• Nenhum resultado encontrado

ALUNO (A): TURMA: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALUNO (A): TURMA: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C

C

O

O

L

L

É

É

G

G

I

I

O

O

I

I

N

N

T

T

E

E

G

G

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

A

A

N

N

G

G

L

L

O

O

ALUNO (A):_____________________________________________________________________ TURMA: ______

3º ANO DO ENSINO MÉDIO

TR1

ROTEIRO / TRABALHO RECUPERAÇÃO FINAL - QUÍMICA

40,0 pontos Valor:

Atenção para os seguintes procedimentos:

1. Anexe esta folha ao Trabalho, pois a correção será baseada nela.

2. Faça, treine e deixe as resoluções no Trabalho, mas elas não terão valor de correção. 3. Preencha todo o cabeçalho acima.

4. Esta folha deverá ser resolvida somente À TINTA (azul ou preta), portanto, NÃO SERÃO aceitas marcações a lápis, datilografados, digitados e, principalmente, rasuradas.

5. Aproveite este Trabalho para estudar para a recuperação, ou seja, as questões da prova serão baseadas nele e no Roteiro estabelecido.

6. Esta folha (anexada ao Trabalho) deverá ser entregue no dia da aplicação da prova em 2017.

O TRABALHO SERÁ CORRIGIDO SOMENTE PELO QUADRO DE RESPOSTAS

QUESTÕES

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A LTE R N ATIV A S

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

ROTEIRO

Prof.: Lourival

Reconhecimento e Nomenclatura de Funções Reações de Alcanos

Reações de Alcenos Reações de Aromáticos

Reação de saponificação e esterificação Reação de esterificação

Polímeros Prof.: Sinval

 Ligações químicas e polaridade das moléculas;  Propriedades coligativas;

 Balanceamento de reações por oxirredução;  Pilhas;

 Cinética das reações: Velocidade das reações e fatores que influenciam a velocidade da reação;

 Equilíbrio: kc, kp, ka e kb. Fatores que deslocam o equilíbrio da reação;

 Constante de solubilidade: ks.  pH e pOH;

 Radioatividade: Partículas α, β, γ. Tempo de vida.

TRABALHO

QUESTÃO 01

(Funções Orgânicas) A produção mundial de alimentos

poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição dos

prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos.

Identifique as funções orgânicas presentes

simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados:

(a) Éter e éster. (b) Cetona e éster. (c) Álcool e cetona. (d) Aldeído e cetona. (e) Éter e ácido carboxílico.

QUESTÃO 02

Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.

(2)

Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza

(a) Polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água. (b) Apolar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa. (c) Anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e

bases.

(d) Insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura.

(e) Anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.

QUESTÃO 03

(Enem 2012) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de (a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou

refrigerante.

(b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

(c) sacos plásticos de supermercado como a condicionantes de lixo caseiro.

(d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

(e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

QUESTÃO 04

O uso de embalagens plásticas descartáveis vem crescendo em todo o mundo, juntamente com o problema ambiental gerado por seu descarte inapropriado. O politereftalato de etileno (PET), cuja estrutura é mostrada, tem sido muito utilizado na indústria de refrigerantes e pode ser reciclado e reutilizado. Uma das opções possíveis envolve a produção de matérias-primas, como o etilenoglicol (1,2-etanodiol), a partir de objetos compostos de PET pós-consumo.

Disponível em: www.abipet.org.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Com base nas informações do texto, uma alternativa para a obtenção de etilenoglicol a partir do PET é a

(a) solubilização dos objetos.

(c) trituração dos objetos. (d) hidrólise dos objetos. (e) fusão dos objetos.

QUESTÃO 05

Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou biocombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo),talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes.

DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais. Scientific

American Brasil. Ago. 2009, no 87 (adaptado).

O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais

(a) são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.

(b) oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecerem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fosseis.

(c) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos.

(d) sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego. (e) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais,

pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias de petróleo e gasolina.

QUESTÃO 06

Os carros híbridos, cujos motores funcionam a combustão interna (geralmente combustíveis fósseis) e eletricidade, são tidos como alternativa viável para reduzir a emissão veicular

de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. Para testar se

são realmente ecológicos, pesquisadores italianos

compararam as emissões de dióxido de carbono de quatro homens, em três situações, correndo, caminhando e andando de bicicleta, com as emissões de dióxido de carbono de carros movidos a gasolina, de carros movidos a óleo diesel e de carros híbridos, quando cada um desses tipos de carros transportava esses mesmos quatro homens em percursos urbanos. Os resultados são apresentados no gráfico a seguir,

onde as barras representam a emissão de CO2 de cada

(3)

Considerando os resultados e as condições nas quais foi realizado o experimento, e considerando os processos de obtenção e produção da energia que permitem a movimentação dos músculos do homem, pode-se dizer corretamente que quatro homens

(a) transportados por um carro híbrido apresentam a mesma taxa respiratória que quatro homens pedalando, e liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.

(b) correndo consomem mais glicose que quatro homens pedalando ou quatro homens caminhando, e liberaram para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um carro híbrido que os estivesse transportando.

(c) pedalando consomem mais oxigênio que quatro homens caminhando ou correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um veículo híbrido que os estivesse transportando.

(d) pedalando têm maior consumo energético que quatro homens caminhando ou quatro homens correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera menor quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por qualquer veículo que os estivesse transportando. (e) transportados por um veículo a gasolina ou por um

veículo a diesel liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por quatro Homens

QUESTÃO 07

A hidrogenação catalítica de um composto orgânico, com 5 ou mais átomos de carbono, é possível desde que esse composto apresente cadeia carbônica:

(a) alifática insaturada ou cadeia cíclica insaturada. (b) alifática, saturada e heterogênea ou cadeia cíclica. (c) alifática, homogênea e ramificada ou cadeia cíclica. (d) aberta, normal, ramificada e homogênea.

(e) aberta, insaturada, ramificada e heterogênea aromática.

QUESTÃO 08

O tolueno é muito usado na indústria tanto como solvente quanto como intermediário químico na fabricação de explosivos.

Identifique o composto formado, preferencialmente, pela trinitração do tolueno, considerando as regras usuais de substituição eletrofílica aromática.

(a) (d)

(b) (e).

(c)

QUESTÃO 09

No 3-metilpentano, cuja estrutura está representada a seguir:

O hidrogênio mais facilmente substituível por halogênio está situado no carbono de número:

(a) 1 (b) 2 (c) 3 (d) 4 (e) 5 QUESTÃO 10

O benzeno é um hidrocarboneto aromático presente no petróleo, no carvão e em condensados de gás natural. Seus metabólitos são altamente tóxicos e se depositam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. O limite de exposição pode causar anemia, câncer (leucemia) e distúrbios do comportamento. Em termos de reatividade química, quando um eletrófilo se liga ao benzeno, ocorre a formação de um intermediário, o carbocátion. Por fim, ocorre a adição ou substituição eletrofílica.

Disponível em: www.sindipetro.org.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Disponível em: www.qmc.ufsc.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Com base no texto e no gráfico do progresso da reação apresentada, as estruturas químicas encontradas em I, II e III são, respectivamente: CH 3 NO2 NO2 O2N CH3 NO2 NO2 O2N CH 3 NO2 NO2 NO2 CH 3 NO2 O2N NO2 CH3 O2N NO2 NO2

(4)

QUESTÃO 11

Para evitar o desenvolvimento de bactérias em alimentos, utiliza-se ácido benzóico como conservante.

Sabe-se que:

(I) Em solução aquosa, ocorre o equilíbrio:

(II) A ação bactericida é devida exclusivamente à forma

não-dissociada do ácido (BzH).

(III) Quando [BzH] = [Bz–], o pH da solução é 4,2.

Com base nestas informações e considerando-se a tabela seguinte:

pode-se afirmar que é possível utilizar ácido benzóico como conservante do:

(a) refrigerante, apenas. (b) leite, apenas.

(c) refrigerante e picles, apenas. (d) refrigerante e leite, apenas. (e) picles e leite, apenas.

QUESTÃO 12

Com base nas informações da tabela, nos conhecimentos sobre solubilidade e equilíbrio de solubilidade, pode-se

(a) O sulfeto de zinco é a substância mais solúvel em água.

(b) Para o PbCl2, Ks = [Pb2+].[2Cl–].

(c) A solubilidade do MgCO3 é 2,00 · 10–5 mol/L.

(d) A solubilidade independe da temperatura.

(e) Ao se fazer passar uma corrente de gás clorídrico em uma solução saturada de AgCl, haverá precipitação de AgCl.

QUESTÃO 13

É muito comum as donas-de-casa, após a limpeza do peixe, usarem limão para remover o cheiro deixado em suas mãos. A maioria delas não tem uma explicação científica para o fato. Entretanto, sabe-se que o cheiro é causado pelo

composto metilamina, de fórmula CH3 – NH2, cuja equação

de equilíbrio é representada a seguir:

CH3– NH2(aq) + H2O(l) CH3– NH3+ (aq) + OH–(aq)

Segundo o Princípio de Le Chatelier, o cheiro de peixe desaparece porque:

(a) a adição do limão (H+) neutraliza o íon OH, deslocando

o equilíbrio para a direita, consumindo a metilamina.

(b) a adição do limão (H+) neutraliza o íon OH, deslocando

o equilíbrio para a direita, consumindo o CH3 – NH3+.

(c) a adição do limão (H+) neutraliza o íon OH, deslocando

o equilíbrio para a esquerda, formando solução aquosa.

(d) a adição do limão (H+) neutraliza o íon OH, deslocando

o equilíbrio para a esquerda, retirando a metilamina.

(e) a adição do limão (H+) neutraliza o íon OH, deslocando

o equilíbrio para a esquerda, diminuindo a

concentração de H2O.

QUESTÃO 14

Dentre as alternativas a seguir, indique a que contém a

afirmação incorreta:

(a) Ligação covalente é aquela que se dá pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. (b) O composto covalente HCl é polar, devido à diferença de

eletronegatividade existente entre os átomos de hidrogênio e cloro.

(c) O composto formado entre um metal alcalino e um halogênio é covalente.

(d) A substância de fórmula Br2 é apolar.

(e) A substância de fórmula CaI2 é iônica.

QUESTÃO 15

O valor do ΔE° para a célula representada pela equação:

2Ag+(aq) + Mg(s)  2Ag(s) + Mg2+(aq)

Conhecendo-se os potenciais padrão de redução:

Ag+(aq) + e-  Ag(s) E° = +0,80 volt

Mg2+(aq) + 2e-  Mg(s) E° = -2,37 volts

É igual a: (a) +3,17 volts (b) +1,57 volts (c) +0,77 volt (d) -3,17 volts (e) -0,77 volt

(5)

QUESTÃO 16

O 201Tl é um isótopo radioativo usado na forma de TlCl3

(cloreto de tálio), para diagnóstico do funcionamento do coração. Sua meia-vida é de 3 dias. Certo hospital possui 20g deste isótopo. Sua massa, em gramas, após 9 dias, será igual a: (a) 1,25 (b) 3,3 (c) 7,5 (d) 2,5 (e) 5,0 QUESTÃO 17

Nas espécies químicas HF, HIO3, HClO, ClO4–e BrO3–, os

números de oxidação dos halogênios são, respectivamente: (a) +1, +5, +1, +4, +3. (b) +1, +5, +1, –5, –1. (c) –1, +5, +1, +7, +5. (d) –1, –5, +1, –7, –3. (e) 0, +6, –1, +7, –5. QUESTÃO 18

Considere o diagrama abaixo para a seguinte reação:

Br + H2 ↔ HBr + H

A variação da entalpia da reação e a energia de ativação representadas são, respectivamente:

(a) 3 Kcal/ mol e 28 Kcal/mol (b) 28 Kcal/mol e 25 kcal/mol (c) 28 Kcal/mol e 3 Kcal/mol (d) 25 Kcal/mol e 28 Kcal/mol (e) 25 Kcal/mol e 3 Kcal/mol

QUESTÃO 19

As propriedades coligativas das soluções dependem: (a) da pressão máxima de vapor do líquido.

(b) da temperatura de fusão.

(c) da natureza do solvente, somente.

(d) do número de partículas dispersas na solução. (e) da temperatura de ebulição do líquido.

QUESTÃO 20

O gráfico seguinte refere-se ao sistema químico

H2(g) + I2(g) 2HI(g)

ao qual se aplica o Princípio de Le Chatelier.

Analise o gráfico e indique a opção correta:

(a) A adição de I2(g) em t1 aumentou a concentração de HI(g).

(b) A adição de H2(g) em t2 aumentou a concentração de I2(g).

(c) A adição de H2(g) em t1 aumentou a concentração de HI(g).

(d) A adição de H2(g) em t2 levou o sistema ao equilíbrio.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Auscultação de sons do intestino, inspeção com palpação leve e profunda, percussão para massas e áreas moles, percussão do figado, palpação dos rins, percussão cega. sobre

(³) Considera a taxa de administração do fundo e as máximas dos fundos investido, exetuando fundos com exceção da taxa de administração dos fundos de índice e fundos de

Org.: Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes/ Direção Regional dos Assuntos Culturais/Museu Etnográfico da Madeira. Zarco Academy of Arts apresenta: united Photo

Acordo de Cooperação Técnica que entre si celebram o Ministério Público Federal e o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Segurança

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O advento da Lei n° 7.347/85 (que regulamentou a Agio Civil Publica) introduziu na doutrina e na jurisprudencia inumeros conflitos e questionamentos no tocante ao uso