• Nenhum resultado encontrado

Lampada Do Senhor - Packer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lampada Do Senhor - Packer"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Deus está sempre pronto com a ajuda de que precisamos. Deus está sempre pronto com a ajuda de que precisamos. Ele pode usar muitos meios para multiplicar nossa Ele pode usar muitos meios para multiplicar nossa capaci-dade de ensinar o que precisamos ensinar. Ainda não sei dade de ensinar o que precisamos ensinar. Ainda não sei tudo o que Ele deseja que façamos. Uma coisa que Ele tudo o que Ele deseja que façamos. Uma coisa que Ele

 sem dúvida 

 sem dúvida exigirá de nós não é nova — é fazermos melhorexigirá de nós não é nova — é fazermos melhor

o que Ele sempre exigiu de nós. o que Ele sempre exigiu de nós.

O melhor resumo do que precisamos fazer está descrito O melhor resumo do que precisamos fazer está descrito em uma escritura bem conhecida e muito repetida. É a em uma escritura bem conhecida e muito repetida. É a seção 42 de Doutrina e Convênios: “E o Espírito ser-vos-á seção 42 de Doutrina e Convênios: “E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé; e se não receberdes o Espírito, não dado pela oração da fé; e se não receberdes o Espírito, não ensinareis” (D&C 42:14).

ensinareis” (D&C 42:14).

Percebem por que saber como obter o Espírito é algo Percebem por que saber como obter o Espírito é algo muito importante para nós? O que irá manter nossos muito importante para nós? O que irá manter nossos alu-nos puros e em paz no mundo que enfrentam é muito nos puros e em paz no mundo que enfrentam é muito mais do que o conhecimento do evangelho e da palavra de mais do que o conhecimento do evangelho e da palavra de Deus. É mais do que conhecer a maravilhosa organização, Deus. É mais do que conhecer a maravilhosa organização, a história inspiradora e os grandes líderes da Igreja. Eles a história inspiradora e os grandes líderes da Igreja. Eles precisam escolher a obediência aos mandamentos do precisam escolher a obediência aos mandamentos do Senhor, diante de maiores tentações e provações. Senhor, diante de maiores tentações e provações.

Precisam fazer isso por terem fé em Jesus Cristo. E essa Precisam fazer isso por terem fé em Jesus Cristo. E essa fé somente pode ser adquirida por meio do testemunho fé somente pode ser adquirida por meio do testemunho do Espírito.

do Espírito.

 Vocês precisam ter o Espírito como seu companheiro  Vocês precisam ter o Espírito como seu companheiro cons-tante para ensinarem com poder, e seus alunos não tante para ensinarem com poder, e seus alunos não sobrevi-verão espiritualmente sem o Espírito como companheiro verão espiritualmente sem o Espírito como companheiro deles. Da mesma forma, nós e eles iremos nos qualificar deles. Da mesma forma, nós e eles iremos nos qualificar para a força que nos é exigida. É preciso orar com fé e para a força que nos é exigida. É preciso orar com fé e obe-decer aos mandamentos de Deus. Para alguns, pode ser decer aos mandamentos de Deus. Para alguns, pode ser preciso mais do que orar, mas para todos será necessário preciso mais do que orar, mas para todos será necessário mais fé. Precisamos ter a confiança inabalável de que o mais fé. Precisamos ter a confiança inabalável de que o

Espírito virá ajudar-nos. Nossos alunos também. Precisamos Espírito virá ajudar-nos. Nossos alunos também. Precisamos orar com a confiança de que o Espírito nos guiará em nosso orar com a confiança de que o Espírito nos guiará em nosso ensino e em nossa vida. Parte dessa fé é nossa ensino e em nossa vida. Parte dessa fé é nossa determina-ção, ao rogarmos pedindo o Espírito, que iremos obedecer a ção, ao rogarmos pedindo o Espírito, que iremos obedecer a Suas instruções.

Suas instruções.

Depois que o Senhor souber que nossa fé é suficiente a Depois que o Senhor souber que nossa fé é suficiente a ponto de ter certeza de que iremos obedecer, Ele enviará ponto de ter certeza de que iremos obedecer, Ele enviará o Espírito para ensinar-nos de modo mais claro e mais o Espírito para ensinar-nos de modo mais claro e mais fre-qüente. A oração da fé sempre inclui o compromisso de qüente. A oração da fé sempre inclui o compromisso de obedecer. Nossa obediência, em seu devido tempo, obedecer. Nossa obediência, em seu devido tempo, resul-tará, por intermédio da Expiação de Jesus Cristo, na tará, por intermédio da Expiação de Jesus Cristo, na mudança de nossa natureza de que precisamos para mudança de nossa natureza de que precisamos para encontrar paz nesta vida e herdar a vida eterna no mundo encontrar paz nesta vida e herdar a vida eterna no mundo vindouro. Ele deseja isso para nós e para nossos alunos. vindouro. Ele deseja isso para nós e para nossos alunos. Portanto, estejam certos de que uma maior influência do Portanto, estejam certos de que uma maior influência do Espírito virá. Podem esperar isso nos dias e meses que Espírito virá. Podem esperar isso nos dias e meses que virão. Suas orações irão subir um pouco mais alto, sua virão. Suas orações irão subir um pouco mais alto, sua determinação de obedecer irá aumentar e vocês determinação de obedecer irá aumentar e vocês descobri-rão que o Espírito lhes ensinará as coisas pacíficas em rão que o Espírito lhes ensinará as coisas pacíficas em momentos pouco pacíficos. E verão a evidência de que a momentos pouco pacíficos. E verão a evidência de que a Expiação está mudando o coração de seus alunos. Vocês Expiação está mudando o coração de seus alunos. Vocês terão alegria ao verem que eles adquirem mais força e terão alegria ao verem que eles adquirem mais força e feli-cidade.

cidade.

Sei que Deus, o Pai, vive. Seu Filho Amado é nosso Sei que Deus, o Pai, vive. Seu Filho Amado é nosso Salvador

Salvador. Joseph . Joseph Smith foi um Smith foi um profeta, e profeta, e o Presidenteo Presidente Gordon B. Hinckley é o profeta vivo de Deus. Gordon B. Hinckley é o profeta vivo de Deus. Sentimo-nos imensamente gratos por ele estar coSentimo-nosco hoje. O nos imensamente gratos por ele estar conosco hoje. O Espírito estará com vocês ao darem ouvidos a ele com Espírito estará com vocês ao darem ouvidos a ele com uma oração de fé em seu coração. Em nome de Jesus uma oração de fé em seu coração. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Cristo. Amém.

33 33

 A

 A L

L

 Â ÂMPMPADADAA DODO

S

S

ENHOR ENHOR 

É

É

LDER LDER 

B

B

OYDOYD

K. P

K. P

 ACKER  ACKER 

D

D

OO

Q

Q

UÓRUM DOSUÓRUM DOS

D

D

OZEOZE

 A 

 A 

PÓSTOLOSPÓSTOLOS Extraído de 

Extraído de Ensign,Ensign, janeiro de  janeiro de  1983, pp. 51–56 

1983, pp. 51–56 

Extraído de um discurso proferido em Extraído de um discurso proferido em um seminário para novos presidentes de  um seminário para novos presidentes de   missão em 25 de junho de

 missão em 25 de junho de 1982 1982 

Depois de muito

Depois de muito pensarpensar,, decidi fazer meu discurso decidi fazer meu discurso como se seus missionários, como se seus missionários, seus élderes e sísteres seus élderes e sísteres

esti-vessem aqui em seu lugar, e apresentar conceitos mais vessem aqui em seu lugar, e apresentar conceitos mais adequados para eles, os iniciantes, os inexperientes, do adequados para eles, os iniciantes, os inexperientes, do que para vocês. Espero que por intermédio de vocês, eu que para vocês. Espero que por intermédio de vocês, eu possa compartilhar com eles algumas das coisas que possa compartilhar com eles algumas das coisas que

aprendi a respeito do Espírito e de como podemos aprendi a respeito do Espírito e de como podemos prepa-rar-nos para recebê-lo.

rar-nos para recebê-lo.

Não aprendemos as coisas espirituais exatamente da Não aprendemos as coisas espirituais exatamente da mesma forma que aprendemos as outras coisas que mesma forma que aprendemos as outras coisas que sabe-mos, embora possamos fazê-lo lendo, ouvindo e mos, embora possamos fazê-lo lendo, ouvindo e ponde-rando. Aprendi que é preciso uma atitude especial, tanto rando. Aprendi que é preciso uma atitude especial, tanto no ensino quanto no aprendizado das coisas espirituais. no ensino quanto no aprendizado das coisas espirituais. Há coisas que vocês sabem, ou podem vir a saber, que Há coisas que vocês sabem, ou podem vir a saber, que lhes será muito difícil explicar para as outras pessoas. lhes será muito difícil explicar para as outras pessoas. Tenho certeza de que é assim mesmo que as coisas Tenho certeza de que é assim mesmo que as coisas deviam ser. (...)

deviam ser. (...)

 N

 N

 ÃO ÃO

PENAS COMPENAS COM

P

P

 ALAVRAS ALAVRAS

Não podemos expressar o conhecimento espiritual apenas Não podemos expressar o conhecimento espiritual apenas com palavras. Podemos, contudo, mostrar com palavras com palavras. Podemos, contudo, mostrar com palavras como uma pessoa pode se preparar para receber o como uma pessoa pode se preparar para receber o Espírito. O próprio Espírito irá ajudar nesse processo. Espírito. O próprio Espírito irá ajudar nesse processo.

(2)

“Porque quando um homem fala pelo poder do Espírito “Porque quando um homem fala pelo poder do Espírito Santo, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao Santo, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens” (2 Néfi 33:1).

coração dos filhos dos homens” (2 Néfi 33:1). T

Temos, então, emos, então, uma comunicação espiritual, uma comunicação espiritual, e podemose podemos dizer em nosso íntimo: Era isso que eu estava procurando! dizer em nosso íntimo: Era isso que eu estava procurando! É isso que significam aquelas palavras da revelação.

É isso que significam aquelas palavras da revelação. Depois disso, se forem cuidadosamente escolhidas, as Depois disso, se forem cuidadosamente escolhidas, as palavras serão adequadas para ensinar coisas espirituais. palavras serão adequadas para ensinar coisas espirituais. Não temos palavras (nem mesmo nas escrituras) que Não temos palavras (nem mesmo nas escrituras) que des-crevam perfeitamente o Espírito. As escrituras geralmente crevam perfeitamente o Espírito. As escrituras geralmente usam a palavra voz, que não descreve exatamente o

usam a palavra voz, que não descreve exatamente o Espírito. Aquela comunicação delicada e refinada não é Espírito. Aquela comunicação delicada e refinada não é vista com os nossos olhos, não é ouvida com nossos vista com os nossos olhos, não é ouvida com nossos ouvi-dos. Embora seja descrita como uma voz, é uma voz que dos. Embora seja descrita como uma voz, é uma voz que mais sentimos do que ouvimos.

mais sentimos do que ouvimos.

Depois que compreendi isso, um versículo do Livro de Depois que compreendi isso, um versículo do Livro de Mórmon adquiriu um profundo significado para mim, e Mórmon adquiriu um profundo significado para mim, e meu testemunho

meu testemunho do livro cresceu do livro cresceu imensamente. Timensamente. Tem aem a ver com Lamã e Lemuel, que se rebelaram contra Néfi. ver com Lamã e Lemuel, que se rebelaram contra Néfi. Néfi os repreendeu, dizendo: “Haveis visto um anjo que Néfi os repreendeu, dizendo: “Haveis visto um anjo que vos falou; sim, haveis ouvido sua voz de tempos em vos falou; sim, haveis ouvido sua voz de tempos em tem-pos; e ele vos falou numa voz mansa e delicada, mas pos; e ele vos falou numa voz mansa e delicada, mas havíeis perdido a

havíeis perdido a sensibilidade  sensibilidade , de modo que não pudestes, de modo que não pudestes  perceber 

 perceber suas palavras” (1 Néfi 17:45; grifo do autor). (...)suas palavras” (1 Néfi 17:45; grifo do autor). (...)

 A V 

 A V 

OZOZ

M

M

 ANSA E ANSA E

D

D

ELICADA ELICADA 

 A voz do Espírito é descrita como uma voz nem “áspera”  A voz do Espírito é descrita como uma voz nem “áspera” nem “forte”. Não é “uma voz de trovão nem uma voz de nem “forte”. Não é “uma voz de trovão nem uma voz de ruído tumultuoso”, mas, sim, uma “voz mansa, de perfeita ruído tumultuoso”, mas, sim, uma “voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro”, que “penetra até o suavidade, semelhante a um sussurro”, que “penetra até o âmago da alma” e faz “[arder] o coração” (3 Néfi 11:3; âmago da alma” e faz “[arder] o coração” (3 Néfi 11:3; Helamã 5:30; D&C 85:6–7). Lembrem-se de que Elias Helamã 5:30; D&C 85:6–7). Lembrem-se de que Elias descobriu que a voz do Senhor não estava no vento nem descobriu que a voz do Senhor não estava no vento nem no terremoto nem no fogo, mas era uma “voz mansa e no terremoto nem no fogo, mas era uma “voz mansa e delicada” (I Reis 19:12).

delicada” (I Reis 19:12).

O Espírito não chama nossa atenção gritando ou O Espírito não chama nossa atenção gritando ou sacu-dindo-nos com brutalidade. Ele sussurra. Ele nos afaga tão dindo-nos com brutalidade. Ele sussurra. Ele nos afaga tão gentilmente que se estivermos preocupados com alguma gentilmente que se estivermos preocupados com alguma coisa pode ser que não sintamos nada. (Não admira que a coisa pode ser que não sintamos nada. (Não admira que a Palavra de Sabedoria nos tenha sido revelada, pois como Palavra de Sabedoria nos tenha sido revelada, pois como pode o bêbado ou o viciado sentir essa voz?)

pode o bêbado ou o viciado sentir essa voz?)

De vez em quando, ela nos chamará com suficiente De vez em quando, ela nos chamará com suficiente fir-meza para que prestemos atenção. Mas na maioria das meza para que prestemos atenção. Mas na maioria das vezes, se não prestarmos atenção ao delicado sentimento, vezes, se não prestarmos atenção ao delicado sentimento, o Espírito vai retirar-Se e esperar que O busquemos e O o Espírito vai retirar-Se e esperar que O busquemos e O ouçamos e digamos, à nossa própria maneira, o mesmo ouçamos e digamos, à nossa própria maneira, o mesmo que Samuel disse

que Samuel disse no passado: “Fno passado: “Fala, Senhor, porque o teuala, Senhor, porque o teu servo ouve” (I Samuel 3:10).

servo ouve” (I Samuel 3:10).

F

F

ORTESORTES

E

E

 XPERIÊNCIAS XPERIÊNCIAS

E

E

SPIRITUAISSPIRITUAIS

N

N

 ÃO ÃO

CONTECEMCONTECEM COM

COM

F

F

REQÜÊNCIA REQÜÊNCIA 

 Aprendi que não temos muito freqüentemente  Aprendi que não temos muito freqüentemente

experiên-cias espirituais fortes e marcantes. E quando as temos, cias espirituais fortes e marcantes. E quando as temos, geralmente são para nossa própria edificação, instrução geralmente são para nossa própria edificação, instrução ou correção. A menos que tenhamos sido chamados pela ou correção. A menos que tenhamos sido chamados pela devida autoridade para fazê-lo, elas não nos colocam em devida autoridade para fazê-lo, elas não nos colocam em condição de aconselhar ou corrigir as pessoas.

condição de aconselhar ou corrigir as pessoas.

 N

 N

 ÃO ÃO

C

C

OMENTAR OMENTAR 

L

L

EVIANAMENTE ASEVIANAMENTE AS

E

E

 XPERIÊNCIAS XPERIÊNCIAS

Concluí também que não é sábio falar continuamente a Concluí também que não é sábio falar continuamente a respeito de experiências espirituais incomuns. Elas devem respeito de experiências espirituais incomuns. Elas devem ser guardadas com carinho e

ser guardadas com carinho e só devem ser só devem ser compartilhadcompartilhadasas quando o próprio Espírito inspirá-los a usarem-nas para quando o próprio Espírito inspirá-los a usarem-nas para abençoar outras pessoas. Lembro-me sempre das palavras abençoar outras pessoas. Lembro-me sempre das palavras de Alma:

de Alma:

“É dado a muitos conhecer os mistérios de Deus; é-lhes, “É dado a muitos conhecer os mistérios de Deus; é-lhes, porém, absolutamente proibido divulgá-los, a não ser a porém, absolutamente proibido divulgá-los, a não ser a parte de sua palavra que ele concede aos filhos dos parte de sua palavra que ele concede aos filhos dos homens de acordo com a atenção e diligência que lhe homens de acordo com a atenção e diligência que lhe dedicam” (Alma 12:9).

dedicam” (Alma 12:9).

Ouvi, certa vez, o Presidente Marion G. Romney Ouvi, certa vez, o Presidente Marion G. Romney aconse-lhar os presidentes de missão e respectivas esposas em lhar os presidentes de missão e respectivas esposas em Genebra, dizendo: “Não conto tudo o que sei; nunca Genebra, dizendo: “Não conto tudo o que sei; nunca con-tei a minha esposa tudo o que sei, porque descobri que se tei a minha esposa tudo o que sei, porque descobri que se eu não agir com muita seriedade ao falar de coisas eu não agir com muita seriedade ao falar de coisas sagra-das, o Senhor passará a não confiar mais em mim”. das, o Senhor passará a não confiar mais em mim”.

Creio que devemos guardar essas coisas e ponderá-las em Creio que devemos guardar essas coisas e ponderá-las em nosso coração, como Lucas disse que Maria fez a respeito nosso coração, como Lucas disse que Maria fez a respeito das coisas sublimes que acompanharam o nascimento de das coisas sublimes que acompanharam o nascimento de  Jesus (ver Lucas 2:19).

 Jesus (ver Lucas 2:19).

 N

 N

 ÃO ÃO

P

P

ODEMOSODEMOS

F

F

ORÇAR ASORÇAR AS

C

C

OISASOISAS

E

E

SPIRITUAISSPIRITUAIS

Há algo mais a ser aprendido. Não se pode forçar o Há algo mais a ser aprendido. Não se pode forçar o surgi-mento de um

mento de um testemunho; ele precisa testemunho; ele precisa crescercrescer. Aumentamos. Aumentamos o nosso testemunho da mesma forma que crescemos em o nosso testemunho da mesma forma que crescemos em estatura física; mal

estatura física; mal percebemos isso acontecerpercebemos isso acontecer, porque , porque oo crescimento é muito gradual.

crescimento é muito gradual. Não é sensato questionar as

Não é sensato questionar as revelações com tanta insistên-revelações com tanta insistên-cia a ponto de exigirmos respostas imediatas ou

cia a ponto de exigirmos respostas imediatas ou as bênçãosas bênçãos desejadas. Não podemos forçar

desejadas. Não podemos forçar as coisas espirituais. Palavrasas coisas espirituais. Palavras como

como compelir, coagir, forçar, pressionar, exigir  compelir, coagir, forçar, pressionar, exigir não descrevemnão descrevem

nossos privilégios com o Espírito. Não podemos forçar o nossos privilégios com o Espírito. Não podemos forçar o Espírito a responder

Espírito a responder, da mesma forma , da mesma forma que não podemos for-que não podemos for-çar um feijão a brotar ou um ovo a chocar antes do tempo. çar um feijão a brotar ou um ovo a chocar antes do tempo. P

Podemos criar um odemos criar um ambiente que promova crescimento, edi-ambiente que promova crescimento, edi-ficação e proteção; mas não podemos forçar

ficação e proteção; mas não podemos forçar ou compelir: Éou compelir: É preciso esperar o crescimento.

preciso esperar o crescimento.

34 34

(3)

35 35

Não sejam impacientes para adquirirem um grande Não sejam impacientes para adquirirem um grande

conhecimento espiritual. Deixem-no crescer, ajudem-no a conhecimento espiritual. Deixem-no crescer, ajudem-no a crescer, mas não o forcem, caso contrário estarão crescer, mas não o forcem, caso contrário estarão propen-sos a se desviarem do rumo certo.

sos a se desviarem do rumo certo.

U

U

SEMSEM

T

T

ODOS OSODOS OS

S

S

EUSEUS

ECURSOSECURSOS

Espera-se que usemos a luz e o conhecimento que já Espera-se que usemos a luz e o conhecimento que já pos-suímos para lidar com os problemas de nossa vida. Não suímos para lidar com os problemas de nossa vida. Não precisamos que uma revelação nos instrua a sairmos para precisamos que uma revelação nos instrua a sairmos para cumprir nosso dever, porque isso já nos foi dito nas cumprir nosso dever, porque isso já nos foi dito nas escri-turas. Tampouco devemos esperar que a revelação turas. Tampouco devemos esperar que a revelação substi-tua a inteligência espirisubsti-tual ou física que já recebemos. tua a inteligência espiritual ou física que já recebemos. Ela simplesmente irá ampliá-la. Precisamos seguir adiante Ela simplesmente irá ampliá-la. Precisamos seguir adiante com nossa vida normalmente, trabalhando todos os dias, com nossa vida normalmente, trabalhando todos os dias, seguindo as rotinas, regras e normas que governam a vida. seguindo as rotinas, regras e normas que governam a vida.  As regras, normas e mandamentos são uma proteção  As regras, normas e mandamentos são uma proteção

valiosa. Se precisarmos de uma instrução revelada para valiosa. Se precisarmos de uma instrução revelada para alterar nosso curso, ela estará nos esperando ao longo do alterar nosso curso, ela estará nos esperando ao longo do caminho, assim que chegarmos ao ponto em que caminho, assim que chegarmos ao ponto em que necessi-taremos dela. O conselho de “ocupar-nos zelosamente” é taremos dela. O conselho de “ocupar-nos zelosamente” é realmente muito sábio (ver D&C 58:27).

realmente muito sábio (ver D&C 58:27).

 M

 M

 AIS AIS

P

P

ODEROSO DOODEROSO DO

Q

Q

UEUE

II

 MAGINAMOS MAGINAMOS

Não se sintam acanhados nem envergonhados se não Não se sintam acanhados nem envergonhados se não sou-berem tudo. Néfi disse: “Sei que ele ama seus filhos; não berem tudo. Néfi disse: “Sei que ele ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas” conheço, no entanto, o significado de todas as coisas” (1

(1 NéfNéfi 11:1i 11:17).7).

Há mais poder em seu testemunho do que vocês Há mais poder em seu testemunho do que vocês imagi-nam. (...)

nam. (...)

P

P

OR OR 

O

O

 NDE NDE

C

C

OMEÇAR OMEÇAR 

Não é incomum ouvirmos um missionário dizer: “Como Não é incomum ouvirmos um missionário dizer: “Como posso prestar um testemunho antes de adquiri-lo? Como posso prestar um testemunho antes de adquiri-lo? Como posso testificar que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que posso testificar que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que o evangelho é verdadeiro? Se eu não tenho esse o evangelho é verdadeiro? Se eu não tenho esse testemu-nho, não seria desonesto?”

nho, não seria desonesto?”

Oh! Se ao menos eu pudesse ensinar-lhes este único Oh! Se ao menos eu pudesse ensinar-lhes este único prin-cípio. O testemunho é

cípio. O testemunho é descoberto descobertoquando nós oquando nós o prestamos prestamos!!

Em algum lugar de sua jornada em busca de Em algum lugar de sua jornada em busca de conheci-mento espiritual, existe aquele “salto de fé”, como os mento espiritual, existe aquele “salto de fé”, como os filó-sofos o chamam. É o momento em que chegamos até o sofos o chamam. É o momento em que chegamos até o limiar da luz e damos um passo para dentro da escuridão, limiar da luz e damos um passo para dentro da escuridão, para então descobrirmos que o caminho está iluminado para então descobrirmos que o caminho está iluminado por apenas um ou dois passos à nossa frente. “O espírito por apenas um ou dois passos à nossa frente. “O espírito do homem”, como diz a escritura, é realmente “a lâmpada do homem”, como diz a escritura, é realmente “a lâmpada do Senhor”

do Senhor” (Provérbi(Provérbios 20:27).os 20:27).

Uma coisa é receber um testemunho daquilo que lemos Uma coisa é receber um testemunho daquilo que lemos ou do que outra pessoa disse; e temos obrigatoriamente ou do que outra pessoa disse; e temos obrigatoriamente que começar por aí. Mas uma coisa totalmente diferente é que começar por aí. Mas uma coisa totalmente diferente é sentir o Espírito confirmar em nosso peito que aquilo que sentir o Espírito confirmar em nosso peito que aquilo que

 nós

 nóstestemunhamos é verdadeiro. Percebem que isso lhestestemunhamos é verdadeiro. Percebem que isso lhes

será concedido quando vocês o compartilharem? Ao será concedido quando vocês o compartilharem? Ao ofere-cerem o que vocês têm, isso lhes será devolvido e cerem o que vocês têm, isso lhes será devolvido e aumen-tado! (...)

tado! (...)

E

E

LELE

II

RÁ RÁ 

POIÁ POIÁ 

--

LOSLOS

Se falarem com humildade e sincera intenção, o Senhor Se falarem com humildade e sincera intenção, o Senhor não os deixará desamparados. As escrituras prometem não os deixará desamparados. As escrituras prometem isso. Ponderem esta promessa:

isso. Ponderem esta promessa:

“Portanto, em verdade vos digo: Clamai a este povo; “Portanto, em verdade vos digo: Clamai a este povo; expressai os pensamentos que eu vos puser [observem expressai os pensamentos que eu vos puser [observem que isso ainda está por acontecer] no coração e não sereis que isso ainda está por acontecer] no coração e não sereis confundidos diante dos homens;

confundidos diante dos homens;

Pois naquela mesma hora, sim, naquele mesmo momento, Pois naquela mesma hora, sim, naquele mesmo momento, ser-vos-á dado o que

ser-vos-á dado o que dizerdizer. [Observem novamente . [Observem novamente queque isso é algo que acontecerá no futuro.]

isso é algo que acontecerá no futuro.]

Mas um mandamento vos dou, de que tudo o que Mas um mandamento vos dou, de que tudo o que decla-rardes declarareis em meu nome, com solenidade de rardes declarareis em meu nome, com solenidade de cora-ção, com espírito de mansidão em todas as coisas.

ção, com espírito de mansidão em todas as coisas. E prometo-vos que, se fizerdes isso, derramar-se-á o E prometo-vos que, se fizerdes isso, derramar-se-á o Espírito Santo testificando todas as coisas que disserdes” Espírito Santo testificando todas as coisas que disserdes” (D&C 100:5–8). (...)

(D&C 100:5–8). (...)

O E

O E

SPÍRITOSPÍRITO

N

N

 ÃO ÃO

L

L

UTARÁ PARA UTARÁ PARA 

S

S

EMPREEMPRE

C

C

ONOSCOONOSCO

Depois que isso acontecer, sejam obedientes aos Depois que isso acontecer, sejam obedientes aos sus-surros que receberem. Aprendi uma lição muito surros que receberem. Aprendi uma lição muito impor-tante quando fui presidente de missão. Eu era também tante quando fui presidente de missão. Eu era também  Autoridade Geral. Fui inspirado várias vezes, para o  Autoridade Geral. Fui inspirado várias vezes, para o

bem

bem do trabalhodo trabalho, a desobriga, a desobrigar um de meus conselheir um de meus conselheiros.ros.  Além de orar a esse respeito, eu tinha chegado à  Além de orar a esse respeito, eu tinha chegado à

conclu-são de que aquela era a coisa certa. Mas não fiz isso. são de que aquela era a coisa certa. Mas não fiz isso. Temi magoar um homem que tinha servido na Igreja por Temi magoar um homem que tinha servido na Igreja por muito tempo.

muito tempo.

O Espírito Se afastou de mim. Não recebi nenhuma O Espírito Se afastou de mim. Não recebi nenhuma inspi-ração sobre quem deveria ser chamado como conselheiro, ração sobre quem deveria ser chamado como conselheiro, caso eu o desobrigasse. Isso durou várias semanas. Minhas caso eu o desobrigasse. Isso durou várias semanas. Minhas orações não passavam do teto da sala onde as fiz. Tentei orações não passavam do teto da sala onde as fiz. Tentei diversas outras maneiras de colocar o trabalho em ordem, diversas outras maneiras de colocar o trabalho em ordem, mas de nada adiantou. Por fim, fiz o que o Espírito me mas de nada adiantou. Por fim, fiz o que o Espírito me orientara a fazer. Imediatamente, o dom retornou! Oh, orientara a fazer. Imediatamente, o dom retornou! Oh, como foi sublime a alegria de ter aquele dom novamente. como foi sublime a alegria de ter aquele dom novamente.  Vocês o conhecem, porque vocês o possuem: o dom do  Vocês o conhecem, porque vocês o possuem: o dom do

Espírito Santo. E o irmão não ficou magoado. Na verdade, Espírito Santo. E o irmão não ficou magoado. Na verdade, ele foi muito abençoado, e imediatamente, o trabalho ele foi muito abençoado, e imediatamente, o trabalho começou a

começou a prosperarprosperar..

P

P

ODEMOSODEMOS

S

S

ER ER 

E

E

 NGANADOS NGANADOS

Estejam sempre atentos para não serem enganados por Estejam sempre atentos para não serem enganados por uma inspiração proveniente de uma fonte falsa. Vocês uma inspiração proveniente de uma fonte falsa. Vocês

(4)

podem receber falsas mensagens espirituais. Há espíritos podem receber falsas mensagens espirituais. Há espíritos falsos, assim como há anjos falsos (ver Morôni 7:17). falsos, assim como há anjos falsos (ver Morôni 7:17). T

Tomem cuidado para não omem cuidado para não serem enganados, porque serem enganados, porque oo diabo pode aparecer disfarçado de anjo de luz.

diabo pode aparecer disfarçado de anjo de luz.

Nossa parte espiritual e nossa parte emocional estão tão Nossa parte espiritual e nossa parte emocional estão tão intimamente ligadas que é possível confundir um

intimamente ligadas que é possível confundir um impulsoimpulso emocional com algo espiritual.

emocional com algo espiritual. Ocasionalmente encontramosOcasionalmente encontramos pessoas que receberam o que elas supõem ser um sussurro pessoas que receberam o que elas supõem ser um sussurro espiritual de Deus, quando na

espiritual de Deus, quando na verdade aquela inspiraçãoverdade aquela inspiração está centralizada nas emoções ou veio

está centralizada nas emoções ou veio do adversário.do adversário. Evitem como se fosse uma praga aqueles que alegam Evitem como se fosse uma praga aqueles que alegam terem sido abençoados com uma grande experiência terem sido abençoados com uma grande experiência espi-ritual que os autoriza a desafiar a autoridade constituída ritual que os autoriza a desafiar a autoridade constituída do sacerdócio da Igreja. Não fiquem perturbados se não do sacerdócio da Igreja. Não fiquem perturbados se não conseguirem contradizer todas as insinuações do apóstata conseguirem contradizer todas as insinuações do apóstata ou todo desafio dos inimigos que atacam a Igreja.

ou todo desafio dos inimigos que atacam a Igreja. Enfrentamos uma enxurrada dessas coisas. No devido Enfrentamos uma enxurrada dessas coisas. No devido tempo, vocês serão capazes de confundir os iníquos e tempo, vocês serão capazes de confundir os iníquos e ins-pirar os sinceros de coração. (...)

pirar os sinceros de coração. (...)

(...) A pérola de grande valor é aprender bem cedo na vida (...) A pérola de grande valor é aprender bem cedo na vida a ser guiado pelo Espírito do Senhor — um dom sublime. a ser guiado pelo Espírito do Senhor — um dom sublime. De fato, trata-se de um guia e uma proteção.

De fato, trata-se de um guia e uma proteção.

“O Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé; e se não “O Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé; e se não receberdes o Espírito, não ensinareis” (D&C 42:14). receberdes o Espírito, não ensinareis” (D&C 42:14).

 V 

 V 

OCÊSOCÊS

P

P

ODEMODEM

F

F

 AZER O AZER O

T

T

RABALHRABALHO O DODO

S

S

ENHOR ENHOR 

Há grande poder neste trabalho, um poder espiritual. Um Há grande poder neste trabalho, um poder espiritual. Um membro comum da Igreja, como vocês, tendo recebido o membro comum da Igreja, como vocês, tendo recebido o dom do Espírito Santo pela confirmação, pode realizar o dom do Espírito Santo pela confirmação, pode realizar o trabalho do

trabalho do SenhorSenhor..

Há vários anos, um amigo, que já faleceu há muito Há vários anos, um amigo, que já faleceu há muito tempo, contou-me esta experiência. Ele tinha dezessete tempo, contou-me esta experiência. Ele tinha dezessete anos e, com seu companheiro de missão, parou em uma anos e, com seu companheiro de missão, parou em uma pequena casa nos estados do sul. Era seu primeiro dia pequena casa nos estados do sul. Era seu primeiro dia no campo missionário, e aquela era sua primeira porta. no campo missionário, e aquela era sua primeira porta. Uma mulher grisalha apareceu do outro lado da tela de Uma mulher grisalha apareceu do outro lado da tela de proteção e perguntou o que eles queriam. Seu proteção e perguntou o que eles queriam. Seu compa-nheiro o cutucou para que ele prosseguisse. Muito nheiro o cutucou para que ele prosseguisse. Muito ate-morizado e sentindo a língua travada, ele finalmente morizado e sentindo a língua travada, ele finalmente conseguiu dizer: “Como o homem é Deus já foi, e como conseguiu dizer: “Como o homem é Deus já foi, e como Deus é o homem pode vir a ser”.

Deus é o homem pode vir a ser”.

Por estranho que pareça, ela ficou interessada e perguntou Por estranho que pareça, ela ficou interessada e perguntou onde ele tinha ouvido isso. Ele respondeu: “Está na Bíblia”. onde ele tinha ouvido isso. Ele respondeu: “Está na Bíblia”.

Ela saiu de junto da porta por um instante e voltou com sua Ela saiu de junto da porta por um instante e voltou com sua Bíblia. Dizendo ser ministra de uma congregação, ela Bíblia. Dizendo ser ministra de uma congregação, ela entre-gou a Bíblia para ele e disse: “Mostre-me onde está”.

gou a Bíblia para ele e disse: “Mostre-me onde está”. Ele pegou a Bíblia e a folheou com nervosismo. Por fim, Ele pegou a Bíblia e a folheou com nervosismo. Por fim, ele a

ele a devolveu, dizendo: “Não consigo encontrar. Nemdevolveu, dizendo: “Não consigo encontrar. Nem tenho certeza se está aí, e mesmo que esteja, não tenho certeza se está aí, e mesmo que esteja, não conse-gui encontrar. Sou apenas um pobre rapaz da fazenda que gui encontrar. Sou apenas um pobre rapaz da fazenda que saiu de Cache

saiu de Cache VValleyalley, em Utah. , em Utah. Não tenho muita Não tenho muita instru- instru-ção. Mas venho de uma família que vive o evangelho de ção. Mas venho de uma família que vive o evangelho de  Jesus Cristo. E isso foi tão bom para minha família que  Jesus Cristo. E isso foi tão bom para minha família que aceitei o chamado de vir servir em uma missão por dois aceitei o chamado de vir servir em uma missão por dois anos, à minha própria custa, para dizer às pessoas como anos, à minha própria custa, para dizer às pessoas como me sinto a respeito do evangelho”.

me sinto a respeito do evangelho”.

Depois de meio século, ele não conseguiu conter as lágrimas Depois de meio século, ele não conseguiu conter as lágrimas ao contar-me que ela abriu a porta e disse: “Entre, meu ao contar-me que ela abriu a porta e disse: “Entre, meu rapaz, eu gostaria de ouvir o que você tem para dizer”. rapaz, eu gostaria de ouvir o que você tem para dizer”. Há um grande poder neste trabalho, e o membro comum Há um grande poder neste trabalho, e o membro comum da Igreja, apoiado pelo Espírito, pode fazer o trabalho do da Igreja, apoiado pelo Espírito, pode fazer o trabalho do Senhor.

Senhor.

Há muitas outras coisas a serem ditas. Eu poderia falar Há muitas outras coisas a serem ditas. Eu poderia falar sobre oração, jejum, a autoridade do sacerdócio, dignidade sobre oração, jejum, a autoridade do sacerdócio, dignidade — todas essenciais à revelação. Quando compreendidas, — todas essenciais à revelação. Quando compreendidas, todas se encaixam perfeitamente. Mas algumas coisas todas se encaixam perfeitamente. Mas algumas coisas pre-cisam ser aprendidas individualmente, sozinhos, cisam ser aprendidas individualmente, sozinhos, ensina-dos pelo Espírito.

dos pelo Espírito.

Néfi interrompeu seu grande sermão sobre o Espírito Néfi interrompeu seu grande sermão sobre o Espírito Santo e os anjos, dizendo: “Não posso dizer mais; o Santo e os anjos, dizendo: “Não posso dizer mais; o

Espírito encerra a minha fala” (2 Néfi 32:7). Fiz o melhor Espírito encerra a minha fala” (2 Néfi 32:7). Fiz o melhor que pude com as palavras que tenho. Talvez o Espírito que pude com as palavras que tenho. Talvez o Espírito lhes tenha aberto o véu um pouco ou confirmado para lhes tenha aberto o véu um pouco ou confirmado para vocês um princípio sagrado de revelação, de comunicação vocês um princípio sagrado de revelação, de comunicação espiritual.

espiritual.

Sei por experiências por demais sagradas para serem Sei por experiências por demais sagradas para serem men-cionadas que Deus vive, que Jesus é o Cristo, que o dom cionadas que Deus vive, que Jesus é o Cristo, que o dom do Espírito Santo que nos foi conferido em nossa do Espírito Santo que nos foi conferido em nossa confir-mação é um dom sublime.

mação é um dom sublime.

O Livro de Mórmon é verdadeiro! O Livro de Mórmon é verdadeiro!

Esta é a Igreja do Senhor! Jesus é o Cristo! Há um profeta Esta é a Igreja do Senhor! Jesus é o Cristo! Há um profeta de Deus que nos preside! O dia dos milagres não cessou, de Deus que nos preside! O dia dos milagres não cessou, tampouco os anjos deixaram de aparecer e ministrar aos tampouco os anjos deixaram de aparecer e ministrar aos homens! Os dons espirituais estão na Igreja. O mais homens! Os dons espirituais estão na Igreja. O mais espe-cial deles é o dom do Espírito Santo!

cial deles é o dom do Espírito Santo!

36 36

Referências

Documentos relacionados

Assim como Barjesus estava cheio de espíritos malignos, engano e fraude, Paulo e Barnabé estavam cheios do Espírito Santo e do evangelho. O Espírito Santo deu- lhes poder

realizado a fim de testar a hipótese de que a dieta e os padrões ecomorfológicos apresentam correlações positivas entre os diferentes estágios de ontogenia de

equipamentos Manter corte limpo, tesoura limpa, baterias e um carregador com um pano limpo (não use detergentes corrosivos!) E uma escova macia ou um pano seco para limpar o pó

Durante o perÍodo chuvoso todas as cultivares no apresentaram bons resultados em termos de pro- dutividade e produção por planta e, ao contrArio da cultura de me- lo, apresentaram

A experiência recente de importações de novidades da moda que não consideram a realidade brasileira tem sido trágica, como anota Márcio Tulio Viana, quanto

Métodos: Foram investigadas 38 amostras de alface (Lactuva sativa) de cultivo tradicional, todas adquiridas aleatoriamente durante os meses de Maio de 2012 a Julho de

A maternidade divina de Maria está ligada estreitamente à virgindade de Maria: “Desde as primeiras formulações da fé, a Igreja confessou que Jesus foi concebido

Presidente para denominação do arruamento constituído pelas ruas 02 e 03 do loteamento urbano das Courelas da Igreja, sito em Cuba, do promotor PREDICUBA, “Rua