• Nenhum resultado encontrado

corolla verso.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "corolla verso.pdf"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)

Corolla Verso

(2)

02

Para a Toyota, qualidade

não é apenas uma promessa,

é uma forma de vida.

(3)

Nada é tão bom que não possa ser melhorado. É por isso que procuramos melhorar constantemente tudo o que fazemos. E isto não são apenas palavras ou declarações de intenções das quais rapidamente nos esquecemos. Existe um conceito que nos define: “Kaizen”. Kaizen significa melhoria contínua e é o princípio base que nos guia na busca da Qualidade Total.

Este compromisso real com a qualidade traduz-se em benefícios práticos que melhoram a sua qualidade de vida. Nós temos conhecimento deste facto através de inquéritos efectuados aos nossos Clientes. Outra fonte de informação muito relevante são os testes de segurança Euro NCAP. O nosso negócio é proporcionar a melhor experiência de posse de um automóvel, desde que um Cliente o adquire até ao momento em que o vende.

Para si isto significa que, cada vez que se sentar no lugar do condutor e iniciar o funcionamento do motor, irá fazê-lo com total confiança. Esta confiança advém do conhecimento de que o seu automóvel foi desenhado e concebido de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, durabilidade e fiabilidade.

Para a Toyota, qualidade não é apenas uma promessa, é uma forma de vida.

“De agora em diante, eu espero que todos se empenhem e que se unam todos os esforços, no sentido de encontrar forma de desenvolver e construir veículos de qualidade superior.”.

Kiichiro Toyoda, Fundador daToyota Toyota Motor Corporation, Maio de 1939

Os trabalhadores das linhas de montagem utilizam luvas para proteger os automóveis e os emblemas de potenciais riscos. Após colocar o emblema no capot,

(4)

04 Introdução Índice

O Toyota Corolla Verso 04 Introdução

Conforto e performance 10 Ergonomia para o condutor 12 Tecnologia

14 Tecnologia do motor D-4D 180 “Clean Power”

16 Tecnologia do motor D-4D 135 18 Tecnologia dos motores VVT-i 20 Espaço e conforto Modularidade 24 Flexibilidade e modularidade 26 Sete lugares 28 Cinco lugares 30 Dois lugares Qualidade e experiência de condução 32 Detalhes interiores 34 Comportamento dinâmico Segurança 36 Segurança activa 38 Segurança passiva Equipamentos 40 Terra 41 Sol 42 Sol (versão D-4D 180) Cores e revestimentos

43 Cores exteriores e revestimentos interiores

Acessórios

44 Acessórios genuínos Toyota

Dados técnicos 46 Especificações 48 Equipamento

Tranquilidade

50 Apoio aos Clientes Toyota

Toyota Corolla Verso

Versátil como a vida

Você é daquelas pessoas empenhadas em aproveitar ao máximo cada dia da sua vida? Que procura apreciar cada nota da complexa composição musical que é a vida dos nossos dias? Se a sua resposta é positiva, então já está bem familiarizado com o conceito Verso. Tem tudo a ver com ser inovador, versátil e flexível. O Corolla Verso é tudo isto... e muito mais. Com o seu design atlético e a inteligente modularidade, combina um estilo dinâmico e uma condução emocionante com o conforto de um interior para sete pessoas, garantindo-lhe a oportunidade de viver a vida na plenitude.

(5)
(6)

06

Toyota Corolla Verso

Introdução

Porquê comprometer?

Os malabarismos do dia-a-dia: a vida profissional, a família e a vida social fazem de cada um de nós um autêntico super-herói. Uma vida sem compromissos exige uma forma inteligente de pensar e talento para a organização. É exactamente isto que o Corolla Verso oferece. Com a modularidade ímpar do sistema de rebatimento dos bancos Toyota Easy Flat-7, oferece múltiplas possibilidades para transportar passageiros e objectos. De 2 até 7 lugares, qualquer solução à sua escolha em apenas uns breves segundos.

O Corolla Verso não compromete o ambiente graças ao novo e revolucionário motor D-4D 180 “Clean Power”. Ao combinar uma elevada potência do motor com uma das mais baixas emissões de gases poluentes do seu segmento, este novo motor oferece uma incomparável experiência de condução.

(7)
(8)

08

Toyota Corolla Verso

Introdução

Um design que combina

estilo com versatilidade

Não é apenas a genial flexibilidade do Corolla Verso que o torna perfeito para o dia-a-dia agitado dos tempos

modernos. As linhas aguçadas e a suavidade das suas curvas tornam-no tão apetecível de olhar como de conduzir. Robusto, atlético e aerodinâmico, o design do Corolla Verso transparece elegância e inteligência em igual medida.

(9)
(10)

10

Toyota Corolla Verso

Ergonomia para o condutor

É tudo uma questão de organização inteligente

A ergonomia a bordo foi inteligentemente estudada de modo a que tudo aquilo que precise de ver ou tocar esteja exactamente posicionado onde necessita. O habitáculo tem uma aparência moderna e dinâmica. O volante de três raios com design desportivo é regulável em altura e profundidade; os comandos e botões foram desenhados e posicionados de modo a optimizar a funcionalidade e a

facilidade de utilização. Os revestimentos e materiais interiores de qualidade superior criam um ambiente sofisticado, inovador e uma atmosfera tecnologicamente avançada.

O painel de instrumentos com iluminação Optitron permite uma leitura rápida e fácil. A nova iluminação de cor verde água propicia uma excelente visibilidade e realça o dinamismo do Corolla Verso.

(11)

O seu bem-estar é garantido também pelo sistema áudio de elevada qualidade, disponível com seis altifalantes, rádio e leitor de CDs. Existe como acessório a possibilidade de dispor do Sistema de Entretenimento Toyota, constituído por um leitor de DVD e dois ecrãs policromáticos integrados nos encostos de cabeça dos bancos da frente. Entre as características de conveniência incluem-se vários

compartimentos para arrumação e os suportes para copos.

Quando viajar de noite, o espelho retrovisor interior electrocromático* evita o encandeamento provocado pelas luzes dos veículos que circulam atrás de si. Este espelho é aliás um exemplo perfeito do habitáculo inteligente do Corolla Verso e do seu design interior cuidado e amigável.

(12)

12

Toyota Corolla Verso

Tecnologia

Inovação através

de um ecrã

Foram incorporados inúmeros elementos de tecnologia de ponta para tornar cada viagem mais segura e aprazível.

Muitas vezes deparamo-nos com situações algo

complicadas durante a condução, nomeadamente a entrada em cruzamentos onde a visibilidade é muito reduzida ou, por exemplo, quando saímos da garagem de casa e entramos na estrada. A Câmara de Assistência em Cruzamentos* foi concebida precisamente para facilitar e tornar mais segura a condução em situações deste tipo. O sistema inclui uma câmara com lente em prisma

posicionada na grelha frontal do Verso. Ao aproximarmo-nos de uma intercepção onde prédios ou carros

estacionados impossibilitam ou dificultam a visibilidade, o ecrã policromático no centro da consola emite imagens de ambos os lados da estrada, até 20 metros de distância.

Com o sistema de navegação (Full map navigation system)*, chegar mesmo ao lugar mais remoto torna-se claro e directo. Só precisa de seleccionar o destino no ecrã táctil e o sistema calcula o trajecto, depois é só seguir as instruções indicadas no ecrã ou por voz (disponível em 8 línguas: Alemão, Dinamarquês, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano e Sueco).

E quando chegar ao seu destino, a Câmara Auxiliar ao Estacionamento Traseiro* ajuda-o a estacionar com facilidade, mesmo nos lugares mais exíguos. A câmara encontra-se posicionada sob a pega da tampa da mala e filma a perspectiva traseira do Corolla Verso. Estas imagens são depois exibidas no ecrã policromático de 7'',

conjuntamente com directrizes que indicam claramente qual a trajectória a tomar e quais as manobras a efectuar para conseguir um correcto estacionamento.

O sensor de chuva** controla o funcionamento automático do limpa pára-brisas de acordo com a intensidade de precipitação. Se a sua viagem vai ser longa, o cruise control** evita que a condução em auto-estrada se torne demasiado cansativa ao permitir-lhe definir uma velocidade de andamento. Deste modo, alivia o cansaço provocado pela pressão constante do pedal do acelerador.

* Equipamentos exclusivamente disponíveis no nível de equipamento Corolla Verso Sol High Pack.

** Equipamento não disponível no nível de equipamento Corolla Verso.

Sistema de navegação*

O sistema guia-o rapidamente através de cada etapa da sua viagem até chegar ao destino.

Câmara Auxiliar ao Estacionamento Traseiro*

Este sistema providência detalhe visual pormenorizado das manobras de estacionamento e marcha-atrás. 20M 20M 20M20M 20M 20M 250

AMPLITUDE DE VISÃO DO CONDUTOR AMPLITUDE DE VISÃO ADICIONAL

Câmara Auxiliar em Cruzamentos*

Possibilita-lhe um aumento do ângulo de visão em cerca de 25º para cada lado e até uma distância de 20 metros.

(13)
(14)

14

Toyota Corolla Verso

Tecnologia do motor D-4D 180 Clean Power Introdução no modelo Corolla Verso do novo e tecnologicamente avançado motor diesel 2,2 litros D-4D de 177 CV – o motor diesel mais “limpo” do seu segmento.

O único e incomparável sistema Toyota D-CAT (Diesel Clean Advanced Technoloy) emite as emissões mais baixas de óxido de azoto (NOx) e partículas (PM) do seu segmento.

A tecnologia Toyota D-CAT permite reduzir as emissões de óxido de azoto e partículas para níveis muito reduzidos. De facto, as emissões de óxido de azoto estão 50% abaixo do limite máximo das normas que regulam as emissões de gases poluentes (Euro IV), enquanto que as emissões de partículas conseguem ser 90% inferiores que os níveis máximos.

No entanto, esta preocupação ambiental não prejudica o desempenho do Corolla Verso. O motor diesel de 2,2 litros de 177 CV permite obter um notável binário de 400 Nm /

2.000-2.600 rpm, proporcionando excelentes respostas através na nova caixa de 6 velocidades, independentemente das condições de condução que enfrente. Utiliza um Turbo de Geometria Variável, que é activado electricamente, aumentado a sua eficiência. Para além disso, o sistema “common rail” utiliza injectores controlados

piezelectricamente (permite que o combustível seja injectado a uma maior pressão) para criar óptimas condições de combustão, culminado num desempenho fora-de-série, capaz de superar qualquer motor diesel dentro da sua classe.

Este motor permite também um excelente consumo de combustível e consegue atingir a marca notável de 6,8 litros aos 100 km*. Com uma velocidade máxima de 205 km/h**, este motor combina potência, resposta e baixas emissões poluentes, sendo uma verdadeira recompensa para o meio ambiente e para o condutor.

* Ciclo combinado. ** Conforme teste em circuito fechado.

D-4D 180

(15)

Potência e binário

O motor diesel 2,2 D-4D de 177 CV “Clean Power”, ao obter um binário máximo de 400 Nm / 2.000-2.600 rpm e 177 CV (130KW) / 3.600 rpm de potência, está no topo do seu segmento.

Economia de combustível

A precisa combustão ajuda a maximizar a eficiência, resultando numa excelente economia de combustível.

Tecnologia D-4D “common rail”

O motor D-4D trabalha com uma avançada tecnologia “common rail” que injecta combustível a uma pressão elevada na câmara de combustão. 140 450 130 400 120 350 110 300 100 250 90 200 80 150 1 2 3 4 5 ROTAÇÕES [x103 RPM] POTÊNCIA (kW) BINÁRIO (Nm) MOTOR D-4D 180 1/ 2 o

6.8 litros

/100 km

COROLLA VERSO DIESEL 2.2 D-4D

D-4D 177 CV Consumo de combustível combinado (l/100km) 6,8 Emissões de dióxido de carbono combinado (g/km) 178

Óxido de azoto, NOx (g/km) 0,15

Binário máximo (Nm/rpm) 400/ 2000–2600 Velocidade máxima (km/h) 205 Aceleração 0-100 km/h (s) 9,0 O motor D-4D 180 possui um interior mais desportivo.

(16)

16

Toyota Corolla Verso

Tecnologia do motor D-4D 135

D-4D 135

Aprecie a performance

Os motores diesel Toyota D-4D incorporam a avançada tecnologia "common rail", permitindo uma resposta suave e imediata em simultâneo com uma excelente economia de combustível e reduzidas emissões de gases poluentes.

O novo motor diesel de 2,2 litros D-4D de 136 CV foi desenvolvido com o intuito de fornecer um nível de potência elevado e silencioso. A essência da entusiasmante performance do motor é uma unidade electrónica de controlo que equilibra automaticamente a pressão, o ponto e o volume de injecção de combustível em função do seu estilo de condução. Actua em conjunto com a tecnologia "common rail", que injecta combustível finamente atomizado com precisão e a alta pressão directamente na câmara de combustão.

O motor diesel de 2,2 litros D-4D de 136 CV disponibiliza potência e binário em conjunto com uma economia de

(17)

Potência e binário

O novo e activo motor diesel 2,2 D-4D 136 CV debita 310 Nm / 2000-2800 rpm de binário máximo e 136 CV (100kW) / 3600 rpm de potência máxima.

Economia de combustível

Uma inteligente gestão do motor permite optimizar o consumo de combustível e registar uns impressionantes 6,4 litros / 100 km**. 120 350 100 300 80 250 60 200 40 150 20 100 1 2 3 4 5 ROTAÇÕES [x103 RPM] POTÊNCIA (kW) BINÁRIO (Nm) MOTOR D-4D 135 1/ 2 o

6.4 litros

/100 km

combustível e uma redução significativa das emissões

poluentes (cumprindo com as normas de emissões do Euro IV). Este motor oferece um binário máximo de 310 Nm / 2000-2800 rpm e 136 CV (100kW) / 3600 rpm de potência máxima. Como consequência, o Corolla Verso acelera dos 0 aos 100 km/h nuns impressionantes 10.0 segundos. A velocidade máxima é de 195 km/h* e a economia de combustível regista um extraordinário valor de 6,4 litros / 100 km**.

* Conforme teste em circuito fechado. ** Ciclo combinado.

(18)

18

Toyota Corolla Verso

Tecnologia dos motores VVT-i

Uma proposta poderosa

Quer esteja a caminho do emprego, a percorrer a auto-estrada numa viagem em família ou a apreciar a tranquilidade de um passeio de fim-de-semana, o Corolla Verso VVTi (Comando Variável de Válvulas -inteligente) dá-lhe a potência necessária para se sentar com prazer ao volante.

O VVT-i fornece um binário excelente ao longo de toda a gama de regimes de rotação, para que a potência seja libertada de forma suave, mas imediata. O sistema reage instantaneamente ao seu estilo de condução e às exigências impostas ao motor, optimizando electronicamente o sincronismo e o tempo de abertura das válvulas de admissão. Ao executar esta operação, debita a potência que pretende quando dela necessita, maximizando simultaneamente a eficiência do motor e minimizando o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.

O motor 1.8 VVT-i alcança 170 Nm / 4200 rpm de binário máximo e 129 CV (95kW) / 6000 rpm de potência máxima. A aceleração é impressionante: dos 0 aos 100 km/h em apenas 12.7 segundos. A velocidade máxima é de 195 km/h* e o consumo de combustível cifra-se nos 7,5 litros / 100 km** (MultiMode).

(19)

1.8 VVT-i

O motor de 1,8 litros com tecnologia VVT-i consegue um binário máximo de 170 Nm / 4200 rpm e a potência máxima de 129 CV (95 kW) / 6000 rpm. 120 180 100 170 80 160 60 150 40 140 20 130 0 120 1 2 3 4 5 6 7 ROTAÇÕES [x103 RPM] POTÊNCIA (kW) BINÁRIO (Nm) MOTOR 1.8 VVT-i Consumo de combustível

A motorização 1.8 VVT-i com transmissão M/M regista um impressionante consumo de apenas 7,5 litros / 100 km**. 1/ 2 o

7.5 litros

/100 km

Tecnologia VVT-i

Esta tecnologia optimiza electronicamente o tempo e a duração da abertura da válvula para oferecer a potência sempre que for necessária.

O Corolla Verso dispõe ainda da motorização 1.6 VVT-i, com um binário máximo de 150 Nm / 3800 rpm e a potência máxima de 110 CV (81 kW) / 6000 rpm. O resultado é uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 12.7 segundos e uma velocidade máxima de 175 km/h*. Ainda assim, o consumo de combustível não vai além dos 7,5 litros / 100 km**.

Um avançado imobilizador impede que o motor seja colocado em funcionamento se não for usado o cartão correcto. O imobilizador está conectado com um dispositivo que se encontra na ranhura onde se insere o cartão, que lê o código de identificação através do transmissor incorporado no cartão e confirma a correspondência de códigos.

* Conforme teste em circuito fechado. ** Ciclo combinado.

(20)

20

Toyota Corolla Verso

Espaço e conforto

Saboreie o conforto...

Recorrendo a materiais de elevada qualidade e com uma excelente montagem, o Corolla Verso foi desenhado para lhe oferecer o máximo conforto.

(21)
(22)

... de um genial sete lugares

O sistema Toyota Easy Flat-7 oferece acomodação espaçosa para 7 pessoas ao longo de três filas de confortáveis bancos.

(23)
(24)

24

Toyota Corolla Verso

Flexibilidade e modularidade

O que quer que faça, ou onde quer que vá, o Corolla Verso proporciona-lhe várias opções. Com o sistema inovador Toyota Easy Flat-7, os bancos podem ser rapidamente rebatidos e permitem 30 combinações diferentes, incluindo o modo de 7 lugares e 2 lugares com uma bagageira de piso plano.

Sempre que precise do número máximo de lugares, ou da capacidade máxima de carga, ou então algo intermédio, o Corolla Verso adapta-se às suas necessidades, disponibilizando bastante espaço e conforto, qualquer que seja a combinação escolhida. Com esta facilidade de escolha, o Corolla Verso eleva a versatilidade a níveis nunca antes vistos.

Não podia ser mais fácil

Fácil rebatimento

Os bancos traseiros podem ser rebatidos facilmente num só movimento. O assento do banco desce e as costas rebatem sobre ele permitindo assim obter um piso

completamente plano. Neste rebatimento dos bancos não é necessário remover os encostos de cabeça (o banco na imagem pertence à terceira fila de bancos).

(25)
(26)

As costas dos bancos traseiros rebatem facilmente e com um só movimento a partir do comando situado na parte superior do banco. Este comando foi desenhado e posicionado para permitir uma fácil utilização (o banco da imagem pertence à segunda fila de bancos).

26

Toyota Corolla Verso

Sete lugares

Qual o automóvel de que

necessita hoje?

Os bancos dianteiros podem ser elevados em 33 mm ou rebaixados em 19 mm, partindo da sua posição neutra. Podem também deslizar para a frente ou para trás cerca de 230 mm em escalões de 10 mm. Os bancos da segunda fila dispõem de um mecanismo específico para facilitar o acesso ou saída dos passageiros que ocupam a terceira fila de bancos. Com o sistema Toyota Easy Flat-7 não há necessidade

de remover os bancos e deixá-los no exterior do veículo: as segunda e terceira filas de bancos podem ser rebatidas independentemente, criando um espaço de carga completamente plano. Cada banco possui uma alavanca de fácil utilização que permite efectuar o seu rebatimento.

Sexta-feira...

Durante a semana o dia-a-dia pode ser exigente: levar as crianças à escola, apanhar os colegas pelo caminho e chegar a tempo da reunião. Felizmente, sempre que necessite de espaço para transportar até sete pessoas pode contar com a flexibilidade do Verso.

As primeira e segunda filas de bancos são completamente ajustáveis: pode deslizá-los, reclinar as suas costas ou ainda, regular a altura dos assentos dos bancos da frente.

(27)

Com todos os bancos na sua posição natural, o Corolla Verso oferece imenso espaço e conforto para 7 ocupantes.

(28)

28 Cinco lugares

Sábado...

O fim-de-semana acaba de chegar e é tempo para um passeio em família. Mas como é que se pode levar tudo o que é necessário num só automóvel? Com o Corolla Verso, isso não é um problema - há espaço para tudo e para todos.

Com a terceira fila de bancos rebatida, sobram 5 lugares individuais e ainda uma impressionante bagageira de piso plano com capacidade para 397 litros.

A segunda fila de bancos desliza para trás e para a frente em escalões de 10 mm, com uma amplitude total de 240 mm.

Na terceira fila de bancos cada banco pode ser rebatido de forma independente. Os manípulos para efectuar o rebatimento são facilmente acessíveis a partir do interior ou mesmo através da bagageira.

(29)

Na configuração de 5 lugares, com a terceira fila rebatida, o Corolla Verso oferece uma generosa capacidade de carga de 397 litros.

(30)

30 Dois lugares

Domingo...

Quando necessitar de um pouco mais de espaço para se tornar mais activo e dinâmico, o Toyota Easy Flat-7 facilita-lhe a vida.

Na configuração de apenas 2 lugares, com as segunda e terceira filas rebatidas, obtém-se um piso completamente plano e uma capacidade de carga de 779 litros. Há espaço suficiente para uma bicicleta, pranchas de surf e todo o tipo de objectos de grandes dimensões ou com formas menos práticas.

É possível rebater a segunda e terceira fila de bancos separadamente. Os manípulos para efectuar o rebatimento são facilmente acessíveis a partir do interior ou mesmo através da bagageira.

(31)

Com as segunda e terceira filas rebatidas, o Corolla Verso oferece 779 litros de capacidade de carga na bagageira e um piso completamente plano.

(32)

32

Toyota Corolla Verso

Detalhes interiores

Aprecie de perto... e descubra muito mais

Quanto mais explorar o Corolla Verso, mais

surpreendentes inovações irá descobrir. O extenso e completo conjunto de elementos ao nível do design e tecnologia permitem uma viagem confortável num ambiente moderno.

Quanto mais depressa entrar no Corolla Verso e ligar o motor, mais cedo poderá experimentar as tecnologias de ponta. Entre outras, o inovador sistema de ignição com reconhecimento automático* permite-lhe literalmente iniciar o motor com um simples toque num botão.

Entre os compartimentos para arrumação incluem-se os dois porta-luvas, um compartimento na consola central que é ideal para organizar os seus CDs, as bolsas de arrumação nas portas dianteiras e traseiras e os suportes para copos na terceira fila de bancos.

Para transportar confortavelmente todos os ocupantes, o Corolla Verso vem equipado com ar condicionado manual ou ar condicionado automático com painel digital**.

(33)

Os comandos do sistema áudio estão integrados no volante, adicionando ainda maior conveniência. Por fim, o divertimento a bordo não foi negligenciado, sendo possível incorporar como acessório o Sistema de Entretenimento Toyota (ICE) com leitor de DVD e dois ecrãs individuais incorporados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

* No nível de equipamento Corolla Verso o ar condicionado é manual.

Para sua conveniência

(34)

34

Toyota Corolla Verso

Comportamento dinâmico

Conduzir é acreditar

O Corolla Verso foi desenhado tendo em vista a optimização da sua performance aerodinâmica. Para além do coeficiente aerodinâmico de 0.30, incorpora sistemas de tecnologia de ponta que interagem uns com os outros para permitir precisão, agilidade e qualidade em andamento.

O sistema de suspensão do Corolla Verso foi concebido para oferecer suavidade em andamento. A estrutura MacPherson à frente e o eixo de torção atrás trabalham em conjunto providenciando excelente estabilidade a velocidades elevadas e serenidade ao delinear curvas mais sinuosas.

A suspensão funciona em harmonia com a direcção assistida hidraulicamente, a qual foi especificamente concebida para assegurar maior sensibilidade no volante, optimizando o controlo, a confiança e uma sensibilidade positiva.

O Corolla Verso está disponível com várias transmissões: os motores D-4D 180 e 135 têm uma nova e suave caixa de transmissão manual de 6 velocidades, enquanto que o motor 1.6 VVT-i possui uma caixa de transmissão manual de 5 velocidades. No motor 1.8 VVT-i está presente a inovadora caixa MultiMmode (M/M), que permite a selecção do modo manual sequencial ou automático. A transmissão M/M inclui dois modos de funcionamento: o modo "Comfort" e o modo "Sport", permitindo-lhe escolher entre uma condução suave e mais eficiente no consumo de combustível ou uma experiência de condução mais desportiva.

Com um raio mínimo de viragem de apenas 5,8 metros, o Corolla Verso permite uma impressionante agilidade, quer esteja a percorrer as ruas estreitas da cidade ou outro tipo de estrada.

(35)

Eixo de torção traseiro

O eixo de torção traseiro foi reforçado para providenciar um conforto fora de série, mesmo com todos os lugares ocupados.

MultiMode

Com esta transmissão, que não necessita de pedal de

embraiagem, é possível combinar óptimo controlo com o conforto e simplicidade de conduzir apenas com dois pedais.

Estrutura MacPherson na suspensão dianteira

Esta estrutura garante excepcional estabilidade e excelente desempenho em curva.

(36)

36

Toyota Corolla Verso

(37)

Segurança recorrendo à

tecnologia

O Corolla Verso está equipado com um conjunto de elementos de segurança que recorrem à mais

avançada tecnologia, elementos esses que maximizam o controlo do condutor sobre o veículo e minimizam o potencial de situações de perigo.

Eficiência na travagem

Os travões de disco dianteiros e traseiros de 16'', ventilados à frente, em conjunto com o Sistema Anti-Bloqueio de Travagem (ABS) com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD) e Sistema de Assistência à Travagem (BAS), constituem a combinação perfeita para permitir obter do Verso uma travagem totalmente controlada e com o máximo grau de eficiência.

ABS com EBD

O Corolla Verso vem equipado de série com um Sistema Anti-Bloqueio de Travagem (ABS) com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD). O ABS ajuda-o a manter o controlo do veículo durante fortes travagens bruscas ou ao travar em piso escorregadio, compensando electronicamente a força de travagem entre as quatro rodas para corresponder ao nível de aderência de cada uma delas. O EBD complementa esta operação optimizando a distribuição da força de travagem entre cada uma das rodas. Em conjunto, estes sistemas fornecem um poder de travagem óptimo e um controlo absoluto, ajudando a prevenir o bloqueio das rodas e

permitindo contornar obstáculos até à imobilização do veículo.

Sistema de Assistência à Travagem (BAS) O BAS apoia automaticamente qualquer travagem de emergência se os travões forem accionados rapidamente, mas sem uma pressão suficiente sobre o pedal. Executa esta operação avaliando o grau de rapidez e de pressão exercida sobre o pedal do travão e, em seguida, caso seja apropriado, aumentando a força de travagem.

Controlo de Estabilidade do Veículo (VSC) O VSC actua automaticamente se detectar qualquer derrapagem devido a uma mudança brusca de direcção ou devido ao piso escorregadio da estrada. A sua função consiste em ajustar a força de travagem e a potência do motor para reduzir a derrapagem lateral excessiva dos pneus e, deste modo, ajudá-lo a fazer regressar o seu Corolla Verso até uma posição de controlo fácil.

Sistema de Controlo de Tracção (TRC)

O TRC intervém automaticamente se a aceleração for muito forte e por isso provocar a perda de aderência das rodas à estrada. O sistema reconhece instantaneamente esta ocorrência e reduz

Câmara Auxiliar em Cruzamentos*

A introdução deste equipamento constitui uma estreia a nível europeu. Quando a viatura se aproxima de uma intercepção com pouca visibilidade, o sistema transmite imagens de ambos os lados até uma distância de 20 metros as quais são

ABS com EBD

A combinação destes dois sistemas previne o bloqueamento das rodas, permitindo-lhe contornar obstáculos em segurança durante uma travagem.

VSC

O VSC actua para reduzir o deslizamento excessivo dos pneus, assegurando o controlo imediato do veículo. SEM VSC SEM VSC COM VSC/TRC TRC

O TRC detecta a derrapagem das rodas e reduz automaticamente a potência do motor, devolvendo a tracção aos pneus.

SEM TRC

COM TRC

Câmara Auxiliar ao Estacionamento Traseiro*

Este sistema providencia detalhe visual das manobras de estacionamento e marcha-atrás.

Câmara Auxiliar em Cruzamentos*

A sua visibilidade aumenta em cerca de 25º para cada lado, numa

extensão de 20 metros. 25 20M20M20M 20M20M20M 0 ÂNGULO DE VISÃO DO CONDUTOR ÂNGULO DE VISÃO ADICIONAL

(38)

38

Toyota Corolla Verso

Segurança passiva Nove airbags SRS

Os airbags frontais para o condutor e o passageiro da frente são de série em toda a gama e constituem parte integrante da protecção dos ocupantes. Em caso de colisão frontal, os airbags deflagram rapidamente em duas fases, dependendo da intensidade do impacto, e ajudam a proteger o condutor e passageiro dianteiro.

O Corolla Verso é o primeiro automóvel no seu segmento a estar equipado com um airbag de joelhos para o condutor. Numa colisão frontal ajuda a proteger o condutor de potenciais lesões derivadas do impacto dos joelhos contra a coluna de direcção. Os airbags laterais dianteiros são de série e permitem uma protecção adicional. Os airbags de cortina à frente e atrás* protegem os ocupantes das primeira e segunda filas de bancos do impacto na cabeça em caso de embates laterais.

Cintos de segurança em todos os bancos

Todos os sete bancos possuem cintos de segurança de 3 pontos de fixação e com ELR (Sistema de Retenção de Emergência). Os bancos dianteiros incorporam ainda pré-tensores que instantaneamente puxam o cinto para trás no momento do impacto e incorporam também limitadores de força que libertam a tensão quando uma determinada pressão do corpo é exercida no cinto. Em conjunto com os airbags SRS, o efeito global pretendido é a maximização da segurança, reduzindo a probabilidade de lesões no tronco.

Excelente resistência à colisão

O Corolla Verso possui uma estrutura da carroçaria rígida e forte, combinando com o Toyota MICS (Minimal Intrusion Cabin System), cujos componentes foram desenhados para ajudar a absorver e dispersar a energia, minimizando a deformação da carroçaria.

Redução do risco de lesões cervicais

Os bancos dianteiros foram especialmente desenhados e posicionados para ajudar a reduzir o risco de lesões cervicais, caso ocorra uma colisão traseira.

Sistema de fixação ISO fix

Os bancos laterais da segunda fila possuem pontos especiais de fixação para assegurar uma instalação conveniente e segura das cadeiras de criança com sistema ISO fix (disponível como acessório).

* Os airbags de cortina não estão disponíveis no nível de equipamento Corolla Verso.

Cintos de segurança

Os cintos de segurança dianteiros possuem pré-tensores e limitadores de força que ajudam a reduzir a probabilidade de lesões no peito.

Sistema de Protecção da Coluna Cervical (WIL)

O conceito WIL, utilizado nos bancos dianteiros, ajuda a evitar ferimentos na coluna cervical.

Célula de segurança

Os ocupantes do Corolla Verso estão protegidos por uma carroçaria capaz de absorver grande parte da energia que resulta de um impacto.

Um dos veículos mais

seguros da sua classe

O Corolla Verso foi classificado com o máximo de cinco estrelas na classificação do Euro NCAP. Com um total de 35 pontos (de um máximo de 37) é um dos veículos mais seguros da sua classe.

Euro NCAP

O Euro NCAP é um organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis e que é apoiado por cinco governos europeus, pela União Europeia e pelas associações de automóveis e de consumidores de todos os países da Europa. O Euro NCAP faculta uma medida realista, segura e especialista para o desempenho ao nível da segurança dos automóveis novos. O máximo de 5 estrelas no ranking do Euro NCAP atesta o design, engenharia e qualidade de construção do Toyota Corolla Verso.

(39)
(40)

40

Toyota Corolla Verso

Terra Ar condicionado manual Com o ar condicionado consegue manter o ambiente fresco dentro da viatura mesmo quando no exterior a temperatura é elevada. Com uma generosa lista de equipamentos, o Corolla Verso

Terra fornece toda a flexibilidade necessária para sermos nós próprios. No exterior, para além de encontrar um design apelativo e com um estilo próprio, esta versão possui jantes de aço de 16” com tampões exclusivos e pára-choques e espelhos retrovisores exteriores pintados à cor da carroçaria.

No interior, a estética atractiva continua presente com uns bancos específicos em tecido escuro, volante de 3 raios e comandos áudio no volante. O nível de conforto desta versão é elevado, com os vidros eléctricos nas portas dianteiras e o rádio leitor de CDs com 6 altifalantes que proporcionam uma viagem agradável. A segurança não foi descuidada e os airbags dianteiros, laterais e de joelho para o condutor são de série nesta versão de entrada.

Tenha toda a liberdade que precisa para se exprimir dentro do seu Corolla Verso.

O bem equipado Corolla Verso Terra traz um rádio leitor de CDs com 6 altifalantes. Iluminação Optitron O painel de instrumentos com iluminação Optitron permite reduzir o cansaço visual do condutor.

Uma gama versátil

Terra

- 7 Lugares

- Pára-choques pintados na cor da carroçaria - Espelhos retrovisores exteriores eléctricos e pintados à cor da carroçaria

- Vidros eléctricos nas portas dianteiras - Rádio leitor de CDs e 6 altifalantes

- Volante com 3 raios

- Comando do sistema áudio no volante - Painel de instrumentos com iluminação Optitron

- Airbag de condutor e passageiro do banco da frente, aibags laterais e de joelho para o condutor

- ABS com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD)

- Fecho central das portas com comando à distância

- Sistema de fixação ISO fix para cadeira de criança

- Jantes em aço de 16” com tampões exclusivos

(41)

No actual Corolla Verso Sol a viagem é bastante confortável com o ar condicionado automático e o cruise control.

Ar condicionado automático

Desfrute o prazer de manter o interior do seu Corolla Verso fresco e agradável, de uma forma prática e acessível.

Apoio de braços dianteiros

Para um melhor conforto a versão Sol disponibiliza o apoio de braços dianteiros.

Sol

- 7 Lugares

- Pára-choques pintados na cor da carroçaria - Espelhos retrovisores exteriores eléctricos e pintados à cor da carroçaria

- Rádio leitor de CDs e 6 altifalantes - Comando do sistema áudio no volante - Painel de instrumentos com iluminação Optitron

- ABS com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD)

- Fecho central das portas com comando à distância

- Sistema de fixação ISO fix para cadeira de criança

- Faróis de nevoeiro dianteiros - Jantes em liga leve de 16”

- Espelho retrovisor interior electrocromático - Vidros eléctricos nas portas dianteiras e traseiras

- Volante e alavanca da caixa de velocidades em pele

- Apoio de braços nos bancos dianteiros - Airbags SRS de cortina

- Rodapés nas embaladeiras

Sol

É na versão Sol que se reflecte com maior intensidade a harmonia e tecnologia avançada que existe em todo o Corolla Verso. Equipamentos como o ar condicionado automático, sensor de chuva e espelho retrovisor interior electrocromático (na condução à noite ajuda a evitar o encandeamento provocado pelas luzes das viaturas que circulam atrás de si) reflectem bem essa combinação entre conforto e tecnologia.

A versão Sol também proporciona uma excelente experiência de condução com o cruise control e possui vários

equipamentos de segurança, tais como o Controlo de Estabilidade do Veículo (VSC), Sistema de Assistência à Travagem (BAS) e Sistema de Controlo de Tracção (TRC). No exterior, esta versão tem umas jantes elegantes de liga leve de 16” reforçando o carácter desportivo do Corolla Verso.

(42)

Toyota Corolla Verso

42

Sol (versão D-4D 180)

- 7 Lugares

- Pára-choques pintados na cor da carroçaria - Espelhos retrovisores exteriores eléctricos e pintados à cor da carroçaria

- Rádio leitor de CDs e 6 altifalantes - Comando do sistema áudio no volante - Painel de instrumentos com iluminação Optitron

- Airbag de condutor e passageiro do banco da frente, aibags laterais e de joelho para o condutor

- ABS com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD)

- Fecho central das portas com comando à distância

- Sistema de fixação ISO fix para cadeira de criança

- Faróis de nevoeiro dianteiros - Limpa pára-brisas com sensor de chuva - Ar condicionado automático - Cruise control

- Espelho retrovisor interior electrocromático

- Vidros eléctricos nas portas dianteiras e traseiras

- Volante e alavanca da caixa de velocidades em pele

- Apoio de braços nos bancos dianteiros - Airbags SRS de cortina

- Rodapés nas embaladeiras

- Jantes em liga leve de 17” - Vidros traseiros escurecidos

- Volante e alavanca da caixa de velocidades em pele perfurada

- Interior específico e desportivo

Dentro do Corolla Verso D-4D 180 pode desfrutar de uma suave e precisa caixa de 6 velocidades.

Sistema de

Navegação (opcional):

O sistema de navegação assegura que chega sempre ao seu destino.

Interior desportivo

Sente-se ao volante e sinta todo o ambiente desportivo e luxuoso que envolve o interior.

Sol (versão D-4D 180)

Quando escolhe o motor 2.2 D-4D de 177 CV do Corolla Verso fica automaticamente com uma versão que revela todo o seu dinamismo e performance. Notará certamente os vidros traseiros escurecidos e as jantes desportivas de 5 raios de 17” que são exclusivas desta versão.

No interior, a presença de um revestimento mais desportivo nos bancos, o volante e alavanca da caixa de velocidades em pele perfurada (parcialmente) realçam o aspecto dinâmico e desportivo da versão D-4D 180.

Sinta o prazer de condução dinâmico e cheio de energia ao volante do novo Corolla Verso D-4D 180.

(43)

Dê cor à sua vida

Para além do seu comportamento dinâmico, versatilidade e flexibilidade, o Corolla Verso também lhe dá a possibilidade de escolha. Está disponível em 6 cores diferentes para a carroçaria e dois interiores, de acordo com a versão escolhida.

040 Branco Antártida** 113 Cinza Titânio* 873 Azul Náutico* 100 Cinza Prata* 209 Preto Opala* 806 Azul Frost**

Nota: A cor branca (não metalizada) vem equipada com barras de tejadilho em cor preta.

Corolla Verso Terra

Revestimento de elevada qualidade em cinza escuro.

Corolla Verso Sol

O revestimento em cinza escuro realça o interior moderno e tecnologicamente avançado.

Corolla Verso Sol (D-4D 180)

O interior desportivo e luxuoso sustenta a elevada qualidade.

(44)

44

Toyota Corolla Verso

Acessórios genuínos Toyota

Personalize

Aumente a funcionalidade, o conforto e o estilo do seu Corolla Verso recorrendo à extensa gama de acessórios Toyota.

A gama inclui tudo, desde umas jantes em liga leve de design exclusivo até ao avançado sistema de entretenimento.

Os acessórios apresentados constituem apenas uma pequena selecção da gama disponível. Para obter detalhes da gama completa, por favor contacte o seu Concessionário Toyota.

Sistema de Entretenimento Toyota

Nas viagens mais longas, mantenha a família entretida com o sistema de DVD e dois ecrãs integrados nos encostos de cabeça dos bancos da frente.

Sistema mãos-livres

Tem a facilidade de poder ser transferido de um automóvel para o outro e é compatível com vários telemóveis.

Sistema de navegação Toyota

O avançado sistema de navegação TNS300 da Toyota apresenta gráficos claros e de fácil compreensão, bem como instruções por voz.

Interior em pele

Se deseja uma experiência mais luxuosa, a Toyota coloca à sua disposição o revestimento dos bancos em pele.

Cadeira para crianças (ISO fix)

As cadeiras para crianças com sistema ISO fix transportam com a máxima segurança o seu bem mais precioso. A colocação das cadeiras no interior é extremamente fácil.

Caixa de CDs

A caixa é discretamente colocada sob o banco do passageiro, ficando longe da vista, mas facilmente acessível.

Caixa porta-bagagem

Disponível com um volume de 380 ou 410 litros.

Protecção da bagageira

Para aquelas cargas que libertam mais sujidade, a Toyota disponibiliza um forro do piso da bagageira, resistente e de fácil limpeza.

Mesa de fixação

Esta mesa fixa-se aos bancos da frente e serve de apoio aos passageiros mais pequenos.

Suporte de casacos

Para sua conveniência, a gama de acessórios inclui um suporte de casacos universal.

(45)

Jantes em liga leve de 16'' (Sequola)

Com 5 raios e linhas estilizadas, as jantes Sequola permitem-lhe uma personalização adicional.

Jantes em liga leve de 16'' (Tupelo)

Com 5 raios e linhas dinâmicas, as jantes Tupelo permitem-lhe uma personalização adicional.

Jantes em liga leve de 17'' (Hickory)

Sete elegantes raios distinguem estas jantes de 17''.

Sensores de estacionamento traseiro (4)

Garantem-lhe segurança e confiança nas manobras mais complicadas. Dispõe de 4 sensores traseiros e as indicações são fornecidas por sinal sonoro.

Gancho de reboque destacável

Quer se trate de um barco, um atrelado com a sua mota de água, ou qualquer outro atrelado, poderá rebocá-los com segurança com um gancho de reboque genuíno Toyota.

Ponteira de escape cromada

Esta ponteira cromada adiciona um toque final de qualidade e dinamismo ao design exterior.

Corolla Verso com jantes em liga leve de 17'' (Pekea), guarnição traseira cromada, barras transversais no tejadilho, suporte para prancha de windsurf, gancho de reboque, frisos de protecção lateral e do pára-choques e pára-lamas.

(46)

46

Toyota Corolla Verso

Especificações

PERFORMANCE AMBIENTAL

Consumo de Combustível(1) 1.6 VVT-i 1.8 VVT-i 2.2 D-4D 136 CV 2.2 D-4D 177 CV

5 M/T 5 M/M 6 M/T 6 M/T

Combinado (l/100km) 7,5 7,5 6,4* 6,8

Extra urbano (l/100km) 6,4 6,4 5,4* 5,8

Urbano (l/100km) 9,5 9,4 8,1* 8,5

Combustível recomendado gasolina, 95 octanas (ou mais) diesel, índice de cetano 48 (ou mais)

Capacidade do depósito de combustível (litros) 60 60 55 55

Emissões de dióxido de carbono, CO2

Combinado (g/km) 178 179 170* 178

Extra urbano (g/km) 152 153 144* 153

Urbano (g/km) 226 224 215* 222

Emissões de gases de escape (2)

Norma Euro IV

Monóxido de carbono, CO (g/km) 0,57 0,41 0,10 0,21

Hidrocarboneto, HC (g/km) 0,04 0,03 -

-Óxido de azoto, NOx (g/km) 0,02 0,05 0,22 0,15

Hidrocarboneto, HC e Óxido de azoto, NOx (g/km) - - 0,23 0,21

Partículas, PM (g/km) - - 0,017 0,003

Ruído - em movimento (Directiva da UE 70/157-1999/101/EC)

Ruído dB(A) 72 72 71 72

*Valores para a versão Sol.

(1) Consumo de combustível: 1.6 & 1.8 VVT-i - Directiva da UE 80/1268-1999/100/EC 2.2 D-4D 136 - Directiva da UE 80/1268-2004/3/EC 2.2 D-4D 177 - Regulamento da UE /ECE 101/00

(2) Emissões de gases de escape:

1.6 & 1.8 VVT-i - Directiva da UE 70/220-1999/102 (Stage 3)/EC 2.2 D-4D 136 - Directiva da UE 70/220-2004/76 (Stage 4)/EC 2.2 D-4D 177 - Regulamento da UE /ECE 83/05 (Stage 4)/EC

5 M/T - Caixa manual de 5 velocidades M/M - MultiMode 6 M/T - Caixa manual de 6 velocidades •de série opcional - não disponível

PERFORMANCE 1.6 VVT-i 1.8 VVT-i 2.2 D-4D 136 CV 2.2 D-4D 177 CV 5 M/T 5 M/M 6 M/T 6 M/T Velocidade máxima (km/h) 175 195 195 205 Aceleração 0-100 km/h (s) 12,7 12,7 10,0 9,0 Coeficiente aerodinâmico 0,30 MOTOR 1.6 VVT-i 1.8 VVT-i 2.2 D-4D 136 CV 2.2 D-4D 177 CV 5 M/T 5 M/M 6 M/T 6 M/T

Código do motor 3ZZ-FE 1ZZ-FE 2AD-FTV 2AD-FHV

Nº cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha

Mecanismo de válvulas

DOHC 16 válvulas, DOHC 16 válvulas, DOHC 16 válvulas, DOHC 16 válvulas, VVT-i, VVT-i, comando por corrente comando por corrente comando por corrente comando por corrente

Sistema de injecção

EFI, Injecção EFI, Injecção Injecção directa Injecção directa Electrónica de Electrónica de de combustível de combustível Combustível Combustível "common rail", "common rail", injecção tipo injecção tipo solenóide piezeléctrico Cilindrada (cc) 1598 1794 2231 2231 Diâmetro e curso (mm) 79.0 x 81.5 79.0 x 91.5 86.0 x 96.0 86.0 x 96.0 Taxa de compressão 10,5:1 10,0:1 16,9:1 15,8:1 Potência máxima (CV(kW)/rpm) 110(81)/6000 129(95)/6000 136(100)/3600 177(130)/3600 Binário máximo (Nm/rpm) 150/3800 170/4200 310/2000-2800 400/2000-2600

Especificações

(47)

1505 mm 2750 mm

1620 mm/ 1660 mm**

1495 mm SUSPENSÃO

Dianteira Estrutura MacPherson c/barra estabilizadora Traseira Eixo de torção c/barra estabilizadora

EQUIPAMENTO/MOTORIZAÇÕES

1.6 VVT-i 1.8 VVT-i 2.2 D-4D 136 CV 2.2 D-4D 177 CV

5 M/T 5 M/M 6 M/T 6 M/T

Corolla Verso • - •

-Corolla Verso Sol • • • •

Corolla Verso Sol "High Pack" - - - 

JANTES E PNEUS

Corolla Verso Corolla Verso Sol Corolla Verso Sol (177 CV) 205/55 R16 jantes em aço de 16" com tampões exclusivos • -

-205/55 R16 jantes em liga leve de 16" - •

-215/50 R17 jantes em liga leve de 17" - - •

Pneu sobresselente de dimensões reduzidas T125/70D17 • • •

TRAVÕES

Dianteiros Discos ventilados de 16''

Traseiros Discos maciços de 16''

ABS com EBD •

Sistema de Assistência à Travagem (BAS) •

DIMENSÔES E PESOS Dimensões exteriores (mm)

Comprimento 4360

Largura 1770

Altura 1620/1660 *

Distância entre eixos 2750

Via dianteira 1505

Via traseira 1495

Raio mínimo de viragem (m) 5,8

Número de bancos 7

Capacidade da bagageira (litros)

7 lugares até à linha de cintura 63 7 pessoas

até ao tecto 91

5 lugares até à linha de cintura 397 5 pessoas

até ao tecto 667

2 lugares até à linha de cintura 779 2 pessoas

até ao tecto 1563

Pesos (kg) 1.6 VVT-i 1.8 VVT-i 2.2 D-4D 136 CV 2.2 D-4D 177 CV

Tara (min.-máx.) 1425-1500 1435-1510 1560-1635 1565-1640

Peso Bruto 2035 2035 2160 2165

Peso máximo rebocável

- com travões 1000 1300 1100 1100

- sem travões 450 450 450 450

(48)

48

Toyota Corolla Verso

Equipamento

Equipamento

EXTERIOR

Corolla Corolla Verso Verso Sol

Barras no tejadilho • •

Espelhos retrovisores exteriores eléctricos

e pintados à cor da carroçaria • •

Espelhos retrovisores exteriores aquecidos • • Faróis de halogéneo multi-reflectores • •

Faróis de nevoeiro dianteiros - •

Limpa pára-brisas com intermitência variável • • Limpa pára-brisas com sensor de chuva - • Limpa vidros traseiro com função intermitente • •

Luz de nevoeiro traseira • •

Manípulos das portas pintados à cor da carroçaria • • Pára-choques pintados à cor da carroçaria • •

Vidros coloridos (verde) • •

Vidros traseiros escurecidos - •*

* Só disponível na versão 2.2 D-4D 177 CV.

CONFORTO E INTERIOR

Corolla Corolla Verso Verso Sol

Abertura eléctrica da bagageira • •

Abertura interior da tampa

do depósito de combustível • •

Ar condicionado automático - •

Ar condicionado manual •

-Aviso sonoro de luzes acesas e de chave na ignição • •

Botão "Engine Start Stop" • •

Chave tipo cartão • •

Coluna de direcção ajustável em altura

e profundidade • •

Cruise control - •

Desembaciador do vidro traseiro com temporizador • •

Direcção assistida progressiva • •

Espelho de cortesia para condutor e passageiro • -Espelho de cortesia para condutor

e passageiro com iluminação - •

Espelho retrovisor interior

anti-encandeamento automático - •

Filtro de ar • •

Ganchos para casacos • •

Iluminação da bagageira • •

Luz de cortesia dianteira (com temporizador) • •

Luzes individuais dianteiras (2) • •

Manípulos interiores das portas cromados • • Nivelador interior da altura dos faróis • •

Painel de ventilação digital - •

Pegas de apoio (4) • •

Tomada de 12v na consola entre os bancos dianteiros • • Vidros eléctricos nas portas dianteiras

com função anti-entalamento • •

Vidros eléctricos nas portas traseiras

com função anti-entalamento - •

Volante e alavanca da caixa de velocidades em pele - • Volante e alavanca da caixa de velocidades

em pele perfurada (parcialmente) - •*

* Só disponível na versão 2.2 D-4D 177 CV.

INFORMAÇÃO

Corolla Corolla Verso Verso Sol Controlo da iluminação do painel de instrumentos • • Mostrador multi-informações: temperatura exterior,

velocidade média, consumo

e autonomia de combustível • •

Painel de instrumentos com iluminação Optitron • •

ÁUDIO

Corolla Corolla Verso Verso Sol Comando do sistema áudio no volante • • Rádio com RDS, leitor de CDs e 6 altifalantes • •

BANCOS

Corolla Corolla Verso Verso Sol Apoio de braços nos bancos dianteiros - • Apoios de cabeça nos bancos traseiros da 1ª fila (3) • • Apoios de cabeça nos bancos traseiros da 2ª fila (2) • • Bancos dianteiros ajustáveis longitudinalmente • •

Bancos dianteiros reclináveis • •

Bancos dianteiros reguláveis em altura • • Bancos traseiros da 1ª fila rebatíveis,

reclináveis e ajustáveis

longitudinalmente (bancos independentes) • • Bancos traseiros da 2ª fila rebatíveis

(bancos independentes) • •

Toyota Easy Flat-7 • •

Espaço para pernas (mm)

Bancos dianteiros 881

1ª fila de bancos traseiros 946

2ª fila de bancos traseiros 623

Espaço para ombros (mm)

Bancos dianteiros 1434

1ª fila de bancos traseiros 1424

2ª fila de bancos traseiros 1312

Ajuste longitudinal dos bancos (mm)

Bancos dianteiros 230

(49)

ESPAÇO PARA ARRUMAÇÃO

Corolla Corolla Verso Verso Sol Bolsas de arrumação nas portas dianteiras

e traseiras com suporte para garrafas • • Bolsas nas costas dos bancos dianteiros • • Compartimento no centro da consola • •

Compartimento para CDs • •

Compartimeto sob o piso da bagageira • •

Ganchos de suporte na bagageira • •

Porta-luvas principal com chave e iluminação • •

Porta-luvas superior • •

Suporte para copos e garrafas nos bancos dianteiros • • Suporte para copos nos bancos traseiros • •

PROTECÇÃO

Corolla Corolla Verso Verso Sol Comando interior de trancamento das portas • • Fecho automático das portas quando

destrancadas acidentalmente • •

Fecho central das portas

com comando à distância • •

Imobilizador • •

Portas traseiras com sistema

de segurança para crianças • •

“HIGH PACK"

Corolla Corolla Verso Verso Sol Câmara Auxiliar ao Estacionamento Traseiro

- *

Câmara Auxiliar em Cruzamentos



Sistema de navegação (Full map navigation system) por DVD, com ecrã táctil policromático de 7'' * Só disponível como opcional na versão 2.2 D-4D 177 CV.

SEGURANÇA

Corolla Corolla Verso Verso Sol Activa

4 travões de disco (ventilados à frente

e maciços atrás) • •

ABS com Distribuição Electrónica

da Força de Travagem (EBD) • •

Controlo de Estabilidade do Veículo (VSC) • • Sistema de Assistência à Travagem (BAS) • • Sistema de Controlo de Tracção (TRC) • • Passiva

Airbag do passageiro do banco

da frente desconectável • •

Airbag SRS de joelhos (condutor) • •

Airbags dianteiros SRS frontais

com abertura em 2 fases • •

Airbags dianteiros SRS laterais • •

Airbags SRS de cortina (1ª e 2ª fila de bancos) - • Aviso sonoro e luminoso de colocação

dos cintos de segurança (condutor e passageiro) • • Bancos dianteiros com Sistema

de Protecção da Coluna Cervical (WIL) • • Barras de protecção lateral nas portas • • Carroçaria composta por elementos

de aço de alta resistência • •

Cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura • • Cintos de segurança dianteiros ELR

de 3 pontos com pré-tensores e limitadores de força • • Cintos de segurança dos bancos

traseiros ELR de 3 pontos • •

Costas dos bancos traseiros reforçada

contra intrusão da bagagem • •

Minimum Intrusion Cabin System (MICS) • •

Número total de airbags 5 9

Pára-choques com sistema

de absorção de energia • •

Pedais e coluna da direcção flexíveis

em caso de colisão • •

Pilar central reforçado • •

Protecção contra impactos na cabeça • • Revestimento dos bancos em material

resistente ao fogo • •

Sistema de fixação ISO fix para cadeira de criança (2, bancos exteriores

da 1ª fila de bancos traseiros) • •

Sistema eletrónico de corte de combustível

(motorizações a gasolina) • •

•de série opcional - não disponívell

Para mais detalhes sobre as especificações ou equipamento, consulte o seu Concessionário.

(50)

50

Toyota Corolla Verso

Apoio aos Clientes Toyota

O Corolla Verso é fabricado através de processos produtivos nos quais os sistemas automatizados e o rigoroso controlo de qualidade asseguram os mais elevados padrões de construção automóvel. Na qualidade de proprietário de um Corolla Verso você irá sentir-se tranquilo, em resultado de um vasto serviço de apoio disponível, bem como de uma alargada e profissional Rede de Concessionários.

A confiança no produto advém ainda da reputação global da Toyota no que respeita à qualidade, durabilidade e fiabilidade, garantindo confiança em relação ao veículo e aos seus atributos.

Impacto Ambiental

A preocupação com o ambiente é uma prioridade constante na Toyota. É feito um grande esforço para que durante o ciclo de vida dos automóveis Toyota – desde o design, produção, distribuição, venda, após-venda e fim de vida – os impactos ambientais sejam minimizados. Pode encontrar informação detalhada sobre o desempenho ambiental da Toyota em www.toyota-europe.com/environment

Design inteligente

O Corolla Verso foi desenhado e concebido para minimizar os custos de manutenção. Existem menos componentes que necessitam de manutenção e os que necessitam foram concebidos com o objectivo de alargar os intervalos de manutenção. Igualmente importante é o facto de toda a tecnologia inserida no Corolla Verso ser de fácil acesso, para que os tempos de manutenção sejam minimizados. Ao combinar estas características com os preços competitivos das peças de substituição Toyota conseguimos minimizar os custos de manutenção do seu Corolla Verso.

Qualidade de serviço Toyota

O Concessionário Toyota / Reparador Toyota Autorizado está disponível para dialogar consigo ao longo do programa de “Manutenção e Segurança” do Corolla Verso. O programa é muito claro e foi concebido para a sua conveniência. Com efeito, o Corolla Verso necessita de uma revisão geral de 2 em 2 anos, ou cada 30.000 km. Recomenda-se ainda, como complemento, uma operação de manutenção intermédia todos os anos ou cada 15.000 km.

Garantias Toyota Termos gerais

A garantia cobre qualquer defeito de fabrico ou montagem e é válida por 3 anos ou 100.000 km (sem limite de quilometragem no primeiro ano), conforme o que ocorrer primeiro.

Se a viatura ficar imobilizada devido a uma avaria resultante de um defeito de fabrico coberto pela garantia, o custo do reboque até ao Concessionário / Reparador Toyota Autorizado mais próximo também se encontra coberto pela mesma.

A Garantia Toyota Extracare entra em vigor à data de expiração da garantia do Fabricante e permanece em vigor durante o 4º e 5º ano após a data de início de garantia ou até atingir os 160.000 km (ver condições de garantia). Defeitos na pintura

A garantia abrange igualmente defeitos na pintura e ferrugem. A pintura está garantida em 3 anos contra imperfeições (independentemente da quilometragem ou cor escolhida).

Corrosão

Por fim, a carroçaria no seu todo encontra-se coberta por uma garantia de 12 anos contra perfuração por corrosão causada por deficiências nos materiais utilizados ou devido a falhas na montagem.

Uma experiência superior

Toyota Corolla Verso

Toyota Contrato de Manutenção Toyota Smart Repair Toyota Viatura de Substituição Toyota Peças Genuínas Toyota Viatura de Cortesia Toyota Acessórios

(51)

Peças Genuínas

O Corolla Verso foi concebido para minimizar o custo das reparações derivadas de colisões. Existem elementos para absorção de energia nos pára-choques, as peças de

substituição mais dispendiosas estão localizadas mais longe das zonas propensas a danos e as peças da carroçaria normalmente danificadas estão aparafusadas em vez de soldadas. Como resultado, as peças danificadas são de fácil remoção, substituição ou reparação. Em última análise, é sinónimo de menores encargos com peças e mão-de-obra.

Toyota Eurocare

Para o tranquilizar ainda mais ao conduzir, o seu Corolla Verso possui a assistência em viagem Eurocare em cerca de 30 países. Caso ocorra algum problema com o seu Corolla Verso, o Toyota Eurocare permite-lhe prosseguir a sua viagem.

Protecção acrescida

O sistema de protecção do seu Corolla Verso resiste ao rigoroso teste de assalto em 5 minutos utilizado pelas Seguradoras. O imobilizador foi aprovado pelas principais companhias seguradoras da Europa.

Acessórios Toyota

Os acessórios Toyota foram concebidos e produzidos com o mesmo cuidado, qualidade e atenção ao detalhe que os automóveis Toyota. Elaborados à medida do seu Corolla Verso, os acessórios adequam-se perfeitamente e permitem personalizar o Corolla Verso ao seu gosto. Todos os acessórios Toyota foram testados intensivamente, o que faz com que estejamos totalmente confiantes no seu desempenho. Por este facto, todos os acessórios Toyota possuem uma garantia de 3 anos*.

Em conformidade com o Decreto-Lei nº 196/2003 de 23 de Agosto – Veículos em Fim de Vida (VFV), a Toyota Caetano Portugal, S.A., como empresa fabricante e importadora de veículos Toyota em Portugal, assume as suas responsabilidades ambientais, nomeadamente, através do fornecimento aos eventuais compradores e ao público em geral de informações relativas:

a) À concepção dos veículos e seus componentes, tendo em vista a sua susceptibilidade de valorização, especialmente de reciclagem;

b) Ao correcto tratamento de VFV e, em especial, à remoção de todos os fluidos e ao desmantelamento;

c) Ao desenvolvimento e optimização de formas de reutilização e de valorização, especialmente de reciclagem, de VFV e dos seus componentes;

d) Aos progressos realizados em matéria de valorização, especialmente de reciclagem, no sentido de reduzir a quantidade de resíduos a eliminar e aumentar as taxas correspondentes.

Todas estas informações ambientais, e muitas outras mais, poderão ser encontradas em www.toyota.pt e www.valorcar.pt ou solicitadas no seu Concessionário ou Reparador Toyota Autorizado mais próximo.

Informe-se sobre estas e outras vantagens no seu Concessionário Toyota ou Reparador Toyota Autorizado, visitando o nosso site: www.toyota.pt

ou se preferir através da Linha Azul 808 248 248

* Contacte o seu Concessionário / Reparador Toyota Autorizado para mais detalhes.

Toda a informação constante neste documento é válida à data da impressão do mesmo, com excepção das ressalvas feitas às imagens que não correspondem às

No âmbito da iniciativa “Um Toyota, uma árvore”, ao adquirir esta viatura, está a contribuir para a reflorestação das zonas naturais ardidas no nosso país.

(52)

52

(53)

Toyota Corolla Verso

Quanto mais o experimenta,

mais gosta dele.

(54)

04/07/PT/2.500 ex.

www.toyota.pt

Referências

Documentos relacionados

A autoeficácia é um conceito ligado à capacidade de auto direcionamento e de regulação da atuação humana, apresentado por Bandura (1997) como a crença de um sujeito acerca da

Esse texto foi publicado em livro em 2013, sob o título de ​Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil​, pela Editora da Universidade Federal do Espírito

Como a probabilidade de estes trˆes acontecimentos ´e igual (pois existem 3 camisolas destas cores) e j´a foi calculada na al´ınea anterior, a probabilidade pedida ´e o triplo da

No presente artigo são apresentados dois casos de duas doentes do sexo feminino, 32 e 39 anos de idade, com lesão esplénica grau IV no contexto de traumatismo abdominal contuso

“Sirvo-me do presente para elogiar o atendimento prestado pela serventuária Iete, atendendo todos advogados com presteza e cortesia em suas solicitações aproveito para estender

Ora, se a comunidade ética se apresentou para nós como a categoria inegociável para a realização ética do ser humano, então, será a partir dela que iremos poder abordar

O Secretário Municipal de Orçamento e Gestão no uso de suas atribuições legais e de acordo com as Leis Municipais nº s 2.174/97, 2.270/98, 3.248/09 e Decreto nº

A revisão dos prontuários demonstrou lacunas nos registros das informações, o que não permitiu a identificação de informações relativas aos horários das quedas, tipo