• Nenhum resultado encontrado

ANEXO 15-II Conteúdo do Formulário de Referência Pessoa Jurídica (informações prestadas com base nas posições de 31 de dezembro de 2017)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO 15-II Conteúdo do Formulário de Referência Pessoa Jurídica (informações prestadas com base nas posições de 31 de dezembro de 2017)"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

CEP 01310-200 – São Paulo – SP – Brasil +55 (11) 2391-9460

www.wisecapital.com.br

ANEXO 15-II

Conteúdo do Formulário de Referência – Pessoa Jurídica

(informações prestadas com base nas posições de 31 de dezembro de 2017)

ADMINISTRADORES DE CARTEIRAS DE VALORES

MOBILIÁRIOS

W-CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. (“WISE CAPITAL”) CNPJ/MF nº 18.466.767/0001-76

Categoria: GESTOR DE RECURSOS

1.

Identificação das pessoas responsáveis pelo conteúdo do formulário

Nome: MARCELO SAYON SAFADI, Diretor de Administração de Carteira; e Nome: SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY, Diretor de Compliance.

1.1.

Declarações dos diretores

responsáveis pela administração de carteiras de valores mobiliários e pela implementação e cumprimento de regras, procedimentos e controles internos e desta Instrução, atestando que:

Ok

a. reviram o formulário de referência

Ok

b. o conjunto de informações nele contido é um retrato verdadeiro, preciso e completo da estrutura, dos negócios, das políticas e das práticas adotadas pela empresa

(2)

2.

Histórico da empresa

2.1.

Breve histórico sobre a constituição

da empresa

A WISE CAPITAL foi devidamente autorizada, por meio do Ato Declaratório nº 13.439, de 13/12/2013, a prestar os serviços de administração de carteira de valores mobiliários.

De 2014 a 2017 a WISE CAPITAL vem trabalhando na formatação de projetos de gestão de recursos, focados principalmente em investidores qualificados, notadamente os institucionais, e de projetos de Fundos Imobiliários, Fundos de Investimento Multimercado e/ou Fundos de Investimento em Participações. Em 2017 foi constituído o WISE Global Prime REITs Fundo de Investimento Multimercado – Investimento no Exterior, CNPJ 28.254.390/0 001-45, atualmente em fase pré-operacional. Até a presente data não há ainda recursos sob gestão nos moldes definidos pela regulamentação da CVM.

2.2.

Descrever as mudanças relevantes

pelas quais tenha passado a empresa nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo:

a. os principais eventos societários, tais como incorporações, fusões, cisões, alienações e aquisições de controle societário

A WISE CAPITAL não sofreu alterações relevantes em seu quadro de sócios ou administradores. Em novembro/2014, substituiu-se um dos sócios Pessoa Jurídica da WISE CAPITAL, mantendo-se os sócios Pessoa Física através de participação indireta.

b. escopo das atividades Administração de carteira de valores mobiliários, englobando a gestão profissional de recursos e de valores mobiliários de fundos mútuos de investimento.

c. recursos humanos e computacionais

Recursos humanos: 3 sócios.

Recursos Computacionais: a WISE CAPITAL possui computadores utilizados individualmente por cada recurso humano, todos protegidos por senha, com acesso à rede de dados, uma máquina com back-up de informações e sistema criptografado de guarda e recuperação de dados, entre outros equipamentos padrão de escritório. Sistema de e-mail individualizado com back-up do histórico.

d. regras, políticas, procedimentos e controles internos

Contidas no Manual de Compliance da WISE CAPITAL

(3)

3.1.

Descrever os recursos humanos da empresa, fornecendo as seguintes

informações:

a. número de sócios A empresa tem duas sócias, a saber: as empresas Trax Engenharia, Planejamento e Gestão Ltda com 66,7% e Iman Investimentos Imobiliários Ltda com 33,3%. Indiretamente, são 3 sócios Pessoa Física: Marcelo Sayon Sáfadi e Sergio Ricardo dos de Godoy, sócios da TRAX, e Flavio Mantesso Filho, sócio da IMAN.

b. número de empregados Não há.

c. número de terceirizados 2 terceirizados: a empresa Técnica - Assessoria de Mercado de Capitais e Empresarial Ltda., que provê consultoria de valores mobiliários; e Aureus Business Center, que provê serviços de gestão de espaço e instalações e suporte administrativo.

d. lista das pessoas naturais que são registradas na CVM como administradores de carteiras de valores mobiliários e atuam exclusivamente como prepostos ou empregados da empresa

MARCELO SAYON SAFADI, Diretor de Administração de Carteira.

4.

Auditores

4.1.

Em relação aos auditores

independentes, indicar, se houver:

a. nome empresarial Não aplicável b. data de contratação dos serviços Não aplicável c. descrição dos serviços

contratados

Não aplicável

(4)

5.1.

Com base nas demonstrações financeiras, ateste:

a. se a receita em decorrência de taxas com bases fixas a que se refere o item 9.2.a é suficiente para cobrir os custos e os investimentos da empresa com a atividade de administração de carteira de valores mobiliários

Não aplicável

b. se o patrimônio líquido da empresa representa mais do que 0,02% dos recursos financeiros sob administração de que trata o item 6.3.c e mais do que R$ 300.000,00 (trezentos mil reais)

Não aplicável

5.2.

Demonstrações financeiras e

relatório de que trata o § 5º do art. 1º desta Instrução

Não aplicável

6.

Escopo das atividades

6.1.

Descrever detalhadamente as

atividades desenvolvidas pela empresa, indicando, no mínimo:

a. tipos e características dos serviços prestados (gestão discricionária, planejamento patrimonial, controladoria, tesouraria, etc.)

A empresa não presta, atualmente, serviços relativos à administração de Valores Mobiliários. Entretanto, vem trabalhando na formatação de projetos de gestão de recursos, focados principalmente em investidores qualificados, notadamente os institucionais, e em projetos de Fundos Imobiliários, Fundos de Investimento Multimercado e/ou Fundos de Investimento em Participações. Até a presente data não foi concluído nenhum dos projetos iniciados, de forma que a Sociedade não tem ainda recursos sob gestão nos moldes definidos pela regulamentação da CVM.

(5)

b. tipos e características dos produtos administrados ou geridos (fundos de investimento, fundos de investimento em participação, fundos de investimento imobiliário, fundos de investimento em direitos creditórios, fundos de índice, clubes de investimento, carteiras administradas, etc.)

Não há ainda produtos efetivamente geridos pela Sociedade nos moldes definidos pela regulamentação da CVM. Em 2017 foi constituído o WISE Global Prime REITs Fundo de Investimento Multimercado – Investimento no Exterior, CNPJ 28.254.390/0 001-45, ainda em fase pré-operacional.

c. tipos de valores mobiliários objeto de administração e gestão

Não aplicável

d. se atua na distribuição de cotas de fundos de investimento de que seja administrador ou gestor

Não atua

6.2.

Descrever resumidamente outras

atividades desenvolvidas pela empresa que não sejam de administração de carteiras de valores mobiliários, destacando:

A empresa exerce a atividade de consultoria, gestão, administração, compra e venda de imóveis de terceiros, que também compõe o objeto social da Sociedade, exercida pelo Sr. Flávio Mantesso Filho.

a. os potenciais conflitos de interesses existentes entre tais atividades; e

Potenciais conflitos de interesse são mitigados de duas formas: (i) prioridade da empresa em atuar com portfolios de natureza distinta,

naturalmente afastando a possibilidade de conflito; e (ii) esta atividade conta com equipe independente e segregada dos profissionais responsáveis pela administração de ativos e carteiras de valores mobiliários. Importante destacar que esta atividade diz respeito à consultoria imobiliária e não à consultoria de valores mobiliários, descrita nas seções pertinentes deste formulário.

b. informações sobre as atividades exercidas por sociedades controladoras, controladas, coligadas e sob controle comum ao administrador e os potenciais conflitos de interesses existentes entre tais atividades.

Os sócios da empresa participam de outras empresas com negócios no mercado imobiliário, sendo potenciais conflitos de interesse mitigados da forma descrita acima.

(6)

6.3.

Descrever o perfil dos investidores de fundos1 e carteiras administradas geridos pela empresa, fornecendo as seguintes informações:

a. número de investidores (total e dividido entre fundos e carteiras destinados a investidores qualificados e não qualificados)

Não há

b. número de investidores, dividido por:

i.

pessoas naturais Não há

ii.

pessoas jurídicas (não

financeiras ou institucionais)

Não há

iii.

instituições financeiras Não há

iv.

entidades abertas de previdência complementar Não há

v.

entidades fechadas de previdência complementar Não há

vi.

regimes próprios de previdência social

Não há

(7)

vii.

seguradoras Não há

viii.

sociedades de

capitalização e de arrendamento mercantil

Não há

ix.

clubes de investimento Não há

x.

fundos de investimento Não há

xi.

investidores não

residentes

Não há

xii.

outros (especificar) Não há

c. recursos financeiros sob administração (total e dividido entre fundos e carteiras destinados a investidores qualificados e não qualificados)

Não há

d. recursos financeiros sob administração aplicados em ativos financeiros no exterior

Não há

e. recursos financeiros sob administração de cada um dos 10 (dez) maiores clientes (não é necessário identificar os nomes)

Não há

f. recursos financeiros sob administração, dividido entre investidores:

(8)

i.

pessoas naturais Não há

ii.

pessoas jurídicas (não

financeiras ou institucionais)

Não há

iii.

instituições financeiras Não há

iv.

entidades abertas de previdência complementar Não há

v.

entidades fechadas de previdência complementar Não há

vi.

regimes próprios de previdência social

Não há

vii.

seguradoras Não há

viii.

sociedades de

capitalização e de arrendamento mercantil

Não há

ix.

clubes de investimento Não há

x.

fundos de investimento Não há

xi.

investidores não

residentes

Não há

(9)

6.4.

Fornecer o valor dos recursos financeiros sob administração, dividido entre:

a. Ações Não há

b. debêntures e outros títulos de renda fixa emitidos por pessoas jurídicas não financeiras

Não há

c. títulos de renda fixa emitidos por pessoas jurídicas financeiras

Não há

d. cotas de fundos de investimento em ações

Não há

e. cotas de fundos de investimento em participações

Não há

f. cotas de fundos de investimento imobiliário

Não há

g. cotas de fundos de investimento em direitos creditórios

Não há

h. cotas de fundos de investimento em renda fixa

Não há

i. cotas de outros fundos de investimento

Não há

j. derivativos (valor de mercado) Não há k. outros valores mobiliários Não há

(10)

m. outros ativos Não há

6.5.

Descrever o perfil dos gestores de

recursos das carteiras de valores mobiliários nas quais o administrador exerce atividades de administração fiduciária

Não aplicável

6.6.

Fornecer outras informações que a

empresa julgue relevantes

Não aplicável

7.

Grupo econômico

7.1.

Descrever o grupo econômico em

que se insere a empresa, indicando:

a. controladores diretos e indiretos A empresa tem duas sócias, a saber: as empresas Trax Engenharia, Planejamento e Gestão Ltda com 66,7% e Iman Investimentos Imobiliários Ltda com 33,3%. Indiretamente, são 3 sócios Pessoa Física: Marcelo Sayon Sáfadi e Sergio Ricardo dos de Godoy, sócios da TRAX, e Flavio Mantesso Filho, sócio da IMAN.

b. controladas e coligadas Não Aplicável c. participações da empresa em sociedades do grupo Não Aplicável d. participações de sociedades do grupo na empresa Não Aplicável

e. sociedades sob controle comum Não Aplicável

7.2.

Caso a empresa deseje, inserir

organograma do grupo econômico em que se insere a empresa, desde que compatível com as informações apresentadas no item 7.1.

(11)

8.

Estrutura operacional e administrativa

8.1.

Descrever a estrutura administrativa

da empresa, conforme estabelecido no seu contrato ou estatuto social e regimento interno, identificando:

a. atribuições de cada órgão, comitê e departamento técnico

As atividades referentes ao departamento técnico são exercidas de forma independente pela empresa Técnica Assessoria de Mercado de Capitais e Empresarial Ltda., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 52.633.096/0001-29, empresa contrata pela Sociedade especificamente para este fim, a qual encontra-se devidamente credenciada como consultora de valores mobiliários perante a CVM sob o registro número 005 de 23 de abril de 1985, nos termos da Instrução CVM nº 48 de 5 de março de 1985.

b. em relação aos comitês, sua composição, frequência com que são realizadas suas reuniões e a forma como são registradas suas decisões

Não aplicável

c. em relação aos membros da diretoria, suas atribuições e poderes individuais

A WISE CAPITAL tem 4 (quatro) Diretorias, sendo 3 (três) delas: (i) Diretoria de Gestão de Carteira, responsável pela tomada discricionária das decisões de investimentos e desinvestimentos pertinentes à carteira de fundos de investimentos e administradas; (ii) Diretoria de Compliance, responsável pelo cumprimento, por parte da asset, dos manuais, normas, regras de conduta, controles internos e regulamentação e legislação aplicáveis e aplicação das regras que dispõem sobre a identificação, o cadastro, o registro, as operações, a comunicação, os limites e a responsabilidade administrativa referentes aos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; e (iii) Diretoria de Risco, responsável pelo monitoramento, mensuração e ajuste permanentes dos riscos inerentes a cada uma das carteiras de valores mobiliários que administre. Os diretores assinam individualmente pela empresa para todos os atos do dia a dia, exceto para suas atribuições conforme definido acima e para os seguintes atos, para os quais são necessários 2 (dois) Diretores, conjuntamente: a. Assinar cheques, contratos, realizar saques ou pagamentos eletrônicos ou ainda assumir quaisquer outros compromissos financeiros com valor superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais); b. Comprar, vender, onerar ou de qualquer forma alienar bens móveis cujo valor individual ou em conjunto exceda R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), exceto aqueles bens diretamente vinculados à fabricação ou comercialização de produtos que fazem parte do objeto social; c. Confessar dívidas; e d. para constituição de procuradores.

(12)

8.2.

Caso a empresa deseje, inserir organograma da estrutura administrativa da empresa, desde que compatível com as informações apresentadas no item 8.1.

Não aplicável.

8.3.

Em relação a cada um dos diretores

de que tratam os itens 8.4, 8.5, 8.6 e 8.7 e dos membros de comitês da empresa relevantes para a atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, indicar, em forma de tabela:

a. nome MARCELO SAYON SAFADI, Diretor de Administração de Carteira; e

SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY, Diretor de Compliance e Diretor de Risco.

b. idade MARCELO SAYON SAFADI: 49 anos; e

SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY: 44 anos. c. profissão MARCELO SAYON SAFADI: engenheiro; e

SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY: engenheiro. d. CPF ou número do passaporte MARCELO SAYON SAFADI: 103.740.228-60; e

SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY: 000.803.197-50.

e. cargo ocupado MARCELO SAYON SAFADI, Diretor de Administração de Carteira; e

SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY, Diretor de Compliance e Diretor de Risco.

f. data da posse MARCELO SAYON SAFADI: 13/12/2013, data do ato declaratório, como Diretor de Administração de Carteira; e

(13)

g. prazo do mandato MARCELO SAYON SAFADI: indeterminado; e SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY: indeterminado h. outros cargos ou funções

exercidos na empresa

MARCELO SAYON SAFADI, Diretor de Administração de Carteira; e

SÉRGIO RICARDO DOS DE GODOY, Diretor de Compliance e Diretor de Risco.

8.4.

Em relação aos diretores

responsáveis pela administração de carteiras de valores mobiliários, fornecer:

a. currículo, contendo as seguintes informações:

i.

cursos concluídos: (i) Graduação em Engenharia Mecânica, pela Escola Politécnica da USP, em 1990.

ii.

aprovação em exame de

certificação profissional

Não Aplicável

iii.

principais experiências

profissionais durante os últimos 5 anos, indicando:

 nome da empresa W-CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. (“WISE CAPITAL”) e TRAX ENGENHARIA, PLANEJAMENTO E GESTÃO LTDA. (“TRAX”) e ECCELERA GESTÃO DE PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS LTDA (“ECCELERA”)

 cargo e funções inerentes ao cargo

WISE CAPITAL: Sócio responsável pela administração carteira de valores mobiliários desde dezembro de 2013, sob a designação de Diretor de Administração de Carteira.

TRAX: Sócio responsável pela prestação de consultoria empresarial destinada a entidades familiares e sociedades limitadas desde abril de 2007 até os dias atuais.

(14)

negócios da Eccelera e do seu portfolio, e coordenação da equipe de analistas.  atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram

WISE CAPITAL: Gestão de Recursos. TRAX: Consultoria Empresarial. ECCELERA: Gestão de Recursos.

 datas de entrada e saída do cargo

WISE CAPITAL: Dezembro de 2013 até os dias atuais. TRAX: Abril de 2007 até os dias atuais.

ECCELERA: Agosto de 2000 a Abril de 2013.

8.5.

Em relação ao diretor responsável

pela implementação e cumprimento de regras, políticas, procedimentos e controles internos e desta Instrução, fornecer:

a. currículo, contendo as seguintes informações:

i.

cursos concluídos: (i) Graduação em Engenharia Naval, pela Escola Politécnica da USP, em 1996; (ii) Especialização em Investimentos Imobiliários pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, em 2014; e (iii) Gestão em Logística, pela Ohio State University, em 1997.

ii.

aprovação em exame de certificação profissional

Não Aplicável

iii.

principais experiências

profissionais durante os últimos 5 anos, indicando:

(15)

 nome da empresa W-CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. (“WISE CAPITAL”) e TRAX ENGENHARIA, PLANEJAMENTO E GESTÃO LTDA. (“TRAX”)

 cargo e funções inerentes ao cargo

WISE CAPITAL: Sócio responsável pelas áreas de conformidade e risco desde dezembro de 2013, sendo, desde 22 de junho de 2016, Diretor de Compliance e Risco.

TRAX: Sócio responsável pela prestação de consultoria empresarial destinada a entidades familiares e sociedades limitadas desde abril de 2007 até os dias atuais.  atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram

WISE CAPITAL: Gestão de Recursos.

TRAX: Consultoria Empresarial, com foco em M&A, compliance e risco, e preparação de empresas para acesso ao mercado de capitais.

 datas de entrada e saída do cargo

WISE CAPITAL: Dezembro de 2013 até os dias atuais. TRAX: Abril de 2007 até os dias atuais.

8.6.

Em relação ao diretor responsável

pela gestão de risco, caso não seja a mesma pessoa indicada no item anterior, fornecer:

a. currículo, contendo as seguintes informações:

Trata-se da mesma pessoa física que ocupa o cargo de Diretor de Compliance.

(16)

ii.

aprovação em exame de certificação profissional

Idem acima

iii.

principais experiências

profissionais durante os últimos 5 anos, indicando:

Idem acima

 nome da empresa Idem acima.  cargo e funções inerentes ao cargo Idem acima.  atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram Idem acima.  datas de entrada e saída do cargo Idem acima.

8.7.

Em relação ao diretor responsável

pela atividade de distribuição de cotas de fundos de investimento, caso não seja a mesma pessoa indicada no item 8.4, fornecer:

Não Aplicável

a. currículo, contendo as seguintes informações:

Não Aplicável

i.

cursos concluídos; Não Aplicável

ii.

aprovação em exame de

certificação profissional

(17)

iii.

principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos, indicando:

Não Aplicável

 nome da empresa Não Aplicável  cargo e funções inerentes ao cargo Não Aplicável  atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram Não Aplicável  datas de entrada e saída do cargo Não Aplicável

8.8.

Fornecer informações sobre a

estrutura mantida para a gestão de recursos, incluindo:

a. quantidade de profissionais 1 b. natureza das atividades

desenvolvidas pelos seus integrantes

Administração de carteira de valores mobiliários, englobando a gestão profissional de recursos e de valores mobiliários de fundos mútuos de investimento.

c. os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos

Não Aplicável, sendo, todavia, constituídos, tão logo, a sociedade inicie o desempenho das atividades de administração de carteira de valores mobiliários.

(18)

estrutura mantida para a verificação do permanente atendimento às normas legais e regulamentares aplicáveis à atividade e para a fiscalização dos serviços prestados pelos terceiros contratados, incluindo:

a. quantidade de profissionais Não Aplicável b. natureza das atividades

desenvolvidas pelos seus integrantes Não Aplicável c. os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos Não Aplicável

d. a forma como a empresa garante a independência do trabalho executado pelo setor

Não Aplicável

8.10.

Fornecer informações sobre a

estrutura mantida para a gestão de riscos, incluindo:

a. quantidade de profissionais 1 b. natureza das atividades

desenvolvidas pelos seus integrantes

Monitoramento, mensuração e ajuste permanentes dos riscos inerentes a cada uma das carteiras de valores mobiliários que porventura administre

c. os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos

Não Aplicável, sendo, todavia, constituídos, tão logo, a sociedade inicie o desempenho das atividades de administração de carteira de valores mobiliários.

(19)

d. a forma como a empresa garante a independência do trabalho executado pelo setor

Independência, conforme previsto nos termos dos Manuais de Compliance e de Gestão de Riscos da WISE CAPITAL.

8.11.

Fornecer informações sobre a

estrutura mantida para as atividades de tesouraria, de controle e processamento de ativos e da escrituração de cotas, incluindo:

Não Aplicável

a. quantidade de profissionais Não Aplicável b. os sistemas de informação, as

rotinas e os procedimentos envolvidos

Não Aplicável

c. a indicação de um responsável pela área e descrição de sua experiência na atividade

Não Aplicável

8.12.

Fornecer informações sobre a área

responsável pela distribuição de cotas de fundos de investimento, incluindo:

Não Aplicável

a. quantidade de profissionais Não Aplicável b. natureza das atividades

desenvolvidas pelos seus integrantes

Não Aplicável

c. programa de treinamento dos profissionais envolvidos na distribuição de cotas

Não Aplicável

d. infraestrutura disponível, contendo relação discriminada

(20)

dos equipamentos e serviços utilizados na distribuição e. os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos Não Aplicável

8.13.

Fornecer outras informações que a

empresa julgue relevantes

Não Aplicável

9.

Remuneração da empresa

9.1.

Em relação a cada serviço prestado ou

produto gerido, conforme descrito no item 6.1, indicar as principais formas de remuneração que pratica

Não Aplicável

9.2.

Indicar, exclusivamente em termos

percentuais sobre a receita total auferida nos 36 (trinta e seis) meses anteriores à data base deste formulário, a receita proveniente, durante o mesmo período, dos clientes em decorrência de:

Não Aplicável

a. taxas com bases fixas Não Aplicável b. taxas de performance Não Aplicável c. taxas de ingresso Não Aplicável d. taxas de saída Não Aplicável

e. outras taxas Não Aplicável

(21)

empresa julgue relevantes

10.

Regras, procedimentos e controles internos

10.1.

Descrever a política de seleção,

contratação e supervisão de prestadores de serviços

Nos termos do Manual de Ética e Compliance da WISE CAPITAL: (i) o agente prestador dos serviços de administração, escrituração e custódia dos fundos e dos investimentos deve ser selecionado utilizando-se, no mínimo, os seguintes critérios: expertise comprovada em carteira de clientes no Brasil; posição no ranking ANBIMA; avaliação de reais ou potenciais conflitos de interesses entre os serviços de administração e de custódia dos ativos da WISE CAPITAL; clareza nas informações prestadas em relatórios gerenciais de risco e enquadramento; cumprimento de prazos; e custo dos serviços; (ii) como pré-qualificação para administrar as carteiras dos fundos, o candidato deve possuir um patrimônio compatível com sua atividade bem como estar devidamente autorizado pela CVM; e (iii) ao se avaliar a melhor execução, o Diretor de Administração de Carteira deve considerar toda a oferta de serviços da corretora avaliada, incluindo, entre outras condições, a capacidade de execução da ordem, a qualidade dos departamentos de análises, a corretagem cobrada e a solidez financeira da instituição, sendo, ainda, características necessárias, para efeito de aprovação das corretoras, a expertise operacional, a infra estrutura operacional, e os relatórios de research.

10.2.

Descrever como os custos de

transação com valores mobiliários são monitorados e minimizados

Não Aplicável, sendo, todavia, desenvolvida uma política de minimização para os mesmos, tão logo, a sociedade inicie o desempenho das atividades de administração de carteira de valores mobiliários.

10.3.

Descrever as regras para o

tratamento de soft dollar, tais como recebimento de presentes, cursos, viagens etc.

Nos termos do Manual de Compliance da WISE CAPITAL, é proibido aos integrantes oferecerem ou aceitarem presentes ou outros itens de valor sob circunstâncias em que os próprios integrantes ou clientes ou demais colaboradores possam ser influenciados. Itens de valor incluem dinheiro, títulos, oportunidades de negócios, mercadorias, serviços, descontos em mercadorias ou serviços, entretenimento, alimentos ou bebidas. É proibido aos integrantes, ainda: (i) solicitar para si próprio ou para terceiros qualquer coisa de valor em troca de negócios com a WISE CAPITAL ou fornecimento de informação confidencial; (ii) dar ou aceitar dinheiro de clientes, fornecedores, prestadores de serviços, ou qualquer outra pessoa ou entidade com a qual a WISE CAPITAL mantenha relacionamento; (iii) utilizar a posição na WISE CAPITAL para obter qualquer coisa de valor de um cliente, fornecedor, prestador de serviço, ou qualquer outra pessoa ou entidade com a qual a empresa mantenha relacionamento; e (iv) exceto pelos itens abaixo relacionados, aceitar qualquer coisa de valor de qualquer pessoa ou entidade que mantenha relacionamento com a WISE CAPITAL.

Como integrante, é permitido que se aceite: (i) refeições, bebidas, acordos de viagens ou estadia de valor razoável durante o curso de uma reunião ou qualquer outro encontro de negócios; para analisar a razoabilidade do valor, deve se levar em consideração, por exemplo, se estas despesas seriam reembolsadas pela WISE CAPITAL como despesas de viagens e negócios; (ii) materiais de propaganda ou promocional, tais como canetas, lápis, blocos de notas, chaveiros, calendários ou outros itens similares; (iii) descontos ou rebates em mercadorias ou serviços que não excedam àqueles disponíveis para outros clientes; (iv) presentes que estejam relacionados a eventos publicamente conhecidos, tais como conferências,

(22)

eventos desportivos, promoções, casamentos, aposentadorias; e (v) premiações de natureza filantrópica por reconhecimento ou por serviços prestados a uma determinada comunidade. Em caso de recebimento ou da iminência de se receber qualquer coisa de valor de um cliente, fornecedor, prestador de serviço ou qualquer outra pessoa ou entidade com quem a WISE CAPITAL mantenha relacionamento e, em circunstâncias que não estejam previstas neste Manual, a Diretoria de Compliance deverá ser comunicada, por escrito, para a devida análise.

10.4.

Descrever os planos de

contingência, continuidade de negócios e recuperação de desastres adotados

A WISE CAPITAL (i) conta com sistema de back-up, dotado de periodicidade diária, semanal e mensal, por meio do qual é realizado o processamento de cópias de seus respectivos sistema de dados e das ligações telefônicas efetuadas no desempenho da atividade de administração de recursos de terceiros; (ii) possui ainda um sistema de armazenamento de dados criptografado, diariamente armazenado em um local seguro e externo ao escritório; (iii) desenvolveu planos de contingência para efeito de gerenciamento de situações de crise, de forma a garantir a continuidade de seus negócios, até a sua completa superação; (iv) caso ocorra algum evento extraordinário que impossibilite a utilização de suas instalações e estrutura físicas, continuará as suas atividades em um escritório remoto, situado próximo a sua sede e que poderá ser utilizado em caso de contingências; (v) mantem telefones, computadores e impressoras adicionais para fins de substituição; (vi) trabalha com dois provedores de banda-larga, que utilizem meios independentes/ redundantes e operem como back-up um do outro; e (vii) contrata uma empresa prestadora de serviços especializados quanto à realização de suporte técnico nas áreas de telefonia e informática, a qual é acionada sempre que necessário.

10.5.

Descrever as políticas, práticas e

controles internos para a gestão do risco de liquidez das carteiras de valores mobiliários

A Política de Gestão de Risco de Liquidez da WISE CAPITAL classifica esses riscos em duas categorias: (i) Risco de Liquidez de Mercado, que trata das situações em que a liquidez no resgate de ativos dos portfolios afeta o retorno, volatilidade e o potencial de perdas em caso de necessidade de liquidação de posições; e (ii) Risco de Liquidez de Recursos, que cuida da capacidade de manter recursos liquidos suficientes para o cumprimento das obrigações dos fundos geridos, tanto com relação a fornecedores como com relação aos cotistas.

No desenho de cada fundo a ser gerido, a WISE CAPITAL analisa as características de volatilidade e liquidez dos ativos alvo do portfolio e define proativamente os parâmetros adequados de concentração, exposição em relação ao portfolio e ao ativo alvo, posicionamento em ativos liquidos versus ilíquidos, parâmetros intrínsecos dos ativos alvo, entre outros. Para cada fundo gerido é produzida uma política específica ajustada às suas características, abordando as duas categorias de risco de liquidez de forma estruturada e definindo os objetivos de risco, os parâmetros monitorados e a periodicidade necessária de sua revisão.

Com relação ao Risco de Liquidez de Mercado, os objetivos incluem o potencial de perdas, velocidade de reação desejada, etc. Os parâmetros definidos são monitorados diariamente e, em caso de desenquadramentos, ações corretivas são tomadas.

Com relação ao Risco de Liquidez de Recursos, os objetivos referem-se principalmente à margem de segurança ao risco de liquidez, definido como o percentual do PL do fundo alocado em ativos de liquidez imediata. Este percentual é reavaliado diariamente pelo gestor baseado na previsão de fluxos de caixa futuros. Todos os fundos da WISE CAPITAL possuem planilhas de controle dos fluxos de caixa futuros que contemplam: (i) aplicações e resgates de cotistas; (ii) liquidação de ativos financeiros; (iv) despesas operacionais dos fundos; (v) expectativa de come-cotas, entre outros. Com base nestas planilhas, são tomadas as ações necessárias para cobrir os fluxos de caixa estimados pelo menos para os próximos 30 dias, com margem de segurança.

(23)

10.6.

Descrever as políticas, as práticas e os controles internos para o cumprimento das normas específicas de que trata o inciso I do art. 30, caso decida atuar na distribuição de cotas de fundos de investimento de que seja administrador ou gestor

Não aplicável

10.7.

Endereço da página do

administrador na rede mundial de computadores na qual podem ser encontrados os documentos exigidos pelo art. 14 desta Instrução

www.wisecapital.com.br

11.

Contingências

11.1. Descrever os processos judiciais, administrativos ou arbitrais, que não estejam sob sigilo, em que a empresa figure no polo passivo, que sejam relevantes para os negócios da empresa, indicando:

Não há

a. principais fatos Não Aplicável b. valores, bens ou direitos

envolvidos

Não Aplicável

11.2.

Descrever os processos judiciais,

administrativos ou arbitrais, que não estejam sob sigilo, em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários

(24)

figure no polo passivo e que afetem sua reputação profissional, indicando:

a. principais fatos Não Aplicável b. valores, bens ou direitos

envolvidos

Não Aplicável

11.3.

Descrever outras contingências

relevantes não abrangidas pelos itens anteriores

Não Aplicável

11.4.

Descrever condenações judiciais,

administrativas ou arbitrais, transitadas em julgado, prolatadas nos últimos 5 (cinco) anos em processos que não estejam sob sigilo, em que a empresa tenha figurado no polo passivo, indicando:

a. principais fatos Não Aplicável b. valores, bens ou direitos

envolvidos

Não Aplicável

11.5.

Descrever condenações judiciais,

administrativas ou arbitrais, transitadas em julgado, prolatadas nos últimos 5 (cinco) anos em processos que não estejam sob sigilo, em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo e tenha afetado seus negócios ou sua reputação profissional, indicando:

(25)

a. principais fatos Não Aplicável b. valores, bens ou direitos

envolvidos

Não Aplicável

12.

Declarações adicionais do diretor responsável pela administração, atestando:

Ok

a. que não está inabilitado ou suspenso para o exercício de cargo em instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pela CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP ou pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC

(26)

b. que não foi condenado por crime falimentar, prevaricação, suborno, concussão, peculato, “lavagem” de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, contra a economia popular, a ordem econômica, as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade pública, o sistema financeiro nacional, ou a pena criminal que

vede, ainda que

temporariamente, o acesso a cargos públicos, por decisão transitada em julgado, ressalvada a hipótese de reabilitação

Ok

c. que não está impedido de administrar seus bens ou deles dispor em razão de decisão judicial e administrativa

Ok

d. que não está incluído no cadastro de serviços de proteção ao crédito

Ok

e. que não está incluído em relação de comitentes inadimplentes de entidade administradora de mercado organizado

Ok

f. que não tem contra si títulos levados a protesto

(27)

g. que, nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu punição em decorrência de atividade sujeita ao controle e fiscalização da CVM, do Banco Central do Brasil, da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP ou da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC

Ok

h. que, nos últimos 5 (cinco) anos, não foi acusado em processos administrativos pela CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP ou pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC

Ok

São Paulo, 31 de dezembro de 2017.

Diretor de Administração de Carteira

Referências

Documentos relacionados

Engate o travão de mão, desligue o motor, retire a chave e aguarde até que todas as partes em movimento parem antes de sair da posição de operação.. Desligue o cabo negativo (preto)

(i) Diretoria: Luís Locaspi, diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários; Caio Weil Villares, responsável pelo cumprimento de regras,

Nos termos do Manual de Compliance da CTM, (i) o agente prestador dos serviços de administração, escrituração e custódia dos fundos e dos investimentos deve ser

Entre os potenciais conflitos de interesses entre as atividades de gestão de recursos de terceiros e consultoria, destacamos os seguintes: (i) possibilidade de realizar

Todos os hotéis do Walt Disney World Resort usam tecnologia de iluminação mais econômica > mais de 700 mil luzes de LED.. Orlando é a sede do primeiro Waldorf Astoria construído

“Linha de cuidado: Caminho Certo” Cognitivo: Elaboração de projeto da linha de cuidado e protocolos Político: Articulação entre os setores de saúde Organizacional:

É uma ferramenta IDE (Integrated Development Environment) que permite, para além da programação em C.Sharp ou Visual Basic .NET, a integração do WPF bem como da .NET

Assim este estudo foi desenvolvido com o propósito de avaliar a eficácia da higienização no controle da placa bacteriana de próteses totais superiores em um grupo de idosos, bem