• Nenhum resultado encontrado

Departamento de Línguas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Departamento de Línguas"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Departamento de Línguas

“Não se nasce empreendedor. Aprende-se.”

Decorreu mais uma sessão com a Drª Cátia Teixeira, da organização Junior Achievement, com os alunos de Erasmus+. Os alunos encontram-se a preparar o vídeo promocional e o sumário executivo relativo ao seu desempenho na jovem startup Ted Time – uma mini-empresa de serviços que dá a conhecer aos seus clientes o património histórico e natural da nossa cidade. Durante a sessão, o grupo procedeu à análise do resumo financeiro da empresa, tendo recebido importantes dicas para orçamentação dos seus serviços e defini-ção de estratégia de vendas.

(2)

Departamento de Línguas

Semana das Línguas / Conversas em Pessoa

Rosto magro, olhos negros por detrás de óculos redondos, calças algo justas, ca-saco escuro que se diria curto, … quem seria aquele, ali nos corredores da escola a caminhar sem olhar para os lados, e depois sentado numa secretária do auditório, de costas bem direitas? Ouviu-se-lhe depois a voz pausada, articulando bem todas as sílabas das palavras, como se as saboreasse, a apresentar-se como uma … aparição do passado, ou antes a figura de muitos rostos e feitios que viveram no homem batizado Fer-nando Pessoa, o poeta do modernismo que se desdobrou em muitos outros «eus poetas» e nos deixou páginas de literatura admirável.

A dar vida ao poeta, um ator setubalense seguro, focado e versátil, José Nobre. A ouvi-lo falar do escritor e a ler alguns dos seus escritos, uma plateia de gente jovem, apanhada desprevenida, dividida entre a estranha sensação de ver à sua frente um ator igual à per-sonagem original e a surpresa de lhe ver sair dos lábios um fio de palavras tão cheias de imagens e sensações, tão ricas de sentidos a cruzar-se nas suas cabeças que lhe deixaram a ideia de que Fernando Pessoa foi um tipo especial, talvez interessante, com histórias por descobrir, quando calhasse, nas aulas de Português.

(3)

Departamento de Línguas

SEMANA DAS LÍNGUAS / PORTAS DE CORPO E ALMA

Podem as portas das salas servir para algo mais, para além de abrir e fechar espaços? Apostando que sim, que podem, as professoras de Portu-guês de 3º ciclo procuraram torná-las uma … página dedicada à vida e obra dos escritores e escritoras que se destacaram na literatura portugue-sa, muitos deles presentes nos textos dos manuais. As portas tornaram-se assim uma forma de divulgação de nomes da cultura, uma fonte acessível de consulta de dados. É caso para ler e procurar ir saber mais…

SEMANA DAS LÍNGUAS / PROVÉRBIOS POPULARES

Procurávamos jovens sabedores de provérbios. Nada de facilidades, à partida. Desafiámo-los a descobrir 10 provérbios incompletos, e tam-bém a correspondência entre alguns ditados portugueses e franceses. Lançámos um concurso e ficámos à espera.

Acabado o prazo para concorrer, o momento do apuramento. Surpre-sa: havia afinal muitos entendidos na matéria! Tantos, que foi necessá-rio um sorteio, presidido pela Dona BE. A sorte coube às alunas Joana Salgado (9ºB) e Lara landim (9ºE). Por terem feito por merecer, premia-das com um livro da Coleção Ler +. Como diz o ditado, «De pequenino se torce o pepino…»

(4)

Desporto Escolar

Ténis de Mesa Adaptado no AEOS

A Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago, em parceria com o Clube Ténis de Me-sa de Setúbal e a Federação PortugueMe-sa de Ténis de MeMe-sa, levaram a efeito, no Pavilhão de Educação Física, a 6ª jornada de Ténis de Mesa Adaptado, nas vertentes de cadeira de rodas, em pé e intelectual. Marcaram presença na organização, para além dos alunos dos Grupos-Equipa de Ténis de Mesa do AEOS, os alunos estagiários do Curso Profissional Téc-nico de Apoio à Gestão Desportiva. O Diretor do AEOS, Pedro Florêncio, esteve presente na distribuição de prémios.

Para além das entidades referidas, a organização do evento contou com a colaboração da Câmara Municipal Setúbal, Junta de Freguesia e Programa “ Nosso Bairro, Nossa Cidade”.

(5)

Desporto Escolar

APCAS agradece apoio do CPTAGD do AEOS

A APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal) organizou no Pavilhão das Manteigadas um Torneio de Boccia e enviou o seguinte agradecimento:

"Apresentamos os agradecimentos finais aos (...) alunos Voluntários do Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, assim como ao seu professor tutelar, pertencentes ao Agrupa-mento de Escolas Ordem de Santiago em Setúbal."

No seguimento deste agradecimento, o Diretor do CPTAGD, João Santos, agradece aos 3 alunos que, da sua manhã de sábado (podiam ter ficado a dormir), sem nada receberem em troca, se voluntariaram para ajudar a APCAS:

10ºC - Francisco Nascimento, o "Chico", e Gonçalo Vilhais; 12ºB - Tiago Duarte.

(6)

Desporto Escolar

CPTOE nos MEGAS

Nos dias 14, 15 e 16 de março, o Curso Profissional Técnico de Organização de Eventos (CPTOE) participou na entrega de medalhas dos MEGAS (Mega Sprinter, Me-ga Salto e MeMe-ga Kilómetro), nas Pistas de Atletismo de Setúbal, Seixal e Sobreda.

CPTAGD nos MEGAS

Alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (CPTAGD) participaram nas organizações dos MEGAS (Mega Sprinter, Mega Salto e Mega Kilómetro) nas Pistas de Atletismo de Setúbal, Seixal e Sobreda. Estas competições de Atletismo decorreram nos dias 14, 15 e 16 de março.

(7)

Desporto Escolar

AEOS nos MEGAS

O AEOS participou na competição Mega Sprinter, Mega Salto e Mega Kilómetro na Pista de Atletismo de Setúbal.

Destacam-se o 1º Lugar obtido pelo aluno Tiago Nascimento (Infantil A) no Mega Salto e os 2º e 3º Lugares no Mega Salto e Mega Sprinter alcançados pela aluna Jéssica Barros (Juvenil).

(8)

Projetos de Escola

Apresentação de propostas no âmbito do Orçamento Participativo de Escolas – OPE

Realizou-se, na segunda-feira, dia 20 de março de 2017, pelas 10h10m, a apresentação à comunidade escolar das propostas dos alunos, no âmbito do Orçamento Participativo de Escolas. Esta atividade teve lugar no Auditório da escola sede do Agrupamento e foi realiza-da em articulação com a Biblioteca Escolar.

Foram apresentadas três propostas, da responsabilidade dos alunos das turmas D e E do 9.º ano e dos alunos da turma B, do 12.º ano de escolaridade. A proposta apresentada pe-los alunos do 9.º D tem como objetivo embelezar os espaços vazios da escola. Já a propos-ta do 9.º E prevê apoiar a nossa Unidade de Multideficiência com material necessário, mais especificamente, um quadro interativo. Por último, a proposta do 12.º B pretende reativar a rádio da escola.

Aproveitando a referência feita pelas alunas do 9.º E que citaram, muito a propósito, Geor-ge Bernard Shaw, “A Escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele”.

(9)

Ações T.E.I.P.

O projeto “Sala Júnior”, este ano, chegou mais cedo à nossa escola e decorreu do dia 01 ao dia 20 de março de 2017, durante o horário das 9:10h às 13:00h.

Para a realização do mesmo foram elaboradas, planeadas e dinamizadas atividades, pro-curando que os alunos de 4º ano desfrutassem de uma experiência positiva na escola que os irá receber no próximo ano letivo, facilitando deste modo a sua transição. Para além dis-so, é também um momento privilegiado para tomarem conhecimento de algumas dinâmi-cas e regras de funcionamento da escola sede.

Foi notório a interação positiva que (sempre) existiu entre os alunos, os técnicos, o profes-sor/a titular e a assistente operacional, bem como o empenho e a dedicação que todos os envolvidos manifestaram.

Este ano, na visita à Biblioteca Escolar, os alunos foram surpreendidos com a representa-ção da “Dona BE”, personagem protagonizada pela professora Susana Félix. Para finalizar a visita, foi entregue a todas as turmas um diploma de participação e um fotografia do gru-po.

(10)

Ações T.E.I.P.

Para além da visita dos alunos do 4º ano de escolaridade à escola sede, este ano, a Ani-madora Sociocultural direcionou a atividade igualmente para os encarregados de educação dos referidos alunos. Assim nasceu a atividade “Sala Júnior – Família na Escola”, cujo obje-tivo visa amenizar os receios e angústias que esta transição representa para vários encar-regados de educação. Na dinamização destas sessões, que contou com a presença de um representante do conselho executivo - professora Eugénia Pinela e/ou Amélia Martins - as técnicas do GAAF privilegiaram o estabelecimento de um clima informal e de confiança on-de os mesmos expusessem todas as questões. Foi no âmbito on-desta iniciativa que foi levan-tada, por vários encarregados de educação, a questão da entrada na escola que só ocorria às 8:25h que, entretanto, foi colmatada com a abertura às 8:00h.

A equipa TEIP deixa um agradecimento muito especial a todos os docentes, assistentes operacionais e alunos participantes, pela disponibilidade e simpatia demonstradas durante este projeto.

Equipa TEIP (GAAF)

(11)

Grupo de Filosofia

No dia 17 de março, na EB1/JI, os alunos da professora Mariana Santos, turma 49, parti-ciparam na Sessão de Filosofia para crianças que teve início com um quebra gelo. As facilitadoras entregaram às crianças uma folha que continha um círculo e este foi preen-chido com o estado de alma sentido por cada aluno naquele momento.

A leitura da obra O pássaro da alma de Michal Snunit conduziu posteriormente à reflexão sobre Que sentimentos são mais importantes? Que sentimentos conhecem as crianças?

Será que há sentimentos mais confortáveis que outros?

“Dentro do corpo, no fundo, bem lá no fundo, mora a alma.” Esta, tal como a do Pássaro

da Alma, possui tantas gavetas: a gaveta da alegria, a gaveta da tristeza, a gaveta da

inve-ja, a gaveta da esperança, a gaveta da paciência, a gaveta do desassossego, a gaveta da preguiça, a gaveta do vazio... e tantas outras gavetas... “Por isso vale a pena, talvez tarde pela noite, quando o silêncio nos rodeia, escutar o pássaro da alma que mora dentro de nós. No fundo, lá bem no fundo do corpo.”

Para finalizar, a sessão foi avaliada pelos pequenos filósofos com o desenho de um smile.

(12)

Departamento do 1º Ciclo

No dia 21 de março, as professoras Susana Félix e Cristina Vieira vieram à nossa escola, EB1/ JI de Setúbal, contar a história “Titiritesa”.

As turmas 47 e 49, das professoras Dulce Pereira e Mariana Santos, adoraram o conto de Xe-rardo Quintiá e aceitaram de imediato o desafio de imaginar o que estaria dentro do baú azul.

Leituras...

No decorrer deste mês, mas em particular nesta se-mana, decorrem na EB1 nº7 várias atividades no âm-bito da leitura.

A turma 31 vai participar numa Maratona de Poesia no Polo da Biblioteca da Bela Vista, com poemas da obra Bichos, Bichinhos e Bicharocos, de Sidónio Mura-lha, no âmbito de um convite da edilidade e da ativida-de "Setúbal, uma Baía a Ler" e também dos Professo-res Bibliotecários do Concelho de Setúbal.

A professora Ana Fortuna colaborou de igual forma nesta iniciativa, o que muito agradecemos.

(13)

Departamento do 1º Ciclo

No dia 17 de março, foi a vez da Turma 12 da EB1/JI das Manteigadas ir à Escola Sede para a sua "SALA JÚNIOR". Foi uma visita muito importante para os alunos em transição de Ciclo. Os alunos gostaram muito da atividade de Educação Visual/Tecnológica.

"Queremos agradecer à Animadora Andreia Guerra, à Mediadora Nair Pereira e à Técnica So-cial Paula Varela a disponibilidade e paciência demonstradas durante toda a visita".

Os alunos e a professora da TURMA 12.

EB1/JI N.º 5

Esta foi uma semana cheiinha de atividades diferentes!!!

No dia 21 março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, as turmas 19 e 29 foram ao Parque Verde da Bela Vista plantar… árvores! Esta ação foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Setú-bal.

(14)

Departamento do 1º Ciclo

EB1/JI N.º 5

As turmas 20 e 17, como não foram ao Parque Verde, plantaram na escola as árvores ofereci-das, com a ajuda do Prof. António João!

Ainda neste dia, as turmas 25 e 28 participaram na 7ª Maratona da Poesia de Setúbal com “Ou isto… ou aquilo”, da autora Cecília Meireles, e “O Monstro das festinhas”, da autoria de Carla Antunes.

Um grande agradecimento pela colaboração ativa da Professora Ana Fortuna.

No dia 22, as turmas de 1º e 2º anos participaram no Desporto Escolar (CMS) e aprenderam a dançar o “Malhão”!!!

No dia 23, houve um concerto TOP na Sede do Agrupamento pelos personagens da coleção TOP, da Porto Editora, para os alunos de 1º ano.

(15)

Biblioteca Escolar “Ana Fortuna”

Na passada semana, as professoras bibliotecárias, Paula Nunes e Susana Félix, em con-junto com a professora Cristina Vieira, iniciaram um concon-junto de atividades nas Escolas do 1.º Ciclo/JI.

Nas turmas dos 1.º ao 4.º anos, contaram a história “Titiritesa”, de Xerardo Quintiá, no âmbito do projeto “Livros Viajantes Inclusivos”, a partir da dinâmica criada em torno de um tapete de histórias, onde foram entrando em cena os vários personagens.

Nas turmas do pré-escolar, contou-se a história “A bruxinha que voava numa escova de dentes”, seguida da apresentação do livro “O meu espelho da saúde oral”, que permitiu que as crianças vissem o seu sorriso ao espelho e a partir daí se fizesse uma sensibilização para a importância da higiene oral. Esta atividade foi também desenvolvida no âmbito do Projeto SOBE. A participar nesta iniciativa estiveram também no passado dia 22, na BE da E.B. 1/JI de Setúbal, os alunos da UAM 1.

Estas duas atividades têm sido do agrado de todos e a partir dos mesmos têm sido desen-volvidos em sala de aula, com os seus educadores/professores titulares, trabalhos que me-recem ser expostos num dia muito próximo numa das nossas BE’s.

(16)

Grupo de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

Está patente a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do nosso Agrupamento que participaram no Concurso, “Desenhar a Moeda”, promovido no ano letivo anterior pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e pela Câmara Municipal de Setúbal, integrado na 2ª edição da Festa da Ilustração – “É Preciso Fazer um Desenho”.

O aluno Túlio dos Reis, da turma A do 6º ano (2015/2016), foi galardoado com a 1ª Men-ção Honrosa, tendo como professor coordenador o docente Hélder Oliveira.

(17)

Grupo de Ed. Visual e Ed. Tecnológica

Estão também expostos os projetos dos alunos dos 2º e 3º ciclos que participaram no concurso de pintura de golfinhos roazes, Golfinho Parade 2016, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, numa perspetiva de requalificação da Golfinho Parade na Doca dos Pescadores.

Os alunos da professora Cristina Caldeira (2015/2016): Leandro Costa, Lara Landim, do 8ºD, e Miguel Gracinhas, do 9ºC, foram os vencedores, com os projetos Metamorfose,

(18)

Grupo de Educação Física

Rute Dias, Vice-Campeã Nacional Rute Dias, professora de Educação Física e Representante dos Grupos de Recrutamento 260 e 620 no AEOS, participou no Campeonato Nacional de Atletismo em Pista Coberta para Vete-ranos e obteve as seguintes classificações:

- Vice-Campeã Nacional nos 60 mts Planos, (apenas a 8 centé-simos da vencedora);

- 3º lugar no Salto em Comprimento.

Parabéns à professora pela conquista das medalhas de prata e bronze!!!

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado

Em 1979, o Centro Nacional de Referências Culturais, sob a denominação de Fundação Pró-Memória, se fundiu com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,

Nas outras versões mudam os valores numéricos, a ordem das perguntas e alguns pormenores que não alteram significativamente as perguntas.... MESTRADO INTEGRADO

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e