• Nenhum resultado encontrado

BANDA DE GAITAS SE APRESENTA NA FRANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BANDA DE GAITAS SE APRESENTA NA FRANÇA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Nossa Capa

22ª Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais - RJ Classic - Esporte e União.

Assessoria de Comunicação Social do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Fortaleza de São José - Ilha das Cobras Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-000

Notícias e Eventos do Corpo de Fuzileiros Navais

O NOTANF agradece a remessa de matérias que

di-vulguem o CFN, suas unidades e seu pessoal. É permitida a transcrição total ou parcial das matérias.Solicita-se citar a fonte e a remessa de um exemplar.

Jul/Ago/Set - 2009

EXPEDIENTE:

Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro

Editor Responsável

Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois

Coordenação

Capitão-de-Fragata (FN) João Leonardo Palmieri Parente

Projeto Gráfico e Editoração

Capitão-Tenente (T) Ericson Castro de Santana

Visite nosso site www.mar.mil.br/cgcfn

BANDA DE GAITAS SE APRESENTA NA FRANÇA

“JIPANF” É DESTAQUE NO SETE DE SETEMBRO

F

uzileiros Navais comemoraram o

187º ano da Independência do Brasil por meio de seus garbosos contingentes nos desfiles cívico-militares dos Grupa-mentos de Fuzileiros Navais em todos os Distritos Navais e, no Rio de Janeiro, também por meio da Unidade Anfíbia, nucleada por diversas Organizações Militares da Força de Fuzileiros da Es-quadra, além da Associação de Veteranos do CFN (AVCFN).

Um dos destaques desse ano foi a participação do “JipAnf”, à frente do contingente da AVCFN, uma viatura jeep anfíbio, com motor Ford GPW, produzida entre 1942 e 1943, restaura-da pelo Centro de Reparo e Suprimen-tos Especiais do CFN em parceria com o Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, mais uma iniciativa de sucesso da Marinha do Brasil na preservação de sua história.

G

aiteiros e percussionistas da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais que integram, também a Banda de Gaitas participaram do 39º Festival Interceltico de Lorient, França, no último mês de agosto.

Conhecido como a maior concentra-ção mundial da cultural celta, esse encon-tro anual, que dura dez dias, homenageou a Galícia na presente edição.

Com eclético repertório de músicas do cancioneiro brasileiro, suas apresentações emocionaram o público presente ao festi-val, tendo como ponto alto a execução da

música Amazing Grace adaptada para ritmo samba-reggae, muito utilizado pela Banda Olodum na Bahia.

Essas músicas, jun-tamente com o garbo dos Fuzileiros Navais, corroboraram para o sucesso alcançado na “Grande Parada”, desfile pelas ruas da cidade e no Estádio

Magnífico, equiparada ao da Independên- cia no Brasil, que contou com a presença de cerca de 70.000 espectadores e de 74 bandas, envolvendo, aproximada-mente, 5.000

participantes entre músicos e dançarinos, além de 1.000 voluntários no apoio.

Dentre as demais apresentações du-rante o festival, destacaram-se a realizada a bordo do Navio-Escola Veleiro Belém e, a convite do músico Carlos Nuñes, a participação na gravação de uma das músicas de seu próximo DVD.

(3)

CFN INICIA MISSÃO NO BENIN

C

omo parte do acordo de cooperação bilateral entre o Brasil e o Benin, desde 6 de julho, dois oficiais brasileiros, o Capitão-de-Corveta (FN) Márcio da Mota Xerém e o Cap Eng (EB) Rafael Farias, integram o corpo docente do Centro de Ações Pós-Conflito de Desmi-nagem e Despoluição (CPADD).

Criado em 2002, decorrente da Con-venção de Ottawa, que baniu o emprego, a estocagem, a produção e a

transferên-cia de minas terrestres anti-pessoais e assegurou a destruição de seus estoques, o CPADD objetiva capacitar as nações africanas no trato com minas terrestres e artefatos explosivos de guerra junto aos países por eles afetados.

O CPADD ministra diversos estágios na área de Desminagem Humanitária, em conformidade com os Padrões In-ternacionais de Ações Contra as Minas, revisados e publicados anualmente pelo

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES É PALCO

DO XVI SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DO CFN

Centro Internacional de Genebra para Desminagem Humanitária (GICHD), órgão pertencente à ONU.

A presença desses oficiais, como instrutores, confere àquele Centro a importante capacidade de ministrar estágios de desminagem no idioma português para oficiais, praças e civis componentes de ONG de países africa-nos lusófoafrica-nos (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo-Verde).

O Artista José Augusto exibe o diploma de participação Hors-Concours.

C

ompondo as comemorações dos 201 anos do CFN, no dia 22 de setembro, com o apoio do Museu Na-cional de Belas Artes (MNBA), foram realizadas a cerimônia de premiação do XVI Salão de Artes Plásticas do CFN no Auditório Leandro Joaquim, daquele Museu e, posteriormente, a inauguração da mostra das obras. O salão integrou as exposições previstas pelo MNBA para a 3ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus. P r e s i d i d a pelo Coman-d a n t e - G e r a l do CFN, em companhia da Vice-Diretora do MNBA, Sra. Laura Abreu, a cerimônia teve

seu ponto alto durante a entrega dos prêmios aos artistas plásticos vence-dores nas categorias Prêmio CFN “O Mar” e “Hors-Concours”, Sra. Ângela Maria Romanelli e Sr. José Augusto de Souza Rodrigues, respectivamente. Também foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas e diplomas de participação.

Veículo de grande estímulo e in-centivo às manisfestações artísticas e culturais, esse salão chega a sua XVI edição emoldurado pelo MNBA, casa das artes plásticas e grande divulgador da história nacional, que, este ano, abriu suas portas para receber as 70 obras selecionadas por uma comissão julgadora, especialmente formada para a seleção dos trabalhos apresentados por artistas de di-ferentes estilos e técnicas.

A exposição das obras ocorreu até 26 de setembro no MNBA e, no Mu-seu Naval, até 26 de outubro.

(4)

E

m busca do aprimoramento doutrinário do CFN e em con-sonância com lições aprendidas em conflitos armados, o 10° Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti criou, em seu Estado-Maior, a seção de Assuntos Civis.

Essa seção tem o intuito de realizar contato com lideranças comunitárias, organizações não-governamentais hai-tianas e estrangeiras e órgãos públicos haitianos, de forma a identificar suas necessidades e aspirações. Os dados ad-quiridos são conjugados junto às seções de Inteligência e Operações no Centro de Operações de Paz do Grupamento, com o propósito de facilitar a busca de conhecimento e a condução de opera-ções correntes e/ou futuras, ao mesmo tempo que assiste à população local.

Nesse sentido, foram realizadas distribuição de alimentos emescolas, igrejas, orfanatos, asilos, hospitais;

N

o último dia 18 de setembro, 15 militares da Marinha da Namíbia, provenientes de todas as suas Organiza-ções Militares, concluíram o primeiro Curso de Habilitação de Corneta e Apito (C-HabCA), que habilita a realizar os toques prescritos nos ceri-moniais, com destaque para as honras de portaló.

A cerimônia foi presidida pelo CMG Sinsy Bamba Nghipandua, Chefe do Estado-Maior da Marinha da Namíbia e contou com a presença de representantes do Comando da Marinha daquele país; do Grupo de Apoio Técnico (GAT) da Armada, da Marinha do Brasil; e de Fuzileiros Navais namibianos recém formados no

distribuição de água tratada para a popu-lação carente; festivi-dades recreativas para crianças; retirada de lixo em comunidades; atendimentos médicos em escola; aulas de português; reuniões se-manais com as lideran-ças comunitárias, entre outros, totalizando 152 instituições civis con-tatadas.

Dentre essas ações, destaca-se a construção de caixa d’água com sistema de captação de águas fluviais no beco

Vanverê, local de maior periculosidade

e de incidência de delitos dentro da área de responsabilidade do GptOpFuzNav - Haiti. A presença constante de nossas tropas durante a obra e o atendimento a uma das principais demandas da

popu-primeiro Estágio Básico de Instrutores de Recrutas. Esses, juntamente com os militares brasileiros componentes do GAT-FN, serão os instrutores da primeira turma do Curso de Formação de Soldados, com início previsto para o próximo dia 5 de

ou-tubro, contribuindo para a criação do Corpo de Fuzileiros Navais da Namíbia.

Um dos pontos mar-cante da cerimônia foi a apresentação, pelos formandos e banda de música, de uma canção (letra e música) de au-toria do 2º SG-FN-CT

lação permitiram angariar a simpatia dos moradores e ampliar a segurança da área.

Todas essas iniciativas, que mes-clam operações terrestres e de in-teligência e ações civis-militares, visam a contribuir para a manutenção de um ambiente seguro e estável, propósito maior de nossas tropas no Haiti.

Araujo Lima, atualmente considerada a “Canção da Marinha da Namíbia”.

Ressalta-se a atuação destacada da Marinheiro Ndeshiilile Gabriele, segunda colocada no C-HabCA e primeira mulher corneteira e apiteira.

FUZILEIROS NAVAIS BRASILEIROS

CONDUZEM CURSOS NA NAMÍBIA

(5)

C

om a participação de aproximada-mente quatrocentos militares de diferentes países do continente ameri-cano, o exercício “Intercambio Sur 2009” teve início no dia 13 de julho, com a cerimônia de abertura no Comando da Divisão Anfíbia.

Esse treinamento conjunto de pelotões de Fuzileiros Navais, promovido pela Marinha do Brasil, por intermédio do Comando de Operações Navais, en-volveu, também, meios de nossa Es-quadra e visou à troca de experiências, intercâmbio de idéias e conhecimentos sobre doutrina, organização, adestra-mento e equipaadestra-mentos, para condução de operações de Fuzileiros Navais.

Conduzido pelo Comando da Divisão Anfíbia, o adestramento estendeu-se até

31 de julho e foi desenvolvi-do em duas fases. Em uma primeira, Fuzileiros Navais da Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos da América, Peru, Uruguai e observadores do Equador e Paraguai execu-taram diferentes tipos de ativi-dades voltadas, prioritariamente, ao intercâmbio e ao aprimora-mento de táticas e técnicas individuais de combate. Em uma segunda fase, visando à interoperabilidade entre os países participantes, realizaram o planejamento e a condução do exercício anfíbio combinado de retirada de par-cela de uma Força de Paz Multinacional de uma área de risco, a partir de meios navais e aeronavais.

Nesse grande exercício combi-nado, além dos Fuzileiros Navais, a Marinha do Brasil empregou o Navio de Desembarque-Doca Rio de Janeiro, embarcações de desembarque de carga geral e de viatura e material, um heli-cóptero, bem como diferentes veículos, equipamentos e armamentos. Contou, ainda, com a participação do Navio

de Desembarque-Doca USS Oak Hill, da Marinha dos Estados Unidos, totali-zando a participação de mais de 1.500 Marinheiros e Fuzileiros Navais.

A presente edição desse exercício, já realizado anteriormente no Chile (2007) e na Argentina (2008), contribuiu para a projeção de nosso País nas áreas de Rela-ções Internacionais e Política Externa e, principalmente, para a integração dos países da região, buscando, assim, alcançar os interesses nacionais defini-dos na Estratégia Nacional de Defesa, coadunando-se com a Política Externa brasileira.

FFE REALIZA O EXERCÍCIO

INTERCÂMBIO SUR

Foto: MARFORSOUTH

Foto: MARFORSOUTH

(6)

CFN PROMOVE 22ª CORRIDA RÚSTICA

cursos de 5, 10 e 20 km, ocorreu a tradi-cional disputa entre pelotões militares, cada um composto por 26 membros, cor-rendo sempre “em formatura”, agrupados durante os 10km do percurso. Na pre-sente edição, contamos com 38 pelotões, masculinos e femininos de diversas Organizações Militares da Marinha, que competiram cantando canções militares, trazendo entusiasmo e vibração para a prova. Sagraram-se campeões os do Cen-tro de Educação Física Almirante Adal-berto Nunes, no feminino, e do Batalhão Humaitá, seguido dos pelotões do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo e Escola Naval, no masculino.

Dentre os pontos marcantes da prova, que compôs as comemorações dos 201 anos do Corpo de Fuzileiros Navais,

destaca-se o brilho da par-ticipação de diversas

Or-ganizações Militares que venceram o

percurso de “calça e bute” - calça camuflada e coturnos militares mar-rons - demonstrando a determi-nação e o arraigado espírito de corpo dos Fuzileiros Navais.

Na arena do evento, montada em frente ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, em um ambiente descontraído e de completa

integração, atletas, seus familiares e es-pectadores conheceram equipamentos e veículos empregados nas atividades operativas e utilizados pelos Fuzileiros Navais na proteção dos interesses na-cionais na defesa da Amazônia Azul.

N

o domingo 19 de julho, cerca de 3.200 atletas e apaixonados pelo esporte participaram da 22ª Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais - RJ Clas-sic, realizada em parceria com a Cor-pore, no Aterro do Flamengo. Além das m o d a l i -dades indi-viduais c o m

(7)

E

m continuação às atividades dos projetos sociais conduzidos pelo Núcleo de Comunicação Social do Comando do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, o dia 21 de julho revestiu-se de cultura e história naval, com a visita de 36 crianças e nove côn-juges de militares ao Espaço Cultural da Marinha (ECM) e ao Museu do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) que, en-cantados pelas informações recebidas e pela beleza dos sítios visitados, saíram dessa atividade com a certeza de que “Logística também é cultura”.

Esse passeio cultural foi programado para ocorrer nas férias dos filhos dos militares, que passaram o período da manhã a bordo, recebendo informações

sobre história naval e as instalações que iriam conhecer.

Após o almoço, o grupo deslocou-se para o ECM, conhecendo a história de criação da MB. Logo após, seguiu para o Museu do CFN,

onde aprendeu sobre a vinda da Família Real por-tuguesa e como se originou o CFN, suas tradições e uniformes de época. Outro momen-to importante da visita foi o apren-dizado sobre o

emprego de forças expedicionárias, pois foram inevitáveis as associações com a participação de seus pais e maridos nas missões que projetam a imagem cada vez mais forte do CFN no exterior.

PROJETO “LOGÍSTICA TAMBÉM É CULTURA” EM AÇÃO

A

o final da tarde do último dia 26 de julho, aproximadamente 250 pessoas, entre autoridades con-vidadas, militares com familiares e o público local assistiram à cerimônia de Troca da Guarda da Fortaleza Naval do Ladário no Comando do 6º Distrito Naval. Essa histórica fortaleza, criada em 14 de março de 1873, com a finalidade de prover segurança às instalações que eram construídas, é atualmente guarnecida pelo Grupamento de Fuzileiros Na-vais de Ladário.

O ponto alto desse evento foi a apresentação do Pelotão “Coman-dante Cunha Couto”, composto por 40 Fuzileiros Navais, que suscitou aplau-sos do público presente com suas evoluções. Esse Pelotão homenageia o Capitão-de-Fragata Manoel Ricardo da Cunha Couto, oficial encarregado pela fundação e início da construção do Arsenal de Marinha de Ladário.

A Cerimônia da Troca da Guarda é realizada no último domingo de cada mês e conta, ainda, com apresenta-ções de grupos artisticos da região.

TROCA DA GUARDA EM LADÁRIO

Fotos: Felipe de Gouvêa

RÚSTICA EM DETALHES

22ª CORRIDA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS - RJ CLASSIC - INTEGRADOS PELO ESPORTE

22ª CORRIDA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS - RJ CLASSIC - INTEGRADOS PELO ESPORTE

(8)

N

o dia 2 de junho, foi realizada a cerimônia de comemoração alusiva ao 31º aniversário da Agência Fuzileiros

Navais do Banco do Brasil, localizada

no CNIG, contando com a presença do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, do Comandante da Divisão Anfíbia, e do Superintendente Regional Interino do Banco do Brasil, além de diversas outras autoridades civis e militares.

A cerimônia teve início com um breve discurso do Gerente da Agência, Sr. Marcelo Campos da Silva, seguida da passagem da gerência para a Sra. Jaci Aparecida dos Santos Xavier de Mendonça, de culto religioso e do corte

simbólico da fita de reinau-guração da agência.

A Agência Fuzileiros

Navais obteve

credencia-mento como Agência de Câmbio, o que permitirá, a partir do mês de outubro, efetuar operações de câm-bio, pagamento de cheques em moeda estrangeira, s a q u e s c o m c a r t õ e s bancários internacionais de militares estrangeiros e aberturas de contas no

exterior, facilitando sobremaneira os encargos administrativos dos militares designados para comissões no exterior.

Dessa forma, constitui-se a única agên-cia do Banco do Brasil a atribuir tal distinção ao CFN.

O

Corpo de Fuzileiros Navais orga-nizou, no domingo, 2 de agosto, a sétima edição de sua regata no Estádio de Remo da Lagoa, contando com a par-ticipação de diversos Clubes de Remo fluminenses e Organizações Militares. Essa regata, que também integrou o IX Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler, constou de competições de remo olímpico, além das tradicionais provas de remo em escaler e teve como ponto alto a competição de remo de combate, que emprega embarcações pneumáticas.

O significativo público que compare-ceu ao Estádio de Remo, constituído de brasileiros e de até alguns estrangeiros, que têm por hábito caminhar ou pas-sear pela Lagoa Rodrigues de Freitas, conheceu os equipamentos e viaturas - como os modernos carros Piranha,

CFN REALIZA SÉTIMA EDIÇÃO DE REGATA

O Batalhão Tonelero recebe a medalha de ouro no Remo de Combate

C

om a finalidade de melhorar e am-pliar o atendimento aos militares inativos do CFN e de outros Corpos e Quadros da MB foram ativados, a partir do último dia 1 de setembro, os Postos de Atendimento de Inativos no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) e na Ilha do Governador.

Esses postos possuem instalações adequadas e dispõem de recursos de informática capazes de proporcionar maior agilidade e conforto no atendi-mento ao público, no horário de 8h as 12h e de 13h as16h, nos endereços: CEFAN – Av. Brasil nº 10.590 – Penha; e Ilha do Governador – Praia da Guanabara s/nº - Bananal (antigo Ambulatório Naval). Os agendamentos podem ser efetivados pelos números (21) 3386-4393 e 3386-4395 (fax). empregados no desenvolvimento das

atividades operativas dos Fuzileiros Navais, inclusive na missão de paz no Haiti. Houve, ainda, apresentação de banda de música e exposição de parte do acervo do Museu do CFN.

POSTOS DE ATENDIMENTO

DE INATIVOS DO CFN

SÃO INAUGURADOS

Referências

Documentos relacionados

Sendo a hipótese desta pesquisa esta ligada a utilização de dose de 17β estradiol em éguas durante o diestro para uma sensibilização dos receptores uterinos para o

Para Bourdieu, a possibilidade de enxergar as tomadas de posição teóricas no campo intelectual de maneira mais distanciada (as suas e as dos outros “concorrentes”), por não

Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por STRYLIANOS JEAN ABREU KORRES, liberado nos autos em 07/06/2017 às 10:24 ... TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

Constr´ oi o gr´ afico que representa o crescimento do cabelo do Jo˜ ao, desde janeiro at´ e maio, supondo que cresce 1,5 cm em cada

Essas duas espécies de nematóides das galhas multiplicadas em plantas de café mostraram uma virulência intermediária quando inoculadas em tomateiro ‘Santa Cruz’..

No dia 16 de dezembro de 2014, o Comando de Operações Navais, em coordenação com o Comando- Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, o Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo

Um sistema operacional distribuído possui o mesmo papel de um sistema operacional centralizado, aliando ainda o encapsulamento de recursos e a sua distribuição remota,