• Nenhum resultado encontrado

Covid possui maior variação genética em paciente com câncer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Covid possui maior variação genética em paciente com câncer"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Covid possui maior

variação genética em

paciente com câncer

Crise na Petrobras: quatro

conselheiros da empresa

decidem deixar o cargo

Profissionais

de saúde,

idosos e

indígenas

aldeados são

vacinados

em Maués

Painéis solares geram 40%

mais energia com novo

revestimento

Painéis solares geram 40%

mais energia com novo

revestimento

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Tecnologia

Pesquisa

Política

Municípios

4

7

2

5

MANAUS-AM, QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021 * Ano 3 * Nº 904 /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

(2)

ON Política

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Crise na Petrobras:

quatro conselheiros

da empresa decidem

deixar o cargo

A Petrobras informou, por meio de nota divulga-da na noite de ontem (3), que quatro dos onze in-tegrantes do Conselho de Administração da empresa anunciaram a saída. João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho decidi-ram não ser reconduzidos ao conselho na próxima Assembleia Geral Extraor-dinária.

Os quatro são represen-tantes do sócio contro-lador, ou seja, da União, dentro do conselho, e a

re-condução deles havia sido proposta pelo Ministério de Minas e Energia, em ofí-cio enviado à empresa em 19 de fevereiro.

Omar Carneiro da Cunha justificou sua de-cisão devido ao anúncio de alterações da diretoria da empresa pelo governo federal. No mês passado, a Presidência da Repúbli-ca informou que troRepúbli-cará o comando da Petrobras, colocando o general Jo-aquim Luna e Silva no lu-gar do atual presidente da empresa, Roberto Castello Branco.

Tabata Amaral pede Lei para

criminalizar apologia à volta da

ditadura militar no Brasil

“Operação Sucata” retira veículos

abandonados em vias e calçadas de

Manaus

O Projeto de Lei 506/21 tor-na crime fazer apologia ao re-torno da ditadura militar no País, com pena de reclusão (um a quatro anos). O texto em análise na Câmara dos Deputados insere trechos na Lei de Segurança Nacional.

“Em muitos episódios re-centes temos assistido a de-clarações de cidadãos, em exercício ou não de função pública, absolutamente in-compatíveis com a própria essência da Constituição”, disse a autora da proposta, deputada Tabata Amaral (PD-T-SP).

“A liberdade de expressão é um direito consagrado pela Constituição”, ressaltou a de-putada. “Contudo, é razoá-vel indagar: devemos tolerar os intolerantes? A democra-cia pode servir para proteger os que atacam a sua própria existência?”

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (2) o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a comprar va-cinas contra a covid-19 com registro ou autorização tem-porária de uso no Brasil.

No caso do setor privado, as doses devem ser integral-mente doadas ao Sistema Público de Saúde (SUS) en-quanto o público prioritário não tiver sido todo vacinado. A matéria segue para sanção presidencial.

Com o objetivo de afastar risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Munici-pal de Mobilidade Urbana (IMMU), retirou dez carros abandonados em ruas ou sobre calçadas, na manhã desta quarta-feira, 3/3, no bairro Cidade de Deus, zona Norte.

“Além de garantir a se-gurança na mobilidade e preservar os espaços para os pedestres, como deter-minação do prefeito David Almeida, também é uma questão de saúde públi-ca, pois, onde há sucatas, existem lixos, mosquitos que transmitem várias do-enças, além de servir de esconderijos aos infrato-res para o uso de entorpe-centes. Vamos combater

esse tipo de infração, não vamos permitir que nos-sas ruas sejam tomadas por carcaças”, concluiu, Stanley Ventilari, diretor de operações do IMMU.

O trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em etapas. Primei-ro, é feito o mapeamen-to com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação dos cidadãos via telefone do Plantão do Trânsito, o 0800 092 1188.

“Em virtude dos recentes acontecimentos relacio-nados a alterações na alta administração da Petro-bras, e os posicionamentos externados pelo represen-tante maior do acionista controlador da mesma, não me sinto na posição de aceitar a recondução de meu nome como Con-selheiro desta renomada empresa, na qual tive o privilégio de servir nos úl-timos sete meses”, escre-veu em mensagem

enca-minhada à presidência do conselho, segundo a nota divulgada pela empresa.

Já Paulo Cesar de Sou-za e Silva pediu para não ser reconduzido ao cargo e agradeceu aos diretores e funcionários da empresa por um “excelente traba-lho”.

Segundo a nota, João Cox Neto e Nivio Ziviani alegaram razões pessoais para não aceitar uma pos-sível recondução ao cargo na próxima assembleia.

(3)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

“Pode ser que tenhamos alta no petróleo

nas próximas semanas”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bol-sonaro afirmou ontem (3/3) que o preço do pe-tróleo pode voltar a subir nas próximas semanas. A declaração ocorreu após reunião com o embaixa-dor do Kuwait no Brasil, Nasser Riden T. Almotairi. O chefe do Executivo com-pletou que a notícia, “não muito boa, complica”

“A notícia não muito boa que eu falei sobre pe-tróleo, obviamente, eles acham que o petróleo, o preço né, ainda não está muito adequado. Pode ser que tenhamos uma alta do petróleo nas próximas semanas. Complica para a gente”, apontou.

Por conta disso, o man-datário ressaltou a neces-sidade de troca no coman-do da Petrobras e voltou a

negar interferência na es-tatal. Ele disse ainda que a petrolífera poderá ajudar outros órgãos no combate

a cartéis e adulteração.

Bolsonaro levantou suspeitas em refinarias que podem estar operan-do abaixo da capacidade para obrigar a importa-ção do óleo diesel. “Tem uma refinaria de um dos países deles que está ope-rando com apenas 70% da sua capacidade. Lamen-to informar, mas parece que nós poderíamos es-tar refinando mais. E há algum interesse, estamos apurando se é verdade ou não, que há interesse em refinar menos para nos obrigar a importar óleo diesel, o que encarece o produto final aqui no Bra-sil”, alegou.

Câmara e Senado aprovam a MP para

compra de vacinas por Estados sem

licitação

Wilson Lima participa de reunião

sobre o desenvolvimento entre

Amazonas, Acre e Rondônia

O Senado aprovou nes-ta semana a Medida Pro-visória (MP) 1.026/21, a MP das Vacinas. A medi-da facilita a compra de vacinas, insumos e servi-ços necessários à imuni-zação contra a covid-19, com dispensa de licita-ção e regras mais flexí-veis para contratos. O texto foi aprovado na Câ-mara na terça-feira (23). Agora, segue para san-ção presidencial.

Segundo o texto apro-vado, estados e municí-pios poderão comprar, sem licitação, vacinas e seus insumos necessá-rios, contratar os servi-ços necessários, inclusi-ve de vacinas ainda não registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida também fixa o prazo de sete dias para

a Anvisa decidir sobre a aprovação temporária de vacinas, mas o prazo pode chegar a 30 dias se não houver relatório técnico de avaliação de agência internacional aceita no Brasil.

O texto também au-menta o número dessas autoridades sanitárias estrangeiras que servem como base para autori-zação temporária de va-cinas no país. Além das agências dos Estados Unidos, da União Euro-peia, do Japão, da China, do Reino Unido, do Ca-nadá, da Coreia do Sul, da Rússia e da Argentina, o texto inclui as agên-cias da Austrália e da Ín-dia e demais autoridades sanitárias estrangeiras reconhecidas e certifi-cadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O governador Wilson Lima participou, na tarde desta terça-feira (02/03), de uma reunião virtual para a apresentação do projeto de criação de uma zona de de-senvolvimento econômico e de conservação da na-tureza na região que com-preende o sul Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. A reunião foi co-ordenada pela Superinten-dência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A iniciativa, denominada de Amacro, foi apresenta-da no encontro pela Su-perintendência do Desen-volvimento da Amazônia (Sudam) e será lançada em abril, em Rondônia. A atua-ção coordenada com os es-tados do Acre e Rondônia vem sendo discutida pelo governador Wilson Lima desde o início da gestão dele. Com a Amacro, a ex-pectativa é traçar um pla-nejamento de ações a se-rem conduzidas pelos três

estados com foco nos seg-mentos agrário, industrial e de serviços.

Na reunião, o governador Wilson Lima destacou a im-portância da Zona Franca de Manaus, que comemo-rou 54 anos no último dia 28 de fevereiro.

“Quero ressaltar a im-portância que a Superin-tendência tem para essa região, sobretudo o Polo Industrial, que é o sustentá-culo econômico do Estado do Amazonas. No momen-to em que a indústria está forte, a pressão sobre a flo-resta diminui significativa-mente. Conte sempre com o Estado para que a gen-te possa identificar novas matrizes, para que a Zona Franca de Manaus continue cada vez mais viva e cum-pra o seu papel de geração de emprego e renda”, disse o governador ao se dirigir ao superintendente da Su-frama, general Algacir Pol-sin, presente na reunião.

(4)

ON Ciência & Tecnologia

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Painéis solares

geram 40% mais

energia com novo

revestimento

Um trabalho científico produzido por acadêmicos da Universidade Carlos III de Madrid e Universidade Minia (Egito) mostra que revestimentos podem me-lhorar o desempenho de painéis solares de silício em 40%.

A pesquisa foi publica-da na revista científica Solar Energy, que é edita-da pela Socieedita-dade Inter-nacional de Energia Solar. De acordo com Mahmoud Elshorbagy, primeiro

au-tor, o revestimento é uma metassuperfície (superfí-cie composta de matérias artificiais que se repetem em um padrão).

Essa camada é composta de uma estrutura nanomé-trica, ou seja, formada por partículas extremamente pequenas. No estudo dos pesquisadores, a cobertu-ra utilizada tinha formato de cruz e foi gravada nas células solares de silício em uma região por onde entra a luz solar. As cruzes

Startup de táxi voador vai começar a

operar em 2023

Cientistas pretendem criar

peixes na Lua

A Volocopter, startup alemã de construção de aeronaves, anunciou que conseguiu arrecadar €200 milhões (cerca de R$ 1,3 milhões, na conversão atual) em uma rodada de investimentos. A empresa fabricante de helicópteros elétricos agora está inves-tindo em um projeto de “táxis voadores”, que deve começar a circular em até dois anos.

Segundo o CEO, Florian Reuter, a empresa espera certificar o VeloCity nos próximos dois anos e ini-ciar as operações do táxi aéreo comercial logo em seguida. Paris e Cingapu-ra devem ser as primeiCingapu-ras cidades a receber os servi-ços. A capital da França

es-pera que os táxis aéreos já estejam estabelecidos na região para as Olimpíadas de 2024.

O Volocity está sendo desenvolvido desde 2011 e já participou de demons-trações públicas em even-tos de tecnologia.

A lista de patrocinado-res da startup é longa. En-tre eles estão BlackRock, Atlantia SpA, Avala Capi-tal, Continental AG, Tokyo Century e muitas outras empresas internacionais. Estimativas do PitchBook apontam que a empresa esteja avaliada em US$ 624 milhões. Nos próximos anos, a Volocopter preten-de lançar seus serviços na Europa, Ásia e nos Estados Unidos.

Em 2020, A Agência Es-pacial Europeia (ESA) di-vulgou para a imprensa que pretende construir uma base lunar perma-nente. Pensando nisso, um grupo de cientistas france-ses estão desenvolvendo um plano incomum: criar peixes na Lua. Segundo informações concedidas à Hakai Magazine, o obje-tivo é que os astronautas da missão tenham opções mais “apetitosas” para co-mer além dos alimentos enlatados enviados da Terra.

O plano envolveria a leva de ovos vivos dos peixes e a água coletada na su-perfície lunar. Para testar se a ideia dará certo, pes-quisadores do Centro Es-pacial da Universidade de Montpellier e do Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar (IFRE-MER) embalaram os ovos de peixes em pequenas embalagens que vibravam e sacudiam, com o objeti-vo de recriar a experiência

de um foguete decolando. Segundo o líder da pes-quisa francesa, Cyrille Przybyla, o ambiente era muito difícil para o nasci-mento dos peixes. Ainda assim, os resultados fo-ram positivos, já que, no fim, cerca de 76% dos ovos eclodiram. A porcentagem é semelhante ao número de peixes que nascem nor-malmente, ou seja, sem nunca terem sido sacudi-dos.

Além da alimentação, os cientistas acreditam que o cultivo dos animais na lua poderia fazer bem para a saúde mental dos astro-nautas.

são preenchidas por ma-teriais dielétricos, que são isolantes.

Esta construção facili-ta chegada luz do sol na camada da placa onde ela será transformada em corrente elétrica. A ação permite o aumento de até 40% na corrente que é

ge-rada pelo painel.

O pesquisador Elshor-bagy explica, no trabalho acadêmico, que o revesti-mento pode ser feito em qualquer tipo de painel so-lar de silício ainda no pe-ríodo de fabricação, para que seja possível alcançar os melhores resultados.

(5)

ON Municípios

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Profissionais de saúde, idosos e indígenas

aldeados são vacinados em Maués

Nesta primeira etapa de vacinação contra Co-vid-19, a equipe do Pro-grama Municipal de Imu-nização de Maués está priorizando profissionais de saúde, idosos acima de 70 anos e indígenas alde-ados. No caso de indíge-nas aldeados, foram des-tinadas um total de 6.598 doses para a primeira e segunda etapa de vacina-ção na responsabilidade do DSEI Parintins. 3156 doses estão sendo desti-nadas para vacinação de profissionais de saúde e idosos. Em relação à va-cinação da terceira idade, a meta é vacinar todos os idosos acima de 70 anos nas Unidades Básicas de

Saúde ou em domicí-lio em caso de pacientes acamados, cadeirantes, entre outros.

De acordo com o con-solidado diário do Pro-grama Municipal de Imu-nização (PMI), um total de

2.628 pessoas foram va-cinadas contra Covid-19 até o dia 12/02/2021 às 10h.

Prefeitura de Barcelos oferece

atendimento de fisioterapia a

barcelenses internados em Manaus

Com novo recorde, Central de Resgate

de Parintins ultrapassa 1.300

atendimentos em fevereiro

Uma grande aliada aos pacientes em tratamento e recuperação do novo co-ronavírus é a fisioterapia. A doença ataca os pulmões e a sensação de falta de ar é um dos principais sinto-mas. Por isto, a Prefeitura de Barcelos, por meio do Prefeito Edson Mendes e Vice França Moreira, dis-ponibilizou uma profissio-nal de fisioterapia que atua junto aos pacientes barce-lenses internados na Capi-tal Manaus, reforçando as-sim o atendimento que já tem nessas unidades.

Este trabalho está sendo executado desde de 13 de Janeiro, nos sete dias da semana, de segunda a se-gunda-feira, realizada pela Fisioterapeuta Khellen Me-deiros. Mais um reforço do município de Barcelos, que já conta com o exce-lente serviço do Núcleo de apoio à saúde de Barcelos

em Manaus, Equipe Téc-nica composta por Assis-tente Social, Enfermeira, Técnicas em Enfermagem e Coordenação, que não medem esforços para hu-manizar e garantir aten-dimento em saúde para os pacientes que são referen-ciados para a rede de servi-ço especializada na capital Manaus. “Foram 7 altas so-mente está semana, meu coração só tem gratidão ao total apoio do Prefeito Edson Mendes e a Secreta-ria de saúde Patrícia Leite que não mediram esforços a atender as necessidades de nossos conterrâneos, mandaram desde EPI’s até VNI e deram todo suporte que precisei para realizar atendimentos de excelên-cia. Gestão realmente tem compromisso com a po-pulação Barcelense.” Dis-se a Fisioterapeuta Khellen Medeiros.

Com novo recorde causado pela pandemia do novo co-ronavírus, a Central de Res-gate de Parintins chegou no mês de fevereiro a um total de 1.334 atendimentos. O re-corde anterior era do mês de janeiro, quando foram feitas 1.257 remoções. Além das ocorrências envolvendo res-gate nos bairros e Centro, a central também tem se des-tacado na logística de remo-ção de pacientes do hospital Jofre Cohen para o Aeroporto Júlio Belém.

A central foi inaugurada pela Prefeitura de Parintins em maio de 2020 e conta com ambulâncias e ambulanchas nas principais calhas de rio

do município. Segundo o pre-feito Bi Garcia, o investimento contou com apoio de emen-das parlamentares e tem sido de grande utilidade para a população de Parintins.

Segundo a subcoordena-dora Deidra Cândido, o tra-balho realizado pela Central de Resgate conta com total apoio da Prefeitura e Secre-taria de Saúde 24 horas por dia, pelo número de contato 192. “Apesar do mês menor, fevereiro ultrapassou janeiro em número de ocorrências. A gente pede conscientização da população porque ainda estão acontecendo trotes, o que atrapalha o nosso traba-lho”, ressaltou.

(6)

ON Economia

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Cresce o número de novas empresas

abertas no Amazonas

A Junta Comercial do Es-tado do Amazonas (Jucea) registrou no mês de feve-reiro de 2021 – segundo dados do relatório do Sis-tema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vincu-lado ao Ministério da Eco-nomia – um crescimento de 2,9% no número de em-presas constituídas no es-tado, em comparação com o primeiro mês do ano de 2021.

Em fevereiro foram aber-tos 567 novos empreen-dimentos no Amazonas, enquanto em janeiro de 2021 foram 551 novos ne-gócios. O mês de fevereiro

de 2021 também apresen-tou números melhores do que o mesmo mês de 2020, quando a Jucea registrou 460 novas constituições de empresas.

Para a presidente da

Jun-ta Comercial, Maria de Je-sus Lins, os números posi-tivos, mesmo em tempos de restrições, sinalizam que os investimentos rea-lizados pela autarquia em novas tecnologias, que

aju-dam na desburocratização e simplificação da abertu-ra de novas empresas, têm mantido um bom ambien-te de negócios no estado.

“A Jucea tem trabalhado e investido continuamente em sistemas tecnológicos que facilitem no avanço da simplificação das etapas do processo de abertura de empresas para os usuá-rios do nosso estado. Nos-sa meta é sempre prestar o melhor serviço, e traba-lhamos incansavelmente para continuar a oferecer melhorias no nosso siste-ma de serviços”, afirmou a presidente da Jucea.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

Amazonas tem alta na exportação e

importação em Janeiro de 2021

Com queda do PIB, economia chega

ao patamar do início de 2019

O Amazonas registrou crescimento tanto nas ex-portações quanto nas im-portações no mês de Janei-ro de 2021. É o que mostra o resultado da última Balan-ça Comercial do Amazonas elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Eco-nômico, Ciência, Tecno-logia e Inovação (Sedecti) que destaca os países da Venezuela, Bolívia, Argenti-na e Alemanha como prin-cipais destinos dos produ-tos amazonenses.

Nas exportações, o cres-cimento foi de 26,34% na comparação com janeiro de 2020 e de 6,51% em relação a dezembro de 2020. Os va-lores exportados alcança-ram cifras de US$ 71,98 mi-lhões em janeiro de 2021. A Venezuela foi o principal

destino das exportações do Amazonas, registrando o equivalente a 15,39% do total exportado, totalizan-do US$ 11,08 milhões. O principal produto respon-sável pelo bom resultado das exportações para o país vizinho aparece no levan-tamento como “misturas e pastas para preparação de produtos de padaria, paste-laria”, com participação de 32,10% do total para esse país.

O secretário da Sedecti, Jório Veiga, avalia a alta na Balança Comercial do Ama-zonas como o resultado da adequação das necessida-des e processos aos efeitos da pandemia, permitindo a retomada de várias ativida-des no comércio interna-cional.

Com a queda de 4,1% em 2020 do Produto Inter-no Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o Bra-sil atingiu, no final do ano passado, o patamar equi-valente ao registrado entre o final de 2018 e o começo de 2019. Na comparação com o último trimestre de 2019, período pré-pan-demia, a economia ficou 1,2% abaixo daquele perí-odo. Em relação ao auge da pandemia, que foi o se-gundo trimestre de 2020, o patamar é de 11,0% aci-ma. Na série histórica, que tem como pico o primeiro trimestre de 2014, na com-paração o patamar ainda é 4,4% abaixo.

“Não voltamos ao pata-mar pré-pandemia. Ainda está como se fosse no final de 2018, começo de 2019, ou seja, 1,2% abaixo do pe-ríodo pré pandemia, mas, ao mesmo tempo, em rela-ção ao segundo trimestre do ano passado, que foi o pico do efeito da pan-demia sobre a economia, a gente já está 11,0% aci-ma. Em relação ao pico da série toda do PIB que foi o primeiro de 2014, ainda está 4,4% abaixo, ou seja, no patamar entre o segun-do e o terceiro trimestres de 2012”, disse a coorde-nadora de Contas Nacio-nais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

(7)

ON Pesquisa

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Covid possui maior variação genética em

paciente com câncer

Um estudo inédito feito por pesquisadores do Ins-tituto Nacional do Câncer mostra que o novo coro-navírus tem uma capaci-dade de variação genética maior em pacientes com câncer. Ou seja, o vírus Sars-Cov-2 tem um maior potencial de mutação no organismo de pacientes com câncer, do que os infectados que não têm câncer.

A hipótese mais prová-vel é que a baixa imuni-dade dos pacientes on-cológicos esteja ligada a maior variação do vírus. A pesquisa foi divulgada com exclusividade para a CNN Brasil.

O estudo foi realiza-do em 57 pacientes e 14 profissionais de saúde do instituto e foi publicado na revista Virus Evolu-tion, da Universidade de Oxford, há duas semanas.

Os pesquisadores des-cobriram ainda que uma mesma paciente foi infec-tada por duas variantes do vírus, no primeiro con-tágio. Esse é o primeiro caso de múltipla infecção pelas variantes do novo coronavírus relatado na

literatura médica em pa-cientes com câncer.

O responsável pelos es-tudos, Marcelo Soares, explica que a diversidade genética do vírus em pa-cientes com câncer pode resultar no aparecimento de variantes mais

trans-missíveis ou mais letais. Por isso, essas descober-tas podem ajudar no con-trole e prevenção da pan-demia.

O estudo sobre a múlti-pla infecção foi publicado na revista Infection Gene-tics and Evolution.

Pesquisa revela que 47 tribunais já

investem em inteligência artificial

Pesquisa da UFRPE identifica dois

gatos positivos para o novo coronavírus

Protagonista na solução de conflitos, o Poder Judiciário tem investido no desenvolvi-mento de ferramentas de in-teligência artificial (IA). Mas qual o nível alcançado pelos tribunais brasileiros em rela-ção ao assunto? Fazer um raio -x de todas as experiências e soluções em relação ao uso das novas tecnologias na Jus-tiça é o objetivo da primeira fase da pesquisa coordenada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Os primeiros resulta-dos da pesquisa “Tecnologias Aplicadas à Gestão de Confli-tos no Poder Judiciário com ênfase no uso da inteligência artificial” foram apresenta-dos na sexta-feira (26/2), em um webinar que reuniu ma-gistrados, pesquisadores e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre fevereiro e agosto de 2020, o Judiciário contava com 64 projetos de IA em fun-cionamento ou em processo de implantação, em 47 tribu-nais do país, além da Platafor-ma Sinapses do CNJ. “Metade dos tribunais têm um projeto de inteligência artificial im-plantado ou em implantação. O desenvolvimento dessas tecnologias é um dos instru-mentos mais importantes de gestão no Judiciário, uma vez que implica em racionalizar recursos, mão de obra e ativi-dades, diante de uma deman-da cademan-da vez mais crescente”, afirmou na abertura do even-to o ministro do Superior Tri-bunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, coordena-dor do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário, da FGV.

Dois gatos, de tutores do Recife e de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram os pri-meiros animais domésticos a testarem positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em Pernambuco.

A identificação foi possí-vel através do Projeto Pet Covid-19, que está sendo realizado por professores e estudantes do Departa-mento de Medicina Veteri-nária da Universidade Fe-deral Rural de Pernambuco (UFRPE).

O grupo integra um es-tudo multicêntrico ao lado de outras cinco universida-des do Brasil - as Federais do Paraná, de Minas Gerais, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além da Uni-versidade Santo Amaro, de

São Paulo - cujo o intuito é realizar uma vigilância do novo coronavírus em ani-mais de companhia.

Em alguns estados, o es-tudo foi iniciado em ou-tubro do ano passado. Na UFRPE, a pesquisa come-çou em dezembro e, até o momento, foram coletadas amostras de 20 animais do-mésticos de tutores diag-nosticados com a Covid-19.

O estudo não tem um prazo específico de tempo para ser concluído. A meta é atingir um total de 100 pets testados por universi-dade participante para que haja um grupo significativo para análises.

A equipe da UFRPE está recrutando tutores e pets voluntários para a pesqui-sa.

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação