• Nenhum resultado encontrado

8 TRABALHO A Destruição da Hidra de Lerna

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8 TRABALHO A Destruição da Hidra de Lerna"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OS TRABALHOS DE HÉRCULES Iva Marques da Fonseca

8° TRABALHO – A Destruição da Hidra de Lerna

A) Mito

B) Simbolismo do Mito

C) Arquétipo Astrológico – ESCORPIÃO – 23/10 -22/11 D) O Trabalho do Discípulo – Controlar e superar os Desejos E) Tarefa a ser feita – Trabalhar a não identificação

F) Pensamento-semente – Guerreiro eu sou, e da batalha surjo triunfante. A) Mito

Leitura das páginas 137 e 138 do livro “Os Trabalhos de Hércules” B) Simbolismo do Mito

Leitura das páginas 137 até 145 do livro “Os Trabalhos de Hércules” C) Arquétipo Astrológico – ESCORPIÃO – 22/10 – 21/11

Escorpião é um signo Fixo, Negativo/Passivo pertencente ao elemento Água. Escorpião é o 8° Signo e representa a Casa 8 do Zodíaco.

É dito que Escorpião é um signo de crise, de conversão, de orientação e de transformação que começa com a destruição da harmonia e do equilíbrio, que foram atingidos no signo de Libra, quando, neste signo, entram em ação as leis da vida e do desenvolvimento que afetam as eternas transformações no mundo das formas. As mudanças e as incertezas que daí surgem não são fáceis de serem compreendidas em Escorpião, que é um signo Fixo que quer se prender ao já estabilizado por acreditar em sua aparente segurança.

Escorpião vai ter que aprender que a evolução não permite estagnação, nem apego, nem segurança absoluta, mas um constante avançar e uma reação flexível quanto às transformações que a vida possa trazer.

Em Escorpião, o discípulo deve encontrar a segurança dentro da insegurança; para isto é preciso que ele esteja sempre atento, consciente do constante movimento, não se prendendo a nada e sempre fluindo. Para manter esse movimento, ele deve passar continuamente pelos processos da morte e do renascimento.

Aprender a se libertar da cadeia da matéria e aprender a viver as incertezas. Ao assim fazer, Escorpião está sempre criando formas novas, apegando-se a elas e em seguida destruindo-as por elas impedirem seu desenvolvimento. No desenvolvimento espiritual, atua a Lei da Evolução do crescimento contínuo e não da estagnação. É preciso haver movimento não inércia.

Por isso em Escorpião encontra-se a exigência psicológica e espiritual do eterno morrer e renascer. Este processo contém toda força que mantém o processo da criação em movimento. Assim, Escorpião tentará penetrar no mais profundo significado da vida na Terra e no sentido da vida humana.

(2)

Processos de transformação em cada nível da psique humana estão indissoluvelmente ligados a Escorpião.

Esses processos mostram que, ao penetrar nos segredos da psique humana, muitos valores pessoais devem ser jogados fora para não impedir um posterior crescimento.

Esta é a grande prova pela qual o discípulo passa. O signo é fixo, indicando a tenacidade de Escorpião que irá a qualquer extremo para conservar seus valores ou aquilo que ele encara como ideal.

Escorpião sendo um signo do elemento Água está ligado aos sentimentos e as emoções, mas ele não luta pelo desejo de segurança material (como em Touro do elemento Terra), porém pelas intensas necessidades emocionais.

No signo de Escorpião, o discípulo passa por crises muito importantes e dolorosas, mas apesar disso, é um dos períodos mais criativos. Nesta fase ele se defronta com a escolha de afundar ou não em suas emoções. Ao se afundar em suas emoções vai viver com grande intensidade todas elas, podendo aparecer assim uma grande possessividade, resultando em ciúmes e comportamentos violentos e ofensivos.

Mas, se o estudante já estiver numa fase de desenvolvimento, ele vai poder penetrar nos segredos da natureza desinteressadamente e vai poder mergulhar naquilo que parece misterioso, porque superando a sua crise, ele transforma uma reação emocional pessoal num instrumento de puro sentimento e compreensão.

O signo de Escorpião é o oposto do signo de Touro. Este eixo é chamado de Eixo da Posse. As paredes e os limites que Touro constrói para proteger seu próprio eu, suas posses e seu conforto, devem ser rompidos e destruídos em Escorpião de modo que o caminho para o desenvolvimento futuro seja liberado. Essas muralhas de proteção são construídas com tudo aquilo que necessitamos e amamos. Essa atitude, perante a vida, insensível e limitante, de cuidar apenas de si mesmo, não deixa que haja o amadurecimento e o desenvolvimento verdadeiros. É em Escorpião que esta atitude deve ser modificada e ele vai lutar para destruir os desejos egoístas e os limites confinantes, derrubando o aparentemente sólido eu que acredita estar seguro. Ao assim fazer, Escorpião representa a força polar entre as forças da vida e as da morte e a da morte e do renascimento.

A Casa 8 por isto é a Casa da regeneração física e espiritual, do renascimento psicológico, da degeneração e da morte e também das conclusões. É, através do signo de Escorpião e das atividades da 8ª Casa do mapa do nascimento, que tem lugar um tremendo teste de transformação para cada um dos estudantes. É aí que ele morre para o anseio de realização de desejos pessoais ( que se iniciou em Áries, na 1ª Casa) e é forçado, seja através da aspiração espiritual ou seja através do desespero material e emocional, a abandonar o apego ao ego pessoal (a sua personalidade). É nesta Casa que esse ego pessoal deve morrer.

(3)

Escorpião é dado um passo mais a frente, permitindo que o estudante mergulhe pela primeira vez nas águas da experiência coletiva da vida. Marte é o regente ortodoxo de Escorpião e Plutão o regente esotérico. Temos então Escorpião, Marte, Plutão e 8ª Casa.

Marte o deus da Guerra que está sempre voltado para as guerras, para todas as manifestações materiais, não está, por isto, interessado nas transformações nos planos mais sutis da consciência. A humanidade está sempre em luta envolvida nas conquistas territoriais e econômicas. Este caos existente no mundo é produto da falta de consciência da existência de uma ordem cósmica fundamental e da relutância em obedecer e promover amorosamente esta ordem até que o equilíbrio seja alcançado.

Plutão está relacionado com a Consciência e a sua evolução. Cada personalidade que a Consciência manifesta, vida após vida, possui uma natureza intrínsica que ela vivencia de modo próprio e com o objetivo de evoluir. Cada personalidade está ligada ao seu passado evolutivo e a sua história cármica.

Coexistem dentro da Consciência em evolução dois desejos: um é o de não estar preso a nada, é o de se separar daquilo a que ela está ligada, a Alma. O outro é o desejo de se juntar a Alma e retornar à Causa Primeira da Criação. É por causa desses desejos arquetípicos que a história da evolução pessoal e coletiva, através de um sem número de vidas, é tão longa. À medida que o ser evolui através das vidas, ele começa a dissipar ou eliminar esse desejo de separação. Começam a aparecer as perguntas: “Por que estou aqui?” “Quais as lições que devo aprender?”

D) Trabalho do Discípulo – Controlar e superar os desejos

O trabalho em Escorpião é o trabalho que tem absorvido e absorverá por longo tempo os estudantes e discípulos. Diferente de Hércules, eles ainda não venceram a hidra, pois estão ocupados com coisas fúteis, assim como Hércules fez em suas primeiras tentativas.

O verdadeiro teste de Escorpião só começa quando o estudante já estiver coordenado, isto é, quando a mente, a natureza emocional e a natureza física estivem funcionando como uma unidade.

O estudante entra em Escorpião pensando já ter conseguido o equilíbrio. Mas, de acordo com o que ele tem que enfrentar, seu equilíbrio fica subvertido, confuso e o desejo vem de forma exagerada.

A mente, que ele estava certo de estar começando a controlar a sua personalidade, não parece agir. Ele precisa, então, demonstrar para si mesmo que ele tem que superar a grande ilusão. A matéria, a forma não pode mais detê-lo, pois a forma não é mais que um simples canal de expressão pelo qual ele pode contatar o campo de manifestação divina.

A personalidade não é para ser morta, nem pisoteada. Ela precisa ser reconhecida como um triplo canal de expressão para os três aspectos divinos. Vai depender dele, usar a tríplice personalidade para fins egoístas ou divinos. A

(4)

grande ilusão é a utilização da personalidade para fins egocêntricos. Ao compreender que é preciso vencer as ilusões e as miragens, o estudante vai poder controlar e assim superar os desejos que são os formadores das ilusões. Em Escorpião, Hércules demonstrou o fato de que não poderia ser dominado por mais tempo pela serpente da ilusão. Ele livrou-se do medo, da miragem e de tudo o que poderia enganá-lo.

E) Tarefa a ser desenvolvida – Não Identificação

A Hidra simboliza, desde a antiguidade, o mal, os erros e as falhas vividas pelos seres humanos ao longo de sua caminhada. Ela é o resultado dos pensamentos mais tenebrosos forjados pela humanidade desde os seus primórdios.

O ser humano não se dá conta que ele está sempre alimentando os apetites das nove cabeças da monstruosa hidra. Quando ele começa a se dar conta de que está alimentando o que o aniquila, só cabe a ele destruí-la. Como decepar as nove cabeças da hidra que se move nas areias movediças do pântano, aonde a luz não chega nunca?

O ensinamento diz que primeiro de tudo, é preciso que o estudante não se identifique e nem sinta necessidade daqueles alimentos que saciam aquelas nove cabeças como: o medo, o ódio, o desejo de poder, o orgulho, a separatividade, a crueldade, o apego ao conforto e ao dinheiro bem como ao sexo. Ao não se identificar (ao não ter necessidade), o discípulo começa a desenvolver em si mesmo as qualidades da humildade, da coragem e do discernimento.

Ter humildade é ser capaz de se colocar na posição correta diante dos acontecimentos da vida.

Ter coragem é decidir não se desviar do que acontece em cada momento e estar atento às ilusões que apareçam.

Ter discernimento é poder ver o que é preciso ser feito no exato momento presente, sem as fantasias sobre um futuro e as lembranças de um passado. Estas três qualidades começam a brilhar quando o discípulo não mais de identifica com aqueles apetites, porque está concentrado no aqui e no agora; e se está lúcido do momento que vive, ele percebe as reações da hidra e pode decepar a cabeça imortal do monstro.

A hidra representa o perigo que espreita os que têm Escorpião em evidência em seu mapa, pois leva-os a extremos pela predominância dos poderes da dissolução e, ao mesmo tempo a luta pela preservação da vida. Vida e morte lutarão pelo predomínio. A vitória só pode vir quando não existe mais a identificação (a necessidade) com as forças da dissolução, quando se renuncia ás dúvidas e às atitudes pessimistas e às chamada tendências inferiores. A moderação é a qualidade mais importante a ser desenvolvida em Escorpião. É preciso lembrar o que diz o ensinamento: “A virtude pode se transformar facilmente em vício”.

(5)

F) Pensamento-semente – Guerreiro eu sou, e da batalha surjo triunfante As palavras chaves do signo de Escorpião são: prova, experiência e triunfo. Guerreiro, tal como Arjuna, é aquele que precisa enfrentar seus inimigos, mesmo que esses inimigos sejam queridos e importantes para ele. Ele vai ter que enfrentar e superar a totalidade dos fatores psíquicos e espirituais ainda não dominados, para que a vida interior possa florescer plenamente. Esses fatores emergem das profundezas do passado e representam a totalidade das tendências instintivas, das ilusões herdadas, das falsas atitudes intelectuais e de todas as pressões psíquicas. Para isto ele terá que usar a força da vida criativa e redentora.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das variáveis doses de resíduos de culturas de inverno uniformemente distribuídos no solo, profundidades de atuação do sulcador de adubo

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

anteriores (dos ultimos 5 anos, se diferente do atual empregador e se aplicável): Endereço: Cidade/Estado: CEP: Telefone: Cargo: Nome e sobrenome do

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC