: Nereu Henrique Mansano (CONASS) nereu.mansano@conass.org.br Nilo Brêtas (CONASEMS) nilo.@conasems.org.br

Coordenadores CGI: Antonio Tadeu de Oliveira (demográficos) tadeu@ibge.gov.br Ayrton Martinello (recursos) ayrton@saude.gov.br

Carla Domingues (morbidade) carla.domingues@saude.gov.br Deborah Malta (fatores de risco) deborah.malta@saude.gov.br Giorgio Bottin (cobertura) giorgio.bottin@saude.gov.br

Herton Ellery de Araújo (socioeconômicos) herton.araujo@ipea.gov.br Luis Patricio Ortiz Flores (mortalidade

infantil) lportiz@seade.gov.br

Maria Helena Mello Jorge (mortalidade) mhpjorge@usp.br

Coordenadores de CTI Ayrton Martinello (PNS)) ayrton@saude.gov.br Cláudia Risso de A. Lima (QI-SIS) crisso@datasus.gov.br Eduardo Nilson (IAN)) eduardo@saude.gov.br

Francisco Viacava (IBP) viacava@cict.fiocruz.br Guilherme Franco Netto (SA) guilherme.netto@saude.gov.br Ilara Hämmerli de Moraes (EST) ilara@ensp.fiocruz.br

Ilma Horsth Noronha (TS) ilma@cict.fiocruz.br Mozart de Abreu e Lima (NEP-IST) macroma@uol.com.br Suzana Cavenaghi (SSR) cavenaghi@ibge.gov.br

Outros membros OTI Abel Packer (BIREME) packerab@bireme.ops-oms.org Adalberto Tardelli (BIREME) tardelli@bireme.ops-oms.org

(8)

Álvaro Escrivão Junior (ABRASCO) alvaro.escrivao@fgv.br

Ana Beatriz Vasconcellos (CGPAN/MS) ana.vasconcellos@saude.gov.br Ana Maria Nogales (UNB) nogales@unb.br

Claudio Lúcio Brasil da Cunha (SAS/MS) claudio.brasil@saude.gov.br Eduardo L. Andrade Mota (ISC/UFBA) emota@ufba.br

Estela Garcia P. Cunha (NEPO/UNICAMP) maira@nepo.unicamp.br Helvécio Bueno (SES/DF) helvecio@terra.com.br

José Enio Servilha Duarte (CONASEMS) enio@conasems.org.br Márcia Furquim Almeida (FSP/USP) marfural@usp.br Márcia Rollemberg (CGDI/MS) rollemb@saude.gov.br Márcia Sakai (SGTES/MS) marcia.sakai@saude.gov.br

Mário F. Giani Monteiro (IMS/UERJ) monteiro@uerj.br

Maurício Gomes Pereira (membro honorário) mauriciogpereira@gmail.com Ruy Laurenti (CBCD/FSP/USP) laurenti@usp.br

Sergio Francisco Piola (IPEA) piola@ipea.gov.br

Colaboradores: Claudia Guzzo (BIREME) guzzocla@bireme.ops-oms.org Eliane Santos (OPAS) santosel@bra.ops-oms.org Giselle Moraes (OPAS) giselle.hm@gmail.com Janine Giuberti Coutinho (OPAS) coutinja@bra.ops-oms.org Larissa Grandi (OPAS) bastoslar@bra.ops-oms.org

Referências

Documentos relacionados

Estimar a tendência temporal de vitimização por bullying verbal, violência física familiar e envolvimento em brigas com uso de armas entre adolescentes das

Os alunos deverão fazer a leitura do problema proposto, interpretar e representar graficamente a

Pensando nisso, o Ministério do Turismo lançou o Plano de Renascimento do Turismo, com o objetivo de apoiar os estabelecimentos do setor e subsector do turismo,

• Principal característica da sua ginástica foi o • Principal característica da sua ginástica foi o espírito de tradição militar com que conduziu seu trabalho para a

Foi realizado um levantamento na base de dados do Sistema de Serviços e Prontuários e do Sistema de Apuração de Custos do número de casos de pacientes internados

The case of a 31 years old woman with multiple intracranial mycotic aneurysms in association with subacute bacterial endocarditis is reported.. The authors discuss the clinical

aureus ocorreram com maior frequência em pacientes com válvulas nativas que foram admitidos por causas não-cirúrgicas, como a insuficiência cardíaca congestiva.. A alta incidência

Entretanto, tal mestiçagem foi (e ainda é) utilizada como instrumento ideológico, quer obliterando as desigualdades raciais exis- tentes entre negros e brancos na sociedade