• Nenhum resultado encontrado

Paróquia da Brandoa, Janeiro 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Paróquia da Brandoa, Janeiro 2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

(2)

Paróquia da Brandoa, Janeiro 2011

Caros Paroquianos.

Juntos na alegria e na fé em Cristo Jesus que nos une, gostaríamos de vos convidar a manifestá-las através da música. Como o fazer? Pois bem, estão todos convidados a participar no I Festival da Canção Cristã da Paroquia da Brandoa, a realizar-se no próximo dia 21 de Maio, no salão paroquial.

Queremos, desde já, que todos estejam conscientes dos objectivos deste festival: - Promover a canção cristã como instrumento de evangelização;

- Possibilitar um encontro dos paroquianos com Cristo Vivo e entre si;

- Preparar e reflectir sobre as jornadas mundiais a realizar em Madrid em Agosto de 2011;

Para que os objectivos sejam cumpridos, juntamos um exerto da carta do Papa Bento XVI aos jovens e a citação bíblica retirada de uma carta de São Paulo aos Colossenses:

“Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé” (Cl 2,7).

Esperamos que estas palavras vos sirvam de inspiração e vos animem a participar no Festival! Um abraço em Cristo.

A Equipa Coordenadora

Contactos: --- cancaocrista.brandoa@gmail.com José Marcos: 965162117

Ana Marisa: 911918831 João Borges (Boris) Patrícia Perdigão Joana Mendes

“Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé” (Cl 2,7).

“Queridos amigos!

Penso com frequência na Jornada Mundial da Juventude de Sidney de 2008. Lá vivemos uma grande festa da fé, durante a qual o Espírito de Deus agiu com força, criando uma comunhão intensa entre os participantes, que vieram de todas as partes do mundo. Aquele encontro, assim como os precedentes, deu frutos abundantes na vida de numerosos jovens e de toda a Igreja. Agora, o nosso olhar dirige-se para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Madrid em Agosto de 2011.

Já em 1989, poucos meses antes da histórica derrocada do Muro de Berlim, a peregrinação dos jovens fez etapa na Espanha, em Santiago de Compostela. Agora, num momento em que a Europa tem grande necessidade de reencontrar as suas raízes cristãs, marcamos encontro em Madrid, com o tema: «Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7).

Por conseguinte, convido-vos para este encontro tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal. E gostaria que todos os jovens, quer os que compartilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não crêem n'Ele, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós.

Em todas as épocas, também nos nossos dias, numerosos jovens sentem o desejo profundo de que as relações entre as pessoas sejam vividas na verdade e na solidariedade. Muitos manifestam a aspiração por construir relacionamentos de amizade autêntica, por conhecer o verdadeiro amor, por fundar uma família unida, por alcançar uma estabilidade pessoal e uma segurança real, que possam garantir um futuro sereno e feliz.

A cultura actual, nalgumas áreas do mundo, sobretudo no Ocidente, tende a excluir Deus, ou a considerar a fé como um facto privado, sem qualquer relevância para a vida social.

Mas o conjunto de valores que estão na base da sociedade provém do Evangelho - como o sentido da dignidade da pessoa, da solidariedade, do trabalho e da família - constata-se uma espécie de «eclipse de Deus», uma certa amnésia, ou até uma verdadeira rejeição do Cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida, com o risco de perder a própria identidade profunda.

(3)

Por este motivo, queridos amigos, convido-vos a intensificar o vosso caminho de fé em Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Vós sois o futuro da sociedade e da Igreja!

Vós jovens tendes direito de receber das gerações que vos precedem pontos firmes para fazer as vossas opções e construir a vossa vida, do mesmo modo como uma jovem planta precisa de um sólido apoio para que as raízes cresçam, para se tornar depois uma árvore robusta, capaz de dar fruto.

Queridos amigos, construí a vossa casa sobre a rocha, como o homem que «cavou muito profundamente». Procurai também vós, todos os dias, seguir a Palavra de Cristo. Senti-O como o verdadeiro Amigo com o qual partilhar o caminho da vossa vida. Com Ele ao vosso lado sereis capazes de enfrentar com coragem e esperança as dificuldades, os problemas, também as desilusões e as derrotas. São-vos apresentadas continuamente propostas mais fáceis, mas vós mesmos vos apercebeis que se revelam enganadoras, que não vos dão serenidade e alegria. Só a Palavra de Deus nos indica o caminho autêntico, só a fé que nos foi transmitida é a luz que ilumina o caminho.

Queridos amigos, muitas vezes a Cruz assusta-nos, porque parece ser a negação da vida. Na realidade, é o contrário! Ela é o «sim» de Deus ao homem, a expressão máxima do seu amor e a nascente da qual brota a vida eterna. De facto, do coração aberto de Jesus na cruz brotou esta vida divina, sempre disponível para quem aceita erguer os olhos para o Crucificado. Portanto, não posso deixar de vos convidar a aceitar a Cruz de Jesus, sinal do amor de Deus, como fonte de vida nova. Fora de Cristo morto e ressuscitado, não há salvação! Só Ele pode libertar o mundo do mal e fazer crescer o Reino de justiça, de paz e de amor pelo qual todos aspiram.

Amados jovens, a Igreja conta convosco! Precisa da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e confere-lhe renovado impulso. Por isso as Jornadas Mundiais da Juventude são uma graça não só para vós, mas para todo o Povo de Deus. A Igreja na Espanha está a preparar-se activamente para vos receber e para viver juntos a experiência jubilosa da fé. A Virgem Maria acompanhe este caminho de preparação. Ela, ao anúncio do Anjo, acolheu com fé a Palavra de Deus; com fé consentiu a obra que Deus estava a realizar nela. Pronunciando o seu «fiat», o seu «sim», recebeu o dom de uma caridade imensa, que a levou a doar-se totalmente a Deus. Interceda por cada um e cada uma de vós, para que na próxima Jornada Mundial possais crescer na fé e no amor. Garanto-vos a minha recordação paterna na oração e abençoo-vos de coração.”

Vaticano, 6 de Agosto de 2010 Benedictus PP XVI

As JMJ de 2011, têm como padroeiros os seguintes Santos:

 São João da Cruz;  Santo Inácio de Loyola;  São Francisco Xavier;

 Santo Isidoro dos trabalhadores;  Santa Maria de la Cabeza;  São Rafael Arnais;

 São João de Ávila;  Santa Teresa de Avila;  Santa Rosa de Lima;

Como preparação para este festival, sugerimos também, uma reflexão sobre a vida destes Santos, pedindo a sua intercessão.

(4)

I FESTIVAL PAROQUIAL DA CANÇAO CRISTÃ - PAROQUIA DA BRANDOA

REGULAMENTO

1. ORGANIZAÇÃO

A organização do Festival é da responsabilidade dos grupos de jovens da Paróquia da Brandoa, representada pela equipa coordenadora.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

A inscrição de uma canção no Festival representa a automática vinculação dos respectivos autores e intérpretes ao presente regulamento.

2. TEMA

As canções apresentadas ao Festival, terão que ser totalmente inéditas, nunca antes apresentadas em público, de temática cristã e submetidas ao tema:

“Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé” (Cl 2,7)

3. CONCORRENTES

3.1 Os elementos dos grupos concorrentes (autores e intérpretes) terão que estar integrados na comunidade paroquial.

3.2 Os grupos concorrentes não poderão ter um número inferior a dois elementos nem exceder os cinco, salvo no caso de autores que não sejam simultaneamente intérpretes.

3.3 Não existe limite de idade.

4. CANÇÕES

4.1 A duração das canções tem de se situar entre um mínimo de 2 minutos e 30 segundos e um máximo de 4 minutos.

4.2 Na apresentação da canção no dia do evento não será permitida a utilização de qualquer tipo de reprodução previamente gravada, nem vocal nem instrumental.

4.3 Uma vez inscritas no Festival, as canções não poderão ser retiradas pelos seus autores, os quais pela circunstância de concorrerem, autorizam a livre utilização da sua obra para a finalidade do Festival e ulterior divulgação, que no âmbito do mesmo se entenda fazer.

5. SELECÇÃO

5.1 Cada grupo terá o direito de apresentar ao festival apenas uma canção principal.

5.2 No caso de o número de canções principais inscritas ser inferior a 10, será feito um sorteio entre as canções secundárias até que se alcance um número mínimo de 10 canções participantes.

5.3 A Equipa Coordenadora poderá decidir, se assim o entender e no interesse dos participantes, aceitar todas as restantes canções inscritas.

(5)

6. EVENTO

6.1 Os instrumentos necessários ao acompanhamento musical das canções são da responsabilidade exclusiva dos participantes.

6.2 O equipamento de amplificação e reprodução sonora necessário ao Festival está a cargo da Equipa Coordenadora, estando os participantes, salvo autorização explícita, impossibilitados de utilizar equipamento próprio.

7. INSCRIÇÃO

7.1 A inscrição de uma canção participante terá de incluir os seguintes elementos:

a) Um exemplar da ficha de inscrição disponibilizada pela Equipa Coordenadora, com o nome do grupo, nome dos participantes, idades, contactos telefónicos dos autores e intérpretes, bem como indicação da pessoa de contacto do grupo.

b) Um exemplar da letra da canção com indicação dos respectivos autores.

c) Uma gravação sonora da canção, a mais fiel possível à apresentação ao Festival,

acompanhada pela indicação dos seus autores e intérpretes, bem como dos instrumentos que os mesmos toquem.

d) Uma partitura da canção ou, em alternativa, a indicação dos acordes para o exemplar da letra fornecido.

7.2 As canções participantes terão de ser inscritas no Festival até ao dia 5 de Março de 2011.

7.3 A inscrição será formalizada com a recepção por parte da Equipa Coordenadora de todos os elementos necessários em suporte digital, através do envio por correio electrónico

(cancaocrista.brandoa@gmail.com) ou então através do envio de um CD remetido ao José Marcos na ourivesaria “Pacheco & Marques” na Rua do Município, ate ao dia 19 de Março de 2011.

8. PRÉMIOS

8.1 Todas as canções apresentadas ao Festival serão submetidas à apreciação de um júri. O júri será composto por um número impar de jurados.

8.2 Serão atribuídos prémios às canções classificadas em 1º, 2º e 3º lugar. A avaliação será feita tendo em conta a melhor musica, melhor letra, e melhor interpretação.

8.3 Será atribuído um premio à melhor claque.

8.4 O premio de melhor claque será atribuído pelos grupos concorrentes através de votação directa. Os grupos concorrentes não poderão nunca votar em si mesmos.

Referências

Documentos relacionados

Os complexos eventos que ocorrem durante a maturação oocitária não envolvem somente a correta dinâmica de separação cromossômica durante a maturação nuclear,

O Diretor Pro-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Alcântara, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas

CENTAURO - MIDWAY AVENIDA BERNARDO VIEIRA, 3775 MIDWAY MALL TIROL NATAL RN (11)25886537 CENTAURO - NATAL SHOPPING AVENIDA SENADOR SALGADO FILHO, 2234 NATAL SHOPPING CANDELARIA NATAL

• As oportunidades não são para todos. • As oportunidades são para os que

Produção de frio • Sistemas criogénicos 0,83 kJ/(kg.K) 572 kJ/kg -78,5 ºC CO 2 sólido 1,1 kJ/(kg.K) 199 kJ/kg -195,8 ºC Azoto líquido específico Calor latente temperatura Calor

Esto estabelecimento antigo e bem montado, vantajosamente conhecido pela sua nunca desmentida pratica em bem merecer da confiança de seus freguezes, sempre

[...] a valorização do solo que depende das características do processo de ocupação tende a segregar a população trabalhadora em áreas cada vez mais afastadas dos centros

As normas e os procedimentos, a serem adotados em caso de ocorrência de acidentes ambientais ou pessoais, devem constar em manual disponível e de fácil acesso