• Nenhum resultado encontrado

ASSISTENTE SOCIAL. C européia e da Igreja Católica. D política, através do governo Getúlio Vargas e da Igreja Católica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSISTENTE SOCIAL. C européia e da Igreja Católica. D política, através do governo Getúlio Vargas e da Igreja Católica."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

2

ASSISTENTE SOCIAL

01. Considerando que o Serviço Social foi introduzido no Brasil nos anos 30, é correto afirmar que a primeira escola de Serviço Social, criada em 1963, no seu inicio sofreu forte influência:

A ⇒⇒⇒⇒ européia e norte americana. C ⇒⇒⇒⇒ européia e da Igreja Católica.

B ⇒⇒⇒⇒ norte americana e da Igreja Católica. D ⇒⇒⇒⇒ política, através do governo Getúlio Vargas e da Igreja Católica. 02. O movimento de reconceituação, emergido na metade dos anos de 1960, é considerado como:

A ⇒⇒⇒⇒ uma proposta questionadora da profissão com base no pensamento keynesiano e gramsciano. B ⇒⇒⇒⇒ um movimento político partidário com influencia keynesiana.

C ⇒⇒⇒⇒ um movimento dos países do cone sul contra a ideologia norte americana e a política do New Deal.

D ⇒⇒⇒⇒ um fenômeno tipicamente latino-americano, de autocrítica e questionamento das bases ideo-políticas da profis-são.

03. A partir da revisão curricular (1996) do Serviço Social, considera-se que o exercício profissional está ancorado em três grandes dimensões, quais sejam:

A ⇒⇒⇒⇒ conhecimento teórico-metodológico, compromisso ético-politico, capacitação técnico-operativo. B ⇒⇒⇒⇒ conhecimento teórico-metodológico, conhecimento cientifico e pluralismo.

C ⇒⇒⇒⇒ conhecimento cientifico, especialização técnica e pluralismo.

D ⇒⇒⇒⇒ conhecimento cientifico, conhecimento teórico-metodológico, compromisso ético político e interdisciplinaridade. 04. A elaboração de um documento de projeto deve conter alguns componentes básicos gerais que permitam a compre-ensão da proposta a quem o lê.

Assinale (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO nas afirmativas abaixo, referentes a alguns desses componentes:

( ) A metodologia deve descrever as deficiências e potencialidades da região aonde o projeto vai se inserir,

demonstrando também a importância do projeto diante da realidade descrita.

( ) O cronograma de atividades deve descrever as atividades a serem realizadas, seus responsáveis, bem

co-mo as metas a serem atingidas.

( ) O cronograma físico-financeiro deve conter a previsão de todos os custos do projeto, por item de despesa, e

o planejamento de sua composição.

( ) A justificativa deve demonstrar a importância do projeto, dando ênfase à contribuição que o mesmo trará

para a resolução dos problemas existentes no local.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

A ⇒⇒⇒⇒ F - V - V - F B ⇒⇒⇒⇒ F - F - V - V C ⇒⇒⇒⇒ V - F - F - V D ⇒⇒⇒⇒ V - F - V - F 05. Na avaliação de projetos sociais, três conceitos são muito importantes e utiliza-se de critérios avaliativos diferencia-dos: eficiência, eficácia e afetividade.

De acordo com o tipo de avaliação, correlacione a coluna da direita com a da esquerda.

( 1 ) Avaliação de eficiência ( ) Compara o custo do projeto com o benefício proposto pelo mesmo.

( 2 ) Avaliação de eficácia ( ) Avalia o quanto o projeto foi capaz de alcançar em termos dos objetivos e

metas propostos.

( 3 ) Avaliação de efetividade ( ) Avalia a quantidade de mudanças significativas na qualidade de vida do

público beneficiário da ação que o projeto ou política foi capaz de produzir.

( ) É um tipo de avaliação que dá ênfase a uma maior racionalização dos

gas-tos.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(3)

3 06. A sistematização das ações e a pesquisa qualificam o trabalho do profissional de Serviço Social, pois possibilitam:

l A definição de estratégias, do instrumental técnico, a reconstrução dos objetos de intervenção e a contribuição na produção de novos conhecimentos.

ll A prestação de Serviços Sociais de maior qualidade aos usuários. lll A superação do pragmatismo.

lV A contribuição na construção de indicadores para a alteração das políticas sociais.

Dentre as assertivas acima, pode-se afirmar que: A ⇒⇒⇒⇒ Apenas duas estão corretas. B ⇒⇒⇒⇒ Todas estão corretas. C ⇒⇒⇒⇒ Todas estão incorretas.

D ⇒⇒⇒⇒ Apenas uma está correta.

07. As questões sociais no Brasil, antes da era Vargas (do Governo do Presidente Getulio Vargas) eram tratadas como “Questão de Policia”, contudo, mesmo objetivando cooptar os trabalhadores, os benefícios eram concedidos aos traba-lhadores cuja ocupação era reconhecida e legitimada pelo estado, o que foi denominado como cidadania regulada. Entre os direitos sociais e trabalhistas foram assegurados nessa época:

A ⇒⇒⇒⇒ Salário mínimo, Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS - Lei 3807), unicidade sindical. B ⇒⇒⇒⇒ Atendimento à saúde de forma universal, salário mínimo, Carteira de Trabalho e Férias. C ⇒⇒⇒⇒ Carteira de Trabalho, Licença Maternidade, férias, salário mínimo.

D ⇒⇒⇒⇒ Carteira de Trabalho, criação salário mínimo e pluralidade sindical e institutos de Previdência Social.

08. Em relação às bases do estado de bem estar social a às políticas sociais, no seu auge que compreendeu o período de 1945 a 1975, pode-se definir como pilares desse período:

A ⇒⇒⇒⇒ Pleno emprego, universalidade dos Serviços Sociais visando atingir a todos incondicionalmente e Assistência Social como uma rede de proteção, para impedir que os segmentos socialmente vulneráveis resvalassem para baixo de uma linha de pobreza legitimada pela sociedade.

B ⇒⇒⇒⇒ Assistência Social focalizada, ausência de legislação trabalhista e previdenciária, pleno emprego. C ⇒⇒⇒⇒ Pleno emprego, Serviços Sociais focalizados e Ausência de legislação Previdenciária.

D ⇒⇒⇒⇒ Pleno emprego, universalidade, Ausência de Segurança no Trabalho.

09. Na década de 80, os movimentos Sociais se organizavam, sindicatos se fortaleceram e as demandas populares ga-nharam o cenário público. As reivindicações de diversos direitos se materializaram na Constituição 1988.

As legislações que foram frutos desse processo e foram promulgadas a partir de 1990, são:

A ⇒⇒⇒⇒ Lei Orgânica da Assistência Social; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde; Lei de Diretrizes e bases da Educação; Pessoas com Deficiência.

B ⇒⇒⇒⇒ Lei Orgânica da Assistência Social; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde; Lei de Diretrizes e bases da Educação; Estatuto da Cidade, Pessoas com De-ficiência.

C ⇒⇒⇒⇒ Lei Orgânica da Assistência Social; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde; Lei de Diretrizes e bases da Educação; Estatuto da Cidade.

D ⇒⇒⇒⇒ Lei Orgânica da Assistência Social; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde; Lei de Diretrizes e bases da Educação.

(4)

4 10. Com a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8742, de 07/12/1993), para repasse de recursos aos Estados, Municípios e Distrito Federal, foi exigida a elaboração de um plano municipal de Assistência Social.

Nesta perspectiva, é correto afirmar que um plano de Assistência Social é:

A ⇒⇒⇒⇒ Um instrumento de planejamento, para alcançar objetivos específicos dentro de um limite de um orçamento e período de tempo.

B ⇒⇒⇒⇒ Um instrumento de gestão que deve propor respostas às demandas suscitadas, um instrumento de percepção da realidade, do processo de tomada de decisões e de definições de ações, assim, não é imediatista, sem continui-dade, sem comando e sem perspectiva de futuro.

C ⇒⇒⇒⇒ Um conjunto de projetos.

D ⇒⇒⇒⇒ Estrutura operacional organizada para desenvolver ações especificas a segmentos da população.

11. A Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS (Lei 8742 de 07/12/1993), em seu artigo 30, afirma que é condição para os repasses aos municípios, aos estados e ao Distrito Federal, dos recursos de que trata esta lei, a efetiva instituição e funcionamento de:

A ⇒⇒⇒⇒ Conselho de Assistência Social de composição paritária (sociedade civil e governo), fundo municipal de Assistên-cia SoAssistên-cial, Plano de AssistênAssistên-cia SoAssistên-cial e comprovação orçamentária dos recursos próprios destinados à Assis-tência Social.

B ⇒⇒⇒⇒ Plano Municipal de Assistência Social, Conselho com composição Tripartite, Fundo Municipal de Assistência So-cial e dotação Orçamentária.

C ⇒⇒⇒⇒ Fundo Municipal de Assistência Social, Dotação Orçamentária e Plano Municipal de Assistência Social.

D ⇒⇒⇒⇒ Plano Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistên-cia SoAssistên-cial.

12. A Política Nacional de Assistência Social, na perspectiva do sistema único de Assistência Social - SUAS, constitui-se na regulação dos serviços, programas, projetos e benefícios, tendo dessa forma como alguns eixos estruturantes, que são:

A ⇒⇒⇒⇒ matricialidade familiar, centralização político - administrativa e territorialização. B ⇒⇒⇒⇒ controle social, financiamento e política de Recursos Humanos.

C ⇒⇒⇒⇒ matricialidade familiar, controle social e foco no individuo.

D ⇒⇒⇒⇒ informação, o monitoramento, a avaliação e a centralização político administrativa.

13. Com a promulgação do Estatuto do Idoso, Lei 10741, é correto afirmar que idoso é toda pessoa com 60 anos ou mais e com relação ao benefício de prestação continuada BPC, tem direito o idoso com idade de:

A ⇒⇒⇒⇒ 65 anos B ⇒⇒⇒⇒ 67 anos C ⇒⇒⇒⇒ 64 anos D ⇒⇒⇒⇒ 60 anos

14. Como forma de consolidação da Assistência Social, a IV Conferência Nacional de Assistência Social realizada em dezembro de 2003, em Brasília/DF, apontou como principal deliberação a construção e implantação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. A política nacional de Assistência Social/2004 e a Norma Operacional Básica/SUAS vêm consolidar e estruturar está nova concepção da política, que tem o objetivo de:

A ⇒⇒⇒⇒ Prover planos, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial para famílias e indivíduos que deles necessitam.

B ⇒⇒⇒⇒ Prover plano, programas, projetos e benefícios de proteção social.

C ⇒⇒⇒⇒ Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e ou, especial para famílias, indiví-duos e grupos que deles necessitarem.

D ⇒⇒⇒⇒ prover programas, projetos e benefícios de proteção social básica e ou, especial para famílias, indivíduos e gru-pos que deles necessitam.

(5)

5 15. O Sistema Único de Assistência Social engloba os serviços sócio-assistenciais em proteção social básica, de média complexidade e alta complexidade.

Assim, é correto afirmar que o programa sentinela é:

A ⇒⇒⇒⇒ Um programa de proteção de média complexidade, umas vez os direitos foram violados e os vínculos familiares rompidos.

B ⇒⇒⇒⇒ Um programa de proteção social básica, uma vez que os vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. C ⇒⇒⇒⇒ Um programa de alta complexidade, uma vez que os vínculos familiares foram rompidos.

D ⇒⇒⇒⇒ Um programa de média complexidade, uma vez que os serviços oferecidos atendem às famílias, crianças e ado-lescentes cujos direitos foram violados, contudo os vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. 16. No Estatuto da Criança e do Adolescente, com relação a família substituta, é incorreto afirmar:

A ⇒⇒⇒⇒ A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

B ⇒⇒⇒⇒ Não se definirá colocação em família substituta a pessoa que revele, por qualquer modo, incompatibilidade com a natureza da medida ou não ofereça ambiente familiar adequado.

C ⇒⇒⇒⇒ A colocação em família substituta não admitirá transferência de criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais e não governamentais, sem a autorização e ou do Conselho Tutelar.

D ⇒⇒⇒⇒ Ao assumir a guarda ou a tutela, o responsável prestará compromisso de bem e fielmente desempenhar o encar-go, mediante termo nos autos.

17. O Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8069 - de 13/07/1990), em seu artigo 103: “ Considera-se ato infracional a

conduta descrita como crime ou contravenção penal”.

O papel do Conselho Tutelar, no que se refere ao ato infracional, é: A ⇒⇒⇒⇒ Acompanhar a criança e o adolescente a delegacia.

B ⇒⇒⇒⇒ Única e exclusivamente zelar para que todos os direitos do adolescente apreendido em flagrante de ato infracio-nal sejam respeitados.

C ⇒⇒⇒⇒ Apresentar a criança e o adolescente no fórum da comarca.

D ⇒⇒⇒⇒ Aplicar medidas de advertência, obrigação de reparar o dano e prestação de serviço à comunidade.

18. O programa bolsa família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de po-breza e extrema popo-breza.

Podem fazer parte do programa bolsa-família famílias com renda de até:

A ⇒⇒⇒⇒ R$65,00 (sessenta e cinco reais), por pessoas e famílias com renda de R$65,01 (sessenta e cinco reais e um centavo), à R$120,00 (cento e vinte reais) por pessoas, com crianças de 0 à 15 anos de idade.

B ⇒⇒⇒⇒ R$60,00 (sessenta reais), por pessoas com crianças de 0 à 15 anos de idade. C ⇒⇒⇒⇒ R$45,00 (quarenta e cinco reais), por pessoa com criança de 0 à 15 anos de idade.

D ⇒⇒⇒⇒ R$60,00 (sessenta reais), por pessoas e famílias com renda de R$60,01 (sessenta reais e um centavo), à R$120,00 (cento e vinte reais) por pessoas, com crianças de 0 à 15 anos de idade.

19. Os principais instrumentos de normatização do exercício profissional do Assistente Social são: A ⇒⇒⇒⇒ A Lei de regulamentação da profissão e o regimento do Conselho Regional de Serviço Social. B ⇒⇒⇒⇒ As diretrizes curriculares e o Código de Ética

C ⇒⇒⇒⇒ A Lei de regulamentação da profissão e o Código de Ética.

(6)

6 20. O Sentinela, programa de combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescentes, tem por finalidade combater situações de exclusão, vulnerabilidade e risco social envolvendo crianças e adolescentes e proteger a infância e adolescência de abuso e exploração sexual.

Para a implantação dos serviços do programa o município deverá atender alguns pré-requisitos, dentre eles:

A ⇒⇒⇒⇒ Contar com o diagnóstico mínimo sobre a situação de violência contra crianças, adolescentes e família; apresen-tar planos de ações integrados de enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil; ter implantado e manter em funcionamento o Conselho Tutelar; apresentar aprovação do programa pelos conselhos municipais de Assistên-cia SoAssistên-cial, dos direitos da Criança e do Adolescente e da Educação.

B ⇒⇒⇒⇒ Contar com o diagnóstico mínimo sobre a situação de violência contra crianças, adolescentes e família; apresen-tar planos de ações integrados de enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil; ter implantado e manter em funcionamento o Conselho Tutelar; apresentar aprovação do programa pelos conselhos Estaduais e Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

C ⇒⇒⇒⇒ Contar com o diagnóstico mínimo sobre a situação de violência contra crianças, adolescentes e família; apresen-tar planos de ações integrados de enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil; ter implantado e manter em funcionamento o Conselho Tutelar; apresentar aprovação do programa pelos conselhos Estaduais, Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Educação.

D ⇒⇒⇒⇒ Contar com o diagnóstico mínimo sobre a situação de violência contra crianças, adolescentes e família; apresen-tar planos de ações integrados de enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil; ter implantado e manter em funcionamento o Conselho Tutelar; apresentar aprovação do programa pelos conselhos municipais de Assistên-cia SoAssistên-cial e dos direitos da Criança e do Adolescente.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Com o intuito de melhorar o planejamento da produção da microempresa estudada, um modelo matemático foi proposto para determinar quanto e quando produzir/comprar

Resumo da análise de variância para produtividade comercial (PC), massa média (MF), diâmetro equatorial (DE), diâmetro polar (DP), espessura da casca (EC) e sólidos solúveis (SS)

Os motivos que levam os 12 serviços de saúde de Santa Catarina a não permitirem a presença do acompanhante de escolha da mulher no processo parturitivo está

Ou seja, o conceito dialético entre urbe, corpo e “eus” se tornam infinitos à medida que a linguagem e o discurso se tornam visuais, (i)materiais: “Quer se trate do corpo do

O handebol é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos, praticado entre duas

A sonoridade dos livros do Lobato foi conseguida através do uso de onomatopeias, maiúsculas, sinais de exclamação, interrogação e reticências (Novaes Coelho,

Os espaldares encurvados para trás eram mais raros que os retos,.. sendo os assentos

A publicação “Elementos para a avaliação do impacto da racionalização e da Coordenação Modu- lar na indústria de materiais de construção”, de ju- lho de 1978,