• Nenhum resultado encontrado

Gerência do PSQ de Esquadrias de Aço pela AFEAÇO completa 2 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gerência do PSQ de Esquadrias de Aço pela AFEAÇO completa 2 anos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Perfil: conheça o

diferencial da empresa

DHP Domarco

Gerência do PSQ de Esquadrias de

Aço pela AFEAÇO completa 2 anos

Conheça o trabalho realizado pela entidade para reestruturar o programa

Em 2014, a AFEAÇO – Associa-ção Nacional dos Fabricantes de Es-quadrias de Aço está completando 2 anos como Gerente do PSQ de Es-quadrias de Aço.

Acompanhe em detalhes tudo o que aconteceu de mais importante neste período: a reestruturação do programa para se adequar à realida-de do segmento, o trabalho prévio realizado para assumir a função de Entidade Gerente, os produtos-alvo de cada estágio, as ações comple-mentares ao programa, a evolução do número de empresas participan-tes e seus status.

Página 4

Workshop ensina como

utilizar o PSQ como

ferramenta de venda

AFEAÇO participa de

grupo de trabalho para

caracterização da

Norma 15.575

Veículo utilizado para auditoria dos PDVs, uma das ações de combate à não conformidade do Programa. Produtos-alvo identificados no informativo do PSQ.

(2)

Leonardo Kozo Sasazaki Diretor Presidente www.cordelnarede.com.br Projeto Gráfico e Diagramação Tel.: (17) 3222 1790

Rua Jair Martins Mil Homens, n° 270 V. São José - CEP 15090-080

S. J. do Rio Preto/SP • www.afeaco.com.br

Jornalista Responsável

Natália Barbosa Cavalini MTB 56.401

É tempo de celebrar

Celebração:

1. Ação ou resultado de ce-lebrar. 2. Homenagem a algo ou alguém digno, importante; comemoração, festejo (esp. de ocasião alegre). Definição tira-da do dicionário online Caltira-das Aulete.

Estamos em um momento propício para celebrações. Mo-tivos de alegria não nos faltam. Há 2 anos, obtivemos o resul-tado de um trabalho longo e árduo de (re)conhecimento do nosso segmento, de entender como as coisas funcionavam e de identificar como elas po-diam se desenvolver melhor. Assumir a Gerência do PSQ foi, sem dúvida alguma, um divisor de águas na história na AFEA-ÇO e observar que o número de participantes só faz aumentar, nos dá a certeza de que fizemos um trabalho digno de pesquisa e que as mudanças implemen-tadas foram realmente benéfi-cas para todos. E isso nos enche de alegria! De vontade de cele-brar. E de relembrar cada passo que foi dado para chegarmos até aqui.

Essa edição do Informativo é mais uma maneira que en-contramos de exaltar tamanha conquista. Além dos nossos En-contros, Workshops, Reuniões e tantas outras atividades relacio-nadas que você poderá acom-panhar através das matérias.

Celebre conosco! E boa leitura a todos!

O 7º Encontro Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Aço e For-necedores Associados, realizado no dia 06 de setembro de 2013, focou mais uma vez na qualificação dos produtos, trazendo a público pela primeira vez um fluxograma com as ações do PSQ e os prazos de reali-zação para cada uma, bem como as medidas de auditoria que já estão sendo tomadas. Foram apresentadas ainda estratégias para divulgação das esquadrias qualificadas nos pontos de vendas e uma palestra sobre os requisitos de acústica segundo a norma de desempenho.

A nova edição do já tradicional cen-so da AFEAÇO, o CENSO AFEAÇO 2013, já foi encaminhada para que os asso-ciados possam responder a pesquisa. O censo funciona como uma espécie de radiografia do segmento das esqua-drias de aço traçando, através da coleta de dados das empresas fabricantes, um panorama real e atual do mercado. O le-vantamento é realizado por empresa de pesquisa e marketing, tendo a AFEAÇO contato apenas com os números macro do segmento.

As informações coletadas são

usa-FLUXOGRAMA DO PSQ É

DESTAQUE DO 7º ENCONTRO

Divulgada e encaminhada nova

edição do CENSO AFEAÇO

das para o planejamento das ações da associação, como mostram os resulta-dos obtiresulta-dos na primeira edição, que coletou informações referentes a 2012. Na ocasião, os números foram apresen-tados aos associados durante encontro e abriram portas para que a AFEAÇO tivesse mais visibilidade e credibilidade junto aos agentes da construção civil. Inúmeras foram as conquistas que de-correram disso como, por exemplo, um maior interesse por parte da cadeia de fornecedores, a consulta dos associados às faixas salariais praticadas e a aprova-ção, pelo Ministério das Cidades, do Planejamento para Adequação do PSQ de Esquadrias de Aço ao Regimento Ge-ral do SiMaC, elaborado com base nos resultados do CENSO AFEAÇO 2012 (ver matéria na página 6). Diretoria AFEAÇO Presidente Leonardo K. Sasazaki Vice-Presidente

Aristides Ullian Filho

1º Diretor Administrativo

José da Silva Gravia

2º Diretor Administrativo

Rodrigo Marques Fernandes

1º Diretor Tesoureiro

José Ângelo Rodrigues Salgueiro

2º Diretor Tesoureiro

(3)

Workshop promovido pela AFEAÇO

orienta os associados sobre como

utilizar o PSQ para auxiliar as vendas

O evento apresentou estratégias para abordagem de lojistas e comerciantes

Como utilizar o PSQ para agre-gar valor ao seu produto?

Essa foi a pergunta que o workshop “O PSQ como ferramen-ta de venda”, realizado pela AFE-AÇO, procurou esclarecer para to-dos os fabricantes associato-dos que compareceram na ocasião. “Quan-do elaboramos a Campanha Q definimos 3 pilares: fabricante, lojista e consumidor. Dentro do pilar lojista, tínhamos observa-do que um observa-dos meios pelo qual a informação chegaria ao lojista seria via área comercial e, por isso, ficou determinado que, no momento propício, seriam reali-zadas abordagens explicativas a essa área das empresas. O mo-mento chegou com a grande maioria das empresas fabrican-tes já colocando o produto qua-lificado no mercado”, explica o Presidente Executivo da AFEAÇO, André Freitas, sobre a escolha do momento para realização do workshop.

O evento, gratuito e direcio-nado à área comercial das asso-ciadas, foi realizado na cidade de São José do Rio Preto, no último

dia 28 de janeiro e contou com a presença de aproximadamente 90 pessoas, representando cerca de 30 empresas.

Na ocasião, foi alertado sobre o perigo que o lojista corre em ar-mazenar e comercializar produtos fora de norma (conforme Lei

Fe-deral 8.137/90 e Código de Defesa do Consumidor), e também foram apresentadas estratégias para que os representantes comerciais das empresas que têm qualidade pos-sam divulgar essa informação.

“Gostei muito da iniciativa da AFEAÇO em reunir a equipe

comer-cial das indústrias. Era preciso gerar entendimento e alinha-mento das informações referen-tes à exigência da qualificação de esquadrias. Todos tivemos a oportunidade de receber, de forma clara, informações rele-vantes para levar aos clientes: papéis, responsabilidades, obri-gatoriedade, prazos, penalida-des e vantagens. O workshop no geral foi muito positivo, pois também pudemos identi-ficar argumentos para utilizar a QUALIFICAÇÃO como vantagem competitiva comercial” conta a Diretora Comercial da Haia-la, Helena Terumi, empresa que participou do workshop e que, juntamente com Açonobre, CRV, MGM, MIC, Ullian e Sasazaki, também pediu a realização do mesmo dentro de sua fábrica.

Associados compareceram em peso ao workshop proferido pelo presidente executivo, André Freitas.

(4)

AFEAÇO completa 2 anos

Reestruturação do programa e aumento do número

Neste ano de 2014, a AFEAÇO está completando 2 anos como Ge-rente do PSQ de Esquadrias de Aço. Desde então, o programa passou por modificações profundas a fim de se adequar à realidade do segmento de esquadrias de aço, cenário bem co-nhecido pela Associação, que já vinha realizando levantamentos periódicos para mapear e conhecer as necessida-des do segmento. “Observamos que, no formato anterior, os fabricantes ti-nham grandes dificuldades para obter sua qualificação, uma vez que as ativi-dades envolvidas no processo podiam levar até 2 anos para adequação, de-pendendo do tamanho e estrutura da empresa”, comenta o Gestor Técnico, Robson Campos. “Após a reestrutura-ção do PSQ, os fabricantes passaram a se preocupar com o desenvolvimen-to dos seus produdesenvolvimen-tos para atender as exigências da norma ABNT NBR 10.821”, completa ele.

Para assumir a função de Entidade Gerente, a AFEAÇO realizou todo um trabalho prévio de preparação, desde Outubro/2010, para entender melhor o funcionamento da estrutura do PSQ e do PBQP-H, desenvolvendo ativida-des como:

•Acompanhar o IABr (Entidade Gerente à época) nas reuniões do Fó-rum dos Gerentes do PSQ;

•Revisar a documentação de re-ferência do programa, em conjunto com a ABNT, adequando-a às exigên-cias do Regimento do SiMaC/PBQP-H;

•Criação do PQA – Programa de Qualificação AFEAÇO, preparando os

Fluxograma apresentado pelo Gestor Técnico no 7º Encontro, com o cronograma das ações.

fabricantes para a qualificação dos produtos (validado pela ABNT).

Em Fevereiro/2012, através de ofí-cio enviado pelo IABr à Coordenação Geral do PBQP-H, ocorreu, então, a transferência das funções de Entidade Setorial Mantenedora e Gerente do PSQ para a AFEAÇO.

Uma das grandes alterações intro-duzidas pela AFEAÇO no formato do programa diz respeito à redefinição dos produtos-alvo, tendo sido esco-lhida uma tipologia para cada estágio do programa. O critério utilizado foi optar pelos produtos de maior comer-cialização pelo segmento e que não exigissem a necessidade de alterações profundas no processo produtivo.

Desta forma, os produtos-alvo fica-ram estabelecidos da seguinte forma: Porta de Giro para o Estágio 1; Janelas de Correr para o Estágio 2; e Janelas Maxim-Ar e Portas-Balcão para o Es-tágio 3. Com isso, pretende-se obter a qualificação de aproximadamente 90% dos produtos comercializados atualmente pelo segmento.

Após as mudanças implementa-das no programa, os prazos envolven-do o processo de qualificação ficaram mais curtos, com uma média de 6 meses para que as empresas obte-nham o status de “empresa qualifica-da”. Além disso, houve um aumento significativo no volume de adesões, passando de 9 empresas

participan-do PSQ de Esqu

Acompanhe as principais mudanças implementadas pela AFEAÇO no PSQ de Esquadrias de Aço:

• Redefinição das tipologias de produto-alvo, atendendo especificações do SiMaC, que determina que os produtos-alvo devem ser os de maior comercialização pelo segmento.

• Suspensão da exigência de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) até o Estágio 3. • Estabelecimento de ações de combate à não conformidade: inspeções técnicas detalhadas das condições de fabricação e ensaios de acompanhamento trimestrais dos produtos.

• Mudança da Entidade Gestora Técnica: quem assumiu as funções foi a BELTRAME Engenharia (já com experiência no segmento de esquadrias de alumínio).

(5)

O PSQ de Esquadrias de Aço é um dos melhores exemplos de sucesso do SiMaC, do PBQP-H, uma vez que, nos últimos dois anos, foi o PSQ que mais evoluiu em relação ao crescimento do Indicador de Conformidade, refle-tindo um aumento na qualidade dos seus produtos-alvo e contribuindo de forma relevante para o alcance da meta do SiMaC de elevar e manter em 90%, o percentual médio de conformidade com as normas técnicas dos produtos que compõem a cesta de materiais de construção. Vale ressaltar também que a alteração dos produtos-alvo, ocor-rida em junho/2012, priorizou os produtos com maior volume de produção no país e mais demandados nos Pro-gramas habitacionais do Governo Federal, especialmente aqueles utilizados no Programa Minha Casa Minha Vida. A AFEAÇO contribuiu de forma efetiva com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades no combate à fabricação, importação e distribuição de esquadrias de aço não conformes às normas técnicas brasileiras, bem como para a ampliação do acesso à moradia digna para a população de menor renda. O aumento do número de empresas participantes no PSQ de Esquadrias de Aço também comprova a atuação positiva da AFEAÇO no com-prometimento dos fabricantes do setor com a qualidade dos produtos colocados no mercado.

como entidade gerente

adrias de Aço

de adesões são os maiores destaques do período

tes para 34, o que representa 89% das empresas fabricantes associadas. Des-sas 34 empreDes-sas, 29 já se encontram qualificadas (algumas inclusive com produtos já dos Estágios 2 e 3), valor esse que corresponde a um aumento de 360% nas empresas qualificadas e seus produtos, índices verificados pelas atualizações dos Relatórios Se-toriais, a cada três meses (ver gráfico ao lado). Isso quer dizer que tem mais QUALIDADE entrando no mercado!

Todas essas ações em prol da qua-lidade, sejam elas antes ou depois da Gerência do PSQ, também atendem a um dos pilares estabelecidos pela AFE-AÇO em seu Planejamento Estratégi-co: o pilar da Conformidade Técnica. Através dele, outras tantas atividades puderam ser desenvolvidas e ofere-cidas aos associados, funcionando como um uma espécie de complemen-to para o processo de qualificação. São elas:

•Visitas do Gestor Técnico para apoio e orientações no desenvolvi-mento do projeto dos produtos de acordo com a norma;

•Participação ativa nas Comissões de Estudos de Normas da ABNT rela-cionadas direta ou indiretamente ao segmento;

•Realização de Reuniões Técni-cas com as empresas associadas para

(Maria Salette de Carvalho Weber, Coordenadora Geral do PBQP-H)

apresentar o andamento do PSQ (num total de 6 realizadas até o mo-mento);

•Campanha de Comunicação para a Valorização do Produto Quali-ficado (Campanha Q), para auxiliar na divulgação dos pontos de venda;

•Palestras e Workshops para as áreas comerciais das empresas as-sociadas sobre como utilizar o PSQ como ferramenta de venda (ver pági-na 3 do informativo).

Todas as ações vêm sendo desen-volvidas dentro dos prazos estipula-dos pelo programa e pela Diretoria da AFEAÇO e têm levado o PSQ de Esqua-drias de Aço a altos patamares, cum-prindo com os ideais defendidos pela AFEAÇO desde sempre: fortalecer a imagem do segmento das esquadrias de aço, propiciar a modernização e a evolução de seus fabricantes e contri-buir para a isonomia competitiva do segmento.

(6)

AFEAÇO realiza reunião com a

Coordenadoria Geral do PBQP-H para

apresentação de planejamento do PSQ

Planejamento faz parte das exigências do SiMaC

Entre os dias 20 e 21 de janeiro de 2014, o Presidente Executivo da AFEAÇO, André Freitas, esteve reuni-do em Brasília/DF com a Dra. Maria Salette de Carvalho Weber, Coorde-nadora Geral do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Ha-bitat, para apresentar o Planejamen-to para Adequação do PSQ de Esqua-drias de Aço ao Regimento Geral do SiMaC – Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos, versão 2014/2015.

Tal adequação faz parte de exi-gência do SiMaC que, com a entrada efetiva do INMETRO nas auditorias junto às Entidades Gestoras Técni-cas, passou a exigir que cada entida-de apresentasse o seu plano entida-de aentida-de- ade-quação à Coordenação do PBQP-H, plano esse que serve de parâmetro para inúmeras verificações, quando aprovado. Nas palavras do Presiden-te Executivo da AFEAÇO, “será como um check-list a ser verificado perio-dicamente”.

O planejamento da AFEAÇO foi aprovado e, durante a apresentação, foi demonstrado o status quo (base 2014) em que o PSQ de Esquadrias de Aço se encontra e quais seus

pró-AFEAÇO participa de grupo criado para o

atendimento da Norma 15.575

A governança do projeto é coordenada pela Secretaria Nacional de Habitação/Ministério das Cidades

Recentemente, a AFEAÇO passou a integrar um novo Grupo de Traba-lho, o GT “Caracterização de Subsiste-mas”, dentro do projeto de especifi-cações mínimas do Programa Minha

Casa Minha Vida (PMCMV).

O Grupo tem o intuito de anali-sar e debater as partes constituintes da norma ABNT NBR 15.575 e, assim, discutir estratégias para subsidiar a

Reunião do GT realizada no último dia 19 de março, em São Paulo.

A Coordenadora Geral do PBQP-H, Maria Salette Weber, em reunião com o Presidente Executivo da AFEAÇO, André Freitas.

implementação desta norma de de-sempenho no PMCMV. Dentre os tó-picos para elaboração das especifica-ções, deverão ser definidos em qual subsistema do PMCMV os produtos se enquadram, quais os requisitos ne-cessários dentro do subsistema e os ensaios que deverão ser realizados. Além disso, será criado um catálogo de caracterizações de subsistemas tendo como um dos pilares: Vedações Verticais – Janelas e Portas.

Além da AFEAÇO, participam do Grupo: ABILAJE, ABRAINC, ABRAMAT, AFEAL, ANFACER, ANICER, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, CB-02/ABNT, CBIC, Fórum dos Gerentes dos PSQs e membros do Comitê Téc-nico, SINAPROCIM.

ximos estágios. Também foram exibi-dos cronogramas, inclusive sobre as janelas como produto-alvo, e ações de combate à não conformidade sis-temática.

(7)
(8)

DHP Domarco: uma história

de trabalho e de sucesso

A experiência de seu proprietário na área de citricultura e um sistema

próprio de representação comercial são o diferencial da empresa.

Com mais de meio século de história, a DHP Domarco aposta na aquisição de novas ferramentas e equipamentos para ser referência na fabricação de portas e janelas de aço. Além disso, a empresa criou um siste-ma próprio e inovador para comercia-lização, com representantes exclusivos nos estados de MG, PR e SP. Veja mais na entrevista com o proprietário da empresa, Edilson Hipólito.

Informativo: O mercado de es-quadrias é bastante competitivo, tanto em relação aos diferentes ma-teriais utilizados, como entre as em-presas que utilizam a mesma maté-ria-prima. Quais foram os principais desafios da DHP Domarco para se firmar na área?

Edilson: Boa pergunta, pois, além de não se ter muito o que inventar neste ramo, venho originalmente de outro segmento (citricultura), que exi-gia muita qualidade. No caso da pro-dução de esquadrias, vi que também seria necessário aumentar a qualidade como um todo, a fim de fidelizar nos-sos clientes pela qualidade, e não pelo preço, que é o que mais se vê neste meio.

Em 2008, implantamos uma nova forma de trabalho para consolidar nossa marca e atender melhor nos-sos clientes. Nossa equipe de vendas, antes composta por vendedores autô-nomos, passou a ser de funcionários exclusivos, atuando como consultores técnicos comerciais – e não apenas como meros tiradores de pedidos. Isto, somado à força da marca, inces-sante investimento em equipamentos de ponta, contratação de profissionais competentes e muito trabalho, colo-cam hoje a DHP Domarco entre as em-presas mais respeitadas pela qualida-de qualida-de seus produtos e seriedaqualida-de com que trata seus clientes e o segmento como um todo.

Informativo: O que você desta-caria nos produtos da DHP Domar-co, que os diferencia dos demais

O empresário Edilson Hipólito durante o 7º Encontro de Fabricantes.

produtos oferecidos no mercado?

Edilson: A diferença está no DNA, na força da marca, e na QUALIDADE que norteia sempre as nossas decisões. Além disso, nosso mix de produtos é um dos mais completos entre as empresas do se-tor, atendendo todas as necessidades da construção civil.

Informativo: Os produtos DHP Do-marco encontram-se qualificados pelo PSQ de Esquadrias de Aço. Qual a van-tagem disso para a empresa e como isso fará diferença nas vendas?

Edilson: Isso é o que todos nós, con-sumidores, queremos quando gastamos nosso dinheiro, ou seja, um produto que corresponda ao que está sendo anuncia-do. Assim, nossos produtos estão quali-ficados e credenciados para atender esta necessidade e, em relação às vendas, o resultado direto é a confiança que nossos produtos terão junto ao varejo e às cons-trutoras, permitindo uma maior possibili-dade de negócios.

Informativo: Quais os principais

projetos futuros da empresa, uma vez que seus produtos já estão qua-lificados?

Edilson: Continuar os investimen-tos na empresa, para melhorar os pro-cessos de fabricação e a velocidade de produção. Lançar mais alguns produ-tos em nossas linhas para deixar nosso mix ainda mais completo.

Informativo: Em sua opinião, qual a importância de uma associa-ção que englobe todos os fabrican-tes do setor?

Edilson: Uma associação é funda-mental para o sucesso de todos nós, empresários do setor, pois, apesar de concorrentes, precisamos estar unidos nas questões coletivas, ou o prejuízo será de todos. Falo isso com proprie-dade porque foi o que vi acontecer na citricultura.

Uma entidade conduzida de for-ma séria, como é o caso da AFEAÇO, vai recolocar o segmento de esqua-drias de aço no lugar de onde nunca deveria ter saído.

Referências

Documentos relacionados

2. Assim, e competindo aos Serviços de Fiscalização no âmbito de análise interna ou externa o controlo da matéria colectável, determinada com base em declaração

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,