• Nenhum resultado encontrado

JORGE ALEXANDRE CARDOSO MARQUES DA COSTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORGE ALEXANDRE CARDOSO MARQUES DA COSTA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORGE ALEXANDRE CARDOSO MARQUES DA COSTA

Dados Pessoais

Nome: Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa Nome sob o qual publica: Jorge Alexandre Costa Data de Nascimento – 24 de Dezembro de 1961

Formação Académica

Ano: 2010

Grau: DOUTORAMENTO

Classificação: Aprovado por unanimidade

Instituição que conferiu o grau: Universidade do Porto Faculdade: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Título da tese: O Espaço Público como Habitus de Educação e Cultura: os teatros públicos da cidade do Porto, enquanto palcos de realização lírica, na segunda metade do século XIX (18651891)

Orientador: Professora Doutora Helena C. Araújo Coorientador: Professora Doutora Luísa Cymbron Domínio científico: Ciências da Educação

Designação do curso: Curso de doutoramento em Sociologia da Educação e Cultura

Ano: 2000 Grau: MESTRADO

Classificação: Bom com distinção

Instituição que conferiu o grau: Universidade do Minho Faculdade: Instituto de Educação e Psicologia

Título da tese: A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841

Orientador: Professor Doutor António Sousa Fernandes Domínio científico: Ciências da Educação

Anos curriculares: 2

Designação do curso: Curso de mestrado em Sociologia da Organizações e Administração Educacional Ano: 1995

Grau: Licenciatura Classificação: 14 valores

Instituição que conferiu o grau: Universidade de Aveiro Domínio científico: Ensino da Música

Anos curriculares: 5

Designação do curso: Licenciatura em Ensino da Música

Ano: 1990

Grau: Bacharelato Classificação: 14 valores

Instituição que conferiu o grau: Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto

(2)

Ano: 1988

Grau: EQUIPARAÇÃO A BACHARELATO Classificação: 15

Instituição que conferiu o grau: Conservatório de Música do Porto Domínio científico: Performance

Anos curriculares: 7

Designação do curso: Curso Superior do Conservatório de Música do Porto

Atividades anteriores e situação atual

Período Cargo, categoria ou atividade Instituição

1/9/2009 a presente

Professor Adjunto Escola Superior de Educação do

Instituto Politécnico do Porto 2/9/2001 a

31/8/2009

Professor Equiparado a ProfessorAdjunto Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto 1/10/1997 a

30/8/2001

Professor Equiparado a Assistente Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto 3/5/1992 a

17/7/2011

Director Pedagógico Escola de Música Óscar da Silva

2/9/1990 a 31/8/1995

Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música

Conservatório de Música de Aveiro

Calouste Gulbenkian 1/1/1986 a

29/8/1997

Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música

Escola de Música Óscar da Silva

Área de atividade científica

As áreas de atividade científica organizam-se em torno de três grandes eixos:

i) FORMAÇÃO MUSICAL | EDUCAÇÃO MUSICAL [teoria e análise musical, formação auditiva e didática musical]

ii) MÚSICA E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE [sociologia da educação e do quotidiano, ensino e formação] iii) ESTUDOS CULTURAIS [sociologia da música, literatura oitocentista, imprensa e cultural studies]

Domínio de Especialização: Ciências da Educação [sociologia da educação e cultura] e Ciências Musicais [teoria e formação musical, sociologia da música e história da música do século XIX].

Atuais interesses de investigação: A música nos relatos da imprensa e na literatura portuense de oitocentos; A formação musical no ensino vocacional, profissional e artístico; Ensino de música.

Outras competências/atividades

(3)

Experiência na orientação

Orientação de Dissertações de Mestrado

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Sara Filipa Cancujo – “Aprendizagem Cooperativa nas Práticas Letivas em Formação Musical: um modelo de ensino em grupo para o desenvolvimento musical individual” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Daniela Fontinha Vieira – “A música atonal nas práticas letivas de Formação Musical” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Nuno Filipe Oliveira – “A familiaridade tímbrica do intrumento como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da acuidade auditiva” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Inês Costa Pinto – “Os reportórios em Formação Musical: evidências, critérios e práticas pedagógicas” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Osvaldo Samuel Fernandes – “Olhares formativos complementares em Formação Musical: os contributos da Composição e da Análise Musical” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de João Filipe Rodrigues – “Edgar Willems, uma presença (re)conhecida nas práticas letivas em Formação Musical: dois olhares circunscritos” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Vítor Marcelo Ribeiro – “A escrita polifónica em Formação Musical: estratégias e modelos para a sua implementação” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Mariana Sofia Rodrigues – “Os manuais de escolares de apoio e as práticas pedagógicas em Formação Musical: um encontro (im)possível” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2017.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Susana Patrícia Alves – “A música tradicional portuguesa na Formação Musical: vantagens e desvantagens de um reportório esquecido” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Pedro Emanuel Almeida – “Reportórios para a Formação Musical: os hábitos musicais dos alunos como fatores para a sua construção” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Nuno Miguel Oliveira – “Repensar o lugar da Formação Musical no ensino em Portugal” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de João Manuel Gomes – “A memória musical no espaço da Formação Musical: concepções e estratégias para o seu desenvolvimento” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Diogo Manuel Vieira – “A aprendizagem rítmica em Formação Musical: os exercícios e os reportórios de percussão como elementos pedagógicos” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Cátia Sofia Borges – “Audição interior: estratégias de aprendizagem para o seu desenvolvimento” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.  Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Carla Cristina Lopes – “Da monodia à

polifonia em Formação Musical: reflexões sobre um processo de ensino atribulado” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Carina dos Santos Reis – “O ensino da Formação Musical nos dias de hoje: novos desafios organizacionais, curriculares e pedagógicos” - ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2016.

(4)

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Carlos Manuel Sampaio Fernandes "O jogo como estratégia de aprendizagem rítmica: A ludicidade na exploração das fichas de exercícios rítmicos" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Diogo Filipe Gouveia Tavares "O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Sílvia Clara Moreira dos Santos Gomes "Audição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Rui Filipe Ferreira Vieira "Intervalos melódicos: diferentes estratégias de aprendizagem" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Filipe André Ribeiro Pereira "Software EarMaster como ferramenta pedagógica na disciplina de Formação Musical" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Liliana de Fátima Fernandes Correia – “Reportório de Jazz nas aulas de Formação Musical – um percurso alternativo” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Maria Isabel Cunha Campos – “A leitura no 1º ano de Formação Musical: a utilização das diferentes claves como estratégia de aprendizagem” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Pedro Miguel dos Santos Rodrigues – “Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical” ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Daniel Ricardo Madureira de Carvalho – “Quatro relatos e meio sobre Formação Musical: diferentes trajetos de docência” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Pedro Gilberto Rodrigues – “A audição interior: estratégias para a sua implementação” ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Lécio Ribeiro – “Em torno de uma nova Formação Musical” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015

 Coorientador da dissertação de mestrado de Maria Francisca Soares Dias "A Música e a inserção Social de Jovens em Risco" na Universidade Católica Portuguesa, 2013.

Arguente em provas de mestrado

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Élson Rafael Santos Pinho "Novas Tecnologias como motivação e consolidação na aprendizagem do Trombone" no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2014.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Joana Brandão da Costa " Programa de História da Cultura e das Artes do Curso Profissional de Jazz" no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2014.

 Elemento do júri (arguente) da prova de doutoramento de Maria Helena Borges Cabral "O ensino da flauta de bisel em grupo como inovação pedagógica: uma investigação-acção no 2º ciclo do Ensino Básico" no Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2014.

(5)

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Luís Alberto Bittencourt “O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra Water Music de Tan Dun” no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2012.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Henrique Daniel Portovedo Marques “Sistemas Musicais Interativos no Ensino Especializado da Música” no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2012.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Manuel Maio Graça Fernandes “ Arranjos de Música Tradicional Portuguesa em Classes de Conjunto” no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2012.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de José Manuel de Abreu Carvalho “Ser Pequeno entre os Grandes” na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2010.

Participação em projetos de investigação (coordenador/membro de equipas)

 “Uma Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis” Projecto financiado pela FCT – POCTI/1999/CED/34477

 "Perspectiva da obra para Canto e Piano de compositores do Porto" Projecto financiado pelo Instituto Português do Património e das Artes do Espectáculo (IPPAE) e pela Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, 2001. Projecto apresentado em coautoria com o pianista Jaime Mota.  “A Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico – O caso da Região Autónoma da

Madeira” Projecto financiado pela FCT – PTDC/CED/72112/2006

 "Um Breve Olhar Musical Sobre a Poesia de Florbela Espanca" Projecto financiado pela Câmara Municipal de Matosinhos, 2007.

 “Promover a inclusão social através do envolvimento com a música – o projecto Orquestra Geração” Projecto PTDC/CPECED/120596/2010

 "O antigo Teatro de S. João do Porto (17981908): história e cultura teatral no Norte de Portugal" Projecto coordenado por Luísa Cymbron (FCSH - Universidade Nova), 2015-2018

 "As Canções Regionais Portuguesas de Fernando Lopes-Graça" Projecto financiado pela Academia de Amadores de Música de Lisboa, 2006-2016.

 "A DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO VOCACIONAL, PROFISSIONAL E ARTÍSTICO DE MÚSICA: a musicografia Braille como dispositivo tecnológico promotor de práticas e atitudes educativas inclusivas" - Projeto coordenado por Jorge Alexandre Costa (INET-md | CIPEM), 2017-2018

(6)

Publicações

Teses

 Costa, Jorge A. (2000). "A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841" (dissertação de mestrado orientada pelo Professor Doutor António Sousa Fernandes, Universidade do Minho).  Costa, Jorge A. (2009)."O ESPAÇO PÚBLICO BURGUÊS COMO HABITUS DE EDUCAÇÃO E CULTURA: a

produção lírica nos teatros públicos da cidade do Porto na segunda metade do século XIX 1865-1891" (tese de doutoramento orientada pela Professora Doutora Helena Araújo, Universidade do Porto, e pela Professora Doutora Luísa Cymbron, Universidade Nova de Lisboa).

Livros (autor)

 Costa, J. A. (coord.) (2015). Olhares sobre a História da Música em Portugal. Matosinhos: Verso da História.

Livros (editor)

 Primeira Cantata de Natal sobre Cantos Tradicionais Portugueses da Natividade, coro misto à cappella, Fernando Lopes-Graça. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2017.

 Segunda Cantata de Natal sobre Cantos Tradicionais Portugueses da Natividade, coro misto à cappella, Fernando Lopes-Graça. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2017.

 Canções Regionais Portuguesas (24 cadernos), coro à capella, Fernando Lopes-Graça. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2014-2015.

 Sete Fragmentos de Velhos Romances Portugueses, voz media e conjunto instrumental, Fernando Lopes-Graça. Encomenda do Instituto de Artes (transcrição musical de J. A. Costa), 2007.

 Ciclo Anteriano Hino à razão, Sulamita, Sonho Oriental, Idílio e Ideia, canto e piano, Luís de Freitas Branco, sobre poesias de Antero de Quental. Porto: Edição Casa da Música/fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2006.

 Quatrains du Secret Estude, coro à capella, António Chagas Rosa. Encomenda do autor (transcrição musical de J. A. Costa), 2004.

 Prelude, Choral et Fugue, instrumentos de arco, Cláudio Carneyro. Encomenda da Orquestra Musicare (transcrição musical de J. A. Costa), 2003.

 Judas, secundum Lucas, orquestra e coro, António Pinho Vargas. Encomenda da Academia de Música de Viana do Castelo (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Quatro Canções, canto e piano, Berta Alves de Sousa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Soneto, canto e piano, Carlos Azevedo. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Sete Canções de Albano Martins, canto e piano, António Pinho Vargas. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Nove Canções de António Ramos Rosa, canto e piano, António Pinho Vargas. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

(7)

 Poemas Impressionistas, canto e piano, Cândido Lima. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Ficções do Interlúdio, canto e piano, Victor Macedo Pinto. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. Costa), 2002.

 Canção Triste, canto e piano, Hernâni Torres. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Soneto, canto e piano, João Arroyo. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.  Três Redondilhas, op.27, canto e piano, Fernando Corrêa de Oliveira. Porto: fermata editora

(transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Duas Cantigas de Amigo, canto e piano, Filipe Pires. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Cinco Canções, canto e piano, Luiz Costa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Duas Canções, canto e piano, Fernando Lapa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Oração ao Pão, canto e piano, Fernando Bessa Valente, sobre poesias de Guerra Junqueiro. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Três canções sem palavras, coro, Eurico Carrapatoso. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Poema D. João e a Máscara, op. 80, flauta e guitarra, António Victorino d'Almeida. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Três Prelúdios, piano, Berta Alves de Sousa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Obsession, piano, Carlos Azevedo. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.  Anamorphoses, violoncelo, Isabel Soveral. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa),

2001.

 Plural III, clarinete e piano, Fernando C. Lapa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Hymnos, coro, Fernando Bessa Valente. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 A Impaciência de Mahler, orquestra, António Pinho Vargas. Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Melodias Estranhas, ópera, António Chagas Rosa. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 A Demolição, ópera, Fernando Lapa e Carlos Azevedo. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Paixão, coro, Francisco Luís, séc. XVII. Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian (transcrição musical de J. A. Costa), 2000.

 Kroma, violeta e orquestra, Cláudio Carneyro. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2000.

 La Giuditta, oratória, Francisco António de Almeida, 1762. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2000.

 3 Consolations, flauta de bisel e orquestra, António Chagas Rosa. Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian (transcrição musical de J. A. Costa), 1999.

(8)

 Moh, orquestra, António Chagas Rosa. Encomenda do Teatro Nacional de S. Carlos (transcrição musical de J. A. Costa), 1999.

 Inória, dois pianos, Cândido Lima. Encomenda do autor (transcrição musical de J. A. Costa) 1999.  Interpretação e Educação Musical, Francisco Monteiro. Porto: fermata editora (editor J. A. Costa), 1997.  Avena Ruda, flauta e piano, Cláudio Carneyro. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A.

Costa), 1995.

 Sonatina, flauta e piano, Luiz Costa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 1995.  Serenata e Valsa, flauta, violino e piano, Óscar da Silva. Porto: Câmara Municipal de

Matosinhos/fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 1995.

Capítulos de livros

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Bessa, Rui; Ferreira, Rui; Boal-Palheiros, Graça; Boia, Pedro Santos (2017). “Aprender música na Orquestra Geração” in Mota, Graça; Lopes, João Teixeira (Orgs.) Crescer a Tocar na Orquestra Geração. Vila do Conde: Verso da História Editora.

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça (2017). “O desvendar de uma complexidade” in Mota, Graça; Lopes, João Teixeira (Orgs.) Crescer a Tocar na Orquestra Geração. Vila do Conde: O Verso da História Editora.

 Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça; Costa, Jorge Alexandre (2017). “Um olhar a partir de múltiplas narrativas” in Mota, Graça; Lopes, João Teixeira (Orgs.) Crescer a Tocar na Orquestra Geração. Vila do Conde: O Verso da História Editora.

 Costa, J. A. (2015). "Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o teatro lírico portuense na segunda metade de setecentos". In Paula Guerra (coord.) More Than Loud. Porto: Edições Afrontamento.  Costa, J. A. (2012). "De um primeiro nocturno para um nocturno a três". In Paulo de Assis (coord.)

Mémoires... Miroirs, pp. 87-108. Lisboa: Edições Colibri.

 Costa, J. A. (2011). "Folhetins sobre a vida musical portuense na segunda metade do século XIX." In O Porto Romântico. Porto: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

 Costa, J. A. (2000). "O Conservatório Geral de Arte Dramática: uma possível concepção de educação". In Universidade do Minho: Instituto de Estudos da Criança.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

 Mota, G., Costa, J. & Leite, A. (2005). Music education in context: the construction of the teacher's identity within cross-disciplinary collaboration in the arts. Bulletin of the Council for Research in Music Education, 161/162, 181-188.

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça (2017). "The Orquestra Geração unveiling Its complexity" in Research Studies in Music Education (no prelo).

(9)

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

 Costa, Jorge A., Mota, Graça & Cruz, Ana I. (2016). “O Projeto Orquestra Geração. A duplicidade de um evento musical/social”. In Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (no prelo).

Publicações em atas de encontros científicos

 Costa, Jorge A. (2017). "A Habilitação Profissional para a Docência no Ensino Artístico especializado: o mestrado em ensino de música da ESMAE/ESE". In 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 3 a 5 de fevereiro de 2017.

 Vieira, Luísa P., Vieira, Flávia e Costa, Jorge A. (2017). Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional na Formação Musical: um estudo de caso. In II Encontro Internacional de Formação na Docência – Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 5 e 6 maio de 2017.

 Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa; Pais-Vieira, Luísa; Ribeiro, Lécio; Fernandes, Pedro (2016). “Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – Práticas, estratégias e discursos em Formação Musical”. In VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 3 a 5 de Novembro de 2016. http://www.spimusica.pt/enim2016/

 Costa, Jorge A. e Barros, Rosa (2016). “Subsídios para a história da disciplina de Formação Musical”. In VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 3 a 5 de Novembro de 2016. http://www.spimusica.pt/enim-2016/

 Costa, Jorge A.; Cruz, Ana Isabel (2016). “La formación musical en la orquestra geração: un domínio disciplinario voluble en un campo de formación socio-musical”. In Seminari Investigació en Educació Musical (SIEM UIB). Palma de Mallorca, Espanha, 6 a 8 de Julho de 2016. http://siemuib2016.wixsite.com/siemuib2016

 Costa, J. A. (2015). "Retrato Sonoro de uma revista apreendida". In V Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Évora, Portugal, Novembro de 2015.

 Costa, J. A., Cruz, A. I., & Mota, G. (2014). The Orquestra Geração unveiling its complexity. In O. Odena, & S. Figueiredo (Eds.), Proceedings of the 25th International Seminar of the ISME Commission on

Research, João Pessoa Brasil, Julho 2014, pp. 59-76. URL:

http://issuu.com/official_isme/docs/2014_11_10_isme_rc_ebook_final_pp37/1

 Mota, G., Costa, J. A. e Cruz, A. (2013). “Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project”. In Summaries and Abstracts of the 8th International Conference for Research in Music Education Conference, Exeter United Kingdom, April 2013, pp. 56-57.

 Costa, J. A. (2013). "Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o Teatro Lírico na cidade do Porto no final de setecentos". In III Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Cascais, Portugal, Novembro de 2013.

 Costa, J.A. e Mota, G. (2012). “Projecto Orquestra Geração – a Duplicidade de um evento social/musical”. In II Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Castelo Branco, Portugal, Novembro de 2012, pp. 26-27.

 Costa, J. A. (2011). "Ambientes musicais no mundo elegante portuense oitocentista". In I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Casa da Musica, Porto, 25 a 27 de Novembro de 2011.

(10)

 Costa, J. A. (2005). "The Prima-Dona in the opera and the operetta of the XIX century: a social and historical overview of musical performance". In Conferência Performance Matters, organizada pelo Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, no âmbito da Escola de Outono, Setembro de 2005.

Outras publicações

 Costa, Jorge A. (2017). Para os amantes da música. In programação da Câmara Municipal de Matosinhos.

 Costa, Jorge A. (2016). Convite para as curvas de uma temporada. In programação da Câmara Municipal de Matosinhos.

 Costa, Jorge A. (2015). Uma nota sobre Manuel Dias da Fonseca. In programação da Câmara Municipal de Matosinhos.

 Costa, Jorge A. (2013). Notas quase soltas. In programação da Câmara Municipal de Matosinhos.  Costa, Jorge A. (2012). Cinco breves retratos. In programação da Câmara Municipal de Matosinhos.  Costa, Jorge A. (2012). Três Notas para um programa - Ludwig van Beethoven, integral das sonatas para

piano. In programação da Câmara Municipal de Matosinhos.

 Costa, J. A. (2003). João Domingos Bomtempo e a Transformação Social e Artística. In Revista de Educação Musical, Apem – Associação Portuguesa de Educação Musical, Lisboa.

 Mota, G., Costa, J. A. & Leite, A. (2003). Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis. In Revista Música, Psicologia e Educação, 4, 67-83, CIPEM, Porto.

 Costa, J. A. (2001). A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: uma abordagem investigativa. In Revista Música, Psicologia e Educação, 3, 35-41, CIPEM, Porto.

 Costa, J. A. (1998). A propósito de um ciclo. In Arte Musical, Juventude Musical Portuguesa, Lisboa.

Comunicações

Comunicações orais por convite

 Costa, Jorge A. (2017). Perspetivas e desafios para o ensino especializado artístico pós-2020: potencialidades, percursos e alternativas. Comunicação apresentada na Grande Conferência - Políticas e Perspetivas Pós-2020, Academia de Música de Castelo de Paiva, Castelo de Paiva, 10 de julho.

 Costa, Jorge A. (2017). A Habilitação Profissional para a Docência no Ensino Artístico especializado: o mestrado em ensino de música da ESMAE/ESE. Comunicação apresentada no 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 3 a 5 de fevereiro.

 Costa, Jorge A. (2014). Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o teatro lírico portuense na segunda metade de setecentos. More Than Loud, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

(11)

 Costa, J. A. (2013). Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o Teatro Lírico na cidade do Porto no final de setecentos. Comunicação apresentada no III Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Cascais, Portugal, Novembro de 2013.

 Costa, J. A. e Gomes, J. A. (2010). Mistério de Florbela Espanca e Alexandre Delgado. Comunicação apresentada no ciclo "Literatura e música em diálogo", Escola Superior de Educação, Porto, 2010.  Costa, J. A. (2005). O Espaço público burguês como habitus de educação e cultura: os teatros do Porto

na segunda metade do século XIX. Comunicação apresentada na Universidade Nova de Lisboa, Ciclo de Colóquios "Tendências actuais da pesquisa sobre Música Portuguesa", Lisboa, 2005.

 Costa, J. A. (2003). A propósito de um quadro de António Carneiro: do acaso de um quadro e de uma partitura a um percurso de acasos na vida de Cláudio, que foi compositor. Conferência apresentada no Museu da Quinta de Santiago de Leça da Palmeira, Matosinhos, 2003.

 Costa, J. A. (2001). Do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841. Comunicação apresentada no Conservatório Nacional, Lisboa, 2001.

Outras comunicações orais

 Costa, Jorge A. (2017). O ambiente musical lírico portuense de oitocentos (re)lembrado pelos folhetins da imprensa. Comunicação apresentada no 5º Congresso muspres de la sociedad española de musicología, “A imprensa como fonte para a história da interpretação musical”, Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 18-19 de Maio de 2017.

 Vieira, Luísa P., Vieira, Flávia e Costa, Jorge A. (2017). Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional na Formação Musical: um estudo de caso. Comunicação apresentada no II Encontro Internacional de Formação na Docência - Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 5 e 6 maio de 2017

 Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa; Pais-Vieira, Luísa; Ribeiro, Lécio; Fernandes, Pedro (2016). “Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – Práticas, estratégias e discursos em Formação Musical” para apresentação no VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 3 a 5 de Novembro de 2016. http://www.spimusica.pt/enim2016/ [Moderador]  Costa, Jorge A. e Barros, Rosa (2016). “Subsídios para a história da disciplina de Formação Musical”.

Comunicação apresentada no VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 3 a 5 de Novembro de 2016. http://www.spimusica.pt/enim-2016/

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel (2016). “La formación musical en la orquestra geração: un dominio disciplinario voluble en un campo de formación sociomusical” para apresentação no Seminari Investigació en Educació Musical (SIEM UIB). Palma de Mallorca, Espanha, 6 a 8 de Julho de 2016. http://siemuib2016.wixsite.com/siemuib2016

 Costa, J. A. (2015). Retrato sonoro de uma revista apreendida. Comunicação apresentada no V Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Évora, Portugal, Novembro de 2015.

 Costa, J. A., Cruz, A. I., & Mota, G. (2014). The Orquestra Geração unveiling its complexity. 25th

International Seminar of the ISME Commission on Research, João Pessoa Brasil, Julho 2014.

 Mota, G. e Costa, J. A. (2013). Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project”. Comunicação, apresentada na 8th International Conference for Research in Music Education, Exeter, UK, April 2013.

(12)

 Costa, J. A. (2012). Projecto Orquestra Geração – a Duplicidade de um evento social/musical”. Comunicação apresentada no II Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Castelo Branco, Portugal, Novembro, 2012.

 Costa, J. A. (2011). Ambientes musicais no mundo elegante portuense oitocentista". Comunicação apresentada no I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Casa da Musica, Porto, 25 a 27 de Novembro de 2011.

 Costa, J. A. (2011). Folhetins sobre a vida musical portuense na segunda metade do século XIX. Comunicação apresentada no Congresso O Porto Romântico, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto, 29 e 30 de Abril de 2011.

 Costa, J. A. (2010). De um primeiro Nocturno para um Nocturno a três. Comunicação apresentada no Simpósio Internacional Jorge Peixinho Mémoires...Miroirs, Culturgest, Lisboa, 2010.

 Costa, J. A. (2005). The Prima-Dona in the opera and operetta of the XIX century. Comunicação apresentada na Conferência Internacional ´Performance Matters, Porto, 2005.

 Costa, J. A. (2002). Uma educação musical em contexto: à procura de uma nova praxis. Comunicação apresentada na V Escola de Outono do CIPEM, Porto, 2002.

 Costa, J. A. (2000). A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: uma abordagem investigativa. Comunicação apresentada na II Escola de Outono do CIPEM, 2000, Porto.

 Costa, J. A. (1999). O Conservatório Geral de Arte Dramática: uma possível concepção de educação. Comunicação apresentada no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1999, Braga.

Comunicações em painel (poster)

 Pais-Vieira, Luísa, Vieira, Flávia e Costa, Jorge A. (2017). Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical. Poster apresentado na ENJIE 2017, Universidade do Minho/IE, Braga, 2 e 3 de junho 2017.

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel (2016). “La formación musical en la orquestra geração: un dominio disciplinario voluble en un campo de formación sociomusical” para apresentação no Seminari Investigació en Educació Musical (SIEM UIB). Palma de Mallorca, Espanha, 6 a 8 de Julho de 2016. http://siemuib2016.wixsite.com/siemuib2016.

 Costa, J. A., Cruz, A. I., & Mota, G. (2014). The Orquestra Geração unveiling its complexity. Research Poster Session of the 31st ISME World Conference on Music Education, Porto Alegre Brasil, Julho 2014.

Referências

Documentos relacionados

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da

[4] Website Imprensa da Universidade de Coimbra (1).. 13 como periódicos de estudantes e folhetos; mas, também de livros de matrículas e de exames, cartas de curso, teses e

Muitas vezes, os jovens abrem mão de usar o condom para não perder a oportunidade de ter uma relação sexual, outras o casal se deixa “levar só pela emoção” acreditando que

O Plano de Desenvolvimento de Líderes (PDL) é um instrumento de implementação de ações de capacitação, visando à qualificação, ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento dos

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,