• Nenhum resultado encontrado

Revisão 1. Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 1. Novembro de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revisão 1. Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 1. Novembro de 2013"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 1

Especificações técnicas de guarda corpos,

grades, degraus e escadas tipo marinheiro,

fabricados a partir de perfis pultrudados em fibra

de vidro para aplicações PETROBRÁS em

ambientes onshore e offshore

Revisão 1

(2)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 2 TÓPICOS

1. OBJETIVOS 2. A EMPRESA

3. POLÍTICA DA QUALIDADE STRATUS 4. CERTIFICAÇÕES

5. PROCESSOS DE PRODUÇÃO

6. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS MATERIAIS PULTRUDADOS 7. VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO

8. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1- OBJETIVOS

Especificar tecnicamente os guarda corpos, grades, degraus e escadas, fabricados a partir de perfis “pultrudados” em Plástico Reforçado por fibra de vidro (PRFV) para aplicações Petrobrás, em ambientes “onshore” e “offshore” em atendimento aos requisitos do documento I-ET-3010.90-1312-130-PPC-001.

2- A EMPRESA

A STRATUS Compostos Estruturais Ltda é uma Empresa 100% Brasileira, formada por técnicos e engenheiros das áreas de Mecânica, Engenharia de Materiais, Civil, Química e Aeroespacial, focada no desenvolvimento e produção de materiais compósitos estruturais a base de fibras de vidro, carbono ou aramida com alta tecnologia e elevada resistência à corrosão e mecânica.

Originada do segmento espacial e aeroespacial, possui larga experiência na fabricação de produtos com nível de qualidade e exigências elevadas em atendimento às principais normas nacionais e internacionais.

Além de recursos humanos altamente capacitados, a Stratus possui equipamentos e recursos tecnológicos de última geração voltados para especificação, projeto, fabricação e montagem dos mais diversos produtos e serviços para os segmentos de petróleo e gás, saneamento, aeroespacial, infraestrutura, química e petroquímica, construção civil e indústria em geral, levando a Stratus a ser referência de qualidade e atendimento e uma das empresas líderes de mercado.

(3)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 3 3- POLÍTICA DA QUALIDADE STRATUS

Superar continuamente as expectativas dos nossos clientes com produtos e serviços inovadores de alto conteúdo técnico , fazendo portanto, jus a um retorno que assegure seu contínuo crescimento e fortalecimento, revertido em benefício de seus integrantes , parceiros e sociedade, sempre dentro de princípios éticos e respeito ao meio ambiente.

4- CERTIFICAÇÕES e HOMOLOGAÇÕES

Além da certificação ISO 9001:2008, a Stratus é homologada tecnicamente para atendimento da Petrobras com o CRCC Nº032164, conforme norma NBR15708, inclusive a Stratus fez parte, juntamente com a Petrobrás, do comitê técnico da ABNT para desenhar e estabelecer a norma NBR15708.

Possuímos também os certificados de Type Approval para leitos de cabos e grades de piso pelos órgãos certificadores ABS, DNV e BV , garantindo qualidade superior para atendimento das condições mais críticas de aplicação.

ISO 9001:2008 Empresa Certificada pelo DNV, conforme certificado nº 71264-2010-AQ-BRA-INMETRO

PETROBRÁS Empresa certifica Petrobrás CRCC Nº032164 TYPE APPROVAL

CABLE TRAY

Type Approval DNV para leitos de cabos tipo leve e pesado, conforme certificado nº E-9639

TYPE APPROVAL GRATING

Type Approval DNV para grades de piso, conforme certificado nº F-19084

TYPE APPROVAL GRATING

Type Approval ABS para grades de piso, conforme certificado nº 10-RJ657019/1-PDA

TYPE APPROVAL CABLE TRAY

Type Approval BV para leitos de cabos tipo leve e pesado, certificado nº SMS.W.11/75076/A.0

ONIP Fornecedora Qualificada da Indústria do Petróleo, conforme certificado nº 6941-10

5- PROCESSO DE FABRICAÇÃO (PULTRUSÃO)

O processo de pultrusão consiste na fabricação de perfis contínuos e uniformes, com a utilização de reforços de fibras de vidro, fibra de carbono ou aramida e resina.

As vantagens nesse processo, são a ótima qualidade de acabamento superficial com a cor desejada obtida no próprio processo de fabricação, a alta resistência mecânica, baixo peso e a excelente resistência química.

No processo de pultrusão, além das fibras longitudinais, também são utilizadas mantas de fibra de vidro distribuídas de forma randômica, que proporcionam excelente resistência mecânica, tanto no sentido longitudinal como transversal.

A proporção de fibra/resina do produto final é na ordem de 70% de fibra e 30% de resina, garantindo elevadas resistências mecânica e química.

(4)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 4 6-CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

6.1- NORMAS APLICADAS

Os perfis pultrudados produzidos pela Stratus seguem os padrões de normas nacionais e internacionais, que conferem aos seus produtos o desempenho e a qualidade necessários para as mais diversas exigências de aplicações.

Para padrões Petrobrás, os nossos materiais atendem todos os requisitos da norma NBR 15708 (Indústria do Petróleo e gás natural).

6.2- PADRÃO DE RESINA

A decisão correta na escolha do padrão de resina é um dos fatores críticos para determinação da longevidade e qualidade dos materiais compósitos.

A Stratus possui tecnologia de produção com um leque amplo de resinas, sendo a primeira empresa a ter sido homologada na Petrobras para fornecimento em mais de um padrão de resina para materiais pultrudados (acrílica e fenólica) .

Para aplicações de materiais compósitos em fibra de vidro (PRFV) em ambientes on shore e offshore, incluindo plataformas e refinarias Petrobrás, destacam-se o uso destes materiais combinados com os padrões de resina fenólica, usada principalmente para estruturas como grades de piso para rotas de fugas, top sides, etc.. e o padrão de resina acrílica, utilizado para estruturas, como guarda corpos, escadas , eletrocalhas e leitos de cabos.

Ambas se destacam pela baixa emissão de gases tóxicos ausentes de halógenos, o baixo nível de densidade óptica de fumaça e a baixa propagação de chama.

Abaixo, encontram-se as principais características destes dois padrões de resina: a) Resina fenólica

Possui como características a elevada resistência a altas temperaturas (próximo a 900º C), resistência a corrosão moderada em ambientes com agressão química e efeito de maresias, baixa emissão de fumaça e gases tóxicos, aditivada para proteção a raios UV, excelentes propriedades de isolamento térmico e elétrico, características anti-chama (auto-extinguível), baixo peso; excelente para aplicações em ambientes confinados, rotas de fugas e risco de incêndio. Atende a todos os requisitos da norma NBR15708 ABNT.

b) Resina acrílica:

Além de atender aos requisitos da norma ABNT NBR15708, este padrão de resina destaca-se principalmente por permitir a pigmentação durante o próprio processo de produção, não alterando as propriedades dos materiais, além de possuir melhor desempenho mecânico em comparação com o padrão de resina fenólica. Possui boa resistência à corrosão, proteção UV e boas propriedades elétricas, impedindo o efeito de formação de electricidade estática na superfície dos materiais.

6.3- PIGMENTAÇÃO

Por característica do próprio padrão de resina , o padrão fenólico, somente permite o processo de fabricação na sua cor natural marrom, portanto, para aplicações em ambientes onde haja necessidade de outra tonalidade de cor, faz-se necessário o processo de pintura superficial com tintas a base de PU ou Epóxi.

Para o padrão de resina acrílica, os materiais pultrudados são pigmentados durante o próprio processo de produção, portanto não necessitam de pintura superficial e podem ser produzidos com uma gama ampla de cores, tais como: cinza, amarelo, azul, verde, vermelho, laranja, etc...

(5)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 5 6.3.1- RESTRIÇÕES

Devido à característica da resina fenólica ser produzida somente na cor marrom natural, este padrão de material se aplica perfeitamente a fabricação de grades, onde a cor predominante é o marrom, típico do material fenólico.

Porém, para aplicações como leitos de cabos, eletrocalhas, guarda corpos e escadas, onde há necessidade de pigmentação em cores, como o cinza e o amarelo, o padrão de resina fenólico não atende, pelo fato de haver necessidade de pintura superficial.

Este processo de pintura descaracteriza totalmente as principais particularidades de toxicidade, emissão de fumaça, propagação da chama e características elétricas dos materiais exigidas nos requisitos Petrobrás.

6.4- CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS

Devido ao alto teor de fibra e a ótima distribuição destas fibras nos perfis estruturais, os perfis pultrudados possuem resistência mecânica superior aos outros processos convencionais de fabricação de produtos em fibra de vidro, como laminação e spray up. ... Abaixo, encontram-se as principais propriedades mecânicas destes perfis:

PROPRIEDADE UNIDADE ORIENTAÇÃO VALORES Resistência Máxima à Flexão Kgf/cm2 Longitudinal 2.109 Resistência Máxima à Flexão Kgf/cm2 Transversal 703 Módulo de Elasticidade na Flexão Kgf/cm2 Longitudinal 112.000 Módulo de Elasticidade na Flexão Kgf/cm2 Transversal 56.000 Resistência Máxima à Tração Kgf/cm2 Longitudinal 2.109 Resistência Máxima à Tração Kgf/cm2 Transversal 492 Módulo de Elasticidade na Tração Kgf/cm2 Longitudinal 176.000 Módulo de Elasticidade na Tração Kgf/cm2 Transversal 56.000 Resistência Máxima a Compressão Kgf/cm2 Longitudinal 2.109 Resistência Máxima a Compressão Kgf/cm2 Transversal 1.055 Resistência Máxima ao Esmagamento Kgf/cm2 Longitudinal 2.109 Resistência Máxima ao cisalhamento Kgf/cm2 Longitudinal 316

(6)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 6

6.5- CARACTERÍSTICAS DE PROTEÇÃO CONTRA RAIOS ULTRA VIOLETA (UV)

Todos os materiais produzidos pela Stratus conferem proteção a intemperismos e aos raios Ultra violeta (UV) em conformidade com a norma ASTM D 2565.

Além dos requisitos exigidos na norma, os materiais pultrudados Stratus, conferem uma proteção extra, proporcionado por um tratamento utilizado durante o processo de produção,no qual é utilizado duplo véu sintético de superfície tratado quimicamente. Este tratamento confere resistência extra do material para que não ocorra trincas, fissuras ou desfibramentos (exigidos na norma ASTM D2565) , e principalmente para que também não ocorra desbotamento de cor, devido à ação direta de raios UV (item não exigido na norma, mas garantido pela Stratus).

7- VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO

A utilização de produtos em fibra de vidro proporciona a melhor relação custo / benefício para o projeto, devido aos seguintes fatores diretos e indiretos:

 Maior vida útil e durabilidade dos materiais

Resistente mecanicamente e quimicamente aos ambientes mais agressivos, portanto não sofrerão degradação em função de corrosão com o passar dos anos.

Forte redução dos custos de manutenção e pintura

Os materiais em fibra de vidro são pigmentados no próprio processo de fabricação, portanto não necessitam de pintura superficial e não requerem manutenção ou substituição.

Redução dos custos de transporte, manuseio, içamento e instalação

Material quase 5 vezes mais leve que o aço, portanto facilita os custos logísticos e reduz drasticamente os custos de içamento e instalação.

Redução do tempo de instalação

Material de montagem fácil, rápida e limpa. Dispensa equipamentos pesados para corte e solda e diminui a sujeira e sobras no canteiro de obra.

Isolação térmica e elétrica

Além da segurança proporcionada pela não condutividade elétrica dos materiais em fibra de vidro, os materiais pultrudados proporcionam um maior conforto aos usuários, devido à sua ótima característica de isolação térmica. Isto pode ser percebido na utilização em guarda corpos e escadas tipo marinheiro.

Melhor relação custo x benefício

Além da excelente resistência à corrosão e ótimas propriedades mecânicas, os materiais em fibra se mostram totalmente viáveis, principalmente quando comparados a materiais tradicionais, como o aço inox, chegando a ser em torno de 30 a 40% mais barato que estes materiais.

(7)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 7 8 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

8 .1 - GUARDA CORPOS EM FIBRA DE VIDRO PADRÃO PETROBRÁS NBR 15708

a) DESCRIÇÃO TÉCNICA

Guarda corpo em Plástico Reforçado por Fibra de Vidro (PRFV) e resina termofixa acrílica, montados a partir de perfis pultrudados com teor mínimo de fibra de 65% e 35 % de resina, conforme padrão ABNT NBR 15708-2 (Indústrias do petróleo e gás natural – Perfis pultrudados – Parte 02: Guarda-corpo).

b) CONFIGURAÇÃO

As especificações técnicas de referência para aplicações Petrobrás, encontram-se coforme condições abaixo:

4.3.8 The handrail shall be comprised of 50.8 mm profile having a square section

and 6.35mm thick and be 1 100 mm ± 3 mm above the floor level. Leveling flaws after erection shall not be accepted

4.3.9 There shall be at least one crossbar having a square section of up to 50.8 mm

and 6.35 mm thick, at an equivalent distance from the handrail and toe board. There may not be more than three crossbars, which shall keep the same distance

between each other and between the handrail and the toe board.

4.3.10 Vertical Posts shall be comprised of 50.8 mm profiles having a square

section and 6.35 mm thick. They shall be separated from each other considering a distance between 1 000 mm and 1 500 mm between their symmetry axes.

4.3.11 There shall be a toe board with 100 mm in height and assembled in such a

manner that its distance from the floor is 10 mm. The toe board may be fixed to the structure through bolts securing the guardrail panels to the floor.

4.3.13 In case there are gaps on the handrail, they shall not be smaller than 75 mm

and larger than 120 mm according to FIGURE 1. If it is not possible to avoid gaps larger than 120 mm, a closing piece shall be installed. Stairway guardrails shall not present gaps.

Resumo :

Altura do guarda corpo: Total 1350mm e útil 1100mm Espaçamento entre montantes: máximo 1100mm

Total de barras horizontais: 3 (passamão, barra intermediária e rodapé) c) COMPOSIÇÃO

Este padrão de guarda corpo é composto pelos seguintes perfis:

- Montantes: Tubo Quadrado 50,8 x 6,35mm x compr. útil 1100mm e total 1350mm - Passa mão: Tubo Quadrado 50,8 x 6,35mm

- Barra intermediária: Tubo Quadrado 50,8 x 6,35mm - Rodapé: Barra “W” 102,0 x 25,0 mm

- Elementos maciços para união das peças e elemento maciço na base do montante com extensão de 200mm

(8)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 8 d) DESENHO PADRÃO DE REFERÊNCIA

A figura abaixo ilustra o padrão de guarda corpo típico para trechos planos e inclinados

(9)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 9 e) CÓDIGO STRATUS

O código Stratus de referência na especificação é o GCS05 f) COR

A cor padrão é o amarelo-segurança, padrão Munsell 5Y8/12. g) RESINA

Resina termofixa acrílica h) FORMAS DE FIXAÇÃO

A fixação dos montantes dos guarda corpos poderão ser realizadas, através de de uma ou mais soluções combinadas, conforme padrões abaixo:

1 - fixação através de suporte em aço pintado

Este padrão utiliza-se de um tubo com nervura a ser soldada nas laterais de vigas de plataformas. Confeccionado em aço ASTM A36 e parafusos em aço inox AISI 316L, diâmetro 3/8 x 4”, de acordo com o desenho abaixo:

2 - fixação direta do montante

A fixação também poderá ser realizada, através de engastamento lateral, diretamente no montante. Neste padrão, a base do montante deverá possuir elemento maciço interno com comprimento mínimo de 200mm para evitar esmagamento da parede.

A fixação deverá ser realizada por 2 elementos de fixação em aço inox AISI316L, conforme ilustração abaixo:

(10)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 10 Obs: quando a fixação lateral não ocorrer em uma superfície plana, recomenda-se o uso de calços (tubos em fibra de vidro) entre o montante do guarda corpo e a alma da viga de aço, conforme ilustrado na figura abaixo:

3 - Fixação lateral através de cantoneiras em aço

A fixação também poderá ser feita através de duas cantoneiras em aço carbono pintado ou aço inox, soldadas ou parafusadas nas vigas laterais da plataforma. Neste caso a fixação será com 2 parafusos em inox com cabeça sextavada dia. 1/4” ou 3/8” , conforme foto abaixo:

4 - Fixação de topo

A fixação também poderá ser feita por topo, utilizando-se um dos recursos acima ou formas combinadas de tubo de espera em aço ou cantoneiras.

Este processo pode ser realizado em trechos planos ou inclinados de escadas, i) MÃO DE OBRA DE MONTAGEM OU SUPERVISÃO EM CAMPO

A mão de obra de montagem ou supervisão de montagem em campo é um item de fornecimento opcional realizado pela Stratus, mediante contratação específica.

(11)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 11 j) FORMA DE FORNECIMENTO

Os Guarda corpos são fornecidos, sob a forma de módulos pré-montados de fábrica para serem instalados em campo, de acordo com as medidas existentes em projeto ou obtidas em campo, conforme foto ilustrativa abaixo:

(12)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 12

8.2 - GRADES DE PISO PULTRUDADAS

a) DESCRIÇÃO TÉCNICA

GRADES DE PISO PULTRUDADAS em Plástico Reforçado por Fibra de Vidro (PRFV) e resina termofixa fenólica com altura de 38mm (1 ½”) e malha 152x38mm (6 x 1 1/2”), com camada superficial antiderrapante e vãos de 18mm entre barras, resultando em uma área aberta de aprox. 50% .

Montadas a partir de perfis pultrudados com teor mínimo de fibra de 65% e 35 % de resina.

b) CONFIGURAÇÃO / DIMENSIONAMENTO

As grades pultrudadas são dimensionadas de acordo com o vão portante (vão de apoio) dos locais onde serão instaladas.

Para garantir a resistência necessária para cargas moderadas e a sensação de conforto e segurança para o usuário, recomenda-se a aplicação das grades com espessura de 38mm (1 1/2”) para vãos de apoio de até 2000 a 2100mm.

Acima de 2000mm, recomenda-se a divisão dos vãos para dimensões menores para possibilitar maior rigidez, resistência e sensação de conforto ao usuário. Para casos especiais deve ser consultado o Departamento Técnico da Stratus. As especificações técnicas de referência para aplicações Petrobrás, encontram-se coforme condições abaixo:

4 GENERAL CONDITIONS

4.1 Floor Grating

4.1.1. The criteria for use of grating panels in offshore facilities belonging to

PETROBRAS

and the precautions to be considered before, during, and after installation are found in ANNEX A.

4.1.2. The grating panel shall be manufactured of uniformly spaced bearing bars

kept in place through transverse connecting bars, mechanically notched and bonded. The maximum spacing (L) between bearing bars shall be 25.4 mm (nominal 1”).

4.1.3. The grating panel shall have standard heights of 25.4 mm (nominal 1”), 31.8

mm (nominal 1 1/4”), 38.1 mm (nominal 1 1/2”) or 50.8 mm (nominal 2”).

4.1.4. The grating panel shall have a rough and slip-resistant surface.

c) COMPOSIÇÃO

As grades montadas são compostas pelos seguintes perfis:

 perfil putrudado em formato “I”  chaveta para travamento dos perfis

camada antiderrapante aplicado com quartzo e resina

d) CÓDIGO STRATUS

(13)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 13 e) FORMA DE FIXAÇÃO

A fixação das grades é realizada através de grampos específicos em aço inox AISI316L.

 GRAMPOS EM INOX PARA GRADES PULTRUDADAS, tipo 1

Através dos desenhos abaixo é possível visualizar o conjunto montado do grampo de fixação tipo 1.

Este padrão de grampo é indicado para fixação de grades pultrudadas ou injetadas, a serem apoiadas sobre vigas ou cantoneiras, conforme foto abaixo:

Foto de montagem

 GRAMPOS EM AÇO INOX PARA GRADES PULTRUDADAS, tipo 2

Através do desenhos abaixo é possível visualizar o conjunto montado do grampo de fixação tipo 2.

Este padrão de grampo é indicado onde a fixação deva ser realizada por entre os vãos das grades pultrudadas (montadas), principalmente para grades com superfícies fechadas, conforme foto abaixo:

(14)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 14 f) CORES

Este padrão de resina fenólica é produzido no padrão de cor marrom natural e não permite pigmentação durante o processo de produção.

Apesar da limitação em relação às opções de cores, para as grades de piso se utiliza o recurso de se aplicar a camada superficial antiderrapante nas cores desejas, tais como cinza, amarelo, azul, verde, etc...

g) DESENHO

Através do desenho abaixo é possível visualizar a montagem da grade composta por perfis pultrudados

h) RESINA

Resina Termofixa Fenólica i) FORMA DE FORNECIMENTO

As grades são fornecidas montadas, nas dimensões finais e prontas para a serem utilizadas em campo.

(15)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 15 j) MÃO DE OBRA DE MONTAGEM

A mão de obra de montagem em campo é um item de fornecimento opcional k) FOTOS DE REFERÊNCIA

Na foto abaixo é possível visualizar a superfície da grade montada com a aplicação de camada antiderrapante de quartzo na cor verde com o corpo dos perfis da grade na cor marrom, natural da resina fenólica.

(16)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 16 l) TABELA DE CARREGAMENTO MECÂNICO DAS GRADES

Através da tabela de carregamento abaixo é possível verificar o comportamento mecânico da grade quando submetido às mais diversas cargas de utilização.

Para o exemplo destacado em “vermelho” abaixo, está sendo analisado o comportamento da grade pultrudada em resina fenólica com espessura de 38mm (GPS38) , onde pode se observar que em um vão de apoio de 1000mm com uma carga aplicada de 200 kgf, a deflexão resultante para uma carga distribuída (DI) é 1,2mm e a resistência máxima até o ponto de ruptura é de 5940 kgf (coluna à direita).

(17)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 17

8.3- DEGRAUS

Os degraus Stratus podem ser fornecidos em conjunto com escadas ou de forma avulsa. São montados a partir de grades de piso pultrudadas, conforme especificações descritas acima.

a) DESCRIÇÃO TÉCNICA

Degrau em Plástico Reforçado por Fibra de Vidro (PRFV) e resina termofixa isoftálica, montado a partir de grades de piso pulttrudada com teor mínimo de fibra de 65% e 35 % de resina .

Composto de base com camada antiderrapante (grade), testeira de sinalização frontal e abas laterais

b) CONFIGURAÇÃO / COMPOSIÇÃO / DIMENSIONAMENTO

Base: composta por grade montada com camada antiderrapante com altura de 38mm e larguras variáveis, conforme projeto.

Testeira frontal: formada por tubo quadrado 38mm na cor amarelo segurança. Abas laterais: Formada por perfil “F” (opcional) na cor cinza

c) CÓDIGO STRATUS

O código Stratus de referência na especificação é o DGS38 d) DESENHO DE REFERÊNCIA

Através dos desenhos abaixo é possível visualizar o padrão de degraus para escadas inclinadas, fabricados por grades pultrudadas e injetadas, com e sem abas laterais.

e) FORMA DE FIXAÇÃO

São fixos nas longarinas laterais, através de elementos de fixação em aço inox AISI 316L.

f) COR

A cor padrão para a base/grade do degrau segue as especificações das grades pultrudadas, descritas acima, para as abas laterais é o cinza claro e para a testeira é o amarelo-segurança

(18)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 18 g) RESINA

Resina termofixa fenólica h) FORMA DE FORNECIMENTO

Os degraus são fornecidos prontos de fábrica para serem instalados em campo pelo cliente.

i) MÃO DE OBRA DE MONTAGEM

A mão de obra de montagem em campo é um item de fornecimento opcional j) FOTOS DE REFERÊNCIA

Na foto abaixo é possível visualizar o padrão de degrau em resina fenólica com abas laterais e testeiras de sinalização

(19)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 19

8.4 - ESCADAS TIPO MARINHEIRO

As escadas tipo marinheiro, montadas a partir dos perfis pultrudados garantem a resistência e configuração necessária exigida através da norma NR18. Além do quesito de segurança, uma característica de destaque é o conforto ao usuário devido à ótima aderência dos degraus e às propriedades de isolação térmica e elétrica dos materiais.

a) DESCRIÇÃO TÉCNICA

Escada tipo marinheiro em Plástico Reforçado por Fibra de Vidro (PRFV) e resina termofixa Poliéster Isoftálica, montada a partir de perfis pultrudados com teor mínimo de fibra de 65% e 35 % de resina .

Composta de escada com degraus antiderrapantes e suportes de fixação no piso e parede na cor amarelo-segurança, obtida diretamente no processo de produção, não necessitando de pintura superficial.

Podendo ser fornecida com guarda corpo de proteção, saída tipo piscina e patamar de descanso, conforme altura e características do local de instalação.

b) CONFIGURAÇÃO

Escada: composta por duas longarinas laterais de tubo quadrado de 50,8x50,8mm distantes em 450mm, degraus com tubo cilíndrico 32mm com aplicação de superfície antiderrapante em quartzo, espaçados a cada 300mm e suportes de fixação na parede, confeccionado por sapatas pultrudadas e posicionados no máximo a cada 1500mm.

Guarda corpo de proteção: composto por aros espaçados a no máximo 800mm com barras chatas de fixação posicionadas na posição vertical a cada 300mm.

c) DIMENSIONAMENTO

As escadas, tipo marinheiro com ou sem gaiola protetora ou aro de proteção, são dimensionados, conforme norma NR18 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho , de acordo com os seguintes requisitos:

- A escada fixa, tipo marinheiro, com 6,00 (seis metros) ou mais de altura, deve ser provida de gaiola protetora a partir de 2,00m (dois metros) acima da base e 1,00m (um metro) acima da última superfície de trabalho. (118.227-7 / I3)

- Para cada lance de 9,00m (nove metros), deve existir um patamar intermediário de descanso, protegido por guarda-corpo e rodapé. (118.228-5 / I3)

- A saída da escada poderá ser do tipo aberta ou saída tipo piscina com altura de 1,00m (um metro) acima da última superfície de trabalho.

- Os degraus deverão possuir espaçamento entre sí de 30 cm e deverão possuir tratamento antiderrapante na superfície

d) COMPOSIÇÃO

As escadas são compostas dos seguintes itens:

- Longarinas / colunas laterais: Tubo quadrado 50,8 x 50,8 mm - Degraus: Perfil Cilíndrico de 32 mm

- Guarda corpo de proteção da Escada: barra chata pultrudada, conformada com diâmetro 700 mm e barras chatas pultrudadas na posição vertical, dimensão 50,0 x 6,0mm.

- Sapatas: base quadrada de 150,0 x altura 65,0 x espessura 10,0 mm

- Suportes de fixação no piso ou parede: Este padrão pode ser em fibra de vidro (modelo a) ou mesmo em aço inox (modelo b), conforme desenhos ilustrativos abaixo:

(20)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 20 e) DESENHO DE REFERÊNCIA

Através dos desenhos abaixo é possível visualizar a escada marinheiro “com” e “sem” guarda corpo de proteção

(21)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 21 f) CÓDIGO STRATUS

O código Stratus de referência na especificação é o EMS (sem guarda corpo) e EMS G (com guarda corpo)

g) FORMA DE FIXAÇÃO

A fixação da escada ao piso ou parede é realizada através de sapatas em fibra de vidro fixas por meio de chumbadores ou parafusos, em aço inox AISI316 ou superior.

h) COR

A cor padrão é o amarelo-segurança, padrão Munsell 5Y8/12. i) RESINA

Resina termofixa acrílica

j) FORMA DE FORNECIMENTO

A escada marinheiro é fornecida pré-montada de fábrica para ser instalada em campo pelo cliente.

k) MÃO DE OBRA DE MONTAGEM

A mão de obra de montagem em campo é um item de fornecimento opcional a) FOTOS DE REFERÊNCIA

(22)

Stratus Compostos Estruturais Ltda. Página 22 STRATUS COMPOSTOS ESTRUTURAIS LTDA.

Referências

Documentos relacionados

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Destarte, é mais proveitoso aceitar os episódios inevitáveis ao invés de questioná-los, disso extraindo o que se pode fazer com eles (LUKAS, 1990). Em concordância com isso,

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Assim, no decurso da campanha WADI ANA, promovida pelo projecto EMERGE, foi possível efectuar 250km de reflexão sísmica e de sonar de pesquisa lateral no interior do

A) Todas as iniciativas realizadas pelas Unidades Escolares, balizadas por esta resolução e outras orientações encaminhadas por esta Secretaria, para que possam ser

[r]

De acordo com o artigo 67 do Decreto nº 23 de 14 de julho de 2011 (BRASIL, 2011b), consiste em Drawback Integrado Suspensão: “[...] a aquisição no mercado interno ou a

Como Militar, acrescenta-se que está pronta para proteger o consulente, mas a carta pode identificar outras pessoas que usam uniforme com quem o consulente se relaciona, a exemplo