• Nenhum resultado encontrado

Relatório de atividades 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de atividades 2019"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Relatório de

atividades

(2)

1. O ano de 2019

2. Sobre o Instituto Nissan

3. Projetos próprios

3.1 Inova-san

3.2 Escola Verde

3.3 Rota Sustentável

4. Projetos apoiados por meio de Edital

4.1 Brasil Acessível – Biomob Soluções Digitais

4.2 Trajetórias: Formação Profissional para Mulheres da

Maré – Redes de Desenvolvimento da Maré

4.3 Rio de Luz – Associação Um Litro de Luz Brasil

4.4 Barra Mansa + Ecológica e Sustentável – Fundação Mokiti Okada

4.5 Juventude e Oportunidade – Fundação Gol de Letra

5. Outras parcerias

5.1 Como você vê o Mundo? – Instituto Ver e Viver

5.2 Meetup Impacto

6. Voluntariado

7. Balanço financeiro

4

6

12

13

20

24

28

30

32

34

36

38

40

41

44

46

52

(3)

O ano de

2019

1

2019 foi um ano muito importante

para nós, do Instituto Nissan. Nossa visão de impacto social passou por profundas modificações que tiveram como objetivo aprofundar nossa contribuição nas regiões onde entendemos que podemos fa-zer mais a diferença.

Começamos o ano agregando à nossa tra-jetória o apoio a projetos desenvolvidos por instituições de muita relevância social. Essas iniciativas foram selecionadas por meio do nosso primeiro edital de projetos sociais, que serviu também para apresentar ao terceiro setor brasileiro o Instituto Nissan e as temáti-cas com as quais trabalhamos. Ao acompa-nhar o desenvolvimento desses projetos ao longo do último ano, desenvolvemos a meto-dologia de monitoramento por indicadores – um tema ainda em desenvolvimento nas or-ganizações e que está sendo continuamente aprimorado também no nosso instituto. No último ano, também iniciamos algo abso-lutamente especial em nossa história: decidi-mos deixar nossa marca e nossa contribui-ção para a sociedade ao criar nossos próprios projetos como forma de reforçar nossa iden-tidade e, claro, continuar transformando vidas. Dessa decisão, surgiram os projetos Escola Verde, Rota Sustentável e Inova-san. Todos

eles têm essencialmente dois elementos em comum: são voltados à educação e desenvol-vidos no Sul Fluminense, região onde está a fábrica da nossa mantenedora. Cobrindo fai-xas etárias diferentes, do núcleo da educação de base até o ensino universitário, contamos com parceiros variados para a realização des-se sonho e foi isso que nos permitiu alcançar resultados nunca imaginados antes.

Falando em parceiros, eles foram mais uma vez essenciais para nós e é por meio deles e junto com eles que continuaremos alcançan-do mais e mais vidas e contribuinalcançan-do para a transformação que queremos fazer e ser. Por fim, não poderia deixar de fazer um agra-decimento mais do que especial aos nossos voluntários – pessoas que não medem esfor-ços para dar vida, forma e sorriso às ações que propomos. E posso falar uma coisa? Propor é fácil, muito fácil. Mas executar, com a abnega-ção, a dedicaabnega-ção, o compromisso e o sorriso deles – isso sim – é o desafio.

Por isso, em nome de todos nós, do Instituto Nissan, deixo aqui o nosso muito obrigada por mais um ano repleto de motivos para comemorar.”

1. O ano de 2019

5

Rosane Santos, presidente do Instituto Nissan

(4)

2. Sobre o Instituto Nissan

6 7

M

ais do que a missão do Instituto Nissan, o compro-misso que assumimos é o de valorizar e transfor-mar a vida das pessoas por meio da promoção de projetos ligados à educação profissionalizante, ao meio ambiente, à mobilidade e ao incentivo ao voluntariado. Somos uma organização sem fins lucrativos e atuamos ali-nhados às práticas de sustentabilidade e responsabilidade social da Nissan do Brasil Automóveis. Nascemos no final de 2012, mas iniciamos efetivamente nossas atividades em março de 2013 e tornamos a Nissan do Brasil a primeira subsidiária da companhia a ter um instituto social criado especialmente para gerenciar projetos de Responsabilida-de Social.

Ao longo dos nossos sete anos de existência, podemos contar com orgulho que mais de 118 mil pessoas já fo-ram beneficiadas por nossas iniciativas principalmente nos municípios do Rio de Janeiro, onde fica a nossa sede, São Paulo, Resende e São José dos Pinhais e nas regiões próximas a esses locais.

Sobre o

Instituto

Nissan

(5)

2. Sobre o Instituto Nissan

8 9

Para seguirmos cumprindo nosso papel de maneira sem-pre relevante, em 2018 reestruturamos as diretrizes da sa organização para ampliar e fortalecer ainda mais nos-sa atuação com foco na transformação social. “Educação para Cidadania” passou a ser a Causa Socioambiental da nossa instituição. E por que decidimos trabalhar com educação? Porque educar é ajudar a criar e a modelar um futuro melhor para todos; é a linguagem universal para de-senvolver a compreensão sociocultural sobre pessoas e países do mundo todo; é como criamos e reforçamos o conceito de cidadania global. É por meio da educação que desenvolvemos o amanhã de forma sustentável.

Ao redefinirmos nossas diretrizes estratégicas, realizamos nosso primeiro Edital de Projetos, o que resultou no ma-peamento de uma série de iniciativas ricas e parceiros re-levantes. Ao longo de 2019, acompanhamos o surgimento dos frutos dessas novas parcerias ao observar os resulta-dos alcançaresulta-dos por cada um resulta-dos cinco projetos apoiaresulta-dos por meio do edital.

No último ano, quisemos ir ainda mais longe e passamos a desenvolver os nossos próprios projetos. Fomos ousa-dos e lançamos três iniciativas inéditas, cujo sucesso tor-nou-se mais um capítulo vitorioso em nossa história. Em 2019, também seguimos contando com alguns dos nossos principais aliados: os funcionários da Nissan, que, por meio de ações voluntárias propostas pelo Instituto ou por eles mesmos, abraçaram diversas causas que impactaram mais de 6 mil pessoas.

Agora, mais fortes do que nunca, queremos continuar expandindo nossas frentes de atuação e seguir fazendo aquilo que nos move: transformar vidas. Para isso, como sempre, precisamos contar com pessoas apaixonadas por essa mesma causa. Sendo assim, convidamos vocês à lei-tura do nosso relatório de atividades realizadas em 2019, no qual compartilhamos um pouquinho do que construímos neste um ano de trabalho: mais do que celebrar os nossos resultados, queremos que as histórias aqui contadas pos-sam servir de inspiração e exemplo para tocar e motivar ainda mais corações.

(6)

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou em março de 2017 o que chamou de Agenda 2030, que busca incentivar o desenvolvimento sustentável. Composta por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, o material traça um plano de ação, convocando governos e sociedade para atuarem em torno de objetivos comuns e em prol do desafio do desenvolvimento com prosperidade para todos.

Em seu processo de reestruturação, o Instituto Nissan selecionou quais ODSs serviriam de guias macro para a definição dos projetos a serem desenvolvidos por nós, bem como garantir o seu efetivo impacto. Ao lado, você confere as escolhidas.

Objetivos do

Desenvolvimento

Sustentável

(7)

13

Projetos

próprios

3

O

Inova-san é um programa de educação

empreen-dedora e inovação aberta promovido pelo Institu-to Nissan em parceria com a comunidade local de inovação Rio Sul Valley. Voltado para os alunos das univer-sidades da região Sul Fluminense, a iniciativa promove um ambiente de tecnologia, colaboração e conteúdo focado em aprendizagem do empreendedorismo para solucionar com inovação problemas reais das cidades próximas à fá-brica da Nissan, em Resende (RJ).

Os universitários foram desafiados a desenvolver soluções para questões locais relacionadas a uma das três temá-ticas: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Negócios Sociais. A primeira edição do programa, realizada em 2019, alcançou os 953 participantes inscritos em apenas 53 dias de inscrições. Sobre o motivo que leva um estudante a participar do programa, o aprendizado e a vontade de criar uma startup foram as razões mais citadas pelos alunos.

3.1

Inova-

san

(8)

Tendo a educação para a cidadania como a principal cau-sa do Instituto Niscau-san e a tecnologia e a inovação como eixos transversais da nossa instituição, o projeto busca desafiar e, ao mesmo tempo, apoiar os universitários com suas ideias para o desenvolvimento de soluções inovado-ras e ações de impacto para a região.

Para a construção dos projetos, os grupos de trabalho de-veriam ser multidisciplinares com até cinco pessoas, sen-do compostos por no mínimo três estudantes universi-tários. Durante as etapas do programa, o Instituto Nissan ofereceu aos estudantes a oportunidade de participar de atividades e experiências enriquecedoras que auxiliaram no desenvolvimento de seus projetos, como o debate das ideias com especialistas, visita à fábrica da Nissan e pro-gramas de mentoria personalizados.

Sparking

Por meio da plataforma de inscrição, os participantes tiveram acesso a conteúdos e atividades que contribuíram para o desenvolvimento dos projetos e a

multiplicação das ideias.

Feeding

21 projetos foram selecionados para receber mentoria especializada de acordo com o tema desenvolvido. Os

integrantes dos grupos visitaram a fábrica da Nissan e receberam treinamentos. Ideathon Três maratonas simultâneas de geração de ideias ocorreram dentro de universidades do Sul Fluminense para que os projetos iniciais pudessem ser aprimorados em

conjunto com profissionais diversos.

Demoday

Os grupos responsáveis pelos nove melhores projetos realizaram uma apresentação para uma banca de jurados composta por profissionais da Nissan e outros convidados. Os três melhores – um de cada categoria – foram premiados.

Conheça algumas das fases e

eventos do programa

Premiação

Os autores dos três projetos vencedores foram premiados com uma viagem de imersão em tecnologia, inovação e empreendedorismo na cidade de São Paulo. Eles também receberam bolsas de estudo para cursos oferecidos pelo programa em parceria com a Firjan e o Sebrae. A premiação se estendeu ainda às instituições de ensino dos vencedores, que receberam para estudo doações de peças do Nissan

Leaf – o modelo 100% elétrico mais vendido do mundo e símbolo do conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan – e tiveram a oportunidade de realizar pesquisas em cooperação técnica com a fábrica da Nissan.

(9)

3. Projetos próprios 16 17

Resultados conquistados em 2019

+ de 1.300

pessoas envolvidas

diretamente com

as atividades do

programa

+ de 10 mil

pessoas impactadas

indiretamente pelas

ações do programa

953

pessoas

inscritas

247

times

cadastrados

21

times

selecionados

50

professores

apoiando ou participando

da iniciativa

26

instituições de

ensino participantes

41

cursos de

diferentes áreas do

conhecimento

30

encontros,

palestras ou lives pela

internet

13

cidades

envolvidas nos

projetos criados

500

atividades de

educação à distância

168

mentorias

remotas oferecidas

para os times

selecionados

200

funcionários

da Nissan envolvidos

diretamente em

reuniões e ações

330

certificados emitidos

para os participantes que

concluíram atividades

dentro da plataforma digital

8.000

horas de

conteúdos desfrutadas pelos

alunos inscritos e validadas

pelos certificados de

participação

(10)

O Instituto Nissan foi fundamental na concepção

e proposição de um projeto tão nobre quanto o

Inova-san. Além de gerar impacto, oportunidades e

conexões entre universidades e a comunidade do Sul

Fluminense, ele destacou a nossa região como uma

potência a ser trabalhada por outras empresas com

o mesmo intuito.”

Grandes empresas que buscam criar impacto

positivo podem resolver problemas globais. O

Inova-san é a prova de que dá para trabalhar

impacto social, ambiental e econômico no

ambiente universitário com inovação, criatividade e

empreendedorismo. Sinto muito orgulho de ter sido

parte dessa linda iniciativa.”

O Inova-san nos permitiu construir um modelo

de startup sólido e promissor. Acredito que os

resultados obtidos foram muito gratificantes, e hoje

sabemos exatamente aonde queremos chegar.

Sem o programa, teríamos muitas dificuldades para

atingir esse mesmo patamar.”

Luiza Luth, da Rio Sul Valley – parceira no desenvolvimento do Inova-san

Marcos Daniel Goes, da Haze Shift – parceira no desenvolvimento do Inova-san

Jonni Guiller, do Ecobilge – um dos projetos vencedores do Inova-san

Projetos vencedores da primeira edição do Inova-san

Categoria: Negócios Sociais | Equipe: AllZero

Instituição de ensino: UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), em Barra

Mansa (RJ)

Projeto: Desenvolvimento de um Marketplace para pessoas com restrições

alimentares. A plataforma, uma espécie de shopping center virtual, tem como objetivo conectar diretamente os consumidores com necessidades especiais de alimentação aos fornecedores, proporcionando a diversificação dos

produtos, além de descontos e benefícios.

Categoria: Mobilidade Inteligente | Equipe: Smart Logout

Instituição de ensino: UGB/FERP (Centro Universitário Geraldo Di Biase), em Volta

Redonda (RJ)

Projeto: Protótipo de mobilidade para o público PcD (pessoas com deficiência).

Tendo como base os hoverboards (espécie de skate elétrico que se move de acordo com a inclinação do corpo), a equipe desenvolveu uma plataforma motorizada com alavancas direcionais, o que proporciona ao cadeirante um deslocamento mais ágil e cômodo.

Categoria: Meio Ambiente | Equipe: Ecobilge

Instituição de ensino: CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica), em

Angra dos Reis (RJ)

Projeto: Com o objetivo de controlar a poluição marítima, o grupo utilizou as

leis da física e a tecnologia para desenvolver um separador de água e óleo. Sem consumo de energia, a solução permite a separação dos óleos presentes nas águas de porão dos navios, antes do despejo ao mar.

(11)

3. Projetos próprios

20 21

O

Escola Verde nasceu da proposta do Instituto Nissan de implantar um projeto customizado para a região onde está localizada a fábrica da Nissan, em Resende (RJ), reforçando sua contribuição para o desenvolvimento socioambiental regional.

Tendo como foco a educação ambiental, a iniciativa foi de-senvolvida em parceria com a Fundação Mokiti Okada e a edição-piloto aconteceu na Escola Municipal Jardim das Acácias. A iniciativa visa ao incentivo de um método mais flexível de ensino e aprendizado, enfatizando a importân-cia da educação ambiental ao aplicar conceitos de sus-tentabilidade a partir de uma abordagem teórica, prática e interdisciplinar. O projeto busca ainda envolver a família e a comunidade na temática ambiental, ajudando a levar a conscientização ambiental para além do contexto escolar.

3.2

Escola

Verde

Com essa iniciativa, espera-se que educadores, estudan-tes e responsáveis por alunos, bem como a comunidade onde a escola está inserida, possam ter consciência dos temas abordados e tornem-se aliados na construção de um futuro mais sustentável.

Capacitação de professores e funcionários para

promoverem a educação ambiental de forma lúdica a partir de diversas áreas de aprendizagem (interdisciplinaridade); Desenvolvimento de atividades lúdicas e interdisciplinares com os alunos, enfatizando a importância da

sustentabilidade e do meio ambiente;

Inserção da conscientização ambiental na comunidade em que a escola está inserida para envolver estudantes, professores, funcionários e também os responsáveis pelos alunos e a comunidade como um todo;

Desenvolvimento de qualidades pessoais, sociais e emocionais dos alunos para a formação de cidadãos responsáveis e uma sociedade ecologicamente equilibrada.

(12)

Atividades e temas abordados pelo programa A diferenciação entre a agricultura orgânica e a agricultura convencional Oficinas de compostagem Cuidados com as plantas e com o meio ambiente Uso consciente da água com a captação de água de chuva Preparação da terra para implantação de horta Oficina de agricultura natural Oficina de arte integrada com conceitos de meio ambiente Alimentação saudável e segurança alimentar Plantio de mudas Distribuição de mudas para a comunidade Realização de uma Semana do Meio Ambiente

Resultados conquistados em 2019

1

horta

implantada na

escola, que agora

será cultivada

pelos alunos

2

ações com pais,

responsáveis e/

ou a comunidade,

promovendo o

envolvimento da

família com a escola

12

oficinas

com temáticas

ambientais

526

alunos

impactados

diretamente

pelo projeto

3

atividades

de capacitação

para professores

55

professores

e funcionários

envolvidos nas

atividades do

programa

Vejo a mudança de valores das crianças ao longo do

projeto e como os professores ficam mais motivados.

Estamos construindo não só espaços encantados na

escola, mas também uma educação que faça sentido e que

melhore as relações entre as pessoas. O Instituto Nissan é

parte integrante dessa formação humanizada.”

(13)

3. Projetos próprios

24 25

C

om o objetivo de promover um espaço de comparti-lhamento de conhecimento e boas práticas e ofere-cer um novo olhar sobre o uso dos recursos naturais no dia a dia da fábrica da Nissan em Resende (RJ), o Instituto Nissan lançou, em 2019, o programa Rota Sustentável. O pro-jeto une os três pilares de sustentabilidade da Nissan – am-biental, econômico e social – e busca aproximar a empresa da comunidade na qual está inserida, posicionando-a como um aliado importante para a construção do desenvolvimen-to terridesenvolvimen-torial sustentável.

Em 2019, foram realizadas três edições do Rota Sustentável, que contaram com a participação de 63 alunos de ensino fun-damental da Escola Municipal Jardim das Acácias e da Escola Professor Oswaldo da Rocha Camões, ambas em Resende. O público, com idades entre 11 e 15 anos, foi definido de forma estratégica tendo em vista que é nessa faixa etária que estão os principais atores que podem contribuir para a promoção da transformação social em médio e longo prazos.

3.3

Rota

Sustentável

O Rota Sustentável é desenhado no for-mato de caça ao tesouro e consiste em uma visita guiada à fábrica da Nissan do Brasil. Os jovens devem seguir um roteiro que inclui um quiz com pergun-tas que os estimulam a identificar os pontos sustentáveis de cada área da fábrica sinalizados em um mapa – os quais são apresentados sob a forma de charada para que os alunos, divididos em grupos, descubram de qual deles o facilitador está falando.

A cada resposta correta, a equipe é contemplada com uma peça de um quebra-cabeças gigante. Ao final, com todas as peças reunidas, a dinâmica revela a imagem do Super Folhinha, o mascote do projeto. A equipe que acu-mular mais peças passeia pela empre-sa com o carro elétrico Nisempre-san LEAF e vê na prática o conceito da Nissan In-telligent Mobility, a visão da marca para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e inte-grados à sociedade.

(14)

Ao longo da visita, os participantes do Rota Sustentável têm a oportunidade de fazer um tour completo pelo Complexo Industrial de Resende e conhecer os 14 pontos nos quais os conceitos de sustentabilidade da Nissan podem ser vistos na prática.

Um deles é a utilização dos AGV’s (Automatic Guided Vehicles), veículos guiados automaticamente que otimizam o tempo, facilitando o processo e o transporte dos carros na linha de produção, e eliminam a emissão de gases de efeito estufa, já que utilizam baterias elétricas recarregáveis. Também é apresentado para os jovens o projeto de iluminação da planta, que aproveita ao máximo a luz natural e utiliza lâmpadas de LED, as quais têm um aproveitamento de energia 80% maior em comparação à iluminação incandescente.

O tour passa ainda pela central de tratamento e reciclagem de resíduos – todos enviados para empresas especializadas e licenciadas ou reaproveitados no próprio processo. Os jovens aprendem que a preocupação da Nissan com o meio ambiente também é visível do lado de fora: o entorno da unidade industrial conta com um cinturão verde de 12 hectares ocupados por árvores de 20 espécies do bioma local.

Pontos sustentáveis

Acredito que a parceria entre empresas e escolas é uma forma

de fazer nossos jovens sonharem com um futuro mais promissor.

O Rota proporcionou aos estudantes a possibilidade de conhecer

na prática as soluções sustentáveis nos processos produtivos, e

a mudança de atitude deles na escola deixou evidente o quanto

foram impactados pelo projeto.”

(15)

4. Projetos apoiados por meio de Edital

28 29

Projetos

apoiados por

meio de Edital

4

A

lém de desenvolver nossos próprios projetos, o

Institu-to Nissan acredita que existem grandes inciativas já idealizadas por outras pessoas e que precisam apenas de um apoio para que se fortaleçam e atinjam seus objetivos. Por isso, em outubro de 2018, foi lançado o 1º Edital de Projetos

Sociais do Instituto Nissan, que selecionou cinco iniciativas para serem financiadas ao longo de 2019, renovando a rede de parceiros da organização. Confira a seguir os resultados con-quistados por cada um desses projetos no último ano e um resumo do impacto que eles geraram na vida das pessoas.

(16)

Resultados conquistados em 2019

36

mutirões realizados

em seis cidades: Rio de

Janeiro, São Paulo, Brasília,

Maceió, Belo Horizonte e

Goiânia

6.482

pessoas

impactadas pelos fóruns

de acessibilidade

7.422

novos usuários

cadastrados

2.692

estabelecimentos

com baixa acessibilidade

receberam cartilhas com

instruções educativas para

aprimorar a sua estrutura

1.514

novos locais

cadastrados

408

novos voluntários

contribuíram para o projeto

8

fóruns de acessibilidade

feitos em cidades como

Ribeirão Preto, São José

dos Campos, Rio de Janeiro,

Goiânia, São Paulo, Belo

Horizonte, Araxá e Caxias

4.1 - Mobilidade

Brasil Acessível – Biomob

Soluções Digitais

Promover a inclusão por meio da educação e do incentivo à mobilidade, disponibilizando um aplicativo prático e gratuito com informações sobre acessibilidade, é o principal objetivo do Biomob. Ele busca também conscientizar a iniciativa pri-vada, a sociedade civil e prefeituras sobre a importância da acessibilidade e orientá-los sobre como melhorá-la de acor-do com a legislação vigente.

A plataforma é o único projeto do eixo mobilidade apoiado pelo Edital de Projetos Sociais de 2019 e seu es-copo prevê a ampla colabora-ção de usuários para ajudar a promover a inclusão. Além disso, o Biomob organiza eventos e debates em di-versos municípios, durante os quais leva a discussão sobre as temáticas da mo-bilidade e da acessimo-bilidade. Estima-se que o projeto aten-da a 5 mil pessoas diretamen-te e 20 mil indiretamendiretamen-te.

O Instituto nos elevou a um outro patamar. Promovemos novas ações, aumentamos em mais de cinco vezes o nosso número de usuários e conseguimos passar de startup para uma empresa, conquistando um crescimento equilibrado e consolidado.”

(17)

4. Projetos apoiados por meio de Edital

32 33

4.2 - Educação Profissionalizante

Trajetórias: Formação Profissional

para Mulheres da Maré – Redes de

Desenvolvimento da Maré

“Trajetórias: Formação Profissional para Mulheres da Maré”, desenvolvido pela Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, é um projeto de educação profissionalizante, inserção e manutenção no mercado de trabalho para mulheres da co-munidade da Maré, uma das maiores da zona norte do Rio de Janeiro, considerando os contextos social e econômico do local. Por meio de um conjunto de ações complementares, o pro-jeto busca fortalecer as trajetórias profissionais e existenciais de moradoras da Maré. Para tal, oferece cursos profissionali-zantes de Gastronomia e Assistente de Cabeleireiro, os quais contribuem para ampliar a autonomia financeira e promover a articulação com as dinâmicas econômicas do território. O Mulheres da Maré realiza ainda acompanhamento individualizado para desenvolvimento de

estra-tégias de inserção profissional das alunas como estagiárias ou trabalhadoras, com impacto direto na geração de renda de cada uma delas, e oferece atendi-mento interdisciplinar feito por uma equipe composta com profissionais de Direito, Serviço Social e Psicologia.

O projeto Trajetórias era um

desejo antigo, materializado

por meio do Instituto Nissan.

Pudemos olhar para as

mulheres de uma forma mais

específica, atendendo às suas

necessidades e oferecendo

capacitação para um público

maior do que o de costume.”

Mariana Aleixo, da Casa das

Mulheres da Maré

Resultados conquistados em 2019

207

mulheres

participaram dos

cursos oferecidos

pelo projeto

Trajetórias

92

alunas

fizeram o curso

de Gastronomia

Básica

102

mulheres

compareceram

às oficinas de

gênero, trabalho

e cidadania

8

novos

empreendimentos

foram abertos pelas

mulheres a partir

da capacitação

ofertada

92

alunas

cursaram o Maré

de Belezas

80

mulheres

aumentaram

sua renda após

participação no

projeto

23

alunas

participaram

do curso de

Gastronomia

Avançada

75

mulheres

certificadas

pelos cursos

foram inseridas

no mercado de

trabalho

193

mulheres

foram atendidas

nos plantões do

projeto

(18)

4.3 - Tecnologia & Inovação

Rio de Luz – Associação Um

Litro de Luz Brasil

A Associação Um Litro de Luz Brasil tem como pro-pósito levar iluminação a locais em situação de vul-nerabilidade econômica e social que têm acesso precário à iluminação pública. Isso é feito por meio de uma solução simples, acessível e sustentável, que utiliza garrafas plásticas, painéis solares e lâm-padas de LED, entre outros materiais. A tecnologia, nomeada e posteriormente patenteada como Lâmpada de Moser, foi desenvolvida pelo brasilei-ro Alfredo Moser, em 2002, durante um apagão em Uberaba (MG), onde morava.

Em 2019, o projeto contemplou as áreas coletivas e vias públicas das seguintes comunidades: Jardim Gramacho e Parque das Missões (Duque de Caxias, RJ), Aldeia Mata Verde Bonita (Maricá, RJ), Quilombo Santa Justina/Santa Isabel (Mangaratiba, RJ) e Tribo Damasceno (São Paulo, SP). Além da iluminação e, consequentemente, da melhoria na qualidade de vida dos moradores, foi realizado um trabalho de engajamento comunitário e senso de coletividade, contribuindo para o empoderamento dessas pes-soas e estimulando a consciência ambiental, espe-cialmente no que se refere à energia limpa.

Como a tecnologia funciona

Os postes instalados são compostos por materiais como garrafas PET, painéis solares, baterias, circuitos, lâmpadas de LED e canos de PVC. Por meio da incidência da luz do sol na placa solar, é gerada a energia que alimenta a bateria durante o dia. Quando escurece, o circuito utiliza a energia armazenada na bateria para alimentar a lâmpada de LED, que permanece acesa a noite toda. Ao amanhecer, o dispositivo se apaga automaticamente. São soluções não somente acessíveis, mas também ecologicamente

sustentáveis.

Resultados conquistados em 2019

240

postes ou

lampiões solares

instalados ou

distribuídos

11.440

moradores

habitam as

comunidades

beneficiadas pelo

projeto

79%

dos

moradores

entrevistados

na pesquisa

de satisfação

disseram que a

solução aumentou

a sensação de

segurança

62%

dos

entrevistados

relataram redução

de riscos em geral

64,74%

de

economia sobre o

valor que seria gasto

em uma solução

similar

45%

dos

entrevistados

afirmaram ter tido

uma melhoria na

vida social após as

ações do projeto

150

pessoas

(adultos e crianças)

participaram de

ações relacionadas a

questões ambientais

e de sustentabilidade

2

ações

relacionadas a

questões ambientais

e sustentabilidade

foram promovidas

280

moradores

participaram

dos mutirões e

da zeladoria das

soluções

7

comunidades

impactadas pelo

projeto

“O patrocínio potencializou nosso impacto social. O Instituto Nissan nos apoiou em todas as ações por meio da participação de seus voluntários em atividades nas comunidades e do acompanhamento e do suporte oferecidos em todas as etapas do projeto. No fim, alcançamos muito mais comunidades do que o previsto, inclusive uma indígena e uma quilombola – algo inédito para a Litro de Luz até então.”

(19)

4. Projetos apoiados por meio de Edital

36 37

4.4 - Meio Ambiente

Barra Mansa + Ecológica e

Sustentável - Fundação Mokiti

Okada

O público principal do projeto são os produtores familiares dos assentamentos da Fazenda do Salto e do Vale do Milanês, loca-lizados em Barra Mansa (RJ), que enfrentam limitações na pro-dução e comercialização de seus insumos agrícolas, cujo baixo valor agregado contribui para agravar ainda mais a situação. A capacitação dessas pessoas em agrofloresta e agricultura or-gânica ajuda a suavizar esse entrave, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação ambiental e reduz a emissão de gases de efeito estufa.

O projeto também teve como metas a regeneração de nascen-tes em diferennascen-tes propriedades; a redução da emissão de CO2 como consequência da diminuição do uso de adubo químico e defensivos agrícolas; e a promoção de aulas e oficinas de edu-cação ambiental na Escola Municipal Bartolomeu Anacleto, que atende aos filhos dos produtores do assentamento.

Uma iniciativa extra, não prevista no início do ano, também foi realizada: um mutirão de plantio de mudas, que impactou dire-tamente 130 pessoas, entre crianças, jovens e adultos dos muni-cípios fluminenses de Engenheiro Paulo de Frontin, Volta Redon-da, Pinheiral, Barra Mansa, Porto Real, Resende e Itatiaia.

Resultados conquistados em 2019

9.167

mudas

de árvores

nativas inseridas

no plantio

agroflorestal

245

crianças

participaram das

oficinas de Educação

Ambiental na

Escola Municipal

Bartolomeu Anacleto

9

oficinas teóricas

e práticas realizadas

com os agricultores

42

agricultores

participaram das

oficinas

6

agricultores já

estão comercializando

produtos

agroecológicos

22

professores

e funcionários

capacitados por

meio das oficinas

5

disciplinas da

escola conseguiram

inserir assuntos de

educação ambiental

como metodologia

pedagógica após as

atividades do projeto,

provando que o tema

é transversal

157 km

2

de mata local

recuperadas com

as atividades de

regeneração das

nascentes

20

nascentes

regeneradas

graças às

iniciativas do

projeto

Criamos oportunidades de

aprendizado e tivemos um

retorno muito positivo dos

agricultores, das crianças e

da comunidade como um

todo ao longo do projeto.

Os produtores não teriam

condições financeiras ou

estrutura para se capacitarem

se não fosse pelo projeto.

Outra conquista muito

importante foi a regeneração

das nascentes.”

Leandro Amado, da Fundação

(20)

4.5 - Juventude e Oportunidade

Fundação Gol de Letra

O Juventude e Oportunidade busca promover a formação pessoal de jovens e adultos – de 16 a 29 anos, prioritariamente – do bairro do Caju (zona portuária do Rio) e adjacências por meio de acompanhamento social que foca na promoção da qualidade de vida. Para tanto, o projeto oferece oito cursos de qualificação: As-sistente Administrativo, Operador de Computa-dor, Auxiliar de Logística Portuária, Alimentador de Linha de Produção, Instalador Eletricista de Baixa Tensão, Pintura, Funilaria e Eletricista Au-tomobilístico.

Toda a preparação para acesso ao mer-cado de trabalho é acompanhada por uma equipe de serviço so-cial e um tutor educacional que atuam junto ao jovem e à sua família na promo-ção da cidadania. A meta é romper o ciclo de pobreza, desemprego ou subem-prego, falta de formação técnica e escolarização pre-sentes no território do Caju.

Resultados conquistados em 2019

9

cursos

profissionalizantes

oferecidos

224

alunos

matriculados

86

alunos

receberam

assessoria

para participar

de processos

seletivos e

concorreram

a vagas

relacionadas à sua

capacitação

25

pessoas

inseridas no

mercado formal

após a capacitação

2

alunos formaram seus próprios

negócios após a tutoria da

Fundação Gol de Letra

76%

dos alunos

se declararam aptos

a procurar emprego

ou a gerar renda na

área de formação

155

concluíram

os cursos

O Instituto Nissan é o principal parceiro do Programa Juventude e

Oportunidade e nos permite seguir contribuindo para a formação pessoal

e profissional de jovens e adultos do bairro do Caju. Os resultados de 2019

nos dão segurança para seguir trabalhando em busca de alternativas que

promovam a mudança na realidade socioeconômica dessas pessoas e de

suas famílias por meio da educação.”

Crislaine Lima, da Fundação Gol de Letra

O programa é uma ação de formação edu-cacional para o mundo do trabalho que contempla três estratégias: qualificação profissional, formação educacional básica e orientação ao empreendedorismo.

O Juventude e Oportunidade é apoiado pelo Instituto Nissan desde meados de 2013. Porém, após a reformulação das dire-trizes da entidade ocorrida em 2018, o proje-to também participou do Edital e foi um dos selecionados para receber apoio ao longo de 2019.

(21)

5. Outras parcerias

40 41

Outras

parcerias

5

5.1 - Instituto Ver e Viver

Como você vê o mundo?

O

“Como você vê o mundo?” é uma parceria entre o Instituto Nissan e o Instituto Ver e Viver, braço social do Grupo Essilor – empresa fabricante de lentes oftálmicas, líder mundial no segmento. A iniciativa tem como objetivo a promoção de saúde visual de dois públicos prioritários: crianças e adolescentes e motoristas profissionais.

O primeiro é atendido desde 2015, quando os dois institu-tos estabeleceram a parceria motivados principalmente pela constatação de que a baixa visão representa um en-trave para a plena aprendizagem, além da relação do Ins-tituto Nissan com a temática da educação. Foi assim que o “Como você vê o mundo?” passou a promover exames de acuidade visual junto a organizações e projetos sociais que atendem a alunos de escolas públicas em regiões próximas às unidades de negócios da Nissan.

Ainda pensando em beneficiar crianças e adolescentes, é feita também a doação de lentes para o projeto Diniz So-cial, das Óticas Diniz – que, por sua vez, doam as armações e a montagem e realizam as suas próprias ações sociais para entrega desses óculos em suas mais de 700 lojas es-palhadas pelo Brasil.

(22)

A partir de 2018, o Instituto Nissan amplia o seu eixo de mo-bilidade social e motoristas profissionais passam a formar o segundo público prioritário do projeto. A decisão veio do alinhamento entre o Instituto Ver e Viver e o Instituto Nissan em apoio à campanha “Action for Road Safety”, da FIA (Fe-deração Internacional de Automobilismo), que tem como premissa a conscientização dos motoristas em relação a um trânsito mais seguro.

O projeto foi redesenhado, adicionando o ciclo completo da correção visual para motoristas profissionais que inclui: triagem, consulta com um oftalmologista e encaminha-mento para a compra de óculos com valores acessíveis. Ao longo dos quatro anos de parceria entre o Instituto Nissan e o Instituto Ver e Viver, foram atendidas mais de 100 mil pessoas. Todos os mutirões contaram com a par-ticipação de voluntários das duas instituições e de médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Resultados conquistados em 2019

Resultados

conquistados

em 2019

Geral

Público – ONGs e projetos sociais:

Público – Motoristas profissionais:

36.139

pessoas

impactadas pelos

atendimentos

realizados durante

os mutirões ou pela

doação de lentes

5.835

pessoas atendidas

entre crianças, idosos e

voluntários de organizações

não-governamentais

1.044

óculos

entregues

25

mutirões

de atendimento

realizados em sete

estados brasileiros,

com foco especial

nas regiões Norte e

Nordeste

1.541

pessoas

com acesso a um

oftalmologista pela

primeira vez na vida

3.615

profissionais

atendidos nas

triagens feitas nos

diversos mutirões

realizados

26.689

lentes doadas

para o projeto

Diniz Social

1.706

profissionais

adquiriram os

óculos por meio

do programa

14

mutirões, sendo cinco em

instituições no Rio de Janeiro,

quatro em São Paulo e um em

Brasília e em estados como

Paraná, Ceará e Pará

29.439

óculos

ou lentes fornecidos

gratuitamente

ou com preços

acessíveis

Acredito que as empresas se tornaram

os principais agentes fomentadores da

transformação social. E, nesse sentido, o ‘Como

você vê o mundo?’ é um belo exemplo de projeto

com alcance em escala nacional. Por meio dele, já

levamos o ciclo completo da correção visual para

crianças, jovens e adultos de norte a sul do Brasil,

passando inclusive por favelas do Rio de Janeiro e

comunidades ribeirinhas na Floresta Amazônica.”

(23)

5. Outras parcerias

44 45

5.2 – Meetup Impacto

O

rganizado pelo Instituto Ekloos, o Meetup Impacto surge como uma iniciativa pioneira que busca criar uma rede de pessoas e organizações que provoquem e fomentem o impacto social no estado do Rio de Janeiro. Du-rante encontros presenciais mensais, representantes de organi-zações da sociedade civil, institutos, fundações, áreas de respon-sabilidade social empresarial, empreendedores sociais e outras pessoas que atuam no segmento puderam criar ou aprofundar seus laços, inspirar-se por meio do compartilhamento de ações e boas práticas e firmar parcerias para atividades em conjunto. A cada encontro, duas ou três organizações foram convidadas para falar sobre o seu legado de impacto. Enquanto empresas e institutos compartilharam suas políticas de investimento so-cial, organizações e negócios sociais mostraram como obtêm e mensuram seus resultados. Outro tema discutido por todos foi a forma de comunicação de suas atividades para a socieda-de. Ao fim de cada evento, um tempo era reservado ainda para conversas que estreitaram o networking.

Devido à relevância do projeto, o Instituto Nissan tornou-se um dos apoiadores do Meetup Impacto. Sua participação ativa se deu por meio da divulgação de suas próprias iniciativas e da in-dicação e facilitação para a construção do contato com outras organizações que também compuseram o quadro de atrações.

Resultados conquistados em 2019

1.607

inscritos

nos encontros

696

participantes

19

organizações

se apresentando

8

realizadas

edições

200

organizações

envolvidas

Foi por meio do apoio

do Instituto Nissan que

conseguimos viabilizar

o Meetup, reunindo

pessoas que querem

gerar impacto no

estado do Rio de Janeiro.

Os resultados foram

maravilhosos, com um

número significativo

de participantes e

eventos lotados.”

Andrea Gomides, do Instituto Ekloos

(24)

6. Voluntariado

46 47

Voluntariado

6

O

s funcionários da Nissan do Brasil também são

engajados e comprometidos com as ações do Ins-tituto Nissan. Para isso, existe um amplo programa de voluntariado aberto para todos os funcionários da empresa, in-cluindo terceiros, estagiários e familiares. Denominado Voluntá-rio de Valor, o grupo participa de projetos dentro e fora da Nissan. Na empresa, os voluntários atuam como embaixadores que ajudam a compartilhar os nossos valores. É por meio deles que engajamos outros colegas sobre temas importantes do nosso dia a dia, como respeito à diversidade e conscientização am-biental. Fora, eles realizam atividades educativas, culturais, so-ciais, campanhas de doação e mutirões. Tudo isso para ajudar a construir uma relação de parceria e proximidade com a comu-nidade do entorno das nossas operações e promover o desen-volvimento desses locais.

Acreditamos no potencial transformador que atitudes de volun-tariado representam para o desenvolvimento local e também para o crescimento pessoal de cada indivíduo. Dessa forma, o Instituto Nissan está sempre buscando meios de engajar mais participantes e torná-los cada vez mais conscientes e compro-metidos com a realização de ações de maneira permanente, gerando resultados expressivos.

(25)

6. Voluntariado

48 49

Algumas iniciativas realizadas em 2019

Campanha Natal Solidário

Funcionários da Nissan realizaram a doação de presentes para crianças e idosos de instituições carentes das regiões em que a empresa atua. Ao todo, 400 pessoas de cinco instituições foram beneficiadas pela ação.

Resultados conquistados em 2019

44

instituições

beneficiadas pelas

ações promovidas

pelo programa de

voluntariado

304

funcionários

cadastrados oficialmente

como voluntários e

participando de pelo

menos uma ação do

programa no ano

6.097

pessoas

impactadas

pelas ações

do programa

Voluntário de Valor

39

ações

realizadas

com apoio dos

Voluntários de Valor

120

horas de

ações voluntárias

6

pelos próprios

ações idealizadas

funcionários

As ações de voluntariado promovem a conscientização e nos colocam

em contato com realidades diferentes das nossas. Além disso, elas nos

ajudam a ter empatia pelo próximo. Eu fico muito feliz com os resultados

porque é gratificante ver os sorrisos das pessoas que a gente ajuda.”

Aprendemos muito quando nos dispomos a ajudar o próximo. Ao fim de cada

ação, o sentimento que fica é o de gratidão. Colaborar para o crescimento de

outras pessoas nos motiva enquanto profissionais e nos faz perceber o quão

importante é estar em uma empresa que valoriza esse conceito.”

Viviani Estasi, funcionária da Nissan e Voluntária de Valor

Vitor Mondaini, funcionário da Nissan e Voluntário de Valor

Dia do Servir

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, foi realizado o Dia do Servir. Os funcionários foram convidados a impactar positivamente a sociedade com grandes ações realizadas simultaneamente em diferentes locais, como a reforma de uma escola, a limpeza de uma praia e de um parque e a arrecadação de produtos para doação. Foram 129 voluntários, mais de mil beneficiados e 11 horas ajudando o próximo.

(26)

Mentoria de Valor

Com o objetivo de gerar uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional para administradores e responsáveis de ONGs, o programa Mentoria de Valor realizou duas edições em 2019 – uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Os encontros contaram com a participação de 26 funcionários voluntários e membros de 18 ONGs.

A mentoria abordou Gestão de Pessoas, Jurídico, Comunicação, Marketing e Redes Sociais,

Planejamento Financeiro, Captação de Recursos, Planejamento e Gestão.

Mundo das Profissões

Realização de palestras na Escola Municipal Dona Mariúcha, no município de Resende (RJ), para apresentar a jovens do ensino médio diversas profissões e seus respectivos campos de atuação. Para isso, 17 funcionários voluntários de diferentes áreas compartilharam suas experiências com 64 alunos, buscando esclarecer suas dúvidas e ajudá-los na escolha de suas carreiras profissionais.

Lacre de Valor

Sugerida por duas voluntárias do Instituto Nissan, a ação Lacre de Valor foi um grande sucesso. Funcionários da fábrica da Nissan em Resende (RJ) se mobilizaram e conseguiram arrecadar mais de 60 quilos de lacres de latinhas, posteriormente trocados por uma cadeira de rodas doada para um asilo da região.

(27)

7. Balanço financeiro 52 53

Balanço

financeiro

7

Notas explicativas às demonstrações financeiras 31 de dezembro de 2019 (Em milhares de reais) Ativo

Circulante

Caixa e equivalente de caixa1 = R$ 1.206.006,00 Outros ativos circulantes= R$ 2.507,00

Total do ativo = R$ 1.208.513,00 Passivo

Circulante

Impostos a pagar = R$ 2.294,00

Salários e encargos a pagar = R$ 7.550,00 Outras Contas = R$ 758,00

Total do passivo = R$ 10.602,00 Patrimônio Social

Patrimônio Social = R$ 1.197.911,00

Total do Patrimônio Social = R$ 1.197.911,00 Notas explicativas

1. Caixa e equivalente de caixa: Os valores são mantidos

em Investimento CDB, sendo resgatados somente para utilização operacional.

Demonstração do Resultado do Exercício

31 de dezembro de 2019 (Em milhares de reais) Receitas

Donativos e Doações Recebidas = R$ 1.548.046,24 Receita Liquida de Aplicação Financeira = R$ 7.026,89

Total Receitas = R$ 1.605.073,13 Despesas

Despesas dos atos Sociais = R$ 2.676.451,90 Impostos e Contribuições = R$ 21.724,38 Total Despesas = R$ 2.698.176,28 Déficit líquido do Exercício = R$ 1.093.103,15

(28)

Referências

Documentos relacionados

Expor de que forma se deu o ensino experimental de Química no primeiro centenário do colégio padrão do Ensino Secundário brasileiro e onde o ensino de ciências naturais teve o

Bolsa Impermeável para a praia Bolsa com cordão para pescoço Membros associados: 1,75€ Não sócios: 2,00€. Portes de

Mesmo produzindo divisas e o Pará arrecadando mais da metade da renda gerada, contribuindo para o PIB dos seus municípios, essas contribuições econômicas têm pouca

Para chegar a este resultado, é fundamental renovar a própria conceção de marketing, que não pode ser visto mais como uma atividade isolada. É preciso que a realidade do

Por exemplo: quando você tem a impressão de que alguém quer deixar o sistema, você testa isso deixando essa pessoa dar uns passos para a frente e então pedindo a ela que diga se

posição aberta pelo came abridor de válvulas de gás, liberando a passagem do mesmo para o recipiente (garrafa pet).. y  A passagem do gás ocorre pelo tubo de retorno de

PPGAU - LINHA DE PESQUISA 2: POLÍTICA E PROJETO DA HABITAÇÃO SOCIAL Coordenação: Profa..

A validade de construto da autoadministração do FSQ-Brasil e da entrevista por telefone foi avaliada verificando seus resultados com o diagnóstico de fibromialgia, de