• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA

01 de novembro de 2009. Duração: 4h

PROVA DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM - SAMU

Prezado Candidato

A Faepesul deseja a você sucesso nesta caminhada.

Esta prova é composta de: 20 questões de conhecimentos gerais, 05 questões de legislação municipal e 25 questões de conhecimentos técnico-profissionais.

Procure resolver a prova com calma e atenção, preenchendo devidamente o cartão-resposta.

Diante de qualquer dúvida ou irregularidade, você comunicar-se com o fiscal. Use somente caneta azul ou preta, para preencher o cartão-resposta, sem rasuras. Não use corretivo no cartão-resposta.

Se você assinalar, no seu cartão-resposta, mais de uma alternativa, a questão não será considerada.

O cartão-resposta não deverá ser rasurado, nem amassado, nem dobrado.

(2)

Prova de Atualidades e Cultura Local

1.Organização dos Estados Americanos (OEA) e uma associação formada por 34 países, dentre esses, Honduras. O objetivo da OEA é fortalecer a cooperação, garantir a paz e a segurança na América. Honduras vem atravessando por momentos políticos conflitantes, em função: I. Manuel Zelaya, presidente do posto de Honduras tentava implantar um

referendo para uma possível reeleição.

II. Roberto Micheletti (presidente interino Honduras) aceita o retorno de Manuel Zelaya para que o mesmo faça alterações na constituição hondurenha.

III. opositores de Manuel Zelaya dizem que o mesmo segue a cartilha de Hugo Chaves (Venezuela) que vai se reeleger quantas vezes quiser.

Assinale as afirmações corretas A. I.

B. II. C. III. D. I e III. E. I, II e III.

2.A disputa entre indígenas e plantadores de arroz pela demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima se deu em função .

Assinale com a letra V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas

⁽ ⁾ do fatiamento da reserva e a manutenção das propriedades na área prejudicam o modo de vida indígena.

⁽ ⁾ rizicultores ocupantes de área na reserva Raposa Serra do Sol defendem que os índios estão com razão ao lutar pelas terras.

⁽ ⁾ o espaço da reserva deve incluir também área para as aldeias, para as atividades. de substância, para a preservação do meio ambiente.

⁽ ⁾ as Forças Armadas, veem na demarcação um risco à soberania nacional, pois o território é da fronteira.

Assinale a seqüência correta A. V, F, V, V.

(3)

3. Sobre a gripe, que é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza que a cada ano afeta milhões de pessoas no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara que a gripe A/H1N1 é a primeira pandemia do século XXI,analise os itens abaixo:

I. o contágio da gripe se dá pelo ar e se manifesta mais no inverno,

quando as pessoas permanecem por mais tempo em lugares fechados; II. o vírus da influenza causa gripe todos os anos, no entanto, os sintomas e complicações trazidas pela infecção são piores para quem já está com imunidade baixa;

III. a gripe A/ H1N1 pode ser prevenida com vacina antigripal posta à disposição da população;

IV. existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C. A contaminação por um deixa o indivíduo imunizado contra outros.

Sobre os itens acima é correto ao que se afirma em: A. I e II.

B. I e III. C. II e IV. D. I, III e IV. E. I,II e III.

4. São acontecimentos políticos-administrativos que marcaram os anos de 1961 e 1962 no município de Garopaba:

A. posse do primeiro Prefeito município, criação do ginásio e inauguração da SC 434.

B. primeiro grupo escolar, primeiro loteamento e inauguração da água encanada.

C. a criação do município, instalação do município e primeira eleição municipal.

D. inauguração da energia elétrica geral, criação da bandeira do município e criação do posto do correio.

E. inauguração do primeiro posto de saúde, primeiro telefone na Prefeitura e primeira televisão preto e branco .

5.O distrito de Garopaba foi desmembrado de Palhoça e levado à categoria de município pela Lei Estadual no:

A. 195 de 30/12/1961. B. 695 de 30/01/1961. C. 595 de 18/12/1961. D. 795 de 19/12/1961. E. 995 de 29/12/1961.

(4)

Prova de Português

OS LIVROS E SUAS VOZES

Se há uma pessoa que possa, a qualquer momento, arrancar da sua infância uma recordação maravilhosa, essa pessoa sou eu. [...]

Tudo quanto, naquele tempo, vi, ouvi, toquei, senti, perdura em mim com uma intensidade poética inextinguível. Não saberia dizer quais foram as minhas impressões maiores. Seria a que recebi dos adultos tão variados em suas ocupações e em seus aspectos? Das outras crianças? Dos objetos? Do ambiente? Da natureza? [...]

Recordo céus estrelados, chuva nas flores, frutas maduras, casas fechadas, estátuas, negros, aleijados, bichos, suínos, realejos, cores de tapete, bacia de anil, nervuras de tábuas, vidros de remédio, o limo dos tanques, a noite em cima das árvores, o mundo visto através de um prisma de lustre, o encontro com o eco, essa música matinal dos sabiás, lagartixas pelos muros, enterros, borboletas, o carnaval, retratos de álbum, o uivo dos cães, o cheiro do doce de goiaba, todos os tipos populares, a pajem que me contava com a maior convicção histórias do Saci e da Mula-sem-cabeça( que ela conhecia pessoalmente); minha avó que me cantava rimances e me ensinava parlendas... [...]

Mais tarde [...] os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano. Foi ainda nessa área que apareceram, um dia, os meus próprios livros, que não são mais do que o desenrolar natural de uma vida encantada com todas as coisas [...]

Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora de meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o Dicionário, uma das invenções mais simples e mais formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões.

[...] Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.

Cecília Meireles. 6. Sobre o texto, assinale a alternativa correta:

(5)

7. A palavra, em negrito, no período que segue: “Tudo (...) perdura em mim com uma intensidade poética inextinguível”, de acordo com o textotem um significado. Assinale a alternativa correta:

A. o termo adquire um sentido de indiferença.

B. recordações que não podem ser esquecidas ou apagadas da lembrança. C. a palavra, no texto, dá ideia de abolição das lembranças.

D. inextinguível é o mesmo que dizer erradicar, deixar de aparecer. E. a palavra grifada é igualada ao sentido deesquecimento.

8. De acordo com os dois últimos parágrafos do texto, assinale a alternativa correta:

A. os livros são, somente, objetos que representam a ideia de algum (a) autor (a) e, deles, todos os leitores nada depreendem.

B. a expressão “cheios de vozes” possui o mesmo significado de ideias confusas, que nada dizem a todos os leitores.

C. em “(...) contando o mundo.”, a expressão, no texto, não tem o mesmo sentido de falar ou escrever sobre as realidades ou sonhos passados ou atuais.

D. as expressões “(...) cheios de vozes”, “contando o mundo.”, neste texto, privilegiam, somente, uma maneira poética de enfatizar a existência de que todos os seres humanos já se tornaram bons leitores.

E. os livros são cheios de palavras, frases, histórias que se transformam em vozes, as quais traduzem o que existe no pensamento; uma forma diferente de falar o escrever sobre qualquer assunto do mundo que nos cerca.

9. Existem palavras que servem como elementos de coerência e coesão de um texto. Entre elas, encontramos as classificadas, morfologicamente, como conjunções.

“(...) li os livros de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes(...)”

No período, acima, aparece a conjunção “mas”. Assinale a afirmativa correta, conforme o seu significado no texto.

A. tem um sentido de adição.

B. significa uma junção, soma de ideias. C. traduz uma ideia de contradição.

D. adquire um sentido de alternância ao externar o pensamento. E. não é uma conjunção adversativa.

(6)

10. No período: “Recordo céus estrelados, chuva nas flores, frutas maduras, casas fechadas, estáticas (...)”, as palavras, em negrito, devem ser consideradas, de acordo com a sua classificação morfológica, na seguinte sequência:

A. verbo, adjetivo, substantivo, pronome. B. adjetivo, substantivo, preposição, advérbio. C. verbo, substantivo, pronome, conjunção. D. verbo, adjetivo, preposição, pronome. E. verbo, substantivo, substantivo, adjetivo.

Prova de Matemática

11.Qual é a expressão equivalente a ? A. 0.

B. . C. . D. . E. .

12. No testamento do senhor Carlos diz que sua fortuna de 42 milhões de reais deve ser repartida entre seus seis filhos. Essa partilha deve ser realizada proporcionalmente à quantidade de filhos que seus filhos têm. João tem 1 filho, Marcos tem 2, Junior tem 3, Ana tem 4, Márcia tem 5, e Antônio tem 6. Nessas condições, pode-se afirmar que?

A. Marcos será o que mais receberá dinheiro. B. Ana ganhará 6 milhões de reais.

C. Junior receberá da fortuna.

D. Marcos ganhará a metade de João. E. Márcia ganhará o triplo de Júnior.

13. Um terreno de formato retangular tem 32 de área. Sabe-se que um dos seus lados é 4 metros maior que o outro e que irá gastar 2 rolos de arame de 60 metros cada para cercar o terreno. Quantos fios de arame ele utilizará para cercar o terreno? A. 4 fios. B. 6 fios. C. 7 fios. D. 5 fios. E. 8 fios.

(7)

14. Dois amigos resolveram fazer uma viagem. Marcelo, disse já ter feito essa viagem e gastou 6 dias rodando 8 horas por dia a uma velocidade de 60 km/h. Se Diego, seu amigo, dirigir 9 horas por dia a uma velocidade média de 80 km/h, quantos dias levará essa viagem?

A. 2 dias. B. 3 dias. C. 5 dias. D. 6 dias. E. 4 dias.

15. O litro da gasolina sofreu um aumento de 10% em maio e outro de 10% em junho. Se após os dois aumentos o litro passou a custar R$ 2,549, quanto custava o litro da gasolina antes dos reajustes?

A. R$ 2,317. B. R$ 2,124. C. R$ 2,131. D. R$ 2,107. E. R$ 2,216.

Prova de Legislação Específica

16. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta. A penalidade pecuniária aplicada em razão de infração ao Código de Deontologia.é expressa em:

A. unidade Padrão de capital. B. unidade Padrão de multa.

C. obrigação Reajustável do Tesouro nacional. D. unidade Padrão do Estado.

E. nenhuma das alternativas.

17. Assinale a alternativa, cuja ação ou omissão implique na desobediência, do Código de Deontologia de Enfermagem e é assim considerada:

A. infração e ética.

B. crime de responsabilidade. C. crime afiançável.

D. crime inafiançável.

E. crime de responsabilidade anti ético e moral.

18. Analise e assinale a alternativa em que a pena máxima de suspensão do exercício profissional ou ocupacional, esteja correta.

A. 60 dias. B. 07 dias. C. 05 dias úteis. D. 15 dias. E. 30 dias.

(8)

19. No Brasil, existe um órgão que auxilia e disciplina os profissionais de enfermagem. Assinale a alternativa correspondente ao órgão que atua diretamente no exercício dessa profissão.

A. código de Deontologia de Enfermagem. B. ministério da Saúde.

C. ministério do Trabalho e Previdência Social. D. conselho Regional de Enfermagem.

E. conselho Municipal de Saúde.

20. A autarquia formada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os conselhos regionais de enfermagem(CORENS) é vinculada ao:

A. ministério da Saúde.

B. ministério do Planejamento. C. ministério das Cidades.

D. ministério do Trabalho e Previdência Social. E. nenhuma das alternativas está correta.

Prova de Legislação Municipal

21.Tudo o que um Administrador Público deseja realizar deverá constar, antecipadamente, nas Leis específicas. Assinale a alternativa incorreta:

A. O Plano Plurianual de Investimento é o instrumento de planejamento de amplo alcance, com a finalidade de estabelecer os programas e metas governamentais de longo prazo.

B. A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento de planejamento inovador, trazido para dar mais transparência ao processo orçamentário e, em especial, tornar possível a participação concreta do planejamento na condução das finanças públicas.

C. A Lei Orçamentária Anual é a compatibilização anual do PPA e da LDO, estimando a receita e fixando a despesa para cada exercício financeiro. D. O Plano Plurianual de Investimento, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei

Orçamentária Anual não precisam de aprovação na Câmara de Vereadores. E. Uma das transgressões a LRF é a não divulgação do PPA, a LDO, LOA, as

(9)

22.Enumere as seguintes siglas das Leis, de acordo com o seu respectivo significado: ( ) LDO ( ) PPA ( ) LOA ( ) LRF

1. Plano Plurianual de Investimento. 2. Lei de Responsabilidade Fiscal. 3. Lei Orçamentária Anual.

4. Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A seqüência correta, de cima para baixo, é: A. 3, 1, 2, 4.

B. 1, 2, 3, 4. C. 4, 1, 3, 2. D. 2, 4, 3, 1. E. 4, 2, 1, 3.

23.Assinale a alternativa correta que se refere aos tributos de competência da Administração Pública Municipal.

A. ICMS, INSS, IPTU, alvarás.

B. IPTU, ISS, alvarás, contribuição de melhoria. C. ISS, IPI, IR, contribuição de melhoria.

D. IPVA, IPI, IR, ICMS.

E. contribuição de melhoria, alvarás, IPVA, ICMS.

24.A Administração Pública Municipal corre o risco de não receber repasses de verbas dos Governos Estadual e Federal se não cumprir os seguintes índices: A. investir no mínimo 25% no Sistema Público de Saúde, 5% na área da

Educação e 1% com o PASEP.

B. investir no mínimo 10% no Sistema Público de Saúde, 20% na área da Educação e 5% com o PASEP.

C. investir no mínimo 15% no Sistema Público de Saúde, 25% na área da Educação e 1% com o PASEP.

D. investir no mínimo 25% no Sistema Público de Saúde, 15% na área da Educação e 2% com o PASEP.

E. investir no mínimo 30% no Sistema Público de Saúde, 25% na área da Educação e 3% com o PASEP.

(10)

25.Sobre o que o Administrador Público pode, assinale a alternativa correta: A. com o fim específico de fazer funcionar a máquina administrativa, o

Administrador Público pode criar cargos em comissão somente para as funções de direção, chefia e assessoramento.

B. fora dos Programas Sociais Próprios, o Administrador Público, pode pagar passagens, consultas, exames e medicamentos.

C. sem autorização da Câmara ou Programas Especiais o Administrador Público pode colocar máquinas da Prefeitura, a serviço de particulares.

D. o Administrador Público pode aumentar despesas sem aumento de arrecadação.

E. o Administrador Público pode gastar além do que arrecada no mês.

Prova de Conhecimentos técnico-profissionais

26.Conforme Decreto nº 5.376, de 17 de fevereiro de 2005, sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil, assinale V ou F conforme a afirmação seja verdadeira ou falsa: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

estado de calamidade pública é o reconhecimento pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à incolumidade ou à vida de seus integrantes.

situação de emergência é o reconhecimento da população de situação anormal, provocados pelo ecossistema, causando danos insuperáveis. desastre é o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais. situação de emergência é o reconhecimento pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando danos superáveis pela comunidade afetada.

estado de calamidade pública é o reconhecimento pelo poder público de prejuízos biopsicossociais.

A seqüência correta, de cima para baixo, é: A. F, V, F, F, V.

B. F, F, V, V, V. C. F, V, V, F, V. D. V, F, V, V, F. E. V, V, F, F, F.

(11)

27.Quanto à oxigenoterapia e medidas de segurança no local em que se realiza o procedimento, assinale V ou F conforme a afirmação seja verdadeira ou falsa: ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

a administração de oxigênio medicinal tem a finalidade terapêutica principalmente nos casos de hipoxemia e reanimação cárdio respiratória. sendo o oxigênio inflamável, é muito importante não permitir fumar no local.

cuidado com aparelhos elétricos que podem emitir faíscas.

transportar o torpedo com cuidado, pois na queda pode provocar explosão.

o ideal é que o oxigênio seja canalizado. A. V, V, V, V, V.

B. F, V, F, V, F. C. V, V, F, F, V. D. V, F, F, V, V. E. F, V, V, V, F.

28.As causas mais freqüentes de parada respiratória ocorrem através da obstrução das vias aéreas superiores, em função da aspiração de corpos estranhos, da depressão do sistema nervoso central por intoxicação, superdosagem de drogas, edema cerebral, choque elétrico, pouca concentração de oxigeno (principalmente em grandes altitudes ou em casos de soterramento) e outros. Quais os sinais e sintomas de parada respiratória? Assinale a alternativa correta.

A. pupilas diminuídas, rubor, sudorese, extremidades cianóticas, parada dos movimentos respiratórios.

B. apinéia, redução da perfusão cerebral, rubor, midríase.

C. parada dos movimentos respiratórios, pele fria, extremidades cianóticas, auxência de pulso femoral ou carotídeo, inconsciência, pupilas começam a dilatar-se.

D. inconsciência, cianose em extremidades, hipertemia, auxência de pulso corotídeo, parada dos movimentos respiratórios.

E. parada de movimentos respiratórios, auxência de pulso, inconsciência, pupilas começam a diminuir, pele fria, cianose em extremidades, sudorese. 29.Geralmente o paciente diabético apresenta sinais e sintomas característicos da doença. Correlacione a primeira coluna com a segunda coluna.

1. polidipsia 2. polifagia 3. poliúria 4. hipoglicemia ( ) ( ) ( ) ( )

boca seca (sede)

perda excessiva de urina fome intensa

quantidade de açúcar no sangue inferior ao valor normal.

(12)

A. 4, 3, 2, 1. B. 2, 3, 1, 4. C. 3, 1, 2, 4. D. 1, 3, 2, 4. E. 3, 1, 4, 2.

30.Alguns meios usados para restrição do paciente no leito, com a finalidade de evitar acidentes. Assinale a alternativa correta.

A. sedativo, elétrico, talas.

B. medicamentoso, manual, mecânico. C. automação, manual, mecânico. D. elétrico, físico, gasoso.

E. medicamentoso, mecatrônica, automação.

31.Conforme Ministério da Saúde publicou, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), assinale V ou F conforme a afirmação seja verdadeira ou falsa:

( ) o SAMU desenvolve um projeto na implementação da Política Nacional de Atenção às Urgências, isso compreende no âmbito dos serviços de clínica e cirúrgica, além dos que já são desenvolvidos atualmente.

( ) é um serviço que procura chegar precocemente às pessoas acometidas por agravos de urgência de natureza clínica, cirúrgica, traumática e/ou psiquiátrica, que possam levar ao sofrimento, seqüelas e até mesmo à morte.

( ) é um serviço que procura chegar precocemente às pessoas acometidas por agravos de urgência especificamente de natureza traumática que possam levar ao sofrimento, seqüelas e até mesmo à morte.

( ) quando necessário, acionam-se outros meios de socorro e, nos casos de menor gravidade, pode-se simplesmente orientar o solicitante a procurar por seus próprios meios uma unidade de saúde ou dar uma orientação e, ainda, colocar-se à disposição para nova avaliação, caso haja piora da queixa.

( ) o SAMU foi escolhido como componente estratégico na implementação da Política Nacional de Atenção às Urgências.

( ) quando necessário, acionam-se outros meios de socorro e, nos casos de menor gravidade, não deve-se orientar o solicitante a procurar por seus próprios meios, pode-se realizar procedimento como solicitado, dar uma orientação e, ainda, colocar-se à disposição para novo atendimento, caso haja piora da queixa.

(13)

32.O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde no ano de 2009, devido aumento nos casos de morbidade relacionados à Influenza A (H1N1) orientou quais pessoas devem utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), principalmente máscara:

I. profissionais de saúde que prestam assistência direta ao paciente ou executam o procedimento de verificação de óbito.

II. equipe de suporte, que necessite entrar no quarto/unidade de isolamento, incluindo pessoal de limpeza e nutrição.

III. profissionais de laboratório, durante coleta, transporte e manipulação de amostras de secreção.

IV. familiares e visitantes que mantenham contato com influenza A(H1N1). V. outros profissionais que entram em contato com pacientes suspeitos. Sobre os itens acima, está correto o que consta em:

A. I, II, III, IV. B. II, III, IV, VI, V. C. I, II, III, IV, VI. D. I, II, IV, VI, V.

E. todas alternativas estão corretas.

33.O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde no ano de 2009, devido aumento nos casos de morbidade relacionados à Influenza A (H1N1) orientou sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sobre este assunto correlacione a primeira coluna com a segunda: 1. luva de procedimento. 2. Máscara cirúrgica. 3. máscara de proteção respiratória (tipo N95, N99, N100, PFF2 ou PFF3) 4. capotes ou avental. 5. óculos de proteção. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

sempre que entrar em contato com outro paciente e também durante o contato com o paciente se for mudar de um sítio corporal contaminado para outro.

Deve ser utilizado em situações de risco de geração de aerossol.

Devem ser individuais; após o uso, realizar processo de limpeza com água e sabão e/ou detergente e desinfecção (álcool a 70% ou hipoclorito de sódio a 1%).

Utilizar quando atuar a 1 metro do paciente suspeito ou confirmado de influenza.

Com mangas longas, punho de malha ou elástico e abertura posterior, confeccionado com material de boa qualidade, não alergênico e resistente não substitui a higienização das mãos. observar a técnica correta de remoção.

(14)

A seqüência correta na coluna da direita, de cima para baixo, é: A. 1, 2, 3, 4, 5, 2, 1. B. 1, 2, 5, 3, 4, 1, 1. C. 1, 3, 5, 2, 4, 1, 1. D. 1, 2, 4, 3, 5, 1, 1. E. 4, 3, 5, 2, 1, 1, 1.

34.O Sistema Único de Saúde (SUS) possui diversos serviços para atender a população. Assinale a alternativa correta:

A. a vigilância sanitária é um conjunto de ações legais, técnicas, educacionais, de pesquisa e de fiscalização que exerce o controle sanitário de serviços e produtos para o consumo que apresentam potencial de risco à saúde e ao meio ambiente, visando a proteção e a promoção da saúde da população.

B. o Agente Comunitário de Saúde desempenha um papel chave na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e está presente em algumas comunidades rurais e periferias urbanas.

C. é um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos, não sendo estruturado e equipado para internação dia em saúde mental.

D. o técnico de enfermagem da ESF não deve realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe.

E. O ACS deve cadastrar todas as pessoas de sua família e manter os cadastros atualizados.

(15)

35.O SUS possui serviços e sistemas de informações que tem como objetivo promover a saúde da população. Ccorrelacione a primeira coluna com a segunda coluna corretamente.

1. SAMU 2. Caps 3. ESF 4. Sisvan 5. SIAB ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do SUS. Além dos princípios gerais da Atenção Básica.

é um dos serviços de saúde mental de base territorial e comunitária do SUS, referenciais no tratamento das pessoas que sofrem com transtornos mentais. atualmente, é uma das ações que o município tem de oferecer às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, pois o cumprimento da agenda do setor Saúde é monitorado por meio desse sistema.

é um serviço para população sendo acessado pelo número nacional gratuito de urgências médicas: 192.

fornece informações que subsidiem a tomada de decisão pelos gestores do SUS, e a instrumentalização pelas instâncias de Controle Social, publicizando, assim, os dados para o uso de todos os atores envolvidos na consolidação do SUS.

A seqüência correta na coluna da direita, de cima para baixo, é: A. 3, 2, 5, 1, 4.

B. 1, 5, 3, 2, 4. C. 3, 2, 4, 1, 5. D. 5, 4, 3, 2, 1. E. 5, 2, 3, 1, 4

36.Preencha com a palavra que se encaixe no espaço, tornando a frase verdadeira.

Através da Escala de coma ______________ pode-se interpretar o grau de disfunção cerebral num indivíduo.

A. IMC. B. DPP. C. RPM. D. koch. E. glasgow.

(16)

37.A avaliação primária tem o objetivo de identificar lesões que comprometam a vida do paciente. As prioridades do tratamento são determinadas através da estabilização dos sinais vitais, considerando o mecanismo do trauma. Para tanto, o atendimento se constitui no ABCDE dos cuidados do paciente traumatizado. Assim, a primeira conduta ao realizar um atendimento a vitima de trauma é?

A. manter vias aéreas pérvias e estabilizar coluna cervical. B. checar pulso e verificar freqüência cardíaca.

C. testar responsividade avaliando o estado neurológico podendo utilizar a escala de coma de glasgow, pois o paciente poderá estar apenas embriagado ou dormindo.

D. verificar se a vítima está respirando e ventilando adequadamente. E. expor a vítima para iniciar a avaliação.

38.Assinale abaixo qual a melhor forma de reanimação volêmica a ser empregada em pacientes em choque hipovolêmico

A. Solução fisiológica em temperatura ambiente. B. Soro fisiológico frio para diminuir o metabolismo. C. Solução cristalóide aquecido de 37ºC a 39ºC. D. Ringer lactato a temperatura ambiente.

E. Soro glicofisio oportunizando o balanço de sódio e glicose.

39.A hemorragia interna é comum no trauma músculo- esquelético. Ela pode decorrer da lesão de vasos sanguíneos importantes, do músculo lesado e da medula de ossos fraturados. O edema persistente do membro ou a presença de um membro frio, pálido e sem pulso podem indicar hemorragia interna a partir de artérias ou veias. A fratura de Fêmur em adulto pode levar a perda de:

A. 1000 a 2000 ml de sangue. B. 100 a 500 ml de sangue. C. 500 a 1000 ml de sangue. D. 2000 a3000 ml de sangue.

(17)

40.Assinale a alternativa incorreta:

A. Durante a gravidez, os sinais e sintomas de choque podem ser mais tardios devido ao aumento de 48% do volume sanguíneo da mãe.

B. O uso do torniquete é o último recurso a ser empregado no controle da hemorragia. Primeiramente deve ser realizada a pressão direta e a elevação do membro afetado.

C. Uma hora após administração de Ringer lactato apenas cerca de 1/3(um terço) continua no espaço intravascular. Assim, uma regra prática é que a maioria dos pacientes com choque hemorrágico, para receber uma reposição volêmica adequada, precisa receber 300 mL de ringer lactato para cada 100 ml de soro perdido.

D. No hemotórax a hipotensão pode ser explicada pelo acúmulo de até 3000mL de sangue em cada lado do tórax.

E. Após aplicar pressão direta sobre o sangramento, a próxima etapa a ser seguida na tentativa de conter a hemorragia de uma extremidade é realizar o torniquete.

41.A fórmula de Parkland é mundialmente utilizada e descrita como método de escolha para o cálculo de volume a ser infundido em vítimas de queimaduras. Considerando que um adulto de 70 kg tenha sofrido queimaduras em ambos os membros superiores e região anterior do tórax perfazendo 36% da superfície corporal queimada, qual a quantidade aproximada de solução intravenosa para este paciente?

A. 10080 ml em 24 horas, sendo 5040 ml nas primeiras 8 horas e 5040 ml nas 16 horas seguintes.

B. 4800 ml em 24 horas, sendo 2400 ml nas primeiras 8 horas e 2400 ml nas 16 horas seguintes.

C. 5000 ml correndo aberto através de cateter venoso calibroso.

D. Apenas manter veia e controlar sinais vitais. No Atendimento Móvel de urgência, não é necessário repor volume durante atendimento e transporte do paciente queimado.

E. 100 ml por cada % de área corporal queimada.

42.Assinale as respostas verdadeiras de acordo com a Portaria GM n 2.048: I. Todos os pedidos de socorro médico de origem clínicas ou traumáticas que

derem entrada por meio de outras centrais, como a da polícia militar (190), do corpo de bombeiros (193) e quaisquer outras existentes, devem ser, imediatamente retransmitidos à Central de Regulação por intermédio do sistema de comunicação, para que possam ser adequadamente regulados e atendidos pelo SUS.

II. A transferência de pacientes pode partir de centros de referência de maior complexidade para unidades de menor complexidade, seja em seus municípios de residência ou não, para conclusão do tratamento, sempre que

(18)

a condição clínica do paciente e a estrutura da unidade de menor complexidade assim o permitirem, com o objetivo de agilizar a utilização dos recursos especializados na assistência aos pacientes mais graves e/ou complexos.

III. É de Responsabilidade do serviço e/ou médico solicitante da transferência: Elaborar documento de transferência que deve acompanhar o paciente durante o transporte e compor seu prontuário, registrando informações relativas ao atendimento prestado, como diagnóstico de entrada, exames realizados e as condutas terapêuticas adotadas. Este documento deverá conter o nome e CRM legíveis, além da assinatura do solicitante.

IV. Nos casos de transporte de pacientes em suporte básico de vida para unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, para realização de exames ou tratamentos, se o paciente apresentar intercorrências de urgência dentro das unidades de saúde, a responsabilidade pelo tratamento e estabilização é da unidade que está realizando o procedimento, que deverá estar apta para seu atendimento, no que diz respeito a medicamentos, equipamentos e recursos humanos capacitados.

V. As instituições de saúde devem acatar a determinação do médico regulador sobre o encaminhamento dos pacientes que necessitem de avaliação ou qualquer outro recurso especializado existente na unidade, independente da existência de leitos vagos ou não - conceito de "vaga zero"; e Receber o paciente e sua documentação, dispensando a equipe de transporte, bem como a viatura e seus equipamentos o mais rápido possível.

A. I e II estão corretas. B. I,II e III estão corretas. C. I,II,III e IV estão corretas. D. I,III,IV e V estão corretas.

E. Todas as respostas estão corretas.

43.O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para os municípios oferecerem atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários através de diversas atividades, quanto á saúde mental no país é correto afirmar:

A. o modelo anterior, se pautava pela internação em hospitais especializados. B. a prevalência de transtornos mentais é um dado irrelevante no Brasil.

C. o Brasil apresenta a maioria da população com transtornos mentais com acessibilidade.

(19)

44.A Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG) faz com que a mulher tenha uma gestação de alto risco, e evolui, passando por três fases. Assinale a alternativa incorreta.

A. a DHEG evolui para a segunda fase denominada pré-eclâmpsia grave. B. a DHEG atinge a última fase, denominada eclâmpsia.

C. a primeira fase da DHEG é denominada eclâmpsia moderada.

D. é caracterizada eclâmpsia quando a cliente, além dos sinais e sintomas das fazes anteriores, apresenta convulsões (podendo ser seguidos de coma).

E. a DHEG é também conhecida como toxemia gravídica.

45.O abortamento é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Assinale a alternativa correta que pode causar o abortamento espontâneo.

A. náuseas. B. vômitos. C. pirose

D. fatores genéticos.

E. falta de atividades físicas

46.Considerando que o trabalho de parto passa por períodos diferentes, correlacione a primeira coluna com a segunda coluna:

1. dilatação. 2. dequitação. 3. expulsão. 4. geemberg ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Dilatação cervical de 10 cm, quando ocorre o nascimento do bebê.

É quando o colo do útero se alarga. Primeiro período

É o estado da parturição que se processa após o desprendimento do feto e se caracteriza pelo descolamento, descida, expulsão da placenta e membranas para fora das vias genitais.

Segundo período Terceiro período.

Apesar de fazer parte do puerpério, clinicamente é considerado o último período do parto.

Quarto período.

A seqüência correta na coluna da direita, de cima para baixo, é: A. 3, 1, 1, 2, 3, 2, 4, 4.

B. 1, 2, 4, 3, 1, 2, 3, 4. C. 4, 2, 1, 4, 3, 3, 2, 1. D. 2, 3, 1, 3, 1, 2, 4, 4. E. 3, 1, 2, 4, 3, 1, 4, 2.

(20)

47. Emergência é uma unidade destinada ao atendimento do cliente com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde requerem cuidados e condutas imediatas.

De acordo com os procedimentos freqüentes na emergência, preencha com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.

( ) sondagens (naso/orogástrica, vesical, retal). ( ) drenagem linfática.

( ) respiração boca a boca. ( ) lavagem gástrica.

( ) tamponamento. ( ) preparo cirúrgico.

A seqüência correta de cima para baixo é: A. V, V, F, F, V, V.

B. F, F, F, V, V, F. C. V, V, V, F, F, V, D. V, F, V, V, F, V. E. V, F, F, V, F, V.

48. Quanto aos cuidados gerais aos clientes vítimas de hemorragias, assinale a alternativa correta:

A. compressão direta no local do sangramento; não garrotear; fazer curativo compressivo.

B. fazer a compressão arterial da maior para a menor artéria. (se o ferimento for no pé, iniciar com a compressão com a femural).

C. os profissionais envolvidos no atendimento devem utilizar EPI. D. observar nível de consciência.

E. controlar, freqüência cardíaca e respiratória, perdas sanguíneas e diurese. 49. Entre os cuidados de enfermagem aos clientes portadores de problemas respiratórios, abaixo relacionados, assinale a alternativa correta.

A. Drenagem postural e tapotagem.

B. Administrar e controlar o nível de oxigênio prescrito, lembrando que os pacientes crônicos nunca podem receber menos de 0,5 litros de oxigênio/minuto, a não ser por orientação médica.

C. Manter a cabeceira da cama em nível reto.

D. Administrar a medicação prescrita cuidadosamente, lembrando que os broncodilatadores devem ser administrados concentrados e rapidamente, pois causam taquicardia.

(21)

50. Diabetes Mellitus é uma doença que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia). Este transtorno pode ocorrer na gestação. Relacionado à Diabetes Gestacional é correto afirmar:

A. é uma doença infectocontagiosa.

B. freqüente em homens com mais de 30 anos. C. O tratamento deve ser instituído com insulina.

D. ocorre por um período de tempo, em conseqüência à secreção dos hormônios placentários.

E. realizar controle através de consultas de acompanhamento, visita domiciliar e insulinoterapia.

(22)
(23)

RASCUNHO DO GABARITO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Respostas de 1 a 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Respostas de 21 a 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Respostas de 41 a 50

Referências

Documentos relacionados

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...