• Nenhum resultado encontrado

Faça o que eu digo, não o que fiz!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faça o que eu digo, não o que fiz!"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)
(2)

Éverton Silva

Faça o que eu digo,

não o que fiz!

Vai empreender? Comece certo.

Conheça 5 atitudes que vão afastar você do sucesso e alguns princípios bíblicos para criar novos projetos.

“Pessoas inteligentes aprendem com seus erros. Mas os mais afiados aprendem com os erros dos outros. Você não pode viver tempo suficiente para cometer todos os erros você mesmo.”

(3)

É incrível como o mundo está cheio de pessoas de “sucesso” e que vivem de aparência. E infelizmente há um problema nisso: não sabemos em quem confiar, pois as “aparências enganam”.

Principalmente no mundo virtual a falsidade e o engano são mais aparentes. Temos pessoas vendendo gato por lebre todo instante, redes sociais repletas de propaganda enganosa e nossas caixas de e-mails sempre lotadas de publicidade.

Porém não podemos negar que há muito material de qualidade e pessoas que realmente apresentam autoridade no que fazem e divulgam. Basta saber a quem seguir que conseguiremos colher bons frutos na internet.

Ter sucesso é algo relativo, pois as percepções sobre o assunto variam de pessoa para pessoa. Talvez uma pessoa possa ser bem sucedida para mim, no entanto, não seja para você. Para alguns é ter prosperidade financeira, para outros, na saúde. Muitas pessoas buscam uma família em paz, outras, conexão com Deus. Realmente, cada um de nós tem um entendimento diferente sobre ter sucesso.

Mas enfim, gostaria de dizer que se você está lendo esse material esperando encontrar a receita para obter sucesso sinto lhe informar, está buscando no local errado. Eu não tenho essa receita, porém possuo experiências suficientes para dizer o que você não pode fazer de jeito nenhum.

Meu nome é Éverton, nasci em 21 de janeiro de 1982, na cidade de Santiago/RS, sou casado e tenho 2 filhos. Minha carreira profissional começou aos 18 anos como Sargento do Exército, instituição em que permaneci por 12 anos. Também já ocupei outro cargo como servidor público federal em um Instituto Federal no RS, onde fiquei por quase 2 anos.

No setor privado, já abri e fechei pequenos negócios. Hoje tenho uma Escola de Futebol aqui na minha cidade.

Atualmente, além da Escola de Futebol, trabalho com dois projetos no mercado digital os quais estão no início e ainda não me deram retorno financeiro. Concomitantemente aos projetos individuais, sou empregado na empresa do meu irmão no ramo da eletricidade.

(4)

Nos últimos 7 anos minha vida mudou bastante e no momento em que escrevo esse material, março de 2020, estou envolvido nas diversas atividades que mencionei não por opção, mas por necessidade.

Entenda que a vida é uma constante colheita em que colhemos exatamente o que plantamos conforme a qualidade do plantio. Como diria o Pastor na minha igreja, a vida não nos dá nada, mas nos devolve tudo. Justamente por isso, os erros que cometi me trouxeram graves problemas financeiros que me obrigam a encontrar uma solução em algum lugar. Sei muito bem que isso não é o recomendável porque quem não sabe para onde vai não chega a lugar algum, porém é uma situação temporária e logo estarei focado novamente. Acontece que mesmo diante de tantos erros me considero um empreendedor, pois empreender significa decidir realizar, por em execução.

Quem pode ser um empreendedor? Qualquer pessoa e em qualquer lugar. Para mim, a ação de empreender vai além de ter uma empresa e está presente na vida de toda pessoa que decidiu criar algo novo ou melhorar o que já existe no ambiente em que vive, seja como empresário, empregado, servidor público, político, voluntário etc.

Iniciar um novo projeto não é uma tarefa tão simples quanto pensamos. Quando olhamos pessoas que alcançaram sucesso em seus empreendimentos não sabemos o que realmente elas fizeram para chegar onde estão. Parece fácil!

Aos 18 anos, prestei meu primeiro concurso público, para a Escola de Sargentos das Armas. Na época, no interior do RS, era um objetivo para muitos jovens e bastante concorrido. Foram 6 meses de preparação e foco para conseguir ser aprovado. E por que estou compartilhando isso com você? Para que entenda que por mais precária que seja a atual situação em que vive é preciso relembrar as vitórias que Deus já permitiu que você tivesse. É isso que me mantém ativo, pois firma o entendimento de que sou capaz.

No exército, fui muito feliz e permaneci por 12 anos, no entanto, chegou um tempo em que desejei algo diferente. Acreditava fielmente que poderia dar voos mais altos e buscar a tão sonhada e comentada por muitos independência

financeira. Foi então que, em 2013, resolvi pedir demissão do serviço ativo. E, a partir daqui, conheça 5 atitudes que vão afastar você do sucesso: Ignorância

financeira e falta de planejamento financeiro; Montei um plano de negócios e agora está tudo certo e garantido; Querer resultados rápidos; Misturar o dinheiro do negócio com o pessoal e Acreditar nos mitos sobre o empreendedorismo.

(5)

Ignorância financeira e falta de planejamento financeiro

“Educação financeira é o investimento que rende os melhores juros.”

Benjamim Franklin

“O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.”

(6)

1ª ATITUDE ERRADA – Ignorância financeira e falta de planejamento financeiro

Pense comigo.

Você se considera uma pessoa livre?

Já se imaginou fazendo tudo que quisesse? O dinheiro que você ganha hoje já permite que você faça isso? Na real, liberdade é não ter que fazer nada.

Atualmente você trabalha apenas para pagar contas ou já está conseguindo viver para seus propósitos?

Tantas perguntas...

É incrível como não estamos preparados para administrar o que ganhamos. Indiferentemente do que você faça, tenho certeza que é remunerado pelo dinheiro. E, sendo remunerado pelo dinheiro, você precisa aprender a utilizá-lo corretamente. O fato triste é que isso não se aprende nas escolas ou universidades, mas em cursos, livros e com pessoas que conseguem manter uma vida financeira saudável.

A forma simples e eficiente para ter uma vida financeira saudável é agir com racionalidade em relação a tudo que envolve dinheiro. Ou seja, traga o tema para análise ao invés de deixá-lo de lado. Segundo Olivia Alonso, no livro Criando Riqueza, “no universo das finanças pessoais e dos investimentos é

importante (mas não imprescindível, já adianto):

Ter um conhecimento básico sobre economia. Saber alguns conceitos

econômicos presentes no dia a dia e dominar algumas contas simples.

Dedicar tempo ao controle de suas finanças pessoais. Conhecer seus

hábitos, sua renda líquida e suas despesas.

Entender a psicologia econômica e algumas das principais armadilhas da

mente.”

Quando eu era militar e tinha um salário entrando na conta todo 2º dia útil do mês era uma maravilha. Tinha tudo bem controlado, pelo menos aos meus olhos. Mas o que de fato eu fazia era apenas receber, pagar as contas e sobreviver o resto do mês com o que sobrava. Nunca tive uma mentalidade próspera em relação ao dinheiro. Já ouviu falar da “Corrida dos Ratos”, a pessoa trabalha, trabalha, trabalha e nunca sobra dinheiro no final do mês? Assim eu era.

(7)

No atual momento financeiro em que estou, não tenho a menor capacidade de orientar você a administrar o seu dinheiro, afinal de contas, estou endividado. Porém, meu objetivo aqui é influenciá-lo a fazer justamente o que não fiz e que demorei muito para começar a fazer: buscar maiores informações

sobre educação financeira.

Hoje, estou mudando minha mentalidade e tenho buscado aprender sobre o assunto, tanto que o meu primeiro passo em direção à independência financeira está sendo admitir que meus erros em relação ao assunto me trouxeram muitos problemas e que mudanças são necessárias. Com isso, agora aceito que preciso aprender a cuidar melhor do meu dinheiro, montar um planejamento e pagar as minhas dívidas para só então começar a buscar estratégias efetivas de enriquecimento e investimentos.

“É impossível progredir sem mudanças e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.”

George Bernard Shaw

Durante 12 anos no Exército, não fui capaz de montar um colchão financeiro que me sustentasse em momentos de dificuldade. Às vezes, somos soberbos em relação a algumas coisas e acabamos pagando caro por isso.

E o que é o colchão financeiro ou colchão de liquidez?

“É o dinheiro que você precisa ter em uma aplicação financeira segura e acessível, para que possa resgatá-la a qualquer momento caso tenha algum problema. É o primeiro passo para quem deseja investir.

Para saber o tamanho do seu colchão de liquidez, a conta é simples: É preciso ter pelo menos 6 meses os seus gastos mensais em seu colchão. Ou seja, o valor necessário para você pagar todas as suas despesas e compras durante um semestre.”

(Olívia Alonso, Criando Riqueza).

Você talvez tenha passado pela mesma situação, ou conhece alguém que ganhou dinheiro e perdeu tudo, que tem um salário alto e vive endividado. É muito comum isso acontecer.

(8)

Porque apesar de ser um assunto de extrema importância, não fomos ensinados a respeito dele. “Ah, mas a vida é curta!” “Devemos viver o agora!” “Dinheiro não traz felicidade!” são frases que usamos para nos eximir de toda e qualquer responsabilidade financeira. O dinheiro pode até não trazer felicidade, mas que a falta dele dá uma tristeza danada, nisso você tem que concordar comigo.

Entenda que educação financeira é muito mais que matemática ou finanças. Acredito que está diretamente ligada a um comportamento que nos permita manter o equilíbrio entre a satisfação do momento e a preocupação com o que pode vir a acontecer. Isso é educação financeira.

Como comentei, em 2013 pedi demissão do serviço ativo no Exército. Imagina, saí de um salário de aproximadamente 5 mil reais para uma projeção “furada” que fiz em um plano de negócios. É lógico que iria dar “zebra”.

A ideia era abrir meu próprio negócio e passar em outro concurso para o qual estava me preparando, porém não consegui nenhuma das opções. O período entre os meses de maio de 2013 a agosto de 2014 foi um momento de muita dificuldade: não consegui abrir meu negócio, perdi meu salário, não tinha um colchão financeiro, não tinha uma habilidade específica para vender serviços. Certamente um momento de muito aprendizado.

Até que em 2014 fui aprovado em outro concurso público e as coisas começaram a se estabilizar novamente.

Mas, você acredita que um raio não caia duas vezes no mesmo lugar? Então, eu fiz cair! Resumindo a história, entrei para o serviço público, consegui abrir o meu negócio, conciliei os dois por um tempo, tive uma ideia nova para implantar na minha empresa, pedi exoneração, tentei implantar a ideia, não deu certo, quebrei de novo.

“Faça o que eu digo, não o que fiz” traz um conteúdo destinado a “abrir os olhos” das pessoas que pretendem se aventurar no empreendedorismo. Acredito que esses ensinamentos sirvam para quem está em um cargo ou emprego estável e tenha o sonho de empreender. A verdade é que se você quer ser rico vai precisar empreender, pois como empregado é mais difícil, embora não seja impossível.

(9)

Independentemente do seu objetivo, baseado em muitos erros, caso seu desejo seja empreender, minha dica é que você tome atitudes completamente diferentes das minhas e siga os 15 passos a seguir:

1. Fique no seu cargo/emprego 2. Estude sobre educação financeira 3. Monte seu colchão financeiro

4. Tenha uma ideia com propósito determinado 5. Estude sobre ela

6. Conheça o mercado

7. Tenha um plano de negócios bem estruturado 8. Implante sua ideia

9. Concilie os dois (cargo e novo negócio) 10. Não tenha pressa

11. Consolide seu negócio através de resultados positivos 12. Não retire dinheiro do negócio

13. Reinvista e melhore seu negócio

14. Seu negócio está rendendo mais que seu emprego?

15. Agora decida: fique como está ou se dedique 100% ao seu negócio. Era isso que eu deveria ter feito e não fiz. Faz parte da vida, faça você! Como comentei anteriormente, não há a menor possibilidade de eu instruir você sobre finanças, pois jamais falaria de algo que não tenho domínio. O que tenho para passar é a experiência negativa que a falta de conhecimento financeiro me proporcionou.

Mais do que a falta de conhecimento, acredito que as crenças ou programações mentais que temos sobre vários assuntos, não só sobre dinheiro, nos impossibilitam de prosperar naquela determinada área. Muitos de nós nutrimos em nossa mente pensamentos equivocados sobre dinheiro, prosperidade, ser rico, os ricos, que acabam nos afastando do sucesso, no entanto é possível reprogramar essas crenças desenvolvendo uma mentalidade próspera e mais flexível. Pense nisso.

“A mente é um lugar em si mesma, e em si mesma pode fazer do céu um inferno, e do inferno, um céu.”

(10)

Montei um plano de negócios e agora está tudo certo e garantido

“As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o Senhor.” Provérbios 19,21.

(11)

2ª ATITUDE ERRADA – Montei um plano de negócios e agora está tudo certo e garantido

Não sei se você já ouviu a frase: “O papel aceita tudo”.

Essa verdade ficou muito mais clara para mim quando demorei 2 anos e meio para conseguir tirar meu projeto do papel. E olha que precisei começar muito diferente do que havia planejado.

Um plano de negócios é um documento onde você vai planejar o seu “negócio”. Nele você precisa colocar TUDO o que diz respeito ao seu funcionamento: como será, onde será, quando começará, com que capital, quanto precisarei ter de reserva financeira, produtos, serviços, preços, custos, projeção de entradas e saídas, como vou divulgar, como vou prospectar e fidelizar clientes, processos operacionais...

O meu plano de negócios era “lindo”, só sucesso. Nele coloquei as informações que aprendi na faculdade de Gestão Financeira que fiz, porém na vida real as coisas não funcionam dessa forma e é preciso muito planejamento.

E olha que meu Plano de Negócios não era dos piores e demorei um bom tempo elaborando. Meu problema principal foi não prever crises, momentos de diminuição de entradas e que todo novo negócio demora dar resultados. As minhas previsões de entrada começavam a 100% e se mantinham ao longo do tempo, o que não ocorre na prática. Por isso digo que o otimismo sem racionalidade pode atrapalhar.

Receba as palavras de quem quer ver você no topo: se você está planejando iniciar um novo empreendimento faça um PLANO COMPLETO DE

NEGÓCIOS. Busque alimentá-lo com o máximo de informações possíveis e esteja

preparado para alterá-lo quantas vezes forem necessárias, pois um negócio precisa ser flexível e aceitar mudanças durante o percurso. Crises acontecem quando menos imaginamos e é preciso estar preparado para passar por elas.

Meu foco não é ensinar como organizar um Plano de Negócios, pois hoje existem muitos sites que ensinam a elaborar um plano completo e acredito que o do SEBRAE seja o mais qualificado para orientar você no início.

Algumas orientações retiradas do próprio site do SEBRAE eu procurei trazer aqui. Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

(12)

Por que o plano de negócio é importante para minha empresa?

O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio

quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse

planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento. Orienta a expansão de empresas já em atividade.

 Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.

 Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.

Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

Como fazer o plano de negócio? 1. Iniciando o plano de negócio

Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.

2. Análise de mercado

Analisar o mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. É fundamental saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de oferecer quais são os produtos ou serviços que vai oferecer. Definindo seu público-alvo e como chegar a ele da melhor maneira possível, você economiza recursos, dando um tiro certeiro no seu objetivo.

Depois de traçar o perfil do público-alvo, é importante pensar no posicionamento do seu produto. Como ele será visto pelo mercado? É um

(13)

produto de boa qualidade e com bom custo-benefício? De qualidade e com um preço acima da média?

As informações coletadas vão traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo na direção do que desejam os futuros clientes. Os resultados vão ditar as ações de promoção e marketing para a empresa conquistar o público logo no início da atuação.

3. Plano de marketing

Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 "Ps": Produto, Pontos de Venda, Promoção e Preço.

É importante saber o valor que o seu produto carrega, tanto no preço quanto na qualidade, para tomar decisões específicas quando for anunciá-lo. Conhecer o que está vendendo ajuda a convencer outras pessoas a

comprá-lo.

4. Plano operacional

Essa parte do plano de negócios trata do "como fazer". O plano operacional descreve como a empresa está estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos. O empresário também faz estimativas acerca da capacidade produtiva ou de quantos clientes consegue atender por mês, além de traçar quantos serão os funcionários e as tarefas de cada um.

5. Plano Financeiro

No plano financeiro, o empreendedor terá noção do quanto deve investir para concretizar a empresa. O documento deve conter, basicamente, as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.

Dicas para fazer um bom plano financeiro e operacional:

 Apresentar cada item com detalhes, etapa por etapa, para oferecer um panorama inicial de operacionalização do negócio, com o objetivo de evitar desperdícios e otimizar as rotinas.

(14)

 Os custos pré-operacionais devem ser projetados, identificando o que será necessário adquirir para que a empresa seja aberta, como o aluguel, a reforma do espaço e as taxas de registro.

 A lista de equipamentos (ferramentas e veículos, elementos de que a empresa precisará para funcionar) entra no grupo dos investimentos fixos.

Nesse momento, deve ser observada a necessidade imediata de cada item ou

até mesmo se alguns deles podem ser alugados ou terceirizados.

6. Análise de Cenários e Análise Estratégica

A análise de cenários auxilia o empreendedor a prever situações que podem afetar os resultados da empresa. Nesse caso, quais caminhos seguir? Que alternativas podem ser adotadas? A análise de cenários é subsídio para a análise estratégica, ou seja, com base nos cenários possíveis, quais estratégias deverão ser implementadas?

7. Avaliação do plano de negócio

Pronto, seu plano de negócio está completo! Mas não acaba por aí. Agora, é hora de avaliar cada detalhe e colocar o plano em prática. Lembre-se que o plano de negócio é uma ferramenta de gestão e deve ser revisado periodicamente.

Baixe aqui o Manual Como elaborar um plano de negócios do SEBRAE. Leve a sério essa fase antes de se aventurar que tudo dará certo. Mas nunca esqueça: “O papel aceita tudo”.

PARA REFLEXÃO

PARÁBOLA DO CONSTRUTOR DA TORRE | Lucas 14:28-30

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo:

(15)

Querer resultados rápidos.

“Não há maneira mais lenta de se alcançar resultados que buscar resultados rápidos”.

Ricardo Majela.

Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade.”

(16)

3ª ATITUDE ERRADA – Querer resultados rápidos

A falta de paciência é um problema que derruba muitos empreendedores, e comigo não foi diferente. Achar que terá resultados positivos da noite para o dia é uma grande ilusão. Existem exceções? Claro que sim, mas o normal é que isso não aconteça.

“Consistência de longo prazo supera a intensidade do curto prazo.” Bruce Lee

Todo projeto precisa de um tempo de maturação para engrenar. Pensar a médio ou longo prazo é a melhor opção. Como mencionei anteriormente, meu primeiro empreendimento foi ser aprovado no concurso para Sargento do Exército no ano 2000. Tinha 18 anos e estava disposto a me dedicar em prol daquele objetivo. Graças a Deus deu tudo certo, mas foram “longos” 6 meses de dedicação e foco.

Em 2015, quando consegui montar o meu negócio e era servidor público eu tinha boas condições de prosperar financeiramente, mas a falta de paciência e um pouco de ansiedade me desviaram do objetivo. Ganhava em torno de 3 mil reais no cargo em que ocupava e meu negócio andava muito bem.

Qual foi meu erro afinal? Não esperar o tempo de maturação. Conciliei os dois por menos de 6 meses e pedi exoneração no pior momento. O ideal seria não mexer no dinheiro do negócio até que ele tivesse condições de superar o que eu ganhava como servidor público.

Meu negócio era uma quadra de futebol com grama sintética para locação na cidade de Santiago/RS. Era a única como ela: grande e aberta. O movimento estava crescendo, mas logo o inverno chegaria e certamente diminuiria o fluxo de locações. Uma das metas era abrir no local uma escolinha de futebol diferente em que além das aulas de futebol ofereceríamos aulas de reforço escolar, noções de empreendedorismo e direito. Tudo muito lindo no papel e na minha mente: estudo e esporte no mesmo lugar. Show!

Mas a ansiedade me impediu de ver situações simples de serem visualizadas e caí mais uma vez em erros básicos que empreendedores cometem em seus primeiros negócios:

(17)

Superestimar o crescimento do seu negócio

Considerar que o seu negócio conseguirá uma alta participação de mercado nos primeiros meses de operação é uma ingenuidade muito grande. Porém, trata-se de um erro simples de ser evitado através de racionalidade e percepção.

Empreender em uma área totalmente desconhecida

“Para ser empreendedor, você precisa dominar seu campo de atuação. Saiba o que você irá fazer, como irá fazer, qual seu posicionamento e o que os concorrentes fazem, por exemplo”, aconselha Mandic, do Wi-Fi Magic.

Ninguém precisa ser um mestre no mercado em que irá atuar logo no início. Porém, não dá para abrir um empreendimento sem pelo menos realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre o futuro setor, principalmente na área onde se pretenda implantar o negócio. É preciso verificar se a população da região possui condições, inclusive financeiras, de bancar o seu produto ou serviço. Isso passa pela elaboração de um plano de negócios completo.

Naquele momento deixei de observar que:  No inverno pouca gente joga bola.

 Poucas pessoas investem em educação, sendo que a grande maioria quer tudo de graça.

 Que o valor da mensalidade que pretendia cobrar estava alto demais para a região. Inclusive na 4ª atitude errada você vai conhecer os mitos sobre o empreendedorismo e um deles é “acreditar que minha ideia vale

muito”. Isso acontece quando você tem uma ideia e acredita que ela vai mudar

o mundo.

 Que não possuía reserva financeira para manter a operação durante o inverno. Você se lembra do colchão de liquidez? Olha o que a falta dele faz.

Enfim, firmado no meu “achômetro” pedi exoneração em abril e em maio, quando o inverno chegou, o fluxo de caixa despencou. A escolinha não vingou da forma que planejei e foram três ou quatro meses remando para só então voltar o verão e o movimento normalizar.

E assim, consegui implantar a escolinha somente ministrando as aulas de futebol e as locações da quadra também voltaram. Não como queria, mas parecia que agora as coisas dariam certo. Parecia...

(18)

Misturar o dinheiro do negócio com o pessoal.

“Pessoas realmente sábias financeiramente são tão ricas quanto suas empresas. Já as pessoas sem sabedoria financeira, mantêm a si ou às suas empresas”.

(19)

4ª ATITUDE ERRADA – Misturar o dinheiro do negócio com o pessoal

Quando lembro o quanto fui ignorante nessa área, fico bastante triste. Na verdade, saber gerir as finanças é um problema para grande parte dos brasileiros. Não há preocupação em aprender como administrar o que se ganha. Agimos apenas pelo instinto da sobrevivência que nos leva a aceitar que se o que ganhamos dá para pagar as contas, está bom.

A vida é feita de fracassos e conquistas, erros e acertos. Importante é aprendermos com cada ensinamento positivo ou negativo, pois sempre há uma lição a ser aprendida. E como há!

Quando consegui abrir minha quadra de futebol eu era servidor público, por isso qual seria a atitude correta a se tomar em relação ao dinheiro que estava ganhando? Continuar sobrevivendo com meu salário de servidor e o capital que entrava na empresa deveria ser separado, guardado, reinvestido, aplicado em melhorias, enfim, tudo, menos gastado como se fosse um salário pessoal.

Acredito que esse erro é bastante comum entre empreendedores iniciantes. Pois saiba que são coisas completamente diferentes e precisam ser tratadas de forma diferenciada. O que é da empresa deve ficar nela até que o negócio tenha condições de pagar você através de um pro-labore, por exemplo.

Paulo Vieira, no livro Fator de Enriquecimento, escreveu que “pessoas

realmente sábias financeiramente são tão ricas quanto suas empresas. Já as pessoas sem sabedoria financeira, mantêm a si ou às suas empresas”.

Por muito tempo achava desculpas em outros fatores para justificar meu fracasso e não assumia que o erro havia sido meu, qual seja, falta de competência para gerir finanças. Hoje, completamente ciente das atitudes equivocadas que tive, tenho buscado soluções para consertar as “burradas”.

O que posso dizer a você a respeito desse assunto não é nada técnico, pois para isso você precisa buscar materiais e opiniões de pessoas que conseguiram sucesso na área financeira e empresarial. Minhas dicas:

 Separe as contas pessoais das empresariais.

 Pense no longo prazo e utilize o capital do negócio para alavancar as suas vendas e dar estrutura a ele.

(20)

Acreditar nos mitos sobre o empreendedorismo.

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Oseias 4,6

(21)

5ª ATITUDE ERRADA – Acreditar nos mitos sobre o empreendedorismo

Logo que comecei a ter o desejo de abrir meu próprio negócio, eu acreditava que ganharia muito dinheiro de forma rápida e sem muito esforço. Olhava para empresários e tinha a ignorância de pensar que era simples, mas nunca tive ideia do que essas pessoas precisaram fazer e do tempo que abdicaram para chegar aonde estavam.

Sabe de onde tirava essas conclusões? De alguns mitos que alimentei sobre o empreendedorismo.

1. Quando tiver o meu próprio negócio não precisarei mais trabalhar.

Esqueça esse pensamento. Ninguém fica rico sem trabalho, pelo menos licitamente. A não ser que você ganhe na Mega-Sena, o que é pouco provável.

Acredite, você precisa estar preparado para trabalhar pelo menos três vezes mais nos primeiros anos do negócio.

2. Para conseguir ter um bom negócio preciso ter muito dinheiro.

Errado, o que você precisa ter é um bom projeto baseado em uma ideia com propósito definido. Não preciso de dinheiro então? Errado também, mas não espere ter grandes fortunas para iniciar o seu negócio. Comece pequeno,

mas sonhe grande.

3. As pessoas vão me ajudar a desenvolver o meu negócio

É verdade que sozinho não se chega a lugar algum e para empreender você também precisará de bons parceiros. Porém, no início, nem sempre é assim, pois as pessoas ainda não conhecem o seu negócio. Às vezes está apenas no papel e sem resultados suficientes para convencê-las a respeito do potencial dele.

O empreendedorismo é algo distante da realidade de muitas pessoas, pois a maioria procura a “estabilidade”, que na verdade não existe. Entenda que quando estiver iniciando você estará praticamente sozinho, portanto, seja proativo e não espere por ninguém. Acredite na força dos seus sonhos, mas não se esqueça de planejar cada ação que tomar.

(22)

4. Não preciso desenvolver habilidades de vendas, marketing e finanças.

Certamente você não precisa ser um expert nessas áreas, mas entender um pouco sobre elas é essencial para o sucesso do seu negócio, ainda mais que no início é inviável contratar especialistas para desenvolver o trabalho. Você não tem dinheiro para isso.

Tudo envolve vendas e a capacidade de comunicação precisa ser desenvolvida para que seu negócio vá bem. Sem vendas não há dinheiro, sem dinheiro não há como custear a operação e não há lucro, ou seja, possivelmente a empresa terá dificuldades em se manter viva.

Você pode ter a melhor ideia do universo, mas se não for capaz de convencer as pessoas a respeito disso, ela não terá valor algum. Aprenda a vender!

Achar que marketing se resume ao “boca a boca” é uma barreira a ser vencida. Atualmente, existem diversos métodos para divulgar um negócio e você precisa conhecê-los. Lembrando, você não precisa ser um especialista, mas entender cada área é fundamental.

Pensar que apenas entrar dinheiro é suficiente para manter uma empresa viva foi o meu maior erro e acredito que seja o de muitos empreendedores. Mais que ter uma entrada recorrente de dinheiro é preciso estabelecer metas financeiras para aplicação de cada recurso. Mais uma vez voltamos ao assunto educação financeira e o quanto ele é importante para todas as pessoas, não só para empreendedores.

5. Acreditar que minha ideia vale muito

É normal, e acho que fundamental, que acreditemos em nossas ideias, porém precisamos estar conformados de que o que é bom para mim pode não ser para outra pessoa.

Já tive várias ideias que acreditava que iriam dar certo e prosperar, mas quando colocadas em prática não cresceram. Certamente faltou planejamento e competência para fazê-las decolar, ou apenas foram implantadas no ambiente errado e isso pode acontecer. Por isso que o estudo de mercado é necessário. Observar o local onde você deseja montar o seu negócio, realizar pesquisas com o público-alvo, enfim, planejamento é tudo.

(23)

Quando temos uma ideia é provável que nos apaixonemos por ela e isso pode ser bom e ruim. Bom porque nos leva a ter uma dedicação maior para fazer dar certo. Ruim porque nos impede de recuar ou até recomeçar em momentos de crise. Por isso é preciso ter flexibilidade e saber a hora de mudar.

6. Vou ganhar dinheiro rápido.

Não acredite nisso! Dinheiro fácil não existe.

E digo mais. Se o seu objetivo principal for esse, não empreenda.

O processo de maturação de um negócio não será curto e é possível que você desista no meio do caminho quando perceber que, além de não ganhar dinheiro rápido, você precisará doar durante um bom tempo muito trabalho e recursos financeiros para que seu projeto cresça.

Querer ganhar dinheiro é lícito e deve também ser um objetivo. Dinheiro não é tudo, é verdade, mas é bom e essencial para nossa qualidade de vida. Porém coloque um propósito maior no seu negócio e ganhar dinheiro será uma consequência natural.

Enfim, essas são as 5 atitudes que atrapalharam o meu caminho, porém foram falhas que me ensinaram muita coisa. Entenda que não há plano perfeito, a não ser os planos de Deus, e que o sucesso de qualquer empreendimento será determinado pelo nível de comprometimento que colocarmos nele.

Flávio Augusto, grande empresário brasileiro, sempre comenta que um empreendedor deve ter 3 características básicas para ter sucesso: visão,

coragem e competência. Segundo ele:

“Para empreender é preciso ter visão

A visão é resultado de um exercício de imaginação. A imaginação, por sua vez, consiste na criação de hipóteses dentro de um ambiente virtual cerebral, exibidas, como num filme, de forma bem realista para seu autor. Quando tudo isso acontece dormindo, chamamos de sonho.

A capacidade de enxergar uma oportunidade ou de criá-la é possível somente por alguém que esteja livre dos formatos dominantes e dos paradigmas estabelecidos. Dentro da caixa, só é possível contemplar o óbvio. Fora dela, não há limites para todas as hipóteses.

Para empreender é preciso ter coragem

Coragem não significa ausência do medo. Diante do medo, a maioria se acovarda, enquanto uma minoria decide partir para o enfrentamento.

(24)

Mesmo diante da mais bela visão, sem a coragem necessária, toda ideia vai para dentro da gaveta. A covardia é a gerente geral do cemitério das ideias.

Para empreender é preciso ter competência

Cheio de coragem e com uma boa ideia debaixo do braço, um empreendedor, para colocar em prática seu projeto com sucesso, precisa ser competente na execução. Um dos primeiros desafios que exige competência de um empreendedor é levantar o capital necessário para iniciar sua jornada. Muitos já fracassam nesse primeiro obstáculo sem sequer ter entendido que angariar capital é uma questão de competência e não de oportunidade.

Um bom projeto, quando apresentado com perseverança e competência, terá fila de investidores que desejam se associar ao empreendedor. Por isso digo: investidores não buscam ideias, simplesmente. Buscam empreendedores competentes para colocarem sua boa ideia em prática.

Mas quem é o investidor? Pode ser o seu vizinho, amigo, namorada, sogro, banco, fundo, empresa ou até o seu concorrente. Investidor é qualquer pessoa ou grupo de pessoas que tenham sido influenciados por sua apresentação, que acreditaram que vão recuperar o capital rapidamente e lucrar com sua gestão durante a execução do projeto.

De nada adiantaria uma bela visão, desenvolvida por alguém muito corajoso, mas que na hora de colocar em prática suas ideias, seja incompetente.

Para empreender com sucesso é preciso ter: visão, coragem e competência.”

Vale lembrar que os princípios vistos aqui valem para qualquer tipo de empreendimento, pois empreender é muito mais que a mera formalidade de abrir uma empresa e já vimos que você pode empreender de diversas formas.

Espero sinceramente que essa rápida leitura tenha sido relevante para você e que de alguma forma o ajude. Estou longe de alcançar o sucesso que almejo em meus empreendimentos, mas acredito que esteja no caminho.

Minhas palavras finais são meus sinceros votos de prosperidade e sucesso e que você possa conquistar todos os seus objetivos.

Empreender transforma!

Também gostaria de dizer que em meio a toda essa turbulência acabei conhecendo o Evangelho de Jesus o qual é o verdadeiro transformador da minha forma de pensar. Por isso a seguir relato alguns princípios bíblicos que tenho utilizado para iniciar novos projetos, e após eles, há algumas indicações de livros caso tenha interesse. Boa leitura!

(25)

COMO INICIAR NOVOS PROJETOS?

Ainda não havia comentado o quanto Deus tem me ensinado nesse período de crise que tenho vivido. Entre a data em que pedi exoneração do exército e o dia em que fui nomeado no Instituto Federal Farroupilha conheci o Evangelho, que antes não conhecia. Minha fé até então era muito rasa e sem fundamento.

Sabe o que aprendi? Que a Bíblia é uma fonte inesgotável de conhecimento para todas as áreas da vida, por isso quero compartilhar com você alguns princípios que tenho seguido para iniciar novos projetos, mesmo após ter sido negligente quanto ao que Deus me concedeu:

1. Acreditar que Deus está no controle de nossas vidas

“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”

Salmo 139,16

Sei que é difícil acreditar que Deus controla nossas vidas quando passamos por momentos difíceis ao passo que pessoas muito próximas a nós estão vivendo momentos de grande prosperidade. Eu entendo e por muito tempo tive minhas reflexões a respeito disso.

Hoje eu prefiro aceitar que a vida que temos é reflexo das atitudes que tomamos, ou seja, cada um tem a vida que merece! Mas e o controle de Deus? Continua o mesmo. Conhece cada detalhe da nossa vida, até mesmo os mais íntimos pensamentos, mas a liberdade que cada um tem para tomar suas próprias decisões não sofre a interferência de Deus.

Na minha concepção, tudo faz parte dos planos Dele e que formarão o nosso destino. Os erros servem para moldar o nosso caráter. Basta a cada um utilizar os erros a seu favor.

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando.”

(26)

2. Entender que todos nós estamos suscetíveis a erros

“Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando a morte.”

Provérbios 16,25. “Quem pode ver os seus próprios erros?”

Salmos 19, 13.

Você conseguiu perceber nos versículos acima que, definitivamente, todas as pessoas, em algum momento, vão errar?

Cometi diversos erros nos últimos anos, mas meu objetivo não era esse, porém acabei tomando caminhos que pareciam certos e não consegui enxergar que estava errando. Não há como ver os próprios erros.

Entenda que na caminhada em busca do seu propósito de vida você vai tropeçar algumas vezes. Não sinta vergonha e nem se julgue a pior das pessoas por isso, pois se pensar dessa forma é possível que sua situação piore.

Errou! Paciência, ainda há tempo para recomeçar!

3. Ainda há tempo para recomeçar

O que diferencia as pessoas de sucesso das outras é capacidade de regeneração, renascimento, ressurgimento. O Evangelho significa “boas novas” para quem o aceita. Significa que se “alguém está em Cristo, nova criatura é; as

coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17).

A Bíblia nos traz um grande exemplo de recomeço que foi o dilúvio. Por causa dos erros e da iniquidade da raça humana Deus destruiu a Terra, mas manteve Noé e sua família para recomeçar.

Acredito que um dos bloqueios que impedem nossos recomeços após tentativas frustradas seja o receio do que os outros possam pensar de nós. Em 2013, após ter pedido demissão do Exército e não ter conseguido executar os planos que tive, passei um bom tempo com medo de julgamentos. Parecia que todas as pessoas sabiam que eu havia largado uma boa carreira para fazer outras coisas que deram erradas e iriam me julgar.

Nosso pensamento deve ser de que Deus está sempre pronto a nos perdoar e para termos um recomeço vitorioso é preciso tomar algumas ações:

1. Buscar o perdão de Deus 2. Ter novas atitudes

3. Ter fé 4. Ser grato 5. Planejar

(27)

3.1 Buscar o perdão de Deus

Purifica-me Senhor das faltas que cometo sem perceber.

Provérbios 19,12. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar

de toda injustiça.

1 João 1,9.

Cristo morreu pelos nossos pecados, não é mesmo? Mas mesmo assim, quando pedimos perdão para Deus demonstramos humildade e o quanto somos dependentes Dele, por isso essa atitude de pedir perdão deve ser tomada, pois mostra para Deus que estamos arrependidos.

Arrependimento é muito mais do que uma simples emoção ou tristeza. O arrependimento é uma mudança de mente e de atitude. É seguir numa direção oposta a qual você estava seguindo. O arrependimento é uma decisão definitiva, sem volta. Sem arrependimento não há perdão, não há cura e não há salvação!

Muito bonito e tal, mas e o que tem a ver com novos projetos?

Tudo, pois a partir do momento que você entende que Deus tem o controle da sua vida você precisa se manter conectado com Ele, assim receberá de Deus a direção correta a seguir.

3.2 Ter novas atitudes

“e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus”.

Efésios 4,23.

Acredito que não há muita surpresa aqui, pois não é possível ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas, concorda?

Ter novas atitudes requer quebra de crenças e paradigmas limitantes. É ter humildade para reconhecer que o que estava sendo feito não deu resultados e agora é preciso mudanças.

Mudanças não são processos simples, pois mexem diretamente na nossa zona de conforto e por isso exigem coragem.

(28)

3.3 Ter fé

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Hebreus 11,1.

Ter fé é uma escolha, ou seja, você acredita em alguma coisa e confia que ela vai acontecer, mesmo que não possa vê-la. É certeza e convicção.

A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus e que ela é fortalecida em nós através do ouvir a palavra de Deus.

3.4 Ser grato

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

1 Tessalonicenses 5:18.

A gratidão é uma parte muito importante da vida, pois quando entendemos de fato o amor e o sacrifício de Jesus nos sentimos gratos a Deus. A gratidão nos motiva a viver para Deus.

Ser grato é ter conhecimento sobre si mesmo, conhecer cada detalhe que o faz esse ser único. É acreditar, agradecer pelo hoje, mas acreditando que o amanhã pode ser melhor.

Quando nos sentimos gratos, queremos demonstrar nossa gratidão para a pessoa que merece. Mas nem sempre sabemos como fazer isso.

Felizmente, a Bíblia nos ensina como mostrar gratidão da melhor maneira.

 Lembrando das bênçãos  Orando

 Louvando  Respeitando  Obedecendo

3.5 Planejar

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não

(29)

A Bíblia diz que o homem pode até fazer planos, mas que a resposta certa vem dos lábios de Deus. Também fala que somente Deus conhece os planos a nosso respeito os quais são de prosperidade e não desgraça, e de um futuro cheio de esperança.

Porém, o que é de competência nossa não pode ser negligenciado e o planejamento sempre deve fazer parte dos nossos projetos.

Em resumo, o que aprendo com esses princípios?

1. Que Deus tem o controle de tudo.

2. Que em algum momento vamos cometer erros.

3. E que independente do erro que possamos ter cometido, sempre existe a possibilidade de recomeçar novos projetos, desde que: busquemos o perdão de Deus, tenhamos fé, gratidão, novas atitudes e um bom planejamento para não cometermos os mesmos erros.

Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e formar a justiça. Por isso a leitura da Bíblia é tão importante para nossa conexão com Deus e seus propósitos.

É incrível como ela traz ensinamentos tão atuais, mesmo tendo sido escrita há tanto tempo. A Palavra de Deus é pura, perfeita e agradável, mas também corrige exorta.

ENSINAMENTOS NA CRIAÇÃO DA TERRA

No Livro de Gênesis, o primeiro da Bíblia, está escrito que quando Deus criou a Terra ela era sem forma e vazia. O que eu entendo disso? Que todo o projeto começa sem forma e vai crescendo e melhorando à medida que o criador vai construindo novas coisas. É o ciclo natural da vida que precisamos observar também em nossos projetos. Sonhar grande, mas começar pequeno.

(30)

No mesmo Livro, a expressão “e viu Deus que isso era bom” aparece algumas vezes, o que significa que Deus contemplava o que criava. Muitas vezes temos bons projetos em nossas mãos, mas por serem ainda pequenos não damos o devido valor a eles e negligenciamos na administração dos mesmos, o que acarreta na paralisação do crescimento ou em uma evolução defeituosa.

Precisamos honrar as coisas que Deus nos concede, mesmo acreditando que sejam pequenas. É preciso ser fiel no pouco, assim demonstramos gratidão pelo que temos. Quando somos ingratos desagradamos ao Senhor.

Na criação da Terra é possível perceber o perfeito planejamento de Deus ao criar tudo no seu devido lugar de forma milimetricamente organizada. Já nós, ao contrário de Deus, agimos com pressa e desorganização em nossos projetos.

Consegue reconhecer os erros que cometemos sem perceber? E agora me diga, como é que vamos obter sucesso agindo dessa forma?

Pressa, negligência e desorganização não podem fazer parte das nossas

ações, pois agindo assim afastamos a possibilidade de sermos bem sucedidos em qualquer área.

Os planos de Deus são melhores e maiores do que os nossos, mas o fato é que Ele precisa de nós para colocá-los em prática. Assim, com esses princípios bíblicos aliados a foco, disciplina, zelo, organização, administração, superação, controle, inovação, responsabilidade, paciência, compromisso, ética, entre outros, é possível que nossos projetos possam se desenvolver com qualidade, desde que nossas atitudes cooperem para que isso aconteça.

Sucesso!

(31)

Agora é o seguinte, o ebook já é seu. Muito obrigado pelo prestígio e tempo disponibilizado na leitura do mesmo. Espero sinceramente que ele tenha ajudado você de alguma forma.

Acredito que a capacidade de nos colocarmos no lugar de outras pessoas e tentar fazer com que elas não cometam os mesmos erros que cometemos, reflete em retorno positivo para nós mesmos. Isso gera uma forte satisfação por fazer parte dos princípios de Cristo: o ato de Servir.

Meu objetivo inicial não era cobrar por esse material, até porque não tenho autoridade suficiente para fazer com que as pessoas o comprasse.

No entanto, agora que você já leu, caso você entenda que o que leu fez

sentido e que o ajudou de verdade, clicando na imagem abaixo você pode

pagar por ele. Você vai ver que o preço é mínimo, pague pelo “valor” que o

conteúdo gerou para você. Fique a vontade para alterar a quantidade.

Mas só pague se for algo espontâneo e que gere felicidade a você. Pode

ter certeza que serei grato de qualquer forma, pagando ou não.

E ainda, se você quiser adquirir livros ou ebooks de pessoas

renomadas e com autoridade em diversos assuntos, deixo uma

relação abaixo de algumas obras que li e outras que recebi

recomendações.

(32)

PARA COMPRAR, CLIQUE EM

“COMPRE AQUI”

Poder do hábito Charles Duhigg, repórter investigativo

do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam - e como podemos transformá-los.

COMPRE AQUI!

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela

mudaram de maneira fundamental.

Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível - e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos.

Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários - a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.

O que todas essas pessoas tem em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.

COMPRE AQUI!

COMPRE AQUI!

Este livro é um teste ácido para determinar sua vontade de empreender. Por meio de conceitos simples, que são normalmente ignorados, a leitura deste livro mostra que a rotina empreendedora é muito diferente da vida executiva.

(33)

Estiloso caminho para controlar as finanças e sentir-se

seguro sobre aonde vai o seu dinheiro. COMPRE AQUI

Você: Tenta poupar e investir mas não sabe se está

fazendo a coisa certa? Não sabe aonde tudo vai a cada mês? Precisa eliminar o hábito de gastar mais do que ganha? Tenta fazer a renda durar o mês todo mas não consegue?

A cada dia, cada um de nós tem a chance de fazer um número de decisões que afetam o nosso futuro financeiro. As pequenas atitudes no passado são as responsáveis pela posição que nos encontramos hoje. Saiba que, descontrole financeiro afeta a nossa qualidade de vida, além de ser fonte de tensões nos relacionamentos, podendo trazer depressão, ansiedade e estresse.O que fazer diante disso? A solução você vai encontrar no livro "40 HÁBITOS FINANCEIROS para uma

vida melhor". Você vai encontrar respostas claras para diminuir a distância entre o que

deveria ser feito e o que atualmente fazemos com o nosso dinheiro.

COMPRE AQUI

Este Ebook é um Manual que contém as informações necessárias para se começar uma empresa de sucesso, dentro encontraremos os 10 fatores que levam um empresário ter um negócio de sucesso de verdade, distribuído em 7 capítulos, com ferramentas detalhadas para se tenha como construir uma empresa. Cada Capítulo tem Vídeos explicativos que podem ser acessados GRATUITAMENTE por links ou QR codes, melhorando ainda o aprendizados. No Capítulo 1: Como descobrir se sua empresa terá ou não sucesso, antes de gastar tempo ou dinheiro em Construir

No Capítulo 2: Que informações preciso saber para saber se terei um negócio sustentável No Capítulo 3: Como traçar os primeiros passos da empresa

No Capítulo 4: Ferramentas que te ajudarão saber se o negócio é viável financeiramente No Capítulo 5: Como descobrir que a empresa vai te trazer satisfação pessoal, além da financeira

No Capítulo 6: Como convencer pessoas a te ajudarem e como conseguir financiamento No Capítulo 7: Quais Ferramentas você vai precisar depois que começar sua empresa O livro é fácil de se ler, mas deve ser executada cada etapa até chegar na próxima, pois é um Manual simples e direto.

COMPRE AQUI

(34)

Best-seller no Amazon Brasil

COMPRE AQUI

SINOPSE

Esse livro vai ajudar você a mudar definitivamente a sua vida! Inspirador, leve, objetivo e desafiante, seus princípios baseiam-se na experiência adquirida pelo autor ao longo de sua trajetória de vida pessoal e profissional, além de muitas informações coletadas após centenas – para não dizer milhares – de horas de estudo.

Por meio de um texto simples e fluente, rico em exemplos práticos, você vai aprender:

•como se tornar inteligente no que quiser;

•a tornar-se uma pessoa mais saudável fisicamente; •como parar de se autossabotar;

•a desenvolver sua inteligência financeira; •a ser mais inteligente emocionalmente;

•os cinco pilares do autoconhecimento para o sucesso; •a estudar de forma produtiva

•como superar o medo do fracasso;

•como ter sucesso em qualquer profissão ou empreendimento.

Se você está tendo dificuldade em algum aspecto da sua vida – pessoal, profissional, físico ou emocional –, esse livro é o incentivo que faltava para a mudança. É impossível ler este livro sem sair transformado e disposto a mudar definitivamente de vida!

Conquiste uma vida extraordinária!

Todas as pessoas desejam ter uma vida extraordinária! Para chegar ao destino almejado, no entanto, é preciso mais do que disposição ou perseverança; é preciso adquirir poder. O tempo é a moeda mais valiosa da atualidade, permeada de tecnologia digital, é impossível comprar tempo! Mas saber usá-lo bem fará toda a diferença para você conquistar cada um dos poderes necessários para desfrutar da vida com que sonha. Muitos são os poderes que influenciam a humanidade e que estão à nossa disposição. Neste livro, porém, estão listados os oito poderes imprescindíveis para quem estabeleceu o sucesso como alvo de vida: informação, dinheiro, networking, sabedoria, sonho, fé, amor e... O MAIOR PODER DO MUNDO, que levará você a alcançar patamares além de suas maiores expectativas.

COMPRE AQUI

(35)

Preparado para atualizar sua vida? Em um mundo de constantes e profundas mudanças, como ser um líder relevante se não há como identicar os

padrões corretos?

Neste livro, Tiago Brunet explora 12 chaves que vão atualizar a sua vida e também prover profundas reexões sobre uma liderança que faça diferença e que está ao seu alcance. Traçando instigantes metáforas entre o nosso dia a dia e a atualização do sistema operacional de um smartphone, o autor nos mostra que para baixarmos novos aplicativos (habilidades) em nosso sistema (mente) devemos ter bateria suciente (inteligência emocional), espaço na memória (apagar o velho e dar espaço ao novo) e estar conectados a uma boa rede de dados (rede innita de conhecimento e informações — a sabedoria).

COMPRE AQUI

Este clássico dos livros de negócios responde à seguinte

pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? A obra de Jim Collins mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura. O autor descreve também as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não. Os resultados do estudo vão surpreender muitos leitores e lançar novas abordagens sobre quase todas as áreas da gestão. Depoimentos: "Um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos." Time Magazine. "Algumas de nossas decisões empresariais mais importantes foram tomadas com o apoio do raciocínio lógico de Collins." Jorge Paulo Lemann. "Jim Collins é o mais importnate influente pensador dos negócios da atualidade." Fortune. "Para Collins, nenhum problema é grande demais. The New York Times.

COMPRE AQUI

(36)

Somos atropelados pelas inovações em série que atingem todos os setores da economia. Nosso planeta será muito diferente em pouco tempo. O que funcionou nos últimos cinquenta anos não funcionará nos próximos dez. No entanto, muita gente não enxerga isso ou finge que não vê! Uma nova geração de empreendedores, que enfrenta sem medo as grandes empresas, está reescrevendo completamente a sociedade em que vivemos. Esses INCANSÁVEIS não suportam mais o sedentarismo e a mesmice das coisas. O que eles querem é construir um foguete e ir para a Lua! Morando no Vale do Silício, Maurício Benvenutti usa a experiência de ter participado da construção de uma empresa bilionária e de conviver diariamente com talentos do mundo inteiro para mostrar o futuro que muitos não aceitam e a forma como os negócios bem-sucedidos são criados hoje em dia.

COMPRE

AQUI

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira

ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes.A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

COMPRE AQUI

(37)

Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso! A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes. Se pudéssemos encontrar aquele emprego dos sonhos, ter mais uma promoção, perder aqueles três quilos, a felicidade viria. Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.

COMPRE AQUI

"Um livro fascinante que você não vai conseguir largar. O Monge e o Executivo contém tesouros que irão transformar a sua vida." – Joe Weller, ex-presidente da Nestlé americana

Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.

(38)

Pela primeira vez, as obras-primas Pense e enriqueça, O poder do subconsciente e Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios foram reunidas em um único livro. Os segredos que vão mudar sua vida, dá acesso às principais características da filosofia dos três mestres do sucesso: Napoleon Hill, Joseph Murphy e Dale Carnegie. Apostando no conceito de que uma boa ideia é a coisa mais valiosa que você pode ter, Os segredos que vão mudar sua vida também ensina a usar seu pensamento para que essa ideia seja transformada em ação e a convencer, através de um discurso forte, claro e franco, outras pessoas a investirem em você e sua carreira. Além disso, há uma introdução que analisa os pormenores de cada um dos livros e atualiza os conselhos e as dicas para um mundo globalizado e amplamente conectado. COMPRE AQUI

Pense e Fique Rico: Este livro pode ser 1 milhão de

dólares para você! Os Treze Passos para a Riqueza descritos neste livro oferecem a filosofia mais curta e confiável para a realização individual que já foi apresentada para benefício do homem ou da mulher à procura de um objetivo definido na vida. ESTE livro transmite a experiência de mais de 500 homens muito ricos que começaram do zero, sem nada para dar em troca de riquezas, exceto PENSAMENTOS, IDEIAS e PLANOS ORGANIZADOS.

ESTE LIVRO PODE VALER UM MILHÃO DE DÓLARES PARA

VOCÊ!

(39)

Aposto que você quer, no final da sua vida, olhar para trás,

bater no peito com o coração cheio de felicidade, sem falsa modéstia, com plena convicção e serenidade, e dizer: minha vida foi FODA. Mas calma, encontrar este livro é só o começo. Agora, você precisa levá-lo com você. Com ele, você vai aprender comportamentos e atitudes necessários para conquistar, em todos os aspectos da sua vida, resultados incríveis. Ele vai provocar e inspirar você não só a ter o espírito elevado e sonhar com coisas inimagináveis, mas também se tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um desses sonhos. Vamos juntos

?

COMPRE AQUI

Acorde para os objetivos que quer conquistar. Neste livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, ele apresenta o método responsável por impactar 250 mil pessoas ao longo de sua carreira - e que pode ser a chave para o que você tanto procura. No decorrer destas páginas, o autor lhe entrega uma bússola. E para conseguir se guiar por ela você terá de assumir um compromisso com a mudança. Preparado? Aproveite todas as provocações e os desafios propostos nesta obra para conseguir, de fato, fazer o check-up completo sobre si mesmo. Acorde, creia, comunique, tenha foco, AJA! Pare de adiar sua vida e seja quem quer ser a partir de agora.Não existe outra opção. E está em suas mãos reescrever seu futuro.

COMPRE AQUI

Com a franqueza e assertividade já conhecidas de seu vasto público, Flávio subverte lugares-comuns, cria frases de impacto e conta histórias surpreendentes. Tudo isso com a autoridade de quem empreende, na prática, negócios no Brasil e no exterior. Tudo isso com a legitimidade de quem saiu do zero e se tornou um dos mais jovens bilionários brasileiros, segundo a Revista Forbes.

(40)

Um livro que vai te ajudar a fazer seu próprio caminho.

"Vou dispensar o aprofundamento nas equações que geram um Ponto de Inflexão, mas vou apenas me apropriar deste conceito para descrever momentos de nossa vida em que nossas decisões vão determinar para que direção seguiremos e que bônus ou ônus assumiremos. Em outras palavras, tomamos milhares de decisões diariamente. Porém, algumas delas não são decisões corriqueiras. São decisões especiais. Decisões que têm o poder de mudar o rumo do roteiro de nossa vida. A elas eu dou o nome de Ponto de Inflexão. É um conceito da matemática, mas que usaremos para ilustrar perfeitamente os momentos de nossa vida que podem tomar direções opostas a depender de nossas escolhas."

COMPRE AQUI

Nathalia Arcuri é criadora do Me Poupe!, maior canal de

finanças do mundo no YouTube. “Os fãs do canal Me Poupe! não vão se decepcionar. Nathalia Arcuri venceu o desafio de levar para o papel a linguagem que se tornou sua marca registrada, o que deve fidelizar multidões e reforçar o propósito de seu trabalho. Você tem em mãos um instrumento de transformação. Leia-o com sabedoria e coloque em prática o que encontrar aqui. Sua vida será outra, certamente mais rica, depois desta leitura.” – Gustavo Cerbasi Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?

COMPRE AQUI

Celebrando 20 anos como o livro n° 1 em finanças

pessoais.

A escola prepara as crianças para o mundo real? Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro. O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.

COMPRE AQUI

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá