• Nenhum resultado encontrado

1ª OLIMPÍADA ESCOLAR CTPM/UBERLÂNDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª OLIMPÍADA ESCOLAR CTPM/UBERLÂNDIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NONA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS/UBERLÂNDIA

1ª OLIMPÍADA

ESCOLAR

CTPM/UBERLÂNDIA

- 2016 -

(2)

PROJETO

1. Tema: 1ª OLIMPÍADA ESCOLAR DO CTPM/UBERLÂNDIA – 2016. 2. APRESENTAÇÃO:

A Educação Escolar abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

É de fundamental importância potencializar oportunidades aos discentes nas atividades pedagógicas e esportivas nos Colégios, uma vez que estas atividades trazem aos discentes experiências que contribuirão significativamente com o processo integral das crianças e adolescentes que se encontram no ambiente escolar.

2. JUSTIFICATIVA:

O projeto esportivo pedagógico é fundamental para uma vida saudável e objeta incentivar o desenvolvimento integral do aluno, possibilitando à criança e ao adolescente o estabelecimento de conceitos e conhecimentos indispensáveis para a formação dos discentes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais/Uberlândia.

3. OBJETIVO GERAL:

Envolver os alunos em atividades pedagógicas e esportivas, os quais visam resgatar valores, autoestima, integração escolar e sensibilizar os discentes para a importância dos conteúdos pedagógicos, tendo como princípio de desenvolvimento as individualidades, a formação da cidadania como prática voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

4.1 despertar nos discentes a importância da escrita ortográfica correta; 4.2 ampliar o vocabulário;

4.3 desenvolver a capacidade linguística;

4.4 contribuir para a melhoria da qualidade de vida(autoestima, integração social e saúde); 4.5 contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;

4.6 incentivar a descoberta de novos talentos;

4.7 contribuir para o desenvolvimento da autonomia, cooperação, criatividade , espírito crítico, reflexão e o diálogo dos discentes;

4.8 incentivar o rendimento escolar dos discentes; 5. PROJETOS:

5.1 Modalidades Pedagógicas. 5.1.1 Soletrando.

Público alvo: discentes voluntários dos 4º ao 6º anos. Período: 12jul a 08Out – aos sábados não letivos. Local: Auditório do 17º BPM.

Responsável: SOESP.

(3)

Dinâmica: No dia da competição, os concorrentes deverão ser identificados por números, como exemplo: etiquetas, crachás, cartões, etc.

Eles sentarão juntos na sala da competição. O organizador e os dois juízes se sentarão de frente para os competidores. Com todos os concorrentes na sala, o organizador iniciará a competição.

Será disponibilizado aos competidores um banco de palavras contendo sinônimos, classificação gramatical, definição e emprego desta palavra em uma frase. Será de caráter eliminatório e ganhará o competidor que for acertando a ortografia das palavras até o final, inclusive.

Critérios para classificação:

- 1ª fase: entre os candidatos inscritos, será realizada uma avaliação escrita, por ano escolar, contendo 12 questões, sendo a ortografia utilizada como critério de avaliação. Na nota, será utilizada até a 3ª casa decimal, como por exemplo: 8,357. O critério de avaliação será definido pela SOESP.

- 2ª fase: serão classificados para a 2ª fase os 10 (dez) melhores colocados na 1ª fase de cada ano escolar, sendo no caso de empate, classificados todos os que estiverem na nota de corte. Na 2ª fase, serão divididos os classificados na 1ª fase em dois grupos de até 05 candidatos (por sorteio), sendo realizadas perguntas, quantas necessárias, até que seja classificados 02 (dois) para a semifinal.

Na semifinal a disputa será por duplas (escolhidas mediante sorteio), sendo realizada uma bateria de 07 perguntas, classificando para a final o candidato que tiver menos erro na soletração. Caso haja empate, serão perguntas alternativas, ou seja, soletrado uma palavra de cada vez, classificando para a final aquele que tiver acertado e eliminado o que não soletrar a palavra corretamente.

5.1.2 Passa ou repassa.

Público alvo: discentes voluntários dos 4º ao 6º anos. Período: 12jul a 08Out – aos sábados não letivos. Local: Auditório do 17º BPM.

Responsável: SOESP.

Haverá premiação por ano escolar com medalhas de ouro e prata.

Dinâmica: Cinco participantes por equipe. Cada equipe deverá responder as perguntas que contemplarão conhecimentos gerais. Ganhará a equipe que chegar ao final e conseguir a maior pontuação.

Critérios para classificação:

- 1ª fase: entre os candidatos inscritos, será realizada uma avaliação escrita, por ano escolar, contendo 20 questões, sendo os conhecimentos gerais e atualidades utilizados como critério de avaliação. Na nota, será utilizada até a 3ª casa decimal, como por exemplo: 8,357. O critério de avaliação será definido pela SOESP.

- 2ª fase: serão classificados para a 2ª fase os 20 (dez) melhores colocados na 1ª fase de cada ano escolar, sendo no caso de empate, classificados todos os que estiverem na nota de corte. Na 2ª fase, serão divididos os classificados na 1ª fase em quatro grupos de até 05 candidatos (por sorteio). Na 1ª etapa da competição serão realizadas no total de 20 perguntas. A primeira pergunta será realizada para um grupo X, o qual ganhará 100 (cem) pontos caso a resposta seja verdadeira. No caso de passar a pergunta ao grupo Y, este ganhará 50 (cinquenta) pontos caso acerte, e no caso de repasse ao grupo X, este terá a oportunidade de responder e ganhar 25 (vinte e cinco) pontos, ou pagar. Caso a opção seja pagar, será disponibilizado até 10 opções de brincadeiras (prova), sendo:

a) colocar 06 (seis) chapéus em um cilindro que ficará nas costas do competidor, arremessando com os pés. Prova coletiva. Tempo 60 segundos;

(4)

b) encher o balde até a marca de 02 litros utilizando uma caneca de 200ml em um prazo de 60 segundos, sendo a distância entre o balde e a linha de partida de 5 metros. Prova individual; c) encher o balde até a marca de 05 litros utilizando balões cheios de água(500ml), os quais deverão ser transportados em um recipiente ajustado na cabeça, sendo a distância entre o balde e os balões de 05 metros. Prova coletiva. Prazo 60 segundos;

d) arremessar e acertar 03 bambolês em hastes(pinos) colocados a 03 metros de distância. Prazo 30 segundos. Prova individual;

e) estourar 05 balões contendo farinha pendurados através de um alfinete colocado na ponta de um chapéu de festa. Prova individual. Prazo 20 segundos.

f) a equipe deverá escolher um integrante o qual fará mimica, sendo aos demais a responsabilidade de acertar. Prova coletiva. Prazo 30 segundos;

Nos casos de conseguir completar as provas, a equipe receberá 100 pontos, porém, caso não consiga, a equipe adversária ganhará estes pontos. Para escolher quem iniciará a responder as perguntas será feito sorteio com uma moeda – cara ou coroa. Durante as provas, caso uma equipe erre uma resposta, a pontuação adquirida até então será zerada, exceto durante a torta na cara.

Na 2ª etapa, em continuidade à primeira, serão chamados um competidor de cada grupo para responder uma pergunta, sendo o que bater primeiro em um botão de acionamento e acender a sirene(luz e som) terá o direito de responder. Neste caso, se acertar a resposta ganhará 10 pontos e dará torta na cara do seu adversário, porém, caso erre, o último ganhará os 10 pontos e levará a torta na cara.

5.2 Modalidades esportivas.

5.2.1 Teste de resistência abdominal

Público alvo: discentes voluntários do 1º ao 6º anos. Data: 08Out2016.

Local: Parque do Sabiá.

Responsável: professor(a) de educação física.

Haverá premiação individual por ano escolar com medalhas de ouro, prata e bronze.

Dinâmica: O sujeito avaliado se posiciona em decúbito dorsal com os joelhos flexionados a 45 graus e com os braços cruzados sobre o tórax. O avaliador, com as mãos, segura os tornozelos do estudante fixando-os ao solo. Ao sinal o aluno inicia os movimentos de flexão do tronco até tocar com os cotovelos nas coxas, retornando a posição inicial (não é necessário tocar com a cabeça no colchonete a cada execução). O aluno deverá realizar o maior número de repetições completas em 1 minuto.

Anotação: O resultado é expresso pelo número de movimentos completos realizados em 1 minuto.

(5)

5.2.2 Teste de força explosiva de membros superiores (arremesso do medicineball) Público alvo: discentes voluntários do 1º ao 6º anos.

Data: 08Out2016. Local: Parque do Sabiá.

Responsável: professor(a) de educação física.

Haverá premiação individual por ano escolar com medalhas de ouro, prata e bronze.

Dinâmica: A trena é fixada no solo perpendicularmente à parede. O ponto zero da trena é fixado junto à parede. O aluno senta‐se com os joelhos estendidos, as pernas unidas e as costas completamente apoiadas à parede. Segura a medicineball junto ao peito com os cotovelos flexionados. Ao sinal do avaliador o aluno deverá lançar a bola à maior distância possível, mantendo as costas apoiadas na parede. A distância do arremesso será registrada a partir do ponto zero até o local em que a bola tocou ao solo pela primeira vez. Serão realizados dois arremessos, registrando‐se para fins de avaliação o melhor resultado. Sugere‐se que a medicineball seja banhada em pó branco para facilitar a identificação precisa do local onde tocou pela primeira vez ao solo. Anotação: A medida será registrada em centímetros com uma casa após a vírgula.

Material: Uma trena e um medicineball de 2 kg (veja modelo artesanal de confecção de medicineball em anexo ou utilize um saco de areia com 2 kg).

5.2.3 Teste de força explosiva de membros inferiores (salto horizontal) Público alvo: discentes voluntários do 1º ao 6º anos.

Data: 08Out2016. Local: Parque do Sabiá.

Responsável: professor(a) de educação física.

Haverá premiação individual por ano escolar com medalhas de ouro, prata e bronze.

Dinâmica: A trena é fixada ao solo, perpendicularmente à linha de partida. A linha de partida pode ser sinalizada com giz, com fita crepe ou ser utilizada uma das linhas que demarcam as quadras esportivas. O ponto zero da trena situa‐se sobre a linha de partida. O avaliado coloca‐se imediatamente atrás da linha, com os pés paralelos, ligeiramente afastados, joelhos semi‐ flexionados, tronco ligeiramente projetado à frente. Ao sinal o aluno deverá saltar a maior distância possível aterrissando com os dois pés em simultâneo. Serão realizadas duas tentativas,

(6)

será considerado para fins de avaliação o melhor resultado.

Anotação: A distância do salto será registrada em centímetros, com uma casa após a vírgula, a partir da linha traçada no solo até o calcanhar mais próximo desta.

Material: Uma trena e uma linha traçada no solo.

5.2.4 Teste de agilidade (teste do quadrado)

Público alvo: discentes voluntários do 1º ao 6º anos. Data: 08Out2016.

Local: Parque do Sabiá.

Responsável: professor(a) de educação física.

Haverá premiação individual por ano escolar com medalhas de ouro, prata e bronze.

Dinâmica: Demarca-se no local de testes um quadrado de quatro metros de lado. Coloca-se uma garrafa PET em cada ângulo do quadrado. Uma fita crepe ou uma reta desenhada com giz indica a linha de partida (ver figura abaixo). O aluno parte da posição de pé, com um pé avançado à frente imediatamente atrás da linha de partida (num dos vértices do quadrado). Ao sinal do avaliador, deverá deslocar‐se em velocidade máxima e tocar com uma das mãos na garrafa situada no canto em diagonal do quadrado (atravessa o quadrado). Na seqüência, corre para tocar à garrafa à sua esquerda e depois se desloca para tocar a garrafa em diagonal (atravessa o quadrado em diagonal). Finalmente, corre em direção á última garrafa, que corresponde ao ponto de partida. O cronômetro deverá ser acionado pelo avaliador no momento em que o avaliado tocar pela primeira vez com o pé o interior do quadrado e será travado quando tocar com uma das mãos no quarto cone. Serão realizadas duas tentativas, sendo registrado para fins de avaliação o menor tempo.

Anotação: A medida será registrada em segundos e centésimos de segundo (duas casas após a vírgula).

Material: um cronômetro, um quadrado com 4 metros de lado. Quatro garrafas de refrigerante de 2 litros do tipo PET cheias de areia. Piso antiderrapante.

(7)

5.2.5 Teste de velocidade de deslocamento (corrida)

Público alvo: discentes voluntários dos 1º e 2º anos (corrida 50 metros); 3º ano(100 metros); 4º ano(300 metros) e 5º e 6º anos(500 metros). Data: 08Out2016.

Local: Parque do Sabiá.

Responsável: professor(a) de educação física.

Haverá premiação individual por ano escolar com medalhas de ouro, prata e bronze.

Dinâmica: O estudante parte da posição de pé, com um pé avançado à frente imediatamente atrás da primeira linha (linha de partida) e será informado que deverá cruzar a terceira linha (linha de chegada) o mais rápido possível. Ao sinal do avaliador, o aluno deverá deslocar‐se, o mais rápido possível, em direção à linha de chegada. O avaliador deverá acionar o cronômetro no momento em que o avaliado ao dar o primeiro passo toque o solo pela primeira vez com um dos pés além da linha de partida. O cronômetro será travado quando o aluno ao cruzar a segunda linha (linha de cronometragem) tocar pela primeira vez ao solo. Anotação: O cronometrista registrará o tempo do percurso em segundos e centésimos de segundos (duas casas após a vírgula).

Haverá corrida de revezamento, sendo com a participação de pais e ou/responsáveis, sendo neste caso, a distância acrescida pelo dobro, sendo a primeira metade percorrida pelo pai e a metade restante pelo discente.

Material: Um cronômetro e uma pista de 20 metros demarcada com três linhas paralelas no solo da seguinte forma: a primeira (linha de partida); a segunda, distante 20m da primeira (linha de cronometragem) e a terceira linha, marcada a um metro da segunda (linha de chegada). A terceira linha serve como referência de chegada para o aluno na tentativa de evitar que ele inicie a desaceleração antes de cruzar a linha de cronometragem.

6. Cronograma:

DATA EVENTO 27Jun a 08jul Período de inscrições

11Jul2016 Abertura com momento cívico 12Jul2016 Início dos jogos

08Out2016 Término dos jogos

08Out2016 Encerramento com premiações 7. Custos:

Para custeio das despesas será cobrado ato da taxa de inscrição o valor de R$10,00 de cada participante. Aqueles que optarem em adquirir a camiseta, conforme modelo abaixo, será cobrado o valor adicional de R$ 20,00.

(8)

8. Disposições finais:

8.1 no momento da inscrição será exigido do responsável legal do discente o preenchimento da autorização.

8.2 para as avaliações físicas, será exigido a entrega do atestado médico até o dia 05 de outubro, devendo o referido atestado ter sido expedido até 30 dias antes dos testes.

8.3 cada discente poderá inscrever em até duas atividades de cada modalidade (esportiva e pedagógica).

Uberlândia-MG, 30 de março de 2016.

Conrado Damasceno Cardoso, Ten Cel PM

*** Coordenador Administrativo do CTPM/Uberlândia ***

Jerônima Nunes de Almeida

*** Diretora Pedagógica ***

(9)

Anexo único – ficha de inscrição da 1ª olímpiada escolar do CTPM/Uberlândia.

FICHA DE INSCRIÇÃO – 1ª OLIMPÍADA DO CTPM/UBERLÂNDIA.

DADOS DO RESPONSÁVEL LEGAL

NOME:

DATA NASC.:

CPF/RG:

DATA EXPEDIÇÃO:

DADOS DO DISCENTE

NOME:

DATA NASC.:

CPF/RG:

TURMA:

MODALIDADE PEDAGÓGICA

(PODERÃO INSCREVER EM ATÉ DUAS)

Soletrando ( )

Raciocínio lógico ( )

Passa ou repassa ( )

POSSUI ALGUMA RESTRIÇÃO?

Caso positivo, qual(is)? Sim( ) Não ( )

MODALIDADE ESPORTIVA

(PODERÃO INSCREVER EM ATÉ DUAS)

Teste resistência abdominal ( )

Teste agilidade ( )

Teste força membros superiores ( )

Teste velocidade individual ( )

Teste força membros inferiores ( )

Teste velocidade revezamento ( )

POSSUI ALGUMA RESTRIÇÃO? Sim( ) Não ( )

Caso positivo, qual(is)?

Declaro que as informações acima são verdadeiras e que estou ciente sobre as

regras da 1ª olimpíada do CTPM/Uberlândia, bem como, CIENTE que

para as avaliações físicas, será exigido a entrega do atestado médico até o dia 05 de outubro, devendo o referido atestado ter sido expedido até 30 dias antes dos testes.

Uberlândia, ____ de ________ de 2016.

_________________________

Ass. Responsável legal

Conrado Damasceno Cardoso, Ten Cel PM Jerônima Nunes de Almeida

*** Coordenador Adm. do CTPM/Uberlândia *** *** Diretora Pedagógica ***

Referências

Documentos relacionados

A classificação dos candidatos inscritos na modalidade ENEM se fará, para aqueles que, inscritos nesta 1ª fase do Processo Seletivo nesta modalidade, indicaram o

Imobilização ortopédica confeccionada colocando malha tubular da ponta do halux até o joelho, após colocando o algodão em toda extensão do membro em especial nas

É assim que possuem o dom da ubiquidade e que podem estar simultaneamente em mui- tos lugares , bastando para isso que enviem a cada um desses lugares um raio de suas

b) Apenas na primeira semana Luis tem direito a hora extra. c) Não tendo havido excesso de jornada, Luis não tem direito a hora extra em ambas as semanas. d) Independentemente da

As pastilhas de metal duro e porta-ferramentas para pastilhas de metal duro da Seco Tools não estão inclusos na gama de produ- tos pretendidos para atender as seguintes

5 (FGV 2015 – OAB XVIII Exame de Ordem Unificado) Reinaldo trabalha em uma empresa cujo regulamento interno prevê que o empregador pagará a conta de telefone celular do

Ensino Fundamental Incompleto PEDREIRO 1ª fase: Prova escrita - Conhecimentos Gerais - Português - Matemática 10 questões 10 questões 10 questões 2ª fase: - Prova Prática..

Um outro teste rápido a ser feito para se saber se a alimentação de positivo está causando os códigos de falha é conectar um jumper com fusível do terminal positivo da bateria até