• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO À SÉRIE EMC VNX

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUÇÃO À SÉRIE EMC VNX"

Copied!
66
0
0

Texto

(1)

White paper

Resumo

Este white paper apresenta a plataforma unificada da série EMC® VNX™. Ele discute os vários modelos, os recursos novos e aperfeiçoados e os principais benefícios.

December 2011

INTRODUÇÃO À SÉRIE EMC VNX

Análise detalhada

(2)

Copyright © 2011 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

A EMC acredita na precisão das informações veiculadas neste documento na data de sua publicação. As informações estão sujeitas a alterações de acordo com seus termos sem prévio aviso.

As informações apresentadas nesta publicação são fornecidas no "estado em que se encontram". A EMC Corporation não garante nem representa nenhum tipo de informação contida nesta publicação e especificamente se isenta das garantias implícitas de comercialização ou uso para um propósito específico.

O uso, a cópia ou a distribuição de qualquer software EMC descrito nesta publicação exigirá uma licença de software. Para obter as listas mais atualizadas de produtos da EMC, consulte EMC Corporation Trademarks no site emc2.com.br. VMware é marca registrada da VMware, Inc. Todas as outras marcas comerciais aqui utilizadas pertencem a seus

respectivos proprietários. Número da peça h8217.2

(3)

Índice

Resumo executivo ... 5

Público ... 5

Terminologia ... 5

Visão geral da família VNX ... 7

Componentes de hardware VNX ... 7

Configurações em bloco, arquivo e unificada ... 9

Novos componentes e recursos no VNX ... 11

O novo processador Xeon 5600 torna o VNX mais rápido e mais verde ... 11

As fontes de alimentação da geração 3, sem chumbo, são 7% a 10% mais eficientes ... 11

Novos drives de alta capacidade e fator-forma pequeno ... 12

Suporte a gateway VNX VG2 e VG8 para VMAXe e FCoE ... 12

Novas gavetas DAE, DPEs e drives fornecem mais densidade ... 13

O back-end SAS de 6 Gb/s x 4 vias melhora o desempenho e a disponibilidade ... 24

I/O UltraFlex expandida com PCI-E Gen 2 aumenta a largura de banda ... 25

Modelos de VNX ... 26 VNX5100 ... 28 VNX5300 ... 31 VNX5500 ... 32 VNX5700 ... 33 VNX7500 ... 36 Módulos de I/O ... 37

Módulos de I/O para o bloco ... 37

Módulos de I/O para o arquivo ... 41

Control Station ... 44

Fonte de alimentação em standby ... 45

Software na série VNX ... 46

Área reservada nos sistemas de armazenamento da série VNX ... 46

Gerenciamento unificado ... 46

Software para eficiência... 47

FAST VP (Fully Automated Storage Tiering for Virtual Pools, armazenamento com classificação totalmente automatizada por níveis para pools virtuais) ... 47

FAST Cache ... 48

Desduplicação de dados ... 49

Provisionamento thin ... 50

Replicator ... 51

Software para proteção ... 51

Integração com RecoverPoint ... 51

MirrorView/A ... 52

(4)

SAN Copy ... 53 Business continuance ... 53 Snapshots ... 53 Checkpoints... 53 Clones ... 53 Segurança ... 54 Software antivírus ... 54

Gerenciamento de cotas e auditoria ... 54

Retenção em nível de arquivo ... 54

Suporte avançado de serviços de dados para arquivos ... 55

Facilidade de manutenção, disponibilidade e desempenho ... 56

Proteção de LUNs de controle em arquivos ... 56

Upgrade de software unificado ... 56

Suporte remoto unificado ... 57

Capacidade de expansão e desempenho do VNX ... 57

Conclusão ... 58

Apêndice A: Componentes de arquivo, bloco e em nível de sistema ... 59

Apêndice B: Disponibilidade de slot de I/O UltraFlex da controladora de armazenamento ... 64

(5)

Resumo executivo

Capacidade de expansão, eficiência e simplicidade são três desafios constantes no setor de armazenamento. Os sistemas de armazenamento precisam fornecer capacidade de expansão, eficiência extrema e uma interface do usuário simples e intuitiva.

A série EMC® VNX™ utiliza a mais recente tecnologia disponível para otimizar seu ambiente de armazenamento. O uso do novo processador Xeon 5600 da Intel oferece velocidades maiores de clock e mais núcleos para lidar com as demandas diárias de I/O de armazenamento. O aumento da capacidade de memória, o uso de flash drives no FAST VP, o FAST Cache, um novo back-end SAS de 6 Gb/s x 4 vias e compartimentos de disco mais densos ajudam a oferecer a capacidade de

expansão e a eficiência ideais.

A convergência de bloco e arquivo (anteriormente SAN e NAS) na nova série VNX consegue a simplicidade necessária para executar as operações de gerenciamento com eficiência.

A série VNX foi desenvolvida para uma imensa variedade de ambientes que vão do porte médio ao nível corporativo. O VNX oferece implementações de somente arquivo, somente bloco e unificado (bloco e arquivo). A série VNX é gerenciada por meio de uma interface do usuário simples e intuitiva denominada Unisphere™; esse painel único completa a experiência unificada.

Este white paper discute a nova série VNX com o respectivo hardware e software. Este documento também descreve os recursos de facilidade de manutenção e disponibilidade que foram acrescentados ao VNX, como a proteção de LUN, o Advanced Data Services Support para arquivo, o Unified Remote Support e o Unisphere Service Manager.

Público

Este white paper destina-se a arquitetos e administradores de TI e a todos os interessados nos arrays da série VNX. O leitor deve estar familiarizado com conceitos de storage array, hardware em geral e serviços de software fornecidos pelos arrays.

Terminologia

• AVM – Automatic Volume Management (gerenciamento automatizado de volume) é um recurso de arquivos que executa as etapas (como divisão, criação de metavolumes e assim por diante) para criar sistemas de arquivos. • CNA – um Converged Network Adapter (adaptador de rede convergente) é um

adaptador de host que possibilita que o host processe tráfego de Fibre Channel e Ethernet usando um só tipo de placa e conexão, reduzindo os custos de infraestrutura ao longo do tempo.

• DAE – um Disk Array Enclosure (compartimento de disk array) hospeda vários drives e os conecta ao front end do array.

• DPE – um Disk Processor Enclosure (compartimento de processadores de discos) é um novo fator-forma (ou compartimento) que hospeda as

controladoras de armazenamento e a primeira bandeja de discos em apenas 3U de espaço em rack com o uso de um só compartimento. Isso contribui para o aumento da densidade dos arrays VNX de menor porte.

(6)

• FAST Cache – este recurso amplia o cache de um array EMC utilizando flash drives.

• FAST VP – o recurso de armazenamento com classificação totalmente

automatizada por níveis para pools virtuais possibilita a colocação automática de dados em níveis apropriados para que se possa utilizar com mais eficiência os níveis disponíveis em um array.

• FC – o protocolo Fibre Channel é usado em SANs.

• FCoE – a tecnologia Fibre Channel over Ethernet possibilita o encapsulamento de quadros Fibre Channel pela Ethernet. Com CNAs, um host pode usar o mesmo tipo de adaptador e cabo para tráfego Ethernet e Fibre Channel. • Flash drive – os flash drives fornecem um desempenho extremamente alto e

consomem bem pouca energia. Esses drives possibilitam que um array da série VNX forneça um nível extremo de desempenho de armazenamento para cargas de trabalho críticas que exijam desempenho ideal. Os flash drives também podem ser usados para ampliar o cache do array usando a tecnologia FAST Cache.

• LUN – uma unidade lógica descreve um volume lógico relacionado ao bloco. • MVM – o Manual Volume Management (gerenciamento manual de volumes) é

um recurso de arquivos que oferece ao usuário final o controle total sobre os objetos necessários para dar suporte a sistemas de arquivos, como metas, divisões e faixas.

• Pool de armazenamento NAS – os pools de armazenamento NAS são

mapeados em relação ao bloco quando uma LUN é acrescentada ao grupo de armazenamento "~filestorage".

• NL-SAS – os drives Near-Line Serial Attached SCSI (SCSI com conexão serial near-line) oferecem desempenho e capacidade semelhantes aos drives SATA, utilizando uma interface SAS para I/O.

• SAS – Serial-Attached SCSI (SCSI com conexão serial) é uma arquitetura ponto a ponto, na qual todos os drives são conectados diretamente a uma matriz de switches com expansão. Os drives SAS são compatíveis com a série VNX. • SLIC – as pequenas placas de I/O também são conhecidas como módulos de

I/O UltraFlex™.

• SPE – os compartimentos de controladoras de armazenamento, ou um forma, hospedam apenas as controladoras de armazenamento. Esse fator-forma é usado nos arrays VNX mais sofisticados e explora a vantagem de ter mais slots de I/O UltraFlex disponíveis.

(7)

Visão geral da família VNX

A família VNX abrange os arrays da série VNXe™ e VNX. A série VNXe foi

desenvolvida para ambientes de pequeno a médio porte e a série VNX destina-se a ambientes de armazenamento de médio porte a corporativo.

A série VNXe oferece alta disponibilidade, capacidade de expansão e

provisionamento de discos com reconhecimento de aplicativos e orientado por assistente, em um fator-forma pequeno, denso e eficiente no uso de energia. Para obter mais informações sobre a série VNXe, consulte o white paper EMC VNXe Series Storage Systems.

A série VNX é um produto EMC midrange de última geração. A série VNX unifica as ofertas EMC do Celerra® (NS) baseado em arquivo e do CLARiiON® (CX4) baseado em bloco em um só produto que você pode gerenciar com uma GUI fácil de usar. O ambiente operacional VNX é um novo ambiente de software baseado no sucesso comprovado do FLARE® 30 (para CLARiiON) e DART 6.0 (para Celerra),

aproveitando-os. Esse novo ambiente de software combina os recursos oferecidos pelo CLARiiON e pelo Celerra e oferece avanços significativos em eficiência,

simplicidade e desempenho.

Os novos benefícios da série VNX abrangem: • Novo hardware de ponta:

 Módulos de I/O PCI-E Gen 2

 Infraestrutura SAS de back-end de 6 Gb/s x 4 vias  Mais memória

 Os mais modernos processadores Intel Xeon 5600 de vários núcleos  I/O UltraFlex expandido, entregue com empacotamento mais denso • Recurso de bloco compatível com os protocolos Fibre Channel, iSCSI e FCoE • Recurso de arquivo compatível com protocolos NFS, CIFS, MPFS e pNFS • Suporte para até 1.000 drives.

• Classificação automatizada por níveis com FAST VP (Fully Automated Storage Tiering for Virtual Pools, armazenamento com classificação totalmente automatizada por níveis para pools virtuais) para dados de bloco e arquivo. • Replicação unificada com o uso do EMC RecoverPoint para dados de bloco e

arquivo.

• O gerenciamento unificado atualizado com o Unisphere agora oferece ao usuário uma experiência mais coerente e unificada

Componentes de hardware VNX

Os sistemas de armazenamento VNX consistem nos seguintes componentes: • Controladoras de armazenamento (SPs) aceitam dados de bloco com a

tecnologia de I/O UltraFlex compatível com protocolos Fibre Channel, iSCSI e FCoE. A controladora de armazenamento dá acesso a todos os hosts externos e aos arquivos do array VNX.

(8)

• O compartimento de controladoras de armazenamento (SPE) tem 2U de tamanho e hospeda cada uma das controladoras de armazenamento. Esse fator-forma é usado para os modelos VNX VNX5700™ e VNX7500™ mais sofisticados e tem suporte para no máximo 500 ou 1.000 drives,

respectivamente.

• O compartimento de processadores de discos (DPE) tem 3U de tamanho e hospeda cada uma das controladoras de armazenamento bem como a primeira bandeja de discos. Esse fator-forma é usado nos modelos VNX de menor porte (VNX5100™, VNX5300™ e VNX5500™) e dá suporte a no máximo 75, 125 ou 250 drives, respectivamente.

• Os X-Blades (ou Data Movers) acessam dados do back-end e dão acesso ao host usando a mesma tecnologia de I/O UltraFlex que dá suporte aos protocolos NFS, CIFS, MPFS e pNFS. Os X-Blades de cada array são

dimensionáveis e fornecem redundância para garantir que não haja nenhum ponto único de falha.

• O compartimento Data Mover (DME) tem 2U de tamanho e hospeda os Data Movers (X-Blades). Em forma, o DME é semelhante ao SPE, sendo usado em todos os modelos VNX compatíveis com arquivo.

• As fontes de alimentação em standby têm 1U de tamanho e fornecem energia suficiente a cada controladora de armazenamento para garantir que qualquer dado em trânsito seja transferido para a área do compartimento em caso de falta de energia. Isso garante que as gravações não sejam perdidas. Após o array ser reiniciado, é feita a reconciliação e a persistência das gravações pendentes.

• As Control Stations têm 1U de tamanho e oferecem funções de gerenciamento aos componentes relacionados ao arquivo, denominados X-Blades. A Control Station é responsável pelo failover do X-Blade. Opcionalmente, a Control Station pode ser configurada com uma Control Station secundária

correspondente para garantir redundância sobre o array VNX.

• As gavetas DAE hospedam os drives usados no array. Elas possibilitam a expansão da quantidade de drives de cada array de modo a fornecer o armazenamento necessário para as necessidades de expansão ao longo do tempo de cada implementação. A gaveta DAE de 15 drives tem 3U de tamanho e a de 25 drives, 2U.

• Tanto o SPE/DPE quanto o DME usam duas fontes de alimentação integradas ao chassi e fornecem energia em caso de falha de uma das fontes de

alimentação.

• Os módulos de I/O UltraFlex ópticos de Fibre Channel com 4 portas e 8 Gb são usados para conectividade de front-end a hosts nas controladoras de

(9)

• O Ethernet iSCSI/TOE com 4 portas e 1 Gb é usado em controladoras de armazenamento para conectividade de front-end a hosts.

• O Ethernet/FCoE com 2 portas e 10 Gb é usado em controladoras de armazenamento para conectividade de front-end a hosts.

• O Ethernet iSCSI com 2 portas e 10 Gb é usado em controladoras de armazenamento para conectividade de front-end a hosts. Ele é usado em X-Blades para serviços de NAS.

Configurações em bloco, arquivo e unificada

Os componentes de hardware em um VNX dependem da configuração geral e das opções solicitadas. As três configurações básicas são bloco, arquivo e unificada. A configuração em bloco é compatível com dados de bloco (mostrada na Figura 1) Essa configuração é compatível com protocolos Fibre Channel, iSCSI e FCoE e consiste em:

• DPE (compartimento de processadores de discos) de 3U ou SPE (compartimento de controladoras de armazenamento) de 2U • DAE (gaveta DAE) de 25 drives e 2U ou DAE de 15 drives e 3U • Fonte de alimentação em standby (SPS) de 1U

A configuração em bloco é compatível com dados de arquivo (mostrada na Figura 2)

Esta configuração é compatível com protocolos NFS, CIFS, MPFS e pNFS e consiste em:

• DAE (gaveta DAE) de 25 drives e 2U ou DAE de 15 drives e 3U • Compartimento X-Blade (ou Data Mover) de 2U

• Uma ou duas Control Stations de 1U

• DPE (compartimento de processadores de discos) de 3U ou SPE (compartimento de controladoras de armazenamento) de 2U • Fonte de alimentação em standby (SPS) de 1U

Configuração unificada – compatível com dados de arquivo e bloco (mostrada na Figura 3)

A configuração unificada é compatível com protocolos Fibre Channel, iSCSI e FCoE para dados de bloco e protocolos NFS, CIFS, MPFS e pNFS para dados de arquivo. Uma configuração unificada tem os mesmos componentes que uma configuração de arquivo.

(10)

Figura 1. Configurações de bloco para VNX5500 (esquerda) e VNX5700 (direita)

(11)

Figura 3. Configurações unificadas para VNX5300 (esquerda) e NX5700 (direita)

Novos componentes e recursos no VNX

Os arrays da série VNX são compostos por componentes avançados que têm vários recursos novos. Esses componentes e os recursos que oferecem são apresentados nesta seção.

O novo processador Xeon 5600 torna o VNX mais rápido e mais verde

A série VNX utiliza o processador Xeon 5600 da Intel. Essa nova arquitetura do processador de 32 nm oferece recursos de vários núcleos que proporcionam significativa capacidade de expansão a cada modelo VNX. As velocidades do processador, dos diversos modelos, variam de 2,13 GHz a 2,8 GHz com quatro a seis núcleos por soquete.

Utilizando de modo eficiente a arquitetura de vários núcleos nesses novos

processadores, consegue-se mais em um espaço ocupado muito menor, exigindo significativamente menos energia e resfriamento que nos modelos anteriores.

As fontes de alimentação da geração 3, sem chumbo, são 7% a 10% mais eficientes

A série VNX é mais eficiente no uso de energia do que os sistemas de armazenamento anteriores. A fonte de alimentação oferece as informações

necessárias para que o Unisphere monitore e exiba respectivamente a temperatura ambiente e o consumo de energia. As fontes de alimentação da nova geração 3: • São 7% a 10% mais eficientes que as fontes de alimentação da geração 2

(12)

• São fabricadas sem chumbo.

• Atendem ao "Padrão ouro" (90%) da EPA (Environmental Protection Agency) em relação às metas de eficiência

• Fornecem resfriamento adaptável.

O resfriamento adaptável permite que um array controle as velocidades do ventilador da fonte de alimentação de modo que este gire apenas na

velocidade necessária para garantir resfriamento suficiente. Isso otimiza as velocidades da ventoinha e o consumo de energia. Eles fornecem informações da energia de entrada e da temperatura de entrada de ar por meio de um sensor incorporado. Isso possibilita a emissão de relatórios com informações de energia que abrangem energia de entrada e temperatura da entrada de ar de cada compartimento no array, bem como relatórios de energia de entrada em nível geral do array. Esses valores baseiam-se no giro médio por hora relatado na GUI do Unisphere, como mostrado na Figura 4.

Figura 4. Informações de energia fornecidas na guia Ambiente do Unisphere

Novos drives de alta capacidade e fator-forma pequeno

A série VNX é compatível com novos drives de alta capacidade com 2,5 pol. e 300 GB, 600 GB e 3 TB, juntamente com flash drives de 2,5 pol. com fator-forma pequeno. Esses drives são compatíveis com arrays VNX que executam VNX OE for File v7.0.3X e VNX OE for Block v5.31.000.5.XXX.

(13)

Novas gavetas DAE, DPEs e drives fornecem mais densidade

A série VNX usa novos componentes que a tornam significativamente mais densa que os modelos anteriores:

• Gavetas DAE de 25 drives e DPEs pareados com drives SAS de 2,5" — mais desempenho e densidade do eixo são fornecidos por gavetas DAE de 25 drives e DPEs pareados com drives SAS de 2,5".

• Gavetas DAE de 15 drives pareadas com drives NL-SAS de 3,5", 2 TB e 7.200 RPM — em termos de capacidade dos drives, a densidade máxima é obtida pelo uso de gavetas DAE de 15 drives pareadas com drives NL-SAS de 3,5", 2 TB e 7.200 RPM. Essa combinação possibilita mais eixos e capacidade de armazenamento por metro quadrado do que em qualquer outro array anterior que use compartimentos de 15 drives.

• Gaveta DAE de alta capacidade, com 60 drives, pareada com drives NL-SAS de 3,5 pol., 7.200 RPM, e com drives de 2,5 pol. e 10.000 RPM utilizando um porta-discos de 3,5 pol. — em termos de capacidade dos drives, é obtida a densidade máxima pelo uso de drives NL-SAS de 3,5 pol., 3 TB e 7.200 RPM. Essa combinação possibilita mais eixos e capacidade de armazenamento por metro quadrado que em qualquer outra gaveta DAE compatível com VNX. Pode-se obter mais dePode-sempenho utilizando flash drives de 2,5 pol. e 3,5 pol. e 10.000 RPM com o uso de um porta-discos de 3,5 pol. Esta gaveta DAE só está disponível em arrays que executam VNX-OE for Block R 31.5 e/ou VNX-OE for File 7.0.3. Os drives de 2,5 pol., 300 GB e 10.000 RPM não são aceitos neste compartimento.

• Novo DPE de 3U para modelos de menor porte — obtém-se mais utilização do espaço em rack no VNX5100, VNX5300 e VNX5500 com um novo DPE (também chamado de fator-forma do compartimento). Esse DPE de 3U hospeda

controladoras de armazenamento e a primeira prateleira de discos em uma só unidade de 3U. Esta é uma melhoria drástica na utilização do espaço em rack, comparada com as gerações anteriores (CX4 e NS).

A gaveta DAE de 25 drives SAS com 2,5"

Figura 5 e Figura 6 mostram a parte dianteira e posterior da gaveta DAE de 25 drives que hospeda drives SAS de 2,5".

(14)

Figura 5. Parte dianteira da gaveta DAE de 25 drives que hospeda drives SAS de 2,5"

Figura 6. Parte posterior da gaveta DAE de 25 drives que hospeda drives SAS de 2,5".

Figura 7 mostra a parte posterior da gaveta DAE de 25 drives. Nesta figura, você pode ver as portas SAS primária/de expansão, as portas SPS; e os LEDs de energia, falha, status da via SAS, número do barramento e número do compartimento.

(15)

Figura 7. Uma aproximação da parte posterior da gaveta DAE de 25 drives

A gaveta DAE de 15 drives é compatível com drives SAS de 2,5", NL-SAS de 3,5" e flash drives de 3,5"

A nova gaveta DAE de 15 drives, mostrada na Figura 8 e na Figura 9, pode ser preenchida com drives SAS de 2,5" com o uso de um adaptador ou paddle card. A gaveta DAE de 15 drives também pode ser preenchida com qualquer combinação de flash drives, SAS e NL-SAS de 3,5".

Estas opções possibilitam configurar seu sistema para obter eficiência e

desempenho ideais. Os flash drives oferecem desempenho extremo; os drives SAS intermediários oferecem um bom equilíbrio entre preço e desempenho

(alcançando velocidades de até 15.000 RPM); e os drives econômicos NL-SAS têm capacidade de até 2 TB.

Essas gavetas DAE de 15 drives, embora semelhantes em aparência aos modelos CX™ e NS da geração anterior, não são compatíveis com versões anteriores dos arrays CX e NS1

1 Para saber como mover dados de um modelo NS ou CX para um novo modelo VNX, consulte os white papers

. Da mesma forma, como as gavetas DAE utilizam SAS como

arquitetura de barramento de back-end, os novos arrays da série VNX não aceitam gavetas DAE da geração anterior.

Migrating Data from an EMC Celerra Array to a VNX Platform using Celerra Replicator e Migrating Data from an EMC CLARiiON Array to a VNX Platform using SAN Copy.

(16)

Figura 8. Parte dianteira da gaveta DAE de 15 drives

Figura 9. Parte posterior da gaveta DAE de 15 drives

Como podemos ver na Figura 9, não existe botão de redefinição do barramento na parte posterior da gaveta DAE; isso não é necessário porque o VNX usa tecnologia SAS para o back-end.

(17)

Figura 10 mostra a parte posterior da gaveta DAE de 15 drives. Nesta figura, você pode ver as portas SAS primária/de expansão, as portas SPS; e os LEDs de energia, falha, status da via SAS, número do barramento e número do compartimento.

Figura 10. Uma aproximação da parte posterior da gaveta DAE de 15 drives

A gaveta DAE de 60 drives, com alta capacidade, é compatível com drives SAS de 2,5", NL-SAS de 3,5" e flash drives de 3,5" (apenas 7.200 e 10.000 RPM)

A nova gaveta DAE de 60 drives pode ser preenchida com drives SAS de 2,5 pol. usando-se um porta-discos de 3,5 pol. A gaveta DAE de 60 drives também pode ser preenchida com qualquer combinação de flash drives de 3,5 pol., SAS e NL-SAS em velocidades de 7.200 RPM e 10.000 RPM.

Estas opções possibilitam configurar seu sistema para obter eficiência e desempenho ideais. Os flash drives fornecem desempenho extremo tanto em tamanhos SFF (Small Form Factor, fator-forma pequeno) de 2,5 pol. quanto em LFF (Large Form Factor, fator-forma grande) de 3,5 pol.; os drives SAS de médio porte oferecem um bom equilíbrio entre preço e desempenho (alcançando velocidades de até 10.000 RPM); e os drives econômicos NL-SAS têm uma capacidade de até 3 TB.

Essas gavetas DAE de 60 drives podem ser combinadas com gavetas DAE de 15 drives. O compartimento emprega uma gaveta deslizante com acesso aos drives a partir de cima. A matriz de drives consiste em 5 fileiras (bancos A a E) de 12 discos (slots 0 a 11). Esses discos são tratados e marcados com uma

combinação de letras e números, como "A1" e "B4", para identificar de modo exclusivo um drive no compartimento. O próprio compartimento é claramente identificado para garantir a devida identificação do drive.

(18)

As dimensões do compartimento de 60 drives, com alta capacidade, são 7 pol. (altura) (4U) x 35 pol. (profundidade, apenas o chassi) com peso máximo de 117,9 kg (260 lb). Como o projeto deste compartimento, que é líder do setor, fornece muito mais densidade por metro quadrado de espaço em rack do que qualquer outro compartimento disponível, é necessário um rack especial, com dimensões aperfeiçoadas (44 pol. de profundidade) para este compartimento. O novo rack profundo oferece três zonas individuais de alimentação (A, B e C), cada uma com suas próprias quedas de energia para alimentar cada zona. Cada gaveta DAE de 60 drives, com alta capacidade, necessita de 4 conexões de alimentação para funcionar apropriadamente. Cada fonte de alimentação da geração 3 é uma FRU (Field Replaceable Unit, unidade substituível em campo). Essas fontes de alimentação podem ser removidas sem desconectar o cabo do barramento utilizando a desconexão rápida CMA (Cable Management Arm, braço de gerenciamento de cabos) marcada em laranja.

Os flash drives de 2,5 pol. e 3,5 pol., bem como os de 7.200 RPM e 10.000 RPM, são compatíveis. No entanto, os drives de 15.000 RPM não têm suporte neste compartimento. O recurso de desativação da rotação do drive só é compatível com drives NL-SAS. O compartimento de 60 drives, com alta capacidade, pode ser a primeira gaveta DAE e conter os drives de compartimento dos modelos VNX5700 e VNX7500. Se houver uma fileira parcialmente preenchida na gaveta DAE, os outros slots vazios serão preenchidos com módulos de preenchimento.

A gaveta DAE de 60 drives contém 4 LCCs com hot swap:

• Duas LCCs ICM – estão localizadas na parte posterior do compartimento. Elas hospedam as portas SAS e fornecem conectividade às controladoras de armazenamento.

• Duas LCCs internas – estão localizadas na parte central e fornecem conectividade a todos os discos do compartimento.

Todas as LCCs deste compartimento são FRUs. Também há três módulos de refrigeração localizados na parte dianteira do compartimento, que são FRUs.

(19)

Figura 11mostra a parte dianteira da gaveta DAE de 60 drives.

(20)

Figura 12 mostra a parte superior da gaveta DAE de 60 drives ampliada com o painel superior aberto, revelando os drives e os módulos de refrigeração.

(21)

Figura 13 mostra as placas LCC internas que são inseridas na parte intermediária da gaveta DAE de 60 drives a partir da parte superior.

(22)

Figura 14 mostra um dos três módulos de refrigeração removidos da gaveta DAE de 60 drives.

(23)

Figura 15 Braços de gerenciamento de cabos na parte posterior da gaveta DAE de 60 drives

(24)

Figura 16 mostra uma fonte de alimentação na parte posterior da gaveta DAE de 60 drives, a LCC ICM (que contém o barramento e os LEDs do compartimento) e as portas do expansor SAS.

Figura 16 Fonte de alimentação, LCC ICM e portas do expansor SAS

O back-end SAS de 6 Gb/s x 4 vias melhora o desempenho e a disponibilidade

O back-end da série VNX usa uma arquitetura totalmente nova que melhora drasticamente o desempenho e a disponibilidade.

O back-end SAS de 6 Gb/s x 4 vias oferece velocidades de até 3 GB/s, que é uma melhoria significativa sobre os back-ends Fibre Channel da geração anterior, que oferecem velocidades de 0,25 GB/s e 0,50 GB/s. Essa nova arquitetura ponto a ponto, na qual todos os drives são conectados diretamente a uma matriz de alternância em expansão, permite a comunicação direta da controladora com o drive; os quadros de dados não precisam se deslocar por todo o barramento, acessando cada um dos drives, como era o caso dos modelos anteriores, que usavam um Fibre Channel Arbitrated Loop como arquitetura de back-end. Isso oferece uma largura de banda muito maior na linha VNX que os modelos

(25)

cabo SAS específico, especialmente quando comparado com o Fibre Channel, com o qual a localização do drive ou cabo exato que corrompeu um quadro exige tempo e recursos significativos.

Os white papers Migrating Data from an EMC Celerra Array to a VNX Platform using Celerra Replicator e Migrating Data from an EMC CLARiiON Array to a VNX Platform using SAN Copy discutem as opções de migração de dados.

I/O UltraFlex expandida com PCI-E Gen 2 aumenta a largura de banda

A série VNX expande-se em relação à tecnologia de I/O UltraFlex dos storage arrays de midrange da geração anterior. Ela inclui:

• 1 Gb iSCSI/TOE (Gen 2) • 10 GbE/FCoE

• 10 GbE iSCSI (Gen 2)

• Fibre Channel de 8 Gb com quatro portas

• Cobre de 1 Gb e 2 portas mais óptico de 1 Gb e 2 portas • iSCSI de cobre e 1 Gb

Os módulos de I/O FCoE são compatíveis com Active TwinAx ou cabos ópticos com SFPs. Os módulos de I/O SAS de 6 Gb/s são usados para conectividade de back-end apenas nos modelos VNX5700 e VNX7500. O novo I/O UltraFlex usa PCI-E Gen 2, que oferece até duas vezes a largura de banda das placas UltraFlex usadas nos modelos da geração anterior. Esse aumento de largura de banda é um fator importante no aumento de desempenho dos arrays VNX em relação às gerações anteriores.

(26)

Modelos de VNX

Os modelos da série VNX são formados por sistemas de classe 5000 e 7000. Os modelos disponíveis são VNX5100, VNX5300, VNX5500, VNX5700 e VNX7500. As opções de hardware e conectividade são dimensionadas de acordo com o modelo, oferecendo mais energia e opções em toda a linha de modelos.

Figura 17. Sistemas de armazenamento da série VNX

Todos os modelos VNX são compatíveis com drives SAS de 2,5" e 3,5" que usam a gaveta DAE de 15 drives ou a gaveta DAE de 25 drives e utilizam o novo back-end SAS de 6 Gb/s. Os drives Fibre Channel não são mais compatíveis. Drives SAS, drives rotacionais NL-SAS e Flash drives serão usados no futuro.

A tabela a seguir mostra os tipos de modelos disponíveis na série VNX. As seções a seguir fornecem informações mais detalhadas sobre cada modelo.

(27)

Tabela 1. Tabela de comparação de modelos

Modelo com plataforma

unificada VNX5100 VNX5300 VNX5500 VNX5700 VNX7500 Posição

no setor Básico Midrange/ básico

Midrange/ nível intermediário High-end/ capacidade intermediária High-end/ grande capacidade Antecessor da EMC AX4-5 NS-120 e CX4-120 CX4-240 NS-480 e CX4-480 NS-960 e CX4-960 Software de

gerenciamento Unisphere Unisphere Unisphere Unisphere Unisphere Número de

drives 4 a 75 4 a 125 4 a 250 4 a 500 4 a 1000 Tipos de drive Flash, SAS, NL-SAS Flash, SAS, NL-SAS Flash, SAS, NL-SAS Flash, SAS, NL-SAS Flash, SAS, NL-SAS Bloco:

protocolos FC FC, iSCSI, FCoE FC, iSCSI, FCoE FC, iSCSI, FCoE FC, iSCSI, FCoE Fontes de

alimentação

em standby 2 2 2 2 2 Arquivo:

protocolos n/d MPFS, pNFS NFS, CIFS, MPFS, pNFS NFS, CIFS, MPFS, pNFS NFS, CIFS, MPFS, pNFS NFS, CIFS, Arquivo: número de X-Blades nenhum 1 a 2 1 a 3 2 a 4 2 a 8 Compartimento de array/ número de controladoras (SP)

DPE/2 SP DPE/2 SP DPE/2 SP SPE/2 SP SPE/2 SP

(28)

VNX5100

O VNX5100 foi projetado para os segmentos básico e intermediário. Este modelo oferece serviços somente bloco, é compatível com o protocolo Fibre Channel para conectividade de host e utiliza um fator-forma DPE.

Este modelo inclui um processador Xeon 5600 com dois núcleos de 1,6 GHz e 4 GB de RAM e, no máximo, 75 drives com a seguinte opção de conectividade de host: FC. Este modelo não aceita nenhum módulo de I/O UltraFlex e só tem suporte para quatro portas Fibre Channel integradas para conectividade de host.

Este modelo usa um DPE que está disponível em fatores-forma de 15 drives de 3,5 pol. ou 25 drives de 2,5 pol. Ele inclui quatro portas Fibre Channel de 8 Gb/s integradas e duas portas SAS de 6 Gb/s para conectividade de back-end em cada controladora de armazenamento. Há uma porta micro-DB9 e uma porta de LAN de serviço disponíveis; a equipe de serviço da EMC usa essas portas para se conectar ao VNX.

Uma conexão com a LAN é fornecida em cada controladora para gerenciamento de arrays. Cada controladora de armazenamento no compartimento também possui um módulo de fonte de alimentação e dois slots de módulos de I/O UltraFlex que não estão disponíveis para expansão no VNX5100. Esses slots de módulo de I/O serão preenchidos com espaços vazios (para garantir o fluxo de ar apropriado). A luz de falha/status do DPE está localizada na parte posterior, que é diferente dos modelos anteriores e dos modelos VNX que usam um SPE.

Figura 18. Visão posterior do DPE com a controladora A (à direita) e a controladora B (à esquerda)

Como podemos ver em Figura 18, o rótulo System Information está localizado na parte posterior do lado da controladora A do DPE (no canto superior direito). Esse rótulo contém informações sobre o número de série e o número da peça e deve ser manuseado com cuidado durante a montagem do sistema no rack.

Figura 19, Figura 20 e Figura 21 mostram as partes posteriores da controladora de armazenamento baseada em DPE.

(29)

Figura 19. Uma ampliação da parte posterior da controladora de armazenamento baseada em DPE

(30)

Figura 21. Portas integradas da controladora de armazenamento

A frente do DPE contém a primeira bandeja de drives. Essa bandeja pode ter de 15 a 25 discos, dependendo do DPE selecionado para o modelo. Na parte superior do compartimento, voltado para a frente, da esquerda para a direita, fica o LED de falha do compartimento (âmbar), o canal de ar que leva ao sensor de temperatura e o LED de alimentação do compartimento (azul). Isso é mostrado na figura

(31)

VNX5300

O VNX5300 foi desenvolvido para o segmento básico de midrange. O VNX5300 é o modelo básico da plataforma unificada VNX. Este modelo oferece serviços para bloco e arquivo, somente para arquivo ou somente para bloco (sem X-Blades nem Control Stations) e utiliza um DPE.

Este modelo usa um processador Xeon 5600 de quatro núcleos de 1,6 GHz com 8 GB de RAM e, no máximo, 125 drives com as seguintes opções de conectividade de host baseada em blocos: FC, iSCSI e FCoE.

Este modelo usa um DPE e está disponível em fatores-forma de 15 drives de 3,5 pol. ou 25 drives de 2,5 pol. Ele inclui quatro portas Fibre Channel de 8 Gb/s integradas e duas portas SAS de 6 Gb/s para conectividade de back-end em cada controladora de armazenamento. Há uma porta micro-DB9 e uma porta de LAN de serviço disponíveis, que são usadas como método de backup da conectividade para a manutenção do sistema.

Uma conexão com a LAN é fornecida em cada controladora para o gerenciamento de arrays. Cada controladora no compartimento também possui um módulo da fonte de alimentação e dois slots de módulos de I/O UltraFlex. Os dois slots de módulos de I/O podem ser preenchidos nesse modelo. Qualquer slot sem módulos de I/O será preenchido com espaços vazios (para garantir o fluxo de ar adequado). A luz de falha/status do fator-forma DPE está localizada na parte posterior, que é diferente dos modelos anteriores e dos modelos VNX que usam um fator-forma SPE.

A frente do DPE contém a primeira bandeja de drives. Essa bandeja pode ter de 15 a 25 discos, dependendo do DPE selecionado para o modelo. Na parte superior do compartimento, voltado para a frente, da esquerda para a direita, fica o LED de falha do compartimento (âmbar), o canal de ar que leva ao sensor de temperatura e o LED de alimentação do compartimento (azul).

Este modelo usa um processador Xeon 5600 com quatro núcleos de 2,13 GHz e 6 GB de RAM por blade, com uma capacidade de armazenamento máxima de 200 TB por blade. O modelo pode ter um ou dois blades, e cada X-Blade tem fontes de alimentação redundantes localizadas na parte frontal do blade e é compatível com as seguintes opções de protocolo NAS: NFS, CIFS, MPFS e pNFS. O módulo de CPU também pode ser acessado pela parte frontal de cada blade após a remoção das fontes de alimentação. A parte posterior de cada X-Blade contém os slots usados para conectividade de rede interna/externa, conectividade Fibre de back-end e opções de conectividade de front-back-end.

Este modelo usa um DME que tem aparência similar à do SPE do VNX5700 e do VNX7500. O DME pode conter até dois X-Blades por compartimento de 2U e cada X-Blade neste modelo pode aceitar, no máximo, dois módulos de I/O para a

conectividade de front-end. Fotos do DME são fornecidas em Figura 23, Figura 24 e Figura 25.

(32)

Figura 23. Parte frontal de um DME

Figura 24. Parte posterior de um DME

(33)

Este modelo usa um processador Xeon 5600 com quatro núcleos de 2,13 GHz, 12 GB de RAM e, no máximo, 250 drives, com as seguintes opções de

conectividade de host baseada em blocos: FC, iSCSI e FCoE.

Este modelo usa um DPE que está disponível em fatores-forma de 15 drives de 3,5 pol. ou 25 drives de 2,5 pol. O DPE inclui quatro portas Fibre Channel de 8 Gb/s integradas e duas portas SAS de 6 Gb/s para conectividade de back-end em cada controladora de armazenamento. Há uma porta micro-DB9 e uma porta de LAN de serviço disponíveis; a equipe de serviço da EMC usa essas portas para se conectar ao VNX.

Uma conexão com a LAN é fornecida em cada controladora para o gerenciamento de arrays. Cada controladora no compartimento também possui um módulo da fonte de alimentação e dois slots de módulos de I/O UltraFlex. Os dois slots de módulos de I/O podem ser preenchidos nesse modelo. Qualquer slot sem módulos de I/O será preenchido com espaços vazios (para garantir o fluxo de ar adequado). A luz de falha/status do fator-forma DPE está localizada na parte posterior, que é diferente dos modelos anteriores e dos modelos VNX que usam um fator-forma SPE.

A frente do DPE contém a primeira bandeja de drives. Essa bandeja pode ter de 15 a 25 discos, dependendo do DPE selecionado para o modelo. Na parte superior do compartimento, voltado para a frente, da esquerda para a direita, fica o LED de falha do compartimento (âmbar), o canal de ar que leva ao sensor de temperatura e o LED de alimentação do compartimento (azul).

Os X-Blades usam um processador Xeon 5600 com quatro núcleos de 2,13 GHz e 12 GB de RAM por blade, com uma capacidade de armazenamento máxima de 256 TB por blade. Ele pode ter até três blades e oferece as seguintes opções de protocolo NAS: NFS, CIFS, MPFS e pNFS. Cada X-Blade inclui fontes de alimentação redundantes localizadas na parte frontal. O módulo de CPU também pode ser acessado pela parte frontal de cada blade após a remoção das fontes de alimentação. A parte posterior de cada X-Blade contém os slots usados para conectividade de rede interna/externa, conectividade Fibre de back-end e opções de conectividade de front-end.

Este modelo usa um DME com aparência similar à do SPE. O DME é capaz de conter dois X-Blades por compartimento de 2U, e cada X-Blade neste modelo pode

aceitar, no máximo, três módulos de I/O para a conectividade de front-end.

VNX5700

O VNX5700 foi desenvolvido para o segmento de capacidade intermediária high-end. Este modelo oferece serviços para bloco e arquivo, somente para arquivo ou somente para bloco (sem X-Blades nem Control Stations) e utiliza um fator-forma SPE.

Este modelo inclui um processador Xeon 5600 com quatro núcleos de 2,4 GHz com 18 GB de RAM e, no máximo, 500 drives com a seguinte opção de conectividade de host: FC, iSCSI e FCoE.

Este modelo contém um SPE que usa slots de I/O UltraFlex para toda a

(34)

que inclui uma porta minisserial e uma porta da LAN de serviço. A equipe de serviço da EMC usa essas portas para se conectar ao VNX.

Uma conexão com a LAN é fornecida em cada controladora para o gerenciamento de arrays. Cada controladora no compartimento também inclui dois módulos de fonte de alimentação. Cada controladora tem cinco slots de módulo de I/O. Qualquer slot sem módulos de I/O será preenchido com espaços vazios (para garantir o fluxo de ar adequado).

A luz de falha/status do fator-forma SPE está localizada na parte frontal da

unidade. Esse fator-forma exige uma gaveta DAE adicional para oferecer no mínimo quatro drives para o VNX Array Operating Environment. O fator-forma deste modelo favorece a capacidade de expansão em detrimento da densidade, exigindo um pouco mais de espaço em rack para uma configuração mínima.

A parte posterior do SPE é exibida em Figura 26. Nesta figura, você pode ver os vários componentes, inclusive os módulos de I/O. Figura 27 oferece uma exibição ampliada da parte posterior do SPE.

(35)

Figura 28. Parte frontal do SPE

Os X-Blades neste modelo usam um processador Xeon 5600 com quatro núcleos de 2,4 GHz e 12 GB de RAM por blade, além de uma capacidade de

armazenamento máxima de 256 TB por blade com, no máximo, quatro blades. Eles dão suporte às seguintes opções de protocolo NAS: NFS, CIFS, MPFS e pNFS. Cada X-Blade inclui fontes de alimentação redundantes localizadas na parte frontal. O módulo de CPU também pode ser acessado pela parte frontal de cada blade após a remoção das fontes de alimentação. A parte posterior de cada X-Blade contém os slots usados para conectividade de rede interna/externa, conectividade Fibre de back-end e opções de conectividade de front-end.

Este modelo usa um DME com aparência similar à do SPE. O DME é capaz de conter dois X-Blades por compartimento de 2U, e cada X-Blade neste modelo pode

aceitar, no máximo, três módulos de I/O para a conectividade de front-end. Figura 29, Figura 30 e Figura 31 mostram as partes frontal e posterior do DME.

Figura 29. Parte frontal de um DME

(36)

Figura 31. Ampliação da parte posterior de um DME

VNX7500

O VNX7500 foi desenvolvido para o ambiente empresarial. Este modelo oferece serviços para bloco e arquivo, somente para arquivo ou somente para bloco (sem X-Blades nem Control Stations) e utiliza um fator-forma SPE.

Este modelo inclui um processador Xeon 5600 com seis núcleos de 2,8 GHz, 24 GB de RAM por blade e, no máximo, 1.000 drives com a seguinte opção de

conectividade de host: FC, iSCSI e FCoE.

Este modelo contém um SPE que usa slots de I/O UltraFlex para toda a

conectividade. O primeiro slot contém o switch de gerenciamento da rede interna, que inclui uma porta minisserial e uma porta da LAN de serviço. A equipe de serviço da EMC usa essas portas para se conectar ao VNX.

Uma conexão com a LAN é fornecida em cada controladora para o gerenciamento de arrays. Cada controladora no compartimento também inclui dois módulos de fonte de alimentação. Cada controladora inclui, no máximo, cinco slots de módulo de I/O. Qualquer slot sem módulos de I/O será preenchido com espaços vazios (para garantir o fluxo de ar adequado).

A luz de falha/status do fator-forma SPE está localizada na parte frontal da

unidade. Esse fator-forma exige uma gaveta DAE adicional para oferecer no mínimo quatro drives para o VNX Array Operating Environment. O fator-forma deste modelo favorece a capacidade de expansão em detrimento da densidade, exigindo um pouco mais de espaço em rack para uma configuração mínima.

(37)

Cada X-Blade inclui fontes de alimentação redundantes localizadas na parte frontal. O módulo de CPU também pode ser acessado pela parte frontal de cada blade após a remoção das fontes de alimentação. A parte posterior de cada X-Blade contém os slots usados para conectividade de rede

interna/externa, conectividade Fibre de back-end e opções de conectividade de front-end.

Este modelo usa um DME que tem aparência similar à do SPE do VNX5700 e do VNX7500. O DME pode conter até dois X-Blades por compartimento de 2U, e cada X-Blade neste modelo pode aceitar, no máximo, quatro módulos de I/O para a conectividade de front-end.

Módulos de I/O

Módulos de I/O para o bloco

Os arrays da série VNX têm suporte para vários módulos de I/O UltraFlex nessas controladoras de armazenamento, que são discutidos nesta seção.

Figura 32. O módulo de I/O óptico Fibre Channel de 8 Gb/s com quatro portas

O módulo de I/O óptico Fibre Channel de 8 Gb/s com quatro portas: • Negocia automaticamente 2 Gb/s, 4 Gb/s ou 8 Gb/s.

• Compatível com controladoras de armazenamento, exceto no VNX5100. • Usado para conectividade de front-end das controladoras de armazenamento

com os hosts.

• Usado para conectividade de back-end de X-Blades para as controladoras de armazenamento no array VNX.

(38)

Figura 33. O módulo 1GBase-T iSCSI/TOE com quatro portas

O módulo 1GBase-T iSCSI/TOE com quatro portas:

• Compatível com controladoras de armazenamento, exceto no VNX5100. • Usado para conectividade de front-end com os hosts.

• Funciona em 1 Gb/s.

(39)

• Funciona em 10 Gb/s.

• Aceita apenas os cabos SFP+ e TwinAx ativos (os cabos TwinAx passivos não são compatíveis).

Figura 35. O módulo de I/O de 10 GbE iSCSI (óptico/TwinAx) com duas portas

O módulo de I/O de 10 GbE iSCSI (óptico/TwinAx) com duas portas:

• Compatível com controladoras de armazenamento, exceto no VNX5100. • Usado para conectividade de front-end com os hosts.

• Funciona em 10 Gb/s.

(40)

Figura 36. O módulo de I/O SAS de 6 Gb com quatro vias e quatro portas

O módulo de I/O SAS de 6 Gb com quatro vias e quatro portas:

• Compatível com controladoras de armazenamento (exceto em X-Blades). • Compatível com as controladoras de armazenamento VNX5500, VNX5700 e

VNX7500 para conexão de back-end com as gavetas DAE. • Fornece quatro vias de SAS de 6 Gb/s por porta.

(41)

Módulos de I/O para o arquivo

Os arrays da série VNX têm suporte para vários módulos de I/O UltraFlex nos X-Blades, que são discutidos nesta seção.

Figura 37. O módulo IP 1GBase-T com quatro portas

O módulo IP 1GBase-T com quatro portas: • Compatível com X-Blades.

• Ativa a conectividade com clientes NAS. • Funciona em 1 Gb/s.

(42)

Figura 38. O módulo 1GBase-T com duas portas mais o módulo IP óptico de 1 GbE com duas portas

O módulo 1GBase-T com duas portas mais o módulo IP óptico de 1 GbE com duas portas:

• Compatível com X-Blades.

• Ativa a conectividade com clientes NAS. • Funciona em 1 Gb/s.

(43)

Figura 39. O módulo IP de 10 GbE com duas portas

O módulo IP de 10 GbE com duas portas: • Compatível com X-Blades.

• Ativa a conectividade com clientes NAS. • Funciona em 10 Gb/s.

(44)

Tabela 2. Tabela de compatibilidade do módulo de I/O UltraFlex

Módulo de I/O UltraFlex Compatível com X-Blades Compatível com controladoras de armazenamento FC óptico de 8 Gb com quatro portas Sim Sim

IP 1GBase-T com quatro portas Sim Não 1GBase-T com duas portas mais IP óptico de 1GbE com

duas portas Sim Não TOE/iSCSI 1GBase-T com quatro portas Não Sim FCoE/Ethernet de 10 Gb com duas portas Não Sim iSCSI de 10 GbE com 2 portas (óptico/TwinAx) 1 Não Sim

IP de 10 GbE com duas portas 2 Sim Não

SAS de 6 Gb com quatro vias e quatro portas 3 Não Sim 1 Códigos dos modelos: VSPMXGI2A (SFP)/ VSPMXGI2TWA (TwinAx ativo) 2 Códigos dos modelos: VDMMXG2OPA (SFP)/ VDMMXG2TWA (TwinAx ativo)

3 Usado somente em conectividade de back-end; não é aceito em conectividade de host

Control Station

A Control Station é um servidor autônomo de 1U usado em configurações

unificadas e de arquivo. A Control Station proporciona acesso administrativo aos X-Blades; ela também monitora os X-Blades e facilita o failover no caso de um problema de tempo de execução do X-Blade.

Ela também oferece comunicação de rede para cada controladora de

armazenamento e usa ARP para possibilitar a comunicação, por meio da porta Ethernet de gerenciamento da Control Station, com o endereço IP de cada controladora de armazenamento.

Uma segunda Control Station opcional está disponível para atuar como unidade em standby a fim de oferecer redundância à Control Station primária.

(45)

Figura 40. Control Station

A porta NIC Ethernet RJ-45 (número 5 em Figura 40) usa um cabo IPMI (Intelligent Platform Management Interface) para se conectar a uma Control Station opcional em standby. A porta Ethernet RJ-45 é identificada como "CS" na Control Station. Esses LEDs podem acender durante o POST (Power On Self Test, autoteste de ativação); eles não são pertinentes para a administração ou a manutenção da Control Station.

Fonte de alimentação em standby

A fonte de alimentação em standby é uma unidade de 1U que fornece alimentação de bateria ao DPE em um VNX5100, VNX5300 e VNX5500. Ela fornece alimentação de bateria para a gaveta DAE (barramento 0, compartimento 0) e o SPE e em um VNX5700 e VNX7500. Essa alimentação de bateria permite que as controladoras de armazenamento transfiram dados em trânsito para a área de compartimento do espaço reservado, em caso de falta de energia. Depois que a alimentação é

restaurada no array, qualquer gravação transferida será reconciliada e enviada para os discos de back-end de destino a fim de garantir que nenhum dado seja perdido.

(46)

Software na série VNX

Área reservada nos sistemas de armazenamento da série VNX

Essa área contém o ambiente operacional, a imagem de reinicialização e as LUNs de controle de arquivos do array e também fornece a área de descanso para dados em trânsito que são transferidos do cache no caso de falta de energia. Também é conhecida como "O compartimento".

A área reservada na série VNX foi modificada em relação às ofertas de array

anteriores. Essa área ocupa os quatro primeiros discos físicos no compartimento 0 do barramento 0. A área reservada consome 192 GB por disco e reside nos discos 0 ao 3, no DPE do VNX5100/5300/5500 ou na primeira gaveta DAE do

VNX5700/7500.

Gerenciamento unificado

O EMC Unisphere oferece uma experiência flexível e integrada para gerenciar sistemas de armazenamento EMC CLARiiON e EMC Celerrae sistemas de armazenamento EMC VNX de última geração. Com o FLARE versão 30 e o DART versão 6.0, a EMC lançou o Unisphere versão 1.0 como a interface de

gerenciamento comum padrão para os sistemas CLARiiON e Celerra. Com o Unisphere 1.0, você pode gerenciar dados de arquivos e de blocos com uma interface simples.

Para dar suporte às plataformas VNX unificadas de última geração, a EMC lançou o Unisphere 1.1. Essa versão oferece uma interface de usuário mais coesa para gerenciar todos os recursos de bloco e arquivo.

O Unisphere oferece simplicidade, flexibilidade e automação — todos os requisitos fundamentais para aprimorar o gerenciamento do armazenamento. A facilidade de uso do Unisphere está refletida em seus controles intuitivos baseados em tarefas, painéis de controle personalizáveis e acesso com um só clique a ferramentas de suporte "em tempo real" e comunidades on-line de clientes. Os assistentes do Unisphere ajudam a provisionar e gerenciar o armazenamento e implementam automaticamente as práticas recomendadas para sua configuração.

Como o Navisphere Manager e o Celerra Manager, o Unisphere é completamente habilitado para a Web, proporcionando o gerenciamento remoto de seu ambiente de armazenamento. O Unisphere Management Server é executado nas

controladoras e na Control Station; ele pode ser iniciado apontando o navegador para o endereço IP de uma das controladoras ou da Control Station.

Em termos de funcionalidade, o Unisphere é um "superconjunto" do Navisphere Manager e do Celerra Manager. Ele tem todos os recursos e funcionalidades das interfaces anteriores, como reconhecimento de VMware, integração de LDAP,

(47)

Figura 42. O painel de controle do Unisphere inclui "painéis" personalizáveis (blocos de visualização)

Software para eficiência

FAST VP (Fully Automated Storage Tiering for Virtual Pools, armazenamento com classificação totalmente automatizada por níveis para pools virtuais)

A EMC utiliza o FAST para migrar dados para drives de alto desempenho ou drives de alta capacidade, conforme o acesso dos usuários finais. Os clientes exigem menos drives e recebem o melhor ROI daqueles que estão configurados.

Figura 43. O processo FAST VP

O recurso FAST foi aprimorado para a série VNX. O FAST VP, anteriormente

disponível para dados em blocos e também conhecido como classificação de sub-LUNs por níveis, agora também está disponível para dados de arquivos. O FAST VP

(48)

otimiza a utilização do armazenamento movendo automaticamente os dados entre níveis de armazenamento (por exemplo, Flash, SAS e NL-SAS).

Os dados são movidos em fragmentos de 1 GB com base nos padrões de acesso de I/O. Os pools de armazenamento à esquerda na Figura 43 exibem a

configuração inicial de armazenamento. Depois de implementar o FAST (exibido à direita), o sistema otimiza proativamente o pool de armazenamento

movimentando fragmentos de 1 GB de dados de sub-LUNs para o drive mais eficiente. Isso garante que os dados apropriados sejam armazenados no nível adequado e no momento certo, o que melhora significativamente a eficiência e o desempenho.

Você pode definir políticas e agendamentos para ajudar a determinar como e quando os dados serão movidos. O white paper EMC FAST VP for Unified Storage Systems fornece mais informações.

(49)

granular copiando fragmentos de 64 KB em Flash drives reservados para o FAST Cache, dependendo das características de I/O.

O acesso repetido ao mesmo fragmento de dados de 64 KB faz com que o mecanismo de políticas promova esses dados para o FAST Cache. O FAST Cache também funciona em ciclos mais rápidos que o FAST VP; ele tem um tempo de resposta na casa dos milissegundos a microssegundos. O FAST Cache reage a picos de I/O e mantém os níveis de acesso atuando, para isso, como uma expansão da memória integrada.

O FAST Cache é mais apropriado para cargas de trabalho em um local de grande referência, por exemplo, aplicativos que acessam uma área pequena do

armazenamento com uma frequência muito alta, como índices de bancos de dados e tabelas de referência. O que o FAST Cache faz não é benéfico para fluxos de I/O muito grandes que sejam sequenciais, como backups, porque cada fragmento de 64 KB é acessado apenas uma vez. No entanto, o SP Cache usa vários algoritmos para otimizar o I/O sequencial. O FAST Cache é mais útil para gerenciar picos de I/O e beneficia aplicativos que possam ter um perfil de picos de I/O imprevisíveis. Para obter mais informações, consulte o white paper EMC CLARiiON, Celerra Unified, and VNX FAST Cache – A Detailed Review.

No VNX5100, não é possível usar Thin Provisioning™ se você está usando o FAST Cache, e não é possível usar o FAST Cache se você está usando o provisionamento thin. Porém, você pode usar o Thin Provisioning e o FAST Cache ao mesmo tempo em todos os outros modelos do VNX.

Desduplicação de dados

(50)

A desduplicação de dados é um recurso no nível do arquivo que inclui

compactação no nível do arquivo e criação de uma instância única no nível do arquivo. Esse recurso assíncrono funciona em segundo plano, verificando arquivos inativos que possam conter dados duplicados. Se houver mais de uma instância de um arquivo, será criada apenas uma instância que será compactada.

Esse recurso ajuda a aumentar a eficiência de armazenamento do array eliminando dados redundantes nos sistemas de arquivos e assim reduzindo os custos do armazenamento. Ele inclui configurações definidas pelo usuário para filtrar determinados arquivos no processamento. Esse recurso pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Para obter mais informações, consulte o white paper EMC Data Compression—A Detailed Review.

Provisionamento thin

Figura 46. Provisionamento thin

O recurso de provisionamento thin da EMC tem fácil configuração e monitoramento, além de não afetar os usuários finais. Ele permite que os

administradores de armazenamento aloquem armazenamento sob demanda. Esse recurso apresenta um host com o volume total de armazenamento que foi

solicitado; entretanto, ele somente aloca armazenamento no array que está de fato sendo utilizado. Por exemplo, no arquivo, um sistema de arquivos de 100 GB que tenha passado por provisionamento thin será visualizado por hosts e usuários como 100 GB. Se somente 50% do sistema de arquivos estiver realmente em uso (contém dados), somente 50 GB serão usados no array. Esse recurso impede o superprovisionamento de armazenamento não usado.

(51)

adicional por vez, mas somente fragmentos de 8 KB são reservados conforme necessário.

Os administradores devem entender a taxa de crescimento de seus pools e sistemas de arquivos para saber qual porcentagem é prática e permitir tempo suficiente para eles reagirem e atenderem aos possíveis problemas de

superatribuição. Para obter mais informações sobre o provisionamento thin, consulte o white paper EMC CLARiiON Thin Provisioning – Applied Technology. No VNX5100, não é possível usar o provisionamento thin se você está usando o FAST Cache e não é possível usar o FAST Cache se você está usando o

provisionamento thin. Porém, você pode usar o provisionamento thin e o FAST Cache ao mesmo tempo em todos os outros modelos do VNX.

Replicator

O EMC VNX Replicator é uma solução de replicação baseada em arquivos e

assíncrona. Esse recurso é usado para replicação em nível de sistema de arquivos e fornece visualizações point-in-time dos sistemas de arquivos de origem nos sistemas de arquivos de réplica. O VNX Replicator utiliza uma tecnologia de agendamento adaptável que responde à mudança de condições de rede monitorando duas informações-chave:

• O volume de alterações (delta) que se acumulou no objeto de produção desde a última transferência

• A taxa de transferência média que foi observada durante a última transferência Essa tecnologia de agendamento adaptável aloca recursos dinamicamente para garantir que objetos sejam replicados em conformidade com seus RPOs (Recovery Point Objectives, objetivos de ponto de recuperação) configuráveis pelo cliente. Um RPO é uma medida de quantos dados podem ser perdidos antes que isso afete negativamente os negócios. Cada sistema de arquivos pode ter um RPO diferente, pois a importância do conteúdo de cada sistema de arquivos pode diferir.

O VNX Replicator também permite controle de fluxo de largura de banda em

horários específicos ao longo da semana. Isso é muito útil em ambientes em que o VNX Replicator compartilha recursos de rede com outros aplicativos.

Software para proteção

Integração com RecoverPoint

Figura 47. Como o RecoverPoint funciona

O Unisphere foi desenvolvido para aceitar plug-ins que ampliam seus recursos de gerenciamento. Os arrays da série VNX são gerenciados com a mais recente versão

(52)

do Unisphere que inclui integração com o RecoverPoint para replicação de dados de arquivos e blocos. O RecoverPoint fornece uma solução de replicação

síncrona/assíncrona para permitir continuação de negócios em nível de gabinete de bloco e arquivo em um array remoto da série VNX em caso de desastre. Esse suporte inclui ativo/passivo bem como ativo/ativo com CRR (Continuous Remote Replication, replicação remota contínua). Por usar um grupo de

consistência único para fornecer replicação em nível de array para arquivos e não fornecer visualizações point-in-time, o RecoverPoint é mais apropriado para LUNs de controle e sistemas de arquivos essenciais. Portanto, recomenda-se ainda que você use o EMC VNX Replicator para a replicação em nível de sistema de arquivos.

MirrorView/A

Figura 48. Como o MirrorView/A funciona

O EMC VNX MirrorView™/A é um recurso de bloco para espelhamento remoto que funciona de modo assíncrono para copiar periodicamente informações em uma LUN (Logical Unit, unidade lógica) de um sistema de armazenamento para outro. Como um processo assíncrono, ele fornece replicação por longas distâncias na ordem de centenas até milhares de quilômetros e tem um RPO de 30 minutos a horas. O MirrorView/A é otimizado para pouca largura de banda de rede.

MirrorView/S

Figura 49. Como o MirrorView/S funciona

O EMC VNX MirrorView/S é um recurso de bloco para espelhamento remoto que funciona de modo síncrono para copiar informações em uma LUN de um sistema de armazenamento para outro. A natureza síncrona desse recurso significa que, para cada gravação em uma LUN no sistema primário de armazenamento, a mesma

(53)

SAN Copy

O EMC VNX SAN Copy™ é um recurso de blocos que copia os dados entre sistemas de armazenamento de terceiros qualificados e da EMC. O SAN Copy copia dados diretamente de uma unidade lógica de origem em um sistema de armazenamento para unidades lógicas de destino em outros sistemas, sem usar recursos do host. O SAN Copy pode ser usado para criar cópias completas e incrementais de uma LUN de origem.

Business continuance

Snapshots

Os snapshots do EMC VNX SnapView são visualizações point-in-time de uma LUN, que podem ficar acessíveis a outro host ou mantidas como uma cópia para

possíveis restaurações. Os snapshots do SnapView usam um algoritmo baseado em indicador e cópia. Um mapa de memória mantêm o controle de fragmentos (blocos) de dados.

Antes que os fragmentos de dados sejam gravados na LUN de origem, eles são copiados para uma área reservada em um local privado, e o mapa de memória é atualizado com o novo local desses fragmentos. Esse processo é conhecido como "Cópia na primeira gravação". A LUN de origem, a LUN reservada e o mapa de memória trabalham juntos para criar o snapshot.

Checkpoints

Os checkpoints do EMC VNX são snapshots point-in-time para sistemas de

arquivos. Esse recurso permite que você crie várias cópias dos dados de produção, recuperáveis em caso de não desastre. Os checkpoints permitem que o usuário final restaure seus arquivos integrando-os aos Microsoft Shadow Copy Services. Os clientes do UNIX e do Windows também podem acessar checkpoints para restaurar arquivos individuais por meio de um diretório oculto.

A GUI do Unisphere propicia ao administrador de armazenamento um modo rápido e fácil de restaurar sistemas de arquivos inteiros a partir de checkpoints. O

SnapSure™ é a tecnologia subjacente que aceita checkpoints. O SnapSure usa um algoritmo de cópia na primeira gravação com muita eficiência em armazenamento para manter as visualizações de checkpoint.

Clones

Os clones do SnapView são cópias point-in-time de LUNs completamente preenchidas que permitem sincronização incremental entre LUNs de origem e destino. Diferentemente dos snapshots que fornecem visualizações point-in-time de dados, os clones fornecem cópias point-in-time completamente preenchidas que maximizam a flexibilidade do ambiente de armazenamento. Essas cópias point-in-time possibilitam que os usuários realizem tarefas extras de

gerenciamento de armazenamento com impacto mínimo sobre dados de produção. Essas tarefas incluem backup/recuperação, testes de aplicativos, warehousing e movimentação de dados.

(54)

Segurança

Software antivírus

O VNX Event Enabler (VEE) permite que o VNX se integre aos aplicativos antivírus líderes do setor, como Symantec, McAfee, Computer Associates, Sophos,

Kaspersky e Trend Micro.

O recurso de antivírus funciona com um sistema externo que hospeda um dos aplicativos antivírus compatíveis. Quando estiverem configurados, os arquivos em um sistema de arquivos serão examinados antes de serem entregues ao cliente que fez a solicitação. O arquivo é validado e enviado ao cliente, ou negado, caso algum problema seja identificado durante a verificação. Uma verificação também é feita antes que um arquivo seja modificado e fechado. Se nenhuma modificação for feita no arquivo, ele não será verificado novamente quando estiver fechado. Esse recurso ajuda a proteger arquivos contra vírus e malware ao mesmo tempo que permite que o usuário final se beneficie dos recursos avançados do array VNX, como alta disponibilidade e desempenho.

Gerenciamento de cotas e auditoria

O VEE possibilita que o VNX se integre perfeitamente aos principais aplicativos de software de gerenciamento de cotas/conteúdo (aplicativos CQM). Essa

funcionalidade avançada amplia a capacidade de gerenciamento integrada para ajudar a melhorar o gerenciamento de conteúdo e cotas juntamente com auditoria de sistemas de arquivos. Esse recurso é composto de uma estrutura de host e um agente que tenham sido validados para dar suporte a vários dos principais

fornecedores de aplicativos CQM.

Retenção em nível de arquivo

O recurso de retenção em nível de arquivo protege os arquivos contra exclusão ou modificação até que uma data de retenção especificada pelo usuário seja

decorrida. Esse recurso impede que os usuários excluam ou modifiquem arquivos que estejam bloqueados e protegidos. Estes são dois níveis de proteção FLR que estão habilitados no nível de sistema de arquivos na criação:

• Retenção em nível de arquivo FLR-C (Compliance; nível de conformidade): protege os dados contra alterações feitas pelos usuários por meio de CIFS, NFS e FTP, inclusive ações de administradores. Além disso, esse nível de FLR atende aos requisitos da Norma SEC 17a-4(f). Um sistema de arquivos que contém arquivos que são bloqueados com FLR-C não pode ser excluído.

• Retenção em nível de arquivo FLR-E (Enterprise; nível corporativo): protege os dados contra alterações feitas pelos usuários por meio de CIFS, NFS e FTP, mas não abrangendo ações de administradores. Isso significa que apenas um administrador VNX com autorização apropriada pode excluir um sistema de

(55)

Figura 50. Fluxo de trabalho para FLR

Suporte avançado de serviços de dados para arquivos

Esse recurso permite que o arquivo use LUNs baseadas em pool, crie objetos de arquivos e use o FAST VP. Quando um objeto de arquivo (como sistema de arquivos) é criado em um objeto de bloco (como uma LUN), a configuração e a alteração da LUN podem afetar negativamente o sistema de arquivos que ela comporta. Para impedir que isso aconteça, o Unisphere tem o suporte avançado de serviço de dados para recurso de arquivo.

Esse recurso possibilita que o sistema VNX leve em consideração a relação entre esses dois lados (arquivo e bloco) quando determinadas funções são executadas. O sistema avisa o usuário e ainda impede algumas ações que possam causar resultados indesejados. Por exemplo, o VNX exibirá um erro e impedirá a ação quando:

• Você tentar mudar o status do espelhamento de uma LUN de pool de armazenamento (de espelhada para não espelhada e vice-versa) e essa mudança resultaria na presença de LUNs espelhadas e não espelhadas em um pool.

(56)

O VNX exibe um aviso (mas ainda permite a ação) quando:

• As LUNs que estão embaixo do mesmo sistema de arquivos estão se distribuindo em vários pools de AVM.

• Detecta-se um novo pool de armazenamento que contém LUNs espelhadas e não espelhadas; somente um tipo de LUN será associado a um arquivo e o resto será ignorado.

• Uma LUN é adicionada ao grupo de armazenamento "~filestorage" de um pool com serviços de dados "mistos". Entre os serviços de dados estão:

 Política de classificação por níveis (classificação por níveis automática/Mais alta/Mais baixa/Sem movimentação)  Thick/thin-LUN

 Compactação

Um aviso é exibido pois o sistema não pode garantir o desempenho do sistema de arquivos quando tem suporte de LUNs com serviços de dados diferentes. Embora não seja garantido, o sistema usa um algoritmo "com o melhor desempenho" para encontrar LUNs no pool que tenham serviços de dados correspondentes durante a criação e a extensão de sistema de arquivos. A capacidade de o sistema encontrar LUNs com serviços de dados

correspondentes depende da disponibilidade de LUNs.

Facilidade de manutenção, disponibilidade e desempenho

Proteção de LUNs de controle em arquivos

Para garantir a segurança e a estabilidade do sistema unificado, as LUNs de controle para arquivos foram movidas para o local privado do VNX. As LUNs de controle são adicionadas automaticamente a um grupo especial de

armazenamento de sistema denominado "~filestorage". Esse grupo de

armazenamento é visível na GUI do Unisphere. O sistema protege essas LUNs não permitindo que elas sejam excluídas nem removidas do grupo "~filestorage" na GUI. Para proporcionar maior proteção, os comandos navisecscli não podem ser usados para manipular essas LUNs.

Upgrade de software unificado

A série VNX fornece upgrades de software como um processo único que utiliza o Unisphere Service Manager. A ferramenta de upgrade do Celerra e o assistente de software CLARiiON foram unidos em um utilitário único que permite que você faça download de atualizações, realize verificações de integridade e instale as novas atualizações para bloco e arquivo. Esses recursos são exibidos na figura Figura 51.

Referências

Documentos relacionados

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

After this matching phase, the displacements field between the two contours is simulated using the dynamic equilibrium equation that bal- ances the internal

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Combinaram encontrar-se às 21h