• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2021: DEFESAS REMOTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2021: DEFESAS REMOTAS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2021:

DEFESAS REMOTAS

CARGA HORÁRIA MÍNIMA CUMPRIDA:

• Medicina Veterinária: 410 horas práticas e 60 horas dedicadas à elaboração do relatório de estágio.

• Zootecnia: 360 horas práticas 45 horas dedicadas à elaboração do relatório de estágio.

Obs.: O estágio supervisionado só poderá ser defendido via remota, em plataforma online a

ser definida pelo estudante e orientador, após o término do período de estágio solicitado, que consta no Termo de Compromisso de Estágio.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA AGENDAMENTO DA DEFESA:

Todo o processo de agendamento de defesa deverá ser realizado pelo e-mail: estagio@famev.ufu.br. Um primeiro email deverá ser enviado com o título: “Solicitação de agendamento de defesa de estágio”. Em resposta a este e-mail, o aluno receberá um calendário com datas e horários disponíveis para a defesa, para que os mesmos sejam escolhidos pelo próprio aluno e seu orientador de estágio.

Um segundo email de agendamento deverá ser enviado, contendo os seguintes documentos ESCANEADOS, abaixo listados:

1) SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE DEFESA REMOTA DE ESTÁGIO (ANEXO 1 deste documento) assinada pelo aluno e pelo orientador até 07 dias úteis antes da defesa. Disponível também no site da FAMEV: http://www.famev.ufu.br/mais-famev/estagio-supervisionado.

Obs : A banca de defesa deverá ser composta pelo orientador do aluno, o coordenador

de estágio OU o coordenador de curso e mais um membro convidado (mestrando, doutorando, residente, profissional que foi o supervisor do estágio na concedente, professor ou profissional da área em que se enquadra o estágio). A banca NÃO poderá ter quatro membros.

(2)

2) CÓPIA DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (TCE)

OBRIGATÓRIO EXTERNO (ANEXO 2A) ou TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO INTERNO (ANEXO 2B) assinado pela

PROGRAD.

Caso tenha sido necessária alteração de alguma cláusula do TCE original, deverá ser também encaminhado o ADITIVO AO TERMO DE COMPROMISSO DE

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO INTERNO (ANEXO 2C).

Caso a Instituição/Empresa Concedente possua Termo de Estágio próprio, ou seja, quando o TCE da UFU não tiver sido utilizado, o PLANO DE ATIVIDADES DO

ESTÁGIO (ANEXO 2D) deverá ser encaminhado ao e-mail do Setor de Estágio.

Caso tenha sido necessária alteração de alguma cláusula do TCE original, deverá ser também encaminhado o ADITIVO AO TERMO DE COMPROMISSO DE

ESTÁGIO (ANEXO 2E).

Disponíveis em: http://www.famev.ufu.br/mais-famev/estagio-supervisionado

3) FICHA DE AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO (ANEXO 3) preenchida, assinada e carimbada pelo supervisor de estágio. Disponível em: http://www.famev.ufu.br/mais-famev/estagio-supervisionado

4) RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO PROGRAD (ANEXO 4) em

DUAS VIAS, preenchidas e assinadas pelo supervisor de estágio, pelo aluno e pelo professor orientador. OBS: As duas vias devem conter assinaturas originais.

Disponíveis em: http://www.famev.ufu.br/mais-famev/estagio-supervisionado

5) FICHA DE AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR (ANEXO 5), devidamente preenchida e assinada. A ficha está disponível no site da FAMEV: http://www.famev.ufu.br/mais-famev/estagio-supervisionado

6) RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ANEXO 6): deve ser enviado em formato WORD, com linhas numeradas. O modelo de relatório de estágio para defesa encontra-se disponível no ANEXO 6 deste documento e também no site da FAMEV:

(3)

http://www.famev.ufu.br/system/files/conteudo/anexo_6._orientacoes_para_elaboraca o_do_relatorio_de_estagio_.pdf

INFORMAÇÕES PARA DEFESA:

• Com antecedência mínima de 07 (sete dias) o aluno deverá enviar (via e-mail) uma cópia do relatório de estágio (formato WORD, com linhas numeradas) para todos os membros da banca.

• As defesas de estágio do Curso de Graduação em Medicina Veterinária terão a data, horário de link de acesso à sala virtual disponibilizados ao público nas mídias da Coordenação de Curso (Instagram e Facebook), a fim de efetivar transparência e tornar ampla a divulgação.

• As defesas de estágio do Curso de Graduação em Zootecnia terão a data, horário de link de acesso à sala virtual disponibilizados ao público no Instagram da Coordenação de Curso, a fim de efetivar transparência e tornar ampla a divulgação.

APRESENTAÇÃO REMOTA:

• A defesa de estágio será realizada via webconferência (computador com internet, câmera e microfone; ou smartphone com câmera), em plataforma online a ser definida pelo estudante e orientador.

• Caso docentes ou discentes não tenham os equipamentos, a banca poderá ser remarcada para realização de forma presencial tão logo as atividades acadêmicas sejam reestabelecidas, sem prejuízo quanto ao prazo de integralização.

O orientador, como presidente da banca, além de encaminhar o link da sala virtual ao discente e aos membros da banca, será responsável pela aprovação da solicitação de ingresso dos participantes na sala virtual, com pelo menos 15 minutos de antecedência ao início da defesa, além de acompanhar e realizar a gravação da sessão, caso julgue necessário.

• O aluno terá 15 minutos para apresentar o relatório com as atividades desenvolvidas no estágio e após a banca fará a arguição, tendo cada membro da banca cinco minutos para suas considerações.

(4)

• A defesa será transmitida para o público em geral (live stream). O público externo conseguirá assistir à defesa apenas como espectador, sendo vedada manifestação (via imagem ou áudio).

• Após o encerramento do prazo de apresentação e arguição, a banca se reunirá reservadamente para suas conclusões, recomendações e atribuição de nota. Posteriormente, o estudante será chamado e comunicado das decisões da banca.

• Após a defesa o aluno deverá entregar o relatório de estágio da defesa (formato PDF, sem numeração de linhas) com as modificações solicitadas pela banca em até cinco

dias após a defesa:

o Curso de Zootecnia: enviar o arquivo em PDF para o e-mail da Coordenação de Curso: zootecnia@famev.ufu.br e Coordenação de Estágio: estagio@famev.ufu.br

o Curso de Medicina Veterinária: enviar o arquivo em PDF para o e-mail da coordenação de curso: cocve@ufu.br e Coordenação de Estágio: estagio@famev.ufu.br

NOTA FINAL DO ESTÁGIO

A nota final de estágio será composta pela média das seguintes notas: a. Avaliação do supervisor de estágio: 0 a 100 pontos.

b. Avaliação do relatório de estágio pelo orientador: 0 a 100 pontos. c. Avaliação da apresentação do estágio pela banca: 0 a 100 pontos. Caso o aluno obtenha nota inferior a 60 (sessenta pontos) será reprovado na disciplina.

(5)

ANEXO 1

(6)

ANEXO 2A

(7)

ANEXO 2B

(8)
(9)
(10)

ANEXO 2C

(11)

ANEXO 2D

PLANO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO

(12)

ANEXO 2E

(13)

ANEXO 3

(14)

ANEXO 4

(15)

ANEXO 5

(16)

ANEXO 6

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA DEFESA

Obs.: Todas as linhas, a partir do primeiro parágrafo do item Introdução, devem ser

numeradas.

Quanto à forma: Papel: A4

Margens: Esquerda e Superior 3,0 cm. Direita e Inferior 2,0 cm. Fonte: Times New Roman 13 ou Arial 12 – Justificado – Cor preta Espaçamento: 1,5

Quanto à estrutura:

CAPA - A capa do relatório deve ser composta da seguinte forma:

a) instituição - o nome da instituição é escrito em letras maiúsculas, negritado e centrado, na 1ª linha do texto, tamanho da fonte 12;

b) curso a que pertence a disciplina/matéria - é escrito em letras maiúsculas negritado e centrado, na linha seguinte à da instituição, tamanho da fonte 12;

c) autor - o nome do autor (estagiário/discente) é transcrito em letras maiúsculas com negrito, centralizado, na 6ª linha do texto, tamanho da fonte 12;

d) TÍTULO DO TRABALHO – o relatório deve conter um título referente às atividades desenvolvidas durante o estágio, e deve referir-se à fundamentação teórica escolhida. O título deve ser escrito em letras maiúsculas, negritado e centralizado, tanto vertical como horizontalmente. Títulos extensos são transcritos a em espaçamento simples, sempre centrados, sem divisão silábica de palavras e tamanho da fonte 14. Quando houver subtítulos, deve ser precedido do título com dois pontos, também escrito em letras maiúsculas com negrito;

e) local (cidade) - é escrito em letras minúsculas com a primeira letra das palavras em maiúsculo, centralizado, na penúltima linha do texto, tamanho da fonte 12;

(17)

f) ano – é escrito em algarismo arábico, abaixo do local separado por espaço simples, tamanho da fonte 12.

(18)

NOME DO AUTOR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO ....

(o título deve referir-se ao relato da situação vivenciada)

Uberlândia - MG

(19)

19 O relatório deve conter os seguintes itens abaixo e deve contemplar as atividades desenvolvidas em todos os locais de estágio obrigatório realizados pelo aluno.

Sumário

Seguir Normalização – Trabalhos Acadêmicos, Sistema de Bibliotecas UFU.

http://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/orientacao-para-padronizacao-de-trabalhos-academicos

1. Introdução

Neste campo o aluno descreve o local onde realizou o estágio; o tipo de empresa, o ramo que atua e sua missão, assim como a seu público-alvo e o que a empresa oferece à sociedade.

Devem ser informados nesse item: as datas de início e término do estágio; a quantidade de horas semanais realizadas; o número total de horas de estágio; os objetivos do estágio; a forma de operacionalização do mesmo e as pessoas envolvidas.

2. Desenvolvimento (descrição das atividades)

De forma objetiva, devem ser descritas todas as atividades desenvolvidas pelo estagiário em todos os locais de estágios realizados.

• Importante lembrar que as atividades desenvolvidas devem estar alinhadas ao Plano de Atividades de Estágio, que consta no Termo de Compromisso de Estágio previamente firmado.

• O relatório pode conter ilustrações.

3. Relato da situação vivenciada

O aluno deve escolher um relato de caso, uma situação ou um sistema de produção vivenciado durante o estágio e apresentar com fundamentação teórica.

• Quanto à citação, seguir Normalização - Trabalhos Acadêmicos, Sistema de Bibliotecas UFU.

(20)

20

4. Considerações finais

Reflexão sobre o desenvolvimento do estágio, facilidades e/ou dificuldades encontradas, observações sobre as atividades desenvolvidas no sentido de propor melhorias à empresa onde realizou o estágio e sua importância em agregar à sua área de formação.

5. Referências

Seguir Normalização – Referências - Trabalhos Acadêmicos, Sistema de Bibliotecas UFU. http://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/orientacao-para-padronizacao-de-trabalhos-academicos

Referências

Documentos relacionados

10º Para a realização de estágio curricular supervisionado haverá a formalização de Termo de Compromisso de Estágio – TCE, para cada estagiário, assinado

O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, será acompa- nhado pelo(a) professor(a)-orientador(a) da instituição de ensino e por supervisor(a) da parte concedente,

Não haveria consolo algum em contar-nos que, se nós amássemos perfeitamente a Deus, isto lançaria fora o temor; pois como nós podemos operar este amor em nossas almas.. É o

Assim, uma abordagem hierárquica da gramaticalização conforme proposta por Hengeveld (2017), ao envolver uma mudança de conteúdo e uma mudança formal, dá conta de casos inovadores

(Flávia Janiaski, Melissa Ferreira e Juliano Borba. DESENVOLVIMENTO DA CARGA HORÁRIA Ensino Atividade Pedag. Projeto Ensino Projeto Pesq.. Projeto Projeto Ações

A jornada de estágio, inclusive no período de férias, será determinada de comum acordo entre o estudante, e a ___________________ (Concedente), sempre com a interveniência da UFJ,

SUBCLÁUSULA PRIMEIRA– Fica a critério da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves (Escola/Instituição-Concedente), no caso

A oficina também contará com análise de jurisprudência, também com enfoque prático, proporcionando ao aluno a análise crítica de acórdãos e sua aplicação prática