• Nenhum resultado encontrado

O SERTÃO RURBANIZADO E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DELMIRO GOUVEIA-AL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O SERTÃO RURBANIZADO E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DELMIRO GOUVEIA-AL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

O SERTÃO RURBANIZADO E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DELMIRO GOUVEIA-AL

Rogéria de Souza Vieira

Graduada em Geografia UFAL – Campus do Sertão

rogeria87@hotmail.com

Kleber Costa da Silva

Docente do Curso de Graduação em Geografia UFAL – Campus do Sertão kleberperfil@hotmail.com INTRODUÇÃO

A representação atual da paisagem oferece imagens interessante sendo sua configuração composta por vários elementos importantes na análise paisagística. Nesse sentido, este trabalho resulta de reflexões e apreciações acerca da paisagem da cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas – Brasil, levando em consideração seus aspectos históricos, suas rugosidades e os símbolos rurbanos que apresentam a história dos objetos e ações formadores do espaço.

Ao analisar a cidade de Delmiro Gouveia-AL, foram identificadas as marcas deixadas ao longo do tempo – as rugosidades – pensando nos agentes e atores sociais rurbanos que configuram a paisagem da mesma, adquirindo informações que são de suma importância para a compreensão do espaço vivido pela população, ao mesmo tempo em que essas informações são importantes para o ensino de Geografia.

Os traços do passado expressos na paisagem demostram como as dinâmicas no espaço se constituem; e a presença de paisagens rurbanas mostram expressões que revelam uma sociedade diversificada, com culturas diversas, capaz de manter seu modo de vida perante a modernidade.

(2)

No ensino de geografia, essa pesquisa ajudou a construir informações que foram levadas ao conhecimento dos alunos de uma escola pública da cidade, onde os mesmos tiveram contato com conceitos importantes para o entendimento da paisagem urbana da cidade de Delmiro Gouveia – AL, e ao mesmo tempo construíram representações da cidade através da confecção de mapas mentais.

Com as informações construídas, foi possível levar aos alunos conhecimentos que ajudaram na reflexão sobre a paisagem da cidade de Delmiro Gouveia, valorizando o espaço vivido por eles e enriquecendo o ensino de geografia voltado para a realidade local.

OBJETIVOS

A pesquisa teve como objetivo geral identificar como se desenvolve a produção do espaço e da paisagem urbana da cidade de Delmiro Gouveia-AL, através da análise dos aspectos simbólicos presentes na paisagem, levando em consideração a história da cidade, as rugosidades e as relações entre os fenômenos Urbano e Rural, o rurbano.

Como objetivos específicos tem-se a realização de pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de espaço, tempo (rugosidades) e paisagem; bem como os conceitos de fenômenos urbanos e rurais – o rurbano de Gilberto Freyre; mapeamento da cidade de Delmiro Gouveia – AL, buscando identificar os elementos da história, as rugosidades e os aspectos rurbanos presentes na paisagem da cidade; e a realização de aula expositiva, aplicação de questionários e construção de “imagens-mapas” mentais sobre o tema junto aos alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva.

METODOLOGIAS

A metodologia utilizada na pesquisa foi o levantamento bibliográfico dos conceitos de espaço, tempo (rugosidade), paisagem, fenômeno rural e urbano, e a rurbanização. Também foram coletadas informações sobre a história da cidade de Delmiro Gouveia, com leituras bibliográficas sobre o tema e um mapeamento buscando identificar e coletar imagens da paisagem da cidade. Para a prática de ensino, foram

(3)

realizadas aulas expositivas, aplicação de questionários e construção de “imagens-mapas” mentais.

O trabalho de pesquisa foi divido em três momentos para melhor compreensão do estudo em questão. No primeiro momento foram abordados os conceitos de espaço, tempo (rugosidades) e paisagem, por entender que o espaço é uma categoria importante para a compreensão da configuração da paisagem, onde a concepção de rugosidade é percebida como central à análise geográfica da e na paisagem ao longo do tempo. Os autores principais nessa análise geográfica foram Roberto Lobato Corrêa (2013), Milton Santos (2009), Paulo Cesar da Costa Gomes (2010). Depois foram abordados os conceitos dos fenômenos urbano e rural: o rurbano em “Gilberto Freyre”, entendendo que os mesmos dão suporte à reflexão e configuração da paisagem urbana, onde os símbolos rurbanos expressos na paisagem apresentam informações espaciais importantes para o estudo em geografia. Os principais autores utilizados nessa análise foram Elias Cornell (1998), Pedro Paulo Biazzo (2008), e Gilberto Freyre (1982) que é o autor principal nessa abordagem.

No segundo momento foi buscada através de coleta de informações, a história urbana da cidade de Delmiro Gouveia – Alagoas, mostrando como se apresentam historicamente os “objetos e ações” formadores desse espaço, as rugosidades e os aspectos simbólicos, bem como os fenômenos rurbanos que estão presentes na paisagem.

Em um terceiro momento foi realizado uma atividade com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão, onde foi realizada uma aula expositiva sobre os principais conceitos trabalhados nessa pesquisa, sendo esses: paisagem, rugosidade, rurbanização e a história da cidade de Delmiro. Após a apresentação e debate referentes aos conceitos, os alunos responderam um questionário a respeito do que tinham aprendido com relação aos conceitos, e no final os mesmos desenharam dois “mapas”: um representando a história da cidade e outro mostrando os traços culturais rurais presentes na paisagem da cidade de Delmiro Gouveia.

(4)

Ao analisar a configuração urbana da cidade de Delmiro Gouveia, temos paisagens que com o tempo foram se transformando através dos “objetos e ações” ocorridos nesse espaço. Nesse sentido, Santos (1994, p. 37) escreve que “os novos objetos surgem para atender a reclamos precisos da produção material ou imaterial, criando espaços exclusivos de certas funções”. Esses objetos são visíveis e fazem parte de uma história de transformações no passado e no presente.

As heranças paisagísticas presentes na paisagem da cidade de Delmiro Gouveia é o que Milton Santos (2008, p. 173) chama de rugosidades, onde, segundo ele, “as rugosidades são o espaço construído, o tempo histórico que se transformou em paisagem, incorporado ao espaço”. Para compreender as rugosidades presentes na paisagem da cidade de Delmiro, é importante compreender o processo de urbanização, levando em consideração a história. Nesse sentido, tem-se a construção do prédio da Fábrica de Linhas que, até o presente momento, é um elemento importante na paisagem da cidade.

Ao analisar as rugosidades existentes na paisagem da cidade em estudo, têm-se alguns prédios que estão localizados nas ruas da antiga Vila Operária e em seu entorno, que resistiram as novas técnicas e ações, e que representam o passado da história da cidade.

O Museu Delmiro Gouveia e a Igreja da Vila além de serem rugosidades presentes na paisagem da cidade de Delmiro são símbolos sínteses da história da cidade, pois ambos possuem até hoje uma relação constante com a população, sendo locais frequentados pela sociedade em geral. Nesse sentido, Claval (1999, p. 14) escreve sobre a paisagem onde essa “é marcada pelas técnicas materiais que a sociedade domina e moldada para responder às convicções religiosas, às paixões ideológicas ou aos gostos estéticos dos grupos”. Na paisagem encontramos vários elementos que representam os modos de vida da sociedade.

A cidade de Delmiro Gouveia – AL apresenta aspectos simbólicos interessantes no estudo da paisagem, onde a sua história revela importantes fatos que estão presentes no contexto da sociedade atual, como por exemplo, a Fábrica da Pedra e a feira. Ao olhar a paisagem da cidade citada, ver-se expressões do passado que apesar das novas técnicas e das ações ocorridas com o tempo, conseguiram resistir a essas transformações– as rugosidades – apresentando mesmo que timidamente sua expressão,

(5)

simbolizando o passado e sua história, são traços dos tempos que revela os modos de vida de uma sociedade no espaço. Tem-se também nessa cidade, a relação do rural com o urbano – o rurbano, onde os costumes, valores, crenças, apresenta-se na dinâmica da paisagem da cidade principalmente no comércio, sendo os alimentos elementos importantes na configuração desse espaço rurbano.

Gilberto Freyre procura mostrar através do seu livro: Rurbanização: que é? que a relação do rural no meio urbano possui valores, esses que precisam ser levadas em consideração, pois:

A rurbanização é síntese baseada em nossa própria experiência e na alheia os rumos para a solução de tão grave problema, indispensável à nossa sobrevivência porque diz respeito, no fundo, à própria unidade do Brasil. E prega a “rurbanização”, num sentido mais amplo e mais lógico do que na sua acepção original – definidora de uma situação intermediária entre a puramente rural e a exclusivamente urbana – pois que a define como posição mista, dinâmica conjugal entre os valores que aquelas vidas representam. (FREYRE, 1982, p. 43).

A dinâmica existente na paisagem urbana é fruto das relações que foram e são construídas com o tempo, e é preciso entender que a vida rural e urbana está representada no cotidiano da sociedade. Segundo Freyre (1982, p. 45) “o sentido da rurbanidade, que é a fusão do rurbano ao rural resultando numa unidade social”. A rurbanização seria a relação existente através dos nossos valores, esses construídos ao longo do tempo na e pela sociedade.

Ao pensar no exercício do ensino de geografia tem-se a realização de atividades que levaram em consideração a reflexão e o exercício dos conceitos de paisagem, rugosidade e rurbanização, ocorrendo sua aplicabilidade em uma turma do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, localizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL. Os alunos tiveram contato com esses conceitos e por meio disso, expôs o seu entendimento sobre o assunto através de perguntas e do exercício de “imagens-mapas mentais”, levando em consideração a cidade de Delmiro Gouveia como foco central da análise.

Quando foi pedido no questionário três exemplos de lugares que os alunos consideram importantes para a história da cidade, a maioria citou a Fábrica da Pedra, o Museu Delmiro Gouveia, a Escola Delmiro Gouveia, o Centro, a antiga Hidrelétrica de

(6)

Angiquinho, a Igreja da Vila, o Trem e a Praça Delmiro Gouveia. Com isso, é possível observar que os alunos compreenderam a história da cidade, percebendo que esses símbolos são e fazem parte da formação histórica/urbana da cidade.

Ao perguntar sobre o entendimento do conceito de rugosidade, se teve respostas interessantes que demostra empenhos para o entendimento do mesmo, onde todos os alunos mostraram que o conceito de rugosidade está ligado ao passando, aonde o tempo é crucial para o entendimento da configuração da paisagem que se encontra presente na atualidade.

Foi pedido também para que os alunos citassem dois exemplos de rugosidades que fossem relevantes para a compreensão da história da cidade de Delmiro Gouveia, e que eles explicassem de forma breve cada um deles. As respostas foram exatamente os símbolos históricos que a cidade possui em sua paisagem, sendo alguns mostrados na aula e outros lembrados pelos alunos, a exemplo da linha do trem e o próprio trem que não foram colocados na aula, mas que os alunos relacionaram como elementos da história da cidade que está presente na paisagem da cidade nos dias atuais, tomando outra finalidade.

Sobre as transformações da paisagem da cidade de Delmiro Gouveia, perguntou-se aos alunos a opinião deles sobre a influência da população da zona rural ou dos povoados nessa transformação. As respostas nos levaram a percebe que os mesmos conseguiram entender que o estilo de vida dessa população influência na paisagem urbana da cidade, pois a cultura rural está muito presente nesse meio urbano.

Quando foi perguntando sobre o entendimento dos alunos sobre o conceito de rurbanização, a aluna Eliziane Moraes, 15 anos, colocou que para ela seria “tudo que tem no rural e pode ter em uma cidade como carroça de burro, que é um transporte do rural”. Para a estudante Vamberlânia Silva, 13 anos, a rurbanização “são as coisas que usamos e fazemos ainda que é da zona rural”. Esses alunos demostraram que os elementos rurais presentes na paisagem da cidade são o que Gilberto Freyre chama de rurbanização.

Buscando levar os alunos a representar a história da cidade, os instigamos a construírem um mapa “mental” da cidade de Delmiro Gouveia que representasse a história da mesma, onde essas “imagens-mapas” mentais trouxessem os elementos da paisagem urbana importantes na história dessa cidade. Segundo Soares, Silva, Vieira

(7)

(2011, p. 5) “ao tratar-se de imagem mental, esta diz respeito ao que é formulado na mente humana, internamente ao indivíduo, ao passo que a imagem real se refere ao meio extracorpóreo – sendo este sociedade e espaço”. Ainda sobre a representação através da imagem metal, temos essa como a construção das relações, onde:

A representação, por sua vez, pode ser entendida como a configuração da imagem do real como imagem mental. E isso se constrói nas relações do indivíduo com o eu, com o espaço e com a sociedade ou a cultura. O eu – indivíduo – se realiza através da relação com o outro, tomando-o como referência à formação da sua própria identidade (SOARES; SILVA; VIEIRA, 2011, p. 5).

Com a representação temos notória a vivência do indivíduo, as suas relações com o meio, sua cultura, sua identidade. Essas representações ajudam na interpretação da paisagem da cidade de Delmiro, pois através dessas os alunos mostraram o que eles aprenderam sobre a história da cidade, desenhando os símbolos que representam as rugosidades e os traços rurbanos.

Como resultado da representação dos alunos que participaram da atividade, temos o mapa mental do aluno João Vitor Oliveira, 13 anos, representou a história da cidade de Delmiro através do desenho da Fábrica da Pedra, essa que é um marco histórico na paisagem da cidade, sendo responsável pela configuração/construção da paisagem do centro da cidade (Figura 1). O interessante também nessa imagem é a presença das árvores e da rua, elementos que fazem parte desse meio e simbolizam os traços históricos da cidade, por serem marcas da história.

(8)

Figura 1 – Mapa Mental construído pelo aluno João Vitor Oliveira (13 anos de idade). Autor: João Vitor Oliveira, 2014.

Um símbolo importante representado nas “imagens-mapas” mentais construídos pelos alunos é a Igreja da Vila, pois essa representa a história de vida de boa parte da população que reside na cidade de Delmiro, sendo um exemplo de rugosidade presente na paisagem da cidade de Delmiro.

Foi também pedido para que os alunos imaginassem um mapa da cidade de Delmiro Gouveia, e tentassem desenhar figuras que representassem traços culturais da zona rural ou dos povoados presentes na cidade. Como resultado teve o mapa mental que chamou bastante atenção construído pelo aluno João Vitor Oliveira, 13 anos, que traz o desenho de uma carroça de burro no meio da paisagem da cidade de Delmiro Gouveia (Figura 2). Esse símbolo é muito presente nesta cidade, pois esse é um meio de transporte de mercadoria que ainda é muito utilizado pela população local.

(9)

Fi gura 2 – Mapa Mental construído pelo aluno João Vitor Oliveira (13 anos de idade).

Autor: João Vitor Oliveira, 2014.

Através das “imagens-mapas” mentais construídos pelos alunos, temos a representação do modo de ver, pensar, perceber, sendo visível a paisagem da cidade em sua vida. Esse exercício ajuda-nos na reflexão de como a paisagem da cidade está presente na vida do indivíduo e é uma prática de exercício geográfico rico na aprendizagem dos conceitos.

A vivência de uma metodologia como as que foram trazidas nessa pesquisa, é muito importante para o desenvolvimento da aprendizagem, tanto por parte do pesquisador como para os alunos envolvidos, onde esses tiveram a oportunidade de conhecer novos conceitos, novas formas de pensar e ver o seu cotidiano.

É fundamental pensar o ensino de geografia como questão central para o exercício da construção da vida, pois o mesmo leva-nos a pensar o cotidiano, a entender como a sociedade se relaciona com o meio em que vive. As “imagens-mapas” mentais ajudam na representação da paisagem, onde os símbolos presentes nas imagens revelam as paisagens do passado e do presente, sendo importante para o estudo da geografia.

Contudo a atividade realizada junto aos alunos foi muito importante, pois possibilitou exercer a prática docente, sendo levado em consideração o conceito de paisagem que é foco central e fundamental para ensino de geografia. Buscou-se

(10)

desenvolver os aspectos da história da cidade de Delmiro Gouveia, as rugosidades e os aspectos rurais presentes na paisagem – o rurbano, onde se obteve resultados interessantes através das perguntas e da construção das “imagens-mapas” mentais, sendo demostrado através desse exercício a visão desses estudantes sobre a paisagem da cidade.

BIBLIOGRAFIA

BIAZZO, Pedro Paulo. Campo e rural: distinções necessárias para uma perspectiva crítica em Geografia Agrária. In: 4º ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA – ENGRUP, 4, 2008, São Paulo. Anais: Agricultura, desenvolvimento

regional e transformações sócio-espaciais. São Paulo: FELCH/USP, p. 132-150.

CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Tradução de Luiz F. Pimenta e Margareth C. A. Pimenta. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999.

CORNELL, Elias. A arquitetura da relação cidade-campo. Brasília: Ed. Alva Ltd., 1998.

CORRÊA, Roberto Lobato. A Geografia Cultural e o Urbano. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, p.167-224.

______. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E; GOMES, P. C. C; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001. p. 15-47.

FREYRE, Gilberto. Rurbanização: que é? Recife: Massangana, 1982.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. 3 ed., Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

(11)

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

______. Por uma Geografia Nova: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6 ed., São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

______. Técnica Espaço Tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1994.

SOARES, G. S.; SILVA, K. C.; SILVA, R. L.; VIEIR, R. S. As “Imagens-Mapas”

Mentais acerca das desigualdades sociais no espaço urbano de Delmiro Gouveia-AL. In: II SIMPÓSIO SERGIPANO DE GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA, 2, 2011,

São Cristóvão. Anais: Usos e conflitos na apropriação da natureza. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Do que foi possível observar neste trabalho, surge, assim, não só a necessidade, evidente, de alargar o corpus explorado, tornando-o quantitativa e qualitativamente

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta