• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GRAMÁTICA E REDAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GRAMÁTICA E REDAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GRAMÁTICA E REDAÇÃO

Nome: __________________________________ Nº____ 1ª série ____ Data: ___ / ___ / 16 Professores: Bruno, Lucas e Thais

Nota: ______________ 2° Bimestre

Observação importante:

1. Quem ficou de recuperação no 1º e no 2º bimestres, deve fazer apenas os exercícios referentes ao 2º bimestre.

2. Quem ficou de recuperação apenas no 2º bimestre, deve fazer os exercícios referentes aos 2 bimestres. 1º bimestre

1. Linguagem, Língua e Variedades linguísticas Ao final do bimestre, espera-se que o aluno:

1.1 Seja capaz de identificar, em textos de diferentes gêneros, as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro histórico, por meio do reconhecimento das marcas linguísticas que singularizam as diferentes variedades.

1.2 Relacione os preconceitos sociais aos usos da língua, a fim de construir uma visão crítica por meio do estudo das variedades linguísticas.

1.3 Escolha com critério a variedade adequada à situação de comunicação, inclusive nas produções textuais, reconhecendo os efeitos de sentido resultantes do uso de determinados recursos linguísticos.

2. Oralidade e escrita

Ao final do bimestre, espera-se que o aluno:

2.1. Reconheça a fala e a escrita como modalidades diferentes de realização da língua, cada uma delas com características específicas.

2.2. Perceba que a escrita não é uma transcrição da fala, mas um sistema com regras e convenções próprias.

2.3. Compreenda os conceitos de fonema, encontros consonantais e vocálicos, dígrafo e separação silábica.

2.4. Demonstre domínio satisfatório das regras de acentuação e ortografia da norma padrão da Língua Portuguesa.

2.5. Aplique os conhecimentos adquiridos nas produções textuais e nas respostas dissertativas solicitadas nas diversas avaliações.

3. Produção de texto: resenha crítica Ao final do bimestre, espera-se que o aluno:

3.1. Reconheça as características do gênero resenha crítica, particularmente os mecanismos argumentativos.

3.2. Aplique esses recursos nas próprias produções. 3.3. Identifique o mesmo emprego na produção de colegas.

(2)

Redação: Reescreva a redação bimestral. Para isso, utilize uma das folhas do bloco de rascunho.

Gramática: Resolva os exercícios abaixo:

1. (FUVEST). Examine a seguinte matéria jornalística:

Sem-teto usa topo de pontos de ônibus em SP como cama.

Às 9h desta segunda (17), ninguém dormia no ponto de ônibus da rua Augusta com a Caio Prado. Ninguém a não ser João Paulo Silva, 42, que chegava à oitava hora de sono em cima da parada de coletivos.

“Eu sempre durmo em cima desses pontos novos. É gostoso. O teto tem um vidro e uma tela embaixo, então não dá medo de que quebre. É só colocar um cobertor embaixo, pra ficar menos duro, e ninguém te incomoda”, disse Silva depois de acordar e descer da estrutura. No dia, entretanto, ele estava sem a coberta, “por causa do calor de matar”.

Por não ter trabalho em local fixo (“Cato lata, ajudo numa empresa de carreto. Faço o que dá”), ele varia o local de pouso. “Às vezes é aqui no centro, já dormi em Pinheiros e até em Santana. Mas é sempre nos pontos, porque eu não vou dormir na rua”.

(www1.folha.uol.com.br, 19/03/2014. Adaptado) a) Qual é o efeito de sentido produzido pela associação dos elementos visuais e verbais presentes na imagem acima? Explique.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) O vocábulo “pra”, presente nas declarações atribuídas a João Paulo Silva, é próprio da língua falada corrente e informal. Cite mais dois exemplos de elementos linguísticos com essa mesma característica, também presentes nessas declarações. Responda na página seguinte.

(3)

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 2. (PUC – Adaptada) Leia o texto abaixo:

São Paulo 10 de Novembro, 1924. Meu caro Carlos Drummond

(...) Eu sempre gostei muito de viver, de maneira que nenhuma manifestação da vida me é indiferente. Eu tanto aprecio uma boa caminhada a pé até o alto da Lapa como uma tocata de Bach e ponho tanto entusiasmo e carinho no escrever um dístico que vai figurar nas paredes dum bailarico e morrer no lixo depois como um romance a que darei a impassível eternidade da impressão. Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: gostarem de verdade da vida. Como não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida, cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste. Eu não posso compreender um homem de gabinete e vocês todos, do Rio, de Minas, do Norte me parecem um pouco de gabinete demais. Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em que vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho (não há mesmo caminho pros amantes da Terra) em longas caminhadas! Que diabo! estudar é bom e eu também estudo. Mas depois do estudo do livro e do gozo do livro, ou antes, vem o estudo e gozo da ação corporal. (...) E então parar e puxar conversa com gente chamada baixa e ignorante! Como é gostoso! Fique sabendo duma coisa, se não sabe ainda: é com essa gente que se aprende a sentir e não com a inteligência e a erudição livresca. Eles é que conservam o espírito religioso da vida e fazem tudo sublimemente num ritual esclarecido de religião. Eu conto no meu "Carnaval carioca" um fato a que assisti em plena Avenida Rio Branco. Uns negros dançando o samba. Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros. Os jeitos eram os mesmos, mesma habilidade, mesma sensualidade mas ela era melhor. Só porque os outros faziam aquilo um pouco decorado, maquinizado, olhando o povo em volta deles, um automóvel que passava. Ela, não. Dançava com religião. Não olhava pra lado nenhum. Vivia a dança. E era sublime. Este é um caso em que tenho pensado muitas vezes. Aquela negra me ensinou o que milhões, milhões é exagero, muitos livros não me ensinaram. Ela me ensinou a felicidade.

(ANDRADE, Mário de. A lição do amigo: cartas de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1982, pp. 3-5.) A partir da leitura do trecho da carta de Mário a Drummond, responda aos seguintes itens:

a) Na carta a Drummond, Mário de Andrade utiliza, por vezes, a linguagem coloquial, trazendo a impressão de que a interação estaria ocorrendo na modalidade falada informal da língua. Assim, quais são as marcas de oralidade presentes no texto? Dê exemplos.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

(4)

b) Ao longo da carta, o autor utiliza várias palavras paroxítonas, mas nem todas são acentuadas. Diante disso, retire do texto três exemplos de paroxítonas não acentuadas e explique a ausência do acento gráfico em cada caso. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 3. Observe o anúncio abaixo:

a) Observe as imagens do anúncio, a linguagem nele utilizada e a afirmação “No mundo de hoje tudo envelhece muito rápido.”? Qual a relação entre esses três aspectos?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

“Um sítio com grande sortimento de pessoas. Êsse é o Twitter, um célebre mecanismo de manutenção de contatos visuais. Seguindo e sendo seguido, vossa mercê gozará da possibilidade de intercambiar uma formidável quantidade de informações, filmes, photographias, etc. O twitter é, de fato, uma ferramenta magnânima.”

(5)

b) Para convencer o interlocutor, o anúncio utiliza uma variedade linguística específica. Diga qual é ela e utilize exemplos do texto para justificar sua resposta.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4. (FUVEST). Examine a tirinha:

Fernando Gonsales, Níquel Náusea: Cadê o ratinho do titio? São Paulo: Devir, 2011. a) De acordo com o contexto, o que explica o modo de falar das personagens representadas pelas duas traças? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Mantendo o contexto em que se dá o diálogo, reescreva as duas falas do primeiro quadrinho, empregando o português usual e gramaticalmente correto.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

(6)

5. (FUVEST - adaptada) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede:

Tem-se discutido muito sobre as funções essenciais da linguagem humana e a hierarquia natural que há entre elas. É fácil observar, por exemplo, que é pela posse e pelo uso da linguagem, falando oralmente ao próximo ou mentalmente a nós mesmos, que conseguimos organizar o nosso pensamento e torná-lo articulado, concatenado e nítido; é assim que, nas crianças, a partir do momento em que, rigorosamente, adquirem o manejo da língua dos adultos e deixam para trás o balbucio e a expressão fragmentada e difusa, surge um novo e repentino vigor de raciocínio, que não só decorre do desenvolvimento do cérebro, mas também da circunstância de que o indivíduo dispõe agora da língua materna, a serviço de todo o seu trabalho de atividade mental. Se se inicia e desenvolve o estudo metódico dos caracteres e aplicações desse novo e preciso instrumento, vai, concomitantemente, aperfeiçoando-se a capacidade de pensar, da mesma sorte que se aperfeiçoa o operário com o domínio e o conhecimento seguro das ferramentas da sua profissão. E é este, e não outro, antes de tudo, o essencial proveito de tal ensino.

(J. Mattoso Câmara Jr., Manual de expressão oral e escrita. Adaptado.)

a) Transcreva o trecho em que o autor trata da relação da linguagem com o pensamento.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ b) Segundo o autor, qual é o “essencial proveito” do ensino da língua?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 6. (UNICAMP) Por ocasião da comemoração do dia dos professores, no mês de outubro de 2003, foi veiculada a seguinte propaganda, assinada por uma grande corporação de ensino:

Parabéns [Pl. de parabém] S. m. pl. 1. Felicitações, congratulações. 2. Oxítona terminada em "ens", sempre acentuada. Acentuam-se também as terminadas em "a", "as", "e", "es", "o", "os", e "em".

(7)

a) Observe os itens 1 e 2 do verbete PARABÉNS. Há diferenças entre eles. Aponte-as. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Levando em conta o enunciado que está abaixo do verbete, a quem se dirige essa propaganda?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 7. Acentue as palavras abaixo, se necessário, e justifique:

exame: ___________________________________________________________________________________ equilibrio: _________________________________________________________________________________ fantastico: _________________________________________________________________________________ so: ______________________________________________________________________________________ palavra: __________________________________________________________________________________ especie: __________________________________________________________________________________ hiato: ____________________________________________________________________________________ rainha: ___________________________________________________________________________________ humus: ___________________________________________________________________________________ ate: ______________________________________________________________________________________ reles: ____________________________________________________________________________________ pacto: ____________________________________________________________________________________ orfão: ____________________________________________________________________________________ vivessemos: _______________________________________________________________________________ havera: ___________________________________________________________________________________

(8)

bau: _____________________________________________________________________________________ insipido:___________________________________________________________________________________ austero: __________________________________________________________________________________ heterogeneo:_______________________________________________________________________________ insigne: ___________________________________________________________________________________ 2º bimestre:

1. A construção do sentido na linguagem: ambiguidade, polissemia e duplo sentido. Ao final do semestre, pretende-se que o aluno:

1.1 Seja capaz de identificar, em textos de diferentes gêneros, os elementos textuais que produzem ambiguidade.

1.2 Diferencie ambiguidade lexical e ambiguidade sintática, de modo a ser capaz de explicar com clareza e coerência os motivos pelos quais um determinado texto pode ser considerado ambíguo.

1.3 Consiga reescrever textos ambíguos para que a ambiguidade seja desfeita. 1.4 Entenda o conceito de polissemia, presente em diversos níveis de discurso.

1.5 Seja capaz de explicar, com clareza, os diferentes sentidos possíveis para um termo, conforme o contexto.

2. Relações lexicais: antonímia, sinonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia e hiponímia. Ao final do semestre, pretende-se que o aluno:

2.1 Compreenda os conceitos de antonímia, sinonímia, paronímia e homonímia.

2.2 Reconheça a importância dessas ferramentas na produção textual e na interpretação de texto.

2.3 Aplique os conhecimentos adquiridos nas próprias produções e nas respostas dissertativas em avaliações.

3. Produção de texto: gênero comentário Ao final do bimestre, espera-se que o aluno:

3.1 Reconheça as características do gênero comentário. 3.2 Aplique esses recursos nas próprias produções. 3.3 Identifique o mesmo emprego na produção de colegas.

Redação: Reescreva a redação bimestral. Para isso, utilize uma das folhas do bloco de rascunho. (0,5)

Gramática: Resolva os exercícios abaixo: (0,5)

1. (UNICAMP) Às vezes, quando um texto é ambíguo, é o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que lê. Um bom exemplo é o trecho que segue, no qual há duas ambiguidades, uma decorrente da ordem das palavras e a outra, de uma elipse de sujeito.

O presidente americano (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, onde comeu peru fantasiado de fuzileiro naval no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos.

(9)

a) Quais as interpretações possíveis das construções ambíguas? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Reescreva o trecho de modo a impedir interpretações inadequadas.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ c) Que tipo de informação o leitor leva em conta para interpretar adequadamente esse trecho?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 2. (UNICAMP - adaptada) Leia a propaganda (adaptada) da Fundação SOS Mata Atlântica reproduzida abaixo e responda às questões propostas.

a) Há no texto uma expressão de duplo sentido sobre a qual o apelo da propaganda é construído. Transcreva tal expressão e explique os dois sentidos que ela pode ter.

(10)

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Dê um antônimo para a palavra “abandono”.

________________________________________________________________________________________ 3. (FUVEST) Considere o seguinte texto, para atender ao que se pede:

O orgulho é a consciência (certa ou errada) do nosso próprio mérito; a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência do nosso próprio mérito para os outros. Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso, pode ser — pois tal é a natureza humana — vaidoso sem ser orgulhoso. É difícil à primeira vista compreender como podemos ter consciência da evidência do nosso mérito para os outros, sem a consciência do nosso próprio mérito. Se a natureza humana fosse racional, não haveria explicação alguma. Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito. O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em ação.

Fernando Pessoa, Da literatura europeia.

a) Considerando-a no contexto em que ocorre, explique a frase “o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior”.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Reescreva a frase “O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é”, substituindo por sinônimos as expressões sublinhadas.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

(11)

4. (UNICAMP) Uma revista semanal brasileira traz a seguinte nota em sua seção A SEMANA: O HOMEM DAS BEXIGAS

O britânico Ian Ashpole bateu no domingo 28 o recorde de altitude em voo com bexigas: subiu 3.350 metros amarrado a 600 balões, superando sua marca de 3 mil metros. Ian subiu de bexiga e voltou de para-quedas. "Quando eu era criança, assisti a um filme chamado 'Balão vermelho'. Desde então me apaixonei por esse esporte", disse ele.

(ISTO É, 7/11/2001) a) O título poderia ser considerado ambíguo, dado que a palavra "bexiga" tem vários sentidos em português. Cite pelo menos dois desses sentidos.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Em que passagem do texto se desfaz a ambiguidade do título?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ c) Dada a modalidade esportiva que Ian pratica, qual poderia ser o tema do filme mencionado?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 5. (ITA) Leia o texto abaixo.

BoIeiros sob medida

Ciência e futebol é uma tabelinha raramente esboçada no Brasil. A academia não costuma eleger os gramados como objeto de estudo e o mundo dos boleiros tampouco tem o hábito de, digamos, dar bola para o que os pesquisadores dizem sobre o esporte mais popular do planeta. Numa situação privilegiada nos dois campos, tanto na ciência quanto no futebol, Turíbio Leite de Barros, diretor do centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Cemafe/Unifesp) e fisiologista da equipe do São Paulo Futebol Clube há 15 anos, produziu um estudo que traça o perfil do futebol praticado hoje no Brasil do ponto de vista das exigências físicas a que os jogadores de cada posição do time são submetidos numa partida.

(12)

a) O texto contém termos do universo do futebol, como, por exemplo, "tabelinha", uma jogada rápida e entrosada normalmente entre dois jogadores. Retire do texto outras duas expressões que, embora caracterizem esse universo, também assumem outro sentido. Explique esse sentido.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) O título pode ser considerado ambíguo devido à expressão "sob medida". Aponte dois sentidos possíveis para a expressão, relacionando-os ao conteúdo do texto.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 6. (FGV)

Estamos comemorando a entrega de mais de mil imóveis. São mais de 1000 sonhos realizados. Mais de oito imóveis são entregues todo dia. Quer ser o próximo? Então vem para a X Consórcios. Entre você também para o consórcio em que o Brasil inteiro confia.

(Texto de anúncio publicitário, editado.)

No contexto em que se encontra, a pergunta - Quer ser o próximo? - mostra-se ambígua. a) Explique por quê.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Mostre como desfazer a ambiguidade, reescrevendo a pergunta.

_______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

(13)

7. (UNITAU) Em:

I - Suas qualidades IMPORTAM pouco.

II - As indústrias nacionais IMPORTAM muita mercadoria. as palavras em destaque, são, entre si,

a) homônimas. b) antônimas. c) sinônimas. d) hiperônimas. e) hipônimas.

8. (UEL) Os pares acidente/incidente; cheque/xeque; vultoso/vultuoso; verão/estio são, respectivamente: a) sinônimos, homônimos, parônimos e antônimos.

b) parônimos, homônimos, parônimos e sinônimos. c) parônimos, parônimos, sinônimos e sinônimos. d) homônimos, homônimos, parônimos e sinônimos. e) sinônimos, parônimos, sinônimos e antônimos.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo possibilitou caracterizar o perfil pré e pós intervenção de mulheres de 50 a 65 anos, em período pós-menopausa, residentes na área urbana do município de

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

 Vantagens do arquivo de índice sobre o de dados  Mais fácil de trabalhar, pois usa registros de tamanho fixo  Pode ser pesquisado com busca binária (em memória?.

Comunicar ao seu médico ou farmacêutico, todos os medicamentos que estiver em uso ou que tenha feito uso recentemente ao início do tratamento com o ALCYTAM (mesmo os sem necessidade

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Nos capítulos anteriores, a profissão professor universitário foi apresentada como complexa, trazendo várias inquietações e reflexões sobre: o papel da profissão na sociedade e