• Nenhum resultado encontrado

TD DE GEOGRAFIA ESPECÍFICAS PROF. VICTOR GIRÃO/DATA: 22/11/14. 1) (Puccamp) Considere o trecho do Poema MORTE E VIDA SEVERINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TD DE GEOGRAFIA ESPECÍFICAS PROF. VICTOR GIRÃO/DATA: 22/11/14. 1) (Puccamp) Considere o trecho do Poema MORTE E VIDA SEVERINA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fundação Universidade Estadual do Ceará - FUNECE Curso Pré-Vestibular - UECEVest Fones: 3101.9658 / E-mail: uecevest@uece.br

Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi – 60714-903 Fone: 3101-9658/Site: www.uece.br/uecevest

Fortaleza – Ceará

TD DE GEOGRAFIA – ESPECÍFICAS PROF. VICTOR GIRÃO/DATA: 22/11/14

1) (Puccamp) Considere o trecho do Poema “MORTE E VIDA SEVERINA” de João Cabral de Melo Neto.

(..) Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza (...)

A leitura do texto e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que o autor retratou:

a) o corumba na Zona da Mata, onde o trabalho temporário se reduz cada vez mais em função da mecanização do corte de cana.

b) as dificuldades do médio e pequeno produtor da Zona da Mata, cada vez produzindo menos em função da perda de fertilidade do solo.

c) o pequeno agricultor sertanejo, que sofre com a irregularidade do clima e sobretudo com a falta de terras para o plantio de subsistência.

d) o pobre agricultor do Meio-Norte que sofre com o avanço do processo de desertificação provocado pelas sucessivas queimadas.

e) o problema dos agricultores do Agreste que têm perdido grandes espaços agrícolas, em função da laterização dos solos agrícolas.

(2)

2) Quando o pessoal via nós com o matulão nas costas já sabia: é corumba. Era tempo que chegava o empreiteiro da usina açucareira, o cabo, e chamava aquelas turmas, 10, 12, até 20 trabalhadores de uma vez ... ... ... Ah! dona moça, ninguém segura o trabalhador do agreste nas trovoadas de janeiro, aquilo é uma festa, ver que já pode botar roçado no seu sítio, plantar sua mandioca, seu milho, seu feijão.” (Tereza Sales. Agreste, Agrestes.)

O texto reproduz palavras de um agricultor que:

a) se dedica à pecuária e migra sazonalmente para o Sertão.

b) se dedica a culturas de mercado e migra definitivamente para a Zona da Mata. c) se dedica à agroindústria e migra sazonalmente do Agreste para o Sertão. d) se dedica a culturas de subsistência e migra sazonalmente para a Zona da Mata.

3) Tratando-se do meio físico nordestino, a alternativa verdadeira é: a) as serras úmidas têm solos rasos e freqüentes afloramentos rochosos, impedindo a atividade agrícola.

b) os processos de intemperismo físico e as ações erosivas pluviais preponderam nos sertões semi-áridos.

c) os chapadões sedimentares têm baixas potencialidades de recursos hídricos subterrâneos.

d) não há rede de drenagem perene nas depressões sertanejas semiáridas.

4) Existem vários blocos econômicos, alguns deles reúnem somente países de um mesmo continente e outros, numa tentativa de maximizar as relações comercias globais, são integrados por nações de várias partes do planeta. São exemplos de blocos econômicos, exceto:

(3)

a) União Europeia

b) Mercosul

c) Nafta

d) BRIC

e) Apec

5) Os blocos econômicos podem se diferenciar conforme os acordos estabelecidos pelos países integrantes, podendo ser Zona de livre comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e monetária. Nesse sentido, marque (V) para as características verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as falsas.

a) Na União aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia.

b) A União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única.

c) A Zona de livre comércio é o tipo de bloco mais restrito, estabelecendo somente a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

d) O Mercado comum se caracteriza pela redução e/ou eliminação das barreiras alfandegárias, além de possibilitar a livre circulação de pessoas e capitais. Não é utilizada a moeda única entre os países integrantes.

e) A União econômica e monetária se limita à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.

(4)

6- A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações a seguir.

I. Ocorreu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.

II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.

III. Ocorreram grandes mudanças no modo de

produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I é verdadeira. b) Apenas III é verdadeira. c) Apenas I e II são verdadeiras. d) Apenas II e III são verdadeiras. e) Todas são verdadeiras.

7 - No mundo economicamente globalizado do século XXI, os países formam grupos

diferenciados, de acordo com seus interesses e possibilidades de inclusão. Numa visão desse mundo, avalie as assertivas abaixo.

1. Reino Unido e Suécia são países que fazem parte da União Europeia, mesmo não aderindo ao euro como moeda única, por receio de perder a sua soberania.

2. Para ser país membro da União Europeia, é preciso seguir metas de controle de inflação e orçamentos, além de ser um Estado democrático e estabelecer políticas migratórias comuns aos outros membros do bloco.

3. Os países que integram o BRIC apresentam como características comuns: nações com grande potencial de desenvolvimento econômico, grande população e extensão territorial. No grupo, estão Brasil, Rússia, Índia e Chile.

4. A economia da China está entre as que mais crescem no mundo de hoje. Entre os seus parceiros, estão os Estados Unidos, que instalaram grandes fábricas de empresas americanas no território chinês, nas chamadas zonas especiais criadas pelo governo chinês.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a alternativa 1 está correta.

(5)

c) Apenas as alternativas 3 e 4 estão corretas. d) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas. e) Apenas as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

8 - Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Européia. ( ) Este bloco econômico que passou a existir em 1992, e hoje conta com 25 países, teve sua origem com a criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte, inicialmente, 6 países.

( ) Após a ratificação de uma constituição para a União Européia, o Euro se tornou a moeda oficial de todo o bloco econômico.

( ) A recusa da Turquia em ingressar na União Européia frustra a pretensão deste bloco em se aproximar do Oriente Médio e ter uma maior representação de muçulmanos em sua

população.

( ) O veto do ingresso dos países do Leste Europeu à União Européia deve-se ao fato de tais nações terem sido repúblicas socialistas. A seqüência correta das assertivas é:

a) F V V V b) V V V V c) F F F F d) V F F F e) F F V V

9)

Em resposta á tendência mundial de formação de blocos de países, constituíram-se o NAFTA, o MERCOSUL, a UNIÃO EUROPÉIA, a CEF e a APEC. Marque a alternativa em que há correta correspondência entre o bloco e os países que o constituem.

A) NAFTA- Canadá, Estados Unidos e México

B) MERCOSUL- Argentina, Brasil, Equador e Paraguai

C)

UNIÃO EUROPEIA

- Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia D) APEC- Brasil, Canadá, China, Filipinas, Japão e Vietnã

10) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

(6)

Para responder considere os itens: I.

Expectativa de vida II.

Renda per Capita III. Taxa de Exportação IV. Taxa de Importação V. Educação

As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens A) I, III e V.

B) I, II e IV. C) I, II e V. D) II, III e V.

11) A diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira, a partir dos anos de 1980, teve como causa fundamental a

A) disseminação da prática do aborto, em conformidade com a legislação vigente.

B) esterilização de grandes efetivos demográficos, a partir da laqueadura e da vasectomia. C) redução das taxas de natalidade, associadas aos processos de urbanização. (certa) D) considerável emigração para os países localizados na zona temperada do globo.

12) O índice que mede a desigualdade social e o nível de concentração de renda de um país, baseado na relação que há entre o número percentual total de pessoas e o total percentual da renda de um determinado lugar é denominado.

A) Índice de Desenvolvimento Humano. B) IGP-M.

C) Índice de Gini. D) ICV.

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao objetivo geral, analisou-se a estratégia de substituição do cardápio de saladas, oriundas de produção convencional por outro de origem orgânica no

The effect of prophylactic percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) tube placement on swallowing and swallow-related outcomes in patients undergoing radiotherapy for head

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

C) Luminária LP-3: fechada, para iluminação pública, própria para equipamento incorporado, fechamento com refrator em vidro plano ou curvo, para lâmpada a vapor de

Transbarroco, Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro, Brazil Carnivorours, Victoria Miro Gallery, London, UK Polvo, Lehmann Maupin Gallery, New York, USA Polvo, Galpão Fortes Vilaça,

prêmios, a utilização de seus nomes, imagens e sons de voz, em qualquer um dos meios escolhidos pela Promotora, para divulgação desta campanha, pelo período de 01 (um) ano contado