• Nenhum resultado encontrado

Superior Tribunal de Justiça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Superior Tribunal de Justiça"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Superior Tribunal de Justiça

AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.568.047 - SC (2015/0292747-0)

RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS

AGRAVANTE : ESTADO DE SANTA CATARINA

PROCURADOR : FERNANDO ALVES FILGUEIRAS DA SILVA AGRAVADO : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL AGRAVADO : IDELAMAR NESSI

ADVOGADOS : ANSELMO JOÃO DE SÁ

FERNANDO NIEHUES BASCHIROTTO E OUTRO(S)

RELATÓRIO

O EXMO. SR. MINISTRO HUMBERTO MARTINS (Relator):

Cuida-se de agravo regimental interposto pelo ESTADO DE SANTA CATARINA contra decisão monocrática de minha relatoria que apreciou recurso especial interposto com o objetivo de reformar acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina que negou provimento ao recurso de apelação do recorrente nos termos da seguinte ementa (fl. 147, e-STJ):

"APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO. PLEITO DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE AUXÍLIO-ACIDENTE.

IMPROCEDÊNCIA. ADIANTAMENTO DOS HONORÁRIOS

PERICIAIS REALIZADO PELA AUTARQUIA RÉ. PRETENSÃO DE REAVER OS VALORES. IMPOSSIBILIDADE. ART. 129, PARÁGRAFO ÚNICO, DA LEI 8.213/91 E DIRETRIZES DO CONVÊNIO N. 081/2012 CELEBRADO ENTRE O PODER

JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA, A

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA E A

PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA. RECURSO DESPROVIDO.

'Se a perícia foi requerida por beneficiário da assistência judiciária gratuita, não é cabível transferir o ônus de antecipar a remuneração do perito à parte adversa. Em princípio, a responsabilidade seria do Estado, por força de mandamento constitucional {art. 5 o , LXXIV, CF). No entanto, o Estado não está obrigado a adiantar as despesas com a realização da prova pericial ou reembolsar esse valor ao final da demanda.' (TJSC, Agravo de Instrumento n. 2011.023024-3, de Videira, rei. Des.Pedro Manoel Abreu, julgado em 07.02.2012) ".

(2)

Superior Tribunal de Justiça

A decisão agravada deu provimento ao agravado nos termos da seguinte ementa (fl. 195, e-STJ):

"PROCESSUAL CIVIL. HONORÁRIOS PERICIAIS.

BENEFICIÁRIO DA JUSTIÇA GRATUITA. RESPONSABILIDADE

DO ESTADO. RESSARCIMENTO AO INSS. RECURSO

ESPECIAL PROVIDO".

Aduz o agravante que a decisão recorrida "consubstancia medida

que traz inequívoco e relevante impacto financeiro ao orçamento estadual ", bem

como viola os princípios da ampla defesa e do contraditório, uma vez que "o

Estado de Santa Catarina não figura como parte no processo nem foi, em nenhum momento, intimado a manifestar-se acerca dos ônus relativos aos honorários periciais (fls. 210/211, e-STJ)."

Pugna, por fim, caso não seja reconsiderada a decisão agravada, pela submissão do presente agravo à apreciação da Turma.

Dispensada a oitiva da agravada. É, no essencial, o relatório.

(3)

Superior Tribunal de Justiça

AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.568.047 - SC (2015/0292747-0)

EMENTA

PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. BENEFICIÁRIO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA SUCUMBENTE. PAGAMENTO DE HONORÁRIOS PERICIAIS. RESPONSABILIDADE DO ESTADO. PRECEDENTES.

1. O Estado de Santa Catarina afigura-se como parte legitima no feito, uma vez que cabe ao Estado o custeio dos honorários periciais diante da sucumbência de jurisdicionado sob o pálio da gratuidade de justiça.

2. Não há violação do preceito contraditório e ampla defesa quando o Estado é chamado à responsabilidade ao pagamento dos honorários periciais, haja vista que o seu dever constitucional em garantir o amplo acesso ao judiciário abrange incumbência de conferir todas as condições necessárias à efetividade processual ao beneficiário da justiça gratuita, não podendo desta maneira exigir do perito que assuma tal ônus financeiro.

3. Ainda, "conforme a jurisprudência, "as despesas

pessoais e materiais necessárias para a realização da perícia estão protegidas pela isenção legal de que goza o beneficiário da gratuidade de justiça. Assim, como não se pode exigir do perito a realização do serviço gratuitamente, essa obrigação deve ser do sucumbente ou, no caso de ser o beneficiário, do Estado, a quem é conferida a obrigação de prestação de assistência judiciária aos necessitados." AgRg no AREsp 260.516/MG, Rel. Ministra

ASSUSETE MAGALHÃES, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/03/2014, DJe 03/04/2014.

Agravo regimental improvido.

VOTO

O EXMO. SR. MINISTRO HUMBERTO MARTINS (Relator):

O recurso não merece prosperar.

(4)

Superior Tribunal de Justiça

afastou a obrigação do particular em arcar com os honorários periciais por ele ser beneficiário da gratuidade de justiça, mantendo a respectiva responsabilidade sobre o INSS, nos seguintes termos (fls. 151/152, e-STJ):

"a competência residual para julgar as ações de acidente do trabalho, por força de mandamento constitucional (CF, art. 109, 1). Logo, se o segurado da previdência social goza de isenção do pagamento de custas e honorários advocaticios (art. 129 da Lei n. 8.213/91), e sendo obrigação legal da entidade autárquica antecipar o depósito dos honorários periciais (art. 80, § 20, da Lei n. 8.620/93), a qual, inclusive, goza d e isenção parcial (50%) das custas processuais em caso de sucumbência (LCE n. 161/97), se afigura injusto e sem respaldo legal pretender compelir o Estado ao reembolso dos honorários periciais adiantados pelo órgão ancilar".

Esta Corte, seguindo a orientação já firmada sobre o assunto, deu provimento ao recurso especial do INSS ao fundamento de ser cabível ao Estado o ônus de pagar os honorários periciais insurgido inicialmente à parte beneficiária da gratuidade de justiça.

Neste momento, vem o Estado de Santa Catarina suscitar reforma da decisão monocrática, dispondo inexistência de legitimidade passiva no feito, bem como violação dos princípios do contraditório e ampla defesa.

Em que pese as razões expostas pelo recorrente, não se verificam nos autos elementos capazes de infirmar o entendimento da decisão monocrática. A interpretação conferida por esta Corte está amparada no preceito constitucional do amplo acesso ao poder judiciário, uma vez que cabe ao Estado promover os meios necessários e suficientes à inafastabilidade da jurisdição. Tendo nessa perspectiva que se respeitar o disposto no art. 5º, inciso XXXV, da CF/88, que determina que nenhuma norma poderá ser interpretada de modo a afastar da apreciação do judiciário lesão ou ameaça ao direito.

Nesse sentido, quando foi conferido no presente feito o dever do Estado de Santa Catarina em custear os honorários periciais da parte sucumbente deu-se a efetividade aos comandos constitucionais.

Outrora, não se pode dizer que houve violação dos princípios da ampla defesa e do contraditório como postula o recorrente, visto que o Estado está ciente de suas responsabilidades constitucionais. Ademais, nem se diga que o ente estatal não integrou o processo cognitivo cuja sentença foi desfavorável ao jurisdicionado beneficiário da gratuidade de justiça. Ocorre que, na ação em que

(5)

Superior Tribunal de Justiça

se concede prova pericial em favor de jurisdicional sob o pálio da gratuidade, o Estado é o titular do poder-dever em garantir a isonomia processual e a efetividade processual, não havendo ofensa à norma constitucional ou infraconstitucional, conforme se infere dos julgados:

"PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO

RECURSO ESPECIAL. EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA

PÚBLICA. BENEFICIÁRIO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

GRATUITA SUCUMBENTE. PAGAMENTO DE HONORÁRIOS

PERICIAIS. RESPONSABILIDADE DO ESTADO.

PRECEDENTES.

1. Cabe ao Estado arcar com honorários periciais, na hipótese em que houver sucumbência por parte do beneficiário da assistência judiciária, em razão de ser dever constitucional daquele prestar assistência judiciária aos hipossuficientes.

2. Precedentes: AgRg no REsp 1352121/MG, Rel. Min. Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 18.3.2013; EDcl no AgRg no REsp 1327281/MG, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, DJe 5.11.2012; e AgRg no REsp 1327290/MG, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, Primeira Turma, DJe 22.10.2012.

3. Agravo regimental não provido." (AgRg no REsp

1.349.531/MG, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 07/05/2013, DJe 13/05/2013.)

"ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. PARTE QUE LITIGA SOB O PÁLIO DA

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA. HONORÁRIOS PERICIAIS.

PAGAMENTO PELO ENTE ESTATAL. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.

1. As despesas pessoais e materiais necessárias para a realização da perícia estão protegidas pela isenção legal de que goza o beneficiário da gratuidade de justiça. Assim, como não se pode exigir do perito a realização do serviço gratuitamente, essa obrigação deve ser do sucumbente ou, no caso de ser o beneficiário, pelo Estado, a quem é conferida a obrigação de prestação de assistência judiciária aos necessitados. Precedentes.

2. Agravo Regimental desprovido." (AgRg no Ag

1.223.520/MG, Rel. Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, QUINTA TURMA, julgado em 14/09/2010, DJe 11/10/2010.)

Em situação análoga, esta corte afastou a violação do princípio da ampla defesa e contraditório, compreendendo que a participação do Estado está inserida no processo quando se tem a necessidade de mecanismos ínsito à

(6)

Superior Tribunal de Justiça

estrutura estatal. Senão vejamos:

"ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. DEFENSOR

DATIVO. HONORÁRIOS FIXADOS EM SENTENÇA-CRIME.

TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL LÍQUIDO, CERTO E

EXIGÍVEL. IMPOSSIBILIDADE DE REVISÃO EM EMBARGOS À EXECUÇÃO. "JUS PUNIENDI" DO ESTADO. INEXISTÊNCIA DE OFENSA AO ART. 472 DO CPC. DECISÃO MANTIDA.

1. O advogado dativo, nomeado por inexistência ou desaparelhamento da Defensoria Pública no local da prestação do serviço, faz jus aos honorários fixados pelo juiz, a serem pagos pelo Estado, segundo os valores fixados na tabela da OAB.

2. Transitada em julgado, a sentença proferida em processo-crime que fixa honorários advocatícios em favor de defensor dativo constitui título executivo líquido, certo e exigível, na forma dos arts. 24 do Estatuto da Advocacia e 585, V, do CPC.

3. Na ação penal, sendo o Estado detentor do poder-dever de punir (jus puniendi), bem como responsável por garantir os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório ao réu, não há falar em ofensa ao art. 472 do CPC.

4. Em obediência à coisa julgada, é inviável revisar, em embargos à execução, o valor da verba honorária fixada em sentença com trânsito em julgado. Agravo regimental improvido."

(AgRg no REsp 1.370.209/ES, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 06/06/2013, DJe 14/06/2013.)

Ainda, ratificando os termos da decisão recorrida, é recorrente o entendimento desta Corte em conferir a legitimidade do Estado na responsabilidade para pagamento dos honorários periciais concedidos em favor de beneficiário da gratuidade, senão vejamos:

"PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL EM

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. PAGAMENTO DE

HONORÁRIOS PERICIAIS, QUANDO O SUCUMBENTE É

BENEFICIÁRIO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA.

RESPONSABILIDADE DO ESTADO. PRECEDENTES. AÇÃO DE

COBRANÇA LASTREADA EM TÍTULO EXECUTIVO

EXTRAJUDICIAL. POSSIBILIDADE. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.

I. Cabe ao Estado o ônus de arcar com os honorários periciais, quando a sucumbência recair sobre beneficiário da justiça gratuita. Precedentes do STJ.

II. Conforme a jurisprudência, "as despesas pessoais e materiais necessárias para a realização da perícia estão

(7)

Superior Tribunal de Justiça

protegidas pela isenção legal de que goza o beneficiário da gratuidade de justiça. Assim, como não se pode exigir do perito a realização do serviço gratuitamente, essa obrigação deve ser do sucumbente ou, no caso de ser o beneficiário, do Estado, a quem é conferida a obrigação de prestação de assistência judiciária aos

necessitados. Precedentes desta Corte Superior: REsp.

1170971/MG, Rel. Min. HAMILTON CARVALHIDO, DJE

03.03.2010 e AgRg no REsp 1.274.518/MG, Rel. Min.

HUMBERTO MARTINS, DJe 07.03.2012" (STJ, AgRg no AREsp 352.498/MG, Rel. Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, PRIMEIRA TURMA, DJe de 27/09/2013).

III. A obrigação lastreada em título executivo extrajudicial pode ser exigida em ação ordinária, que gera situação menos gravosa para o devedor, com maior amplitude de defesa. Precedentes do STJ.

IV. Agravo Regimental improvido."

(AgRg no AREsp 260.516/MG, Rel. Ministra ASSUSETE MAGALHÃES, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/03/2014, DJe 03/04/2014.)

"PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO

RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE COBRANÇA DE

HONORÁRIOS PERICIAIS. SUCUMBENTE BENEFICIÁRIO DA

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA. PRESCRIÇÃO

QUINQUENAL. RESPONSABILIDADE DO ESTADO.

1. A orientação das Turmas que integram a Primeira Seção/STJ pacificou-se no sentido de que "o prazo prescricional para a cobrança de honorários periciais provenientes de ação judicial em que a parte vencida foi beneficiária da assistência judiciária gratuita é quinquenal nos termos do art. 12 da Lei nº

1.060/50 c/c art. 1º do Decreto nº 20.910/1932" (REsp

1.348.722/MG, 2ª Turma, Rel. Min. Eliana Calmon, DJe de 18.4.2013).

2. Cabe ao Estado arcar com honorários periciais, na hipótese em que houver sucumbência por parte do beneficiário da assistência judiciária, em razão de ser dever constitucional daquele prestar assistência judiciária aos hipossuficientes. Nesse sentido: REsp 1.219.016/MG, 1ª Turma, Rel. Min. Benedito Gonçalves, DJe de 21.3.2012; AgRg no REsp 1.274.518/MG, 2ª Turma, Rel. Min. Humberto Martins, DJe de 7.3.2012; AgRg no REsp 1.349.531/MG, 2ª Turma, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, DJe de 13/05/2013.

3. Agravo regimental não provido." (AgRg no REsp

(8)

Superior Tribunal de Justiça

SEGUNDA TURMA, julgado em 19/09/2013, DJe 27/09/2013.) Ante o exposto, nego provimento ao agravo regimental.

É como penso. É como voto.

MINISTRO HUMBERTO MARTINS Relator

Referências

Documentos relacionados

4º - O Curso de Licenciatura em Ciências Naturais é constituído por três núcleos de formação: - Núcleo de Formação Geral, que contém o Eixo de Educação Básica;

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

E) Derivação prefixal, derivação parassintética e composição por aglutinação. Aprendemos palavras para melhorar os olhos". As orações destacadas podem ser

O princípio do contraditório e da ampla defesa é uma manifestação do Estado Democrático de Direito, e tem relação direta com o princípio da igualdade entre

¨ Para cada edifício em um endereço, selecione a porta de entrada de Edifício Completo ou selecione uma ou mais portas de entrada de Descritor de Edifício, Nome de Edifício e Número

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Como ando pesquisando uma antena vertical para HF, aproveitei para escrever esse artigo e compartilhar com todos o resultado, e assim poupar tempo dos que

b) Formulário “Autorização para Crédito de Indenização” (formulário padrão MetLife), devidamente preenchido e assinado pelo Segurado ou, quando for o caso, por cada