• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA. Questões de 01 a 04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA. Questões de 01 a 04"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

HIS. – 1

GRUPO 7 – TIPO B

HISTÓRIA Questões de 01 a 04

01. De modo geral, como se deram as relações entre trabalhadores urbanos e o Governo Vargas durante o Estado Novo (1930-1945)?

(2)

HIS. – 2 GRUPO 7 – TIPO B

02. Leia o seguinte trecho:

“O maior item das reformas econômicas dos Bourbons foi justamente o oposto de uma intervenção estatal mais ativa: o desmonte gradual do sistema de comboios de frotas, rotas comerciais fixas e alguns portos determinados em favor do comércio e da navegação mais flexíveis e amplos em todo o império espanhol, tanto na própria Espanha como nas possessões americanas.” (SCHWARTZ, S. & LOCKAHART, J. A América Latina na Época Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 417)

No final do século XVIII, a dominação colonial, baseada nas restrições comerciais metropolitanas, foi modificada pelas reformas bourbônicas.

Com base no trecho citado e em seus conhecimentos, explique como essa relação foi modificada a partir do crescimento do mercado e do comércio entre as possessões espanholas na América.

(3)

HIS. – 3

GRUPO 7 – TIPO B

03. Analise o gráfico abaixo e indique qual era o principal item de consumo de uma família de pedreiro, em Berlim, no ano de 1800. Explique a razão de o consumo indicado ser o principal item do orçamento familiar.

Fonte: BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV- XVIII. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1995, p. 114.

(4)

HIS. – 4 GRUPO 7 – TIPO B

04. Aponte as causas e as principais características da Revolução Pernambucana de 1817.

(5)

L.P.L.B. – 5

GRUPO 7 – TIPO B

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Questões de 05 a 08

Para resolver as questões 05 e 06, leia atentamente a tirinha apresentada a seguir.

05. A partir do que é apresentado na tirinha, que avaliação se pode fazer do Acordo Ortográfico de 2009? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(6)

L.P.L.B. – 6 GRUPO 7 – TIPO B

06. Leia o fragmento de texto apresentado a seguir.

“Cipro Neto conta uma história divertida. Num vagão de trem em Portugal, sentou-se à frente dele uma senhora que lia um tablóide policial intitulado O Crime. O professor leu e releu as manchetes – e não entendeu metade delas. Não por razões remotamente relacionadas à ortografia, claro, mas pelas expressões que, num texto de cunho popular, tornam o português lusitano quase estrangeiro para um brasileiro [...]”. (BOSCOV, I. “A última do português”. In: Revista Veja, ed. 2093, 31 dez. 08, p. 195)

A) A história relatada no trecho acima funciona como argumento favorável ou desfavorável à tese de que a Reforma Ortográfica de 2009 unificará a língua portuguesa? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

B) Pode-se afirmar que a palavra “claro”, no trecho transcrito acima, sinaliza o posicionamento do autor sobre a Reforma Ortográfica de 2009? Por quê?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(7)

L.P.L.B. – 7

GRUPO 7 – TIPO B

07. Leia o trecho de “Sarapalha” apresentado a seguir.

“...Não adiantou ter sido tão direito... Se ele, Primo Argemiro, tivesse tido coragem... Se tivesse sido mais esperto... Talvez ela gostasse... Podia ter querido fugir com ele; o boiadeiro ainda não tinha aparecido... Agora, ela havia de se lembrar, achando que era um pamonha, um homem sem decisão... E, no entanto, viera para a fazenda só por causa dela... Primo Ribeiro não punha malícia em coisa nenhuma... Sim, os dois tinham sido bem tolos, só o homem de fora era quem sabia lidar com mulher!...”

(ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 65. impr., 2001, p. 165)

No trecho citado, Primo Argemiro faz alusões a episódios decisivos de “Sarapalha”. Explique a relação entre os episódios mencionados e o desfecho do conto.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(8)

L.P.L.B. – 8 GRUPO 7 – TIPO B

08. Explique as características do gênero teatral expresso no título da obra Auto da

Compadecida e defina o papel da personagem Compadecida na peça de Ariano

Suassuna. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(9)

MAT. – 9

GRUPO 7 – TIPO B

MATEMÁTICA Questões de 09 a 12

09. São dados três pontos não colineares A, B e C de um plano. Responda ao que se pede nos itens abaixo.

A) Quantos paralelogramos diferentes existem com vértices nesses 3 pontos?

B) Se fixarmos as coordenadas dos pontos A, B e C como sendo(1, 3), (5, 4)e

(3, 7)

, respectivamente, determine as medidas (em cm) dos lados do paralelogramo com vértices A, B, C e D que está inteiramente contido no primeiro quadrante.

(10)

MAT. – 10 GRUPO 7 – TIPO B

10. Como medida de contenção da produção, o gerente de uma empresa decide sortear alguns dos seus 1.000 trabalhadores para serem contemplados com férias coletivas. Suponha que o Ministério do Trabalho, em comum acordo com o Sindicato que representa a categoria, tenha autorizado a concessão de férias coletivas para 20 grupos de empregados que serão sorteados, um a cada 15 dias, obedecendo à seguinte regra: o primeiro grupo será composto por 3 funcionários, o segundo por 6 funcionários, o terceiro por 9 funcionários e, assim, sucessivamente, cada grupo tendo 3 trabalhadores a mais do que o grupo anterior. Com base nessas informações, responda às questões propostas.

A) Quantos trabalhadores não serão convocados para as férias coletivas?

B) Qual será o número máximo de grupos, seguindo essa regra, de modo que o número de funcionários em férias coletivas não ultrapasse 50% dos empregados?

(11)

MAT. – 11

GRUPO 7 – TIPO B

11. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 11 de agosto de 2008, revelou que, pela primeira vez na história, a classe média passou a ser maioria no Brasil. A FGV apresentou as pirâmides sociais brasileiras, nos anos de 2002 e de 2008, nas seis principais regiões metropolitanas do País (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Os percentuais mostrados no gráfico abaixo se referem à parcela da população disponível para o trabalho assalariado (População Economicamente Ativa - PEA). Observe-os para responder às questões propostas.

A) A FGV afirmou que, em 2008, a classe média era constituída de 100 milhões de brasileiros disponíveis para o trabalho assalariado. Quantos brasileiros, aproximadamente, formavam a elite (classes A e B) naquele ano?

B) Considerando que o tamanho da PEA nos dois anos avaliados era o mesmo, aproximadamente quantos brasileiros disponíveis para o trabalho assalariado deixaram de ser pobres de 2002 para 2008?

(12)

MAT. – 12 GRUPO 7 – TIPO B

12. Um navio navega em uma trajetória retilínea paralela à praia com velocidade constante de 60 km /h (veja a figura abaixo). O navio é equipado com um espelho capaz de refletir o feixe de luz emitido por um farol situado na praia. Em um certo momento, o faroleiro constata que o ângulo formado entre a linha da praia e o feixe de luz do farol refletido pelo espelho é de 30°. Is so volta a acontecer exatamente um minuto depois, mas, dessa vez, o ângulo que o feixe de luz forma com a linha da praia é de 60 graus. De posse dessas informações e considerando a altura do farol como sendo desprezível, determine a distância do navio até a linha da praia.

Linha da Praia Farol

P

.

F 60° 30° Feixe de Luz Feixe de Luz

.

Referências

Documentos relacionados

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

Esta pesquisa buscou aferir como professores universitários e licenciandos compreendem e se relacionam com questões que tangem o universo fronteiriço da autoria e do plágio nos

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

«Na sequência dos santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, igualmente perfeito na divindade e perfeito na

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da