• Nenhum resultado encontrado

GOYAZ. Caiado inaugura em Quirinópolis a Policlínica da

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOYAZ. Caiado inaugura em Quirinópolis a Policlínica da"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3092-4782

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

Pág.05

Com capacidade para 7,7 mil consultas ao mês, o centro

de atendimento conta com 21 especialidades médicas

e custou R$ 13,28 milhões do Tesouro Estadual

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.335

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

GOYAZ

Caiado inaugura

em Quirinópolis

a Policlínica da

Região Sudoeste

(2)

A

RTIGOS

A Conferência Mundial de Desenvol-vedores de segunda-feira pareceu ex-traordinariamente sobrecarregada. Sem um novo laptop fantástico para anunciar ou uma grande estratégia de novo chip para discutir, parece que a Apple acabou de colocar uma tone-lada de atualizações nos sistemas ope-racionais que sempre são as estrelas da WWDC, iOS e macOS. Eles são im-portantes para os jornalistas porque – sobretudo nos EUA e em grande parte da Europa –os melhores clientes das organizações de notícias usam, de maneira desproporcional, iPhones, iPads e Macs.

Este ano, a Apple anunciou duas grandes mudanças que podem difi-cultar a vida dos editores, junto com alguns recursos bem-vindos, ajustes razoáveis e experimentos paralelos in-teressantes. Em suma, embora o mer-cado de notícias não estivesse nem perto do centro das atenções na se-gunda-feira, acho que esse vai acabar sendo um dos eventos da Apple de maior impacto para os editores por algum tempo.

Esses são os destaques; leia direta-mente ou pule para o que quer que seja do seu interesse.

- Mudanças significativas nas notifica-ções que podem enterrar seus alertas de notícias de última hora nas telas dos usuários;

- Algumas regras mais rígidas sobre privacidade, uma das quais mudará para sempre a indústria de boletins informativos;

- Algumas novas maneiras interessan-tes de compartilhar artigos de notícias com amigos;

- Uma longa lista de mudanças que podem torná-lo mais produtivo no trabalho;

Reconhecimento de texto em ima-gens em todo o sistema, abrindo mui-tas possibilidades para pesquisa; Algumas melhorias que podem fazer seus vídeos soarem e parecerem me-lhores.A Apple gastou muito tempo promovendo um novo conjunto de re-cursos centrado em foco –sobre como separar melhor as coisas importantes em que você deseja se concentrar do lixo que você não deseja. O maior – hmmm– foco desse trabalho está nas notificações push.

Se você for como eu, receberá zi-lhões de notificações push em seu te-lefone por dia. Não para colocar toda a Matriz de Eisenhower em você, mas alguns deles são importantes e tes, alguns são importantes ou urgen-tes e alguns não são. Só que, em sua tela inicial, eles estão todos mistura-dos em ordem cronológica reversa, e é fácil para as coisas estúpidas

empur-rar as coisas importantes várias telas para baixo.

A Apple já tentou melhorar a tria-gem de notificação antes; pense na-queles “Você não parece estar tocando nessas notificações do DumbApp; devo parar de mostrá-los a você? ” avi-sos que você provavelmente já viu. Mas agora está indo muito mais longe –e de uma forma arriscada para os meios de comunicação que depen-dem dessas notificações push para o tráfego.

Agora você será capaz de criar um modo de Foco que determina quais notificações passam e quais não: “Os clientes podem configurar seus dispo-sitivos para ajudá-los a estar no mo-mento, criando um Foco personalizado ou selecionando um Foco sugerido, que usa a inteligência do dispositivo para sugerir quais pes-soas e aplicativos têm permissão para notificá-los. As sugestões de foco são baseadas no contexto dos usuários, como durante suas horas de trabalho ou enquanto estão relaxando para dormir… Os usuários podem criar pá-ginas da tela inicial com aplicativos e widgets que se aplicam a momentos de foco para exibir apenas aplicativos relevantes e reduzir a tentação”; Agora você poderá ter suas notifica-ções de prioridade mais baixa agrupa-das e entregues apenas uma vez por dia, em um “resumo de notificações” entregue “em um momento mais oportuno”;

Se você estiver usando AirPods, o Siri agora pode falar automaticamente com você quando você receber uma notificação “importante e urgente” – enquanto permanece em silêncio du-rante todos os outros.

Tudo isso parece atraente para o usuário –mas é preocupante como editor de notícias. Como, exatamente, o nível de “prioridade” de um aplica-tivo será determinado?

Haverá maneiras de os usuários ajustarem manualmente essas confi-gurações, mas o trabalho principal é feito pelo aprendizado de máquina da Apple, com base em como você inte-rage com os aplicativos em seu dispo-sitivo a cada dia.

Os algoritmos do meu iPhone deci-dirão se uma notícia de última hora da Bloomberg é “urgente”, “importante” ou “urgente”? Que tal algo mais ofere-cido pelo The Atlantic ou uma notifi-cação de pontuação do jogo da ESPN? Talvez os algoritmos façam apenas julgamentos sábios –ou talvez sejam como todos os outros algoritmos do mundo e, às vezes, um pouco errados. Como um comentarista aqui notou, o exemplo dado no site da Apple para a mensagem “principal” em um resumo de notificação é… um impulso muito parecido com um anúncio do Yelp re-comendando um restaurante tailan-dês.

Mudanças anunciadas pela Apple

terão grande impacto para quem

publica notícias

Localizado no Centro de Goiâ-nia, o espaço cultural e gastronô-mico Quintal do Jajá tem um menu com diversos drinks clássicos e ver-sões especiais, que fica disponível durante todo o atendimento pre-sencial. A casa funciona às quintas e sextas-feiras, das 17h30 às 23 horas, e aos sábados, das 12 às 17 horas. Além dos drinks alcoólicos, o estabelecimento oferece opções sem álcool e outros tipos de bebi-das, para atender a todos.

Os clientes também podem aproveitar a promoção de drinks válida durante o Happy Hour, que acontece das 17h30 às 20 horas, tanto às quintas quanto às sextas-feiras. Um dos destaques do menu é o Gin Tônica, que leva limão sici-liano, gelo, gin, água tônica e espe-ciarias, como pimenta rosa, zimbro e canela em pau. O espaço gastro-nômico dispõe de uma versão es-pecial para essa bebida, mantendo a água tônica, o gin e o gelo, mas complementando-a com flor de hi-bisco e xarope de frutas vermelhas ou cranberry.

A caipirinha também tem duas versões, sendo a tradicional com cachaça, limão, gelo e açúcar, e a es-pecial com cachaça do engenho. Já a caipiroska clássica é composta por vodca, limão, açúcar e gelo, en-quanto a versão especial leva Abso-lut. Outros drinks do Quintal do Jajá são preparados em suas propostas tradicionais, como o Cuba Libre, que é feito com rum, Coca-Cola, gelo e limão, e o Aperol Spritz, pre-parado com água com gás, espu-mante, Aperol, laranja e gelo. O Cozumel, por sua vez, é uma mis-tura de cerveja, gelo, limão e sal. Há ainda as opções sem álcool, que são as chamadas sodas italianas e estão disponíveis tanto com xarope de maçã verde quanto com cranberry, além de gelo e água com gás. Uma das promoções da casa durante o Happy Hour e que engloba todos os drinks alcoólicos é a que o cliente pede dois drinks iguais e ganha o terceiro.

Além dos drinks, o estabeleci-mento tem em seu cardápio du-rante todo o atendimento presencial refrigerantes, sucos, cer-vejas, água, tequilas, vinhos e whisky. As cervejas também estão presentes entre as promoções do Happy Hour, com várias marcas com desconto. As ações promocio-nais desse período são completadas por tira-gostos com desconto, como bolinhos de arroz, batata frita, quibe, bolinhos de mandioca e as versões tradicional e caipira do pe-tisco especial Quarteto Eclético. O espaço conta ainda com feijoada tradicional e diversos tira-gostos aos sábados e apresentações musicais no estilo “voz e violão” em todos os dias de funcionamento, com gran-des sucessos de samba, MPB e pop rock. As performances começam às 19h30 e são gratuitas para o público durante a semana, enquanto são realizadas no horário do almoço aos sábados, por um couvert artís-tico em valor promocional.

O estabelecimento, que obedece a todos os protocolos de segurança e higiene contra o coronavírus, fica na Rua 15 nº 538, em frente à Praça Dr. Carlos de Freitas. O telefone para mais informações é (62) 98169-7100.

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

diretor de redação / Jornalista responsável FenaJ:  nº 1602/Go

VIRGINIA DOS SANTOS Financeiro

MAURÍCIO BORGES departamento Contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO Vendas & Marketing

LEANDRO GONDIM WebMaster

NATHAN NAZARENO ilustrador & Chargista ANTÔNIO COSTA editoria Brasília - dF atendiMento ao leitor (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte

Em mais uma etapa de entrega de benfeitorias, onze municípios recebe-rão a visita do senador

Com foco no crescimento e desenvol-vimento do Estado de Goiás, o sena-dor Vanderlan Cardoso (PSD-GO), realiza durante essa semana uma série de visitas a municípios goianos para entregar máquinas e outras benfeito-rias.

Nessa etapa, Vanderlan que já desti-nou recursos para os 246 municípios do Estado, visitará Aragarças, Bom Jar-dim de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Pa-lestina de Goiás, Amorinópolis, Iporá, Montes Claros, Jaupací, Isaraelândia e São Luis dos Montes Belos.

“Eu já estive em todas essas regiões e conheço de perto as demandas de cada localidade. Dessa forma, conse-guimos ser mais assertivos e entregar exatamente aquilo que o município necessita para o seu crescimento e de-senvolvimento”, disse Vanderlan. De acordo com Vanderlan, serão en-tregues, por exemplo, maquinários, ônibus escolar, ambulância e recursos destinados a obras de infraestrutura como pavimentação.

Em alguns municípios, a prioridade gira em torno de investimentos nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), como apicultura e bovinocultura. “Desde o início de meu mandato faço questão de investir nos Arranjos Pro-dutivos Locais, pois são importantes geradores de emprego e renda, além de trazer desenvolvimento para a re-gião. Já visitei vários municípios, todos muito promissores em diversas áreas da agricultura, mel, leite, queijo, psi-cultura e artesanato, por exemplo, só precisam de incentivo e investimen-tos. E é isso que estamos indo levar a eles”, salientou.

Comunicação senador Vanderlan Cardoso

elizeth araújo - 62 99686-9484 Patrícia Pinheiro - 61 98411-0230

enVie seu artiGo

de oPiniÃo

GOYAZ

eXPediente Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de Bulhõesano 135 - o CentenÁrio de GoiÁs

GoYaz.CoM.Br As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone

Fale conosco ananda Petineli

De olho na geração

de emprego e

renda, Vanderlan

entrega máquinas

em municípios

goianos

envie seu artigo com foto, nome e CPF para contato@goyaz.com.br

Quintal do Jajá

traz menu que

vai de drinks

clássicos a

versões especiais

elizeth araúJo

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA TEL: (62) 3092-4782 Joshua Benton

& Releases

(3)

NÃO ADERI

Como o governo ganhou na terça-feira votação (mais uma) na Assembleia Legisla-tiva com votos de opositores, o deputado Lucas Calil

(PSD) faz questão de marcar território. Ao Giro disse que não aderiu à base do go-verno. “Continuo indepen-dente, com a minha coerência. Votei a favor da primeira PEC do Teto e agora decidi votar quando fiquei sabendo que temos uma multa de R$ 1,1 bilhão por romper o teto de 2018 e que ela pode deixar de ser paga com a prorrogação. Agora vou tentar convencer o go-verno a não aderir ao RRF.”

SOCORRO

A proposta estabelece teto anual de gastos por uma dé-cada na gestão pública. Trata-se de exigência para adesão ao Regime de Recu-peração Fiscal (RRF),

pro-grama de socorro financeiro da União a Estados em difi-culdades financeiras. O go-vernador Ronaldo Caiado (DEM) busca ingresso ao RRF desde o início da sua gestão.

REBELIÃO

Além de Lucas Calil, os ou-tros opositores que votaram com a base governista foram Henrique Arantes (MDB) e os tucanos Talles Barreto e Fran-cisco Oliveira. Estes dois, inclu-sive, se rebelaram à posição formal do diretório estadual do PSDB, de rejeitar a adesão ao RRF.

R$ 1,67 BILHÃO

Superávit primário de R$ 1,67 bilhão. Esse é o resultado das contas do governo estadual relativas ao primeiro quadri-mestre de 2021, apresentadas pela secretária de Economia, Cristiane Schmidt, em audiên-cia pública ontem na Comissão de Tributação, Finanças e Orça-mento da Assembleia Legisla-tiva. No resumo dos dados, o resultado primário foi alcan-çado com o aumento da receita líquida de 13% e superávit pri-mário de R$ 1,67 bilhão. Se-gundo Cristiane, desde janeiro de 2019, a pasta tem feito um trabalho para colocar as contas de Goiás nos trilhos.

AGM

E na terça-feira (29), como não houve disputa pelo co-mando da Associação Goiana

dos Municípios (AGM), o pre-feito de Goianira, Carlão da Fox (DEM), foi aclamado pre-sidente. Fox encabeçou a chapa única, com o prefeito de Gameleira, Wilson Tavares (DEM), na vice. O acordo foi costurado diretamente com o governador Ronaldo Caiado (DEM). O prefeito de Goia-nira é pré-candidato a depu-tado federal e deve renunciar em abril, quando Tavares as-sumirá o comando da enti-dade.

PARCERIA

A cessão de determinados serviços/equipamentos de go-vernos para iniciativa privada é, muitas vezes, um imperativo no mundo moderno. É uma forma de parceria que pode ser benéfica à sociedade, mesmo que, às vezes, haja um discurso contrário, quase sem-pre ideologicamente per-meado. O importante é que essa cessão seja bem-feita, de forma transparente, sem que o Estado abra mão de fiscaliza-ção.

ACERTO

O governo de Ronaldo Caiado (DEM) está dando um importante passo nessa dire-ção, ao assinar acordo com o Banco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social (BNDES) para estudos sobre a desestatização de 1,14 mil quilômetros de sete rodovias estaduais. Proposta inicial foi feita ainda na gestão passada,

que pretendia conceder 896 quilômetros para empresa ou consórcio que oferecesse a menor tarifa de pedágio e o maior valor de outorga. O processo foi suspenso no go-verno Caiado, mas é reto-mado agora. Que o resultado seja bom para a sociedade. Afinal, estrada boa, bem-cui-dada, é o que interessa ao ci-dadão.

CPI

O quadro está ficando cada vez mais complicado para o governo de Jair Bolso-naro (sem partido). En-quanto as coisas estavam circunscritas à má-gestão do combate à pandemia, era po-liticamente contornável. Mas se as evidências de corrupção forem confirmadas, fragiliza muito sua sustentação no Congresso, neste momento a cargo do chamado Centrão.

IMPEACHMENT

Um dado mostra bem como está a situação: já somam 121 pedidos de im-peachment do presidente. Levantamento da Folha faz a comparação com antecesso-res: Fernando Collor (29), Ita-mar Franco (4), FHC (27), Lula da Silva (37), Dilma Rousseff (68) e Michel Temer (31)

MARCAÇÃO

E a marcação da imprensa sobre o presidente é

implacá-vel. Na Folha de ontem, uma reportagem contabiliza as possíveis irregularidades que Jair Bolsonaro teria cometido nos últimos dias. A manchete é “Sob pressão, Bolsonaro co-meteu ao menos 10 crimes em 3 semanas”. São listadas coisas como aglomerações, incentivo para que pessoas tirem a máscara, desinforma-ção sobre vacinas e máscaras, ataques à imprensa...

POLARIZAÇÃO

Jair Bolsonaro e seu en-torno julgam que o melhor para a reeleição é enfrentar Lula da Silva (PT). A avaliação é que a polarização é o me-lhor (talvez o único) caminho para recuperar os votos dos arrependidos. A aposta na polarização até faz sentido, mas o eleitorado tem dado mostras de que quer algo me-lhor que as duas opções po-larizadas.

CIRO

Bolsonaro e sua turma também veem, com preocu-pação, Ciro Gomes (PDT-CE). A força marqueteira do pede-tista (leia-se João Santana) seria motivo para atenção. Ciro bate na corrupção do PT de forma mais forte que o próprio capitão. E isso pode atrair votos de bolsonaristas decepcionados.

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

GOYAZ

Entrelinhas

03

(4)

No Cmei Parque Atheneu, estruturas de placa foram substituídas por ambientes de rápida implantação. Na escola do Parque

Amazônia, foram ampliadas 100 vagas

Prefeitura amplia vagas

e moderniza instituições

da Região Sul

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021 Estação Ferroviária

CAPITAL

A Prefeitura de Goiânia entre-gou na manhã de ontem, quarta-feira (30/6), em so-lenidade híbrida, dois benefí-cios para a área da Educação: a modernização do Centro Municipal de Educação In-fantil (Cmei) Parque Atheneu e a ampliação de vagas da Es-cola Municipal Jesuína de Abreu.

No Cmei Parque Atheneu foram instalados, no tempo recorde de 60 dias, nove am-bientes de rápida instalação, sendo três salas de aula, uma sala de direção, uma sala de coordenação, uma sala de se-cretaria, fraldário e dois ba-nheiros. Serão 60 crianças atendidas de forma integral em estruturas confortáveis, modernas e completamente novas. A instalação garante mais qualidade no processo

de aprendizagem de crianças com faixa etária entre 1 e 3 anos e 11 meses de idade. O prefeito Rogério Cruz discursou e agradeceu a todos os profissionais da Educação pelo empenho com a rede. "Parabéns ao secretá-rio Bessa por esse trabalho e empenho, e toda equipe da SME. Agora a diretora pode trabalhar melhor e mais tran-quila, sem a preocupação por conta das salas de placa. Em

janeiro estivemos aqui no Cmei e era tudo pequeno, agora tem espaço para crian-ças e professores, tudo muito moderno", disse.

Por sua vez, a EM Jesuína de Abreu recebeu mais duas salas modulares e ampliou o atendimento para 740 alunos em seus três turnos. A uni-dade vai receber mais 100 alunos. O titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professor Bessa,

des-tacou a importância de mais uma ampliação de vagas. "Essa entrega é para as pes-soas, para as crianças, para a comunidade do setor, por isso a felicidade é grande. Isso só é possível porque temos um prefeito preocupado efe-tivamente com a Educação, e não só com a estrutura física, mas pedagógica", ressaltou.

A

Os trabalhadores da Com-panhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) começam a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (1º/7). Nesta pri-meira etapa, serão destinadas 1.600 doses para quem atua na linha de frente, sendo 1.400 para equipes do depar-tamento de obras, operacio-nal e 200 para os motoristas da empresa.

A vacinação será realizada das 8h às 16h no Serviço

Es-pecializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), na sede administrativa da Compa-nhia, que fica na Avenida Na-zareno Roriz, setor Vila Aurora. No local, serão insta-ladas duas tendas e a meta é chegar a 100 vacinas por hora com prioridade para equipes da coleta urbana, seguindo orientações sanitárias e nor-mativas do Ministério da Saúde. Segundo a Comurg, em razão do quantitativo de

pessoal e para que não ocor-ram problemas nas ativida-des operacionais, a empresa deve manter cronograma sis-tematizado de aplicação diá-ria, até que todos colaboradores sejam vacina-dos. Para ser vacinado, o pro-fissional precisa levar documento pessoal com foto e contracheque para compro-var vínculo com a empresa.O presidente da Comurg, Alex Gama, garante que mais doses serão distribuídas para

o grupo de garis, a partir da chegada de novas remessas. Pessoas já vacinadas ou que não estejam trabalhando por licença ou afastamento não serão listadas neste primeiro momento. “A previsão é que nestes dois dias de vacinação consigamos atender as dire-torias de obras, operacional e transporte, trabalhadores com até 44 anos”, diz.

Pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que é orientação do governo

fede-ral para estados e municípios na aplicação de vacinas, go-vernadores e prefeitos têm autonomia para incluir novas categorias no grupo prioritá-rio. “Comemoramos a inicia-tiva do prefeito Rogério Cruz que se mostrou sensível e atendeu ao nosso pedido de imunizar os garis da Co-murg”, destacou Alex Gama.

Prefeitura inicia vacinação de trabalhadores

da Comurg nesta quinta

(5)

05

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

Caiado inaugura em Quirinópolis a

Policlínica da Região Sudoeste

Com capacidade para 7,7 mil consultas ao mês, o centro de atendimento conta com 21 especialidades médicas

e custou R$ 13,28 milhões do Tesouro Estadual.

EX-COLUNISTA DOGOYAZ governador Ro-naldo Caiado i n a u g u r o u ontem, quarta-feira (30/06), em Quirinópo-lis, a Policlínica da Região Sudoeste. A estru-tura hospitalar, terceira deste modelo do Estado, beneficia diretamente moradores de 28 municípios próximos. Com capacidade para 7,7 mil con-sultas ao mês, o centro de atendimento conta com 21 especialidades médicas e custou R$ 13,28 milhões do Tesouro Estadual.

“Tenho dificuldade de narrar minha emoção no dia de hoje. Como médico há 46 anos, esta policlínica é tudo que sempre sonhei em minha vida: chegar ao governo e re-gionalizar a saúde no Estado de Goiás”, afirmou Caiado. Do montante, R$ 3.430.980,91 foram aplicados na compra de equipamentos de ponta, com o melhor da tecnologia na área médica. Entre eles, um tomógrafo 16 cortes, por R$ 1.249.000,00, e um mamógrafo no valor de R$ 680.000,00. “Sem dúvida alguma, objetivo é trazer dig-nidade, respeito e cidadania. Vamos ofertar a todo Su-doeste goiano uma estrutura que dará ao cidadão a condi-ção de fazer o que existe de melhor, com especialistas em cada uma das áreas”,

acres-centou Caiado.

“Minha alegria é imensa. Em torno de 1 milhão de pes-soas serão beneficiadas”, pontuou o secretário de Es-tado da Saúde, Ismael Ale-xandrino.

Além dos equipamentos, o Estado investiu R$ 9.854.098,49 nas obras da unidade, que tem 4 mil me-tros quadrados e capacidade para realizar 5,7 mil consultas médicas e mais de 2 mil aten-dimentos da equipe multi-profissional.

Inicialmente, funcionará com médicos nas áreas de anestesiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinolo-gia, gastroenteroloendocrinolo-gia, gine-cologia, obstetrícia (pré-natal de alto risco), hematologia, nefrologia, ginecologia, mas-tologia, neurologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia/trau-matologia, otorrinolaringolo-gia, medicina de família, pneumologia, reumatologia, urologia e proctologia.

O centro de especialida-des tem capacidade de reali-zar pequenos procedimentos cirúrgicos e oftalmológicos. Também poderão ser feitos 1,4 mil exames de imagem ao mês e check-up de alta com-plexidade com procedimen-tos de colposcopia, endoscopia digestiva, ultras-sonografia, eletroencefalo-grama, eletroneuromiografia, espirometria, doppler

vascu-lar, teste ergométrico, bió-psias gerais, patologia clínica, eletrocardiografia, holter, urodinâmica, radiologia sim-ples, nasofibroscopia, ecocar-diografia, mapa, emissões otoacústicas. E ainda: tono-metria, teste ortóptico, cam-pimetria, mapeamento de retina, biometria ultrassô-nica, teste do olhinho e fundo de olho.

A Policlínica de Quirinó-polis tem um Centro Especia-lizado em Odontologia (CEO) e serviço de hemodiálise a pacientes renais crônicos. Para quem depende da diá-lise e tem dificuldade de acesso à unidade, o local ofe-recerá transporte. “Trazemos algo estruturado, que não seja passageiro, e que a popu-lação possa usufruir do mesmo jeito quando não es-tivermos mais aqui”, afirmou o secretário de Estado da Saúde. “Não vamos parar en-quanto o plano de governo de Ronaldo Caiado não for con-sumado”, arrematou.

Outro serviço vinculado à policlínica, que passou a ser disponibilizado para a região Sudoeste, é a carreta de pre-venção ao câncer de mama e de colo uterino, que percor-rerá os municípios vizinhos para desenvolver ações de atenção à saúde da mulher. Com o sistema, é possível identificar esses males em pacientes na fase inicial.

O presidente da Assem-bleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira, salientou que, em re-conhecimento à responsabi-lidade com que Caiado norteia as ações do Estado, o Poder que representa tem vo-tado pautas importantes, a fim de viabilizar entregas como esta. “Hoje, com muito orgulho, vemos Goiás ser um canteiro de obras, e todas de qualidade”, destacou.

O vice-governador, Lin-coln Tejota, explicou que os avanços e melhorias para a população, a exemplo da po-liclínica entregue hoje, nada mais são do que os frutos das parcerias que dão a tônica à gestão. “Nosso governo não é de um homem só”, afirmou. “Todas as nossas ações são pautadas para tirar as pessoas da vulnerabilidade”, garantiu. “Estamos com a sensação de dever cumprido. Precisa-mos juntar forças, ter vontade política, coragem e fazer acontecer”, salientou a líder da bancada goiana na Câ-mara dos Deputados, depu-tada Flávia Morais. “Apesar de todas as dificuldades no pri-meiro ano de governo, com relação à questão fiscal e, de-pois, advindas da pandemia de Covid-19, as coisas estão acontecendo de forma muito rápida”, disse o deputado fe-deral e presidente da Federa-ção da Agricultura e Pecuária

de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. “Cada centavo que a bancada federal consegue, em Brasília, é bem aplicado em Goiás”, disse o deputado federal José Nelto.

A estrutura construída no bairro Residencial Atenas, em Quirinópolis, conta com 26 consultórios, 16 salas para exames, posto de coleta do la-boratório, farmácia, posto de enfermagem, central de este-rilização de material, além de salas destinadas à adminis-tração e recepção. “A parceria com o governador Ronaldo Caiado é extremamente ne-cessária para conduzirmos nossos municípios. Falei com o governador sobre todas as demandas, e os despachos que fazemos são atendidos”, destacou o prefeito de Quiri-nópolis, Anderson de Paula “Lorenção”. “É um orgulho fazer parte desta gestão”, completou.A policlínica vai funcionar estritamente como ambulatório, ou seja, aten-derá com horário marcado. Todos os pacientes devem passar, inicialmente, pelo posto de saúde mais próximo para marcar a consulta, o exame ou o tratamento mé-dico. Se necessário, o pa-ciente será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento. Os atendimentos serão reali-zados de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

O

O governador Ronaldo Caiado durante entrega da Policlínica da Região Sudoeste, em Quirinópolis, com capacidade para 7,7 mil consultas por mês, uma estrutura que beneficia 1 milhão de moradores em 28 municípios: “Objetivo é trazer dignidade, respeito e cidadania”

(6)

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Escola de Teatro de

Anápolis fecha semestre

com ação online

A reinvenção e novos ca-minhos para as expressões artísticas têm sido funda-mentais para que o

espetá-culo não pare. A Escola de Teatro de Anápolis (ETA) rea-liza as apresentações do final de semestre por transmissão

online do dia 1º a 3 de julho, sempre a partir das 19 horas. Esta série de performances dos alunos marca a adapta-ção das aulas que foram rea-lizadas em forma de módulos

online. A ETA é uma unidade de ensino artístico da Secre-taria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, da

Prefeitura de Anápolis.

Os alunos da ETA se pre-param para três noites de apresentações mostrando as experiências dos módulos “Cárcere Artístico”, “A atuação

do não intérprete” e “As qua-tro estações”, que contabiliza-ram mais de 60 horas cada um. São performances ao vivo e vídeos realizados pelos alunos. “Teremos um amadu-recimento do que a Escola tem trabalhado nas possibili-dades do online, desde o iní-cio da pandemia”, explica a secretária municipal de Inte-gração Social, Esporte e Cul-tura, Andrea Lins.

O público assistirá pelo YouTube, no canal da ETA, os alunos divididos em turmas pelo critério da faixa etária, variando em idades de 11 a 50 anos. São exercícios cênicos, leituras, performances e ví-deos apresentados por temas e referências como o Teatro do Oprimido, um método de exercícios, jogos e técnicas teatrais elaborados pelo tea-trólogo brasileiro Augusto Boal. “Em ações como esta, temos experimentado as po-tencialidades do virtual, não somente na relação aluno e professor, mas também da escola com a sociedade”, pontua a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.

Novos conselheiros do

Conselho Municipal dos

Direitos da Pessoa com

Deficiência de Anápolis

tomam posse

O novo colegiado do Con-selho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Anápolis (CMDPDA) – tomou posse na última quinta-feira,

24, por meio de plataforma virtual em cerimônia online. Ao todo, são 24 conselheiros, 12 titulares e 12 suplentes. Participaram da posse o prefeito Roberto Naves, a pri-meira-dama Vivian Naves e a secretária de Integração So-cial, Esporte e Cultura, An-drea Lins. Na ocasião, empossaram os conselheiros titulares e suplentes repre-sentantes de entidades gover-namentais e da sociedade civil, que agora assumem o importante papel de atuar na elaboração, promoção e fis-calização das ações políticas voltadas à inclusão social, va-lorização e defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município de Anápolis. Para o prefeito Roberto Naves, o município tem feito um trabalho de destaque de valorização da pessoa com deficiência. “ Fortalecendo as políticas públicas para a pes-soa com deficiência e atuando junto ao conselho, garantiremos que elas te-nham mais qualidade de vida e acesso aos seus direitos”, afirmou.

Durante a cerimônia vir-tual, tomaram posse os con-selheiros titulares – Reamilton Espíndola, Alex Martins, Tânia Priscilla, Sil-vana Santos, Flávia Fernanda, Vilmar de Moura, Lehi Souto, Paulo Sidney, Olisomar Pe-reira, Luciana Braga, Caro-layne Rodrigues, Anelise Bonifácio, Regina Maria, Nilse Fleury, Alcilene Silva, Juliana Maria, Marina Alves, Carlos Eduardo, Edilson Re-zende Júnior e Benedicto Fer-reira de Melo Júnior.

@thalesbaguiar

(7)

GOYAZ

INFLUENTE.

PORQUE PESSOAS INFLUENTES O LÊEM

A TRADIÇÃO DA NOTÍCIA

135 ANOS DE HISTÓRIA

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

OGOYAZlutou a favor da abolição da escravatura, dos direitos democratas do povo, da liberdade de culto e religião, do casamento livre com registro civil, do posicionamento secundário da Igreja perante o Estado na constituição da família. Pressionou também para o fim do ‘pa-droado’ que era a intervenção do Estado nos assuntos da Igreja.

OGoyazdefendeu fortemente as ideias de um regime presidencialista, representativo e federativo com as devidas separações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, posicionando-se como único jornal da corrente liberal-democrática em Goiás. Com suas publicações exerceu forte influência através de idéias positivistas, causando reflexão, polêmica e adesão ao abolicionismo e ao republicanismo em Goiás.

Presenciou momentos históricos do Brasil, como o fim da Monarquia e Imperialismo de D. Pedro II , com a instauração no país de uma República Federativa. Noticiou a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca e publicou a mudança de ‘Província de Goyaz’ para ‘Estado de Goiás’.

LEIA E DECIDA

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

GOYAZ

07

(8)

Aplicação da 2ª dose contra a

covid-19 segue sem interrupção em

Aparecida

A

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

IGREJA MATRIZ

PARECIDA

Secretaria de Saúde de Apare-cida de Goiânia reforça, junto a população, a ne-cessidade de ob-servar o cartão de vacinação contra a Covid-19 para saber se a pessoa que recebeu a pri-meira dose já está dentro do prazo para receber o reforço do imunizante. “É muito im-portante que você complete o seu esquema, pois só uma dose não vai te dar proteção contra a Covid-19. Portanto, se está na data para receber o reforço da vacina, procure um dos locais de vacinação para completar o ciclo e ga-rantir a imunização”, afirma a coordenadora de imunização em Aparecida, Renata Cor-deiro.

A coordenadora ressalta que a aplicação da segunda

dose da vacina contra a Covid-19 continua normal-mente no município sem a necessidade de agendamento em seis postos. Quem está dentro da data marcada no cartão para receber o reforço (2ª dose), basta se direcionar ao drive-thru do estaciona-mento do Aparecida Shop-ping ou a uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) para completar o ciclo vacinal. As unidades estão lo-calizadas nos setores An-drade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Flo-rença e Veiga Jardim. O muni-cípio conta hoje com 4.100 doses para segunda aplica-ção.

A dona Clenilda Ribeiro esteve no drive-thru do Apa-recida Shopping na manhã desta quarta-feira, 30 de junho, para completar sua va-cinação e compartilhou o

sentimento ao ser imunizada: “Graças a Deus. Agora estou feliz e mais segura. Vacina no braço pra gente ter uma vida normal. Daqui 30 dias já posso visitar minha família, mas sei da necessidade de continuar com os cuidados necessários, pois a pandemia ainda não acabou”, disse ela. Maria Divina Ferreira tomou a segunda dose da As-trazeneca e afirmou que é muito importante garantir a imunização. “Estou muito feliz. Ainda mais para mim que tive a doença e passei muito mal. Considero muito importante essa vacinação, por isso que todos têm que tomar essa vacina”.

O atendimento da gunda dose ocorre de se-gunda a sexta feira das 08h às 18h no drive do Aparecida Shopping e das 8h às 17h nas UBS. Aos sábados, a

vacina-ção é exclusiva no drive, das 8h às 17h. Para receber a va-cina, é necessário levar docu-mento de Identidade, CPF e cartão de Vacinação. Vale lembrar que no drive-thru do estacionamento do Apare-cida Shopping, a vacina dis-ponível no momento é a Astrazeneca. A segunda dose da Coronavac está sendo aplicada apenas na Central de Imunização, localizada na Avenida São Domingos, no Centro de Aparecida.

Balanço – Segundo levan-tamento da Secretaria Muni-cipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) atualizado nesta segunda-feira, 28 de junho, o Município já apli-cou, desde 20 de janeiro deste ano, 207.003 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 159.487 como primeira dose e 47.516 como segunda. Isso significa que mais de 37% da

população adulta da cidade já recebeu ao menos a dose 1 do imunizante e mais de 10% já recebeu a imunização completa com as duas doses. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE) que demons-tram que Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Mi-nistério da Saúde (MS) e pela Anvisa para ser imunizada contra o novo coronavírus. A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, in-forma que, até o momento, Aparecida já recebeu, para a 1ª aplicação, 167.742 doses, e, para a segunda, 58.400, tota-lizando 226.142. Os dados são baseados em balanço reali-zado até o dia 28 de junho.

A

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

Em homenagem ao mú-sico sertanejo Leandro, a Pre-feitura de Aparecida de Goiânia vai nominar o Anfi-teatro Municipal da cidade com o nome do cantor. Leo-nardo, irmão e parceiro na carreira musical de Leandro, visitou o espaço pela

pri-meira vez na noite da última terça-feira, 29. Localizado no setor Solar Central Park, o es-paço cultural está pronto para inauguração e está equi-pado para realização de eventos públicos, como festi-vais, teatros, encontros artís-ticos e culturais,

apresentação musicais, shows, workshops, seminá-rios e formaturas.

O prefeito Gustavo Men-danha recepcionou o cantor Leonardo e apresentou os re-partimentos do novo espaço cultural. “Fiz questão de con-vidá-lo para fazer essa visita

e conhecer as dependências do local que vai receber o nome do seu irmão, o sau-doso Leandro, que nos dei-xou precocemente, mas vive em memória, em obra musi-cal e na Casa de Apoio São Luiz, que há 22 anos presta um belíssimo trabalho no

acolhimento das pessoas que vem para o estado de Goiás a procura de tratamento para o câncer. Vamos inaugurar o Anfiteatro com o busto do Leandro e eternizar este grande nome da música ser-taneja”, destacou.

Leonardo visita Anfiteatro de Aparecida que receberá o nome de

seu irmão Leandro

Sem necessidade de agendamento, segunda dose pode ser tomada no Aparecida

Shopping ou nas cinco unidades básicas do município. SMS reforça importância da

dose de reforço para imunizaçao completa

(9)

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

09

CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

Oposição protocola superpedido de

impeachment contra Bolsonaro

m meio à denúncia de cobrança de propina por va-cina, a oposição e movimentos so-ciais protocolaram nesta quarta-feira (30) o super-pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas sem apoio político para que o processo prospere na Câmara dos Depu-tados.

Cerca de 120 pedidos foram reunidos em um só, apontando mais de 20 tipos de acusações. Confira a lista completa

No total, são 46 signatários, unindo nomes fortes e de cam-pos antagônicos como Gleisi Hoffmann (PT); Kim Kataguiri (DEM), ex-MBL (Movimento Brasil Livre); e entidades diver-sas.

A denúncia do empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que afirmou ter recebido pe-dido de propina de US$ 1 por dose em troca de fechar con-trato com o Ministério da Saúde, foi incluída como um pedido de investigação, mas não ainda como um suposto crime do presidente.

Na terça-feira (29), a presi-dente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), indicou que o superpedido poderá futu-ramente ser ampliado para in-cluir a denúncia envolvendo a negociação de propina revelada pelo jornal Folha de S.Paulo. "Podemos adendar a peça", disse.

O superpedido de impeach-ment é resultado de uma

articu-lação de partidos de oposição a Bolsonaro e ex-aliados do presi-dente. Esse grupo reúne cerca de 140 deputados. Para eventual impeachment passar pela Câ-mara, são necessários 342 votos dos 513 deputados.

Assinam o superpedido cen-trais sindicais, movimentos so-ciais, deputados da oposição e de centro-direita, associação de juristas e personalidades, entre outros.

No texto, os autores da ação lembram que, até esta quarta, já foram protocolados 122 denún-cias de prática de crimes de res-ponsabilidade junto à Câmara dos Deputados -seis delas foram arquivadas.

Planalto enfrenta desgastes com denúncias de corrupção Apesar do ciclo de desgaste po-lítico do presidente e da baixa tração nas pesquisas eleitorais de 2022, o centrão permanece disposto a barrar a iniciativa de opositores ao governo. A fissura nessa aliança traz mais riscos para Bolsonaro no projeto de ser reeleito.

O Centrão é um consórcio de partidos que se juntou a Bol-sonaro quando o Palácio do Pla-nalto passou a liberar cargos de indicação política e pagamento de verbas das emendas ao Or-çamento.

Por ora, está mantida a blin-dagem para que o atual man-dato seja concluído. Além disso, com o desgaste provocado pelas denúncias envolvendo a nego-ciação da Covaxin, a avaliação é que esse grupo ganhou ainda mais poder de barganha junto

ao Executivo. O presidente da Câmara dos Deputados é o res-ponsável por analisar pedidos de impeachment do presidente da República e encaminhá-los. Se o pedido for aceito, a de-núncia é encaminhada a uma comissão especial e depois ao plenário da Casa. São necessá-rios os votos de pelo menos 342 dos 513 deputados para o pro-cesso seguir para o Senado. A próxima etapa seria uma votação para o Senado confir-mar ou não a abertura da inves-tigação. Se o processo for aberto na Casa, o presidente da Repú-blica é afastado até a conclusão do julgamento e é substituído pelo vice.

Alguns dos partidos e enti-dades que assinam o docu-mento PT PDT PSB PCdoB PSOL

ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) Coalizão Negra por Direitos Ambientalistas, como Rafael Echeverria Lopes e Enilde Neres Martins

MBL (Movimento Brasil Livre) Advogado Mauro Menezes, ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República

Ex-aliados de Bolsonaro, como deputados Alexandre Frota

(PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP)

Alguns dos crimes mencio-nados no pedido

Crime contra a existência polí-tica da União

Ato: fomento ao conflito com outras nações

Crime contra o livre exercício dos Poderes

Ato: ameaças ao Congresso, STF e interferência na PF

Tentar dissolver ou impedir o funcionamento do Congresso Ato: declarações do presidente e participação em manifestações antidemocráticas

Ameaça contra algum represen-tante da nação para coagi-lo Ato: disse que teria que 'sair na porrada' com senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), membro da CPI da Covid

Opor-se ao livre exercício do Poder Judiciário

Ato: interferência na PF

Ameaça para constranger juiz Ato: ataques ao Supremo Crime contra o livre exercício dos direitos políticos, indivi-duais e sociais

Ato: omissões e erros no com-bate à pandemia

Usar autoridades sob sua su-bordinação imediata para pra-ticar abuso do poder

Ato: trocas nas Forças Armadas e interferência na PF

Subverter ou tentar subverter a ordem política e social

Ato: ameaça a instituições Incitar militares a desobedecer a lei ou infração à disciplina Ato: ir a manifestação a favor da intervenção militar

Violar direitos sociais assegura-dos na Constituição

Ato: omissões e erros no com-bate à pandemia

Crime contra a segurança in-terna do país

Ato: omissões e erros no com-bate à pandemia

Permitir a infração de lei federal de ordem pública

Ato: promover revolta contra o isolamento social na pandemia Crime contra a probidade na administração

Ato: gestão da pandemia e ata-ques ao processo eleitoral Expedir ordens de forma con-trária à Constituição

Ato: trocas nas Forças Armadas Proceder de modo incompatí-vel com o decoro do cargo Ato: mentiras para obter vanta-gem política

Negligenciar a conservação do patrimônio nacional

Ato: gestão financeira na pan-demia e atrasos no atendi-mento das demandas dos estados e municípios na crise de saúde

Cerca de 120 pedidos foram reunidos em um só, apontando mais de 20 tipos de acusações.

(10)

O

GOYAZ

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

NOVA YORK - EUA

MUNDO

China come-morará o cen-tenário de fundação de seu Partido C o m u n i s t a governista na quinta-feira com pompa, espetáculo e o que a mídia estatal descreveu como um discurso "impor-tante" do presidente Xi Jin-ping na Praça da Paz Celestial de Pequim.

Xi, o líder chinês mais po-deroso desde Mao Tsé-Tung, e o partido estão em alta agora que o país se recupera rapidamente do surto de Covid-19 e assume uma pos-tura mais afirmativa no palco global.

A mídia estatal revela pouco sobre o evento em meio à segurança reforçada e o sigilo na capital chinesa, mas se espera um sobrevoo

de caças e helicópteros. An-ciãos do partido e líderes aposentados costumam comparecer em grandes oca-siões.

Ao longo dos últimos 100 anos, o partido "escreveu um capítulo esplêndido na histó-ria do desenvolvimento da nação chinesa e do progresso da humanidade", disse Xi na terça-feira em uma cerimô-nia de homenagem a

correli-gionários exemplares.

Desde que chegou ao poder como secretário-geral do partido, no final de 2012, e presidente, em março de 2013, Xi combate a corrupção que erodiu a autoridade moral da sigla e se consolidou como o líder mais poderoso desde Mao com a abolição dos limites a mandatos presi-denciais.

Enquanto o partido se forta-lece sob Xi e o espaço para a discórdia pública se estreita, o discurso oficial se torna cada vez mais nacionalista, e muitos chineses expressam orgulho das conquistas do país, dando crédito à lide-rança de Xi e ao partido.

A

Partido Comunista da China

comemorará 100º aniversário com

show de pompa e poder

Xi, o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-Tung, e o partido estão em alta agora que o país se recupera rapidamente do

surto de Covid-19 e assume uma postura mais afirmativa no palco global.

Trump viaja à fronteira com México para criticar

política migratória de Biden

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criti-cou ONTEM, quarta-feira (30), de forma alarmista a po-lítica de imigração de seu su-cessor, Joe Biden, e o fez durante uma visita à fronteira com o México onde foi "ad-mirar" seu famoso muro. Uma fronteira "muito pe-rigosa", "um país doente",

disse Trump com vistas a uma nova candidatura presi-dencial em 2024.

O republicano não perdeu sua retórica desde sua "reclu-são" em suas propriedades na Flórida e Nova Jersey. Junto com o governador do Texas, Greg Abbott, e uma delegação de parlamentares republicanos, participou de

uma reunião de "segurança da fronteira" na pequena ci-dade de Welasco, extremo sul do estado.

“Agora temos uma fron-teira aberta, muito perigosa, mais perigosa do que nunca na história do nosso país”, disse. Em seguida, ele se diri-giu à fronteira que separa os Estados Unidos e o México,

no vale do Rio Grande, a cerca de trinta quilômetros de distância.

"Vamos admirar o muro", disse ele.

Desastroso

-"Construam o muro!", ouvia-se com frequência em ouvia-seus

comícios antes de sua eleição em 2016. Durante seus qua-tro anos como presidente, aproximadamente 600 quilô-metros foram levantados, embora a maioria desses tre-chos tenha sido apenas me-lhorias em cercas já existentes.

(11)

E

GOYAZ

11

P LÉ

O atacante Fred conseguiu mais uma importante marca na temporada. Ontem, quarta-feira, ele abriu o pla-car para o Fluminense na derrota por 4 a 1 para o Athle-tico Paranaense e se igualou a Edmundo como terceiro maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro,

com 153 gols. Com isso, ele fica a apenas um de distância de Romário, o segundo. Ro-berto Dinamite é o líder, com 190.Este foi o primeiro gol de Fred neste Brasileirão e o 12º na temporada. Desde que re-tornou ao Fluminense, em maio de 2020, o camisa 9 marcou 17 vezes. O último

havia sido no jogo de ida da terceira fase da Copa do Bra-sil, em 2 de junho, na vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bra-gantino, no Maracanã.

O centroavante já é o líder em gols da história do Brasi-leirão por pontos corridos (de 2003 para cá). Relembre as marcas que ele pode quebrar.

Além disso, o jogador é o se-gundo maior artilheiro da história do Flu, com 189 gols, e o terceiro maior brasileiro da Libertadores, com 22.Esta é só mais uma marca de Fred nesta segunda passagem pelo clube tricolor. Ele também tenta se tornar o maior arti-lheiro da da história da Copa

do Brasil. Ele tem dois a menos do que Romário, com 36. Dos seis principais golea-dores da competição, o ca-misa 9 é o único em atividade.

Com direito a mata-mata e clássico,

Flamengo terá julho decisivo em três competições

QUINTA-FEIRA, 01 DE JULHO 2021

SPORTES

Após junho marcado por difi-culdades e oscilação na reta final, o Flamengo terá que virar a chave para encarar um mês ainda mais decisivo. No total, o clube fará nove jogos em julho, por três competi-ções diferentes e com direito a clássicos e duelos de mata-mata. O primeiro compro-misso será nesta quinta-feira, diante do Cuiabá, pela oitava rodada do Brasileirão.

+ De olho no sucessor: veja 15 jogadores que o Flamengo poderia tentar para o lugar de Gerson

Além do confronto no Mato

Grosso, o Rubro-Negro terá outros cinco jogos pelo Cam-peonato Brasileiro, incluindo o clássico com o Fluminense e partidas contra candidatos ao título, como São Paulo e Atlético-MG. Com nove pon-tos em cinco jogos, a equipe teve um início irregular e ocupa atualmente a 10ª posi-ção.

Em meio aos jogos do Brasi-leirão, o Flamengo terá tam-bém compromissos importantes pelas oitavas de final Libertadores, diante do Defensa y Justicia. Na última partida de julho, em outro duelo mata-mata, o clube

abrirá o confronto com o ABC por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Vale lembrar que o Flamengo contará com o retorno dos jo-gadores convocados para a Copa América até 10 de julho, data da final da competição. Os atletas cujas seleções forem eliminadas nas quartas de final irão ficar à disposição do Rubro-Negro já na pró-xima semana.

Veja o calendário do Fla-mengo em julho:

01/07 - 20h - Cuiabá x Fla-mengo (Campeonato

Brasi-leiro)

04/07 - 16h - Flamengo x Flu-minense (Campeonato Brasi-leiro)

07/07 - 19h - Atlético-MG x Flamengo (Campeonato Bra-sileiro)

11/07 - 18h15 - Flamengo x Chapecoense (Campeonato Brasileiro)

14/07 - 21h30 - Defensa y Jus-ticia x Flamengo (Libertado-res)

18/07 - 18h15 - Bahia x Fla-mengo (Campeonato Brasi-leiro)

21/07 - 21h30 - Flamengo x Defensa y Justicia (Libertado-res)

25/07 - 16h - Flamengo x São

Paulo (Campeonato Brasi-leiro)

*28/07 - Flamengo x ABC (Copa do Brasil)

* data e horário a serem con-firmados

Com o objetivo de reencon-trar o caminho das vitórias e iniciar julho com o pé direito, o Flamengo enfrenta o Cuiabá nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena Pantanal, pela oitava rodada do Brasileirão.

Fred chega a 153 gols e se iguala a

Edmundo como o terceiro maior artilheiro

do Brasileirão

POR DENTRO DO

(12)

Agenda

por alessandra Câmara

alessandra@palavracom.com Palavra Comunicação @palavracomunicacao dEstravandO

luiz portal, professor e sócio proprietário

Vox2you, a maior rede de escola de orató-ria da América Latinha, apresenta um passo a passo para você perder o medo de falar em público. Primeiro o aluno precisa entender que sem técnicas e treino não há boa performance e não existe atalho para se alcançar alta performance como orador. Dentro da metodologia Vox2you há muitas técnicas e dinâmicas que fazem com que o aluno tenha condições de se expor a in-contáveis situações e com as habilidades desenvolvidas junto ao curso, tendo per-formances fantásticas e se comunicando muito bem, se expressando com clareza, fluência, domínio e autoconfiança.

na Capital FEdEral

A consagrada internacionalmente artista plástica graça Estrela co-nhecida como Graça das Araras, circulou por Brasília neste final de semana acompanhada do Coronel

wilson de souza

Negócios e Novidades

High-Tech

Por Raph Rangel

contato@ralphrangel.com.br

FaCEBOOk lança plataFOrma dE nEwslEttEr

O Facebook apresentou um novo serviço focado em newsletters. Sob o nome de Boletim do Facebook (e con-forme previsto), a plataforma oferecerá àqueles que dese-jam escrever uma forma de distribuir seu conteúdo por meio de um boletim informa-tivo pago ou gratuito. Inicialmente, a plataforma mostrará os trabalhos de al-guns criadores que foram es-colhidos pelo Facebook para divulgar a nova plataforma. O objetivo é competir com outros serviços de boletins informativos que ganharam popularidade recentemente, especialmente o Substack. De acordo com o Facebook, o Boletim existe porque outras partes da rede social, como grupos ou páginas, cresceram em popularidade. “As pessoas estão sedentas por conteúdo local e produzido por vozes especializadas e reconheci-das”, diz o anúncio oficial.

playstatiOn adquirE O EstúdiO quE CriOu O gamE rEturnal

Sony reforça seus estudos para desenvolver jogos para PlayStation. Para isso, anun-ciou a aquisição da House-marque, empresa responsável pelo recente Re-turnal.

A empresa fez a apresenta-ção em seu blog oficial, no

qual deu as boas-vindas à fa-mília PlayStation ao estúdio finlandês. Housemarque não é propriamente um estúdio novo, já têm mais de 25 anos de experiência em que assi-naram títulos reconhecidos como Super Stardust (mais a sua versão HD), Dead Nation, Resogun e o recente Returnal, que chegou ao PlayStation 5 e foi aclamado pela crítica. Enquanto a Housemarque sempre foi um estúdio inde-pendente que lançava seus tí-tulos em várias plataformas, nos últimos anos eles se apro-ximaram do PlayStation. Sem ir longe, basta observar que o Returnal era exclusivo para PlayStation 5 e Resogun era um título de estreia para o an-tigo PlayStation 4.

wuhan

A teoria de que o SARS-CoV-2 escapou do laboratório em Wuhan está ganhando força. Nesta semana, o fundador da Moderna, que já tem

uma das vaci-nas aprovadas contra o vírus, referiu-se a esta tese e declarou que tinha certeza de que tudo vinha daquele lugar misterioso.

O biólogo ca-nadense e Prêmio Princesa das Astú-rias de Pesquisa Técnica e Cientí-fica, derrick rossi, referiu-se a isso em uma entrevista ao jornal El Comercio.

“Não temos

pro-vas de forma alguma, mas este vírus é tão diferente dos morcegos que me parece im-provável que tenha sido um salto natural. É fato que um laboratório em Wuhan traba-lhou com ele e estou conven-cido de que ele saiu de lá, que escapou deles. Não acho que tenha sido proposital, eles es-tavam apenas estudando e aconteceu um acidente. A China nega, é claro, mas é a explicação que vejo como a mais lógica ", disse o proemi-nente cientista.

a índia diz quE Os gigantEs da mídia sOCial dOs Eua dEvEm OBEdECEr às suas lEis

O ministro de tecnologia da Índia disse na quarta-feira que os gigantes da mídia so-cial nos EUA devem obedecer às leis de seu país, onde estão fazendo negócios

dinâmi-cos.

Os comentários do mi-nistro de TI, ravi

shankar prasad,

se-guem as acusações do governo do primeiro-ministro Narendra Modi de que o Twit-ter violou as regras do país. "Você opera na Índia, ganha um bom dinheiro na Índia... mas assumirá a posi-ção de que 'Serei governado ape-nas pelas leis da América' ... Isso é claramente ina-ceitável", disse Prasad du-rante o Fórum Global da Índia 2021 evento. "Você tem que ser responsá-vel pela constituição da Índia e pelas leis da Índia."

BEm íntimO

A empresária Clênia moura mesmo em tempo de pandenia não vai passar em branco a data de 02 julho para comemorar seu aniversário em reunião com a família e poucos amigos.

A empresária ana Beatriz

monta-nini soprou velinhas recentemente

e foi festejada ao longo da semana pelas amigas. A arquiteta Cláudia

Oliveira fez parte desse hall de

ami-gas que não deixou de celebrá-la.

Férias

O Flamboyant Shopping traz para Goiânia a edição inédita da exposição interativa do Shrek, que acontece entre os dias 3 e 18 de julho, a Praça 1, no piso 1. A ação é aberta ao público e seguirá todos os protocolos de segurança para garantir o distanciamento social seguindo as normas da OMS. A exposição conta com um cenário inspirado na magia e aventuras do ogro mais amado do planeta em 16 cabines que convidam o público a um passeio pelas cenas icônicas de todos os fil-mes e spin offs produzidos ao longo dos últimos anos. Na exposição, além de contar com controle de acesso, o público é recepcionado por personagens em 3D e apresentações em formato de ma-rionetes, simulando uma contação de histórias. Os visitantes ainda podem interagir com a história acionando alavancas, botões e roldanas, que dão vida aos personagens em suas cabines. A ação traz a assinatura da Doisaum, empresa especializada em ações temáticas com mais de 13 anos de mercado.

Referências

Documentos relacionados

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –

procedimentos para o uso científico de animais, e dá outras providências. 1 o As atividades e projetos que envolvam a criação e utilização de animais de laboratório

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Para tratar doentes com insuficiência cardíaca crónica, quando o tratamento com medicamentos específicos chamados inibidores da enzima de conversão da angiotensina (inibidores da

Histórico: ADIANTAMENTO DE VALOR DE 02 (DUAS) DIÁRIAS A AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO SISPREV-TO PARA PARTICIPAÇÃO "CURSO CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES", REALIZADO

O objetivo deste trabalho foi conhecer a prevalência dos sinais e sintomas relacionados à Disfunção Temporomandibular em um grupo de alunos do curso de fisioterapia, verificando

[r]