• Nenhum resultado encontrado

Planos Econômicos de Estabilização Brasil dos anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planos Econômicos de Estabilização Brasil dos anos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Planos Econômicos de Estabilização

Brasil dos anos 1980-2010

1. A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a:

[a] Exclusão de produtos agrícolas do rol das principais exportações brasileiras.

[b] Privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração. [c] Ampliação das tarifas alfandegárias de importação, protegendo a indústria nacional.

[d] Continuidade do comércio internacional voltado prioritariamente aos mercados africanos e asiáticos.

2. Ao assumir a presidência da República (1985), José Sarney encontrou o quadro econômico brasileiro com altos índices inflacionários. Na tentativa de combater estes índices, adotou vários planos econômicos, entre os quais:

[a] O Plano de bloqueio das contas poupanças por dezoito meses para os valores acima de 50 mil cruzados.

[b] O Plano criado pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso, pelo qual se convertia a unidade monetária brasileira de Cruzeiro para Real.

[c] O Plano Cruzado, lançado por Dílson Funaro, que transformava a unidade monetária brasileira de Cruzeiro para Cruzado e depois para Cruzado Novo.

[d] O Plano de Privatização, que extinguiu vários órgãos governamentais como o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca.

3. O Brasil, a partir de 1985, retomou o processo democrático. A Abertura política controlada pelos militares culminou na eleição indireta dos civis Tancredo Neves e José Sarney para o comando da Nova República. Sobre os governos da Nova República, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO.

[a] Os planos de estabilização econômica, criados no governo José Sarney, eliminaram momentaneamente a inflação, mas seus resultados foram de curta duração.

[b] Fernando Collor foi transformado pela mídia em herói, no jovem capaz de livrar o Brasil do atraso produzido pela política neoliberal até então vigente.

[c] No governo de Itamar Franco, foi criado o Plano Real, que teve o mérito de conter a inflação sem congelamento de preços e nem confiscos.

[d] Nos governos de Fernando Henrique Cardoso, o Estado reduziu sua interferência na economia, ampliando as privatizações e abrindo o mercado.

4. As incertezas do mundo contemporâneo trazem medos e desfazem antigas utopias políticas. Vivemos numa sociedade de massas, com avanços tecnológicos e apelos consumistas cotidianos, embora subsistam muitas desigualdades sociais. Historicamente, neste mundo de inquietudes e turbulências, o Brasil:

[a] Mudou em muitos aspectos, derrubando o que restava de conservadorismo. [b] Conseguiu avançar na modernização, apesar das dificuldades sociais.

[c] Transformou-se politicamente, criando uma estrutura partidária estável.

[d] Consolidou-se como potência industrial, urbanizando-se todavia perdendo sua identidade cultural.

(2)

5. São exemplos de política alocativa, estabilizadora e distribuidora do Estado, respectivamente: [a] O Plano de Metas, o II Plano Nacional de Desenvolvimento e o Plano Real.

[b] A criação do Banco Central, o Programa de Aceleração do Crescimento e o Programa Bolsa Família.

[c] O Plano Collor, o Plano Real e o Programa Bolsa Escola. [d] O Plano de Metas, o Plano Real e o Programa Bolsa Família.

6. A gestão de Collor de Mello foi marcada pelos anúncios de processos de modernização da sociedade brasileira em amplos setores. No seu governo, Collor:

[a] Utilizou-se de um forte esquema de propaganda para convencer a sociedade que um novo país surgia.

[b] Adotou um plano econômico que conseguiu extinguir com a inflação galopante da época.

[c] Contou com apoio de partidos conservadores, embora houvesse críticas a sua postura democrática.

[d] Foi favorável à entrada do capital internacional, criando uma forte fiscalização nos órgãos ameaçados de corrupção.

7. Entre 1994 e 2002, Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil por dois mandatos. A respeito desse período, assinale a alternativa correta.

[a] Caracterizou-se por ambiguidade na área social, pois ao mesmo tempo que foram registradas quedas nos índices de mortalidade infantil e de analfabetismo, também houve aumento do índices de desemprego, de violência urbana e de concentração de renda.

[b] Caracterizou-se pelo acentuado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que, entre 1998 e 2002, atingiu a média de 12,5% ao ano.

[c] Foi pautado por intensos investimentos em infraestrutura, especialmente em energia elétrica, resultantes da bem sucedida política de estatização das empresas do setor.

[d] Foi marcado pela abertura da economia para o mercado internacional, o que favoreceu o fortalecimento e a competitividade das empresas brasileiras, trazendo como consequências imediatas o aumento do número de postos de trabalho.

8. Em relação à economia brasileira durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) é incorreto afirmar que:

[a] Foi lançado o Plano Real para estabilizar a economia e controlar a inflação. [b] Para conseguir novas fontes de recursos, aumentou a carga tributária.

[c] Elevou as taxas de juros, o que contribuiu para conter o consumo e manter os preços em baixa. [d] Ocorreu a quebra do monopólio estatal das telecomunicações e a quebra do monopólio da Petrobras.

9. Indique qual das opções a seguir não fez parte da concepção e implementação do Plano Real. [a] O programa do Plano foi apresentado com antecedência, sem surpresas e sua implementação foi gradativa e transparente.

[b] Redução da taxa de juros para fomentar o consumo e evitar a formação de estoques especulativos.

[c] Significativo ajuste fiscal composto de aumento de impostos, corte nos gastos públicos e a criação do Fundo Social de Emergência.

(3)

10. Depois da implantação do Plano Real, em 1994, a dívida pública brasileira aumentou consideravelmente. Qual opção abaixo é considerada a mais correta na explicação desse fenômeno? [a] Aumento dos gastos públicos, principalmente com investimentos.

[b] Elevação do déficit da Previdência Social. [c] O fim do imposto inflacionário.

[d] A emissão de títulos públicos para auxiliar o equilíbrio no Balanço de Pagamentos e os elevados níveis das taxas de juros SELIC.

11. A privatização e a abertura econômica marcam importantes mudanças implementadas na economia brasileira, especialmente nos anos da década de 1990. Caracteriza essas reformas apenas a afirmativa:

[a] Os impactos da abertura comercial e da privatização foram pequenos, pois a privatização não propiciou a diminuição da dívida pública brasileira e a abertura comercial se restringiu a negociações de liberalização comercial com os países do Mercosul.

[b] Entre as razões que justificaram as privatizações, está a diminuição da capacidade estatal em fazer os investimentos necessários à ampliação das empresas estatais e dos serviços por elas fornecidos.

[c] A abertura econômica foi caracterizada por ser uma abertura parcial, já que se restringiu aos aspectos comerciais, não afetando, por exemplo, as transações relativas ao Balanço de capitais. [d] Após a abertura comercial, foram gerados déficits comerciais que só foram revertidos depois do Plano Real.

12. Assinale a alternativa correta. O Plano Bresser implementado em 1987 visava: [a] Acelerar a taxa de crescimento da economia brasileira a curto prazo.

[b] Redistribuir a renda para reduzir a demanda agregada por bens e serviços. [c] Reduzir a inflação pelo congelamento da taxa cambial.

[d] Reduzir a inflação controlando sua inércia e o excesso de demanda agregada. [e] Nenhuma das alternativas anteriores.

13. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) sobre o Plano Real:

[F] Durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, o BACEN adotou o regime de câmbio fixo.

[F] O ajuste fiscal realizado em 1994 impediu a elevação da relação dívida/PIB brasileira entre 1994 e 1999.

[C] A alta inflação propiciava receitas para os bancos comerciais, de modo que a sua eliminação pelo Plano Real foi em parte responsável por uma crise bancária.

[C] unidade real de valor (URV), criada em fevereiro de 1994 como unidade de conta, passou a ser meio de pagamento em julho desse ano, mudando em seguida de nome.

[C] Entre os anos de 2006 e 2013, a meta fixada pelo governo foi de 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

[F] Sobre a Sistemática de Metas para a Inflação adotada pelo Brasil, afirma-se que ela estabelece a diretriz da política fiscal.

[C] Um processo de inflação inercial como o experimentado pelo Brasil até a implantação do Plano Real tem como um de seus principais componentes a indexação de contratos e salários que retroalimenta as expectativas de inflação futura.

[C] Entre outros fatores, o Plano Real acarretou forte endividamento dos estados e municípios. [F] O sucesso do Plano Real deveu-se, basicamente, à eliminação do imposto inflacionário associado ao controle do déficit público.

(4)

14. A taxa de inflação no Brasil, medida pelo IGP-DI se acelerou a partir de 1973, tendo atingido o seu ápice quando se registrou:

(a) Quase 100% ao mês na época da implementação do Plano Verão. (b) Mais de 40% ao mês na fase anterior à implementação do Plano Real. (c) Em torno de 80% ao mês na época da implementação do Plano Collor I. (d) Mais de 70% ao mês na época da implementação do plano Cruzado.

15. Durante a implantação do Plano Real foi adotada a chamada “Âncora Cambial” como um dos instrumentos para conter o processo inflacionário. Essa medida sofreu críticas porque

(a) Não poderia, em hipótese alguma, beneficiar a indústria nacional, pois havia discriminação do câmbio para importação de bens de consumo e para importação de bens de capital.

(b) Tratava-se de medida inadequada para um país que dispunha de baixíssimo estoque de reservas internacionais.

(c) Permitiria a entrada de bens importados a baixo custo para amenizar pressões de demanda, mas provocaria problemas na balança comercial.

(d) Foi considerada elitista, já que as parcelas da população com menor renda não consumiam bens importados, perpetuando assim desigualdades sociais.

16. Sobre os planos de estabilização das décadas de 1980 e 1990, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

[F] O Plano Collor II acabou com a indexação da economia por meio da flexibilização total dos preços e salários.

[V] Uma das medidas do Plano Cruzado foi a criação de uma nova moeda, o cruzado, cuja paridade com o cruzeiro era de Cz$1 para Cr$1.000.

[V] O Plano Collor I congelou 80% dos depósitos da poupança que excedessem 50 mil cruzados novos por um período de 18 meses.

[V] Uma das medidas do Plano Cruzado foi a proibição de se indexar contratos com menos de um ano de duração.

17. Em janeiro de 2003, a Presidência da República, era entregue a uma pessoa oriunda dos meios operários. Pela primeira vez a população elegera um candidato de esquerda para conduzir os rumos da nação brasileira. Em seus dois primeiros anos de mandato, Lula consolidou a posição de liderança exercida pelo Brasil na América do Sul, ao mesmo tempo procurou estreitar relações comerciais com países de economia emergente como a Índia, a África do Sul, a China e alguns países árabes. Durante os dois mandatos do presidente Lula, alguns avanços foram obtidos. Dentre eles, dados os itens abaixo,

I. Aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal.

II. Promoveu reformas na área da Previdência Social e fez da política econômica o eixo fundamental do seu governo.

III. Decidiu acabar com a política de sobrevalorização do real.

IV. Promoveu o incentivo às exportações, gerando um superávit na balança comercial brasileira. V. Oito anos do governo Lula foram caracterizados pela estabilidade macroeconômica e essa estratégia foi premiada com o grau de investimento das agências de rating.

Verifica-se que estão CORRETAS: (a) I, II e IV, apenas.

(b) II, III e V, apenas. (c) II, IV e V, apenas. (d) III, IV e V, apenas. (e) I, III e IV, apenas.

(5)

18. Leia as afirmações abaixo referidas ao governo de Luís Inácio Lula da Silva (períodos: 2003 -2007 e 2007 -2010), e a seguir assinale a alternativa que contempla as afirmativas verdadeiras:

I. Começou seu primeiro mandato com um duro ajuste fiscal e com a reforma da Previdência. Ganhou a confiança dos mercados através da manutenção da política financeira do Governo de Fernando Henrique.

II. Promoveu, com sucesso, a expansão do mercado interno e conquistou novos mercados para os produtos brasileiros em países em desenvolvimento.

III. Assegurou a estabilidade da moeda (o Real) e possibilitou um acelerado crescimento do crédito, tanto para as empresas quanto para pessoas físicas, o que, aliado à valorização do salário mínimo (70% de majoração em termos reais), possibilitou o aumento do poder de compra dos brasileiros, causando uma grande expansão da indústria de bens de consumo duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis).

IV. Implementou importantes políticas de distribuição de renda e de combate à fome e a miséria, sem entretanto entrar em rota de colisão com o empresariado. Os níveis de emprego tiveram importante crescimento, inclusive de emprego formal.

Assinale:

(a) Todas as afirmativas são verdadeiras. (b) Todas as afirmativas são falsas. (c) As afirmativas I e III são verdadeiras. (d) Apenas a afirmativa IV é verdadeira. (e) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

19. Nos anos do governo Lula o Brasil passou a ser visto como um país emergente cuja percepção tanto dos agentes externos como internos foi positiva para seu governo. Neste sentido, alguns fatores combinados foram importantes na composição dessa nova imagem.

I. Crescente importância da economia chinesa. II. Potencialidades associadas à exploração do etanol. III. Descoberta de petróleo do Pré-Sal.

IV. A escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo em 2014. (a) Todas as afirmativas são falsas.

(b) Todas as afirmativas são verdadeiras. (c) As afirmativas I e III são verdadeiras. (d) Apenas a afirmativa IV é verdadeira. (e) Apenas a afirmativa II e IV é verdadeira.

20. Julgue V (verdadeiro) ou F (falso) sobre o governo Lula:

[F] Ao final de 2010 o Brasil apresentava expressivos e crescentes déficits externos em conta corrente apesar de manter uma taxa de juros real baixa em termos internacionais.

[F] Em 2010, 15 anos depois do Plano Real, a economia apresentava competitividade eficiente com altas taxas de poupança doméstica.

[V] Embora em 2009 o Brasil tenha sofrido uma queda do PIB, não se registrou queda no consumo e no emprego como observado nas principais economias industrializadas.

[V] Nos anos FHC houve uma série de reformas que modificaram a economia em relação a década de 1980, contudo, alguns indicadores macroeconômicos se mostraram insuficientes, como, por exemplo, o tamanho da dívida pública que dobrou, tomando-se como ponto de partida 1994-2002.

Referências

Documentos relacionados

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

Concluiu-se que a cartilagem auricular suína é um material com baixa resistência tênsil e pequena capacidade de deformação à tração, enquanto a tela de polipropileno

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

da Silveira: Antes de abordar as questões, parece-me importante esclarecer que de minha parte a contribuição para os estudos de Ciência Cognitiva se restringe

Membros da Banca: Prof Geovane Alves da Silva e Prof Rafael Aparecido da Silva Pires Dia 10/12/2018, horário 21:15h e local da Banca: Bloco J Sala 08. Aluno: Higor

Caso o equipamento apresente qualquer anormalidade, comunique imediatamente uma assistência técnica autorizada, pois a permanência de uma imperfeição, por falta de aviso