• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA 06 HISTÓRIA MILITAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIDADES DIDÁTICAS HORAS PÁGINA I. ARTE DA GUERRA, PENSAMENTO MILITAR E DOUTRINA MILITAR BRASILEIRA

II. A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA TERRESTRE NA HISTÓRIA MILITAR NACIONAL AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 16 16 -03 04 06 TOTAL 32

(2)

ESCOLA DE COMANDO E ESTADO- MAIOR DO EXÉRCITO

CURSO DE PREPARAÇÃO À ESCOLA DE

COMANDO E ESTADO- MAIOR DO EXÉRCITO ELABORADO EM 2009

06 – HISTÓRIA MILITAR CARGA HORÁRIA: 32 HORAS

PLANO DE DISCIPLINA

APROVADO Adt 002 ao BI / DFA Nº 065, de 10 set 2009

1. OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA / HISTÓRIA MILITAR a. Estudar a evolução da Arte da Guerra e da Doutrina Militar Brasileira.

b. Analisar as principais campanhas militares e batalhas nas quais o Exército Brasileiro teve participação, tanto no território nacional como em teatro de operações externos.

c. Estudar a História Militar, relacionando-a aos fatos históricos mais relevantes do mundo contemporâneo.

d. Analisar a participação do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro em campanhas e operações militares, inseridas e contextualizadas pela História Militar brasileira (objetivo exclusivo para oficiais do Serviço de Saúde).

(3)

2. UNIDADES DIDÁTICAS

UNIDADE DIDÁTICA I – ARTE DA GUERRA, PENSAMENTO MILITAR E DOUTRINA MILITAR BRASILEIRA CARGA HORÁRIA: 16 HORAS

ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE SESSÕES

1. EVOLUÇÃO DA ARTE DA GUERRA E DO

PENSAMENTO MILITAR I-1. Caracterisar a evolução da arte da guerra e do pensamento militar, tendo como parâmetros as I e II Guerras Mundiais, os conflitos no Sudeste Asiático e as Guerras do Golfo Pérsico (1991 e 2003). I-2. Analisar a evolução da arte da guerra e do pensamento militar ao longo da História do Exército

Brasileiro. 06

2. A DOUTRINA MILITAR BRASILEIRA a. Durante a colônia;

b. Durante a monarquia; c. Durante a república.

I-3. Analisar a evolução da Doutrina Militar Brasileira, ao longo da História do Exército Brasileiro. I-4. Estudar o estamento militar do Sistema Militar Português, do Império Brasileiro e da República. I-5. Analisar a evolução do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro e a sua participação nas campanhas e operações militares, nos períodos considerados (objetivo exclusivo para oficiais do Serviço de Saúde).

10

INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS

Esta Unidade Didática tem por finalidade proporcionar condições de analisar a influência dos grandes conflitos internacionais deste século na evolução da arte da guerra e do pensamento militar. Particularmente deverá, também, analisar a influência da participação da Força Terrestre Brasileira no desenvolvimento da Doutrina, do Moral Militar e da Estrutura Militar do Exército Brasileiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bibliografia Básica

AMAN. História da Doutrina Miltar (da antiguidade à II GM). Resende: AMAN, 1979. AZEVEDO, Pedro Cordolino F. História Militar. Rio de Janeiro: BIBLIEX,1998. Bibliografia Essencial

CD-ROM. História Militar. CP/ECEME, ECEME.

DAWSON, Doyne. As Origens da Guerra no Ocidente. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1996. FULLER, J. F. C. A Conduta da Guerra. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 2002.

Informativos do CP/ECEME. Textos do EB aula.

Bibliografia Complementar

(4)

UNIDADE DIDÁTICA II – A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA TERRESTRE NA HISTÓRIA MILITAR NACIONAL CARGA HORÁRIA: 16 HORAS

ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE

SESSÕES 1. EM CONFLITOS INTERNOS

a. Insurreição Pernambucana

b. Lutas internas do Período Republicano 1) Revolução Federalista e a Revolta da Armada; 2) Campanha de Canudos; 3) Campanha do Contestado; 3) Revoluções de 1922, 23, 24, 30 e 32; 4) Intentona Comunista de 1935; 5) Revolução de 31 de março 1964;

6) Combate à subversão, ao terrorismo e às guerrilhas urbana e rural, durante os Governos Militares.

II-1. Estudar os antecedentes e os acontecimentos de destaque que caracterizaram a participação do Exército Brasileiro em conflitos internos e externos.

II-2. Analisar os reflexos dessas participações na Expressão Militar do Poder Nacional, particularmente no que se refere à Doutrina Militar, ao Moral Militar e à Estrutura Militar.

II-3. Caracterizar a importância da participação da Força Terrestre nos eventos mais significativos da História do Brasil, particularmente durante os governos militares, desde o início da República até o final do século XX.

II-4. Analisar a participação do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro nas diversas campanhas e operações militares, em conflitos internos e externos (objetivo exclusivo para oficiais do Serviço de Saúde).

06

2. CAMPANHAS MILITARES EM CONFLITOS EXTERNOS

a. Na região Platina entre 1825 e 1864; b. Durante a Guerra da Tríplice Aliança; c. Na Primeira Guerra Mundial;

d. Na Segunda Guerra Mundial.

04

3. NA CONQUISTA E OCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA

a. Bandeirantes na Amazônia;

b. Lutas para a conquista e posse da Ama-zônia no século XVIII;

c. Anexação do Acre;

d. Contribuição do EB para a Integração Na-cional.

II-5. Explicar o processo de conquista e ocupação da Amazônia.

II-6. Caracterizar a participação do Exército Brasileiro na consolidação do processo de manutenção do espaço amazônico como pertencente ao Estado Brasileiro.

II-7. Apresentar a contribuição do Serviço de Saúde para a integração nacional (objetivo exclusivo para oficiais do Serviço de Saúde).

(5)

4. EM MISSÕES DE PAZ

a. Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF) - Suez

b. Força Interamericana de Paz (FIP) - Repú-blica Dominicana;

c. Operação das Nações Unidas em Moçam-bique (ONUMOZ);

d. Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM);

e. Missões das Nações Unidas no Timor-leste (INTERFET, UNTAET E UNMISET);

f. Missão de Observação Militar entre Peru e Equador (MOMEP);

g. Missão das Nações Unidas para a Estabi-lização no Haiti (MINUSTAH).

II-8. Analisar a participação do Exército Brasileiro em Missões de Paz.

II-9. Analisar a participação do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro em Missões de Paz (objetivo exclusivo para oficiais do Serviço de Saúde).

03

INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS

Esta Unidade Didática tem por finalidade proporcionar condições ao oficial aluno de analisar a influência dos grandes conflitos internacionais deste século na evolução da arte da guerra e do pensamento militar. Particularmente, deverá, também, caracterizar a influência da participação da Força Terrestre Brasileira no desenvolvimento da Doutrina, do Moral Militar e da Estrutura Militar do Exército Brasileiro.

Para oficiais do Serviço de Saúde, deverá ser enfatizado o conhecimento específico sobre o emprego desse Serviço, durante a evolução da Doutrina Militar Terrestre.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bibliografia Básica

BARROSO, Gustavo. História Militar do Brasil. Rio de janeiro: BIBLIEX, 2000.

DONATO, Hernani. Dicionário das Batalhas Brasileiras: Dos Conflitos Indígenas aos Choques da Reforma Agrária (1500-1996). Rio de Janeiro: BIBLIEX, 2001. SANTOS, Francisco Ruas. A Arte da Guerra. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1998.

Bibliografia Essencial

MCCANN, Frank D. Soldados da Pátria: História do Exército Brasileiro (1889-1937). São Paulo: Cia das Letras, 2007. MAGALHÃES, J. B. A Evolução Militar do Brasil. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1998.

CD-ROM. História Militar. CP/ECEME, ECEME. Informativos do CP/ECEME.

Textos do EB aula.

Bibliografia Complementar

(6)

CERQUEIRA, Dionísio. Reminiscências da Campanha do Paraguai. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1980.

DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita guerra: nova história da guerra do Paraguai. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. MOURA, Aureliano Pinto de. Contestado: a guerra cabocla. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 2003.

TASSO FRAGOSO, Augusto. História da Guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai. Rio de Janeiro: EME, 1934.

3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE MEDIDA UD AVALIADAS TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Avaliações Formativas Escrita (1) - I e II

Avaliações Somativas Escrita (1) - I e II

Recuperação da Aprendizagem Escrita - - I e II

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao FSM (Figura B.39), os dotplots mostram que os valores medianos entre os pacientes com e sem disfunção parecem ser semelhantes, ressaltando que, tanto

das respostas dadas aos questionários pelos treinadores relativamente às expectativas e auto perceções sobre o objetivo, forma e direção da instrução emitida durante a

(2012) estudando linhagens comercias de leveduras brasileiras, dentre elas PE-2 e CAT-1, em meio contendo alta concentração de açúcar suplementado com sulfato de amônio ou

Estabelecer, no âmbito do Ministério do Exército, Normas para o Fornecimento de Certidão de Tempo de Serviço Militar (CTSM) para militares, da ativa e inativos, e para civis.e.

A presente pesquisa pretende analisar se a doutrina militar vigente no Exército Brasileiro que trata do emprego da Engenharia em operações de abertura de

Aprova a declaração Modelo 10 do IRS e do IRC e respetivas instruções de preenchimento Consultar documento original: http://bit.ly/1ObZqYg. Regiões Autónomas - Apuramento do valor

Entre suas atividades militares no exército brasileiro, focamos na participação na França, para qual foram enviados pela Comissão Brasileira de Estudos, Operação

Ds (PVd) a) Podzólico vermelho-amarelo distrófico, ta e tb, A proeminente, textura média/argilosa, relevo ondulado, vegetação campestre, fase hidromórfica; podzólico