• Nenhum resultado encontrado

' ' ",'','--'-r'. :;. ..-'-." ipil» ASS1GHAT.UBAS VhU AS PflOVIHGIAS S-MESTRE.Anno... KB00O. RUA (SETE OlE SETE-Slil-l VO 40 RS ; foi.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "' ' ",'','--'-r'. :;. ..-'-." ipil» ASS1GHAT.UBAS VhU AS PflOVIHGIAS S-MESTRE.Anno... KB00O. RUA (SETE OlE SETE-Slil-l VO 40 RS ; foi."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

>. ; *w

..."... . .:•. . *. ... .../ - . ...

'-;"•"'

.":¦¦'¦*•¦'*••?•.¦..,..¦ ..-'-." ",'','--'-r'. :;. '¦•'¦

AimoXnE

Rio de Janeiro — Sexta-feira 86 de Agosto de 1887

N. *,3&

(O-- _______£Sfí32fc!! ASSieitAT-üRAS PABA A COflTE

ISMESTEB . CP0U

•,_N0

KB00O

PAGAMENTO ADIANTADO

ESCRIPTORiO

.0"

RITA ÜO OÚVKDO-t

VO

ipil»

ASS1GHAT.UBAS VhU AS PflOVIHGIAS

S-MESTRE .- BfifJôò

Anno... lGgÒOJ

PAGAMENTO ADIANTADO

—«_^>—

TYPOGRAPHIA

•>'» RUA (SETE OlE SETE-Slil-l© WS

..-'llF-ifl

/ Pi

NUMERO

AVULSO 40 RS.

...:_ ___=-¦_ r. ¦¦ - -... .-¦.-;¦

As àssignalnras começam cm qualquer dia c (crmiaani cm íim ile março, jmilio, selera_r.o ou è/ciiiliro

StéÉlpa e impressa ais maeHinás rotalinas fls imaUa typo|apliiàIÍÉei do Mi», úe proptie»

de Araujo & Meni

537i^«Eig;-33i5.-s. 24,000 exemplares

^

^;1 ^

^mmAmi&BàMWAn

S. Paulo, 35

Parte no dia 3 dc sétòmBrb, para

Ca-Tamlrá, o Sr. visconde de Parnahyba,

presidente

da província, com suanxnia.

f Sr.] visconde

segue provavelmente

ató a corte.

.,

.

Corre o boato do mie o.Sr.

1.

vicu-nresidente, Br. Dutra Rodrigues, por

muitas .ccupàgões deixará

de assumir

m-esidencía, assumindo-a portanto

o

Sr. Or. Vieira tie Carvalho,

2'

vice-pr_-te°hoato,

porém, não tem

curso

nos circos ofliciaes.

(G«ie(a <1e Koítciits.)

~~-

MuuicSi,8S

O regente da Baviera W^Mt

nold convocou a câmara des deputattos

para o dia 15 de outubro próximo.

Sopltia, 35

Consta fiuo os Srs. Siatchoyitchi

o

Stranslcy" ficarão com as pastas

dos

estrangeiros o do interior, sendo

um

.i --_-+ea -hflYYI--- U T)_ RSUlCilCia 0.0

jiovo gabinete de remando

I.

MoaitovidwH, SS

Correm ^esplen^tos

osjteslejoa^ara

ri_^51-S»^^S»^*^2^l?_

tal. De dia, Houve grande parat

adas

tropas da guarniçSo^

«Tefe^^o-lemne e recepção no palácio do governo,

^-'noitób^iuminaçõese espectaculo

de gala no theatrd

*iohs.

Saiitpâ, 35

Seguem hojo para o Uio dc Janeiro

o

paquete allemão Corricnies,

da linha de

Hamburgo, e o vapor francoz

Ville (le

Maceió, da Chargeurs Rèunis.

Destci'1'O, 35

Seguiu hoje para o Uio de Janeiro o

pa-paquete- nacional Arlindo,

da empreza

Rorte c Sul.

.

,

(agencia «gnvas.j

voltando-- para n órdenan.a, llie disse: Prenda de hoje cm diante 0:. vagabundos que andarem por alii.

lia i\'csta resposta", além dc «i-andedcs? cortezia, a safieçuo ao acto il.i-ii.rtl o iur digno praticado pela praça, e uma ordem'-,1 ou antes um ultase, qne expõe qualquer chefe de familia a passar pela dolorosa vergonha de vêr seu filho castigado a viradas por uma'praça o preso por vaga-Lhíikío!

ESTRAGA D£ FERRO DE CANTAGALLO

Hontem, depois de longa conferência, cm palácio, entre os Srs. Dr. Rocha Leão, presidente da província do Itio de Janoir»; Drs. Antônio Paulo de Mello Barreto e Mu-rinelly, presidente e director-thesoureiro da companhia Leoyoldtna; Drs. Paulo Torres c Cliti-jão, directores da fazenda e obras-publicas da província.; o. Dr. Fi-gueiredo, procurador-fiseal ; foi, ás ti 1/2 lioras da tarde chamado o tabellião Car-neiro, para lavrar a escriptura de venda da estrada de ferro de Cantagallo á Com-panhia Lcopoldina.

N'essa oceasião entrou o director-üie-sourelro da Companhia Lcopoldina, Dr. Miu-ine!!;,-, com a quantia de 200:0008, representada em letras, a titulo de ga-rantià da csc.ri_.tnra. Essa quantia foi recolhida aos cofres da thesouraria pro-vincial.

tendo-su prolongado a discussão de ai-gumas cláusulas, não ficou defíHiÜva-mente terminida,- Irãnsac.So.

AVIO 1/2 lioras da noile-retirou-re do palácio o _Sr. Mello Marreto, tendo o Sr. presidente* em razão da hora, adiantada da noite, adiado a assig^ura do

con-tracto. _j

Foi approvada a proposta feila pelo ea-pellão-mór do exercito, do capellão te-nente padre Beneaieto Conly para servir ua província do Matto Grosso.

prano c violino pela Exma. Sra. D. Anto-ni.Ua Saldanha da Gama o o Sr. Vinte.

Solo do violino,-pelo Sr. Vliilc. Terminado o concerto retiraram-se Suas Altezas Imperiaes; a Sra. liár-oneza de Siiruhy e o veador Sr. barão ila

Penha-A terceira o iül íma parto cornef_ou pouco -epois, discursando muitos represp-itantBS das diversas associações e eorjpra_ões que concorreram á festa.

Findou a sossão dciiòis de 1 hora da noute. sendo servida uma esplendida, ceia. Fazemos"votos, paraque o Lyceu l.itic-rario Portuguez continue como até agora a desempenhar brilhantemente a sua missão civilisadora, o que em breve, como estatuo a sua lei orgânica, possa fundar o curso dc ensino pratico.

Convocado pelo Sr. ministro do Império, deve reunir-se bojo á tarde, na secretaria do império, o Conselho Superior do saude publica, afim de deliberar acerca dò sa-neamónto dá cidade c da estatística geral.

que ao entrar no corpo dá igreja, foi con-vidado por uma commissão do tres sei*'*-rasa tomar a tribuna de honra.que me estava reservada, dá qiml assistiu, _..».-vehiie.nte commorido, a foiia a ceremonia religiosa, sendo depois cumprimento por senhoras o cavalheiras que durante vinte e dons anuos formaram o coroem o qual o maestro Raphael Coelho Mur.na-e.bado foi director de musica nas lestivi-dades religiosas.

O Sr. ministro da fazenda, por incom-modos de saude, não compareceu liontem ao despacho.

Por ser hontem dia anniversario da in-dependência Oriental o Sr. I). Vasquez Sitgastumo foi compriméntadó pelos seus collegas do corpo diplomático e varias ou-tr&s possoas.

Por esse motivo as respectivas lega.ues ambandeirarani, assim como os navios de guerra surtos no nosso porto.

Ao meio dia f«st*am dadas salvas pdo cruzador Guanabara c fortaleza de vil-legaürnon.

Dói-ou a redacção do Rio de Janeiro o Sr. Dr. Pedro Luiz.

Boletim Parlamentar

O actuai Sr. presidente da câmara dos deputados faz timbro cm cumprir o regi-monto da casa, á risca..

Quando está algum orador na tribuna e tèm dado a. hora dc sc passar noutro as-sumpto, S. Es., com todo o rigor resi-mental, interrompe-o o obriga-o a ca-lar-se. No flm da sessão, quando ás vezes faltam apenas cinco ou des minuto?, para cila terminar, o Sr. presidente dá a pa-lavra ao orador inscriptoi

Tudo Isto revela da parle de S. Ex. uma corta severidade, pela qual pôde ser elogiado, pois qno não faz mais do que cumprir o regimento.

O oue. não sc comprehende, porém, ó que S. Ex. naoprocecla.com igual recíidió em outros casos.

Hontem, por exemplo, a. cha.nada ter-minou aos 20 minutos depois do'meiò-iia. A essa hora. havia apenas presentes 57 Srs. deputados e S. Ex. declarou presentes G5 o abriu a sessão.

A opposição não reclamou, porque parte d.lla não havia comparecido e outra parte está disposta a concordar com tudo que sequeira fazer n'aquella easa.

O facto. porém, é mais grave do que parece. Náo se trata dc mais uma sessão ou do menos uma sessão. Trata-se da violação de um artigo do regimento, que exige a presença do metade c mais um ilos membros da câmara para que ella 1'unccionc.

Como abuso, já não é pequeno o que se pratica com a chamada, que uns dias é feila cm 8 ou 10 minutos o cm outros em 15 a 20, quando o numero de nomes ú sempre o mesmo.

Mas, aberta a sessão, foi encerrada a discussão do orçamento da despeza do ministério da fazenda.

Entora depois cm discussão o orçamento dn receita, o a câmara-licou quasi vasia. Ficaram, quando muito, 20 deputados, que ouviram o Sr. Montandon, depois o Sr. ministro da fazenda, depois o Sr. Alves de, A-raujo, o Sr. Almeida Nogueira, o á ultima hora ainda o Sr. minisiro da fa-zenda', quo tomou a palavra por 3 ou 4 minutos, para evitar ao Sr. Penido o dos-gosto de fallar cm hora tão adiantada c èm câmara deserta.

No senado foi hontem votado em 2' dis-ciiss-0 o orçamento da marinha para 13SS. Antes da ordem do dia. fez o Sr. Dantas uma reclamação, o justificaram reqúe-rimentos os Srs. Yiriato de Medeiros c Taunay.

Foi encerrada a 2' discussão c votado ti i-rojecto approvando um contracto para a navegação dos rios Tocantins, Araguaya e Vermelho.

Orou o Sr. Saraiva, justificando um substitutivo aquelle projeclo, e que foi regeitado.

Sabre o projecto alterando a lei que aposenta os magistrados que tiverem at tingido á idade de "•" annos, oraram os Srs. Dantas. Soares Brandão, Jaguáribo e visconde dc Paranaguá, ílcmdo a dis-cussão adiada.

Chegou liontem, a bordo du vapor Pro-wiiC£*,com snaEsma. senhora, o Sr. D. Car. Ios Maiia Ramirez, que vem exercer o cargo de. ministro plenipetenciario c en-vindo extraordinário da Republica Prieh-tal junto de nosso geyerno.

Vieram cm sua ccnipamiia, como.swe.-tario, o Sr. I). Pedro S. -iimarair. o como addido' scicnliflco, o Sr. Dr. D. José Arecbavaleía. lente de botânica da Uni-versiilado Maior, [.aquella republica.

A bordo foram receber S. Ex. o sua comitiva, em lanchas a vapor, grande nu-mero de seus compatriotas e amigos, entre os quaes os Srs.: D. Vasquez Sagastume, ministro,e D. Erico Pemi-i. cônsul geral; Carlos Qianèlli, Lemos, Kort, Joaquiói Navarro e outros.

S. Ex. c sua comitiva instalbrara-se uo hotel de Estrangeiros, onde alli foram também cumprimentados por grande nu-mero de cavalheiros.'

OSr. -D. Carlos Rãmird já exerceu esse impor-LuiU' ca.rgo junte .do nosso go-verno, tendo conquistado por seu caracter cearás qualidades a estima geral.

OSr. D. Pedro S. Zuinnran ó sobrinho do nosso pranteado almirante Barroso.

Mándou-se desligar de addido ao 1" talhão de infantaria, o capitão do 8; ba-talhão da niesina. arma, Onefre Moreira de Man-alhãqs'' aflm de apresentar-se ao Commando da Escola Militar, visto ter sido nomeado para servir no batalhão de

en.enbciros, :'¦¦,_ ,

Foi approvada a proposta feita pei* tencnte-coránel do corpo do estado maior de 1* classe Antônio de Senna Madiircira, do tenente do 7V batalhão de, infantaria. Joaquim Melcbor Carneiro do Mendonça e do alferes alumno Josc Caliísães da SlKa, este para secretario, o aquelle para. aju-dante do ordens a eargo da inspecção do mesmo tenente-coronel.

Pcrmitliu-sc ao l' sargento da compa-nliia do infantaria da Parahyba, José dos Anjos-i'!iiicir,ássi.!_nár-se de ora em (iiante José Tcopanes de Souza.

Lembramos ao Sr. minisiro do império a conveniência do fechamento temporário das escolas oublicas, por estar grassando eom certa intensidade a epidemia da va-i-iola.

Consta-nos que muitos meninos que freqüentam as escolas publicas tèm sido atacados tia epidemia; é, portento, tle incontestável necessidade a medida hy-gienica que aqui deixamos indicada,

Foi nomeado fi* supplente do juiz mu-nicinal o de orphãos do termo de S. João da Barra, o Sr; José Lopes da Costa e Souza. Junior,

QüÁD-ii-Hà DE GATUNOS Era additámênto á noticia que. hontem demos com este titulo, informamos aos nossos leitores que foram presos como auetores dos roubos praticados nas casas ii. 11 A da rua D. Latira de Araujo o n. 4.1 da travessa Onze do Maio, Afíbnso Josc da Qsnceicyão, Jorgó Carneiro dos Santos, João Emilio do Souza. Antônio da Cosia Brasa eFabiáo Peneira Tavares. .

Prossegue ó Dr. 1* delegado dc policia no respectivo inquérito.

O Sr. deputado João Caetano apresentou hontem na câmara o seguinte projeclo de loi

«A assembiéa gesel

legislativa'de-crota: . . ,

« Art. 1." E' o govorno aüctorisado a impetrar.éa Santa Sé as bullas nceessa-, rins' á cvcaéão de um bispado na pro-vincia de Minas Geraes, composto dos território:- dá mesma, provincia ora per-tencente «os bispados de Gòyazc S. Paulo c cia comarca de Paracatú. do bispado de DiamantlnUj tendo por sede a cidade do Uberaba.

Art. 2." Esso bispado lera um cabido como tem o de Diamantina.•>rt.

3.° A congrun do bispo respectivo será igual a dos outros bispos do império. Art. d.' Ficam revogadas as disposições cru contrario.

___-_ii8_.-m

Ainda hontem não foi submattlda a des-páclio imperial a promoção no corpo cie olliciaes dá armada, com prejuízo mam-festo dos que têm de ser contemplados nclla.

Ha cinco longos mezes que já deveria ter sido feita essa promoção, como dispõe a lei; entretanto, tal tem sido a demora, que corro como certo um boato que un-porta uma grave censura ao Sr. ministro da marinha.

Diz-se que S. Ex. aguarda o encerra-mento dos trabalhos parlamentares para poder, livre das aceusações da opposição, promovei* olliciaes que eslão no numero trinta e tantos da lista, com preterição injusta dos que, por seus merecimentos e tempo de serviço, estão nos primeiros lo-. Não' damos credito a semelhante boato, que dc certo o Sr. ministro destruirá, sub-mctterido quanto antes a despacho impe-piai a tão demorada promoção.

Pelo Club Naval foi nomeada uma com-missão composta dos Srs. commandante, immcdiato e 1" machinista do cruzador imperial Marinheiro, que deve segou* por estes dias para os Abrolhos, afim de cm alto mar fazer experiência, o dar pa-recer sobre o apparelho automático dc escapamento para escakres, inventado e apresentado aquelle club pelo distineto 2* tenente Scvcriano Antônio de Cas-1*1-0.

Dado o caso debom resultado nessa experiência, o Sr. ministro damiarinha deve galardoar aquelle activo oilicial,aflm dc que sirva de estimulo aos que como elle trabalham cm beneficio da classe a que pertencem. , ,

Ainda mais, cornos resultados d essa importante invenção muilo lucrará a nossa marinha,dada qualquer .emergência em alio mar.

Os aspirantes do3' annó dò cursò-su-nerior da escola naval, acompanhados do respectivo instruetor do artilharia l' tenente Spindola, visitaram liontem o corpo de imperiaes marinheiros.

rcu D. Josepha Eeopoldina dc Mello Gon-' diro, para o fim d.> receber o que lhe cou-bor da terça dc sua irmã D; Maria José de Mello Goadlm, c mais méíiula da re-versão a quo tinha direito seu linado ir-mão o barão de Araujo Gonditn.

E mais a 2' diseurssão de projectos da câmara des deputados concede nio 'licença a diversos i.,_i;Utrados.'c aposentadoria ao corone! Domingos José Alves da Fon-seca. inspector tia pasadoria ilas ttopa? da corte.

A ordem do dia, para hoje, na câmara 6 a seguinte:

3* discussão do orçamento da fazenda. Continuação da 2*1 discussSo da receita.

casado dc ferimentos, condomnadò em tres mozes de prisão com trabalho, foi

conllr-nVada a sentenza. . . '

Soldado Aureiiáno da Gosta, aceusado dc feririiontos, condemnado cm um anno de prisão com trabalho, foi coiifiiiiiadaasen-Süiila-lo Manuel José. de. Carvalho., aceu-sado de resistência,- condemnado a ser ar-eabuzailo, foi reformada n sentença cm seis mezes de prisão com trabalho.

Batalhão; Naval. - Soldado Lftdislan Manuel João, áí&tsâdò dò'3* deserção sim-pies, condemnado cm (jrne/es ue prisão com trabalho, foi confirmada a sentença.

rela prazo de 00 dias foram postos.em concurso os oílicios dc coiitadoi* c pàrlidor iio termo do llibcirão Preto", em S. Paulo.

Consta õo Biario Popular, deS.Paulo, que o Sr. conde de Tios Rios, dc accordo com a promessa qne, por mais dò uma vez, externou entre'amigos, deu liberdade a todos os sous escravos; com obrigação de serviços por lira prazo de dous annos o tanto ou ires annos.

Por circular de terça-feira a presidência da provincia de S. Paulo- marcou o praso de 20 dias para a eleição dos membros do conselho superior e conselho nuiniei-pai creados pela nova lei da reforma da instrucção publica.

nome do partido conservador felicitou o Sr. tenente-coronel Carneiro, agradecendo esto em phrases commovidas a prova do consideração que lhe ora dispensada;

Seguiu-se a isto uma lauta ceia. du-raiito a qual Irucaram-se diversos brindes, di.tiiigumdo-se entre os oradores o Sr. Dr. Belisario Augusto Soares dc Souza," que felicitou o Si*; Dr. Rocha Leão pela jus-ti.;y, que fez, concedendo ao Sr. tenente-.coronel Carneiro a vitalicicdadc tie um cargo que durante. IS annos exerceu com a maior honestidade, aptidão e isenção tle espirito partidário.

Teriiiiiioii -fesla por um animado baile, que se pi-_lòi]_0U-!ç. ás 2 horas da ma-drogada. ~'-v-

¦-nandou-so dar baixa do serviço do exer-cüo ao soldado do 1' batalhão de infan-taria João Balthazar Kiier.

Infonuam-iios que o ex-ministro da marinha mandou fazer entrega a um senhor, cie om menor de 10 annos de idade; e nue lia annos servia como apren-diz da escola n. S.

Deu causa a essa ordem o haver aquelle senhor reclamado o menor,* a titulo de ingênuo.

Não sabemos como assim se entrega nm menor, aprendiz marinheiro, ao pri-meiro que o reclama, para dar-lhe a po-sição Ínfima—dc ingênuo I

Parece-nos que lia nVste facto, pelo menos., uma grave injustiça.

O Lyceu Litlerario Portuguez celebrou ahtè-líontem, a sua 10* sessão magna, uns foi honrada com a presença de Sua Alteza Imperial a Princeza Regente e seu Augusto Consorte*.

Como nos annos anteriores, a cnnrur-í-eneia foi enorme, iiotantlo-.se o ministério quasi na sua maioria, o corpo diplomático estrangeiro, senadores do império, depu-lados, magistrados; artistas, litleratos, jornalistas', um sem numero do ilele,^.-ções de sociedades e corporailele,^.-ções, eomihei*.-.iantes. etc.

O edifício acliava-so pomposamente ador-nacio interior e exteriormente; o no largo da Prainha. qusi cm frente a poria prin-cipal do edifício; foi levantado um vistoso coreto, illiiniiniúio a giorno, onde duas bandas marciacs tocavam escolhidas peças do musica.

A's 8 horas da noite chegaram suas Alteras, que foram recebidas a porta prin-cipal do estabelecimento pela. directoria. c pelos Srs. ministros dos estranheiros; tio império, da justiça e da marinha, c. immediatainento á sua entrada nu salão, deu começo á solcmnidade o Sr. presidente da directoria, commendador José João Martins ile Pinho, lendo uma ollocuçãó em que expo.'. a razão da festa, * descreveu os. serviços prcsta.dns pela associação no anuo transcorrido, dclarou os nomes do diversev cavalheiros a quem o Lyceu deve o maior auxilio. agradeceu a presença de Suas Altezas ç fez votos pelo completo restabelecimento de S. M. o Imperador, a quem o Lyceu o a Instrucção muito devem. /

Terminando, pediu venia para declarai' aberta a sessão, c, convidando o Sr. mi-nistro do Império a presidil-a, passou a S. Kx. a cadeira presidencial.

Dada a palavra ao secretario para pro-ceder á chamada dos alltmnos que no anno

Durante a primeira quinzena do córront mez foram vistoriadas e julgadas om cs.-lado tie navegar as seguintes embarca-"'

Vapores: Rio-Grandc IhimtvjiA e Ca-rangolà: lanchas: Utc.y e Emilia; rebocador: Figuro.

CANHENHO

Náluralissimo, Iratando-se do um inglez:

Sir Jolin, (pie vai a banhos a Dicppe, exclama admirado, ao deixar a praia:

K' extraordinário este paiz! Que porção de francezes!

Meu padre, cm nomo cie Deus, Eti lhe confesso o meu crime! K' crime que brada aos céus, Que a consciência niò opprinio I

Mas que foi. meu filho, diga, Que o perdão dc certo logra.

Ali, meu padre,—iftima briga Dei um tapa em minha sogra r

Isso é crime que eu ronikmtto, 13 a nona de certo ignora! Em castigo, filho, ordeno: Um beijo vá dar-lhe agora!

O Sr. cônsul americano visitou hontem a côrveta Làncaslcr.

Foi nomeado para embarcar no encoura-cado Riachuelo o machinista de. 4" classe cxíre.-nu-icrario Bcnedicto Maldonado.

Na presença do Sr. ajudante general c seu estado-maior, o do respectivo com-manda nte. fizeram hontem exercícios de esgrima de bayoneta. no-.pateodo arsenal :de marinha/os menores aprendizes da

es-cola n. 8.

Como da primeira vez, aquelles menores mostraram-se irreprehensiveis na exceu-é-cão das manobras de infantaria, pro-Võèah.do ;idir.iuiUii«i'uiiUi-li.'s. que so acha-vam presentosi ;, ..,,,.

Dirigiu esse exercício o 1 tenente ni-strúctor Perdigão Fernandes.

O Si*-. '.'-" tenente. José Borges Leilão vai desembarcar do crnzriior Affonso Celso, alim de seguir no dia 'iOdó "rebente para Pernambuco, '¦',--, , .

Esso oilicial foi requisitado para d.pcw. no inquérito a que se está procedendo para se. conhecer a verdadeira causa do naufrágio do vapor nacional Bahia.

A ollicialidadc do patacho Guararapes, ultimamente mandado armar, coninõc-se dos^seguintes Srs.: I." tenente Sidney Schacílericommandante;;.'." tenente Aphro-cli/in Fernandes do Barros, immcdiato; o cs 2'tenentes Amorico de Brazil Silvado e Francisco de Souza Pinta, olliciaes de serviço.

Conformo noticiámos; o Sr. ministro da marinha concedeu a cidade, por ramagem ao Sr. 1" tenente'Costa llubim, comman-dante do patacho naufragado Pirapama rauto o tempo em que estiver respondendo a conselho de guerra.

O cruzador Imperial Marinheir^an-deou h.,nteoi no aheoradouro deS.-Bento, aflm de receber carvão

Deu-se liontem, ás-121/2 horas da noite, um começo de. incêndio na easa de pensão da rua da'Lapa, n. \'.K originado t%um colclião a que commifnicou-íogo unícha-1-to que Henrique tle Souza" Gomes ao adormecer deixara sobre ello cahir acesso. Compareceu o corpo de bombeiros, não chegando porém a lunccionnr.

Tomou o Dr. I' delegado cie policia connecimeí.to do facto.

Per não estar matriculado,- foi consi-deraclo llVt*é o africano Maíuias. escràyir sado do commendador Anlonio Joaquim Ferreira.''-;.- .

fi .. ,

-íAGApiNílOS NO SOTÃO

'

/P *^Í "ÍOi ^ llíV flUem '^^ míl* '^a |^íí4|iS^caniara, e diga que os' dc-VXfèti' -Jlípíitados não'cuidam senão 1 !È-<è fl? de si,.c deixam pára.O canto

'":H?-v-jl/ os -interesses do Estado I !&-?¦*_Oig/ os-interesses il

*j4&í!tíxÈtL No *a™láuló) alu estão os <—3[_|.,ii^^ factos a demonstrar o con-trario. Sem contar que ha um grupo que todos os dias faz requerimentos 'pedindo informações,'e outro grupo que lambem tocios os dias pede a palavra para quo as informaçor-s não sejam dadas : sem contar que o prinieiro tVeste; grupos demonstra todos os dias .que o governo está levando o paiz para a'borda da. oliápa-do abysmo, o que o outro grupo todos os dias' prova que na referida barda do abysmo da chapa estava o paiz antes dc glorioso 20 tle agosto de 1SS5, o que o actuai go-verno está a querer tiral-o de lá; sem contar oue. a câmara até já trabalha,aos sabbadoà .''.só o que cila tem cuidado da salvação-ilas almas 6 caso para a levar direitlnhp para o céu, em virtude cPaqucila das bcmavòBtnranç.às que mais calhar ao (alento o virtudes dos seus membros. E' assim quo ainda está quente o pro-jecto do Sr. Passos de Miranda, creando um bispado no Amazonas, c já hontem o Sr. João Caetano propoz.que secreasse mais.um bispado em Minas, onde ha só dous.

Não vejo razão para se não attender ao pedido de S. Ex'.: S. Paulo quer fornecer mais deputados; Minas reclama mais bispos.:'.

Na-zo.lt que o Sr. João Caetano quer felicitar jabá tudo o que se faz preciso: população densa; escolas cm profusão, estradas de ferro, lòlegraplio; a immi-gração aflluo para lá; a producção é enorme, já ha muito excedeu as necessi-dades do consumo,- oi zona exportado tudo com abundância para as zonas vi-sir.has, e, depois de ás abarrotar, ainda manda para as outras provincias, e até para o estrangeiro; mas, falta-lhe um bispo, c a zona anda triste e. aftlicta. e é capaz tle tlellnbní, se não lho puzerem para alli um bispo novo, ou em bom uso, que complete a sua felicidade.

E como um... bispo nunca vera só, o Sr. João Caetano quer ao mesmo tempo um cabido, que é como quem diz uma penca, de conogos para enfeitar -a calhe-dral de Uberaba, sede do Tutuco bispado, onde o Jornal elo Commercio tem um correspondente, muito cacete, mas muiio boa pessoa, que escreve umas correspon-ciências muito noticiosas o muito amola-doras.

Eu apoio com todas as Torças dos pul-mões tle todos os meus macaquinhos o projeclo do Sr. João Caetano, e^se me ó pormittido dar o meu voto, proponho para bispo de Lber-aba o meu coilega do Apóstolo, e peço um fios logares de co-nego de prslienda inteira para mim, e para o TV,; i-is um. logarinho mais mo-deslo, porque na idade em que cslá deve contentar-se .corei meia prebenda.

J0".K TE_H_i

O movimcnlo do hospital da Santa Casa da Misericórdia, dos hospícios bc Pe-dro II, de Nossa Senhora da. Saude, do S.João Baptista, da Nossa Senhora do Soecorro o cie Nossa Senhora das Dores, em Cascadura, foi no dia 24 do corrente

o

'seguinte

:

Exis! iam 1S51,. entraram 50, sahiram 30. falleceram 10 e. existem 1SG7.'

O movimento ria Sala do Banco c dos consultórios públicos foi. no mesmo dia, de 390 consultanlcR, -para os quaes se aviarar*: -17M receitas.

Praticaram-se : cxtracç.ões de dentes 3, óbturações 7, curativos S c apparelho electrico 1,

O Sr. JosWentura Boscoli, professor de ncatuguez o francez do Asylo tias Or-ph^rda Imperial Sociedade Amantcda Instrucção, foi nomeado director interino das aulas d'esso estabelecimento.

Concedeu-se licença ao barão do Araujo Ferraz para aceitar a nomeação de com-mendador da real ordem militar portu-gueza do Nosso 'Senhor Jesus Christo, com que foi agraciado por Sua. Magos-tade Fídclissíma, ç usar das respectivas insígnias.

Lista geral dos prêmios da 3' parto da 10* loteria da província das Alagoas, cm beneficio de diversas instituições pias, dc caridade', instrucção primaria e da So-ciedade Libertadora Alagoana, extrahida hontem: Prêmios de 40:000^000 a 200$000 10223... .10:0008000 193*.', 2008000 3.39.;! 1:0008000 1904.1. 2008000 30555..- -1:0008000 2:108... 2008000 6519.. 1:0008000 2410..-. 2008000 100.. -0OS0O0 28SI... 2008000 '4139.. 5008000 293G... 2008000 5007.. 5008000 6489... 200,8000 14057.-, 5008000 8400... 2008000

Prêmios ele ÍOO&O00 1819 4G03 7055 8882 13354 ' 1839 - 5538 7974 9187 14371 .4001 OíMl. SUO 13165 14914 Dezenas 10221 a 1023O. lÓÓfli L. 11 1020 508 Aproximações 10227., 5008000 1 1919 250,8000 10229....'. 5008000 1 1021 2508000 Todos-os números terminados em 28 tem o prêmio de 208000.

Todos os números terminados em 8 e 0 têm o prêmio de 108000.

Conc.edoram-su as seguintes licenças : De um mez. para tratar tia siuide, ao pro!'ossqr da V escola pubP.ea de.nienteos da freguezia de S. Christovão. Jorge lio-berto íia Costa.

De dois mezes. para o mesmo flm, a professora da 2' escola publica tle meni-nas, da freguezia cie Guaratiba, Angelina Sandoval Castriota Pereira.

Falleceu cm Jundiahy, cora 70 annos dc idade, o capitão Francisco Damiv/.io dos Santos . importante . fazendeiro ri'aquolta localidade;

IM mandado servir addido ao 13' lliâo de infantaria o alferes do 18" bata-llião da mesma arma P.aul Germano da Silva.

D. u-se liontem um fi-elcem Nictheroy, que ai testa que a polícia de lá corre parelhas com a »!. cá.

Tendo ido o director de um collegio á easa do delegado de policia queixar-se da Mia nidenança, qne correra a varadas os luçmnos. na oceasião cm que de voltado «••••.cgs... passavam pela casa d'aquell» auctoi-tdade, o supi-u-refcrido delegado

de 1881) conquistaram um galardão á sua applicação ao estudo, além de diversas medalhas tle prata e cobre, foram entre-gues gentilmente por Sua ÁP.cza Imperial a Regente grande numero dc prêmios, constituídos por livros uteis e ricamente eneadeahados.

Foram mais entregues por Sua Alteza a P.egente os seguintes prêmios pecuniários: Souza Souto", Dr. Antônio Alves Ferreira flOOS), Camões (508) ° V''sco da Gama iMiitla a distribuição d.stes prêmios fallou em nomo dns seus collegas, ahim-nos da associação, os Srs. Álvaro Fernan-dos Dias, saguimlo-se-llie, por parte dss professores, o Sr. Dr. Catalão.

Bm seguida foi suspensa a sessão por alguns momeniqs para Suas Altezas visi-tarem c> estabelecimento.

Reaberta a sessão teve logar o magni fico concerte oiganisudo pelo Sr. Joseph Whilo. cujo nrogranima foi o seguinte:

Solo do piano. Chopin, pelo Sr.-Nepo-muecno.

Solo de flauta, Popp. pelo ^\\ Duque Estrada Meycr.

VEsule romanza, Gurjão, pelo Sr. Rossi.

Priêre, Nepomuceno, Gavotte para vi. l.meello, Popper, pelo Sr. Nascimento.

lisneraMU romanza, (Jollo, para

so-Um cavalheiro muito amável (nao e o commendador Malvino) vai á cidade natal expressamente para extráhir do rospe-ctivo livro a sua certidão de baptismo. O padre, passa -lhe o documento pedido; elle. depois de ler lido, pergunta com a maior amabilidiide ao sacerdote:

— ?;ão podia accrcscéntàr nesíe ponto: co official da ordem'da Rosa»?

Repelimos:.—uão íoi* commendador Malvino.

Reclamam os moradores da rua Nova e da da S. Sebastião, era Nictheroy. provi-delicias para o abuso praticado por alguns empregados de nina coclieira existente na ultima d'aquellas ruas, que costumam enílleirar mais do eincoenta. grandes va-silhas de leite junto á única bica que lia alli, impedindo por essa fôrma a tiragem da, água, que. além dc escassa, é cxeliist vãmente aproveitada para a referida co-cheira.

A's auetoridades locat-s endereçamos

Por conta tia caixa da musica creou o Sr. coronel Machado, eommandaníe do corpo policial da provincia, do Rio tle Ja-neiro, cinco prêmios tio 20,8000 cada um, que serão distribuídos no dia 2 do riezam-bro a cinco músicos tia respectiva banda qne os merecerem pelo sou comporta-niento e applicação.

F.' louvável a dedicação que -mestra o Sr. coronel Machado pelo corpo policial nue commánda.

esta justa reclamação.

A exposição dc pintura do artista Fir-mino Monteiro, na Academia das Bellas-Aries, foi visitada liontem por 67 pessoas.

Foram celebradas hontem. na igreja do Sentibr Dom Jesus do Calvário e Via-Sacra, as exéquias por alma do maestro Coelho Machado.

Poi executada poi- numeroso coro e nma erchestra de trinta e cinco professores, sob a regência do professor Guillicrme de Oliveira, a missa fúnebre do padre Josc Maurício, com o AgnusDei de Verdi c. O Libera-me de Monta no.

A igreja estava ornada, lendo no centro um rico catafalco, no qual via-se uni qua-dro com o retrato do linado.

Assistiram ás exéquias muitos rmígos do pranteado maestro Itaphaei, notando-so entre elles o disfir.cfo c conhecido maestro Ilonrkpie Aires de Mèsmiita

O maximò da temperatura do ...c. de. hontem roí de 2-1,0 e o mínimo tia da noite dc ante-hontem, de 17,0.

PARLAi-ENTO

A. ordem do dia para hoje no. senado é: 3* discussão do orçamento do ministe-rio do Impéministe-rio paralSSS.

Continuação da 1* discussão do projecto do senado, letra I, do corrente anno, dc-clarandodcrogádácao nenhum üffeitó; no S 3" do art. 1" do decreto n. 3309. dc 9 do outubro de ISSO, a parte que incluo entre os motivos dc aposenlaçâo obrigatória a idade de 75 annos,

1' discussão do projec-to do senado, le-tra J, do corrente anno, determinando oiue a disposição do íj 3' do art. V do de-creio n. :i309, dc 0 dc outubro de ISSO, não impede que o magistrado nomeado desembargador cm membro do Supremo Tribuna! de Justiça, antes de 75 annos de idade, continue nó exercício do cargo da-pois de ter essa idade, unicamente para completar o triennio iio serviço eítectivo de que. traia o _ V.'¦)"

discussão do projecto do senado, letra C. do corrente anno, elevando algumas comarcas da província de S. Paulo dei' iil)'c de '2' a 3* entraucias.

1* discussão dos projectos do senado : Revoga mio a le! de -i do julho de 1835 ; Determinando os preceitos c«m que se-rão executadas as disposições do art, 18 c seus* paragraphos da lei n. 2033 ile 20 cie setembro do 1871.

2* discussão das p*rop0-ções da câmara dos deputados:

Relevando ;< prescripçã. om que

incor-Foram concedidos ao Dr. Manuel Alves da Costa Bráücaiifc, delegado tie hygier.e nas p-i-oebias' urbanas do niunicipiu da c.Orte. 00 dias tio üreuça, para tratar do saude.

O importante fazendeiro de Jundi-.iliy," Sr. Jos.'. F.-hnisláu do Amaral, o. exemplo dos outros fazendeiros do mesmo muni-cipio, vai dar liberdade a ludos.os seus escravos, em numero tle 300. sob condição de serviços até 1890.

li' isto o que communicam d'ãqiielle município ac .Diário Popular , de S. Paulo.

Foi mandado servir addido ao 13" ba-talhão de infantaria o alferes alumno Luiz Soares cios Santos.

CHRONICA DA POLICIA

Exquisitój mesmo muito exquisito este Sr. José Affonso.

O homem implicou com os bailes; tem uma particular ogeriza aos bambolcios obrigados aos tempos do dois por quatro ou tres por dous!

Sabendo que havia um baile na. rua do Núncio, apresentou-so ello furioso, dam-liado da vida. antc-licntom. á l 1/2 hora da madrugada, na 2* estação policial, e exigiu que a auetoridade policial puzesso uni" termo aquelle divertimento a que tem tanta aversão.

Mas não estando a auetoridade pelos autos, José Affonso, tanto berrou, tanto tlescompnz, que teve. dc ir chorar na pri-são o seu mão fado, que o forçou a ir, á 1 1/2 hora tia madrugada, buscar sarnas para se eoçar..

Cl rei Taiú tantas intimações fez ante-hontem pela rua do Hospício, iutittilan-do-se agente, de policia, que por sua vez foi intimado polo ròndante a ir para o chiliiubt). , .

Bei Palie é. nem luais, nem menos, Antônio Joaquim Vieira Bastos, que por certas cousas abiscõitc-ü aquelle cômico appcUido.

Alberto- da Fonseca Vasconcellôs, por antonomazia — Chininha— rcspeitabilis-simo gatuno, foi ante-hontem recolhido á sombra, por andar com um lindo alfinete dc ouro com brilhantes, que trazia pre-gado no forro do paletot que vestia, o não saber explicar a procedência da jóia,

Foram ante-hontem prézos:'

Francisco Gomes dà Costa, por promo-ver desordem, armado de um estoque: João Moreira dc Azevedo, por atirar uma pedra cm José Ferreira Pinto, que ficou ferido: J.-.dos Santos, por'suspeito de gatuno. ',- ...^ ,.'"'"*.-Perante o Sr. Dr. Costa Braga, juiz substituto do 5" districto criminal con-liuuon. do hontem. o summario de culpa do processo de tentativa, de morte de que 6 autor o Sr. liarão de Guararema, c réu Vicente Amnbile. Dcppza testemunha Car-Ios Vassimon.

Amanhã continuara, esse processo.

NUMERO. AVULSO 40 RS.

Os artigo* enviados íi roikc.110 não serão rcslilulès aiaila que nfio sujam publicados

g_a«_______.„__--__g__-ai3B^^

ses mí-iesiaües mmm

Paiiiz. tIO de julhou (Conclusão)

O rmperatlor tem continuado a passeiar, a diverlir-se, a visitar c a ser visitado como um homem que não tivesse vindo á Europa para outro lim senão esse.

Do entre as visitas que tom recebido, ternou-se notável a da filha e nela do Victor Hugo c genro do grande poeta, o Sr. Loclcroy. A neta de Victor Hugo. mais con vereadora o talvez mais desembaraçada, foi quem fez as honras da conversação. Disse que vinham visitai" com certo ani-(li-i.-sseDieTií-ciJ.mperador, porque lembra-vam-se quanto o poetado distinguiu, não só com a sua amisade, qiV8 . Sijr?- CSijbe-lecida vendo a celebro visita espontânea que tio Imperador recebera cm sua casa, como também cem admiração, viste reco-nhecer no Sr. D. Pedro II o mais liberal e o mais sábio de todos os moaarchas^

Estou certo de que o Imperador devo estar farto c talvez cançado de ouvir elo-gios idênticos, que para etii! já são bnnacs; mas lambera certo estou de quo deve ler recebido este como verdadeira novidade, por terem partido dos lábios de uma geu- . til mocinha, que o nada menos que a adorada tio grande Mestre.

Também o Imperador recebeu, além dos sábios todos que constituem ;i sociedade dos immortaes, de que elle faz pavlc, a visita dos Srs. Amedée Princo o .scii cu-nhado Gabriel Forme, que lhe. foram pjVe* recer um exemplar da .obra por. este es-.cripta o por. aquelle mandada verter para o portuguez, intitulada — O Brasil <* o Projecto da União Aduaneira Auieri-cana. Esta publicação traz. no fronlespicio a dedicatória ao Sr. D. Pedro II, o é natU menos que mu bom serviço prestado eu-pontaneamcnlc por aquelles senhores; o Imperador, recebendo-a e exaniinando-a rapidamente, disso aos olfcrtatilcs que ia proceder a uma leitura cuidada e esçru-pulosa, como convinha a um trabalho (te tal valor.

Os delicados c distineto _''cavalheiro-oflertanles deixaram a sala do Grando Hotel impressionados, como todos os oue procuram c são recebidos pelo Imperador: çonfcntissimos. sal isfeil issimos por encon-trarem a maior affabilidade c siinpliei-dade de maneiras, como não julgavam ser possivel encontrar era um soberano. De onde concluo que aqui acreditavam que o nosso rei era na melhor hypothese do boa educação—um bárbaro; e que dos seus hábitos caseiros o menos pernieiosi —era a anlhropophagia.

A mesma impressão agradabilissim-i teve o professor Pete.r, ao terminar a sua visita c exame na pessoa do Imperador: este, perguntando-lho por sua esposa, ma-nifestou o mais vivo desejoTleapresenlal-a á Imperatriz. - ' .

Isto equiv-leu a.jim.» ordem, ano,.d]-. seguinte lá estava no Grande, tlotelo casal Petcr, retirando-se Mme. Petcr penhora: dissima pelo acolhimento beneyolo c ama-vel que lho fizera a nossa virtuosa so-beraua.

Houve 110 Cirande Hotel um momonto aro que se suppoz que a sala fosse abai xo com o peso das pessoas que alli se acha-vam e que já so esparramaacha-vam pelos corredores adjacentes : era a Sociedado Franceza de Hygiene, que vinha em missão dc duas dúzias de membros com-primcnlar o s.iu presidente honorário, D. Pedro de Alcântara. Ahi estavam Davy, Poan, Bonnafont, Petcr, Blacke, Pielrasanta, Meynet, Moniii, Brenioml, Vigouron.- o mais muitos, cuja relação nominal oecuparia outras tantas linhas.

f jH-B-I

^*' 1pI__._________

I

Pedem-nos alguns moradores tia tra-vossa do Barbosa, na Cidado Nova, que reclamemos contra o estado do quasi com-plela escuridão cm quo á noite Jica. a, ci-tada travessa, dando isso oceasião a que. os gatunos assaltem os.transenntes c ás casas, como- já lem acontecido muitas A reclamação é lio justa, que estamos certos de que será altcudida.

Falleceu cm S, Paulo o Sr. Eugênio Fomrii, cunhado do distineto engenheiro Sr. Dr. Garcia Redondo.

O Conselho Supremo Militar de Justiça celebrou sessão ante-hoiilem. sob a pre-sidenciado Exm. Sr conselheiro de guerra visconde dc. Tamandaré. secretario dc guerra o conselheiro barão tle MattOSO.

Achando-sc presentes os Exms. Srs. con-selheiros de guerra visconde de Taman-daré, Soares de Andréa, barão dc hi-nheima, Elisiario Barbosa, Miranda Reis, Pereira do (_h*valho, vogai conselheiro Scvcriano o desembargadores Carneiro de Campos. Piu-iahybá de Mattos c Ovidio de Loureiro, foi aberta a"sbss_3, o sendo lida a acta da antecedente IbiapprovaHa. Depois tle lido o expediente, foram jul-gados ilelliiittvomenle os seguintes pio-cessos sentenciados em conselho de guerra: Exercito'..— Soldado-Antonfo de Souza Fontes, aceusado do hoinicidío,-tendo sido absolvido pelo consellia- de guerra, foi confirmada a sentença.

Saldado Lupercino Pereira Ramos, ac-I

Não se realisou liontem, na directoria das obras publicas da provincia tio Uio de Janeiro, a preca -anuuiiciada, por tor sahido em serviço o dircclor -'aquella re-pai lição.

Proi*ognram-so :

Por dous mezes, a, licença concedida para Iratar da saude. á professora da escola publica de meninas ilo Curato do Santa Cruz, Maria José de Medina Cceli Ribeiro.

Por tres mezes. a quo loi concedida, para igual flm. pela presidência de S. Paulo a Julio Kibeiro. professor de latim do curso preparatório anncxo á fa-cuidado de direito da mesma provincia. A's 7 horas da noite de ante-hontem, muitos cidadãos, cm régosijo pela nomea-cão do tenente-coronel José Alves Car-neiro para o cargo dc 3' tabellião, per-correram om quatro bonds especiaes ai-sumas ruas da cidade de Niclheroy, precedidos pela banda de musica da

so-iedade União Fraternal

Parando em frente ao palácio da presi-dencia. destacaram-se o.s Srs. Guilherme Briggs, deputado provincial. Alfredo Ca-minada, l" juiz de paz. e Augusto Lobo, que. em commissão. foram felicitar o Sr. presidente, Dr. ltocha Leão, pela nomea-cão feita iior S. Ex. Seguindo depois em seu honorário, dirigiram-se os manifestar*.-tos á casa dc residência do nomeado, que estiva comgr.inde numero dc amigos, e a banda de musica do corpo policial,

Tomando u palavra o Sr, Bv\g_--,, em

CSO3F_..A.Ç3_A-0

0 pequeno escrevente ílorentino

(CONTO M IiSáAI,|

(Continuação)

Aquellas palavras foram facadas no co-ração do pobre rapaz. Ah I não se im-portava mais com elle... seu pai, que antes tremia, só de ouvil-o tossir 1 Já o não amava, e portanto não havia mais duvida que morrera para o seu coração. —Oli I não, meu pai—pensou, elle, com o coração iiiigustiosameute opprimido—isto assim não podo continuar. Eu não posso viver sem o teu aífeclo, quero readqui-ril-o todo inteiro; dír-te-liei tudo, uão te illudirei mais, estudarei como d'antes, aconteça o que acontecer, combnto que tu... pobre papá, continues a querer-mc bem. Oh ! d'osta voz, estou bem seguro da minha resolução l—E, comtudo, ainda aquella noite, sc levantou, mais por força de habito quo por outra cousa... Depois teve desejo, uma vez ainda, de tornar a entrar por alguns minutos -'aquelle quarto onde tanto tinha trabalhado, ás escondidas, com o coração cheio de salis-facão e dn ternfira. E quando se viu perto da escrivaninha, com o caiidieiro acceso, e viu aquellas tiras em branco, sobre as quaes só sc escreviam nomes de cidades e do pessoas, nomes que já sabia, tle cór, foi invadido de uma grande tristeza; e num momento rápido o nervoso, pegou na penna para principiar o costumado trabalho. Mas, ao estender a mão, deu com o braço n'um livro o o livro cahiu... Teve um sobresalto. Se o pai acordasse I K certo que o não sorprenderia a prati-car uma acç.ão má... Demais já tinha rc-solvido dizer-lhe tudo... mas... o sentir aquelle passo aproximàr-se>na obscuri-dade, ser sorprendido aquella hora, n'a-quelle silencio... Sua mãi, que desperta-ria também assustada... E pensar epie iéu pai poderia, pela primeira vez, sentir-se humilhado na sua presentir-sença descobrindo tudo... Esta idéa quasi o atterrava. Apu-rotto ouvido, com a re.splratjãò suspensa... não sentiu rumor. Escutou á fechadura da porta que lhe «cava por traz das eos-tas... o nada. Todos em casa dormiam,., o pai não ouvira cousa alguma... Tran-quillisoú-sc, e, recomeçou a escrever... E as cintas iam-se amontoando sobro as ein-tas... Na rua deserta «entiu o passo ca-denciado da guarda civil, depois o rodar do um carro quo parou do repente; sc-giiiu-so o estreptdo de uma íila de carros que passavam vagarosamente ; mais tar-de, um silencio profundo, interrompido de quando em quando pelos latidos clc um cão... E escrevia... escrevia sempre... E, no emtanto, o pai eslava por traz dcllc. Levantara-se ouvindo cahir o livro, ces-perava a oceasião opportuna, O estro-pito cios carros tinha abafado o rumor dos seus passos, o o frouxo chiar das dobra-dicas da porta ; e eslava alli, com a sua cabeça branca, sobre a cabecinha negra de Julio; vira correr a penna sobre as cintas; c n'um momento tinha adivinhado tudo, recordara tudo, comprcliendera tu-do: o ura arrependimento súbito, uma ternura immcnsa lhe invadira a alma, c retinha-o suffocado alli por detraz do filho. De repente, Julio solta um grito agudo I... dois braços convulsos o estreitavam for-temente.

Ohl pai, pai, perdôc-mc! gritou, re-conhecendo o pai que chorava.

' "_-

Perdoa-me tu, filho—respondeu o pai soluçando, ,0 cobrindo-lha a fronte dc bei-jos. Comprehendo agora... sei tudo, o sou eu que te Impíofò.pçrdãú, sanla creatura minha. Vem, vem comnwjo I

E impelliu-o ou antes levou-B.ao leite de sua mãi, já acordada, c dcifou-lli. -entee os braços, dizendo: i

Beija, beijo- este llllio/.uerido, que ha tre," mézcs não dorme trabalhando por

"mim,

o cu a torturar-lhe a alma, a elle, que nos ganhava o pão I

A mãi apertou-o áffcctiiosamcnto ao peito, sem poder desprender a voz ; depois disse:

Vai dormir, meu querido filho, vai, vai dojfnir c descançar! Leva-o tu á cama.

O pai tomou-o nos braços e conduziu-o ao quarto ; deitou-o no leito, commovido, acarieiaiido-o, aconr.hegando-lhc as almo-fadas c endiroitando-lhe a coberta.

Muito obrigado, papá-dizia o filho —muito obrigado! Mas vá deitar-se... cu estou muito bom ; vá, vá deitar-se, papá.

Mas 0 pai queria vel-o adormecido; sentoú-sè á cabeceira da cama, tomou-lhe a mão, c disse-tomou-lhe:

Dorme, dorme, meu filho t

E Julio, cançado, adormeceu finalmente e dormiu muitas horas, gosando, pela primeira vez depois do alguns mezes, dc um somno tranquillo, afagado de sonhos ridentes: c quando abriu os Olhos já o so! brilhava ha muito, e sentiu prinieiro e viu depois, junto ao peito, apoiada na beira da cama, a cabeça branca do pai, que tinha passado a noite alli, ao lado delle ; c dormia ainda eom a testa sobro o seu coração.

(Continua).

A propósito da analyso das agua.s da Parahyba do Sul. dc qu-1 já demos noticia, temos a accresccntar que a câmara muni-cipal d'aque!la localidade pediu ao Sr. mi-nistro do império, por interm *J:o da pre-sídencia, para mandar por um proílssio-nal lazer a referida aproílssio-nalysoí

:fi

Das visitas feitas pelo Imperador, -'estes tres dias, destacam-se as do moiiunicuto Courbel, a do seu parente Montpcrisior, ca que fez a Juvtsy, ao sábio Camillo Flammarion.

Em Juvisy lem esto sábio o seu bom montado observatório astronômico, tsto ' só bastava para altrahir todos os desejos de Sua Magestade, que, como se sabe, tem pela astronomia uma verdadeira paixão, ardente o jamais insaoiada. Sua Mages-tade partiu de. Pariz no trem rapid do meio-dia, e vinte minutos depois já cs-tava cm Juvisy, em doce colloquio com jí' eslrella Venus, que é de todos os^yane-Ias o dá sua maior voneração.-^,.i_-se.

Em I88I, úm grande 'raídor dc aslro-nomia, c admiradpf-,1. Flammarion, fez presente a esle tie uma propriedade, casa e terreno, situada' em Juvisy, para alli,... ser C3-_truido um obs'orv.".to.'i,j. -"' ^"tlammarion iáAcní realisado parte da.s

obras, G'i.r/?rcaíu!o nma cupola e duas salas adjacentes, eom equatorial de 2i centímetros de. abertura. Conta-se que dentro dc dois annos estará tudo acabado, I faltando apenas c.ollocar um instrumento ' meridiano.

Sua Magestade o Imperador, acompa-, nhado do visconde de Nioac c do Sr. Cruls, percorreu todo o observatório, mostrando grande interesse ora vêr o que a inicia-tivo particular pôde realisar, quando ella é alimentada por um gosto tão profundo como é por parte do Sr, Flammarion.

As auetoridades de Juvisy o a popula-ção, logo que souberam da visita impo-rial, embandeiraram os edifícios c casas particulares, e algumas ao lado da ban-deira franceza mostraram a banban-deira au-ri-verde. Deram vivas o fizeram outras manifestações, a que sd fallou o hymno nacional.

O poeta, portuguez Guerra Junqueira voltou a visitar o Imperador, c d'esta ver com elle conversou por largo tempo.

Eis a sua impressão e resumida em duas phrases:

_. Vocês tom ainda Imperador alu para uns dez annos. Digo-lhes que é um

espi-rito bem equilibrado.

O príncipe D. Pedro, a quem o Dr. Eduardo Prado e Guerra Junqucjro oHa-receram um opiparo banquete, foi visitar o Sr. Ferdihand Dénis.

Para mostrar como estes impcrialisk» . -abem respeitar as formuias e nad\ olvidam cm casos como estes, basta dizer que, esperando em sua casa 0 joveu prin-tine. pr?i>arou-se e vestiu-se á CÔrfâ^?

*-. -JZ

í

l.

ffl

-l

X*,

\

Referências

Documentos relacionados

A segunda etapa consiste na exploração do material: após a pré-análise dos dados e a decisão de operacionalizar a análise de conteúdo a partir da seleção dos termos

a) A avaliação é analisada à parte do processo de aprendizagem e de ensino, para posteriormente proporcionar tomadas de decisões, como aprovação ou reprovação. c) É um processo

- Federação Catarinense de Tênis acontecer na mesma data do tênis de campo no 35º Jogos do SESI - Fase Local, estaremos alterando a data para facilitar a participação de todos

Com isso, dá-se a necessidade de sair de uma oposição binária para entrar no que Bystrina (1995) chamava de oposições pluriarticuladas: em vez de dois polos, três ou mais.

Comércio Varejista de Veículos Automotores Usados no Estado de São Paulo e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santo André, ou, acordos coletivos de trabalho

MONITORIA EM DIREITO CONSTITUCIONAL IV (CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE) VESPERTINO.O PROJETO BUSCA PROPICIAR AO MONITOR APROFUNDAMENTO NA DISCIPLINA DE DIREITO

7.2.1 O exame de capacitação física, de caráter eliminatório, será realizado pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO e visa a avaliar a capacidade do candidato suportar, física e organicamente,

urano indústria de balanças e equipamentos eletrônicos ltda RS u-tech do brasil industria, importação, exportação e distribuição ltda SC. utility do nordeste s/a