• Nenhum resultado encontrado

CONGRESSO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE: PROTEÇÃO INTEGRAL SEMPRE!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONGRESSO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE: PROTEÇÃO INTEGRAL SEMPRE!"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Centro de Convenções da Bahia – Salvador - BA

11 e 12 de agosto de 2008

Realização Apoio Institucional

FUNDACEM

Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza

Participação Especial:

Francesco

Gnisci

Bruno

Prêmio UNESCO Educação para a Paz (1984) Prêmio Nobel da Paz (1985) DES. MANOEL MOREIRA

PRESIDENTE

LIDIVALDO REAICHE RAIMUNDO BRITTO

PROCURADOR - GERAL DE JUSTIÇA PRESIDENTE DE HONRA

Art. 5º Nenhuma c iança ou a les ente r do c er o jeto de ualq form de s á b q uer a ne i ê ci di c imin o, xplo ação, gl g n a, s r açã e r vi lê c a cueldade e pressão, unido na o n i , r o p fo m da lei qualque at t o po aço ou r a r en ad , r ã

o is ão, as eus dir

os funda entais m s o s eit m . E E ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLSC NTE I º 3 0 LE N 8.069, DE 1 DE JU LHO DE 199. m o

Va os, junt s, mudar e

sta página!

I teg

r ã

o

n

cu a

r

Curr

i l

1 h

6

CONGRESSO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE:

PROTEÇÃO INTEGRAL SEMPRE!

(2)

LIDIVALDO REAICHE RAIMUNDO BRITTO

PROCURADOR - GERAL DE JUSTIÇA PRESIDENTE DE HONRA

FABRÍCIO VASCONCELLOS SOARES GILBERTO BAHIA DE OLIVEIRA

JANINA SCHUENCK SACRAMENTO BRANTES JOSÉ CÉSAR MONTES

MILLEN CASTRO MEDEIROS DE MOURA – COORDENADOR MONIA LOPES DE SOUZA GHIGNONE

NÚBIA ROLIM DOS SANTOS PEDRO ARAÚJO CASTRO SOLANGE PINTO MEINKING

Comissão Científica

Comissão Organizadora

DES. MANOEL MOREIRA

PRESIDENTE

VALMIR ASSUNÇÃO

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA – SEDES VICE-PRESIDENTE

GILBERTO BAHIA DE OLIVEIRA

JUIZ DE DIREITO COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA

WALMIR MOTA DE CARVALHO

DIRETOR DA FUNDAC E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CECA

COORDENAÇÃO DOS CONSELHOS DE DIREITO

LÍCIA MARIA DE OLIVEIRA

PROCURADORA DE JUSTIÇA – COORDENADORA DO CAOPJIJ COORDENAÇÃO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

MARIA CARMEN DE ALBUQUERQUE NOVAES

DEFENSORA PÚBLICA

COORDENAÇÃO PELA DEFENSORIA PÚBLICA

ANTÔNIA LUZIA SILVA SANTOS

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES DO ESTADO DA BAHIA COORDENAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES

MILLEN CASTRO MEDEIROS DE MOURA

PROMOTOR DE JUSTIÇA – COORDENADOR DO NAIC COORDENAÇÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA

JOSÉ CÉSAR MONTES

PRESIDENTE DA FUNDACEM – FUNDAÇÃO CÉSAR MONTES COORDENAÇÃO GERAL

(3)

Reflexão e ação: esses são os objetivos deste grandioso evento que, ao comemorar os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, pretende congregar agentes de toda a rede de proteção não só para celebrar os avanços até aqui alcançados, mas principalmente para traçar estratégias e firmar compromissos destinados à efetiva implementação dos direitos infanto-juvenis.

Assim sendo, além do debate profundo, encetado durante os painéis com participação ativa dos congressistas, os quais também responderão a uma enquete sobre as mais urgentes conquistas a serem materializadas (reflexão), pretende-se que, ao final, representantes das instituições envolvidas firmem termo de compromisso para concretizar, a partir deste ano, o desafio por eles escolhido (ação).

Alcançada a maioridade, o Estatuto passa da ufania própria da adolescência para uma postura mais adequada à idade adulta: a atividade prática, o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, especialmente dos dois colegiados criados pela nova sistemática.

Atenta a essa necessidade, a FUNDACEM atreve-se a convocar todos os agentes defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes para esta jornada, dos quais são convidados especiais os Conselheiros Tutelares e os de Direitos da Bahia, aos quais homenageia com inscrições gratuitas, para juntos cerrarmos fileiras em prol desta nobre causa.

O desafio está lançado!

Reservem já suas inscrições.

Bom Congresso a todos!

César Montes

Observação: Será lançado no Congresso o I Curso de Especialização em Gestão de Políticas

Públicas – Proteção Integral à Infância e Juventude, com 360 horas, em 18 módulos, com aulas mensais, previstas para sextas e sábados.

(4)

APRESENTAÇÃO

O Congresso da Infância e Juventude “ECA 18 anos”: Proteção Integral Sempre!, composto de 05 (cinco) painéis, uma palestra e 02 (duas) conferências (uma magna e outra de encerramento), será realizado pela FUNDACEM – Fundação César Montes, com promoção do Ministério Público do Estado da Bahia, da Escola de Magistrados da Bahia e da Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Com o objetivo de congregar conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, assistentes sociais, psicólogos, prefeitos, vereadores, dirigentes da rede de proteção, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da área da infância e juventude, busca, por meio de uma reflexão pluralista sobre as questões infanto-juvenis, contribuir para a criação de novas alternativas metodológicas inerentes à garantia de proteção da criança e do adolescente.

Por tal razão, esse evento se torna essencial para gestores, conselheiros, educadores e agentes do Sistema de Justiça neste terceiro milênio, em que o processo de globalização está a exigir uma maior vigilância sobre a situação das crianças e dos adolescentes, os quais, abandonando-se o antigo jargão “homens do futuro”, tornam-se a “prioridade absoluta do presente”. Mais do que uma comemoração a respeito da maioridade do Estatuto da Criança e do Adolescente, esse congresso se constitui em oportunidade para que os operadores do sistema de garantia dos direitos atuem em rede também na capacitação.

JUSTIFICATIVA

Por si só, os 18 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente já justificam uma avaliação da sua eficácia e eficiência. Em seus 267 artigos, essa norma estabelece a criança e o adolescente como prioridade absoluta e não só garante os direitos da população infanto-juvenil, mas também cria instrumentos para exigir que sejam assegurados, quando não sejam efetivados ou estejam sendo violados. Esses mecanismos, contudo, precisam ser conhecidos por todos os integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos estabelecido pelo (ECA), especialmente pelos Conselheiros de Direito e Tutelares, pois a mera previsão normativa não os consolida, tornando necessária uma mudança de cultura, especialmente junto aos governantes, daí a razão de fortalecer esses dois órgãos democráticos, o que justifica a existência de eventos como este.

Nesse momento, quando estão sendo instalados os últimos Conselhos Tutelares e dos Direitos em todo o Brasil, inclusive na Bahia, há de se destacar a importância dessa atividade, uma vez que se passa a uma segunda fase complementar à implantação desses colegiados: a sua estruturação, principalmente quanto ao seu elemento humano a ser capacitado. Forte na crença de que a formação se constitui viga-mestre para o pleno exercício das atribuições, esse Congresso dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela FUNDACEM, a qual, durante este primeiro semestre, já promoveu 5 (cinco) Cursos de Formação Continuada para Conselheiros Tutelares, no Estado da Bahia, com abrangência de 6 (seis) regiões administrativas, que envolveram 105 ( cento e cinco) municípios, durante os quais foram capacitados 478 (quatrocentos e setenta e oito) Conselheiros Tutelares, atividade que deverá estender-se nos próximos meses.

A Bahia foi escolhida como sede desse encontro porque, nos últimos quatro anos, tem sido questão prioritária a implantação dos Conselhos dos Direitos e Tutelares na plenitude dos seus 417 municípios, meta que está prestes a ser concluída, restando partir para o segundo momento: capacitação dos seus membros,

(5)

objeto de convênio firmado entre a FUNDACEM, Ministério Público do Estado da Bahia e a Escola de Magistrados da Bahia - EMAB.

O “ECA 18 anos: Proteção Integral Sempre!” almeja mobilizar os Conselheiros Tutelares e de Direitos dos 417 (quatrocentos e dezessete) municípios baianos e receber um público de 2000 (dois mil) agentes que buscam garantir proteção para a população infanto-juvenil no fortalecimento das políticas sociais básicas. Mais ainda: pretende uma discussão em rede, abrangendo, no mesmo momento, Conselheiros, agentes do Sistema de Justiça e profissionais diversos ligados a essa área. Esse grande evento de capacitação possibilitará concretizar a gestão da política de atendimento à criança e ao adolescente como meio e fim da construção de uma sociedade mais justa e democrática, atividade de interesse de toda a sociedade, dos órgãos públicos e das organizações não-governamentais.

O momento é ímpar! Agentes de todas as áreas se juntam na organização do evento: Ministério Público, Judiciário, Conselhos Tutelares e de Direitos, Governo e Organizações Não-governamentais. Na verdade, o CONGRESSO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE: “ECA 18 anos – PROTEÇÃO INTEGRAL SEMPRE”! já se apresenta como um evento praticamente consolidado, em decorrência do apoio que está recebendo de todas as fontes possíveis.

OBJETIVOS Geral

Fornecer subsídios teóricos e orientações práticas para a operacionalização do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência;

Estimular a promoção de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Específicos

Contribuir para a reflexão pluralista sobre os problemas da falta de garantia dos direitos da infância e juventude;

Estimular estudos e debates sobre a infância e juventude;

Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, cultural, informativa e educativa sobre a garantia dos direitos infanto-juvenis;

Propiciar intercâmbio entre organismos congêneres a fim de que estes possam criar espaços para o debate de alternativas à garantia dos direitos da infância e juventude.

(6)

PROGRAMAÇÃO

11/08 (Segunda-feira)

07:30 08:30

10:00 Apresentação de case institucional 10:15 Conferência Magna

CAUSAS DA PROBLEMÁTICA PSICO–SOCIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E METODOLOGIAS PARA SUA SOLUÇÃO

Francesco Gnisci Bruno

Psicólogo Social, ex-Professor Universitário na Argentina e no Peru, ex-Vice-Presidente da Associação Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear secção da IPPNW, na qual lhe foram outorgados o Prêmio UNESCO Educação para a Paz 1984 e o Prêmio Nobel da Paz 1985, Membro da Comissão Modificadora do Código Penal Italiano 1989, desenvolvendo, há 20 anos, em todo o território italiano, o Projeto Problemática da Degradação Social e Humana que Afeta o Desenvolvimento da Juventude.

12:00 Almoço

Credenciamento

Sessão solene de abertura e homenagens

METODOLOGIA

O evento pretende fomentar o debate e o intercâmbio cultural, entre os congressistas, para o estabelecimento de perspectivas comuns entre os que garantem o direito integral à infância e adolescência, tendo como espinha dorsal a busca de novas metodologias no sentido de equacionar as causas do atual descaso com essa questão.

Conta, para tanto, no primeiro dia, já em sua abertura, com a experiência internacional de Francesco Gnisci Bruno, Prêmio Nobel da Paz em 1985, que irá apresentar, para discussão, novas metodologias para as soluções dessa problemática. Em seqüência, no outro turno e no dia seguinte, ocorrerão painéis e palestras, com participação dos congressistas, voltados para o debate de ações a serem deflagradas.

A sua conclusão se dará com a CARTA SALVADOR – Assinatura do compromisso 18 anos do ECA – pacto a ser firmado entre as autoridades locais, na presença do Prêmio Nobel Francesco Gnisci Bruno, no qual, após enquete realizada entre os congressistas, será estabelecida, como prioridade, uma meta a ser implementada por todos os agentes na área de proteção infanto-juvenil.

(7)

14:00 Painel 1 – Diálogo com os Conselhos

SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: O DESAFIO DE ATUAR EM REDE Afonso Armando Konzen

Procurador de Justiça (RS), Coordenador do Curso de Especialização em Direito da Criança e do Adolescente da Fundação Escola Superior do MP-RS

Hélia Barbosa

Defensora Pública e Co-Coordenadora Estadual da ABMP (BA)

Natanael Ramos dos Santos

Conselheiro Tutelar de Itamaraju (BA), Presidente do Fórum Permanente dos Conselhos Tutelares da Bahia

Pedro Araújo Castro

Promotor de Justiça (BA), Membro do NAIC - Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

15:45 Intervalo

16:00 Painel 2 – Diálogo com os Conselhos

CONSELHOS DE DIREITOS: NESSES 18 ANOS, O QUE (NÃO / JÁ) REALIZAMOS? Vera Lúcia Deboni

Juíza de Direito do Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente de Porto Alegre (RS), 2ª Secretária da ABMP - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude

Ana Elizabeth Costa Gomes

Ex-Conselheira Tutelar de Santo Antônio de Jesus (BA), Ex-Presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares (BA)

Wanderlino Nogueira Neto

Supervisor Geral do Projeto Justiça Juvenil da ABMP, Membro da Seção Brasil do DCI – Defense of Children International, Ex-Procurador-Geral de Justiça (BA)

16:00 Reunião da ABMP com associados 18:00 Encerramento

(8)

12/08 (Terça-feira)

08:00 Painel 3 – Diálogo com os Conselhos

CONSELHOS TUTELARES: UMA CONQUISTA A SER FORTALECIDA Carlos Nicodemos Oliveira Silva

Advogado, Coordenador Executivo da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, Consultor do CONANDA para a nova Resolução que estabelece os parâmetros de criação e funcionamento dos Conselhos Tutelares

Antônia Luzia Silva Santos

Conselheira Tutelar de Salvador (BA), Presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Estado da Bahia

Denis Pestana

Promotor de Justiça (PR), Autor do Livro “Manual do Conselheiro Tutelar”

Monia Lopes Ghignone

Promotora de Justiça (BA), Membro do NAIC - Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

09:45 Intervalo

10:00 Painel 4 – Diálogo com os Conselhos

ORÇAMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE: CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO Dalia Zaro Queiroz

Juíza de Direito (BA)

Márcio Soares Berclaz

Promotor de Justiça (PR), Co-Coordenador Estadual da ABMP (PR)

Millen Castro Medeiros de Moura

Promotor de Justiça (BA), Coordenador do NAIC – Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

12:00 Almoço

14:00 Painel 5 – Diálogo com os Conselhos

FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: VANTAGENS PARA OS MUNICÍPIOS Lícia Maria de Oliveira

Procuradora de Justiça (BA), Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (BA)

(9)

Murillo José Digiácomo

Promotor de Justiça (PR), integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (PR)

Walmir Mota

Presidente da FUNDAC, Membro do CECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (BA)

15:45 Intervalo 16:00 Palestra

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E VIOLÊNCIA Núbia Rolim dos Santos

Promotora de Justiça (BA), Membro do NAIC - Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

Solange Pinto Meinking

Mestre em Psicanálise, Diretora da FUNDACEM

16:30 Conferência de Encerramento

ECA: A LUTA PASSADA, A REALIDADE PRESENTE E AS PERSPECTIVAS FUTURAS Cesare De Florio la Rocca

Fundador e Presidente do Projeto Axé (BA), ex-Representante Adjunto do UNICEF no Brasil

Wanderlino Nogueira Neto

Supervisor Geral do Projeto Justiça Juvenil da ABMP, Membro da Seção Brasil do DCI – Defense of Children International, Ex-Procurador-Geral de Justiça (BA)

17:45 ASSINATURA DO COMPROMISSO 18 ANOS DO ECA

Pacto a ser firmado com as autoridades locais, na presença do Prêmio Nobel Francesco Gnisci Bruno 18:00 Encerramento

(10)

INFORMAÇÕES GERAIS SECRETARIA EXECUTIVA

FUNDACEM - Fundação César Montes

2ª Travessa Gersino Coelho, 10 - Matatu - Brotas - CEP: 40.255-171 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 3489-1042 / 3492-9026 / 3481-6567 - Telefax: (71) 3244-8427 / 3381-0726 www.fundacem.org.br e-mail: fundacem@fundacem.org.br

LOCAL DO EVENTO

BANCO OFICIAL

Banco Bradesco Agência: 3545-9 Conta Corrente: 28228-6 Em nome da FUNDACEM CNPJ Nº 06.150.141/0001-77

(Os depósitos devem ser identificados em nome de cada congressista)

TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONGRESSO

Serão gratuitas exclusivamente as inscrições de Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Bahia. Para usufruírem desse benefício, eles deverão encaminhar suas fichas de inscrições e comprovante de pleno exercício do mandato, via fax, para a Secretaria Executiva da FUNDACEM, até 03/08/2008. Até 03/08 A partir de 04/08 Público em geral R$ 150,00 R$ 200,00 *Estudantes R$ 75,00 R$100,00 * (100 vagas reservadas) OBSERVAÇÕES:

1- As inscrições para estudantes somente serão consideradas com comprovação.

2 - As inscrições no Congresso somente serão consideradas: a) após a confirmação do envio da FICHA DE INSCRIÇÃO via fax junto com o depósito bancário identificado na conta oficial da FUNDACEM; b) ou com o efetivo pagamento, em dinheiro ou cheque, à Secretaria Executiva da FUNDACEM.

3 - Em hipótese alguma, serão devolvidos valores pagos a título de inscrição para o Congresso.

AGÊNCIA DE TURISMO OFICIAL DO EVENTO

ALCANCE VIAGENS

Alameda Benevento, 72 - Sala 10 - Ed. Empresarial Benevento - Pituba - CEP: 41860-595 - Salvador-Bahia Tel (71) 3355-8700

www.alcanceviagens.com.br - e-mail: zelada@alcanceviagens.com.br Centro de Convenções da Bahia – Av. Simon Bolivar s/nº Salvador -Bahia

(11)

Nome:

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Estado: CEP:

Cart. de Identidade nº: Órgão Exp.:

CPF:

Estado Civil: Data de Nascimento: / /

Tel.: (Trabalho) Tel.: (Residencial)

Celular:

Profissão:

E-mail: (Escrever em letras de forma ou maiúsculas, legíveis)

FICHA DE INSCRIÇÃO

(Escrever em letras de forma)

ECA 18 ANOS – CONGRESSO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE:

PROTEÇÃO INTEGRAL SEMPRE!

Assinatura D e s ta q u e a q u i

Observação: Enviar por telefax: (71) 3381-0726 ou (71) 3244-8427

(12)

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência

familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. ( CF Art. 227 )

A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual

e social, em condições de liberdade e de dignidade.

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a

efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito à

liberdade e à convivência familiar e comunitária.

ASSOCIAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES DO ESTADO DA BAHIA – ACTEBA

ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA AMPEB sistema de garantia dos direitos estruturação dos conselhos de direitos políticas públicas fundo da infância e adolescência violência doméstica orçamento público estruturação dos conselhos tutelares personalidade do ser e a violência causas e problemas psico-sociais da infância e juventude novas metodologias para soluções das causas e problemas da infância e juventude

2ª Travessa Gersino Coelho, 10 Brotas - CEP: 40.255-171 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 3489-1042 / 3492-9026 / 3481-6567

Telefax: (71) 3244-8427 / 3381-0726 www.fundacem.org.br e-mail: fundacem@fundacem.org.br

UNIBAHIA

Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão

Conselho Tutelar do Estado da Bahia Patrocínio IMPRESSO ESPECIAL CORREIOS A.B.P.S 80200217/DR/BA Apoio

Referências

Documentos relacionados

327 20 001 Pundit 200 Pulse Echo consistindo de Pundit com tela touchscreen, transdutor de pulso de eco Pundit com cabo, equipamento de teste de contato, fonte de alimentação,

a. A doutrina da proteção integral. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Os direitos fundamentais da infância e da juventude. As diretrizes

linguística e cultural, pois consiste numa área de particular interesse para os professores e educadores que se veem cada vez mais confrontados com uma realidade multicultural nas

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Tal análise fundamenta-se numa comparação com a dinâmica nacional – amparada na noção de relativa estabilidade – e procura apontar o desempenho eleitoral dos

Notemos ent˜ao que, para estender o resultado de n˜ao existˆencia de Williams1984 para dom´ınios n˜ao limitados, faz-se necess´ario prescindir de qualquer hip´otese adicional sobre

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,