• Nenhum resultado encontrado

Software para eficiência

No documento INTRODUÇÃO À SÉRIE EMC VNX (páginas 47-51)

FAST VP (Fully Automated Storage Tiering for Virtual Pools, armazenamento com classificação totalmente automatizada por níveis para pools virtuais)

A EMC utiliza o FAST para migrar dados para drives de alto desempenho ou drives de alta capacidade, conforme o acesso dos usuários finais. Os clientes exigem menos drives e recebem o melhor ROI daqueles que estão configurados.

Figura 43. O processo FAST VP

O recurso FAST foi aprimorado para a série VNX. O FAST VP, anteriormente

disponível para dados em blocos e também conhecido como classificação de sub- LUNs por níveis, agora também está disponível para dados de arquivos. O FAST VP

otimiza a utilização do armazenamento movendo automaticamente os dados entre níveis de armazenamento (por exemplo, Flash, SAS e NL-SAS).

Os dados são movidos em fragmentos de 1 GB com base nos padrões de acesso de I/O. Os pools de armazenamento à esquerda na Figura 43 exibem a

configuração inicial de armazenamento. Depois de implementar o FAST (exibido à direita), o sistema otimiza proativamente o pool de armazenamento

movimentando fragmentos de 1 GB de dados de sub-LUNs para o drive mais eficiente. Isso garante que os dados apropriados sejam armazenados no nível adequado e no momento certo, o que melhora significativamente a eficiência e o desempenho.

Você pode definir políticas e agendamentos para ajudar a determinar como e quando os dados serão movidos. O white paper EMC FAST VP for Unified Storage Systems fornece mais informações.

granular copiando fragmentos de 64 KB em Flash drives reservados para o FAST Cache, dependendo das características de I/O.

O acesso repetido ao mesmo fragmento de dados de 64 KB faz com que o mecanismo de políticas promova esses dados para o FAST Cache. O FAST Cache também funciona em ciclos mais rápidos que o FAST VP; ele tem um tempo de resposta na casa dos milissegundos a microssegundos. O FAST Cache reage a picos de I/O e mantém os níveis de acesso atuando, para isso, como uma expansão da memória integrada.

O FAST Cache é mais apropriado para cargas de trabalho em um local de grande referência, por exemplo, aplicativos que acessam uma área pequena do

armazenamento com uma frequência muito alta, como índices de bancos de dados e tabelas de referência. O que o FAST Cache faz não é benéfico para fluxos de I/O muito grandes que sejam sequenciais, como backups, porque cada fragmento de 64 KB é acessado apenas uma vez. No entanto, o SP Cache usa vários algoritmos para otimizar o I/O sequencial. O FAST Cache é mais útil para gerenciar picos de I/O e beneficia aplicativos que possam ter um perfil de picos de I/O imprevisíveis. Para obter mais informações, consulte o white paper EMC CLARiiON, Celerra Unified, and VNX FAST Cache – A Detailed Review.

No VNX5100, não é possível usar Thin Provisioning™ se você está usando o FAST Cache, e não é possível usar o FAST Cache se você está usando o provisionamento thin. Porém, você pode usar o Thin Provisioning e o FAST Cache ao mesmo tempo em todos os outros modelos do VNX.

Desduplicação de dados

A desduplicação de dados é um recurso no nível do arquivo que inclui

compactação no nível do arquivo e criação de uma instância única no nível do arquivo. Esse recurso assíncrono funciona em segundo plano, verificando arquivos inativos que possam conter dados duplicados. Se houver mais de uma instância de um arquivo, será criada apenas uma instância que será compactada.

Esse recurso ajuda a aumentar a eficiência de armazenamento do array eliminando dados redundantes nos sistemas de arquivos e assim reduzindo os custos do armazenamento. Ele inclui configurações definidas pelo usuário para filtrar determinados arquivos no processamento. Esse recurso pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Para obter mais informações, consulte o white paper EMC Data Compression—A Detailed Review.

Provisionamento thin

Figura 46. Provisionamento thin

O recurso de provisionamento thin da EMC tem fácil configuração e monitoramento, além de não afetar os usuários finais. Ele permite que os

administradores de armazenamento aloquem armazenamento sob demanda. Esse recurso apresenta um host com o volume total de armazenamento que foi

solicitado; entretanto, ele somente aloca armazenamento no array que está de fato sendo utilizado. Por exemplo, no arquivo, um sistema de arquivos de 100 GB que tenha passado por provisionamento thin será visualizado por hosts e usuários como 100 GB. Se somente 50% do sistema de arquivos estiver realmente em uso (contém dados), somente 50 GB serão usados no array. Esse recurso impede o superprovisionamento de armazenamento não usado.

adicional por vez, mas somente fragmentos de 8 KB são reservados conforme necessário.

Os administradores devem entender a taxa de crescimento de seus pools e sistemas de arquivos para saber qual porcentagem é prática e permitir tempo suficiente para eles reagirem e atenderem aos possíveis problemas de

superatribuição. Para obter mais informações sobre o provisionamento thin, consulte o white paper EMC CLARiiON Thin Provisioning – Applied Technology. No VNX5100, não é possível usar o provisionamento thin se você está usando o FAST Cache e não é possível usar o FAST Cache se você está usando o

provisionamento thin. Porém, você pode usar o provisionamento thin e o FAST Cache ao mesmo tempo em todos os outros modelos do VNX.

Replicator

O EMC VNX Replicator é uma solução de replicação baseada em arquivos e

assíncrona. Esse recurso é usado para replicação em nível de sistema de arquivos e fornece visualizações point-in-time dos sistemas de arquivos de origem nos sistemas de arquivos de réplica. O VNX Replicator utiliza uma tecnologia de agendamento adaptável que responde à mudança de condições de rede monitorando duas informações-chave:

• O volume de alterações (delta) que se acumulou no objeto de produção desde a última transferência

• A taxa de transferência média que foi observada durante a última transferência Essa tecnologia de agendamento adaptável aloca recursos dinamicamente para garantir que objetos sejam replicados em conformidade com seus RPOs (Recovery Point Objectives, objetivos de ponto de recuperação) configuráveis pelo cliente. Um RPO é uma medida de quantos dados podem ser perdidos antes que isso afete negativamente os negócios. Cada sistema de arquivos pode ter um RPO diferente, pois a importância do conteúdo de cada sistema de arquivos pode diferir.

O VNX Replicator também permite controle de fluxo de largura de banda em

horários específicos ao longo da semana. Isso é muito útil em ambientes em que o VNX Replicator compartilha recursos de rede com outros aplicativos.

Software para proteção

No documento INTRODUÇÃO À SÉRIE EMC VNX (páginas 47-51)

Documentos relacionados