• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV EDITAL Nº 334/2013. CARGO Técnico em Telefonia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV EDITAL Nº 334/2013. CARGO Técnico em Telefonia"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CARGO

Inscrição

Sala

Coloque, de imediato, o seu número de inscrição e o número de sua sala

nos retângulos abaixo.

Data: 20 de outubro de 2013.

Duração:

04 horas

Concurso Público para Provimento de Cargos

Técnico-Administrativos em Educação

EDITAL Nº 334/2013

Técnico em Telefonia

 PROVA I – Língua Portuguesa – Questões de 01 a 20

 PROVA II – Conhecimentos Específicos – Questões de 21 a 50

CADERNO DE PROVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

COORDENADORIA DE CONCURSOS – CCV

(2)

Técnico em Telefonia Língua Portuguesa Pág. 2 de 13

Prova I – Língua Portuguesa

20 questões TEXTO 1 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46

“Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons", já asseverava Carlos Drummond de Andrade. Distante da era em que ter mais de 60 anos significava deixar para trás uma alma jovem, a produtividade e a qualidade de vida, e estar sentado num sofá assistindo televisão, a terceira idade hoje ganha espaço no mercado de trabalho, aproveita as horas de lazer não só com os netos, mas busca opções mais arrojadas como dança, viagens e passeios com os amigos. Se o conhecimento leva à colheita da sabedoria, esses 23,5 milhões de brasileiros, na casa das pessoas com mais de 60 anos, o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas, buscam alternativas para uma vida mais saudável e feliz. A população no Brasil está envelhecendo. Entre 2009 e 2011 este grupo da terceira idade aumentou em 7,6%, ou seja, alcançando a casa de 21,7 milhões de pessoas naquele referido período.

Em 2050, 30% da população brasileira terá mais de 60 anos se aproximando neste item ao modelo europeu e americano no que diz respeito à terceira idade, com aumento nas preferências até mesmo de agências de viagens, com pacotes específicos para os mesmos, bem como outras possibilidades de entretenimento, com consumos compatíveis aos vários níveis sociais. No que se refere ao mercado de trabalho já não têm intenção de se aposentar tão cedo, e mesmo quando ocorre este fato continuam na ativa, buscando outras ocupações. Na verdade, o mercado laboral tem horários mais flexíveis e mais número de pessoas com ofícios em casa, cada vez mais autônomos nos trabalhos mais distintos e setores diversos. A intenção é minimizar a jornada de trabalho sem necessitar da aposentadoria

O Ministério do Trabalho informa que no ano de 2010 o número de trabalhadores assalariados com mais de 65 anos cresceu 12%, o dobro da média dos anos anteriores. Também aumenta o número de pessoas que depois dos 50 anos querem provar um ofício diferente, ainda que com contratos por tempo limitado, ou prestação de serviços. Esse mercado também tem absorvido maior número de pessoas com mais de 60 anos, haja vista que a população está envelhecendo. Assim, pessoas da terceira idade, em geral aposentados, com qualificação e especialização são chamadas a ocupar espaços no mercado de trabalho, já que em algumas áreas faltam profissionais experientes.

A iniciativa privada já está atenta às oportunidades originadas pelo envelhecimento da população. Nos Estados Unidos, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), criou, no final da década de 90, o AgeLab, um verdadeiro laboratório de estudos voltado para a longevidade, desenvolvendo instrumentos para orientar as indústrias na confecção de novos produtos para esta faixa etária, ocupando outros nichos na economia.

Paradigmas da idade são quebrados, sobretudo na área do turismo no Brasil. No programa criado pelo governo federal Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, entre 2007 e 2010, dados levantados demonstram que mais de 600 mil pacotes turísticos foram vendidos para a melhor idade. Saúde, vida social e segurança financeira se destacam nos quesitos mais valorizados pelos idosos. Estar bem com o próprio corpo, sabendo das barreiras, mas procurando ultrapassar limitações é questão fundamental, se valendo de exercícios físicos e alimentação equilibrada e benéfica.

Dados estatísticos apontam que a longevidade brasileira aumenta a cada ano. Se em 1990 a expectativa de vida era de 66,9 anos, a previsão para o ano de 2050 é de 81,3 anos, um número bastante significativo. Entre os itens que mais prejudicam a longevidade estão: os alimentos gordurosos, sedentarismo, estresse, sobrepeso e a higiene oral. Mais de 70% da população idosa depende do sistema público de saúde. Por volta de 2015, a população idosa economicamente ativa deve crescer em torno de 3,6% ao ano. Carlos Drummond de Andrade estava certo: na velhice, a felicidade pode estar numa caixa de bombons, mas também pode estar na saúde, na segurança de estar amparado pela família e os amigos tendo a oportunidade de escancarar as janelas e sentir a vida tal qual ela é: Mágica. Só depende de nós.

LISITA, Bruno. Envelhecer rejuvenescendo. Diário da Manhã, 15/05/2013. Adaptado. Disponível em: <http://www.dm.com.br/texto/112841-envelhecer-rejuvenescendo>. Acesso em 02 out. 2013.

(3)

01. Segundo o texto 1, é correto afirmar que atualmente a terceira idade: A) destina todo o tempo livre às diversões com os amigos.

B) conquista espaço no mercado e boas opções de lazer. C) busca tratamentos alternativos para uma vida longa. D) dedica o tempo livre às brincadeiras com os netos. E) torna-se improdutiva e sem qualidade de vida.

02. No trecho “Na verdade, o mercado laboral tem horários mais flexíveis” (linhas 16-17), o adjetivo sublinhado pode ser substituído, sem modificar o sentido da frase, por:

A) de turismo. B) de controle. C) de diversão. D) de trabalho. E) de produção.

03. Assinale a alternativa cujos itens, segundo o texto, são prioritários para uma velhice tranquila. A) Saúde, alimentos gordurosos, vida social.

B) Vida social, saúde, segurança financeira. C) Sedentarismo, saúde, alimentos gordurosos. D) Segurança financeira, viagens, sedentarismo. E) Alimentos gordurosos, sedentarismo e viagens.

04. Considerando o texto acima em relação a seu propósito comunicativo, é correto afirmar que se trata de: A) um diálogo proposto por Drummond entre a juventude e a velhice.

B) um relato das experiências das pessoas que chegam à terceira idade. C) um artigo informativo sobre as pessoas que chegam à melhor idade. D) uma explicação dos fatores que influenciam o bem-estar dos idosos. E) um texto de opinião acerca dos benefícios obtidos pela longevidade.

05. Assinale a alternativa cujo trecho exibe recursos expressivos com sentido conotativo da linguagem. A) “Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons” (linha 01). B) “(...) a terceira idade hoje ganha espaço no mercado de trabalho, aproveita as horas de lazer não só

com os netos, mas busca opções mais arrojadas como dança, viagens e passeios com os amigos” (linhas 04-06).

C) “No que se refere ao mercado de trabalho já não têm intenção de se aposentar tão cedo, e mesmo quando ocorre este fato continuam na ativa, buscando outras ocupações” (linhas 14-16).

D) “O Ministério do Trabalho informa que no ano de 2010 o número de trabalhadores assalariados com mais de 65 anos cresceu 12%, o dobro da média dos anos anteriores” (linhas 20-21).

E) “(...) na velhice, a felicidade pode estar numa caixa de bombons, mas também pode estar na saúde, na segurança de estar amparado pela família e os amigos tendo a oportunidade de escancarar as janelas e sentir a vida tal qual ela é” (linhas 43-46).

06. Assinale a alternativa em que as palavras têm o mesmo número de letras e fonemas. A) Conhecimento.

B) Aproximando. C) Prejudicam. D) Estresse. E) Velhice.

Com base no texto 1, responda às questões 01 a 11. .

(4)

Técnico em Telefonia Língua Portuguesa Pág. 4 de 13 07. Assinale a alternativa em que o complemento verbal sublinhado em “estar sentado num sofá assistindo

televisão” (linhas 03-04), comum na língua oral, deveria ser substituído pelo pronome correspondente, de acordo com a norma padrão.

A) “estar sentado num sofá assistindo ela”. B) “estar sentado num sofá lhe assistindo”. C) “estar sentado num sofá assistindo a ela”. D) “estar sentado num sofá assistindo nela”. E) “estar sentado num sofá assistindo-lhe”.

08. No trecho “A iniciativa privada já está atenta às oportunidades originadas pelo envelhecimento da população” (linhas 27-28), o termo sublinhado exerce a função sintática de núcleo do:

A) complemento nominal. B) adjunto adnominal. C) objeto indireto. D) substantivo. E) adjetivo.

09. Assinale a alternativa em que o “se” apresenta a mesma classificação que em “Se o conhecimento leva à colheita da sabedoria...” (linha 06).

A) “30% da população brasileira terá mais de 60 anos se aproximando neste item ao modelo europeu” (linhas 11-12).

B) “No que se refere ao mercado de trabalho...” (linhas 14-15). C) “já não têm intenção de se aposentar tão cedo” (linha 15).

D) “se valendo de exercícios físicos e alimentação equilibrada e benéfica” (linha 37). E) “Se em 1990 a expectativa de vida era de 66,9 anos...” (linhas 38-39).

10. Acerca da pontuação do trecho: “No que se refere ao mercado de trabalho já não têm intenção de se aposentar tão cedo, e mesmo quando ocorre este fato continuam na ativa, buscando outras ocupações” (linhas 14-16), observa-se corretamente que:

A) deveria haver vírgula após o trecho “mercado de trabalho”. B) isolar “mesmo quando ocorre este fato” entre vírgulas é opcional. C) falta uma vírgula entre “intenção” e a oração completiva nominal. D) apesar de longo, todo o período poderia dispensar qualquer vírgula. E) a vírgula após “cedo” é obrigatória por anteceder oração coordenada.

11. Assinale a alternativa em que a concordância verbal admite mais de uma flexão. A) 30% dos brasileiros terão mais de 60 anos.

B) 1% da população brasileira terá mais de 60 anos. C) 30% da população brasileira terão mais de 60 anos. D) Os 30% da população brasileira terão mais de 60 anos. E) Aqueles 30% da população brasileira terão mais de 60 anos.

(5)

TEXTO 2 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46

A indignação aparentemente sem objeto, levando a manifestações de massa espontâneas, sem liderança e sem organização, finalmente chegou ao Brasil. Surpreendente é que tardasse a chegar por aqui.

Esses levantes de indignação têm algumas características comuns e outras singulares, ligadas à conjuntura de cada país. Autocracia aqui, crise econômica ali, corrupção acolá. Muitas vezes um tanto de tudo isso junto. Em comum, têm a espontaneidade, o uso das redes sociais para alastrar a convocação e a articulação das manifestações, a insatisfação, a desconfiança, a ausência de lideranças e os alvos múltiplos: poder, imprensa, empresas. De todos se diz que não têm um objeto claro. Não têm mesmo, eles refletem pautas fragmentadas de sociedades fragmentadas. As pessoas não se juntam porque seguem liderança coletiva, ou para demandar itens de uma pauta coletivamente acordada em algum espaço institucionalizado. Vão para as ruas por contágio. O espaço público se transforma em um palco onde pautas singularizadas promovem encontros espontâneos e transitórios entre indivíduos movidos por sentimentos, valores e visões diferentes. Essa individualização do movimento de massas desconcerta e espanta.

(...)

Eles se colocam por fora e por cima dos governos, dos partidos e das outras instituições de representação ou agregação de interesses organizadas. Todos se oligarquizaram, criaram barreiras à entrada e impuseram pautas autoconcebidas a pessoas cada vez mais descrentes e mais individualizadas.

Um dos pontos que impressiona é que aparentemente a reação social parece, às vezes, desproporcional à sua motivação aparente. Não existe essa contrariedade. São muitas as motivações. Algo como micro-ofensas que provocam macrorreações. A soma de indignações individualizadas se transforma em um tsunami arrasador de protestos.

Evidentemente que as tarifas de ônibus foram e não foram causa da sublevação que ocupa as ruas das principais cidades brasileiras. Qualquer aumento de preços, com a inflação em alta e preços essenciais, como os dos alimentos e dos serviços básicos subindo acima da média, provoca desconforto e irritação. Algumas pessoas talvez se lembrem que o governo atrasou o reajuste de tarifas, marcado para janeiro, para “segurar” a inflação. E que acabou autorizando-o em momento ainda pior, por imperícia e pela inevitável aceleração dos preços diante da inércia da política econômica, excessivamente tolerante com a inflação sempre no topo da meta. O atraso não surtiu efeito algum, a elevação fora do tempo só piorou as coisas.

Não é só a tarifa do ônibus, o preço do pão francês ou do tomate. Tem o engarrafamento. O ônibus, o trem e o metrô lotados. A desatenção dos prestadores de serviços. Tem o sistema de saúde que não funciona. O pronto-socorro atulhado, a fila das cirurgias, todas urgentes e atrasadas. A escola aos frangalhos, os professores desmotivados. O desemprego de jovens mais que o dobro do desemprego médio. Tem o político sem reputação ou escrúpulo mandando e desmandando, impune e imune à rejeição majoritária. O marketing mentiroso, público e privado. O estádio superfaturado e de desenho mais elitista. As decisões ou ameaças de decisões ao avesso da opinião dominante na sociedade. O fastio com a corrupção impune. O desencanto com políticos que eram portadores da esperança de mudança e deram os braços aos oligarcas de sempre. Enfim, motivo para indignação há de sobra, há muito tempo.

(...)

O melhor cenário é que da reiteração dessas manifestações surjam novos tipos de liderança e novas formas de identidade entre indivíduos com autonomia e coletividade, ou sentido de coletividade. Que da força da indignação social venha a mudança real. E que a conjugação entre novas lideranças e novas identidades coletivas dê rumo e objeto mais direto e concreto à mudança.

ABRANCHES, Sérgio. O “Vem para a rua” é sem lenço e sem documento. Análise, 19/06/2013. Adaptado. Disponível em <http://www.ecopolitica.com.br>. Acesso em 02 out. 2013.

(6)

Técnico em Telefonia Língua Portuguesa Pág. 6 de 13 12. Na frase “Muitas vezes um tanto de tudo isso junto” (linhas 05-06), a expressão sublinhada indica que há

uma referência anterior a ser recuperada. Assinale a alternativa em que a substituição dessa expressão por outro elemento coesivo melhor se ajusta ao contexto.

A) a indignação dos levantes. B) a conjuntura de cada país. C) a revolta dos manifestantes. D) a mistura de todas as coisas. E) as características das revoltas.

13. A partir da opinião do autor em relação às manifestações, é correto inferir que ele: A) está surpreso porque as manifestações chegaram ao Brasil.

B) está desconcertado porque as manifestações não têm um líder. C) tem consciência de que os manifestantes desvirtuam o movimento. D) parece motivado a lutar por uma sociedade mais justa e democrática. E) está impressionado com o fato de a reação social parecer desproporcional.

14. Assinale a alternativa cujo sentido está de acordo com o que a expressão “sem lenço e sem documento” apresenta no título do texto.

A) As manifestações promovem encontros entre indivíduos com visões diferentes. B) As manifestações não lutam pela passagem do ônibus, nem pelo preço do tomate. C) As manifestações são protestos livres e espontâneos que não têm uma causa. D) As manifestações são realizadas por moradores de rua sem documentos. E) As manifestações reivindicam apenas o direito de protestar livremente. 15. Segundo o texto, “O fastio com a corrupção impune” (linha 39) é:

A) a causa central das manifestações. B) a causa de aversão aos políticos. C) o avesso da opinião da sociedade.

D) uma das razões para a indignação das pessoas. E) o motivo principal do desencanto com os políticos.

16. De acordo com o texto, é correto afirmar que, em relação às manifestações, o autor espera que: A) novas lideranças apareçam, para que possam controlar as manifestações.

B) os manifestantes continuem indignados, a fim de que consigam fazer as mudanças. C) novas alianças sejam feitas entre os manifestantes, para que novos protestos ocorram.

D) manifestantes e governantes pensem novas formas de liderança e de organização da coletividade. E) novas lideranças apareçam no cenário nacional, a fim de que novas formas de identidade entre

indivíduos se estabeleçam.

17. Assinale a alternativa cuja palavra é dividida em sílabas com base no mesmo critério da divisão silábica da palavra “meio”. A) transatlântico. B) octaedro. C) feldspato. D) cobaia. E) hiato.

18. Assinale a alternativa em que o verbo “impor” está conjugado no mesmo tempo do verbo da frase “Todos (...) impuseram pautas autoconcebidas a pessoas cada vez mais descrentes...” (linhas 17-18).

A) Sou muito bravo para me imporem alguma ordem insensata. B) Quando chefe, João sempre impôs a todos o que queria fazer. C) Eu já impusera aos outros ordens que eu mesmo nunca cumpriria. D) Se impuséssemos ordens sensatas, seríamos obedecidos imediatamente. E) Se, algum dia, eu impuser aos outros uma ordem absurda, que não a cumpram.

Com base no texto 2, responda às questões 12 a 20. .

(7)

19. Assinale a alternativa em que a frase “Algumas pessoas talvez se lembrem que o governo atrasou o reajuste de tarifas” (linhas 27-28) está reescrita segundo a norma padrão, sem qualquer alteração de sentido.

A) Algumas pessoas talvez se lembrem de que o governo atrasou o reajuste de tarifas. B) Algumas pessoas talvez se lembrem para que o governo atrasou o reajuste de tarifas. C) Algumas pessoas talvez se lembrem a que o governo atrasou o reajuste de tarifas. D) Algumas pessoas talvez lembrem de que o governo atrasou o reajuste de tarifas. E) Algumas pessoas talvez se lembre que o governo atrasou o reajuste de tarifas.

20. Há total coincidência morfológica e sintática do “que” da frase “Algo como micro-ofensas que provocam macrorreações” (linha 22) com o da alternativa:

A) “De todos se diz que não têm um objeto claro.” (linha 08).

B) “Evidentemente que as tarifas de ônibus foram e não foram causa da sublevação” (linha 24). C) “Algumas pessoas talvez se lembrem que o governo atrasou o reajuste de tarifas” (linhas 27-28). D) “O desencanto com políticos que eram portadores da esperança de mudança” (linhas 39-40). E) “O melhor cenário é que da reiteração dessas manifestações surjam novos tipos de lideranças (linha 43).

(8)

Técnico em Telefonia Conhecimentos Específicos Pág. 8 de 13

Prova II – Conhecimentos Específicos

30 questões

21. Uma central Hibrida além de comutar digitalmente a voz deve realizar as funções de: A) Cancelamento de eco, Cross conect, FDMA, Multiplexação de dados ópticos. B) Comutação óptica, TDMA, Digitalização de voz e dados, Cancelamento de eco. C) CODEC, Compressão, Multiplexação de dados e voz, roteamento de pacotes. D) Roteamento IP, TDMA, Cross conect, Digitalização da voz, Cancelamento de eco. E) TDMA, CODEC, Roteamento MPLS, Cross conect, Multiplexação de voz e dados.

22. Os tipos de cabo adequados à instalação das placas de ramais do PABX nos blocos BLI -10 ou BER-10 em um DG são: A) CFO e CI. B) CCI e CI. C) CCE e CCI. D) UTP e CFO. E) CTP-APL e UTP.

23. São parâmetros que necessitam ser definidos quando da programação de um entroncamento digital E1: A) Tipo de sinalização, Direção de ocupação, Direcionalidade, Rota.

B) Canal de sincronismo, Canal de sinalização, Tipo de Multiplexação, Senha. C) Sincronismo, Sinalização, Primeiro DDR, Senha, Quantidade total de canais. D) Tipo de DDR, Número chave, Ramal de desvio, Senha, Alarme de sincronismo. E) Duração do quadro, Quantização, Codificação, Sinalização E+M, Tipo de discagem. 24. Diante de um problema de ramal mudo podemos testar a descontinuidade do sinal nos pontos:

A) DID, DGO, DI, DG, CEV, CEA, TPF.

B) Conector da placa de ramais, DG, Caixa de distribuição, Caixa de saída.

C) Caixa de saída, DG, Bloco vertical, Caixa de emenda ventilada, Cross conect principal. D) Bloco vertical, DG, Cross conect principal, Backbone, Distribuidor intermediário digital. E) Distribuidor geral óptico, Distribuidor intermediário digital, Conector da placa de ramais. 25. A cor do par de fios 83 em um cabo CI de 100 pares é:

A) Branco – azul. B) Preto – laranja. C) Violeta – Creme. D) Amarelo – verde. E) Vermelho – verde. 26. O conector ao lado é do tipo:

A) N. B) F-59. C) SMA. D) RJ-45. E) BNC.

27. O patch panel é um equipamento que possui em sua estrutura os conectores: A) S110 e GBIC.

B) RJ-45 e IDC. C) IDC e Wire wrap. D) Wire wrap e RJ-45. E) Engate rápido e wire wrap.

(9)

28. A figura abaixo mostra o rótulo de uma fonte de alimentação. Qual a potência máxima fornecida por essa fonte?

AC INPUT VOLTAGEM

115/230V CURRENTE 10A/6A FREQUENCY 60/50hZ

MAX DC OUTPUT

+3,3V +5V +12V1 +12V2 -12V +5VSB BLK GRN GRY

22A 16A 15A 16A 0.8A 2.5A COM PS-ON PG

A) 400, 2W. B) 450, 5W. C) 546,7W. D) 550,4W. E) 1.380,9W.

29. Os componentes mostrados ao lado fazem parte de equipamentos eletrônicos e normalmente se encontram na fonte de tensão. Esses componentes são:

A) Fusível, Cristal, Diodo. B) Capacitor, Resistor e Indutor.

C) Regulador de tensão, Ponte retificadora e Fusível. D) CI, Transformador, Transistor.

E) Transistor, Varistor, Fusível.

30. Um link de canal comum pode utilizar em sua troca de mensagens entre duas centrais telefônicas os protocolos: A) SIP e IAX.

B) TUP e ISUP. C) TCP e UDP. D) RTP e CCS7. E) CAS e CCS7.

31. Com relação aos parâmetros fundamentais de antenas é correto afirmar:

A) O diagrama de radiação de uma antena é uma representação gráfica das propriedades de radiação da antena em função das coordenadas geográficas.

B) O ganho de uma antena está relacionado com a diretividade sendo uma medida da eficiência da antena e das potencialidades direcionais.

C) A diretividade de uma antena é a razão entre a intensidade de radiação numa dada direção pela intensidade média de radiação em todas as direções e é comumente medida em dBm.

D) A largura de banda é a faixa de frequências dentro da qual o desempenho da antena está dentro de uma dada especificação. Assim, antenas com largura de banda estreita são denominadas de antenas independentes da frequência.

E) A eficiência total de uma antena leva em consideração apenas as perdas nos terminais de entrada da antena (e nos interior da estrutura da antena. Tais perdas podem ser devidas ao descasamento de impedância entre a linha de transmissão e a antena, perdas em condutores e dielétricos.)

32. Um enlace de microondas hipotético foi projetado para operar em 2,5 GHz através de uma distância de 2 km. Duas antenas de refletores parabólicos de 20 dBi de ganho cada foram utilizados. Se a sensibilidade do receptor é – 30 dBm, qual deve ser a potência mínima do transmissor se as antenas são sem perdas e estão casadas? (A fim de simplicar os cálculos, considere  3)

A) 1 mW B) 1 W C) 4 m W D) 4 W E) 10 mW

(10)

Técnico em Telefonia Conhecimentos Específicos Pág. 10 de 13 33. Sobre as fibras ópticas é correto afirmar:

A) possível o índice de refração da casca deve ser maior que o do núcleo.

B) A instalação de fibra ópticas em ambientes ruidosos eletromagneticamente não é recomentado devido a deterioração da portadora óptica.

C) As fibras ópticas monomodos apresentam menor banda passante e menor custo de instalação em comparação as fibras ópticas multímodos.

D) A atenuação e a dispersão são efeitos responsáveis, respectivamente, pela limitação da distância e a taxa de transmissão em um enlace óptico.

E) O guiamento da luz no interior do núcleo da fibra é por reflexão interna total mas para isso seja Em sistemas WDM usam-se fibras multímodos ao invés de fibras monomodos para aumentar a capacidade de multiplexação.

34. No contexto do cabeamento estruturado, a figura abaixo mostrar quatro conectores empregado para conectar o cabo de fibra óptica aos dispositivos de rede.

A identificação correta de cada conector é A) I – ST; II – SMA; III – FC/PC e IV – SC. B) I – SMA; II – ST; III – FC/PC e IV – SC. C) I – SMA; II – FC/PC; III – ST e IV – SC. D) I – SMA; II – SC; III – FC/PC e IV – ST. E) I – FC/PC; II – ST; III – SMA e IV – SC.

35. Qual dos seguintes itens identificam os cuidados básicos que o técnico em telefonia deve ter durante a instalação de um cabo qualquer?

A) Evitar a exposição de cabos externos ao sol, tração e umidade.

B) Basta verificar o ano de fabricação, garantia do fabricante e homologação na Anatel descrita na capa do produto.

C) Nenhum cuidado é necessário, pois os fabricantes prevem todas as condições de uma instalação e projetam seus produtos para suportá-las.

D) Usar as ferramentas apropriadas para não danificação do cabo, os equipamentos de proteção individual e de pulseira antiestática para cabos ópticos.

E) Evitar emendas, atentar aos raios mínimos de curvatura determinados pelo fabricante, não danificar o revestimento externo e não tracionar ou comprimir excessivamente o cabo.

36. Em uma rede LAN óptica de 155 Mbps deve-se usar os seguintes elementos para obter a melhor relação custo-benefício:

A) Transmissores tipo LED, fibras multímodos e fotodiodos tipo PIN. B) Transmissores tipo LED, fibras monomodos e fotodiodos tipo APD. C) Transmissores tipo LASER, fibras multímodos e fotodiodos tipo APD. D) Transmissores tipo LASER, fibras multímodos e fotodiodos tipo PIN. E) Transmissores tipo LASER, fibras monomodos e fotodiodos tipo PIN.

(11)

37. A figura abaixo mostra um enlace óptico hipotético, onde C e E representam, respectivamente, conector com perda de inserção de 1 dB e emenda com perda de inserção de 0,5 dB. O cabo de fibra ótica fornecido pelo fabricante é padronizado com um comprimento L (km) e coeficiente de atenuação de 0,5 dB/km. O transmissor óptico tem uma potência de saída de –10 dBm e a sensibilidade do detector é –50 dBm com a margem de confiabilidade é 6,5 dB. Considerando que as demais fontes de perdas (como dispersão, curvaturas e ruído) são desprezíveis, então o comprimento L do cabo de fibra empregada no enlace é:

Transmissor óptico C E E E Receptor óptico C A) 5 km. B) 10 km. C) 15 km. D) 20 km. E) 25 km.

38. Uma determinada técnica de casamento de impedâncias foi empregada entre uma linha de transmissão (LT) e uma antena. Para verificar a eficiência da técnica utilizada, foram medidos o coeficiente de reflexão () e a taxa de onda estacionária (SWR) do sistema LT-antena. Se o casamento LT-antena foi obtido, então, no caso ideal, os valores medidos de  e SWR foram:

A)  = 1 e SWR = . B)  = - 1 e SWR = . C)  = 0 e SWR = . D)  = 0 e SWR = 1. E)  = 0 e SWR = 0.

39. É correto afirmar que o cabo coaxial:

A) O método de acesso ao meio usado é CSMA/CD para 10Base2.

B) O cabo coaxial fino (10Base5) é o meio mais utilizado em redes locais. A topologia mais utilizada é a topologia em anel.

C) Oferece uma boa combinação de alta banda passante e excelente imunidade a ruídos em comparação as fibras ópticas.

D) Os dois tipos de cabo coaxial bastante utilizados são coaxial fino (Thin Ethernet - 10Base5) e o coaxial grosso (Thick Ethernet - 10Base2).

E) Suporta velocidades da ordem de Gbps, sem a necessidade de regeneração do sinal e sem distorções ou ecos, por isso são largamente utilizado em redes LAN e WLAN.

40. Devido a padronização internacional, a Telebrás adotou o padrão de tomada e conector para os circuitos telefônicos: A) RJ11. B) RJ25. C) RJ45. D) BNC. E) MT-RJ.

41. Em radiodifusão, qual fenômeno físico está relacionado à capacidade de uma onda eletromagnética contornar um obstáculo? A) Reflexão. B) Refração. C) Dispersão. D) Difração. E) Efeito Doppler.

42. Com relação à perda por propagação no espaço livre, pode-se afirmar que é: A) nula.

B) função da polarização da onda. C) função apenas da frequência da onda.

(12)

Técnico em Telefonia Conhecimentos Específicos Pág. 12 de 13 43. Com relação ao fenômeno de desvanecimento em enlaces de rádio, é correto afirmar que:

A) não depende da frequência. B) aumenta a relação sinal-ruído.

C) é provocado apenas por propagação por múltiplos percursos.

D) mesmo afetando o sinal recebido, não chega a comprometer a qualidade do sinal ao ponto de levar o sistema de comunicação para uma situação de indisponibilidade.

E) dependendo da configuração do sistema de comunicação, é essencial o uso de técnicas de diversidades específicas que aumentem a disponibilidade do sistema.

44. Qual a magnitude da amplitude do campo elétrico (V/m) de uma onda eletromagnética plana e uniforme com polarização horizontal que se propaga no espaço livre (  377 ) e com amplitude de campo magnético de 10-3 A/m? A) 0,377 B) 3,77 C) 37,7 D) 377 E) 377x103

45. Instrumento de medição eletrônico usado para representar sinais no domínio da frequência: A) Osciloscópio.

B) Analisador de rede. C) Analisador de espectro. D) Gerador de funções. E) Multímetro.

46. Sobre voltímetros é correto afirmar que:

A) um voltímetro ideal deve ter resistência interna nula.

B) o voltímetro pode ser usado também para medição de corrente elétrica.

C) o valor da resistência interna de um voltímetro não influencia no resultado da medição.

D) para se medir tensão elétrica, o voltímetro é colocado em série no circuito, sendo necessária a interrupção do circuito.

E) para se medir tensão elétrica, o voltímetro é colocado em paralelo no circuito, não sendo necessária a interrupção do circuito.

47. Sobre amperímetros é correto afirmar que

A) Um amperímetro ideal de medição direta deve ter resistência interna infinita.

B) Para se medir corrente elétrica de forma direta, o amperímetro deve ser colocado em paralelo no circuito.

C) Não é possível medir corrente elétrica de forma indireta, sendo sempre necessária a interrupção do circuito.

D) Para se medir a corrente elétrica diretamente, o amperímetro deve ser colocado em série no circuito, sendo necessária a interrupção do circuito.

E) Para construir um amperímetro de medição direta a partir de um galvanômetro, deve-se inserir um resistor em série com o galvanômetro.

48. O valor RMS aproximado de uma bateria que fornece uma tensão de 14 V é: (Considere 2 = 1,4) A) 14 V.

B) 10 V. C) 9,8 V. D) 5 V. E) 0 V.

(13)

49. Para a tensão elétrica apresentada no gráfico abaixo, em função do tempo, é correto afirmar que:

A) possui valor médio 5V. B) possui valor RMS 5V. C) possui valor médio 0V.

D) possui frequência fundamental de 25Hz. E) possui frequência fundamental de 25kHz.

50. A exatidão de uma medição representa:

A) a diferença entre o valor medido e um valor de referência.

B) o valor de uma grandeza que representa um resultado de medição.

C) o grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas. D) o grau de concordância entre um valor medido e um valor verdadeiro de um mensurando.

E) o componente do erro de medição que, em medições repetidas, permanece constante ou varia de maneira previsível. 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 v(t) t(ms)

Referências

Documentos relacionados

• Busca constante da melhoria da qualidade do ensino para os discentes e docentes do Centro Universitário Newton Paiva, com foco no estudo, no questionamento,

Caladryl Derma Dermatite Atópica Eczema não está indicado para crianças com menos de 6 anos, Caladryl Derma Dermatite Atópica crianças e bebés não está indicado para crianças

Logo, diante da relevância dos jogos matemáticos, utilizados no decorrer do projeto “JOGOS MATEMÁTICOS: Benefícios de ensinar e aprender brincando”, para a construção

Lad5 - LATOSSOLO AMARELO Distrófico típico A moderado textura média + LATOSSOLO AMARELO Distrófico concrecionário A moderado textura muito argilosa ambos fase floresta

• O tratamento clínico consiste em medidas posturais (evitar extensão do cotovelo, pronação do antebraço e flexão do punho) e no uso de corticosteroides. 5) Compressão do

Neste sentido esse estudo teve como objetivo geral, analisar os sentidos subjetivos construídos por um sujeito poliamoroso no que diz respeito a sua relação trisal, para chegar

A fotografia do projeto EN12 é uma forma de representação não só do real, mas de outras realidades visuais, tempo, espaço, lugar e identidade. A fotografia de paisagem,

El Sistema Wolpac de Excelencia se basa en los conceptos de Lean Manufacturing, consiste en agregar valor al cliente reduciendo los desperdicios El Sistema Wolpac de Excelencia se