• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 1

Aluno(a): Nº

Ano: 9º Turma: Data: 25/03/2017 Nota:

Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Mundo globalizado.

- Mundo subdesenvolvido e seus problemas. - Evolução do capitalismo.

- Periferia dos grandes centros mundiais. - América subdesenvolvida.

- América Central.

1ª Questão:

Leia a charge e responda aos itens.

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2017

(2)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 2

1.1) Qual é o problema em relação ao mapa de Manolito?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 1.2) Qual é a relação entre a grande extensão do continente americano e o clima?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2ª Questão: Segundo Samuel Huntington (autor do livro “O Choque das Civilizações e a Recom - posição da Ordem Mundial”), o mundo está dividido em nove “civilizações” conforme o mapa a seguir.

Na opinião do autor, o ideal seria que cada civilização principal tivesse pelo menos um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Sabendo-se que apenas EUA, China, Rússia, França e Inglaterra são membros permanentes do Conselho de Segurança e analisando-se o mapa acima, pode-se concluir que

a) o poder no Conselho de Segurança está concentra do em torno de apenas dois terços das civilizações citadas pelo autor.

b) o poder no Conselho de Segurança está desequilibrado, porque seus membros pertencem apenas à civilização ocidental.

c) atualmente apenas três civilizações possuem membros permanentes no Conselho de Segurança. d) existe uma concentração de poder, já que apenas um continente está representado no Conselho de Segurança.

e) o poder está diluído entre as civilizações, de forma que apenas a África não possui representante no Conselho de Segurança.

(3)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 3

3ª Questão: Explique a charge a seguir, considerando nossas discussões sobre os problemas dos países subdesenvolvidos. 1º Problema:______________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2º Problema:______________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3º Problema:______________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(4)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 4

4ª Questão: Utilizando o mapa da América que se segue, compare as três porções nas quais a América pode ser dividida.

Pela observação do mapa, nota-se que as Américas do Norte e do Sul possuem uma área aproximadamente igual. Destoa a América Central, a menor das três. A América do Norte é ligeiramente maior – cerca de 55% da área – enquanto a América do Sul possui 47%.

Assim, podemos pensar que

a) a América Central não pode ser considerada como parte do continente, em razão de seu diminuto tamanho.

b) o tamanho da América do Norte é uma justificativa para sua supremacia econômica no continente.

c) a distribuição espacial é desequilibrada, com duas porções evidentemente maiores.

d) os países da América do Sul são equilibradamente proporcionais.

e) os três países da América do Norte são os únicos territórios daquela porção do continente.

5ª Questão: Analise o conteúdo da charge de Karsten Schley e responda aos itens.

5.1.) De que forma a charge pode ser relacionada com o processo de globalização?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(5)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 5

5.2) De que forma a charge poder ser relacionada ao IDH?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 6ª Questão: Utilizando a tabela que se segue, estabeleça paralelos, agrupando alguns países.

É possível agrupar os países em dois conjuntos; um formado por EUA e Canadá, que apresentam características de desenvolvimento, com indicadores sociais favoráveis, e outro constituído pelos demais, onde os indicadores já não são tão favoráveis, com renda, expectativa de vida e taxas de mortalidade inferiores. Assim é possível afirmar que:

a) O Haiti é a nação em piores condições sociais, suplantando apenas o Paraguai. b) É clara a supremacia social brasileira em relação a México e Venezuela.

c) Há um claro desequilíbrio entre a América Anglo-Saxônica e a América Latina, situação observada nos dados socioeconômicos.

d) No grupo que compõe a América desenvolvida, poderíamos incluir EUA, Canadá e México.

e) Em razão de desequilíbrios internos, o Brasil poderia ser incluído nos países em piores condições sociais.

7ª Questão: Leia com atenção o texto a seguir.

Fome como força social

Apesar do terrível esforço despendido pelos países da Europa durante a última guerra mundial e do sensível aumento do nível de vida no mundo no pós-guerra, os povos desenvolvidos continuam ignorando o que significa, em toda sua crueza e realidade, a fome considerada como fator social, agindo sobre grandes massas humanas. É verdade que, através de filmes documentários, assistimos a cenas impressionantes de fome, tomadas em diversas regiões da terra.

[...].

A noção que se tem, corretamente, do que seja a fome é, assim, uma noção bem incompleta. E este desconhecimento, por parte das elites europeias, da realidade social da fome no mundo e dos perigos que este fenômeno representa para a sua estabilidade social, constitui uma grave lacuna tanto para a análise dos acontecimentos políticos da atualidade, que se produzem em diversas regiões da

(6)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 6

terra, como no que se refere à atitude que os países da abundância deveriam ter face aos países subdesenvolvidos, permanentemente perseguidos pela penúria e pela miséria alimentar.

[...].

Inicialmente, gostaríamos de destacar o fato, relativamente pouco conhecido, de que a fome não é um fenômeno de expressão puramente regional, limitado a determinadas zonas do mundo – Extremo Oriente e a África. A fome é um fenômeno geograficamente universal, de cuja ação nefasta nenhum continente escapa. Toda a terra dos homens foi, até hoje, a terra da fome. As investigações científicas, realizadas em todas as partes do mundo, constataram o fato inconcebível de que dois terços da humanidade sofrem, de maneira epidêmica ou endêmica, os efeitos destruidores da fome. E que, até mesmo no continente americano

[...], ainda hoje existem aproximadamente 100 milhões de indivíduos morrendo de fome. [...].

A fome age não apenas sobre os corpos das vítimas da seca, consumindo sua carne, corroendo seus órgãos a abrindo feridas em sua pele, mas também age sobre seu espírito, sobre sua estrutura mental, sobre sua conduta moral. Nenhuma calamidade pode desagregar a personalidade humana tão profundamente e num sentido tão nocivo quanto a fome, quando atinge os limites da verdadeira inanição.

(CASTRO, Josué de. Fome: um tema proibido. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2003. p. 75-77.)

O tema discutido por Josué de Castro há mais de quarenta anos ainda é atual? Localize no texto uma evidência que justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 8ª Questão:

A América Central é, pela própria natureza, fragmentada, já que é constituída por um istmo (porção de terra contínua que liga o México – América do Norte – à Colômbia – América do Sul) e inúmeros arquipélagos. Além disso, seu processo de colonização, no qual participaram diversos países, ajudou também a dividir mais ainda o território.Desse modo,

a) a colonização da América Central teve pouca influência na sua formação espacial atual.

b) só o istmo pode ser considerado como a verdadeira América Central, já que une a porção norte à sul.

c) as áreas insulares possuíram o mesmo tipo de colonização e, por isso, formam uma mesma unidade político-administrativa.

d) o quadro natural influenciou no processo de ocupação territorial da América Central.

(7)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 7

9ª Questão: “Onde as Crianças Dormem” é uma "poderosa" série de fotos criada pelo fotógrafo inglês James Mollison. Ele viajou para vários "cantos" ao redor do mundo para capturar as diferenças entre o estilo de vida de crianças de diferentes países. Embora não seja certo generalizar as condições sociais de cada país por essas fotos, a discrepância é muito "chocante". Veja!

A partir do que se observa nas fotos acima e de seu conhecimento, apresente o esquema que represente as três etapas da Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

1ª etapa:_____________________

(8)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 8

3ª etapa:_____________________

Agora, classifique os países segundo a DIT.

Brasil:___________________________________________________________________________ Japão:__________________________________________________________________________ Nepal:__________________________________________________________________________ 10ª Questão: A quantidade de proteínas ingeridas serve de indicador de desenvolvimento de um país, em - bora não necessariamente de uma alimentação correta. Os EUA e o Canadá destacam-se em consumo de carne, mas ocupam um lugar discreto no de peixe. A diferença reflete-se na questão da boa alimentação, uma vez que estudos indicam que a carne de peixe é mais saudável do que a bovina. (Atlas Geográfico Mundial, vol.2 América do Norte e Caribe, Ed. Sol90, Barcelona, Espanha.)

Em relação à produção alimentícia desses países e a seus hábitos alimentares, a) os norte-americanos, em geral, alimentam-se de forma correta.

b) a produção de carne dos EUA é precária, por isso os estadunidenses são mal alimentados. c) no Canadá o consumo de peixe é maior de que nos EUA.

d) os hábitos alimentares dos norte-americanos não são dos mais saudáveis.

e) os norte-americanos apresentam baixa longevidade em função de hábitos alimentares errôneos. 11ª Questão: O termo “Nova Ordem Mundial” relacionado à globalização econômica pode:

a) ser confirmado, pois, com o advento da globalização, os conflitos regionais desaparecera

m, como comprova o fim das disputas na Iugoslávia e a paz estabelecida entre católicos e protestante na Irlanda do Norte.

b) significar o advento de uma nova era em que a livre circulação do capital pode resultar numa melhor distribuição de renda.

c) ser negado, pois a Rússia, herdeira da antiga URSS, concentrou todos os artefatos nucleares e é uma ameaça à paz mundial.

d) ser confirmado, pois observa-se no mundo atual a substituição da ordem bipolar capitalismo socialismo, vigente entre 1948 e 1991, por conflitos regionais que envolvem economia, etnia e religião.

e) ser considerado falso, pois foi dentro do socialismo que a China conseguiu atingir a estabilidade necessária para impulsionar seu elevado crescimento econômico.

12ª Questão: A formação de blocos econômicos de poder é compatível com o processo de Globalização e principalmente com a denominada "nova ordem mundial", estabelecida após os anos 80 do século XX.

Assinale a alternativa que não se relaciona com o texto anterior.

a) A redefinição das políticas sociais e econômicas nos países socialistas, principalmente euroasiáticos. b) A hegemonia econômica dos países desenvolvidos dos continentes americano e europeu.

c) A expansão dos mercados supranacionais no processo de produção e incremento da comunicação informacional.

d) A formação e o desenvolvimento econômico no setor industrial dos Tigres Asiáticos.

e) A expansão da economia russa voltada para a indústria de bens de consumo e o domínio econômico japonês diante da hegemonia americana.

(9)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 9

13ª Questão: Nos livros didáticos de Geografia, o tema "Conflito Norte × Sul" geralmente está associado à origem socioeconômica de regiões e a decorrências históricas da "Guerra Fria" e seu término.

Assinale a alternativa incorreta sobre as discussões ligadas diretamente ao “Conflito Norte x Sul”. a) As discussões que giram em torno dessa temática indicavam a emergência de uma "nova ordem mundial", em que a derrocada do Socialismo significava a vitória do modelo capitalista como hegemônico nessa "nova ordem".

b) Se é possível dizer que o modelo capitalista de sociedade foi "vitorioso", também é verdade que tal modelo não resolveu seus conflitos internos, que continuaram existindo entre ricos e pobres.

c) Segundo o critério de origem socioeconômica, o mundo passaria a ser dividido em Norte/ Desenvolvido e Sul / Subdesenvolvido.

d) "Desenvolvidos x Subdesenvolvidos" relacionam-se diretamente ao chamado "Conflito Norte x Sul". e) Admite-se que a maioria dos conflitos quepermaneceram ou foram potencializados, após a Guerra Fria, são de natureza ideológica bipolar.

14ª Questão: Analise o mapa a seguir.

Ao analisarmos o continente americano do ponto de vista físico ou histórico, podemos afirmar que o México pertence a duas "Américas" distintas. Qual alternativa explica essa condição?

a) Esse país pertence à América Latina e à América Anglo-Saxônica.

b) Esse país pertence à América do Sul e à América Anglo-Saxônica.

c) Esse país pertence à América Latina e à América do Sul.

d) Esse país pertence à América Latina e à América Central.

e) Esse país pertence à América Latina e à América do Norte.

(10)

1ª PP de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 10

15ª Questão: Considere algumas características do continente americano.

A América é um continente que se estende no sentido norte-sul, desde 83°N até 56°S. Possui a segunda maior área continental do mundo e se encontra totalmente no hemisfério ocidental. Sua extensão territorial permite que apresente todos os tipos climáticos e as correspondentes formações vegetais.

Assim, é possível afirmar que a América a) é menor apenas que a Ásia e a África. b) não pode apresentar climas desérticos.

c) não tem formações xerófitas, em razão da ausência de climas desérticos. d) é o continente mais extenso no sentido longitudinal.

Referências

Documentos relacionados

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”

O modelo GL (GLobal solar radiation) de estimativa de radiação solar por satélite roda operacionalmente no CPTEC/INPE. Até 2009 foi realizada uma primeira tarefa

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações