• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA. Questões de 01 a 04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA. Questões de 01 a 04"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

HIS. – 1

GRUPO 7 – TIPO A

HISTÓRIA Questões de 01 a 04

01. Analise o gráfico abaixo e indique qual era o principal item de consumo de uma família de pedreiro, em Berlim, no ano de 1800. Explique a razão de o consumo indicado ser o principal item do orçamento familiar.

Fonte: BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV- XVIII. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1995, p. 114.

(2)

HIS. – 2 GRUPO 7 – TIPO A

02. Aponte as causas e as principais características da Revolução Pernambucana de 1817.

(3)

HIS. – 3

GRUPO 7 – TIPO A

03. De modo geral, como se deram as relações entre trabalhadores urbanos e o Governo Vargas durante o Estado Novo (1930-1945)?

(4)

HIS. – 4 GRUPO 7 – TIPO A

04. Leia o seguinte trecho:

“O maior item das reformas econômicas dos Bourbons foi justamente o oposto de uma intervenção estatal mais ativa: o desmonte gradual do sistema de comboios de frotas, rotas comerciais fixas e alguns portos determinados em favor do comércio e da navegação mais flexíveis e amplos em todo o império espanhol, tanto na própria Espanha como nas possessões americanas.” (SCHWARTZ, S. & LOCKAHART, J. A América Latina na Época Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 417)

No final do século XVIII, a dominação colonial, baseada nas restrições comerciais metropolitanas, foi modificada pelas reformas bourbônicas.

Com base no trecho citado e em seus conhecimentos, explique como essa relação foi modificada a partir do crescimento do mercado e do comércio entre as possessões espanholas na América.

(5)

L.P.L.B. – 5

GRUPO 7 – TIPO A

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Questões de 05 a 08

Para resolver as questões 05 e 06, leia atentamente a tirinha apresentada a seguir.

05. A partir do que é apresentado na tirinha, que avaliação se pode fazer do Acordo Ortográfico de 2009? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(6)

L.P.L.B. – 6 GRUPO 7 – TIPO A

06. Leia o fragmento de texto apresentado a seguir.

“Cipro Neto conta uma história divertida. Num vagão de trem em Portugal, sentou-se à frente dele uma senhora que lia um tablóide policial intitulado O Crime. O professor leu e releu as manchetes – e não entendeu metade delas. Não por razões remotamente relacionadas à ortografia, claro, mas pelas expressões que, num texto de cunho popular, tornam o português lusitano quase estrangeiro para um brasileiro [...]”. (BOSCOV, I. “A última do português”. In: Revista Veja, ed. 2093, 31 dez. 08, p. 195)

A) A história relatada no trecho acima funciona como argumento favorável ou desfavorável à tese de que a Reforma Ortográfica de 2009 unificará a língua portuguesa? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

B) Pode-se afirmar que a palavra “claro”, no trecho transcrito acima, sinaliza o posicionamento do autor sobre a Reforma Ortográfica de 2009? Por quê?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(7)

L.P.L.B. – 7

GRUPO 7 – TIPO A

07. Explique as características do gênero teatral expresso no título da obra Auto da

Compadecida e defina o papel da personagem Compadecida na peça de Ariano

Suassuna. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(8)

L.P.L.B. – 8 GRUPO 7 – TIPO A

08. Leia o trecho de “Sarapalha” apresentado a seguir.

“...Não adiantou ter sido tão direito... Se ele, Primo Argemiro, tivesse tido coragem... Se tivesse sido mais esperto... Talvez ela gostasse... Podia ter querido fugir com ele; o boiadeiro ainda não tinha aparecido... Agora, ela havia de se lembrar, achando que era um pamonha, um homem sem decisão... E, no entanto, viera para a fazenda só por causa dela... Primo Ribeiro não punha malícia em coisa nenhuma... Sim, os dois tinham sido bem tolos, só o homem de fora era quem sabia lidar com mulher!...”

(ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 65. impr., 2001, p. 165)

No trecho citado, Primo Argemiro faz alusões a episódios decisivos de “Sarapalha”. Explique a relação entre os episódios mencionados e o desfecho do conto.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(9)

MAT. – 9

GRUPO 7 – TIPO A

MATEMÁTICA Questões de 09 a 12

09. Como medida de contenção da produção, o gerente de uma empresa decide sortear alguns dos seus 1.000 trabalhadores para serem contemplados com férias coletivas. Suponha que o Ministério do Trabalho, em comum acordo com o Sindicato que representa a categoria, tenha autorizado a concessão de férias coletivas para 20 grupos de empregados que serão sorteados, um a cada 15 dias, obedecendo à seguinte regra: o primeiro grupo será composto por 3 funcionários, o segundo por 6 funcionários, o terceiro por 9 funcionários e, assim, sucessivamente, cada grupo tendo 3 trabalhadores a mais do que o grupo anterior. Com base nessas informações, responda às questões propostas.

A) Quantos trabalhadores não serão convocados para as férias coletivas?

B) Qual será o número máximo de grupos, seguindo essa regra, de modo que o número de funcionários em férias coletivas não ultrapasse 50% dos empregados?

(10)

MAT. – 10 GRUPO 7 – TIPO A

10. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 11 de agosto de 2008, revelou que, pela primeira vez na história, a classe média passou a ser maioria no Brasil. A FGV apresentou as pirâmides sociais brasileiras, nos anos de 2002 e de 2008, nas seis principais regiões metropolitanas do País (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Os percentuais mostrados no gráfico abaixo se referem à parcela da população disponível para o trabalho assalariado (População Economicamente Ativa - PEA). Observe-os para responder às questões propostas.

A) A FGV afirmou que, em 2008, a classe média era constituída de 100 milhões de brasileiros disponíveis para o trabalho assalariado. Quantos brasileiros, aproximadamente, formavam a elite (classes A e B) naquele ano?

B) Considerando que o tamanho da PEA nos dois anos avaliados era o mesmo, aproximadamente quantos brasileiros disponíveis para o trabalho assalariado deixaram de ser pobres de 2002 para 2008?

(11)

MAT. – 11

GRUPO 7 – TIPO A

11. Um navio navega em uma trajetória retilínea paralela à praia com velocidade constante de 60 km /h (veja a figura abaixo). O navio é equipado com um espelho capaz de refletir o feixe de luz emitido por um farol situado na praia. Em um certo momento, o faroleiro constata que o ângulo formado entre a linha da praia e o feixe de luz do farol refletido pelo espelho é de 30°. Is so volta a acontecer exatamente um minuto depois, mas, dessa vez, o ângulo que o feixe de luz forma com a linha da praia é de 60 graus. De posse dessas informações e considerando a altura do farol como sendo desprezível, determine a distância do navio até a linha da praia.

Linha da Praia Farol

P

.

F 60° 30° Feixe de Luz Feixe de Luz

.

(12)

MAT. – 12 GRUPO 7 – TIPO A

12. São dados três pontos não colineares A, B e C de um plano. Responda ao que se pede nos itens abaixo.

A) Quantos paralelogramos diferentes existem com vértices nesses 3 pontos?

B) Se fixarmos as coordenadas dos pontos A, B e C como sendo(1, 3), (5, 4)e

(3, 7)

, respectivamente, determine as medidas (em cm) dos lados do

paralelogramo com vértices A, B, C e D que está inteiramente contido no primeiro quadrante.

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

«Na sequência dos santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, igualmente perfeito na divindade e perfeito na

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Se a embalagem da sua pílula anterior também continha comprimidos não activos, deve iniciar a toma de Ciproterona+Etinilestradiol Ranbaxy no dia seguinte à toma do último