• Nenhum resultado encontrado

Portugal CODIPOR. Codificação Electrónica de Produtos Case Study THROTTLEMAN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Portugal CODIPOR. Codificação Electrónica de Produtos Case Study THROTTLEMAN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Codificação Electrónica de Produtos

Case Study

(2)

ENQUADRAMENTO

A Throttleman destaca-se no mundo da moda por antecipar as necessidades dos seus cliente e por lhes oferecer meios de expressarem a sua individualidade e imaginação. A companhia tem orgulho nas suas estruturas profissionais altamente qualificadas e numa aproximação à imagem da marca, alicerçada em 3 pontos fundamentais:

¾ Originalidade das colecções ¾ Arquitectura e localização das lojas ¾ O Marketing da Marca

Com origens que remontam a 1991, a Boxers Shorts pautava a sua actuação com base num conceito de pequenos pontos de venda e uma gama reduzida.

Na entrada do século XXI, a remodelação de conceitos, conduz a Throttleman – “Total Look”, a apostar numa oferta diversificada e lojas de maior dimensão com carisma e identidade próprias.

2003

2007(P)

Vendas

8.614.000 €

161%

22.503.000 €

Nº Lojas

46

30%

60

Área Comercial

1.898 m2

189%

5.477 m2

Nº Artigos

1.695

244%

5.826

Quantidade

407.992

175%

1.122.440

O desenvolvimento de segmentos específicos, de que Throttleman Kid e a Throttleman Woman são perfeitos exemplos, potenciam o crescimento da marca que nos últimos anos tem sido muito significativo.

(3)

Uma vez que a indústria da moda dá um grande valor ao facto de estar sempre à frente da “curva de estilo”, os crescentes resultados obtidos pela marca e os desafios daí resultantes traduzem-se, sobretudo, numa corrida contra o tempo.

A necessidade de gerar mais receitas graças à melhor e mais rápida disponibilidade nas prateleiras, das últimas colecções, levaram a Direcção da empresa, a envolver-se directa e profundamente na identificação das dificuldades e constrangimentos, bem como no empenho para a resolução dos desafios que foram aparecendo.

Desde logo e à partida, foi fácil identificar os constrangimentos mais importantes: ¾ Leadtime de recepção – artigo por conferir demasiado tempo no armazém

¾ Abastecimento semanal às lojas – falta de capacidade na reposição “on time” ¾ Espaço no Armazém Central – falta de espaço para acondicionar o stock crescente ¾ Fiabilidade do stock – dificuldades em sincronizar integralmente a realidade com o sistema

Contudo, para a eleição de uma solução, também deviam ser tomados em linha de conta, outros aspectos, tais como:

¾ Aplicação a todos os artigos da Throttleman ¾ Inventários online no Armazém e nas lojas ¾ Rastreabilidade completa de cada peça ¾ Identificação das necessidades dos clientes ¾ Atendimento personalizado

¾ Marketing altamente direccionado

Em linha e coerência com os valores da marca que propõem uma melhoria pela inovação, a tomada de opção recaiu sobre a etiquetagem electrónica de produtos (EPC – Electronic Product Code) com recurso à tecnologia RFID.

“A utilização de uma tecnologia suportada na capacidade de cumprimento de standards, permite não só a rápida instalação, mas também potencia o desenvolvimento de aplicações futuras.

Por esta razão, na escolha dos equipamento, optámos pela conformidade com as recomendações EPCglobal, subscritas por uma larga comunidade de produção e retalho.”

José Sousa, Director de Sistemas, Throttleman Agosto 2007

(4)

CODIFICAÇÃO ELECTRÓNICA DE PRODUTOS

De entre as diversas possibilidades de solução estudadas, a implementação RFID (Radio Frequency Identification) destacou-se das demais pela facilidade e rapidez com que pode proporcionar as seguintes vantagens:

¾ Flexibilidade

¾ Menor custo de implementação ¾ Integração nos processos existentes ¾ Introdução de novas possibilidades

A decisão foi tomada com base numa análise de retorno do investimento (ROI) e no desenvolvimento de um piloto 0 que serviu para comprovar a elegibilidade tecnológica da solução proposta.

Desenvolvimento de uma solução específica para o sector

Para o desafio em mãos houve necessidade de integrar diferentes capacidades. Neste contexto a CreativeSystems, a Sybase e a Avery Dennison, empresas de renome e competências diversas nas áreas de RFID, auto organizaram-se e funcionaram no formato de uma equipe multi-disciplinar, com um objectivo comum: o desenvolvimento de uma solução à medida das necessidades específicas que resultou na criação de uma solução modular (Retail ID) aplicável a diferentes clientes.

Sempre levando em consideração, para além das necessidades imediatas, os desenvolvimentos futuros e a necessária compatibilidade e integração em cadeias de valor mais abrangentes, foi elegida a tecnologia RFID na banda UHF, com equipamento Classe 1 Geração 2, totalmente compatível com as recomendações e standards EPCglobal.

As tags passivas “Inlay Squiggle” de 96 bits asseguram uma identificação individualizada de todas as peças produzidas, por recurso à atribuição de um número de série exclusivo gravado na etiqueta de produto.

Num esforço de desenvolvimento integrado, foram envolvidas todas as entidades que trabalham na linha de produção da marca Throttleman, desde a produção das etiquetas, passando pela colocação de encomendas aos produtores, pela própria colocação das etiquetas na fase de confecção, até à recepção e contabilização automatizada dos itens, aquando da recepção em armazém e sua posterior expedição.

As aplicações futuras estendem-se à distribuição capilar da marca, ao controlo, inventários e quebras, à gestão da logística inversa (devoluções e fins de colecção) e soluções de marketing personalizado de que é exemplo o “espelho mágico”.

Com grande paixão e empenho de todos os envolvidos e em consonância com as características do negócio da moda o projecto foi delineado, estudado, desenvolvido e aplicado num curto espaço de tempo,

(5)

Nov-06 Dez-06 Jan-07 Fev-07 Mar-07 Abr-07 Mai-07 Jun-07 Jul-07 2008 2009 Contactos Iniciais Piloto 0 Piloto 1 Contratualização Desenvolvimentos de HW e SW Impressão e Codificação Tags India Impressão e Codificação Tags Portugal Recepção RFID

Aumento de número de tags Colecções integralmente RFID enabled Implementação RFID nas lojas

Fases Meses

BENEFÍCIOS

Cada caixa contendo diversos itens já devidamente etiquetadas com as tags RFID é expedida pelos produtores. Quando chegadas ao armazém da Throttleman, o processo de recepção consiste agora na simples passagem dos volume recepcionados por um túnel de leitura.

A captura automática e em conjunto da informação disponível nas tags de cada artigo

possibilita a confirmação de conteúdos, quantidades existentes e, desde logo, o confronto com as respectivas notas de encomenda reduzindo, drasticamente, os tempos de operação relativos à recepção e conferência.

A capacidade de leitura situa-se nas 18.000 peças por hora.

(6)

De acordo com os responsáveis do projecto, contabilizam-se os seguintes ganhos imediatos:

1. Considerável aumento de produtividade

¾ Redução do Leadtime de Recepção

ANTES : média de 4,97 dias DEPOIS : menos de 24 horas

¾ Redução do stock em Armazém 60%

¾ Artigos em Cross-docking

Aprox. 60% das peças com tag RFID, na colecção Primavera-Verão 2008 2. Outros

¾ Diminuição do número de peças perdidas no decorrer do processo logístico

¾ Aumento do número de dias de venda com full price em, aproximadamente, 5 dias

¾ Eficiência fiscal associada ao investimento realizado

Para além de potenciar as vendas de diversas formas, a aplicação deste tipo de solução tem revelado ainda outras vantagens emergentes, tais como:

¾ A protecção e autenticidade da marca ¾ A Rastreabilidade exacta do produto ¾ O controlo dos canais de distribuição

De uma forma geral, a disponibilidade desta tecnologia, baseada num retorno de investimento sustentável, abre ainda possibilidades em inúmeras áreas, como sejam genericamente

¾ A optimização de processos e serviços (através da análise de dados mais fiáveis), Ou especificamente

¾ Inventários mais rápidos, robustos e eficientes, em diversos pontos da cadeia de valor

Por outro lado, torna possível o desenvolvimento de actividades de Marketing altamente direccionadas e personalizadas. Estas situações contudo, pelo seu carácter imaterial, necessitam de uma avaliação extremamente cuidada no que concerne à viabilidade da solução RFID como meio de satisfação das expectativas e necessidades dos clientes.

“A Throttleman sabia que para atingir os seus objectivos era necessário acelerar a recepção e distribuição, para uma fracção do tempo ocupado anteriormente. Estamos satisfeitos por anunciar que o sistema RFID nos ajudou a atingir os objectivos originais. Agora que o RFID ajudou a resolver parte dos problemas na cadeia de abastecimento, a Throttleman pode entrar numa nova era de “Customer Experience”.”

(7)

Para mais informações sobre a Throttleman, por favor contacte Brasopi – Comércio de Vestuário, SA, pelo telefone +351 229 051 600 ou pelo endereço de e-mail: throttleman@ throttleman.com

Pode também consultar o site www.throttleman.com

Sobre a Creativesystems

A Creativesystems desenvolve soluções integradas de automatização de fluxos de informação, suportadas por uma consultoria especializada de gestão operacional. Pioneira na aplicação de RFID, numa série de aplicações industriais e de mobilidade a Creativesystems detêm hoje uma vasta experiência nesta tecnologia emergente.

Para mais informação sobre Creativesystems, visite www.creativesystems.pt

Sobre a Avery Dennison Corporation

A Avery Dennison é uma das companhias líderes a nível mundial em materiais de escritório, etiquetas para o Retalho e sistemas de etiquetagem e identificação.

Com sede em Pasadena, Califórnia, e vendas de 5.600 milhões de dólares no ano de 2006, Avery Dennison é uma das firmas que integram o exclusivo Índice Fortune 500. Depois da aquisição da Paxar a meados do ano 2007, Avery Dennison emprega mais de 30.000 pessoas em mais de 50 países de todo o mundo que desenham, fabricam e comercializam uma ampla gama de produtos tanto para o mercado do grande consumo como para o mercado industrial.

Os produtos oferecidos pela Avery Dennison incluem: - papel sintético auto-adesivo Fasson, produtos de marca Paxar e Avery Dennison destinados às indústrias do retalho e da moda, material de escritório e adesivos publicitários com a marca Avery, fitas com acabamentos especiais, selos auto-adesivos e etiquetas para uma ampla variedade de aplicações automáticas, industriais e bens de consumo duradouros.

Para mais informação sobre Avery Dennison,

visite http://www.ris.averydennison.com e www.paxar-emea.com

Sobre a Sybase

A Sybase é a maior companhia de software empresarial exclusivamente dedicada a gerir e mobilizar a informação, desde o centro de dados até ao ponto de acção. Com uma base de clientes leal e global (80 das empresas da lista Fortune 100 utilizam a tecnologia de Sybase) e uma importante presença nos mercados verticais chave, incluindo serviços financeiros, telecomunicações, saúde e governo, a Sybase permite aos clientes de todas as dimensões adoptar a “empresa sem fios”, na qual a informação fluí de forma continua e segura dentro da organização e onde os colaboradores podem realizar o seu trabalho tanto no escritório como quando se encontram fora.

Para mais informação sobre a Sybase, visite www.sybase.pt

Sobre EPCglobal e GS1 Portugal-CODIPOR

Para mais informação sobre EPCglobal, por favor visite o site www.epcglobalinc.org ou contacte info@gs1pt.org

Para mais informação sobre Rastreabilidade e o Sistema GS1, por favor visite os sites www.gs1pt.org e www.gs1.org ou contacte info@gs1pt.org .

(8)

=

GS1 Portugal-CODIPOR R. Prof. Fernando da Fonseca, 16-Escritório II

1600-618 Lisboa - Portugal T +351 217 520 740 F +351 217 520 741 W www.gs1pt.org

Referências

Documentos relacionados

Devido a importância da HPIE para o cavalo atleta e as dificuldades naturais para o diagnóstico da HPIE, que compromete não só a saúde mas também a performance dos atletas,

CHROUSOS, 2002, com menor atuação em infecções crônicas pela Burkholderia mallei, concluindose que o período do dia para a coleta de material não interfere na resposta sorológica

Diversas fontes de carbono são empregadas no cultivo em bioflocos, açúcares, amidos, álcoois e fibras, assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das fontes de

O farelo de algodão, caroço de algodão e a ureia podem ser utilizadas como alternativas ao farelo de soja, na alimentação de cabras leiteiras, com média de produção de 2kg de

Tabela 10:Taxas de infiltração de água, coeficiente de escoamento superficial C, taxas de desagregação do solo em entressulcos Di e perdas de solo PS obtidas sob as condições

Ao optar por uma história centrada nos traumas de uma relação entre pai e filho, foi impossível não pensar em Carta ao pai, de Franz Kafka. De novo, aqui, não quis margear a

Crescimento em área basal m2 ha-1 dos fustes das espécies lenhosas adultas levantadas em área de caatinga, entre os anos de 2011 e 2013, Floresta- PE.. Em que: Bf = Área basal

Como lembra Fernando Romo Feito: “Não há por que escolher entre estética da recepção e ontologia, afirma igualmente Paul Ricouer 1983-1985; 154: através do sentido nos é dado