• Nenhum resultado encontrado

CURSO ANUAL DE CHI KUNG TERAPÊUTICO 2016/17

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO ANUAL DE CHI KUNG TERAPÊUTICO 2016/17"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CURSO ANUAL DE CHI KUNG TERAPÊUTICO 2016/17

REGENERAR

:

9 Meses para Cultivar e Fortalecer Energia Vital

“Ofereçam um peixe a um homem e alimentam-no por um dia, ensinem-no a pescar e alimentam-no para toda a vida.”

Provérbio Chinês

O Curso de Chi Kung Terapêutico do IMP é um curso prático destinado a permitir uma regeneração real e efetiva do participante, utilizando o Chi Kung e a Teoria da Medicina Tradicional Chinesa, em conjunto com um programa de criação de hábitos saudáveis.

Esta formação está dividida em 9 fins-de-semana – das 10 às 17h30, durante 9 meses – de Outubro a Junho, que incluem o estudo e prática de Chi Kung Terapêutico, totalizando 108 horas.

No final, haverá ainda um residencial promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal com atividades para a saúde e bem-estar englobando o espectro das terapias orientais principais.

Este curso assenta numa comunidade, permitindo a possibilidade de integração num grupo altamente motivado, onde é possível partilhar experiências e desafios neste percurso de regeneração.

REGENERAR REGENERARREGENERAR REGENERAR

Regenerar pode ser definido como o percurso que nos permite aceder ao nosso potencial individual ou energia original. Uma vez restaurado, este potencial manifesta-se no dia-a-dia como:

• Mais vitalidade • Mais presença • Mais foco

• Capacidade de estabelecer prioridades • Capacidade de relaxar mesmo em

condições adversas

• Melhor desempenho a nível pessoal e profissional

• Menos tensões físicas e mentais • Vontade de auto conhecimento e

necessidade de nos mantermos física e mentalmente disponíveis.

(2)

No entanto, existem também cinco fatores que considero impedimentos para que a esta Regeneração aconteça e se estabeleça.

1. Falta de organização do tempo disponível

2. Incapacidade de desconectar das solicitações do dia-a-dia 3. Dificuldades em definir prioridades e tomar resoluções 4. Relaxar das tensões físicas e mentais

5. Criar uma rotina consistente de prática que sobreviva ao teste do tempo A PROPOSTA

A PROPOSTAA PROPOSTA A PROPOSTA

O Curso de Chi Kung Terapêutico do IMP é um curso prático, destinado a permitir uma regeneração real e efetiva do participante.

É baseado em cursos anteriores que tenho desenvolvido nos últimos anos, utiliza o Chi Kung Terapêutico e a Teoria da Medicina Tradicional Chinesa em conjunto com um programa de Criação de Hábitos Saudáveis.

Existem duas possibilidades: Existem duas possibilidades:Existem duas possibilidades: Existem duas possibilidades:

1111. Para quem pretende abraçar um caminho de regeneração, crescimento pessoal e descoberta da sua Energia Vital pelo Chi Kung e Hábitos de Saúde e Longevidade.

2. 2.2.

2. Para quem se sente inspirado em descobrir-se e partilhar com o mundo essa descoberta - sob a forma de ensino e terapia utilizando o Chi Kung como abordagem preferencial.

A primeira hipótese está dividida em 10 fins de semana - das 10 às 17:30h - durante 9 meses – de Outubro a Junho. Inclui o estudo e prática de Chi Kung Terapêutico, totalizando 120 horas. O Último fim de semana inclui um residencial promovido pelo Instituto Macrobiótico de Portugal, com atividades para a saúde e bem estar englobando o espetro das terapias orientais principais.

À segunda hipótese acrescem mais dois anos e que em conjunto com o primeiro ano transforma-se num curso profissionalizante de Instrutores de Chi Kung Terapêutico. Tem a duração 3 anos - num total mais de 500 horas - e que certifica os participantes como Instrutores e Terapeutas de Chi Kung. Inclui aulas regulares, formação adicional e um estágio de nove meses.

Para além das aulas presenciais, os participantes têm acesso a uma plataforma virtual de apoio ao estudo. Inclui material exclusivo que permite um acompanhamento entre os seminários e que se destina a manter a motivação para a prática e para os hábitos saudáveis.

Este curso assenta numa comunidade o que permite ainda a possibilidade de integrar um grupo, altamente motivado onde é possível partilhar experiências e desafios neste percurso de regeneração. A QUEM SE DESTINA

A QUEM SE DESTINAA QUEM SE DESTINA A QUEM SE DESTINA

Porque a vontade de Regenerar é uma vontade universal e humana, este programa visa todos os participantes que queiram fortalecer a sua Energia Vital criando uma prática de Chi Kung regular e consistente adaptada às condições individuais de cada um.

Destina-se também a terapeutas, que queiram utilizar o Chi Kung para alinhar e fortalecer o seu estado energético e reunir conhecimentos que possam ser úteis na sua prática clínica.

(3)

Acredito que só é possível fazer um trabalho com qualidade e com profundidade quando os grupos são pequenos e onde cada participante tem a atenção necessária ao seu desenvolvimento.

O limite de inscrições para este programa é de 18 participantes. SAÍDAS PROFISSIONAIS

SAÍDAS PROFISSIONAISSAÍDAS PROFISSIONAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Curso de Instrutores de Chi Kung do Instituto Macrobiótico de Portugal, pode ser realizado por quem não tenham qualquer experiência na prática do Chi Kung ou por quem deseje aprofundar a prática desta arte.

Quer numa perspectiva de fortalecimento interno (com a duração de um ano), quer numa perspectiva de ensino, terapia ou integração em outras práticas que já possui (com a duração de 3 anos).

Terminados os três anos, para além da certificação pela DGERT, este curso permite, pelas suas mais de 500 horas, a inscrição na Associação de Chi Kung e Tai Chi Terapêutico APTCKTT - http://www.chikung-terapeutico.com/apcktt. Com esta formação consideramos que o aluno esteja apto a ensinar Chi Kung Terapêutico baseado nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

Esta é uma oportunidade única de encontro de participantes com várias competências mas com um um único objectivo: O auto conhecimento, cultivo e fortalecimento da sua Energia Vital.

CERTIFICAÇÃO CERTIFICAÇÃOCERTIFICAÇÃO CERTIFICAÇÃO

O IMP é uma entidade certificada pela DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, o que representa um reconhecimento da qualidade da nossa formação especializada em três áreas de educação e formação distintas: Desenvolvimento Pessoal, Saúde, Hotelaria e Restauração.

Confere aos nossos alunos um certificado de formação profissional inserida no Sistema Nacional de Qualificações, através do SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.

Este reconhecimento permite também que os nossos alunos possam apresentar o investimento feito nos nossos cursos como uma despesa dedutível no IRS.

SOBRE O PROGRAMA SOBRE O PROGRAMASOBRE O PROGRAMA

SOBRE O PROGRAMA DO NÍVEL 1DO NÍVEL 1DO NÍVEL 1DO NÍVEL 1

Na base deste programa está a prática do Zhan Zhuang Chi Kung Terapêutico que ensino no Instituto Macrobiótico de Portugal desde 1999.

Outras práticas terapêuticas serão abordadas como as Oito Peças do Brocado – Um sistema de alongamentos que ativa de forma global todas as estruturas físicas e energéticas do corpo humano e exercícios de Dao Yin adaptados às estações e às condições individuais de cada aluno.

A teoria deste curso assenta nas cinco transformações, Seis Direções, nos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa e da filosofia oriental.

Cada uma das transformações é estudada detalhadamente o que incluí diagnóstico e estratégias de prevenção e fortalecimento.

(4)

Neste contexto estão incluídos para além do Chi Kung os remédios caseiros, alimentação, hábitos de saúde e longevidade e aulas de culinária – para que a regeneração seja o mais integrada possível no dia a dia do praticante.

As Seis Direções são um tema essencial na compreensão e fortalecimento da Energia Vital e que está relacionado com temas como a vitalidade, sistema imune ou foco.

Nos últimos dois módulos será estudada a Dança da Saúde, parte integrante do sistema de Zhan Zhuang Chi Kung permite desenvolver um movimento único a partir da identidade e intuição de cada praticante. Este é um programa que permite:

Este é um programa que permite:Este é um programa que permite: Este é um programa que permite:

• Estudar práticas milenares que fortalecem a Energia Vital. • Aumentar a qualidade de tempo que tem disponível.

• Conhecer e integrar a Terapia e Filosofia Oriental no seu dia-a-dia • Tornar-se autónomo e aplicar o treino onde quer que esteja. • Conhecer o seu corpo de uma forma mais integrada.

• Introduzir o aspecto terapêutico em outras práticas já existentes como a meditação ou actividades mais físicas.

• Aprender a criar uma rotina de treino eficaz que lhe permite continuar a treinar mesmo depois do programa terminar.

• Complementar uma abordagem terapêutica previamente existente - como a Macrobiótica, Massagem ou Medicina Tradicional Chinesa, com exercícios que o podem beneficiar a si e aos seus pacientes.

(5)

PROGRAMA DO NÍVEL 1

DATAS DATASDATAS

DATAS

Horário

Horário

Horário

Horário

FormadorFormadorFormadorFormador

Módulo

Módulo

Módulo

Módulo

22222 e 232 e 232 e 23 2 e 23

Outubro

OutubroOutubro

Outubro 10h-17h30 Francisco Varatojo

Princípios Básicos da Filosofia Oriental Princípios Básicos da Filosofia OrientalPrincípios Básicos da Filosofia Oriental

Princípios Básicos da Filosofia Oriental* * * * ---- Energia Ki, Yin e Yang. A constituição energética do ser humano. *1

19 e 20 19 e 20 19 e 20 19 e 20 Novembro Novembro Novembro

Novembro 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

Enraizar Enraizar Enraizar

Enraizar ---- Criar um Contacto Efetivo com a Terra Criar um Contacto Efetivo com a Terra Criar um Contacto Efetivo com a Terra Criar um Contacto Efetivo com a Terra - História do Chi Kung; Estudo e prática da sequência principal; Como criar uma prática regular e consistente; Estudo das transformações Metal; Tratamentos e práticas específicas para egenerar no Outono. 17 17 17 17 e e e e 18181818 Dezembro DezembroDezembro

Dezembro 10h-15h Lourenço de Azevedo

Nutrir Nutrir Nutrir

Nutrir –––– Desenvolver autonomia Desenvolver autonomia Desenvolver autonomia ---- Como adaptar a Desenvolver autonomia alimentação para fortalecer a condição do praticante; A energética dos alimentos; Estudo das transformações Terra.

14 e 15 14 e 15 14 e 15 14 e 15 Janeiro JaneiroJaneiro

Janeiro 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

Respiração e Relaxamento Respiração e Relaxamento Respiração e Relaxamento

Respiração e Relaxamento ---- A respiração no Zhan Zhuang Chi Kung. Técnicas de relaxamento. Estudo da transformação Árvore. Tratamentos e práticas específicas para a Primavera.

18 e 19 18 e 19 18 e 19 18 e 19 Fevereiro Fevereiro Fevereiro Fevereiro 10h-17h30 Margarida Bettencourt Da Quietude ao Movimento. Da Quietude ao Movimento.Da Quietude ao Movimento.

Da Quietude ao Movimento. ---- Práticas de Quietude; Auto exercícios e exercícios a pares com vista a criar sincronização com as forças originais da saúde; Fecho do Ciclo das oito peças do Brocado. 4 e 5 4 e 54 e 5 4 e 5 Março Março Março

Março 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

Vitalidade e Imunidade Vitalidade e ImunidadeVitalidade e Imunidade

Vitalidade e Imunidade ---- Estudo das Seis direções. Exercícios de interação e fortalecimento da imunidade.

15 e 16 15 e 16 15 e 16 15 e 16 Abril AbrilAbril

Abril 10h-17h30 Isabel Gomes

Foco e Mindfulness Foco e MindfulnessFoco e Mindfulness

Foco e Mindfulness ---- Continuação do estudo das seis direções e a sua aplicação no dia-a-dia na Estrutura, Movimento e Foco. Introdução à Dança da Saúde.

6 e 7 6 e 7 6 e 7 6 e 7 Maio Maio Maio

Maio 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

Vitalidade e Imunidade Vitalidade e ImunidadeVitalidade e Imunidade

Vitalidade e Imunidade ---- Estudo das Seis direções. Exercícios de interação e fortalecimento da imunidade.

27 e 28 27 e 28 27 e 28 27 e 28 Maio Maio Maio

Maio 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

Fluxo e Integração Fluxo e IntegraçãoFluxo e Integração

Fluxo e Integração - Continuação do Estudo da Dança da Saúde. Revisão do material estudado. Apresentação de Trabalhos de final de curso. Encerramento do curso.

16, 17 e 18 16, 17 e 1816, 17 e 18 16, 17 e 18 Junho Junho Junho

Junho ResidencialResidencialResidencialResidencial VáriosVáriosVáriosVários ProgramaPrograma a anunciarProgramaProgramaa anunciara anunciara anunciar

****1 1 1 1 Aula partilhada com o nível I de todos os cursos anuais.

(6)

CONHEÇA O PROGRAMA DO SE CONHEÇA O PROGRAMA DO SECONHEÇA O PROGRAMA DO SE

CONHEÇA O PROGRAMA DO SEGUNDO ANO GUNDO ANO GUNDO ANO GUNDO ANO ---- FORTALECERFORTALECERFORTALECERFORTALECER

O segundo e terceiro anos destinam-se a quem deseja profissionalizar-se no ensino e terapia do Chi Kung.

Inclui o estudo aprofundado mais detalhado das posturas e práticas relacionadas com o Zhan Zhuang Chi Kung e do sistema de 18 movimentos de Tai Chi Chi Kung - um sistema estudado para reequilibrar a Energia Vital por meio de movimentos suaves e contínuos.

São incluídas aulas regulares semanais e um estágio com Peter Den Dekker.

Neste ano são introduzidos os temas do estudo dos meridianos, fisiologia energética, anatomia experimental e diagnóstico prático adaptado ao Chi Kung.

Será dado um cuidado especial aos diversos métodos de preparação de aulas do ponto de vista dos três formadores principais deste curso.

O segundo ano inclui no valor do curso aulas semanais a ser frequentadas durante 36 semanas e um seminário extra com Peter Den Dekker em data a divulgar - Este seminário é pago à parte.

(7)

PROGRAMA DO NÍVEL 2

DATAS

DATAS

DATAS

DATAS

Horário

Horário

Horário

Horário

Formador

Formador

Formador

Formador

Módulo

Módulo

Módulo

Módulo

15 15 15 15 eeee 16161616 Outubro Outubro Outubro

Outubro 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

18 18 18

18 MovimentosMovimentosMovimentosMovimentos IIII

Anatomia experiencial, Fisiologia e Teoria básica do Elemento Terra e Metal 26 26 26 26 eeee 27272727 Novembro Novembro Novembro

Novembro 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

18 18 18

18 MovimentosMovimentosMovimentosMovimentos IIIIIIII

Anatomia experiencial, Fisiologia e Teoria básica do Elemento Água e Madeira 17 17 17 17 eeee 11118888 Dezembro DezembroDezembro

Dezembro 10h-15h Margarida Bettencourt

Técnicas de A Técnicas de A Técnicas de A

Técnicas de Apresentaçãopresentaçãopresentaçãopresentação Como Preparar uma Aula I Como Preparar uma Aula I Como Preparar uma Aula I Como Preparar uma Aula I

28 28 28 28 eeee 29292929 Janeiro Janeiro Janeiro

Janeiro 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

18 18 18

18 MovimentosMovimentosMovimentosMovimentos IIIIIIIIIIII

Anatomia experiencial, Fisiologia e Teoria básica do Elemento Fogo. Diagnóstico 11 11 11 11 eeee 12121212 Fevereir Fevereir Fevereir

Fevereiroooo 10h-17h30 Francisco Varatojo AstrologiaAstrologiaAstrologiaAstrologia dodo KidodoKiKiKi dasdasdasdas 9*9*9*9*

11 11 11 11 eeee 12121212 Março Março Março

Março 10h-17h30 Isabel Gomes

Pontos Pontos Pontos

Pontos EssenciaisEssenciaisEssenciaisEssenciais dededede AAAcupunturaAcupunturacupunturacupuntura - prática de auto massagem e revisão dos Meridianos.

Como Como Como

Como PrepararPrepararPreparar umaPrepararumaumauma AAAAulaulaulaula IIIIIIII

22 22 22 22 eeee 23232323 Abril AbrilAbril Abril 10h-17h30 Geninha Horta Varatojo Marco Fonseca Cozinhar Cozinhar Cozinhar

Cozinhar comcomcomcom asasas EEEEstaçõesas staçõesstaçõesstações - Fundamentos de Cozinha para a Primavera e Verão 13 13 13 13 eeee 14141414 Maio Maio Maio

Maio 10h-17h30 Lourenço de Azevedo

18 18 18

18 MMMMovimentosovimentosovimentosovimentos IVIVIVIV Como

Como Como

Como PrepararPrepararPreparar umaPrepararumaumauma AAAAulaulaulaula IIIIIIIIIIII

3333 eeee 4444 de de de

de JunhoJunhoJunhoJunho 10h-17h30 Lourenço de Azevedo Revisões,Revisões,Revisões,Revisões, AvaliaçãoAvaliaçãoAvaliaçãoAvaliação eeee EncerramentoEncerramentoEncerramentoEncerramento 16, 17 e 18 16, 17 e 1816, 17 e 18 16, 17 e 18 Junho Junho Junho

Junho ResidencialResidencialResidencialResidencial VáriosVáriosVáriosVários Programa a anunciarPrograma a anunciarPrograma a anunciarPrograma a anunciar

O segundo ano inclui no valor do curso uma aula semanal a ser frequentada durante 36 semanas.

Está previsto um seminário extra com Peter Den Dekker, nos dias 1 e 2 de Abril de 2017, cujo montante não está contemplado no valor do curso.

(8)

CONHEÇA O PROGRAMA DO TERCEIRO ANO CONHEÇA O PROGRAMA DO TERCEIRO ANO CONHEÇA O PROGRAMA DO TERCEIRO ANO

CONHEÇA O PROGRAMA DO TERCEIRO ANO ---- INTEGRARINTEGRARINTEGRARINTEGRAR

O terceiro ano engloba para além da consolidação do material estudado no ano anterior, 9 meses de estágio e um dia exclusivo de prática avançada com Peter den Dekker. Inclui também o estudo detalhado da aplicação do Chi Kung em vários contextos: Chi Kung para crianças; seniores; doenças cónicas; condições específicas e a utilização do Chi Kung como terapia individual. Estes módulos incluem um aprofundar do diagnóstico, prescrição de Chi Kung e tratamentos caseiros.

Para além dessas disciplinas são introduzidas disciplinas que garantem um fortalecimento do instrutor como o socorrismo, Feng Shui para o instrutor de Chi Kung e estudo da linguagem não violenta.

()O segundo ano inclui no valor do curso uma aula semanal a ser frequentada durante 36 semanas. Está previsto um seminário extra com Peter Den Dekker, nos dias 1 e 2 de Abril de 2017, cujo montante não está contemplado no valor do curso.

O programa, com os módulos e oconteúdo programático, do terceiro nível ainda não se encontra disponível. Será anunciado no próximo ano lectivo 2017/18.

Poderá consultar os resumos curriculares dos formadores no nosso site em www.institutomacrobiotico.com

(9)

CONDIÇÕES GERAIS

CONDIÇÕES GERAIS

CONDIÇÕES GERAIS

CONDIÇÕES GERAIS

• Os candidatos serão admitidos por ordem de inscrição, havendo número limitado de inscrições para cada curso.

• As fichas de inscrição deverão estar devidamente preenchidas e assinadas. Serão validadas quando acompanhadas do comprovativo do pagamento da inscrição.

• Os formandos dos cursos anuais beneficiam de 10% de desconto nos workshops realizados com professores nacionais, desde que a inscrição se realize até 10 dias antes. Têm também 10% de desconto sobre ovalor da propina na segunda formação anual que frequentem simultaneamente.

• Benificiam ainda de 20% desconto nas Consultas de Orientação Alimentar, com Francisco Varatojo e nas Consultas de Orientação Alimentar para Bebés, Crianças e Adolescentes, com Geninha Horta Varatojo.

• O IMP reserva-se o direito de cancelar um curso, se não existir um número mínimo de inscrições. Nestes casos, o candidato será reembolsado da totalidade das quantias pagas.

• O IMP reserva-se o direito de fazer alterações no programa, sem prejuízo da carga horária e das matérias a lecionar. Estas alterações serão devidamente comunicadas aos formandos. Nestes casos, não haverá lugar ao reembolso das quantias pagas.

• O formando poderá compensar as aulas em falta, no ano letivo seguinte, solicitando-o por escrito ao IMP e respeitando as seguintes regras: Até 2 fins-de-semana, o aluno pode compensar sem qualquer custo adicional; De 3 a 4 fins-de-semana, o aluno paga 300€; De 5 ou mais fins-de-semana, o aluno paga a inscrição e 50% da propina do curso. A autorização será concedida pelo IMP mediante a lotação prevista para cada aula.

• As prestações mensais não correspondem proporcionalmente ao valor das aulas realizadas em cada mês, mas sim a uma divisão ponderada do preço do curso, de forma a permitir aos formandos um mais fácil pagamento parcial do mesmo.

• A impossibilidade de cobrança por parte do IMP, dentro do prazo, da quantia imputada ao formando, será acrescida de uma taxa de 10€.

• Tendo em consideração os elevados investimentos necessários para o lançamento do curso, o seu preço é uno, independentemente das normas e modalidades de pagamento e será sempre devido na íntegra, mesmo em caso de desistência. Por esse motivo, a desistência do curso não constitui o IMP na obrigação de devolver qualquer parte da quantia paga.

• As aulas dos cursos apenas poderão ser frequentadas pelos próprios formandos inscritos.

• Será entregue um certificado de participação aos formandos dos cursos anuais, que frequentem pelo menos 80% das aulas. O diploma de fim de curso será entregue aos formandos que, mediante processo avaliativo estabelecido para cada formação, concluam com aproveitamento o último nível do curso. • O preço dos cursos contempla propinas, documentação de apoio e seguro.

• Os formandos usufruem de um programa Residencial, um fim-de-semana extra curricular, em Junho, que inclui programa de atividades, alojamento e pensão completa.

• O Preço do Curso de Shiatsu não inclui os Tutoriais e Tratamentos realizados com terapeutas do IMP. • O Exame Prático final do Nível II de Shiatsu tem um custo adicional de 148€.

• O Preço do Curso de Feng Shui não inclui aulas práticas a realizar pontualmente no exterior.

• A principal via de contacto com o formando será o e-mail, sendo o formando responsável pela atualização da sua ficha de contactos, incluindo dados pessoais e bancários, a comunicar por escrito ao IMP no prazo de 5 dias úteis.

• A documentação de apoio ao curso será disponibilizada na área alunos do site do IMP. A impressão da documentação será da responsabilidade do aluno.

Referências

Documentos relacionados

§ 1º – Troféu de Artilheiro do II Campeonato Adeboleiros – FIFA WORLD CUP – SOUTH AFRICA 2010 da ADEPOL/DF, ao atleta que marcar o maior número de gols ao longo da competição.

O contraste entre os parâmetros permite mostrar que todos os tratamentos, quando comparados com o controle, mostram significância pelo teste de Duncan a 5% de

Para visualizar atribuições do grupo de troncos, a ID do usuário utilizada para efetuar logon nessa sessão do Supervisor requer permissão de leitura para o subsistema Administração

O objetivo global desta unidade curricular é o estudo de técnicas computacionais ditas evolutivas bem como de outras de inspiração natural e biológica, visando a promoção

importância para Quantificação do abastecimento de água; Controle de inundações; Erosão do solo; Dimensionamento adequado de obras hidráulicas. AS GRANDEZAS QUE CARACTERIZAM

A EEEFM Silvio Rocio é uma tradicional escola pública do município de Vila Velha, localizada no bairro São Torquato. Considerado um bairro de periferia, são inúmeros os desafios que

Desde que haja muitos n´os bordas dentro da regi˜ao, a m´axima agregac¸˜ao das leituras dos n´os sensores requer que todos os n´os dentro da regi˜ao con- cordem em rotear seus