• Nenhum resultado encontrado

Plataformas Altillos PT C.indd 1 30/1/15 15:18:01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plataformas Altillos PT C.indd 1 30/1/15 15:18:01"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Estas plataformas aproveitam ao máximo a altura útil de um local, duplicando

ou triplicando a sua superfície e acondicionando-a como zona de armazenagem,

vestiários, escritórios, etc. A instalação de uma plataforma constitui a melhor solução

para aproveitar o espaço disponível. É possível ocupar toda a superfície ou aproveitar

apenas as zonas mais altas do local.

Vantagens

- Montagem rápida, fácil e limpa.

- Totalmente desmontáveis, todos os seus ele mentos são recuperáveis, sendo muito fácil modificar a sua estrutura, dimensões ou localização.

- A grande variedade de medidas, tipos de piso, sistemas de construção, etc. permite a sua adaptação às necessidades específicas de cada cliente. - Complementam-se com diferentes sistemas de estantes existentes. Ao projectar uma plataforma deve-se ter em conta os acessos, o sistema de trabalho, o produto e os meios de manutenção com objectivo de prever a localização das escadas, varandas, zonas de carga e descarga, etc. Podem combinar-se com plataformas elevatórias ou monta-cargas para facilitar o acesso da mercadoria aos diferentes níveis.

(3)
(4)

Aplicações

A instalação de uma plataforma permite destinar essa superfície a diferentes aplicações: desde zonas de trabalho, montagem de componentes, zona de preparação de pedidos, armazenagem, etc., até à localização dos escritórios.

A instalação está formada por dois pisos elevados. No piso inferior instalaram-se estantes para a colocação de mercadorias de tamanho pequeno e médio e com maior número de operações de picking. O piso superior destinou-se à armazenagem de produtos de maior volume e de menor consumo.

A plataforma encontra-se unida a um armazém de picking com passadiços como zona de recepção e de preparação de pedidos, que possui uma plataforma elevatória para subir e descer a mercadoria dos diferentes níveis.

Uma distribuição muito frequente consiste em destinar a parte inferior a zona de trabalho ou de preparação de pedidos e a parte superior a escritórios ou a zona de trabalho isolada, complementando as duas zonas com divisórias de alumínio e tectos falsos, que as

convertem em zonas de trabalho agra dáveis. Espaço elevado com

escritórios para zona de controlo e gestão instalado numa fábrica.

(5)

A plataforma, neste caso com vários níveis, destina-se a zona de classificação e armazenagem de vestuário pendurado. A própria estrutura suporta também os elementos de rodagem dos carros com as peças de vestuário.

Nesta instalação, na parte

superior das plataformas de carga foi criada uma zona de trabalho para a classificação da documentação. As cintas de transporte estão suspensas na própria estrutura da plataforma.

Na parte inferior da plataforma armazenam-se os produtos de grandes dimensões e na parte superior colocam-se estantes para guardar as mercadorias de pequeno e médio tamanho. Nesta aplicação, a parte

inferior utiliza-se como zona de montagem de quadros eléctricos e a zona superior como armazém.

(6)

9

11

10

Sistemas

de construção

A Mecalux conta com diferentes sistemas de construção em função da carga e da distância entre colunas, assim como a utilização a que se destina a plataforma. Os sistemas mais usuais são o GL 2000, fabricado com perfis laminados a quente, perfis normalizados IPN ou IPE, e o sistema SIGMA.

Sistema GL 2000

Ideal para grandes espaços e para cargas médias e pesadas. As vigas secundárias encontram-se encastradas entre as vigas primárias, unindo-se entre si por meio de conjuntos de união que se fixam com parafusos às almas das próprias vigas.

Os pilares são perfis HEA; as abas possuem orifícios na parte superior para a fixação das vigas por meio de conjuntos de união lateral.

Este sistema de construção permite a criação de vários pisos sobrepostos. Componentes básicos 1) Colunas 2) Vigas principais 3) Vigas secundárias 4) Piso

5) Ângulo de fixação da viga 6) Flanges de fixação do piso 7) Placa de nivelamento 8) Fixações 9) Escada 10) Varanda 11) Varanda basculante

3

4

6

5

1

7

8

2

(7)

Sistema SIGMA Este tipo de plataforma caracteriza-se por ser formada por elementos perfilados a frio:

- Vigas principais ou mestras. - Vigas secundárias ou correias.

Dispomos de uma ampla variedade de perfis que abarcam alturas de 400 a 240 mm e larguras de 100 a 120 mm, numa diversidade de espessuras que permitem construir superfícies amplas sob a plataforma. A sua elevada resistência permite o distanciamento entre colunas. Os perfis SIGMA têm perfurações no interior de 65 mm de diâmetro, o que permite a passagem de cabos para a electricidade e os tubos dos sistemas contra incêndios. Os diferentes furos disponíveis permitem a fixação nas vigas, de forma simples, diferentes elementos como electrovias, transportadores aéreos, estruturas auxiliares, acessórios de trabalho, etc. É preciso ter em conta esta informação no cálculo, quando se planeia a sua instalação.

(8)

6

1

Componentes básicos 1) Coluna simples 2) Coluna dupla 3) Viga principal 4) Viga secundária 5) Pavimento 6) Varandim de segurança 7) Varandim batente 8) Varandim basculante 9) Escada 10) Fixação Componentes do varandim 11) Pilar varandim 12) Corrimão 13) Tubo intermédio 14) Base

Perfil SIGMA

Coluna simples

parte superior

Coluna dupla

parte superior

Coluna parte inferior

1

2

1

(9)

9

2

5

3

4

Varandim de segurança

Varandim batente

Varandim basculante

13

14

11

10

12 13

11

8

7

(10)

Pavimento das plataformas

Existem diferentes tipos de pavimento, que se adaptam às diferentes necessidades em função da carga, do tipo de trabalho, da circulação de empilhadores, das necessidades de ventilação, etc.

Pavimentos de madeira

Pavimento de madeira Formado por placas de aglomerado de madeira entrecruzadas com um siste ma de encaixe que lhe confere uma grande solidez. Outra variante de pavimento de madeira é a que se compõe de fibras de alta densidade ou que leva um tratamento ignífugo.

Pavimento de madeira 30 MA-ML

Tabuleiro de aglomerado de madeira de 30 mm com um acabamento de melamina rugosa antideslizante na parte superior, de grande resistência à abrasão, e de melamina branca na parte inferior, o que confere maior luminosidade ao ambiente.

Pavimento de madeira e chapa metálica

Instala-se nos casos em que existe circulação de veículos pesados ou de transporte de paletes pela parte superior e quando é necessário minimizar o ruído das deslocações.

(11)

Pisos metálicos

Os pisos metálicos possuem uma elevada capacidade de carga e os diferentes modelos dispõem de maior ou menor superfície ranhurada ou perfurada em função das necessidades de ventilação ou de passagem de água ao instalar sistemas contra incêndios.

Metálico ranhurado

Metálico perfurado

Metálico estriado

Metálico de grelha

Plataformas com pavimento de placas de betão

Por necessidades de carga, ou porque é necessária uma grande resistência ao fogo, as plataformas podem ser edificadas combinando a estrutura metálica com um pavimento de placas de betão pré-fabricadas, revestidas posteriormente com uma capa de cimento liso.

A estrutura metálica do sistema GL 2000 pode ser protegida contra incêndios mediante pintura ou morteiro ignífugo com diferentes espessuras em função do grau necessário de resistência ao fogo.

(12)

Varandas

As plataformas de protecção estão formadas a partir de tubos redondos e rectangulares unidos entre si por conjuntos de união por flanges. Na parte inferior colocam-se bases de protecção que evitam a queda de objectos desde a plataforma.

As varandas dos pisos superiores estão unidas às varandas das escadas por rótulas que permitem acoplar elementos com ângulos de diferentes graus. Os componentes das varandas das escadas possuem características similares.

Escadas

As escadas desenvolvidas pela Mecalux são de fácil montagem, resistentes e adaptáveis a diferentes alturas (uma mesma escada é válida para várias medidas, combinando o ângulo de inclinação). Além disso adaptam-se às diferentes normas de construção actualmente existentes na Europa.

A sua instalação pode fazer-se com 8, 10, 12 e 15 degraus, dependendo da altura existente entre o piso e o pavimento da plataforma. A partir de 15 degraus, a escada necessitará de patamares intermédios.

Cotas A e B em mm.

Alturas e níveis disponíveis

8 Mín. 2.418 - Max. 2.585 Mín. 1.320 - Max. 1.665 10 Mín. 2.990 - Max. 3.200 Mín. 1.615 - Max. 2.030 12 Mín. 3.560 - Max. 3.810 Mín. 1.910 - Max. 2.400 15 Mín. 4.415 - Max. 4.730 Mín. 2.350 - Max. 2.960

Nº de degraus Cota A Cota B

A

B

80 mm 1.000 mm 80 mm

(13)

B

B

A 1.000 A

(14)

Complementos

Varanda basculante de segurança

É o sistema ideal para criar uma zona de carga e descarga da mercadoria manipulada por meio de empilhadores e de transportadores de paletes. Tem duas posições, dependendo do ponto de acesso, não sendo possível entrar simultâneamente na zona a partir de ambas as partes. O peso do conjunto está equilibrado para que seja mais fácil abrir ou fechar o espaço.

Zona de segurança

Formada pela própria varanda, criando um único espaço para o depósito de mercadorias sempre que for necessária uma zona de carga e descarga.

Placa de sinalização Porta deslizante

Podem colocar-se portas deslizantes ou batentes que facilitem o acesso a zonas fechadas ou a introdução de mercadoria, geralmente com a ajuda de meios mecânicos, a partir do nível do solo. Porta de batente

De abertura interior, com topo inferior e aldraba de segurança superior. Permite o acesso de mercadorias a partir do exterior ou a limitação de uma zona de trabalho.

(15)

ISO 9001

A Mecalux implementou um sistema de gestão de qualidade certificado de acordo com a norma ISO 9001, que se aplica no projeto, produção, instalação e serviço pós-venda de estantes metálicas e sistemas de armazenamento automático. O certificado ISO 9001 foi concedido aos centros produtivos de Espanha, Polónia, México e Argentina, para todas as suas estantes metálicas de armazenamento estático, móvel, dinâmico, estantes de carga leve, plataformas, armários para vestiários e divisórias.

ISO 14001

A vontade da Mecalux em respeitar o meio ambiente e em satisfazer a sensibilidade ambiental dos nossos clientes justifica a implementação de um Sistema de Gestão ambiental (SGA), de acordo com a norma ISO 14001, avaliado e certificado pelo Bureau Veritas Quality International. A aplicação do SGA às nossas atividades é a garantia de que todas as tarefas de organização, produção e técnicas que possam ter repercussão no meio ambiente são planificadas, dirigidas e controladas de forma a cumprir a todo o momento com os requisitos estabelecidos e a levar a cabo qualquer processo de melhoramento contínuo.

ISO 18001

A prevenção dos riscos laborais tornaram-se, na atualidade, um fator muito importante na gestão diária das empresas. Com o objetivo de prevenir os acidentes e obter um ambiente laboral mais seguro, a Mecalux conquistou a certificação OHSAS 18001 reconhecida internacionalmente, que especifica os requisitos a seguir para um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho.

NORMAS

DE CÁLCULO

Para o cálculo das estruturas que formam as plataformas, é preciso levar em conta as indicações da norma europeia EUROCÓDIGO 3 e a norma espanhola Código Técnico da Edificação. As principais considerações adotadas são as seguintes: - Estrutura gerada em três

dimensões (3D). - A estrutura é gerada

(16)

MECALUX ESTÁ PRESENTE EM MAIS DE 70 PAÍSES EM TODO O MUNDO

Escritórios em: Alemanha - Argentina - Bélgica - Brasil - Canadá - Chile - Espanha - EUA - Eslováquia - França - Holanda Itália - México - Perú - Polónia - Portugal - Reino Unido - República Checa - Turquia - Uruguai

e-mail: info@mecalux.pt - www.mecalux.pt

LISBOA - Tel. 214 151 890

Alameda António Sérgio, 7

2º piso Sala B

2795-023 Linda-a-Velha

Fax 214 151 889

PORTO - Tel. 229 966 421/2

Rua dos Transitários, 182

2º piso Sala BX, Freixieiro

4455-565 Perafita

Fax 229 966 423

MECALUX ESTANTES, LDA.

M K -0 49 4 42 -0 2 /1 5 © M EC A LU X ,S A

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de