• Nenhum resultado encontrado

Talvez. essas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Talvez. essas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Talvez

Ricardo Amorim

492101

Imagine um país em que não haja limitações à terceirização do trabalho — nem de atividades meio, nem de atividades fim.

Imagine que, nele, homens e mulheres só possam se aposentar após os 67 anos de idade e que, depois de aposentados, recebam em média menos da metade do que ganhavam enquanto trabalhavam.. Meia entrada para idosos não existe lá.

Imagine que nesse país não existam 30 dias de férias remuneradas. Imagine que os empregados têm de negociar com os patrões quanto tempo terão de férias e se elas são remuneradas ou não. Adicional de férias não existe por lá. Imagine que 13º salário também não existe.

Imagine que mulheres grávidas só tenham direito a 12 semanas de licença maternidade e que durante o período de ausência elas não são remuneradas. Imagine que os patrões possam negociar com os empregados se eles vão trabalhar em finais de semanas ou feriados nacionais. Adicional noturno, por horas extras, trabalho em finais de semana ou feriados não existem.

Imagine que não existem faculdades gratuitas, nem meia entrada para estudantes em cinemas, shows, teatro ou outros espetáculos.

Imagine um país onde ninguém tem estabilidade no emprego, nem os funcionários públicos.

Imagine um país onde não existe FGTS, muito menos adicional de 40% em caso de demissão sem justa causa.

Imagine que nele os trabalhadores não tenham um limite no número de horas que podem trabalhar. Seus patrões e eles podem combinar o que quiserem. Imagine que o salário mínimo por lá fique 11 anos sem nenhum reajuste. Imagine que não exista carteira de trabalho, nem Justiça Trabalhista.

Quem iria querer trabalhar e morar em um país assim? Quase todo mundo. Esse país existe.

Ele se chama EUA e seu presidente está se esforçando para impedir a entrada de milhões e milhões de trabalhadores de outras nações que a cada ano

querem ir trabalhar lá.

Com regras assim, como tanta gente arrisca a vida e tantos outros se mudariam para lá nesse exato segundo se pudessem? Talvez, porque por essas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui, a taxa de desemprego é um terço da nossa e as pessoas ganham, em média 7 vezes mais do que aqui? Talvez…

Com regras assim, como tanta gente arrisca a vida e tantos outros se mudariam para lá nesse exato segundo se pudessem? Talvez, porque por essas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui.

Ricardo Amorim, autor do bestseller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection da Globonews, o economista mais influente do Brasil segundo a revista Forbes, o brasileiro mais influente

no LinkedIn, único brasileiro entre os melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner e ganhador do prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2016.

(2)

MAIO – Nº 355/2017

ANO XXVII - Data 28/04/2017

01 - CARNÊ-LEÃO x RECOLHIMENTO COMPLEMENTAR

A pessoa física residente no País que recebe rendimentos de pessoa física ou do exterior, quando não tributados na fonte no Brasil, está obrigada a efetuar o recolhimento mensal (carnê-leão) do imposto sobre a renda. O código para pagamento do imposto é 0190. O carnê-leão está sujeito a encargos em caso de pagamento em atraso. O recolhimento complementar, por sua vez, é um recolhimento facultativo que pode ser efetuado pelo contribuinte para antecipar o pagamento do imposto devido na Declaração de Ajuste Anual, no caso de recebimento de rendimentos tributáveis de fontes pagadoras pessoa física e jurídica, ou de mais de uma pessoa jurídica, ou, ainda, de apuração de resultado tributável da atividade rural. Este recolhimento deve ser efetuado, no curso do ano-calendário, até o último dia útil do mês de dezembro, sob o código 0246. Por ser facultativo, não há data de vencimento do imposto, sendo incabível multa por atraso no pagamento de recolhimento complementar. O imposto complementar pode ser ainda retido, mensalmente, por uma das fontes pagadoras, pessoa jurídica, desde que haja concordância, por escrito, da pessoa física beneficiária, caso em que a pessoa jurídica é solidariamente responsável com o contribuinte pelo pagamento do imposto correspondente à obrigação assumida. 02 - CONDIÇÕES PARA DEDUTIBILIDADE

Somente são dedutíveis, para fins de determinação do lucro real, as despesas pagas incorridas, que sejam necessárias à realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa ou à manutenção da respectiva fonte produtora.

Na apuração do resultado do período, as despesas com o uso de veículos de propriedade de empregados, diretores, sócios ou administradores somente são dedutíveis se comprovadamente satisfizerem os seguintes requisitos:

a) uso efetivo dos veículos; b) desembolso do preço;

c) adequação do preço, ou seja, que o valor pago seja compatível com a utilização que se fez do veículo.

( artigo 299 do RIR/1999; PN-CST nº 108/1972 )

03 - CONTRATAÇÃO DE AUTÔNOMOS

Antes de contratar um trabalhador autônomo, o empresário deverá obter do mesmo, o número do seu CPF e inscrição no PIS/PASEP, ou na falta destes, o número de sua matrícula no INSS.

(3)

No recibo de pagamento do autônomo deverá constar, obrigatoriamente, os dados acima, bem como o valor do serviço, data, assinatura, natureza do serviço, assinatura e endereço do prestador do serviço, retenção de 11% para o INSS e do IRRF.

O recibo não estando corretamente preenchido é impossível cumprir com as exigências da legislação, nem recolher os 20% devidos ao INSS.

O pagamento ou informações incorretas são passíveis de multa.

04 - GRÁFICAS

Estão excluídos do benefício da não-incidência os impressos de qualquer tipo ou natureza destinados à industrialização, comercialização ou distribuição a título gratuito, tais como rótulos, etiquetas e material de embalagem, bem como qualquer outro produto que, por sua natureza e/ou forma, seja suscetível de utilização específica, independente da mensagem nele contida (agendas, calendários, etc.).

05 -SERVIÇOS DE LIMPEZA - IR/FONTE

Estão sujeitos à incidência do imposto na fonte à alíquota de 1,5 % os rendimentos pagos ou creditados por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas pela prestação de serviço de coleta e reciclagem de lixo urbano.

(Ementa da Solução de Consulta 177, de 22-9-2005 - SRRF - 10º Região Fiscal )

06 - CARTÃO PONTO - VALIDADE

Não merecem credibilidade os cartões de ponto com marcação de horário de entrada e saída manuscrita e uniforme, sendo devidas as horas extras de acordo com o horário de trabalho comprovado pela prova oral.

( TRT - 1º R. - 2º T - RO nº 35366/94 - Relator Juíza Edith Maria Corrêa - DJRJ 14.01.97 - pág. 120 )

07 - GRATIFICAÇÃO - INTEGRAÇÃO / INCORPORAÇÃO AO SALÁRIO

A Gratificação ajustada e paga com habitualidade mensalmente, a teor do parágrafo primeiro do artigo 457 da CLT, possui natureza salarial. Portanto integra a remuneração do empregado para todos os efeitos legais.

( TRT - 12º R - 3º T - Ac. nº 1800/97 - Relatora Juíza Marta M. V. Febre - DJSC 05.03.97 - pág 205 ).

(4)

O cálculo das diferenças salariais decorrentes de lei de política salarial deve compensar os aumentos e reajustes espontaneamente concedidos no período próprio, pois, em se tratando de antecipações salariais compensáveis na data-base, a possibilidade de compensação resta implícita na sentença liquidante. ( TRT - 12ºR - 3ºT - Ac. nº 004395/95 - Relator Juíz Nilton R.Neves - DJSC 03.07.95 - pág 186 ).

09 - DOCUMENTAÇÃO CONTÁBIL

Solicitamos a todos os nossos clientes que procurem enviar mensalmente a documentação contábil o mais completa possível, contendo os extratos bancários de conta corrente, aplicações financeiras e notas de despesas relativos àquele mês. Estes documentos são imprescindíveis para conclusão dos nossos trabalhos. A falta de extratos bancários completos acarreta em maior tempo para conclusão dos trabalhos sendo que muitas vezes a escrituração fica parada por diversos meses à espera destes documentos.

10 - CONTABILIDADE

O novo Código Civil, prevê, que todas as empresas são obrigadas a manter contabilidade regular, proceder ao encerramento do exercício social mediante o Balanço Patrimonial e o Balanço de Resultado.

Todas as sociedades, até 120 dias após o encerramento do exercício social, são obrigadas a realizar assembleia ou reunião para aprovação dos Balanços Patrimoniais e de Resultado, para após, no prazo de 20 dias, encaminhar a ata da reunião ou assembleia para arquivamento na Junta Comercial.

11 - APROJUR -

Material anexo.

(5)

12 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis

Férias, (*) Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis

Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis

Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis

Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis

Todos os Dptos.

Cálculo de Guias em atraso 3 dias úteis

(*) As admissões devem ser remetidas com antecedência mínima de dois dias úteis antes do início dos trabalhos dos funcionários para que seja possível a inclusão destas no Portal do eSocial.

NOTÍCIAS

Aniversários do mês:

09/5 - Caroline Reich Sabater 11/5 - Denise Barbosa de Oliveira 20/5 - Tatiana Fao

FRASES

(6)

Ele exclui o fraco, o preguiçoso, o chorão, o malandro, o folgado, o esperto, o molenga, o puxa-saco, e toda corja que busca enriquecer ou sobreviver sem trabalhar.

Ele só permite a inclusão de um tipo de pessoa. O trabalhador.

Por isso ele é demonizado por tantos.

Recebido pela Internet.

CURIOSIDADES

Qual a origem da sexta-feira 13?

As pessoas mais supersticiosas evitam sair de casa, fechar negócios ou tomar qualquer decisão importante em sextas-feiras 13. De onde será que vem esse medo generalizado dessa data?

A sexta-feira 13 é apontada como um dia de infortúnio e má sorte. Diversas lendas e crendices rondam essa data e assombram as pessoas que acreditam em destino e pressentimentos. A origem da Sexta-feira 13 pode estar relacionada à Bíblia. A informação é de que Jesus Cristo teria sido crucificado numa sexta-feira, depois de ter celebrado a ceia com treze pessoas. Uma outra explicação diz que o rei Felipe IV da França se sentia ameaçado pelo poder da Igreja, e para mudar a situação, ele teria tentado se filiar à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas sua entrada teria sido negada. Depois disso, ele passou a perseguir os templários numa sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.

Existem várias outras explicações sobre a origem da sexta-feira 13. É difícil saber qual é a correta, ou se todas estão corretas. A única coisa que sabemos é que essa data permanece relacionada a maldições e assombrações.

Para aliviar a situação, os princípios da numerologia apontam o número treze como um forte indício de boa sorte. Agora é você quem deve decidir se o 13 é sinal de sorte ou de azar!

(7)

sitedecuriosidades.com

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

Cavilam

Cavilam vem do verbo cavilar. O mesmo que: caçoam, escarnecem, zombam.Fazer uso de subterfúgio; utilizar sofismas etc.:

FONTE UTILIZADAS :

(8)

Talvez

Ricardo Amorim

492101

Imagine um país em que não haja limitações à terceirização do trabalho — nem de atividades meio, nem de atividades fim.

Imagine que, nele, homens e mulheres só possam se aposentar após os 67 anos de idade e que, depois de aposentados, recebam em média menos da metade do que ganhavam enquanto trabalhavam.. Meia entrada para idosos não existe lá.

Imagine que nesse país não existam 30 dias de férias remuneradas. Imagine que os empregados têm de negociar com os patrões quanto tempo terão de férias e se elas são remuneradas ou não. Adicional de férias não existe por lá. Imagine que 13º salário também não existe.

Imagine que mulheres grávidas só tenham direito a 12 semanas de licença maternidade e que durante o período de ausência elas não são remuneradas. Imagine que os patrões possam negociar com os empregados se eles vão trabalhar em finais de semanas ou feriados nacionais. Adicional noturno, por horas extras, trabalho em finais de semana ou feriados não existem.

Imagine que não existem faculdades gratuitas, nem meia entrada para estudantes em cinemas, shows, teatro ou outros espetáculos.

Imagine um país onde ninguém tem estabilidade no emprego, nem os funcionários públicos.

Imagine um país onde não existe FGTS, muito menos adicional de 40% em caso de demissão sem justa causa.

Imagine que nele os trabalhadores não tenham um limite no número de horas que podem trabalhar. Seus patrões e eles podem combinar o que quiserem. Imagine que o salário mínimo por lá fique 11 anos sem nenhum reajuste. Imagine que não exista carteira de trabalho, nem Justiça Trabalhista.

Quem iria querer trabalhar e morar em um país assim? Quase todo mundo. Esse país existe.

Ele se chama EUA e seu presidente está se esforçando para impedir a entrada de milhões e milhões de trabalhadores de outras nações que a cada ano

querem ir trabalhar lá.

Com regras assim, como tanta gente arrisca a vida e tantos outros se mudariam para lá nesse exato segundo se pudessem? Talvez, porque por essas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui, a taxa de desemprego é um terço da nossa e as pessoas ganham, em média 7 vezes mais do que aqui? Talvez…

Com regras assim, como tanta gente arrisca a vida e tantos outros se mudariam para lá nesse exato segundo se pudessem? Talvez, porque por essas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui.

Ricardo Amorim, autor do bestseller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection da Globonews, o economista mais influente do Brasil segundo a revista Forbes, o brasileiro mais influente

no LinkedIn, único brasileiro entre os melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner e ganhador do prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2016.

(9)

MAIO – Nº 355/2017

ANO XXVII - Data 28/04/2017

01 - CARNÊ-LEÃO x RECOLHIMENTO COMPLEMENTAR

A pessoa física residente no País que recebe rendimentos de pessoa física ou do exterior, quando não tributados na fonte no Brasil, está obrigada a efetuar o recolhimento mensal (carnê-leão) do imposto sobre a renda. O código para pagamento do imposto é 0190. O carnê-leão está sujeito a encargos em caso de pagamento em atraso. O recolhimento complementar, por sua vez, é um recolhimento facultativo que pode ser efetuado pelo contribuinte para antecipar o pagamento do imposto devido na Declaração de Ajuste Anual, no caso de recebimento de rendimentos tributáveis de fontes pagadoras pessoa física e jurídica, ou de mais de uma pessoa jurídica, ou, ainda, de apuração de resultado tributável da atividade rural. Este recolhimento deve ser efetuado, no curso do ano-calendário, até o último dia útil do mês de dezembro, sob o código 0246. Por ser facultativo, não há data de vencimento do imposto, sendo incabível multa por atraso no pagamento de recolhimento complementar. O imposto complementar pode ser ainda retido, mensalmente, por uma das fontes pagadoras, pessoa jurídica, desde que haja concordância, por escrito, da pessoa física beneficiária, caso em que a pessoa jurídica é solidariamente responsável com o contribuinte pelo pagamento do imposto correspondente à obrigação assumida. 02 - CONDIÇÕES PARA DEDUTIBILIDADE

Somente são dedutíveis, para fins de determinação do lucro real, as despesas pagas incorridas, que sejam necessárias à realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa ou à manutenção da respectiva fonte produtora.

Na apuração do resultado do período, as despesas com o uso de veículos de propriedade de empregados, diretores, sócios ou administradores somente são dedutíveis se comprovadamente satisfizerem os seguintes requisitos:

a) uso efetivo dos veículos; b) desembolso do preço;

c) adequação do preço, ou seja, que o valor pago seja compatível com a utilização que se fez do veículo.

( artigo 299 do RIR/1999; PN-CST nº 108/1972 )

03 - CONTRATAÇÃO DE AUTÔNOMOS

Antes de contratar um trabalhador autônomo, o empresário deverá obter do mesmo, o número do seu CPF e inscrição no PIS/PASEP, ou na falta destes, o número de sua matrícula no INSS.

(10)

No recibo de pagamento do autônomo deverá constar, obrigatoriamente, os dados acima, bem como o valor do serviço, data, assinatura, natureza do serviço, assinatura e endereço do prestador do serviço, retenção de 11% para o INSS e do IRRF.

O recibo não estando corretamente preenchido é impossível cumprir com as exigências da legislação, nem recolher os 20% devidos ao INSS.

O pagamento ou informações incorretas são passíveis de multa.

04 - GRÁFICAS

Estão excluídos do benefício da não-incidência os impressos de qualquer tipo ou natureza destinados à industrialização, comercialização ou distribuição a título gratuito, tais como rótulos, etiquetas e material de embalagem, bem como qualquer outro produto que, por sua natureza e/ou forma, seja suscetível de utilização específica, independente da mensagem nele contida (agendas, calendários, etc.).

05 -SERVIÇOS DE LIMPEZA - IR/FONTE

Estão sujeitos à incidência do imposto na fonte à alíquota de 1,5 % os rendimentos pagos ou creditados por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas pela prestação de serviço de coleta e reciclagem de lixo urbano.

(Ementa da Solução de Consulta 177, de 22-9-2005 - SRRF - 10º Região Fiscal )

06 - CARTÃO PONTO - VALIDADE

Não merecem credibilidade os cartões de ponto com marcação de horário de entrada e saída manuscrita e uniforme, sendo devidas as horas extras de acordo com o horário de trabalho comprovado pela prova oral.

( TRT - 1º R. - 2º T - RO nº 35366/94 - Relator Juíza Edith Maria Corrêa - DJRJ 14.01.97 - pág. 120 )

07 - GRATIFICAÇÃO - INTEGRAÇÃO / INCORPORAÇÃO AO SALÁRIO

A Gratificação ajustada e paga com habitualidade mensalmente, a teor do parágrafo primeiro do artigo 457 da CLT, possui natureza salarial. Portanto integra a remuneração do empregado para todos os efeitos legais.

( TRT - 12º R - 3º T - Ac. nº 1800/97 - Relatora Juíza Marta M. V. Febre - DJSC 05.03.97 - pág 205 ).

(11)

O cálculo das diferenças salariais decorrentes de lei de política salarial deve compensar os aumentos e reajustes espontaneamente concedidos no período próprio, pois, em se tratando de antecipações salariais compensáveis na data-base, a possibilidade de compensação resta implícita na sentença liquidante. ( TRT - 12ºR - 3ºT - Ac. nº 004395/95 - Relator Juíz Nilton R.Neves - DJSC 03.07.95 - pág 186 ).

09 - DOCUMENTAÇÃO CONTÁBIL

Solicitamos a todos os nossos clientes que procurem enviar mensalmente a documentação contábil o mais completa possível, contendo os extratos bancários de conta corrente, aplicações financeiras e notas de despesas relativos àquele mês. Estes documentos são imprescindíveis para conclusão dos nossos trabalhos. A falta de extratos bancários completos acarreta em maior tempo para conclusão dos trabalhos sendo que muitas vezes a escrituração fica parada por diversos meses à espera destes documentos.

10 - CONTABILIDADE

O novo Código Civil, prevê, que todas as empresas são obrigadas a manter contabilidade regular, proceder ao encerramento do exercício social mediante o Balanço Patrimonial e o Balanço de Resultado.

Todas as sociedades, até 120 dias após o encerramento do exercício social, são obrigadas a realizar assembleia ou reunião para aprovação dos Balanços Patrimoniais e de Resultado, para após, no prazo de 20 dias, encaminhar a ata da reunião ou assembleia para arquivamento na Junta Comercial.

11 - APROJUR -

Material anexo.

(12)

12 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis

Férias, (*) Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis

Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis

Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis

Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis

Todos os Dptos.

Cálculo de Guias em atraso 3 dias úteis

(*) As admissões devem ser remetidas com antecedência mínima de dois dias úteis antes do início dos trabalhos dos funcionários para que seja possível a inclusão destas no Portal do eSocial.

NOTÍCIAS

Aniversários do mês:

09/5 - Caroline Reich Sabater 11/5 - Denise Barbosa de Oliveira 20/5 - Tatiana Fao

FRASES

(13)

Ele exclui o fraco, o preguiçoso, o chorão, o malandro, o folgado, o esperto, o molenga, o puxa-saco, e toda corja que busca enriquecer ou sobreviver sem trabalhar.

Ele só permite a inclusão de um tipo de pessoa. O trabalhador.

Por isso ele é demonizado por tantos.

Recebido pela Internet.

CURIOSIDADES

Qual a origem da sexta-feira 13?

As pessoas mais supersticiosas evitam sair de casa, fechar negócios ou tomar qualquer decisão importante em sextas-feiras 13. De onde será que vem esse medo generalizado dessa data?

A sexta-feira 13 é apontada como um dia de infortúnio e má sorte. Diversas lendas e crendices rondam essa data e assombram as pessoas que acreditam em destino e pressentimentos. A origem da Sexta-feira 13 pode estar relacionada à Bíblia. A informação é de que Jesus Cristo teria sido crucificado numa sexta-feira, depois de ter celebrado a ceia com treze pessoas. Uma outra explicação diz que o rei Felipe IV da França se sentia ameaçado pelo poder da Igreja, e para mudar a situação, ele teria tentado se filiar à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas sua entrada teria sido negada. Depois disso, ele passou a perseguir os templários numa sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.

Existem várias outras explicações sobre a origem da sexta-feira 13. É difícil saber qual é a correta, ou se todas estão corretas. A única coisa que sabemos é que essa data permanece relacionada a maldições e assombrações.

Para aliviar a situação, os princípios da numerologia apontam o número treze como um forte indício de boa sorte. Agora é você quem deve decidir se o 13 é sinal de sorte ou de azar!

(14)

sitedecuriosidades.com

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

Cavilam

Cavilam vem do verbo cavilar. O mesmo que: caçoam, escarnecem, zombam.Fazer uso de subterfúgio; utilizar sofismas etc.:

FONTE UTILIZADAS :

Referências

Documentos relacionados

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

de Fronteira, composto por docentes, técnicos administrativos e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, designados membros internos, e

Isto pode ser verificado pelo tempo de meia-vida bastante baixo para todos os resíduos: folhas de soja (8–9 dias, entre as alturas de pastejo), esterco (11–12 dias), caules de